???global.info.a_carregar???
Ema Patrícia de Lima Oliveira completed her PhD in Psychology (specialisation in Educational Psychology) in 2007 at the University of Minho and her degree in Psychology (specialisation in Educational Psychology) in 1999, also at the University of Minho. She is Assistant Professor in the Department of Psychology and Education at the University of Beira Interior and researcher in the Centre for Research in Education and Psychology (CIEP) at the University of Évora. She was a founding member and president of the National Association for the Study and Intervention in Giftedness (ANEIS) and a member of the General Comittee of the European Council for High Ability (ECHA). She has published several articles in specialised journals, book chapters and books, on topics such as well-being, creativity, giftedness, expertise and students adaptation to higher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ema Patrícia de Lima Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Ema Patrícia
  • Oliveira, E. P.
  • Oliveira, Ema P.
  • Oliveira, E.

Identificadores de autor

Ciência ID
0910-B8EE-A6F6
ORCID iD
0000-0003-3341-1757
Formação
Grau Classificação
2019/09
Concluído
Funcionamento Psicológico Positivo em estudantes do Ensino Superior (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1999
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2020/10 Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2008 - 2015 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2007 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2000 - 2003 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/10/01 - 2003/12/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Psiquilíbrios, Portugal
Psiquilíbrios, Portugal
1999 - 2003 Técnico Superior (Técnico Superior) Psicentro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2017 Conselho de Faculdade Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2015 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2013 - 2015 Direção de Curso do Mestrado em Educação Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2013 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002 - 2003 Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa
-
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
1999 - 2001 Adaptação e aferição para a população portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III
PRAXIS/PCSH/PSI/91/96
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
1998 - 1999 Construção e validação de instrumentos de identificação e caracterização de alunos sobredotados
53/98
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01/02 - Atual Validação da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo e da Kessler Psychological Distress Scale para os adolescentes portugueses
-
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Em curso
2021 - Atual Paixão pelo curso, saúde mental e desempenho académico em estudantes do ensino superior
n/a
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2018 Adaptação e validação para a população portuguesa da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo – Versão Adultos
-
Investigador responsável
Concluído
2011 - 2012 Projeto “Febes”: Projeto de investigação-ação no âmbito da identificação e atendimento de alunos com altas habilidades e talentos
n/a
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2009 PISTA: Projecto de Investigação-acção na Sobredotação e no Talento em Alunos do 1º Ciclo
-
Investigador responsável
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
Rotary Clube do Porto
Concluído
2001 - 2001 Validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)
-
Outra
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2001 Adaptação da Escala de Competências Cognitivas (ECCOs) para crianças entre os 4 e os 7 anos
-
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, A. C., Silva, C. M., Oliveira, E. P., Guimarães, C., & Ramos, L.. "Regulação emocional em estudantes do ensino superior: Influência dos estilos parentais percebidos". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  2. Silva, G. & Oliveira, E. P.. "Criatividade, emoções de realização e desempenho académico: Diferenças e relações em estudantes do ensino regular e artístico". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
  3. Brito, I. A., Oliveira, E., & Ramos, L.. "What if we trust? A multi-level literature review approach to trust, focusing on students-teacher trust and its relation with school identification". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN21), 2021.
  4. Brito, I,; Oliveira, E. P.; Ramos, L.. "Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification". Trabalho apresentado em The European Conference on Education (ECE2021), Londres, 2021.
  5. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E. P.; Mendes, S., Travassos, B., & Oliveira, E. P.. "Establishing "excellence" in the Portuguese football referee". Trabalho apresentado em International Congress CIDESD 2019, 2019.
    10.6063/motricidade.16967
  6. Barros, L. D. O., & Oliveira, E. P.. "Promoção da criatividade como competência transversal no ensino superior". Trabalho apresentado em III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação “Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?”, 2019.
  7. Pereira, V.; Oliveira, E.. "The use of facebook in the teaching / learning process and its influence on engagement and academic performance". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2018.
    10.21125/inted.2018.1050
  8. Azevedo, J.; Oliveira, E.; Beites, P.. "How do Mathematics teachers in higher education look at e-assessment with multiple-choice questions". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017.
    10.5220/0006324801370145
  9. Monteiro, J. P.; Costa, J. J. ; Oliveira, E. P.; Matos, A. P.; Pereira, M. M.; Miranda, A. B.. "Desempenho escolar em disciplinas de Desenho Assistido por Computador tridimensional e sua relação com capacidades de raciocínio e o número de faltas". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES 2017, 2017.
  10. Ramôa, M., & Oliveira, E. P.. "Perceções dos professores sobre as medidas educativas especiais de apoio aos alunos sobredotados". Trabalho apresentado em XII Congresso Galego-Português Psicopedagogia, Braga, 2013.
  11. Afonso, T., & Oliveira, E. P.. "Adaptação académica e identidade vocacional em estudantes do 1º ano do Ensino Superior". Trabalho apresentado em II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Évora, 2013.
  12. Menaia, C.; Oliveira, E. P.. "Os Cursos de Especialização Tecnológica na proficiência da Empregabilidade: O caso da AFTEBI". Trabalho apresentado em II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, 2011.
  13. Pessoa, P. F. E.; Oliveira, E. P.. "Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no Ensino Superior: Despiste com estudantes da Universidade da Beira Interior". Trabalho apresentado em Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e práticas", 2010.
  14. Oliveira, E. P., & Almeida, L. S.. "Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students". Trabalho apresentado em Conference Report COST Strategic Workshop “Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap”, Bruxelas, 2007.
  15. Oliveira, E. P., Baptista, C., Fernandes, H., & Pessoa, P.. "Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAS/T): Seu uso pelos professores junto de alunos com altas habilidades". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2007.
  16. Oliveira, E. P., Conde, S., Pessoa, P. E., Batista, C. J., & Fernandes, H.; Oliveira, E. P., Almeida, L. S., Primi, R., Conde, S., & Vilar, S.. "Testes de Pensamento Criativo de Torrance: Contributos para a sua aferição". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional sobre “Avaliação Psicológica: Formas e contextos”, 2006.
  17. Almeida, L. S., Santos, C., Oliveira, E. P., & Cruz, C.. "Escala de Despiste de Alunos com Altas Habilidades e Talentos: Estudo com professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 1999.
Artigo em revista
  1. Monteiro, J. M. M. C. P.; Costa, J. J. M.; Oliveira, E. P.; Matos, A. P.; Pereira, M. M.; Miranda, A. B.. "Desempenho em disciplinas de CAD 3D: Associação com níveis de raciocínio e faltas. Que satisfação em contexto de pré e pós-pandemia?". Contribuciones a Las Ciencias Sociales 17 5 (2024): e6706. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.5-063.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E. P.. "The impact of training on football refereeing performance". Cuadernos de Psicologia del Deporte 21 1 (2021): 43-59. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100742568&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/CPD.412281
  3. Mendes, S.; Oliveira, E.P.; Monteiro, D.; Travassos, B.. "The Portuguese referee performance model". International Journal of Sports Science and Coaching 16 5 (2021): 1117-1125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104330119&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/17479541211006321
  4. Oliveira, E. P.; Levindo, A. S.. "Bem-estar subjetivo e funcionamento psicológico positivo ao longo dos primeiros anos do ensino superior". Educação: Teoria e Prática 30 63 (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14705.
    10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14705
  5. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E. P.. "Career development and perception of factors to the excellence of the football referee in Portugal". Retos 37 (2020): 694-701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078771169&partnerID=MN8TOARS.
  6. Azevedo, J. M.; Oliveira, E.; Beites, P. D.. "Using Learning Analytics to evaluate the quality of multiple-choice questions: a perspective with Classical Test Theory and Item Response Theory". International Journal of Information and Learning Technology 36 4 (2019): 322-341. http://hdl.handle.net/10400.6/9146.
    10.1108/IJILT-02-2019-0023
  7. Oliveira, E. P.; Merino, M. D.; Privado, J.; Almeida, L. S.. "Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 48 3 (2018): 151-162. http://hdl.handle.net/10400.6/10464.
    10.21865/RIDEP48.3.13
  8. Oliveira, E.; Merino, M. D.; Privado, J.; Almeida, L. S.. "Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 7 (2017): 92-96. http://hdl.handle.net/10400.6/10463.
    10.17979/reipe.2017.0.07.2733
  9. Osório, A.; Oliveira, E. P.; Rocha, A.; Melo, A. S.. "Projeto PISTA: Contributos para a identificação e caracterização da sobredotação num grupo de risco". Sobredotação 12 (2011): 131-151.
  10. Barros, D. P.; Primi, R.; Miguel, F. K.; Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.. "Metaphor creation: A measure of creativity or intelligence?". European Journal of Education and Psychology 3 1 (2010): 103-115. http://hdl.handle.net/1822/12919.
    10.1989/ejep.v3i1.49
  11. Almeida, L., & Oliveira, E.. "Los alumnos con características de sobredotación: La situación actual en Portugal". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP) 33 1 (2010): 85-95.
  12. Oliveira, E. P.; Almeida, S.. "Representações e práticas de professores e psicólogos no apoio aos alunos com características de sobredotação". Sobredotação 11 (2010): 127-139.
  13. Oliveira, E.; Almeida, L.; Ferrándiz, C.; Ferrando, M.; Sainz, M.; Prieto, M.D.. "Torrance tests of creative Thinking (TTCT): Elements for construct validity in portuguese adolescents,Tests de pensamiento creativo de Torrance (TTCT): Elementos para la validez de constructo en adolescentes portugueses". Psicothema 21 4 (2009): 562-567. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350655397&partnerID=MN8TOARS.
  14. Almeida, L. S.; Prieto, L. P.; Ferrando, M.; Oliveira, E. P.; Ferrándiz, C.. "Torrance Test of Creative Thinking: The question of its construct validity". Thinking Skills and Creativity 3 1 (2008): 53-58. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2008.03.003.
    10.1016/j.tsc.2008.03.003
  15. Almeida, L. S.; Candeias, A.; Primi, R.; Ramos, C.; Rodrigues, A. P.; Coelho, H.; Dias, J.; Miranda, L.; Oliveira, E. P.. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5/6): Estudo nacional de validação e aferição". Revista Psicologia e Educação 2 1 (2003): 7-17.
  16. Almeida, L. S.; Pereira, M. A.; Miranda, L.; Oliveira, E. P.. "A investigação na área da sobredotação em Portugal: Projectos e resultados". Sobredotação 4 1 (2003): 7-27.
  17. Oliveira, E. P.; Guimarães, C.. "Campo de férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação…”: Um programa de enriquecimento com alunos sobredotados e talentosos". Sobredotação 4 2 (2003): 123-135.
  18. Oliveira, E. P.. "Entrevista ao Prof. Joseph Renzulli". Sobredotação 4 1 (2003): 169-175.
  19. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.; Silva, M.; Oliveira, C.. "O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste". Inovação 15 (2002): 163-179. http://hdl.handle.net/1822/13243.
  20. Oliveira, E. P.. "Desenvolvimento sócio-emocional de alunos sobredotados: Risco e resiliência". Sobredotação 3 1 (2002): 151-166.
  21. Sousa, A.; Ramos, C.; Santos, L.; Correia, L. V.; Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.. "Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPR5/6): Contributos para a sua validação e aferição". Sobredotação 3 2 (2002): 231-244.
  22. Oliveira, E.; Palhares, C.. "Entrevista com Prof. Doutor Javier Tourón". Sobredotação 3 1 (2002): 169-174.
  23. Oliveira, E. P.. "Entrevista com Franz Mönks". Sobredotação 3 2 (2002): 247-252.
  24. Almeida, L. S.; Silva, E.; Oliveira, E. P.; Palhares, C.; Melo, A. S.; Rodrigues, A.. "Conhecimentos e percepções dos professores na área da sobredotação". Sobredotação 2 2 (2001): 139-153.
  25. Almeida, L .S.; Oliveira, E. P.; Silva, M. E.; Oliveira, C. G.. "O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação". Sobredotação 1 1, 2 (2000): 83-98.
  26. Palhares, C.; Oliveira, E. P.; Melo, A. S.. "ANEIS: Programas de enriquecimento". Sobredotação 1 1, 2 (2000): 191-202.
Capítulo de livro
  1. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.; Merino, M. D.; Privado, J.. "Funcionamento psicológico positivo: Proposta de avaliação e implicações para o contexto escolar". In Intervenções em psicologia positiva no contexto escolar e educacional, editado por Reppold, C. T.; Hutz, C. S., 127-142. Brasil: Vetor, 2021.
  2. Almeida, L. S.; Wechsler, S. M.; Oliveira, E. P.; Cruz, J. F. A.. "Psicologia Positiva: Um olhar enriquecido da sobredotação e excelência". In Psicologia positiva: Educação, saúde e trabalho, editado por Reppold, C. T.; Almeida, L. S., 171-188. Portugal: Cerpsi, 2019.
  3. Azevedo, J.; Oliveira, E. P.; Beites, P. D.. "E-Assessment Multiple-Choice Questions: A Literature Review". In Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, editado por Azevedo, A.; Azevedo, J., 1-27. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
  4. Azevedo, J.; Beites, P. D.; Oliveira, E.. "Evaluating e-assessment: A practical application using statistical methods". In Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, 68-100. IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch004
  5. Oliveira, E. P.; Ramôa, M.. "Escola inclusiva e sobredotação". In Currículo e cidadania: Contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado, editado por Branco, M. L.; Domingues, J. A., 135-148. Brasil: Dialogarts, 2015.
  6. Bahia, S.; Oliveira, E. P.. "Diferenças individuais e necessidades de aprendizagem". In Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação, editado por Veiga, F. H., 583-631. Portugal: Climepsi, 2013.
  7. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.. "Aceleração escolar em Portugal: Relatos de insatisfação e crítica pelos pais". In Superdotados: Trajetórias de desenvolvimento e realizações, 207-218. Brasil: Juruá, 2013.
    Publicado
  8. Oliveira, Ema Patrícia; Simões, M. R.; Seabra-Santos, M. J.; Albuquerque, C. P.; Pereira, M. A.; Almeida, Leandro da Silva ; Ferreira, C.; et al. "Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças: Terceira Edição (WISC-III)". In Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, editado por Gonçalves, M. M.; Simões, M. R.; Almeida, Leandro da Silva ; Machado, C., 221-252. Portugal: Quarteto, 2003.
  9. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.. "Os professores na identificação dos alunos sobredotados". In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, editado por Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva ; Melo, A. S., 43-53. Portugal: ANEIS, 2000.
  10. Oliveira, E. P.; Melo, A. S.; Caires, S.; Mendonça, A.. "ANEIS: Um percurso implementado". In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, editado por Almeida, Leandro da Silva ; Oliveira, Ema P.; Melo, A. S., 160-166. Portugal: ANEIS, 2000.
Livro
  1. Rocha, A.; Almeida, A. I. S.; Palhares, C.; Oliveira, E. P.; Fonseca, H.; Almeida, L. S.; Miranda, L.; Pereira, M.; Bahia, S.. Guia para professores e educadores – Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. ANEIS. 2017.
  2. Almeida, L. S.; Fleith, D. S.; Oliveira, E. P.. Sobredotação: Respostas educativas. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC. 2013.
  3. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.; Melo, A. S.. Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio. Braga, Portugal. 2000.
Resumo em conferência
  1. Ramalho, R. B.; Guimarães, S. C.; Oliveira, Ema P.; Dias, M.; Silva, C.; Ramos, L.. Autor correspondente: Ramalho, R. B.. "A relação entre satisfação com a vida e emoções em adolescentes portugueses". Trabalho apresentado em 2as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde, 2023.
  2. Cruz, M.; Silva, C. M.; Ramos, L.; Oliveira, Ema Patrícia; Sandra Carina Guimarães. "Passion and academic performance in higher education students". Trabalho apresentado em Current Affairs and Perspectives in Psychological Research, 2022.
  3. Guedes, F.; Guimarães C.; Ramos, L.; Silva, C.; Oliveira, Ema Patrícia; Afonso, R. M.. "Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the Portuguese version". Trabalho apresentado em 2nd International Conference of Applied Psychology "Current Affairs and Perspectives in Psychological Research”, 2022.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.7360666
  4. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.. "Funcionamento psicológico positivo dos estudantes ao longo do 1º semestre do ensino superior". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
  5. Mendes, S.; Oliveira, E. P.; Travassos, B.. "Excelência na arbitragem de futebol: Uma revisão da literatura". Trabalho apresentado em . XIII Congresso Internacional ANEIS 2018 “Altas Capacidades, talento e alto rendimento”, Braga, 2018.
  6. Oliveira, E. P.. "Sobredotação, excelência e bem-estar.". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional ANEIS 2018 “Altas capacidades, talento e alto rendimento”, Braga, 2018.
  7. Oliveira, E. P.. "Excelência em diferentes domínios de desempenho: Fatores pessoais e contextuais associados". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional “ANEIS 2018: Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento”, Braga, 2018.
  8. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.; Cruz, J. F.. "Criatividade e perfeccionismo no Ensino Superior". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, Braga, 2015.
  9. Oliveira, E. P.. "Processos cognitivos associados à criatividade: Análise e reflexão sobre a literatura". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, Braga, 2014.
  10. Oliveira, E. P.. "Práticas de aceleração académica no apoio aos alunos sobredotados". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa”, Braga, 2014.
  11. Oliveira, E. P.; Ramôa, M.. "Representações dos professores sobre o impacto de medidas de aceleração académica em Portugal". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa”, Braga, 2014.
  12. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.. "A entrada antecipada e o salto de classe junto de alunos excepcionalmente precoces: Efeitos no auto-conceito e no rendimento académico". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2011 “Sobredotação e talento: Atenção da escola à diversidade”, Braga, 2011.
  13. Osório, A.; Oliveira, E. P.; Rocha, A.. "PISTA: Projecto de Investigação-acção na Sobredotação e no Talento: Contributos para a identificação e caracterização da sobredotação e do talento no 1º CEB". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2011 “Sobredotação e talento: Atenção da escola à diversidade", Braga, 2011.
  14. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.; Gonçalves, P.. "Expectativas e perfis de estudantes no Ensino Superior: Construção de um questionário de identificação". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2011.
  15. Gonçalves, P.; Almeida, L. S.; Alves, A. F.; Oliveira, E. P.. "Os novos públicos no ensino superior: Vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, Corunha, 2011.
  16. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.. "O atendimento educativo junto das crianças excepcionalmente precoces: Efeitos da entrada antecipada e do salto de classe no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2011.
  17. Osório, A.; Rocha, A.; Oliveira, E. P.. "Caracterização de um grupo de alunos do 1º C.E.B. com características de sobredotação e talento". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha, 2011.
  18. Oliveira, E. P.; Almeida, L. S.. "Fluência, Flexibilidade, Originalidade e Elaboração: Como se diferenciam no TTCT?". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica e XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e contextos”, Lisboa, 2011.
  19. Oliveira, E. P.. "O apoio aos alunos com características de sobredotação em Portugal: Contributos da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)". Trabalho apresentado em In M. F. Costa (Ed.), 2nd International Conference Excellence: Education & Human Development, Braga, 2010.
