???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Virgínio Sá

Nomes de citação

  • SÁ, Virgínio

Identificadores de autor

Ciência ID
031C-E4B4-E90F
ORCID iD
0000-0002-1941-8664

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
1978 - 2003
Concluído
Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
14
2003
Concluído
Doutoramento em Educação, área de conhecimento de Organização e Administraç (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A pParticipação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma análise sociológica e organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1995
Concluído
Mestrado em Educação, área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica da Escola: O Caso do Director de turma/ Rationalities and Practices in the Pedagogical Administration: The Case of the Director of the Class" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/Very Good
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1991/10/15 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2009/07 - 2009/11 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2003/07 - 2009/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1995/12 - 2003/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1982/09 - 1991/10/15 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Santa Maria Maior- Viana do Castelo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/01/15 - Atual Director of the Department of Social Sciences of Education Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/01/15 - Atual Member of the Council of the Institute of Education Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2018/01/15 - Atual Member of the Scientific Council of the Institute of Education Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/06/15 - 2019/07/15 Director of the Course Commission of Graduation in Education Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Conselho pedagógico Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/07/01 - Atual Member of the Board of Directors of graduation in Education Universidade do Minho, Portugal
2012/09/01 - Atual Member of the RIMEPES (IBERO-AMERICAN NETWOROK OF PROFESSIONAL EDUCATION AND SCHOOL DROPOUT) Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014/02/01 - 2018/01/15 Member of the Interaction Group with Society- Institut of Education/University of Minho Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2011/10/01 - 2012/10/01 Coordinator of the Master on Education Sciences, specialization in Educational Administration Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2012/07/01 Member of the Board of Directors of the Research Centre on Education of the Institut of Education/University of Minho Universidade do Minho, Portugal
2010/01/01 - 2012/06/01 Coordinator of the Research Group "Policies, Governance and Education Administration" Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2010/01/01 - 2012/06/01 Member of the Scientific Council of the Institut of Education/University of Minho Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2007/09/01 Director of the Cabinet on Educational Policies and Organizational Action Universidade do Minho, Portugal
1991/10/01 - 1995/12/01 Assistent Teacher-in-training Universidade do Minho, Portugal
1982/09/01 - 1991/10/01 Teacher of History and Social Siences Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
1990/09/01 - 1994/07/31 Student Association and Schol Organization in Secondary Education
info:eu-repo/grantAgreement/NIH/NATIONAL INSTITUTE ON ALCOHOL ABUSE AND ALCOHOLISM/5F31AA022272-02/US
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2021/07/31 Education3D: Democracy, Inequality, and difference in education
Projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação
Em curso
2016/06 - 2018/06 Educating places: practices, voices and pathways of inclusive education
PTDC/MHC-CED/3775/2014
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2013/09/01 - 2017/07/31 The governance and management of public schools: the principal in action.
PEst-OE/CED/UI1661/2013 do CIEd-UM.
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação
Concluído
2005/09/01 - 2009/06/30 State, Schools and Families: School audiances and regulation of Education.
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Had there been someone to teach me, I would have learned: young people's educational pathways - winding trails, possible futures". 2019.
  2. Rodrigues, Marta; Loureiro, Armando; Costa, Isabel; Sá, Virgínio. "Educação inclusiva: as práticas de Agrupamento de Alunos em percursos de (des)afetação escolar". 2018.
  3. Rodrigues, Marta O.; Loureiro, Armando; Costa, Isabel; Sá, Virgínio. "Preventing school underachievement through ability grouping practices in schools: perspectives from programme local coordinators, teachers and social workers". 2018.
  4. Costa, Isabel; Loureiro, Armando; Sá, Virgínio; Rodrigues, Marta. "Overcoming school underachievement: a view on strategies of “student grouping”". 2018.
  5. João Estanqueiro; SÁ, Virgínio. "Conselho da Comunidade Educativa-Figura de retórica ou retórica de figuras?". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  6. SÁ, Virgínio; Daniela Silva. "A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  7. SÁ, Virgínio; Guilherme Silva. "O Diretor Escolar em Portugal: Esboço de um Perfil". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  8. Edna Martins; SÁ, Virgínio. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho escolar: perspetiva de professores e diretores". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  9. Ana paula Correia; SÁ, Virgínio. "Avaliação de Escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  10. Ana paula Correia; SÁ, Virgínio. "Efeitos da Avaliação de Escolas nos processos de mudança e melhoria das escolas". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas, Braga, 2015.
    Publicado
  11. Sá, Virgínio; Torres, Leonor Lima; Silva, Guilherme Rego da; Silva, Daniela Andrade Vilaverde e. "II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas". 2015.
  12. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: ‘Perfis sociais’ e fabricação de desigualdades no ensino secundário”". Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia, Évora, 2014.
    Publicado
  13. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores". Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, Lisboa, 2014.
    Publicado
  14. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Perfis sociológicos e trajectórias escolares nas fileiras do ensino secundário". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  15. SÁ, Virgínio. "A participação dos pais no projecto político-pedagógico enquanto fator de melhoria da qualidade em educação". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça, 2013.
    Publicado
  16. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; Fátima Antunes. "Competitividade e avaliação : o trabalho de professores e alunos em questão". Trabalho apresentado em VIII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2013.
    Publicado
  17. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Facetas de democratização: públicos, políticas, práticas e percursos escolares". Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça, 2012.
    Publicado
  18. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima; Fátima Antunes. "Os Cursos de Educação e Formação (CEFS) : redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'"". Trabalho apresentado em XVI Conferência de Sociologia de la Educación., Oviedo, 2012.
    Publicado
  19. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Rebeldes do ensino normal: O lado avesso do acesso à educação". Trabalho apresentado em VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Évora/Cáceres, 2010.
    Publicado
  20. SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Fabricar o sucesso escolar: quando o desempenho mascara a desigualdade". Trabalho apresentado em X Congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais, Braga, 2010.
    Publicado
  21. SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Hierarquias de excelência: alguns factores subjacentes à escolha da escola pelos pais". Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança, 2010.
    Publicado
  22. SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Rankings, competição e escolhas na administração da educação: Um olhar desde as escolas.". Trabalho apresentado em IV Congresso luso-brasileiro de política e administração da educação/III Congresso nacional do Forum Português de Administração Educacional, Lisboa, 2010.
    Publicado
  23. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Diversidade de públicos, (des)vantagens em educação e escola para todos". Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre questões curriculares/ V Colóquio luso-brasileiro, Braga, 2010.
    Publicado
  24. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Facetas de democratização: Professores ‘desesperados’ e alunos ‘inferiorizados’. Individualização e descompromisso do estado em Políticas de alargamento de escolarização". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, Barcelona, 2010.
    Publicado
  25. SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "Escolhas e Desvantagens em Educação: Escolas e Famílias em Interacção". Trabalho apresentado em IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxia, Corunha, 2007.
    Publicado
  26. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Notas, Pautas e Vozes: Exames e Regulação da Educação". Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2007.
    Publicado
  27. SÁ, Virgínio. "A Governação Democrática da Escola. Ser ou não Ser Pai Responsável: Diferentes Guiões para o mesmo Papel?". Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2007.
    Publicado
  28. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Profissionalismo docente e participação parental: A problemática do envolvimento dos pais na escola". Trabalho apresentado em V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Edcação, Faro, 2002.
    Publicado
  29. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "As políticas de escolha da escola: Da bondade das intenções à desilusão das realizações, ou talv". Trabalho apresentado em II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Aveiro, 2002.
    Publicado
  30. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (não) participação dos pais na escola: Dos que (não) participam aos que deixaram de participar.". Trabalho apresentado em II Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Braga, 2001.
    Publicado
  31. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Políticas educativas e participação dos pais na escola: Novos direitos ou velhos deveres?". Trabalho apresentado em Iv Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2000.
    Publicado
  32. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Para além dos discursos: A face oculta do director de turma". Trabalho apresentado em III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. SÁ, Virgínio ; Silva, Guilherme. "Política, gestão e democracia no governo das escolas: o caso de um agrupamento escolar no norte de Portugal". Cadernos de Pesquisa 28 1 (2021): 116-142. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Luciana Alaíde Alves Santana; Everson Meireles; Virgínio Sá. "Sucesso educativo de egressos da graduação: uma possibilidade de medida e explicação". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 25 3 (2020): 575-593. https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000300004.
    10.1590/s1414-40772020000300004
  3. Ana Lúcia Vitoriano Lopes; Virgínio Isidro Martins Sá. "Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de programas à CAPES". Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (2020): https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.7007.
    10.29280/rappge.v4i2.7007
  4. Vagna Brito de Lima; Maria Zuleide Da Costa Pereira; Virgínio Isidro Martins de Sá. "O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE (2019): https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91461.
    10.21573/vol35n22019.91461
  5. Virgínio Martins de Sá; Esmeraldina Veloso. "“Turma Alfa”: a dilemática fronteira entre práticas educativas inclusivas e práticas educativas exclusivas". RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 11 1 (2018): 21-21. https://doi.org/10.7203/RASE.11.1.10603.
    10.7203/RASE.11.1.10603
  6. Sá,Virgínio. "Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas". (2018): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300801.
  7. Orlando Filho, Ovidio; Sá, Virgínio Isidro Martins. "Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24 91 (2016): 275-307.
    Publicado • 10.1590/S0104-40362016000200002
  8. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "À recherche d'une autre éducation. Professeurs et élèves en difficulté: voix et récis d'experiences au Portugal.". Éducation et Societés 2 36 (2015): 143-158.
    Publicado • 10.3917/es.036.0143
  9. Ana paula Correia; Isabel Fialho; SÁ, Virgínio. "A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação". Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación 10 (2015): 100-105. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.535.
    Publicado
  10. SÁ, Virgínio. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho docente". Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación 10 (2015): 106-110. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.
    Publicado
  11. De Facto Editores; Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana; Costa, Natália. "Avaliação de escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola". (2015): http://hdl.handle.net/10174/17492.
  12. Fialho, Isabel José; Verdasca, José; Cid, Marília; Favinha, Marília. "A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação". (2014): http://hdl.handle.net/10174/12020.
  13. SÁ, Virgínio; Fátima Antunes. "‘Arguments’ for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents". Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS) 143 (2013): 93-111. http://dx.doi.org/10.5477/cis/reis.143.93.
    Publicado
  14. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima. "«Argumentos» para la elección del centro educativo : un estudio de caso con padres portugueses". (2013): http://hdl.handle.net/1822/25892.
  15. Antunes, F.; Sá, V.. "State, schools and families: School publics and regulation of education | Estado, escolas e famílias: Públicos escolares e regulação da educação". Revista Brasileira de Educacao 15 45 (2010): 468-486. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78651325331&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782010000300006
  16. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. "Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação". (2010): http://hdl.handle.net/1822/16148.
    10.1590/S1413-24782010000300006
  17. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"". Ensaio. Avaliação de Políticas Públicas em Educação 17 62 (2009): 87-108.
    Publicado
  18. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 89 223 (2009): 254-444.
    Publicado
  19. Sá, V.. "School (self)evaluation: "Virtues"and "collateral efects" | A (auto)avaliação das escolas: "Virtudes"e "efeitos colaterais"". Ensaio 17 62 (2009): 87-108. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350241185&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0104-40362009000100005
  20. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "Vias sinuosas da (des)vantagem em educação: Recursos, escolhas e distinções". Tempora 11 (2008): 115-129.
    Publicado
  21. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: A atribuição de professores e turmas". Revista da Educação 16 1 (2008): 43-76.
    Publicado
  22. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. "Públicos e (des)vantagens em educação: Escola e famílias em interacção". Revista Portuguesa de Educação 20 1 (2007): 129-161.
    Publicado
  23. Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Associações de pais e associações de estudantes: amigos, amigos, negócios à parte!". Interacções 2 2 (2006): 244-267. http://hdl.handle.net/10400.15/213.
    Publicado
  24. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "O Director de Turma na escola portuguesa. Da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes". Revista Portuguesa de Educação 9 1 (1996): 139-162.
    Publicado
  25. Domingues, Ivo; Torres, Leonor Lima; Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Leonor Torres; Ivo Domingues. "O associativismo estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos". Inovação 8 1/2 (1995): 123-150. http://hdl.handle.net/1822/17206.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.; Torres, L. T. "Introdução: Diretor, Direção, Equipa de Direção e outras Ambiguidades". In Diretores Escolares em Ação, 8-17. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
    Publicado
  2. SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.; Silva, Guilherme. "A centralidade do(a) diretor(a) e as sua representações sobre o governo das escolas". In Diretores Escolares em Ação, 19-70. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
    Publicado
  3. SÁ, Virgínio. "A diretora em ação: geografias do poder no agrupamento de escolas de Monte Pequeno". In Diretores Escolares em Ação, 125-190. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
    Publicado
  4. Torres, Leonor L.; SÁ, Virgínio ; Lima, Licínio C.. "Conclusão: Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática". In Diretores Escolares em Ação, 283-298. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão, 2020.
    Publicado
  5. Mouraz, Ana; Valadas, Sandra; Pacheco, José Augusto. "Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria". CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2015.
  6. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio. "Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: Histórias em torno do saber e do poder na escola.". In O social e as políticas educacionais na contemporaneidade. Das desigualdades à violência no espaço educacional, 207-246. Campinas, Brasil: Mercado das Letras, 2014.
    Publicado
  7. SÁ, Virgínio. "A Abordagem (Neo)institucional: Ambiente(s), Processos, Estruturas e Poder". In Perspectivas de Análise Organizacional da Escola, 153-194. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2011.
    Publicado
  8. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "Associações de Pais e Associações de Estudantes: articulações débeis e agendas em tensão". In Escolas, Famílias e Lares. Um caleidoscópio de olhares, 231-250. Lisboa, Portugal: Profedições, 2007.
    Publicado
  9. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A abordagem (neo)institucional: Ambiente(s), processos, estruturas e poder". In Compreender a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional, 197-247. Porto, Portugal: Edições ASA, 2006.
    Publicado
  10. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; LICÍNIO C. LIMA. "A participação dos pais na governação democrática das escolas". In Pais e Professores: Um desafio à cooperação, 25-95. Porto, Portugal: Edições ASA, 2002.
    Publicado
  11. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. "A (não) participação dos pais na escola: A eloquência das ausências". In As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico, 69-103. São Paulo, Brasil: Papirus Editora, 2001.
    Publicado
  12. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Ivo Domingues; Leonor Torres. "O associativismo estudantil numa escola secundária". In Por Favor Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária, 113-146. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. SÁ, Virgínio. Diretores Escolares em Ação. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel leão. 2020.
    Publicado • Editor
  2. SÁ, Virgínio; Leonor Torres; Guilherme Silva; Daniela Silva. O Governo das Escolas: Atores Políticas e Práticas. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2015.
Livro
  1. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio. Educação profissional numa escola de geometria variável em Braga-Portugal: Via ‘Menor’ ou ‘Via Crucis’, Tensões e Paradoxos da Democratização. Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). 2017.
  2. Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio; Silva, Guilherme Rego da. O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações de diretores(as). Húmus. 2017.
  3. Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio. Introdução: sobre o governo das escolas. Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). 2017.
  4. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; Fátima Antunes. Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a formação profissional de nível secundário?. Brasília, Brasil: IFB/RIMEPES. 2014.
    Publicado
  5. Sá, Virgínio; Antunes, Fátima; Fátima Antunes. Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores. Campinas, Brasil: Mercado de Letras. 2012.
    Publicado
  6. Sá, Virgínio. A abordagem (neo)institucional: ambiente(s), processos, estruturas e poder. Fundação Manuel Leão. 2011.
  7. Fátima Antunes; SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas concorrenciais na arena educativa. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão. 2010.
    Publicado
  8. Antunes, Fátima; Sá, Virgínio; SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE; Fátima Antunes. Notas, pautas e vozes na escola: exames, rankings e regulação da educação. São Paulo, Brasil: Cortez Editora. 2010.
    Publicado
  9. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. A Participação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma abordagem sociológica e organizacional. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação- Universidade do Minho. 2004.
    Publicado
  10. Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio. A participação dos pais na governação democrática da escola. Edições Asa. 2002.
  11. SÁ, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica: O caso do director de turma. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional- ME. 1997.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. 2017. Lima, Licínio C.; Sá, Virgínio.
  2. Avaliação de Escola: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola. A avaliação de escolas é apresentada ao nível do discurso político normativo e em alguns programas de avaliação, como é o caso em Portugal do modelo de avaliação externa das escolas (AEE), como um processo que promove a eficácia e a melhoria interna da escola. Todavia num contexto onde as politicas nem sempre criam os estímulos e as condições adequadas, a ação organizacional em torno dos processos. 2015. Correia, Ana Paula; Fialho, Isabel; Sá, Virgínio. http://hdl.handle.net/10174/17409.
  3. A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação. Integrada numa investigação mais ampla, com a finalidade de averiguar os efeitos do programa de avaliação externa das escolas (AEE) nas dinâmicas de autoavaliação e nos planos de melhoria da escola, nesta comunicação restringe-se a abordagem e procura-se conhecer como se desenvolve o processo de autoavaliação nas escolas. Os resultados preliminares evidenciam que, nas respostas às prescrições exte. 2015. Correia, Ana Paula; Fialho, Isabel; Sá, Virgínio. http://hdl.handle.net/10174/17345.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Associação Regional de Administração Educacional
2000 - Atual Associação Portuguesa de Socuologia
Atual Forum Português de Administração Educacional
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação