???global.info.a_carregar???
Ana Lapa completed her Master's in Applied Social Cognition in 2012 and her PhD in Social Psychology in 2023 at Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa. She is an Assistant Professor at ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. She has published 6 articles and has participated in 2 FCT-funded research projects. She works in the field of Social Cognition and is interested in exploring the relationship between retrieval and learning.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Lapa

Nomes de citação

  • Lapa, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
4912-4CC0-FD8C
ORCID iD
0000-0002-5265-3842
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=tJ3ayH8AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Scopus Author Id
57191443990

Endereços de correio eletrónico

  • alapa@ispa.pt (Profissional)

Moradas

  • ISPA R. Jardim do Tabaco 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/02/24
Concluído
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Field: Social Psychology
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Learning in the Retrieval Mode" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/09/24 - 2012/12/03
Concluído
Psychology (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"(EN) The persistence of false memories: Activation Monitoring Framework versus Fuzzy Trace Theory / (PT) O percurso das Memórias Falsas: Confronto entre a Teoria da Activação/Monitorização e a Teoria do Traço Difuso. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/10 - 2023/08 Monitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02/03 - 2021/10 Bolsa de Investigação (BI) / Research Assistant Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014/07/04 - 2015/11/30 Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia (BGCT) / Science and Technology Management Grant (BGCT) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2013/04/24 - 2014/07/02 Bolsa de Investigação (BI) / Research Assistant Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/02/03 - 2021/10/03 Can we learn from errors?
PTDC/PSI-ESP/28414/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/03/01 - 2014/07/02 Explaining false memories in the DRM paradigm: associative activation or thematic extraction?
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Maraver, María J.; Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Carneiro, Paula; Raposo, Ana. "Can we learn from errors? Retrieval facilitates the correction of false memories for pragmatic inferences". PLOS ONE 17 8 (2022): e0272427. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0272427.
    Publicado
  2. Maraver, María J.; Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Carneiro, Paula; Raposo, Ana. Autor correspondente: Maraver, María J.. "Imagination Reduces False Memories for Everyday Action Sentences: Evidence From Pragmatic Inferences". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.668899.
    Aceite para publicação • 10.3389/fpsyg.2021.668899
  3. Carneiro, Paula; Lapa, Ana; Finn, Bridgid. Autor correspondente: Lapa, Ana. "Memory updating after retrieval: when new information is false or correct". Memory (2021): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/09658211.2021.1968438.
    Publicado • 10.1080/09658211.2021.1968438
  4. Carneiro, Paula; Lapa, Ana; Reis, Júlia; Ramos, Tânia. "Testing pragmatic inferences: The impact of language and culture". Psicológica Journal 41 1 (2020): 1-20. http://dx.doi.org/10.2478/psicolj-2020-0001.
    Publicado • 10.2478/psicolj-2020-0001
  5. Carneiro, Paula; Lapa, Ana; Finn, Bridgid. "The effect of unsuccessful retrieval on children’s subsequent learning". Journal of Experimental Child Psychology 166 (2018): 400-420. http://dx.doi.org/10.1016/j.jecp.2017.09.010.
    Publicado • 10.1016/j.jecp.2017.09.010
  6. Carneiro, Paula; Garcia-Marques, Leonel; Lapa, Ana; Fernandez, Angel. "Explaining the persistence of false memories: a proposal based on associative activation and thematic extraction". Memory 25 8 (2016): 986-998. http://dx.doi.org/10.1080/09658211.2016.1239742.
    Publicado • 10.1080/09658211.2016.1239742
Poster em conferência
  1. Almeida, Joana; Guerra, André; Barros, Marta; Lapa, Ana; Raposo, Ana; Maraver, María J. "Do source monitoring abilities impact memory error correction in adolescents?". Trabalho apresentado em International APPE-SEPEX Meeting, 2022.
  2. Barros, Marta; Guerra, André; Almeida, Joana; Lapa, Ana; Maraver, María J; Raposo, Ana. "Comparing the testing effect in adolescents and young adults - applicability in learning environments". Trabalho apresentado em International APPE-SEPEX Meeting, 2022.
  3. Maraver, María J; Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Paula Carneiro, PhD; Ana Luísa Nunes Raposo (9B1E-326F-578B). Autor correspondente: Maraver, María J. "Retrieval enhances the correction of false memories using pragmatic inference sentences". Trabalho apresentado em XIV Meeting of the Society for Applied Research in Memory and Cognition (SARMAC), 2021.
  4. Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel. "The effect of retrieval on learning new information: Evidence from retrieval mode and impression formation". Trabalho apresentado em Psychonomic Society 61st Annual Meeting, online meeting, 2020.
  5. María Jesus Maraver; Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Ana Luísa Nunes Raposo (9B1E-326F-578B). "Imagination facilitates memory for everyday actions.". Trabalho apresentado em Psychonomic Society 61st Annual Meeting, online meeting., 2020.
  6. Carneiro, Paula; Lapa, Ana; Finn, Bridgid. "Memory updating after retrieval: when new information is false or correct.". Trabalho apresentado em XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  7. Vaz, André Ribeiro; Carneiro, Paula; Lapa, Ana. "O poder mnésico da imaginação.". Trabalho apresentado em XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  8. Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Carneiro, Paula. "Aprendizagem de nova informação em recordação colaborativa (Learning new information during collaborative retrieval)". Trabalho apresentado em XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2018.
  9. Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Nunes, Ludmila. "Learning from experience: Adapting to repeated part-list cueing.". Trabalho apresentado em 3rd Meeting of the PhD students from the Mind-Brain College of the University of Lisbon, 2017.
  10. Lapa, Ana; Carneiro, Paula. "The role of unsuccessful guessing on learning in elementary school children". Trabalho apresentado em 18th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP), 2017.
  11. Carneiro, Paula; Lapa, Ana. "Explaining the persistence of false memories: A proposal based on associative activation and thematic extraction.". Trabalho apresentado em X Meeting of the Society for Applied Research in Memory and Cognition (SARMAC), 2013.
Tese / Dissertação
  1. "Learning in the Retrieval Mode". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, 2023.
  2. Lapa, Ana Rute Martinho Fernandes Domingues. "O percurso das memórias falsas : confronto entre a teoria da activação-monitorização e a teoria do traço difuso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7795.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/08 How do we learn from errors? The role of active retrieval and source monitoring in adulthood and adolescence 22nd meeting of the European Society for Cognitive Psychology (ESCoP)
ESCoP (França)
2022/05 Can we learn from errors? The benefits of retrieval on learning – In memory of Paula Carneiro XVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
2021/07 The benefits of retrieval in correcting false memories: evidence from pragmatic inferences Twentieth Annual Interdisciplinary Conference (ASIC 2021)
ASIC (San Martino di Castrozza, Itália)
2021/04 Imagination reduced false memories for everyday action sentences XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
2021/04 Why does retrieval impair our ability to learn new information? Insights from the retrieval mode framework XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
APPE (Portugal)
2021/04 Retrieval enhances the correction of false memories using pragmatic inference sentences Iberian Online Memory Seminar
(Portugal)
2021/04 The interference of the past in the ability of updating learning. Insights from the retrieval mode framework Iberian Online Memory Seminar
(Portugal)
2021/04 Correcting false memories: The benefits of retrieval and memory updating Iberian Online Memory Seminar, online meeting
(Portugal)
2018/09/01 Learning new information during collaborative recall: does perceived relevancy play a role? European Social Cognition Network (ESCON) Transfer of Knowledge Conference
European Social Cognition Network (ESCON) (Colónia, Alemanha)
2017/05/01 O papel da recuperação na formação de memórias falsas: proteção ou vulnerabilidade? XII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE) (Porto, Portugal)
2016/07/01 O papel da produção e correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Faro, Portugal)
2016/04/01 O papel da recuperação na correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar. XI Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE) (Lisboa, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12 How people think about moral dilemmas: Effects of reasoning, memory, metacognition and social cognition
Arguente principal
Beatriz da Silva Rosa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01 - Atual Processos Cognitivos II Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/09 - Atual Cognição Social e Tomada de Decisão Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/01 - Atual Psicologia Social I Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/01 - Atual Psicologia Cognitiva II Licenciatura em Psicologia Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/09 - Atual Psicologia Cognitiva I Licenciatura em Psicologia Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/07/02 - Atual Psychonomic Society Student member
2016/04/01 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental Sócio Aderente