???global.info.a_carregar???
Ana Sofia Ferreira Caseiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação em 2016/07/20 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em 2011/02/16 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação e Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza em 2006/06/27 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação no(a) Associação de Professores de Matemática, Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Co-coordenadora do CIED no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Coordenadora da Linha de Investigação ¿Currículo e Didáticas¿ no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Conselheira do Conselho Técnico-Científico no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Conselheira do Conselho Pedagógico no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Coordenadora do Domínio de Matemática no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação e Membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos no(a) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros. Orientou 5 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 3. Participa e/ou participou como Investigador em 5 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Saúde; Sensores; Ambiente; Escolas; Formação Inicial de Professores; Tecnologias Digitais; Aprendizagem; Cenários de Aprendizagem; Literacia estatística; Aprendizagem da Estatística; Ensino da Estatística; Formação de Professores; co-sensores; Educação ambiental; Ciência cidadã; Flexibilidade de cálculo; Relações numéricas; Fluência de cálculo; Aula exploratória; IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx; sensores; saúde ambiental; crianças; participação; som; temperatura; luz; Visualização espacial; Experiência de ensino; Capacidades; Geometria; Integração curricular; Problemas de saúde ambiental; Formação inicial de docentes; Eco-Sensors4Health; LISBOA-01-0145-FEDER-023235; Eco-sensores; Saúde ambiental; Teses de doutoramento - 2016; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Teachers mathematical knowledge on fractions; Prospective teachers; Sensors; Teacher training; Environmental health; Conhecimento matemático e didático em OTD; Formação inicial de professores; Formação de professores; Conhecimento matemático do professor; Currículo; Statistical thinking; Pre-service teacher education; Information technologies; Communication technologies; Integrated curriculum approach; Learning scenarios; Pensamento estatístico; Tecnologias de informação; Tecnologias de comunicação; Teacher' knowledge; Tarefas matemáticas; Práticas letivas; Conhecimento estatístico; Conhecimento pedagógico; Educação estatística; Estatística; Organização e tratamento de dados; 1.º ciclo do ensino básico; Conhecimento matemático; Formação inicial de educadores; Formação docente; Tecnologias da informação; Som; Qualidade do ar; Teacher education; Sound; Air quality.; cálculo aditivo; flexibilidade de cálculo; cálculo mental; sentido de número; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Ferreira Caseiro

Nomes de citação

  • Caseiro, Ana
  • Caseiro, A.
  • Ana Caseiro
  • Caseiro

Identificadores de autor

Ciência ID
0414-6870-AAC4
ORCID iD
0000-0003-4352-7614

Endereços de correio eletrónico

  • anac@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2023
Concluído
Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
19 valores
2022
Concluído
Futuros professores dos primeiros anos e o uso de recursos tecnológicos no ensino da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
2016/07/20
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2011/02/16
Concluído
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
18
2006/06/27
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Co-coordenadora do CIED Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Coordenadora da Linha de Investigação “Currículo e Didáticas” Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Conselheira do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Conselheira do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão Editorial da Revista "Da Investigação às Práticas" (CIED) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Coordenadora do Domínio de Matemática Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do CIED Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021 Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2020 Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2019 Membro do Gabinete de Gestão da Qualidade da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2018 Conselheira do departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2010 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação Associação de Professores de Matemática, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Docência no Ensino não superior Externato As Descobertas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/05 - Atual Projeto AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.Maps
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022/09/05 - Atual AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx/
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022 - 2023 Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.maps
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - 2023 Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º ciclo (CAI1Ciclo)
CAI1Ciclo
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Em curso
2018 - 2020 O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa.
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2018 - 2020 A estruturação no pensamento matemático
ESELX/IPL-CIED/2018/A31
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2017/10/12 - 2019/10/11 Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/01/01 - 2019/04/30 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/10/12 - 2019/04/13 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/03/15 - 2015/09/14 Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Caseiro, Ana; Ricardo Machado. "A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019.
    Publicado
  2. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
  3. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "Teachers’ actions in classroom and the development of the quantitative reasoning". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
  4. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2019.
  5. Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria De Lurdes; Caseiro, Ana. "Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018, 2018.
  6. Loução, Maria Alexandra; Caseiro, Ana. "O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano". 2018.
  7. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018, 2018.
  8. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
  9. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
  10. Caseiro, Ana; Maria João Silva; Bianor Valente; Alexandra Souza. "As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Trabalho apresentado em III Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 2018.
  11. Caseiro, Ana; Maria João Silva; Margarida Rodrigues. "O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
  12. Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina; Caseiro, Ana. "A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
  13. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas". Trabalho apresentado em International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education, 2015.
  14. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Elementary teacher practice in project work involving statistics". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Research in Mathematics Education, 2015.
  15. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2014.
  16. Ribeiro, Carlos Miguel; Jakobsen, Arne; Caseiro, Ana. "Accessing prospective early years’ teachers’ knowledge on fractions in order to design tasks for developing teachers’ MKT". Trabalho apresentado em Southern African Association for Research in Mathematics, Science and Technology Education,, 2013.
  17. Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana. "Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training". 2013.
  18. Caseiro, Ana; Monteiro, Cecília. "Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística". Trabalho apresentado em I Encontro de Mestrados de Educação, 2013.
  19. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.
  20. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Primary School Teachers’ practices in statistical investigation tasks". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2013.
  21. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, 2013.
  22. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino". Trabalho apresentado em I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa, 2013.
  23. Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana; Ribeiro, C. Miguel. "Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  24. Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; et al. "Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores: descrição de um projeto". 2012.
  25. Caseiro, Ana. "Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares". Trabalho apresentado em Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation, 2012.
  26. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2012.
  27. Caseiro, Ana; Carlos Miguel Ribeiro. "Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2012.
  28. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo.". Trabalho apresentado em III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
  29. Caseiro, Ana; Carlos Miguel Ribeiro. "Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos – contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar.". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  30. Carlos Miguel Ribeiro; Caseiro, Ana; Helena Gomes; Fernando Martins; Hélia Pinto; Alexandra Gomes. "Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria – potencialidades para a formação". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  31. Lurdes Serrazina; Barbosa, A; Caseiro, Ana; Cecília Monteiro; Cristina Loureiro; Graciosa Veloso; Isabel Vale; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  32. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  33. Lurdes Serrazina; Barbosa, A; Caseiro, Ana; Ribeiro, A; Cecília Monteiro; Cristina Loureiro; Fernandes, F; et al. "O conhecimento matemático dos futuros docentes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação. XXIII". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  34. Caseiro, Ana. "Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
  35. Caseiro, Ana. "O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística". Trabalho apresentado em XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010.
Artigo em revista
  1. Ana Caseiro; Ricardo Machado. "Medidas de tendência central de um conjunto de dados: Conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 2 15 (2022): 125-131.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Silva, Maria João; Valente, Bianor; Caseiro, Ana; Silva,Maria João; Valente,Bianor; Caseiro,Ana. "Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas". Da Investigação às Práticas 9 1 (2019): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/170.
    Publicado • 10.25757/invep.v9i1.170
  3. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/8646.
  4. Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João. "Prospective teachers' statistical thinking in technology enhanced inquiry in the context of an integrated approach". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/8170.
  5. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11893.
  6. Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/4222.
  7. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/3528.
  8. Ana Caseiro. "Materiais para a aula de Matemática – As sandes". Educação e Matemática (2012):
    Publicado
  9. Ana Caseiro; Hélia Jacinto. "Da investigação à prática - Uma nova secção: porquê e para quê". Educação e Matemática (2012):
  10. Ana Caseiro. "Magia em Matemática". Educação e Matemática (2011):
  11. Ana Caseiro. "A álgebra dos sapos". Educação e Matemática (2011):
  12. Ana Caseiro. "Qual é o maior produto?,". Educação e Matemática (2010):
Capítulo de livro
  1. Ana Caseiro; Silva, Maria Joao; Estrela, Antónia. "Aprendizagem móvel e corporizada: Sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar.". In Práticas de Integração Curricular no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, 27-59. Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João; Almeida, António; Loução, Alexandra; Monteiro, Sara. "Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2019.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.004
  3. Silva, Maria Joao; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259658
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Ana Sofia Ferreira Caseiro, 1984-. "Conhecimento e práticas de professores em educação estatística : três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24859.
  2. Caseiro, Ana. "Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/107.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística
(Espanha)
2019 Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2019 The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
2018 A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018
2018 As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico III Encontro de Investigação e Práticas em Educação
2018 Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano Encontro de Investigação em Educação Matemática
2018 O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano
2018 O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2017 A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática
2017 O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática
2015 Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education
2015 Elementary teacher practice in project work involving statistics 9th Congress of European Research in Mathematics Education
2015 Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1.º ciclo XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2015 Investigando o recreio… Uma oportunidade para articular a Matemática e o Estudo do Meio XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2015 Biodiversidade e Matemática 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
2014 Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo Encontro de Investigação em Educação Matemática
2014 Projetos com Estatística – trabalhos de alunos do 1.º ciclo . XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2014 “-Estatística?! É tabelas e gráficos!” Será? 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
2014 Quando um gráfico com barras afinal não é um gráfico de barras – representações realizadas por alunos do 1.º ciclo XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2013 Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística I Encontro de Mestrados de Educação
2013 Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2013 Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
2013 O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa
2013 Primary School Teachers¿ practices in statistical investigation tasks 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
2013 Subtraindo com significação – discutindo aspetos do conhecimento do professor. ProfMat 2013 ProfMat 2013
2013 Quando o que parece mais elementar é, afinal, o mais problemático – discutindo alguns aspetos do conhecimento do professor em OTD ProfMat 2013
2013 Statistical Knowledge and Teaching Practices of Elementary School Teachers in the context of Collaborative Work 8th Congress of European Research in Mathematics Education
2012 Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria ¿ potencialidades para a formação III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
2012 Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2012 Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2012 Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa
2012 Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos ¿ contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar. Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation
2012 Statistical knowledge and teaching practices of elementary school teachers in the context of collaborative work. Sixth Yerme Summer School
2012 Conhecimento de futuros professores na imersão na prática – o caso dos volumes e capacidades . III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho. ProfMat 2012
2012 Interpretando a representação parte-todo: o papel da unidade ProfMat 2012
2012 Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho ProfMat 2012
2012 Análise de gráficos e tabelas: Um princípio, um fim ou nenhum? Encontro Nacional dos Primeiros Anos
2012 Como pensaste? Encontro Nacional dos Primeiros Anos
2011 Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2010 O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
2010 Sapos e Álgebra ProfMat 2010
2010 22 Mágico
2009 Tenta-estima-tenta ProfMat 2009

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de Ensino Aprendizagem nas duas áreas?
Coorientador
2019 - 2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 O contributo da aprendizagem cooperativa na formação de alunos matematicamente competentes
Coorientador
2012 - 2012 A importância do cálculo mental para o desenvolvimento do sentido do número e diferentes formas para uma sua abordagem
Coorientador

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimento
Arguente principal
Cristiana Isabel Matos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Mariana Malho Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI
Presidente do júri
Ana Catarina Pedro Carvalho (Mestrado)
2020 A Metodologia de trabalho de projeto potencia a autonomia?
Presidente do júri
Cátia Alexandra Simões de Oliveira Carapeto (Mestrado)
2020 As representações das crianças acerca da Metodologia de Trabalho de Projeto e Instrumentos de Pilotagem no Modelo da Escola Moderna
Presidente do júri
Sónia Isabel Canelas Vitorino (Mestrado)
2020 Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
Ruben José Afonso Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Presidente do júri
MÓNICA LUÍSA FERREIRA VARANDAS REIS (Mestrado)
2019 O ambiente educativo numa sala de jardim de infância: perceções e explorações das crianças
Presidente do júri
RAQUEL DE AZEVEDO MARTINS MONSANTO JANEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com ecosensores no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
TELMO JOSÉ DE SOUSA FERNANDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
Orientador
André Pereira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola
Presidente do júri
LAURA MÓNICA BRAZÃO SOARES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano
Arguente principal
Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
SANDRA FILIPA COSTA PEREIRA. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
Maria Alexandra Caridade Loução (Mestrado)
2017 A flexibilidade de cálculo aditivo
Arguente principal
Sara Filipa Alves Pereira e Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
Bernadete Marçal Carvalho Neves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2009 Bolsa de Mérito enquanto estudante do curso de Mestrado em Educação Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal