Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Lapa
Nomes de citação
- Lapa, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4912-4CC0-FD8C
- ORCID iD
- 0000-0002-5265-3842
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=tJ3ayH8AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Scopus Author Id
- 57191443990
Endereços de correio eletrónico
- alapa@ispa.pt (Profissional)
Moradas
- ISPA R. Jardim do Tabaco 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://williamjamescr.org/ana-lapa/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/02/24
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Field: Social Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Learning in the Retrieval Mode" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007/09/24 - 2012/12/03
Concluído
|
Psychology (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"(EN) The persistence of false memories: Activation Monitoring Framework versus Fuzzy Trace Theory / (PT) O percurso das Memórias
Falsas: Confronto entre a Teoria da Activação/Monitorização e a Teoria do Traço Difuso. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021/10 - 2023/08 | Monitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02/03 - 2021/10 | Bolsa de Investigação (BI) / Research Assistant | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal | ||
2014/07/04 - 2015/11/30 | Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia (BGCT) / Science and Technology Management Grant (BGCT) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
2013/04/24 - 2014/07/02 | Bolsa de Investigação (BI) / Research Assistant | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/02/03 - 2021/10/03 | Can we learn from errors?
PTDC/PSI-ESP/28414/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/03/01 - 2014/07/02 | Explaining false memories in the DRM paradigm: associative activation or thematic extraction?
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/08 | How do we learn from errors? The role of active retrieval and source monitoring in adulthood and adolescence | 22nd meeting of the European Society for Cognitive Psychology (ESCoP)
ESCoP (França)
|
2022/05 | Can we learn from errors? The benefits of retrieval on learning – In memory of Paula Carneiro | XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
|
2021/07 | The benefits of retrieval in correcting false memories: evidence from pragmatic inferences | Twentieth Annual Interdisciplinary Conference (ASIC 2021)
ASIC (San Martino di Castrozza, Itália)
|
2021/04 | Imagination reduced false memories for everyday action sentences | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
|
2021/04 | Why does retrieval impair our ability to learn new information? Insights from the retrieval mode framework | XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
|
2021/04 | Retrieval enhances the correction of false memories using pragmatic inference sentences | Iberian Online Memory Seminar
(Portugal)
|
2021/04 | The interference of the past in the ability of updating learning. Insights from the retrieval mode framework | Iberian Online Memory Seminar
(Portugal)
|
2021/04 | Correcting false memories: The benefits of retrieval and memory updating | Iberian Online Memory Seminar, online meeting
(Portugal)
|
2018/09/01 | Learning new information during collaborative recall: does perceived relevancy play a role? | European Social Cognition Network (ESCON) Transfer of Knowledge Conference
European Social Cognition Network (ESCON) (Colónia, Alemanha)
|
2017/05/01 | O papel da recuperação na formação de memórias falsas: proteção ou vulnerabilidade? | XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE) (Porto, Portugal)
|
2016/07/01 | O papel da produção e correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
|
2016/04/01 | O papel da recuperação na correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar. | XI Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE) (Lisboa, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12 | How people think about moral dilemmas: Effects of reasoning, memory, metacognition and social cognition
Arguente principal
|
Beatriz da Silva Rosa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/01 - Atual | Processos Cognitivos II | Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2023/09 - Atual | Cognição Social e Tomada de Decisão | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2023/01 - Atual | Psicologia Social I | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022/01 - Atual | Psicologia Cognitiva II | Licenciatura em Psicologia | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2021/09 - Atual | Psicologia Cognitiva I | Licenciatura em Psicologia | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/07/02 - Atual | Psychonomic Society | Student member |
2016/04/01 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental | Sócio Aderente |