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Ema P.. "Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7081.

Outros

Outra produção
  1. Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAST). Instrumento de avaliação psicológica.. 2002. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.; Melo, A. S..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/18 "Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar XII CICTED – Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento
Universidade de Taubaté (Unitau), Brasil (Brasil)
2023/10/16 Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior. Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
(Portugal)
2023 A relação entre satisfação com a vida e emoções em adolescentes portugueses. 2.as Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade da Beira Interior
2022 The role of achievement goals on flow in music students IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”
2022 Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the portuguese version 2nd International Conference of Applied Psychology
Moldova State University
2022 Paixão e regulação emocional: Qual a relação? I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
2022 Estilos educativos parentais e regulação emocional em estudantes do ensino superior I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
2022 Trusting and belonging: let’s play? An empirical case research throughout adolescence 10th European Conference on Positive Psychology
(Islândia)
2021/09/03 A excelência não tem atalhos: A escala Grit-S e o rendimento académico em estudantes do ensino secundário em Portugal XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 Criatividade, emoções de realização e desempenho académico: Diferenças e relações em estudantes do ensino regular e artístico XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 A prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do Ensino Superior: Caracterização e relação com o bem-estar XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/17 Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification 9th European Conference on Education
UCL (Londres, Reino Unido)
2021/07/05 What if we trust? A multi-level literature review approach to trust, focusing on students-teacher trust and its relation with school identification 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 21)
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (OnLine Conference)
2021/06/15 A criatividade no ensino superior: Perceções de professores e estudantes portugueses IV Jornadas de Educação “Educar para o futuro”
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2020/04/24 Aula Aberta “Sobredotação: Da avaliação à intervenção psicológica”, no âmbito da iniciativa “We Love Psychology Fridays". We Love Psychology Fridays
Universidade de Évora
2020/01 Bem-estar e funcionamento psicológico positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/01 O papel do Ensino Superior (ES) na promoção da diversidade, equidade e inclusão Simposium Educação Inclusiva
Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (Covilhã, Portugal)
2019/09 Psicologia Positiva: Um projeto de investigação na UBI VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” e II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Universidade do Minho
2018/06 Bem-estar e realização académica em estudantes do ensino superior X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
2017/02 Aula intitulada “Funcionamento Psicológico Positivo em Estudantes do Ensino Superior" Seminário de Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade do Minho
2015/04 Onde está o Wally? O lugar dos alunos sobredotados na escola regular Seminário “Sobredotação: Abrindo caminhos”
ANEIS (Penafiel)
2014/12 Alunos sobredotados: Identificação e apoio educativo Palestra
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco)
2014/07 Processos cognitivos associados à criatividade: Análise e reflexão sobre a literatura II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
2014/05 O apoio aos alunos sobredotados na escola regular Seminário "Sobredotação: Um outro olhar e desafio à escola inclusiva"
Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto)
2013/06 Mitos e ideias acerca da sobredotação: O que pensam os professores? IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios”
Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã)
2011/06 O atendimento educativo aos alunos com altas habilidades 1º Seminário dos Serviços para a Inclusão do Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos
Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos (Castelo Branco)
2011 Todos diferentes, todos iguais: A atenção aos alunos sobredotados na escola V Jornadas Pedagógicas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Escola Secundária Frei Heitor Pinto (Covilhã)
2010/09 Avaliação e intervenção junto de alunos sobredotados em Portugal 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development”
(Braga)
2008/07 A differential education for highly able students: A study on academic acceleration in Portugal” Excellence in Education 2008: Future Minds
(Paris, França)
2008/05 A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS
Escola Secundária Alves Martins (Viseu)
2008/04 A aceleração escolar junto de alunos com habilidades de aprendizagem excepcionais I Seminário Ibérico: “Sobredotação: Diferentes Olhares”
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2008/03 Alunos sobredotados: Da identificação à intervenção psicoeducativa. I Congresso Internacional de Desenvolvimento e Educação Especial
Psicosoma (Viseu)
2007/11 Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students Conference Report COST Strategic Workshop ?Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap?
