???global.info.a_carregar???
Maria Julia Vieira is currently a PhD student in New Media at the University of Aveiro, with an FCT PhD scholarship. She has a degree in social communication - journalism from the Catholic University of Pernambuco (Brazil - 2016), a specialization in Digital Marketing Strategy from Edit. Disruptive Digital Education (2018), Master's in Communication, Networks and Technologies from the Lusófona University of Porto (2021), her doctoral thesis researches the inclusion of women in live streaming videogames. She began her academic career in Brazil and is currently carrying out research based on the ´Women in games´ tag. She is interested in the scientific areas of communication sciences research, including: female representation and inclusion in the videogames industry; gender equality; women in games; convergence culture, participatory culture and transmedia narrative.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Júlia Limeira Vieira da Cunha

Nomes de citação

  • Cunha, Maria
  • Vieira, M. J.

Identificadores de autor

Ciência ID
E617-284B-389D
ORCID iD
0000-0003-4552-2710

Endereços de correio eletrónico

  • mjlvc26@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/10/08 - 2025/06/01
Em curso
Programa Doutoral em Novos Medias (Doutoramento)
Especialização em Comunicação
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2022/03/01 - 2022/03/31
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Formadores) (Curso Técnico Superior Profissional)
Especialização em Formador
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2022
Concluído
Comunicação, Redes e Tecnologias (Mestrado)
Especialização em Comunicação e Tecnologia
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"Hogwarts Mystery: a convergência da obra literária para um ciberespaço colaborativo, empático e emocional." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2019/04/01 - 2019/07/14
Concluído
Social Media Marketing Strategy (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Marketing Digital e Comunicação
EDIT. - Disruptive Digital Education, Portugal
17
2009/02/05 - 2015/10/05
Concluído
Comunicação Social - Jornalismo (Bachelor)
Especialização em Jornalismo
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
"Harry Potter, dos fandons ao consumo : um estudo sobre o Clube da Fênix" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/02/02 - 2012/01/02 Assistente Técnico (Assistente Técnico) Ministério da Cultura do Brasil, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - Atual Bolsa de Investigação - Programa Doutoral Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/10/12 - 2023/06/30 Marketing Manager Breathe Sport Fitness, Portugal
2019/03/01 - 2020/09/05 Social Media - Digital Marketing Especialista Swiss Dental Service Portugal, Portugal
2019/01/06 - 2019/08/03 Community Manager - Project Manager Marialma Home, Portugal
2012/01/12 - 2017/09/05 Gerente de Comunicação Itaú Unibanco Holding SA, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cunha, Maria; Martins, Dalila. "The Application of Action Research Methodology in the New Media: Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ECRM - European Conference on Research Methodology for Business and Management Studies, Lisboa, 2023.
    No prelo
  2. Cunha, Maria Júlia Limeira Vieira da. "The Marvel Studio creative industry as an object of study for vídeo game creation: The Avengers". Trabalho apresentado em II SEVEN MULTIDISCIPLINARY CONGRESS, Curitiba, 2022.
    Publicado • 10.56238/homeinternationalanais-106
  3. Cunha, Maria; Sousa, Andreia Pinto de. ""Hogwarts Mystery: a convergência da obra literária no formato de videojogo para criação de um ciberespaço colaborativo."". Trabalho apresentado em Digicom 4th international conference on design and digital communication, Barcelos, 2020.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cunha, Maria. "An analysis of the empathic influence of fans and players as a starting point for the successful convergence of cinema to video game production". In METHODOLOGY FOCUSED ON THE AREA OF INTERDISCIPLINARITY. São José dos Pinhais, Brasil: Seven Publicações LTDA, 2023.
    Publicado • https://doi.org/ 10.56238/devopinterscie-125
  2. Cunha, Maria; Cardoso, Pedro. Autor correspondente: Cunha, Maria. "Women representativeness and participation in the development of live streaming videogame culture: inclusion and gender equality". In Research summit 2023 - Book of abstracts. Aveiro, Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/6dz9-dxxx
  3. Vieira, Maria Júlia; Cardoso, Pedro. "A Systematic Literature Review of Inclusion and Representativity of Women in Videogame Live Streaming Between 2017–2023". In Advances in Design and Digital Communication IV, 357-370. Springer Nature Switzerland, 2023.
    10.1007/978-3-031-47281-7_29
Resumo em conferência
  1. Cunha, Maria. "The use of Digital Tools as A Form of Social and Interactive Adaptation Between the Game Industry and Users: The Community Management". Trabalho apresentado em 2nd World Conference on Media and Communication, Cambridge, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cunha, Maria Júlia Limeira Vieira da. "Hogwarts Mystery: a convergência da obra literária para um ciberespaço colaborativo, empático e emocional". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10437/13265.
  2. "Harry Potter, dos fandons ao consumo : um estudo sobre o Clube da Fênix". Licenciatura, Universidade Católica de Pernambuco, 2014. http://www.unicap.br/monografias/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=46.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011/09/02 - 2011/09/06 Participação na organização no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2011, sediado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). (2011/09/02 - 2011/09/06)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/03/15 - 2033/03/15 Webnar para jovens empreendedores no projeto YEP 5.0 - Portugal 2020 com o tema: "Como tirar partido do Marketing Digital". (Outros) Gestiluz Formação e Consultores, Portugal
2022/11/01 - 2022/12/05 Marketing Digital Empresarial Marketing Digital Empresarial (Curso de Especialização Tecnológica) Gestiluz Formação e Consultores, Portugal
2022/02/13 - 2022/12/05 Economia Digital e Comunicação Empresarial Economia Digital e Negócios na Internet para PME (Curso Técnico Superior Profissional) Margem Formação e Consultoria, Portugal
2022/05/16 - 2022/05/30 Introdução ao Marketing Digital - Estratégia Digital para empresas. Introdução ao Marketing Digital (Curso de Especialização Tecnológica) Gestiluz Formação e Consultores, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/03/27 - 2023/03/27 Mesacast Profissão Mundo DEBATE MESACAST - MÊS DAS MULHERES - (SÃO PAULO-JUNDIAÍ-PORTO) PROFISSÃO MUNDO #60
2023/02/24 - 2023/02/24 Podcast Profissão Mundo DESMISTIFICANDO O "ROMANTISMO" DE TRABALHAR EM OUTRO PAÍS