Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marina Isabel Felizardo Correia Duarte
Nomes de citação
- Duarte, M.
- Duarte, Marina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FB1D-5860-72FB
- ORCID iD
- 0000-0002-3153-3251
- Researcher Id
- B-3037-2019
- Scopus Author Id
- 57189024068
Endereços de correio eletrónico
- mic@isep.ipp.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Superior de Engenharia do Porto. R. Dr. António Bernardino de Almeida, 431, 4249-015, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/03/29
Concluído
|
Ciências da Educação [Educational Sciences] (Doutoramento)
Especialização em Sem especialização [no major]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Processo de Bolonha, autonomia na aprendizagem e carga de trabalho: um estudo com estudantes de engenharia [Bologna process,
learning autonomy and workload: a study with engineering students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado [Aproved] |
2008 - 2010
Concluído
|
Ciências da Educação [Educational Sciences] (Mestrado)
Especialização em Pedagogia universitária [Higher education pedagogy]
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Diferentes modalidades de avaliação e desempenho de alunos do ensino superior [Different modalities of assessment and performance
of higher education students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom [Very good] |
1992 - 1996
Concluído
|
Engenharia Mecânica [Mechanical Engineering] (Mestrado)
Especialização em Engenharia térmica [Thermal engineering]
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Metodologia para a avaliação do potencial eólico de uma região [Methodology for assessing the wind potential of a region]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom [Good] |
1987 - 1992
Concluído
|
Engenharia Mecânica [Mechanical engineering] (Licenciatura)
Especialização em Fluidos e calor [Fluids and heat]
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Bom [Good] |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993/12/16 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1993 - 1993 | Diretora do Setor de Orçamentos [Director of the Budget Sector] | Ventarco, Portugal |
1992 - 1993 | Colaboradora [Colaborator] | Fundação Gomes Teixeira, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/10 - 2022/08/31 | DIGEQUALGENDER - Teachers promoting digital literacy as a strategy for gender equality: starting from an early age
LCF/PR/FP21/62000004
Outra
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), Portugal |
Fundação La Caixa
Concluído
|
2014 - 2015 | Qualidade e direito à educação superior: estratégias institucionais em tempos de globalização [Quality and the right to higher
education: institutional strategies in times of globalization]
Outra
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE),
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2024/01/31 | Assessoramento pedagógico universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional [University pedagogical
advice: singularities and synchronicities in an international scenario]
Outra
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/10/29 | Integração da Sustentabilidade na Estratégia das Instituições de Ensino Superior Público em Portugal [Integration of Sustainability in the Strategy of Public Higher Education Institutions in Portugal] | CCS2021 3ª Conferência Campus Sustentável [CCS2021 3rd Sustainable Campus Conference]
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/29 | Da estratégia à prática no ISEP: desafios para um campus mais sustentável [From strategy to practice at ISEP: challenges for a more sustainable campus] | CCS2021 3ª Conferência Campus Sustentável [CCS2021 3rd Sustainable Campus Conference]
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/07 | Ensino presencial ou ensino remoto emergencial: o que preferem e valorizam estudantes e professores de projeto em engenharia mecânica [Face-to-face teaching or emergency remote teaching: what students and project professors in mechanical engineering prefer and value] | III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [III International Seminar on
Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/07/05 | Face-to-face or online classes: what is the preference of mechanical engineering students? | INSTEAD: VII Workshop on Innovative Teaching Methodologies for Math Courses on Engineering Degrees
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/10/30 | Aquaponia e desenvolvimento sustentável: horta vertical no ISEP [Aquaponics and sustainable development: vertical garden at ISEP] | CCS2020 2ª Conferência Campus Sustentável [CCS2020 2nd Sustainable Campus Conference]
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2020/04/27 | Towards the development of learner autonomy of Portuguese mechanical engineering students | EDUCON2020 Global Engineering Education 2020
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/31 | Campanha "Agir local, Pensar global" para a separação eficaz de resíduos no campus do ISEP ["Act Local, Think Global" Campaign for Effective Waste Separation on ISEP Campus] | CCS2019 1ª Conferência Campus Sustentável [CCS2019 1st Sustainable Campus Conference]
FEUP (Porto, Portugal)
|
2019/10/16 | Engineering Education Research: what place for qualitative methodological orientation in Portuguese doctoral theses? | WCQR2019- 4th World Conference on Qualitative Research
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/13 | Currículo, autonomia na aprendizagem e carga de trabalho de estudantes de engenharia? [Curriculum, learning autonomy and engineering student workload?] | II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [II International Seminar on Curriculum,
Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2019/02/14 | Bologna: can we use technology to get there? | CASHE2019- New Technological Approaches in the Educational Praxis of Higher Education
ISEP-P.Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07/09 | Condições promotoras da autonomia na aprendizagem de estudantes de engenharia [Conditions promoting autonomy in the learning of engineering students] | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [I International Seminar on Curriculum,
Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/07/09 | Formação pedagógica de professores do ensino superior: que espaço para a língua portuguesa no universo ISI/Scopus? [Pedagogical training for higher education teachers: what space for the Portuguese language in the ISI/Scopus universe?] | I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [I International Seminar on Curriculum,
Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/06/27 | Engineering students: perceptions on learner autonomy: a mixed methodology approach | CISPEE2018 3ª Conferência da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia [CISPEE2018 3rd Conference of the Portuguese
Society for Engineering Education]
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/07/03 | Autonomia na aprendizagem, desempenho académico e carga de trabalho de estudantes de engenharia [Autonomy in learning, academic performance and workload of engineering students] | I Seminário Internacional do DESUP [I DESUP International Seminar]
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/16 | Is Higher Education improving learner autonomy of undergraduate engineering students? | ECCS2015- II European Conference on Curriculum Studies
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/07 | Exploring the use of Quick Response Codes: accessing videos in the laboratory | TEEM2015-Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09/20 | Meaning and benefits of the EUR-ACE label: Portuguese Higher Education Institutions | WEEF2015- World Engineering Education Forum
International Federation of Engineering Education Societies (Florença, Itália)
|
2015/07/13 | Learner Autonomy in Mechanical Engineering Students: taking it further | REES2015 The 6th Research in Engineering Education Symposium
Dublin Institute of Technology (Dublin, Irlanda)
|
2015/07/03 | Usando vídeos para promover a aprendizagem em engenharia [Using Videos to Promote Engineering Learning] | CNaPPES.15- Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [CNaPPES.15- National Congress of Pedagogical Practices
in Higher Education]
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria)
|
2015/05/08 | Da autonomia na aprendizagem à inovação pedagógica pela perspectiva dos estudantes [From autonomy in learning to pedagogical innovation from the perspective of students] | 2º Seminário de Inovação Pedagógica no Ensino Superior do NEIP [2nd NEIP Pedagogical Innovation in Higher Education Seminar]
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/01/29 | Alternativas na certificação de cursos de ensino superior [Alternatives in the certification of higher education courses] | XXII Colóquio da AFIRSE [XXII AFIRSE Colloquium]
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/10/01 | Formative assessment in b-learning: effectively monitoring students learning | TEEM2014-Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2014/09/05 | Autoavaliação em b-learning: potencialidades para monitorização da aprendizagem dos estudantes [Self-assessment in b-learning: potential for monitoring student learning] | CNaPPES.14 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [CNaPPES.14 National Congress of Pedagogical Practices
in Higher Education]
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/08/17 | Carga horária vs carga de trabalho: mudanças introduzidas pelo Processo de Bolonha [Teaching time vs. workload: changes introduced by the Bologna Process] | 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada [6th International Meeting of the Brazilian Society
of Comparative Education]
Sociedade Brasileira de Educação Comparada (Bento Gonçalves, Brasil)
|
2014/07/03 | Learner Autonomy and workload of engineering students | 1st CIDEM Symposium
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/11/01 | O trabalho docente e seus efeitos na autonomia na aprendizagem: a perspetiva de estudantes de engenharia mecânica do ensino superior politécnico [Teaching work and its effects on learning autonomy: the perspective of mechanical engineering students in polytechnic higher education] | II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação [II Luso-Brazilian Meeting on Teaching and Training
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/10/31 | Learner Autonomy in Higher Education: towards a validation of the PRO-SDLS scale to Portuguese engineering students | CISPEE2013 1ª Conferência da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia [CISPEE2013 1st Conference of the Portuguese
Society for Engineering Education]
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/10/18 | Learner autonomy as a curricular challenge in higher education: engineering students' perceptions | ECCS2013 1st European Conference on Curriculum Studies
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/07/18 | Autoavaliação, autonomia e desempenho académico de estudantes de engenharia mecânica: possibilidades em b-learning [Self-assessment, autonomy and academic performance of mechanical engineering students: possibilities in b-learning] | CATES2013 1ª Conferência Internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior [CATES2013 1st International Conference
on Assessment and Technologies in Higher Education]
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2013/03/25 | O ensino superior e a aprendizagem ao longo da vida: reflexões sobre a importância do recurso a metodologias mistas de investigação [Higher education and lifelong learning: reflections on the importance of using mixed research methodologies] | I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - III Encontro de Sociologia da Educação [I International Colloquium
on Social Sciences of Education - III Meeting of Sociology of Education]
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/03/04 | Blended learning and learner autonomy in higher education: a study with mechanical engineering students | INTED2013 7th International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valença, Espanha)
|
2012/06/24 | Avaliação distribuída, sucesso académico e desempenho autónomo: o caso dos estudantes de Termodinâmica da licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEP [Distributed assessment, academic success and autonomous performance: the case of students of Thermodynamics from the degree in Mechanical Engineering at ISEP] | VII CIDU Congresso Iberoamericano de Docência Universitária [VII CIDU Iberoamerican Congress on University Teaching]
Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/03/05 | Enhancing student learning in Mechanical Engineering Thermodynamics with a two-stage test | INTED2012-International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valença, Espanha)
|
2010/11/15 | Formative assessment and motivation in Higher Education: a successful approach in Mechanical Engineering Thermodynamics | ICERI 2010-International Conference of Education, Research and Inovation
IATED (Valença, Espanha)
|
2008/07/14 | Education Psychology at the Polytechnic Institute of Porto - School of Engineering: Paths of the Bologna Project | 53rd World Assembly of The International Council on Education for Teaching
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/03/03 | Learning by teaching... children: an experience in Mechanical Engineering | INTED 2008-2nd International Technology, Education and Development Conference
IATED (Valença, Espanha)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/10 - 2021/10 | Moderadora de sessão do eixo temático 4. Educação e tecnologias digitais do III Seminário Internacional Currículo, Avaliação,
Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [Session moderator for thematic axis 4. Education and digital technologies of the
III International Seminar on Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
Conferência
|
III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [III International Seminar on
Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/06/23 - 2021/06/23 | Participação, por convite, na Mesa redonda "The Impact of ICT on Engineering Education: past, present and future" da 4th International
Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2021) [Participation, by invitation, in the Roundtable
"The Impact of ICT on Engineering Education: past, present and future" of the 4th International Conference of the Portuguese
Society for Engineering Education (CISPEE 2021)]
Conferência
|
4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2021)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/01 - 2021/10 | III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe) [III International Seminar on Curriculum, Assessment, Training and Educational Technologies (CAFTe)] | Porto, Portugal |
2020/01 - 2020/04 | EDUCON2020- Global Engineering Education Conference | Porto, Portugal |
2018/05 - 2018/06 | Regional Helix 2018- International Conference on Innovation, Engineering and Entrepreneurship | Guimarães, Portugal |
2017/06 - 2017/09 | SEFI Annual Conference 2017 | Ilha Terceira, Açores |
2017/06 - 2017/07 | REES2017-7th Research in Engineering Education Symposium | Bogotá, Colómbia |
2015/05 - 2015/06 | TEEM2015-Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality | Porto, Portugal |
2015/04 - 2015/06 | WEEF2015- World Engineering Education Forum | Florença, Itália |
2015/02 - 2015/03 | REES2015- The 6th Research in Engineering Education Symposium | Dublin, Irlanda |
2015/01 - 2015/02 | Mediterranean Conference on Information & Communication Technologies'2015 | Saidia, Morocco |
2014/09 - 2014/10 | 1ª Conferência da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (CISPEE2013) [1st Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE2013)] | Porto, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2020/09/30 | HELIYON (2405-8440) | Cell Press |
2020/06/01 - 2020/06/30 | Studies in Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2019/04/01 - 2019/06/30 | JLE- Journal of Language and Education (2411-7390) | National Research University Higher School of Economics |
2017/09/01 - 2018/03/31 | EJED- European Journal of Education (1465-3435) | Wiley & Sons |
2016/05/01 - 2017/11/30 | EJEE- European Journal of Engineering Education (0304-3797) | Taylor & Francis Online |
2015/03/01 - 2015/03/31 | IJLAL- International Journal of Language and Applied Linguistics (2383-0514) | KHATESEFID – English Educational Group |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Iniciação ao Projeto de Investigação [Initiation to the Research Project] | Engenharia Mecânica (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2016/09/01 - Atual | Termodinâmica [Thermodynamics] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2015/09/01 - Atual | Anteprojeto [Draft project] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2014/09/01 - 2015/07/31 | Refrigeração [Refrigeration] | Engenharia Mecânica (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2013/09/01 - 2015/07/31 | Anteprojeto 2 [Draft project 2] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2007/09/01 - 2015/07/31 | Termodinâmica [Thermodynamics] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2007/09/01 - 2013/07/31 | Introdução à Engenharia 2 [Introduction to Engineering 2] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2011/09/01 - 2012/07/31 | Mecânica dos Fluidos [Fluids Mechanics] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2007/09/01 - 2008/07/31 | Introdução à Engenharia 1 [Introduction to Engineering 1] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2006/09/01 - 2007/07/31 | Métodos Experimentais e Instrumentação [Experimental Methods and Instrumentation] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2006/09/01 - 2007/07/31 | Mecânica dos Fluidos Industrial [Industrial Fluid Mechanics] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2003/09/01 - 2005/07/31 | Refrigeração Industrial [Industrial Refrigeration] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2002/09/01 - 2005/07/31 | Complementos de Termodinâmica [Thermodynamics Complements] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2000/09/01 - 2005/07/31 | Termodinâmica [Thermodynamics] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2002/09/01 - 2004/07/31 | Fluidos e Calor [Fluids and heat] | Engenharia de Manutenção Industrial (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2000/09/01 - 2003/07/31 | Laboratórios de Energia [Energy Laboratories] | Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
1998/09/01 - 2001/07/31 | Fluidos e Calor [Fluids and heat] | Engenharia de Manutenção Industrial (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
1998/09/01 - 1999/07/31 | Laboratórios de Energia [Energy Laboratories] | Engenharia Mecânica (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
1993/12/16 - 1997/07/31 | Termodinâmica [Thermodynamics] | Engenharia Mecânica de Transportes (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
1993/12/16 - 1997/07/31 | Termodinâmica [Thermodynamics] | Engenharia Mecânica (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
1993/12/16 - 1995/07/31 | Fluidos e Calor [Fluids and heat] | Engenharia de Manutenção Industrial (Bacharelato) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia [Portuguese Society of Engineering Education] | Membro [Member] |
1992 - Atual | Ordem dos Engenheiros [Order of Engineers] | Membro efetivo- Colégio de Engenharia Mecânica [Effective member- College of Mechanical Engineering] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/08 - Atual | Membro do Conselho Editorial Internacional da Revista Angolana de Ciências [Member of the International Editorial Board of
the Angolan Science Magazine]
Membro
|
Universidade Rainha Njinga a Mbande, Angola |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2021 | Vogal do Júri do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais [Member of the Jury of the Competition for Access to Higher Professional Technical Courses] | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
2000 - 2004 | Presidente do Júri de apreciação das candidaturas ao 2º ciclo da licenciatura em Engenharia Mecânica [President of the Jury for the appreciation of candidacies for the 2nd cycle of the degree in Mechanical Engineering] | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |