Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Sofia Ferreira Caseiro
Nomes de citação
- Caseiro, Ana
- Caseiro, A.
- Ana Caseiro
- Caseiro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0414-6870-AAC4
- ORCID iD
- 0000-0003-4352-7614
Endereços de correio eletrónico
- anac@eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2023
Concluído
|
Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
|
19 valores |
2022
Concluído
|
Futuros professores dos primeiros anos e o uso de recursos tecnológicos no ensino da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
|
2016/07/20
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2011/02/16
Concluído
|
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 |
2006/06/27
Concluído
|
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2016/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Co-coordenadora do CIED | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Coordenadora da Linha de Investigação “Currículo e Didáticas” | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Conselheira do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Conselheira do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Membro da Comissão Editorial da Revista "Da Investigação às Práticas" (CIED) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Coordenadora do Domínio de Matemática | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica do CIED | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2021 | Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2020 | Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2019 | Membro do Gabinete de Gestão da Qualidade da Escola Superior de Educação de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2018 | Conselheira do departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2010 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2006/09/01 - 2007/08/31 | Docência no Ensino não superior | Externato As Descobertas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/05 - Atual | Projeto AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.Maps
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022/09/05 - Atual | AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
IPL/2022/AE.Maps_ESELx/
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022 - 2023 | Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.maps
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
|
2021 - 2023 | Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º ciclo (CAI1Ciclo)
CAI1Ciclo
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2020 | O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior
de Educação de Lisboa.
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2020 | A estruturação no pensamento matemático
ESELX/IPL-CIED/2018/A31
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/10/11 | Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/04/13 | Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística
(Espanha)
|
2019 | Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2019 | The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education |
2018 | A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018 |
2018 | As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | III Encontro de Investigação e Práticas em Educação |
2018 | Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano | Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2018 | O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano | |
2018 | O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2017 | A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo | VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática |
2017 | O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos | VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática |
2015 | Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas | International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education |
2015 | Elementary teacher practice in project work involving statistics | 9th Congress of European Research in Mathematics Education |
2015 | Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1.º ciclo | XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2015 | Investigando o recreio… Uma oportunidade para articular a Matemática e o Estudo do Meio | XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2015 | Biodiversidade e Matemática | 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais |
2014 | Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo | Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2014 | Projetos com Estatística – trabalhos de alunos do 1.º ciclo | . XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2014 | “-Estatística?! É tabelas e gráficos!” Será? | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais |
2014 | Quando um gráfico com barras afinal não é um gráfico de barras – representações realizadas por alunos do 1.º ciclo | XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2013 | Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística | I Encontro de Mestrados de Educação |
2013 | Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2013 | Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional | XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education |
2013 | O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino | I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa |
2013 | Primary School Teachers¿ practices in statistical investigation tasks | 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education |
2013 | Subtraindo com significação – discutindo aspetos do conhecimento do professor. ProfMat 2013 | ProfMat 2013 |
2013 | Quando o que parece mais elementar é, afinal, o mais problemático – discutindo alguns aspetos do conhecimento do professor em OTD | ProfMat 2013 |
2013 | Statistical Knowledge and Teaching Practices of Elementary School Teachers in the context of Collaborative Work | 8th Congress of European Research in Mathematics Education |
2012 | Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria ¿ potencialidades para a formação | III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD | III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação |
2012 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo. | III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2012 | Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2012 | Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa |
2012 | Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos ¿ contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar. | Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares | Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation |
2012 | Statistical knowledge and teaching practices of elementary school teachers in the context of collaborative work. | Sixth Yerme Summer School |
2012 | Conhecimento de futuros professores na imersão na prática – o caso dos volumes e capacidades | . III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho. | ProfMat 2012 |
2012 | Interpretando a representação parte-todo: o papel da unidade | ProfMat 2012 |
2012 | Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho | ProfMat 2012 |
2012 | Análise de gráficos e tabelas: Um princípio, um fim ou nenhum? | Encontro Nacional dos Primeiros Anos |
2012 | Como pensaste? | Encontro Nacional dos Primeiros Anos |
2011 | Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2010 | O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística | XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2010 | Sapos e Álgebra | ProfMat 2010 |
2010 | 22 Mágico | |
2009 | Tenta-estima-tenta | ProfMat 2009 |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de Ensino Aprendizagem
nas duas áreas?
Coorientador
|
|
2019 - 2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular
entre matemática e educação física
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo da aprendizagem cooperativa na formação de alunos matematicamente competentes
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | A importância do cálculo mental para o desenvolvimento do sentido do número e diferentes formas para uma sua abordagem
Coorientador
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimento
Arguente principal
|
Cristiana Isabel Matos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Mariana Malho Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI
Presidente do júri
|
Ana Catarina Pedro Carvalho (Mestrado) |
2020 | A Metodologia de trabalho de projeto potencia a autonomia?
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Simões de Oliveira Carapeto (Mestrado) |
2020 | As representações das crianças acerca da Metodologia de Trabalho de Projeto e Instrumentos de Pilotagem no Modelo da Escola
Moderna
Presidente do júri
|
Sónia Isabel Canelas Vitorino (Mestrado) |
2020 | Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
|
Ruben José Afonso Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
MÓNICA LUÍSA FERREIRA VARANDAS REIS (Mestrado) |
2019 | O ambiente educativo numa sala de jardim de infância: perceções e explorações das crianças
Presidente do júri
|
RAQUEL DE AZEVEDO MARTINS MONSANTO JANEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com ecosensores no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
TELMO JOSÉ DE SOUSA FERNANDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
|
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular
entre matemática e educação física
Orientador
|
André Pereira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente
saudáveis na escola
Presidente do júri
|
LAURA MÓNICA BRAZÃO SOARES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano
Arguente principal
|
Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
SANDRA FILIPA COSTA PEREIRA. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
|
Maria Alexandra Caridade Loução (Mestrado) |
2017 | A flexibilidade de cálculo aditivo
Arguente principal
|
Sara Filipa Alves Pereira e Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
|
Bernadete Marçal Carvalho Neves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Distinções
Prémio
2009 | Bolsa de Mérito enquanto estudante do curso de Mestrado em Educação Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|