Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Daniela Pedrosa
- Data de nascimento
- 1988/06/24
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Daniela Pedrosa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FC10-C486-DC7C
- ORCID iD
- 0000-0001-9536-4234
Endereços de correio eletrónico
- daniela.pedrosa@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
- daniela.pedrosa@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
- daniela55pedrosa@gmail.com (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/05/10 - 2021/11/10
Concluído
|
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Auto e Corregulação da Aprendizagem de Programação de Computadores em e-learning | Self and Co-regulated
learning of Computer Programming in e-learning
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Aprovado |
2012 - 2017
Concluído
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Autorregulação e Corregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: Estratégias adotadas por alunos de programação de computadores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2010 - 2012
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"E-learning no Ensino Superior: desafios, estratégias e práticas pedagógicas com as novas tecnologias.
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007 - 2010
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/03/08 - 2023/09/14 | Investigador (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal | ||
2018/09/10 - 2019/03/07 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013/02 - 2017/01 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/15 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/05/01 - 2022/09/08 | Pivot para o Regulamento Geral de Proteção de Dados - RGPD | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal (...) |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Membro Investigador Colaborador | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
2019/03/08 - Atual | Membro integrado | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2021/07 - 2021/07/31 | Prestação de serviços especializados para o projeto europeu Think4jobs | Hospital Veterinário do Atlântico, Portugal |
2018/02 - 2018/08 | Prestação de serviços especializados no projeto CRITHINKEDU | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017/05/01 - 2017/10/31 | Técnica de Investigação | Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2017/03 - 2017/06 | Outra Situação (Tutor) | Universidade Aberta, Portugal |
2012/09 - 2015/05 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/09 - 2012/07 | Estágio curricular - Projeto de e-learning | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2011/07 - 2011/08 | Estagiária (Instrucional Design) | Projeto Especial de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra, Portugal |
2010/11 - 2011/07 | Prestação de serviços | Museu Nacional Machado de Castro, Portugal |
2011/03 - 2011/06 | Estagiária | Museu da CIência da Universidade de Coimbra, Portugal |
2010/11 - 2011/06 | Voluntariado | Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Portugal |
2010/03 - 2010/07 | Voluntariado | Museu da CIência da Universidade de Coimbra, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/06 - Atual | Projeto WAY - Who sAw You then and who sees you now” - promoting student self-regulated learning in the classroom through
peer observation
2022.01025.PTDC
Investigador
|
Em curso
|
2022/09/01 - Atual | ERASMUS+ REVEALING (Realisation of Virtual Reality Learning Environments for Higher Education)
Investigador colaborador
|
Em curso
|
2019/03 - 2023/09/14 | Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming for students and teachers
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10 - 2022/09/30 | SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade Aberta, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology
in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09 | Immersive Virtual Reality, Augmented Reality and Mixed Reality for Self-Regulated Learning: A Review | EAI TIE 2023 – 4th EAI International Conference on Technology, Innovation, Entrepreneurship and Education
Magdalene College (Cambridge, Reino Unido)
|
2023/07 | E-simeducatic: the first prototype of transposition “e-sim” (programming) pedagogical approach for education field | P.Pic’23 - Porto Pedagogical Innovation Conference
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/06 | Immersive Learning Environments for Self-Regulation of Learning: A Literature Review | 9th Immersive Learning Research Network (iLRN2023)
California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA, USA (San Luis Obispo, Estados Unidos)
|
2022/10 | Co-regulated learning in initial teacher education: Strategies adopted by students during the development of ICT integration projects in Basic Education | International Council for Educational Media (ICEM) 2022
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/10 | How to prepare future teachers to integrate ICT in their teaching and learning practices?!. | Symposium 1 -Technologies and Education: reports of experiences in teacher training in Portugal. In International Council
for Educational Media (ICEM) 2022
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/07 | A strategy to support Engineering Education teaching staff monitoring students' learning process: Metacognitive Challenges | 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering
Education Workshop (ALE).
University of Alicante (Alicante, Espanha)
|
2021/06/21 | Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online Software Engineering Education. | 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2021) |
2020/06 | Challenges Implementing the SimProgramming Approach in Online Software Engineering Education for Promoting Self and Co-regulation of Learning | 2020 6th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN)
(Estados Unidos)
|
2019/07 | Abordagem e-SimProgramming: primeiras alterações para implementação em contexto on-line e reflexões | 6. º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2018/06 | Co-regulated Learning in Computer Programming: students co-reflection about learning strategies adopted during an assignment. | International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2018)
(Salónica , Grécia)
|
2016/06 | Self-regulated Learning in Computer Programming: Strategies Students Adopted During an Assignment | Immersive Learning Research Network Conference – iLRN 2016
(Califórnia, Estados Unidos)
|
2016/06 | Self-regulated learning in higher education: Strategies adopted by computer programming students. | 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering
Education Workshop (ALE).
(Guimarães, Portugal)
|
2013 | SimProgramming | codeEU.UTAD
UTAD (Guimarães, Portugal)
|
2013 | SimProgramming: gamification como estratégias de interação e de avaliação pedagógica | Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos
(Coimbra, Portugal)
|
2013 | Gamification: strategies for interaction and pedagogic assessment | GREAT Lisbon International Conference on Games&TEL
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação | II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação
(Vila Real, Portugal)
|
2012 | E-learning no ensino superior: os contributos do consultor pedagógico para o uso das novas tecnologias pelos docentes universitários | Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, In Livro de Atas - Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC
- Bragança
(Bragança, Portugal)
|
2012 | A avaliação entre pares com recurso ao Google Docs: um estudo de caso exploratório num curso de Licenciatura em Engenharia Civil | IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012
(Bragança)
|
2012 | Tecnologias na Educação - O Projeto de e-learning da UTAD | V Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação (ENECE)
(Coimbra)
|
2012 | O e-learning na UTAD | II Seminário elearning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação (Vila Real, Portugal)
|
2010 | Três histórias, três viagens ao Património | Conversa de Ir e Voltar, Visitas ao Patrimonio (dos 3 aos 9 anos), argila para o imáginário infantil?
Equipa de projecto Santa Clara-a-Velha (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07 - Atual | Aluno Protagonista: como a linguagem de programação LOGO e o Construcionismo de Seymour Papert contribuem para promover a
aprendizagem autónoma do estudante de 1º ciclo do Ensino Básico com vistas ao Protagonismo Estudantil
Orientador de Átina António
|
Recursos Digitais em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/07 - Atual | O Poder da Desinformação Veiculada nas Redes Sociais no Ambiente Escolar e a Sua Influência no Meio Educativo
Orientador de Cleberson De Abreu Botelho
|
Recursos Digitais em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/07 - Atual | Contributo da disciplina de Educação Visual para o desenvolvimento da Literacia Visual, através da aplicação de escape rooms
educativos
Orientador de David Montez
|
Recursos Digitais em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2024/07 - Atual | O Estado de Fluxo na Educação Musical – Cenários de Aprendizagem, mediados pela tecnologia digital, para alcançar o estado
de fluxo no ensino da Educação Musical, no 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal
Orientador de Vasco Pereira
|
Recursos Digitais em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2022 - Atual | Adaptação ao teletrabalho e educação para a saúde dos funcionários no Ensino Superior na pandemia Covid-19
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - Atual | Modelo de Design Instrucional para utilização de Realidade Virtual no Ensino Superior Online
Orientador de Maria Frade Marques Castelhano
|
Programa Doutoral em Medias digitais (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/11 - Atual | Corregulação das aprendizagens e a sua influência no questionamento autorreflexivo do estudante no Ensino Superior à distância
_________
Co-regulation of learning and their influence on student’s self-reflective questioning in distance Higher Education
Orientador
|
Programa doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/06 - Atual | FEEDBACK SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS NA AUTOEFICÁCIA E NA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
____________________________________________
SUSTAINABLE FEEDBACK ON MATHEMATICS ON MIDDLE EDUCATION: IMPACTS ON SELF-EFFICACY AND SELF-REGULATION OF LEARNING.
Orientador de Rodrigo Faria
|
Programa Doutoral em Educação, Ramo Supervisão e Avaliação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/04/30 - Atual | Narrativas imersivas para auto e co-regulação da aprendizagem no ensino superior online na transição do nível básico para
avançado
__________________________________________________________________________________
Immersive narratives for self- and co-regulation of learning in online higher education in the transition from basic to advanced
levels
Orientador
|
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/02/01 - 2024/04/30 | Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Auto e Corregulação da aprendizagem, as TIC e as abordagens inventivas.
Orientador de Patricia Resende
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/02/01 - 2024/04/30 | Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Auto e Corregulação da aprendizagem, as TIC e as abordagens inventivas.
Orientador de Adriano Ferreira
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/02/01 - 2024/04/30 | Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Revealing.
Orientador de Diana Almeida
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/02/01 - 2024/04/30 | Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto GeoSCReL
Coorientador de Carolina Martins
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2022/11 - 2023/07 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming for students and teachers
Orientador de Adriano Ferreira
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2022/10 - 2023/07 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Self and Co-regulation in e-Learning of Computer Programming for students and teachers
Orientador de Simone Malafaia
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2022/09 - 2023/07 | As TIC e a autonomia no processo de aprendizagem
Orientador
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/11 - 2023/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto GeoSCREL
Coorientador
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2023/03/01 - 2023/05/31 | Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
Projeto Revealing.
Orientador de Diana Almeida
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2021/09 - 2022/09 | Design Pedagógico para a Auto e Corregulação das Aprendizagens no Ensino a Distância
Instructional Design for Self and Co-regulation of Learning in Distance Learning
Coorientador de Maria Frade Marques Castelhano
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/11 - 2022/07 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Psicologia (PIC-PSI).
Projeto AUTO-REGULAÇÃO E BEM -ESTAR PSICOLÓGICO EM ESTUDANTES
Orientador de Francisca Botelho
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/11 - 2022/07 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Psicologia (PIC-PSI).
AUTO-REGULAÇÃO E BEM -ESTAR PSICOLÓGICO EM ESTUDANTES
Orientador de Simone Malafaia
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09 - 2022/07 | Autonomia no processo de aprendizagem e os recursos educativos (Projeto de intervenção educacional)
Orientador de Carolina Soares; Mara Duarte; Salomé Pinho
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/09 - 2022/07 | Página a Página: Um Direito da Criança. Temos Direitos e Deveres: Somos Crianças!, tema autonomia no processo de aprendizagem
e recursos educativos
Orientador
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/10 - 2021/10 | ANXIETY AND DISTRESS DURING COVID-19 IN UNIVERSITY STUDENTS
Coorientador de ANA CATARINA MENDONÇA SALVADO
|
Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/11 - 2021/07/13 | Autonomia no processo de aprendizagem e os recursos educativos
(Projeto de intervenção educacional)
Orientador de Tânia Araújo; Gabriela Ferreira; Alba Diaz; Inés Gonazalez-Duro
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/11 - 2021/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Psicologia (PIC-PSI).
TECHNO_STRESS E ANSIEDADE EM TEMPO COVID19
Coorientador de Daniel Marrinhas
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2020/11 - 2021/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Psicologia (PIC-PSI).
TECHNO_STRESS E ANSIEDADE EM TEMPO COVID19
Coorientador de Ana Salvado.
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/11 - 2021/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores
Orientador de Tânia Araújo
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/11 - 2020/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores
Orientador de Maria Castelhano
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/11 - 2020/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
SCReLProg - Auto e Corregulação na Aprendizagem Online de Programação de Computadores
Orientador de Eliana Curado
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/11 - 2020/06 | Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes em Educação (PIC-Edu).
GeoSCReL
Coorientador de Maria Castelhano
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2019/09 - 2020/06 | Autonomia no processo de aprendizagem. (Projeto de Intervenção educacional)
Orientador de Maria Castelhano; Beatriz Rodrigo; Joana Ferreira
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Publications chair 10th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN 2024) (2023/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Immersive Learning Research Network, Áustria |
2021/02/03 - Atual | Sessão de informação: Introdução ao Regulamento geral de proteção de dados (RGPD) - Recomendações e cuidados básicos na área
da Educação (2021/02)
Outro
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/10 - 2023/10 | Publications chair 9th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN 2023) (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/01 - 2022/12 | Membro da Comissão Organizadora VPCT 2022 ENCONTRO INTERNACIONAL (2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022/02 - 2022/09 | Publications chair
8th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN 2022) (2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Immersive Learning Research Network, Áustria |
2021/10 - 2022/06 | Special Track "Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)¿, in iLRN 2022: 8th International
Conference of the Immersive Learning Research Network. (2021 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2021/01 - 2021/12 | Special Track on “Technologies to promote Self and Co-Regulation of Learning (TECH to SCRL)” in ICITL 2021 the International
Conference of Innovative Technologies and Learning. (2021/11/29 - 2021/12/01)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2021/10 - 2021/11/24 | Sessão de esclarecimento de dúvidas e informação sobre RGPD para a comunidade DEP-UA (2021/11/24 - 2021/11/24)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/01 - 2021/06 | Special Track "Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)”, in iLRN 2021: 7th International
Conference of the Immersive Learning Research Network. (2021/05 - 2021/06)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2020/08 - 2020/12 | Special track “Tools for monitoring Self and Co-Regulation of e-learning” (Tools for SCReL), in the 2nd International Conference
on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2020). (2020/12/02 - 2020/12/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020/06 - 2020/12 | TECH-EDU 2020, the 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. (2020/12 - 2020/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020/01 - 2020 | Membro da Comissão Organizadora
VPCT 2020 ENCONTRO INTERNACIONAL (2020/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - 2020 | Chair - Special Track 4 “Self and Co-regulated Learning (SCRL) with Immersive Learning Environments” (2020)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2018/06 - 2018/06 | Mesa-Redonda. Round table” ICT to support SCRL. Sharing ideas for effective implementation “, in 1st International Conference
on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (http://www.tech-edu.ws/2018/special-tracks/ ). (2018/06 - 2018/06)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
|
2018/01 - 2018/06 | Special Track: New technologies and teaching approaches to promote the strategies of Self and Co-Regulation learning (New-TECH
to SCRL)
https://easychair.org/cfp/New-TECHtoSCRL2018 (2018/06 - 2018/06)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017 - 2017 | iLRN 2017 - 3rd Immersive Learning Research Network Conference
Conferência (Outra)
|
|
2013 - 2013 | SLACTIONS 2013: Research conference on virtual worlds – Learning with simulations
Conferência (Coorganizador)
|
|
2013 - 2013 | SLACTIONS - Research conference on virtual worlds – Learning with simulations
Conferência (Coorganizador)
|
|
2013 - 2013 | codeEU - UTAD
Conferência (Outra)
|
|
2012 - 2012 | Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2012 - 2012 | O Professor faz a diferença no desempenho escolar
Congresso (Outra)
|
|
2012 - 2012 | II Seminário de e-Learning@UTAD - Plataformas Sociais na Educação
Seminário (Outra)
|
|
2012 - 2012 | SLACTIONS 2012 - Research conference on virtual worlds – Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
|
|
2012 - 2012 | SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
|
|
2012 - 2012 | Os mapas conceptuais como instrumentos de aprendizagem significativa no ensino superior e investigação.
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Pró-Reitoria para a Inovação e Gestão da Informação, Portugal |
2012 - 2012 | Jornadas Pedagógicas 'O Professor faz a diferença no desempenho escolar'
Congresso (Coorganizador)
|
|
2012 - 2012 | II Seminário de E-learning@UTAD: Plataformas Sociais na Educação
Seminário (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | SLACTIONS 2011 - Research conference in the Second Life world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
|
|
2011 - 2011 | SLACTIONS - Life, imagination, and work using metaverse platforms
Conferência (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/16 - 2023/10/19 | Participação nos páineis:
“COnversAÇÕES: Movimento EscutAÇÕES Internacionais – Educação Digital em Rede em Tempos de (Pós) Pandemia”;
“COnversAÇÕES: Novos rumos para a educação“
Congresso
|
IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE e VIII Festival Internacional do “We, Learning with the Cibricity” – WLC
Grupo Internacional de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU - UNISINOS/CNPq, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, da
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e das instituições que constituem a RIEOnLIFE , Brasil
|
2015 - 2015 | EURAXESS Roadshow 2015
Outro
|
|
2012 - 2012 | ATEE Winter Conference 2012 - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research
Conferência
|
ATEE Winter Conference 2012 - Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research
Association of Teacher Education in Europe (ATEE); The University of Coimbra ; The MOFET Institute, Tel Aviv, Portugal
|
2012 - 2012 | IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012
Conferência
|
IIª Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC - ieTIC 2012
Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança;
Departamento de didática, Organización y Métodos de Investigación da Universidade de Salamanca, Portugal
|
2012 - 2012 | EUNIS'12 A 360° perspective on IT/IS in Higher Education
Congresso
|
EUNIS'12 A 360° perspective on IT/IS in Higher Education |
2011 - 2011 | III Jornadas de Educação e Formação
Outro
|
III Jornadas de Educação e Formação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC; Chaire de Formation de Adultes do Concervatoire des Artes et Métiers,
Portugal
|
2011 - 2011 | eL@IES 2011: 1º Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior
Encontro
|
eL@IES 2011: 1º Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior
e-Learning Lab da Universidade de Lisboa; Laboratório de Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2011 | Formação em Suporte Básico de Vida
Outro
|
Formação em Suporte Básico de Vida
Faculdade de Medicina - UC, INEM, Portugal
|
2011 - 2011 | Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar
Seminário
|
VII Seminário e-Learning: Aprender nas Redes Sociais: Ampliar e Colaborar
Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Educar para não discriminar
Seminário
|
Educar para não discriminar
APF- Centro, Portugal
|
2009 - 2009 | Processos de inclusão/exclusão social e violência
Outro
|
II Aula Aberta de Educação Social/2009
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2009 - 2009 | Problemas Sociais: Em rede por estas respostas
Outro
|
III Aula Aberta de Educação Social
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2009 - 2009 | Atelier de Educação Social Ver, Ouvir e Sentir Interculturalidades
Outro
|
XI Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2009 - 2009 | Sou Diferente! Porque não?
Oficina (workshop)
|
Workshop de Educação Intercultural
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2009 - 2009 | Escola Intercultural de Verão
Outro
|
Escola Intercultural de verão
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2009 - 2009 | Desafios da Interculturalidade à investigação e à educação os casos das comunidades indígenas brasileiras
Outro
|
I Aula Aberta de Educação Social
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2009 - 2009 | Protecção de Crianças e Jovens: desafios e respostas de uma comissão
Outro
|
V Aula de Educação Social
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2008 - 2008 | Iniciativa - 1ºPasso um projeto de educação pelos pares para apoiar a transição à universidade
Outro
|
1º Passo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
2008 - 2008 | Atelier Métodos de Estudo
Oficina (workshop)
|
InterRail dos Exames III... Não percas o Comboio!
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UC, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/23 | Universe-M Evolution: Desenvolvimento de um Protótipo de um Jogo Digital Educativo Adaptativo para Aprendizagem Matemática
Arguente principal
|
Raimundo José Ribeiro Filho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2024/07/22 | Análise da contribuição da aprendizagem cooperativa para a promoção do Pensamento Crítico de estudantes de Medicina
Vogal
|
Ana Cristina Ribeiro Rocha (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/05/31 | Relação entre Sucesso Escolar e Estratégias de Desenvolvimento Curricular na Disciplina
de Português
Arguente principal
|
Sónia Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/02/09 | A app MILAGE APRENDER+, uma experiência de gamificação na aprendizagem da Matemática no Ensino Básico
Arguente principal
|
Anabela da Mota Neves (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2023/12/05 | Perceção de alunos do Ensino Secundário sobre o contributo de RED para a sua aprendizagem: um estudo de caso em aulas de Português
Arguente principal
|
Elizabeth Neves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/11/17 | Potencialidades e Limitações da Apropriação Pedagógica das Redes Sociais Digitais nos Processos De Ensino e Aprendizagem
Arguente principal
|
Aní Rení Ew (Outro)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE, Brasil
|
2023/07/19 | Produção de Conteúdos Multimédia e Suporte ao Desenvolvimento do Branding de um Programa de Formação Inovador na Área de Segurança,
Contemplando Conteúdos e-Learning, Sensorização, Realidade Virtual e Gaming
Arguente principal
|
Francisco Monteiro de Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2022/07 | Comunidade de aprendizagem virtual geradora de desenvolvimento profissional docente: Desenho, desenvolvimento, implementação
e Avaliação
Arguente principal
|
Margarida Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/01/15 | SimProgramming: uma abordagem pedagógica motivacional para a aprendizagem de programação em turmas intermédias do ensino superior.
Arguente principal
|
Ricardo Rodrigues Nunes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018/12/06 | Abordagem SimProgramming : e-learning no ensino de programação em ambiente virtual
Arguente principal
|
Mário Francisco Gomes Chaves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/07 - Atual | V Congresso Internacional da RIEOnLIFE e IX Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC | Universidade Aberta, Peso da Régua |
2024/01 - 2024/06 | 5th International Computer Programming Education Conference | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa Lisbon, Portugal |
2023 - 2024 | 10th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN2024) | Glasgow, Scotland; University of Glasgow |
2023 - 2024 | 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH EDU 2024) | Khalifa University, Abu Dhabi, United Arab Emirates (UAE) |
2023/12 - 2023/12 | XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2024) | Universidade do Minho, Braga |
2023/12 - 2023/12 | XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real |
2023 - 2023 | 9th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN2023) | California Polytechnic State University, San Luis Obispo, CA, USA (in person) & online in iLRN's Virtual Campus powered by Virbela |
2023 - 2023 | 4th International Computer Programming Education Conference (ICPEC 2023) | School of Media Arts and Design (ESMAD), P.Porto, Vila do Conde, Portuga |
2022/12 - 2022/12 | X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES2022) | Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | 8th International Conference of the Immersive Learning Research Network | Vienna, Austria (in person) and online in iLRN's Virtual Campus powered by Virbela |
2022 - 2022 | 3rd International Computer Programming Education Conference (ICPEC 2022) | Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA), Barcelos, Portugal |
2022 - 2022 | 3rd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. TECH-EDU 2022 | NOVA-IMS, Lisbon – Portugal |
2021/04 - 2021/06 | V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Livro de Resumos | |
2021 - 2021 | XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2021 “Desafios do digital” | |
2021 - 2021 | 2nd International Computer Programming Education Conference (ICPEC 2021) | Online |
2020/07 - 2020/07 | 9th International Conference of Educational Innovation through Technology (EITT 2020) | Porto, Portugal (online) |
2020/02 - 2020/02 | 1st International Computer Programming Education Conference (ICPEC) | Vila do Conde |
2020/02 - 2020/02 | ICITL International Conference of Innovative Technologies and Learning | Porto, Portugal |
2020 - 2020 | iLRN 2020: 6th International Conference of the Immersive Learning Research Network | San Luis Obispo, California USA |
2020 - 2020 | VPCT - A voz dos professores de C&T Encontro Internacional | Vila Real, Portugal (online) |
2020 - 2020 | TECH-EDU 2020: 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education | Vila Real - Portugal (online) |
2020 - 2020 | International Conference of Educational Innovation through Technology (EITT 2020) | |
2019/12 - 2019/12 | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: | Évora |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Cogent Education (2331-186X) | Taylor & Francis |
2023/09 - Atual | Computer Applications in Engineering Education (1099-0542) | Wiley Periodicals, LLC. |
2023/08/10 - Atual | Educational Media International (0952-3987) | Taylor & Francis Group |
2022/02 - Atual | Educación Médica (1575-1813) | Elsevier |
2022 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers |
2022 - Atual | Frontiers in Education (2504-284X) | Frontiers |
2022 - Atual | Education Sciences ( 2227-7102) | MDPI |
2022 - Atual | Virtual Reality (1434-9957) | Springer-Verlag London Ltd., part of Springer Nature |
2021/02 - Atual | Journal of Universal Computer Science (0948-6968) | Verlag der Technischen Universität Graz |
2021 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM). |
2021 - Atual | Journal Thinking Skills and Creativity (1871-1871) | Elsevier |
2021 - Atual | Information (2078-2489) | MDPI |
2021 - Atual | Journal Advances in Research (2348-0394) | |
2020/01 - Atual | British Journal of Educational Technology (1467-8535) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2020 - Atual | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | |
2018 - Atual | Revista Brasileira de Educação (1413-2478) | SciELO |
2017 - Atual | Journal of Education, Society, and Behavioural Science. (2456-981X) | Sciencedomain International |
2020/03 - 2020/03 | APEduC Journal - Research and Practices in Science, Mathematics, and Technology Education | |
2020/02 - 2020/02 | Italian Journal of Educational Technology (2532-7720) | |
2015/09/16 - 2015/09/29 | European Journal of Engineering Education | Taylor & Francis Group |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07 - 2021/07 | Prestação de serviços especializados para o projeto europeu Think4jobs (https://think4jobs.uowm.gr/) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/15 - Atual | Avaliação de Recursos Digitais | Produção Multimédia em Educação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Educação para as Redes Sociais | Produção Multimédia em Educação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Educação para os Media | Produção Multimédia em Educação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Autoria Multimédia | Produção Multimédia em Educação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Diversidade e Inclusão em Produção Multimédia | Produção Multimédia em Educação (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Sistema de Informação | Design Digital (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/15 - Atual | Tecnologias de Informação e Comunicação | Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2023/09/13 - 2023/09/13 | Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem | (Outros) | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., Portugal |
2023/02 - 2023/07 | TIC E Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/09 - 2023/07 | Projetos de intervenção educacional III | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | TIC E Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/06/20 - 2022/06/20 | O canva como ferramenta de criação de recursos de apoio à prática pedagógica. No âmbito da 6.ª edição das Jornadas de Inovação Pedagógica, da iniciativa do Programa de Formação e Atualização Pedagógica da Universidade de Aveiro. | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/09 - 2022/06 | Projetos de Intervenção Educacional III | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/02/22 - 2022/02/22 | Apresentações dinâmicas em contexto pedagógico: O Powtoon como substituto ao PowerPoint | Plano de Formação Pedagógica e de Competências Pessoais para Docentes (Outros) | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., Portugal |
2020/09 - 2021/07 | Projetos de Intervenção Educacional | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/03 - 2021/06 | TIC e Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/02 - 2021/06 | Tic e Educação Básica | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021 - 2021 | Dos objetivos de aprendizagem ao preenchimento da FUC. No âmbito da Formação Pedagógica Docente, com carga horária de 5 horas, promovido por Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., Portugal | |
2020 - 2021 | Autorregulação das Aprendizagens no Ensino Online: Desafios e estratégias. No âmbito Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, com carga horária de 3 horas e 2 horas respetivamente. https://www.jornadasidp.pt/#page-top | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/09 - 2020/07 | Projeto de Intervenção Educacional | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/02/14 - 2020/02/14 | Dos objetivos de aprendizagem ao preenchimento da FUC | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2019/03 - 2019/07 | Tutora na UC Laboratório de Desenvolvimento de Software. | Engenharia Informática (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2019/02/11 - 2019/02/11 | Estratégias de Autorregulação das Aprendizagens no Ensino Superior: um contributo para o sucesso académico. No âmbito da Formação Docente, com carga horária de 5 horas. | (Outros) | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., Portugal |
2019/02 - 2019/02 | Autorregulação das aprendizagens e as Novas Tecnologias: Contributo para o sucesso escolar. Formação acreditada pelo CCPFC, com carga horária de 25 horas. | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/09 - 2018/10 | Tecnologias de Informação e Comunicação, Aprendizagem à Distância. Com carga horária de 25h, no âmbito do Projeto "Quality Education for all" para São Tomé e Princípe. | (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/03 - 2017/11 | Tutora na UC Seminário de Práticas Pedagógicas 550 - Informática. | (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2013 | Conceção, planificação e avaliação de cursos a distância: o e-formador e o e-portfólio | Especialização (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - 2013 | Workshop Prezi | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Câmara Municipal de Vila Real, Portugal |
2012 - 2012 | Moodle: Recursos, testes e avaliações | Outra (Curso médio) | Câmara Municipal de Vila Real, Portugal |
2012 - 2012 | As Novas Tecnologias na Formação Pedagógica para Docentes no Ensino Superior | Especialização (Curso médio) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2012 - 2012 | A Plataforma Moodle | Outra (Curso médio) | |
2011 - 2011 | A Plataforma Moodle | Outra (Curso médio) | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro., Portugal |
2011 - 2011 | A Plataforma Moodle | Outra (Curso médio) | Gabinete de Formação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Duração, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07/04 - 2024/07/04 | Participação no júri de Glória Aplugi (2024). Projeto “Personalisation of a learning environment for vocational training, supported by Artificial Intelligence”, no âmbito da unidade curricular “Planeamento de Tese” e da Prova de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI) do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web – Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | Universidade Aberta, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2024/06/26 - 2024/06/26 | Provas de defesa de projeto de tese doutoral em Multimédia em Educação de Patrícia Morais. Título do projeto: Khanmigo nas aulas de matemática: uma ferramenta didática complementar | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2024/06/06 - 2024/06/06 | Júri das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. Projeto: Animação 2D – “The Silence” dos alunos Gonçalo Chança; Isaac Marques; Tiago Pais | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Portugal |
2024/06/06 - 2024/06/06 | Júri das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. Projeto Design digital de catálogo de roupa da loja “Trappus & Companhia” de Maria Leonor Azinheira. | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Portugal |
2024/06/06 - 2024/06/06 | Júri das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. Projeto Design e desenvolvimento de livro infantil - “Princesa Eclipse e o roubo da Jóia do Sol” de Tomás Sousa. | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Portugal |
2024/06/06 - 2024/06/06 | Júri das Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais. Projeto Design de Rebranding da União Desportiva de Santarém de João Pratas. | Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, Portugal |
2023/09/21 - 2023/09/21 | Júri do Projeto “Aprender desenho rigoroso no contexto da educação para as artes visuais” defendido por Sofia Figueiredo na unidade curricular “Projeto de Investigação” do Doutoramento em Doutoramento em Ensino a Distância e E-learning – Universidade de Aberta e Universidade do Minho. | Universidade Aberta, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
2023/07/07 - 2023/07/07 | Júri do Projeto “Promover as habilidades do Pensamento Computacional: Uma investigação através de Oficinas de Atividades de Resolução de Problemas do Quotidiano com, e sem, Recursos Digitais para os alunos do 2o e 3o Ciclo do Ensino Básico” defendido por Isabel Cruz na unidade curricular “Seminário Doutoral II” do Doutoramento em Didáticas das Ciências e Tecnologia – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2023/06/22 - 2023/06/22 | Participação no júri de Filipe Ramos (2023). Projeto “Framework de suporte a doentes para a implementação de um programa de exercício físico sistematizado para melhoria da força muscular com recurso a Inteligência Artificial.”, no âmbito da unidade curricular “Planeamento de Tese” e da Prova de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI) do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web – Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | Universidade Aberta, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2023/02/10 - 2023/02/10 | Júri do Projeto “Universe-m evolution: um jogo de escape room adaptativo no google formas a experiência de aprendizagem matemática da função polinomial do 1.º grau no ensino médio brasileiro” defendido por Raimundo Filho (2023) na unidade curricular “Seminário Doutoral II” do Doutoramento em Didáticas das Ciências e Tecnologia – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Júri do Projeto “Universe-m evolution: jogo móvel adaptativo em realidade aumentada na experiência de aprendizagem matemática da função do 1.º grau no ensino médio brasileiro” defendido por Raimundo Filho (2022). na unidade curricular “Seminário Doutoral I” do Doutoramento em Didáticas das Ciências e Tecnologia – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2020 - 2020 | Participação no júri de Sónia Sousa (2020). Projeto “Trust in Computing: Trust as a facilitator on the uptake (or appropriation) of technology”, no âmbito da unidade curricular “Planeamento de Tese” e da Prova de Avaliação de Capacidade de Investigação (PACI) do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web – Universidade Aberta e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | Universidade Aberta, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - 2020 | Participação no júri de Filipe Araújo (2020). Projeto “Correlação de fatores individuais em e-learning”. No âmbito da unidade curricular de “Projeto” do 1.ªsemestre do 2.ºano do Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais – Instituto Superior Técnico de Lisboa e Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
Distinções
Prémio
2024 | Outstanding Organizing Committee Member Award
Immersive Learning Research Network, Áustria
|
2023 | Outstanding Organizing Committee Member Award
Immersive Learning Research Network, Áustria
|
Outra distinção
2021 | Artigo nomeado para o 1º PRÉMIO PARA RELATOS DE PRÁTICAS (COMUNICAÇÕES)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Contrato ao abrigo do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual 2017
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal
|
2017 | Best Paper Award in III Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/2017), integrante do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) realizado no Recife, Pernambuco, Brasil. (2017). |
2015 | Best Paper Award in Videogames at Sciences and Technologies of Interaction Conference - SciTecIN'15
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 | Bolsa de Investigação de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal
|