UE (Bruxelas)
2007/03 Associações científicas de apoio à criatividade e à sobredotação: Uma breve apresentação Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga)
2004/06 Educar para a excelência Palestra
Agrupamento de Escolas do Tortosendo (Covilhã)
2004/05 Sobredotação: Um conceito multidimensional Palestra
Escola E.B. 2,3 de Lamaçães (Braga)
2004/04 Também se cresce por dentro: Primeiras etapas, primeiros afectos Seminário "A criança e o seu mundo"
Centro de Saúde de Baião (Baião)
2003/11 Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares: Sobredotação Palestra
Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino de Sobreira Formosa (Castelo Branco)
2002/03 Capacidades e talentos superiores: Uma realidade a gerir Intervenção educativa diferenciada
Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)
2001/04 Formas de identificação e atendimento de alunos sobredotados Primeiras Jornadas Açorianas Sobre a Juventude
Escola Superior de Enfermagem, Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)
2000/06 Projecto de atendimento a alunos sobredotados: Uma experiência em curso Seminário Encruzilhadas da Educação
Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)
1999 The role of teachers in gifted children identification First European Council for High Ability Research Seminar
European Council for High Ability (Braga)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Necessidades dos professores do 1º ciclo em relação à inclusão: Estudo exploratório para a definição de um programa de formação contínua
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual Paixão pelo curso e Distress psicológico: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual Evidências sobre a validade da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo com adolescentes portugueses
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Atual Paixão pelo desporto, prática desportiva e bem-estar em estudantes do Ensino Superior e atletas de alta competição
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Atual Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schools
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - Atual Pensamento Matemático Avançado: Novas Tecnologias no Ensino da Álgebra Linear
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual Promoção da criatividade no ensino superior: Análise de objetivos dos cursos, unidades curriculares e práticas docentes
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2023 Funcionamento psicológico positivo na adolescência: Contributos para a sua caracterização e avaliação
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2022 O uso das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: um estudo com estudantes do Ensino Superior do ISCED-Huila
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2022 A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2021 Bem-Estar e Atividade Física em Estudantes do Ensino Superior
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2021 A excelência na arbitragem: O papel das instituições educativas e desportivas
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2020 Bem-estar subjetivo e Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 A satisfação dos alunos com os recursos de uma Instituição de Ensino Superior em Angola: Um estudo exploratório
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Satisfação com a vida e funcionamento psicológico positivo numa amostra de professores do Ensino Básico e Secundário
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2018 A Prática Pedagógica em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola: Perceções de estudantes e supervisores
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2017 Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a metodologia investigação-ação
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2017 Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
Coorientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2016 Excelência e criatividade em matemática universitária
Coorientador
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 O impacto na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados de um programa de competências pessoais, sociais e emocionais
Coorientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2015 Criatividade no Ensino Superior: Fatores facilitadores e inibidores segundo a perspetiva de estudantes
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Processos cognitivos associados à criatividade: Contributos para a adaptação e validação da escala CPAC em Portugal
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Adaptação da Escala de Positividade ao contexto português
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Perfecionismo no Ensino Superior: Estudo de comparação entre estudantes de Psicologia e de Engenharia
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Estilos educativos parentais e características de comportamento num grupo de crianças com altas habilidades
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Perfeccionismo e sintomatologia psicopatológica e rendimento académico em estudantes do Ensino Superior
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Avaliação das habilidades de controlo em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Um estudo na Beira Interior
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Coorientador
Mestrado em Psicologia, área de especialização Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2013 O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Sinalização de alunos sobredotados: proposta de um instrumento para a nomeação pelos professores
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Contribuição e identificação de crianças e adolescentes sobredotados: o contributo dos testes de inteligência e da sinalização dos professores
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Aquisição e desenvolvimento de competências transversais e técnicas no ensino superior: perspetivas dos estudantes e dos supervisores de estágio
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Transição e adaptação ao ensino superior: vivências académicas e identidade vocacional
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Criatividade e inteligência: contributos para a identificação da sobredotação e relação com o rendimento académico
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Conceção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção em assertividade no Segundo Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Criatividade, autoconceito e desempenho académico em estudantes universitários de artes e ciências
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Vamos re-criar a escola: programa de promoção da criatividade em contexto escolar
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Perfeccionismo, auto-conceito e sintomatologia psicopatológica em estudantes do Ensino Superior
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Perturbação de hiperactividade com défice de atenção PHDA: convergência da avaliação entre diferentes fontes
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no ensino superior: despiste com estudantes da Universidade da Beira Interior
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Abandono aprendido, depressão e estratégias de coping numa amostra de reclusos
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Conhecimentos, percepções e práticas dos professores de ensino básico face à perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Relação entre abandono aprendido e qualidade de vida numa amostra de toxicodependentes
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Factores emocionais e cognitivos no (in) sucesso académico em alunos do 9º ano: auto-regulação emocional, raciocínio, perfeccionismo e rendimento académico
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Adaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBI
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Stresse e burnout em técnicos de instituições na área da deficiência mental
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Vivências académicas e suporte social na adaptação ao ensino superior dos estudantes do 1º ano da Universidade da Beira Interior
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Representações, conhecimentos e práticas de educadores, professores e psicólogos no apoio a alunos com características de sobredotação
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2009 - Atual Congresso “Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS” (2009)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
2008 - Atual Congresso “Excelência: Potencial e Desempenho” (2008)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2005 - Atual 1as Jornadas em Psicologia da UBI “Realidades, fronteiras e desafios” (2005)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - Atual IV Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (2003)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2002 - Atual III Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas” (2002)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2002 - Atual Seminário “Quotidianos educativos e experiências de (in)disciplina” (2002)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Atual Congresso “A educação dos sobredotados: Compromisso de todos e papel de cada um” (1999)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa, Portugal
1999 - Atual Compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento das crianças sobredotadas (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Atual First European Council for High Ability Research Seminar (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
European Council for High Ability, Irlanda
1999 - Atual Problemática da identificação de pessoas sobredotadas (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
1999 - Atual Workshop “Gifted education: Potential into performance”, com Franz Mönks (Univ. Nijmegen, Holanda) (1999)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Atual Seminário "Developmental Psychology and the gifted", com Franz Monks (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Atual Seminário “Identificação e práticas educativas com alunos sobredotados” (1999)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2023/04/14 - 2023/04/14 Conceção e dinamização da atividade “Brainstorming: Diálogos sobre saúde mental”, no âmbito da iniciativa “Universidade de Inverno” promovida pela UBI e destinada a estudantes do 9º. ano de escolaridade, de todo o país. (2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06/08 - 2022/06/08 Papel do psicólogo em contexto escolar: A invisibilidade desejada (2022/06/08 - 2022/06/08)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/05 - 2022/06 1º. Ciclo de Conferências "Investigar em Educação na UBI" (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/01/28 - 2015/01/28 Ação de formação pedagógica de docentes “Técnicas e critérios de avaliação no Ensino Superior”, com Maria Assunção Flores Fernandes (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/01/04 - 2015/01/04 Ação de formação pedagógica de docentes “Construção e validação de instrumentos de avaliação em contexto educacional”, com Leandro S. Almeida (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/12/06 - 2012/12/07 Ciclo de Conferências “Aprofundar Bolonha: Falar de competências transversais” (2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Conferência Internacional “Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação” (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2000 - 2009 Conceção, coordenação e dinamização do Campo de Férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação – ETC…", destinado a adolescentes de todo o país, realizado em parceira com a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, ao longo de cerca de 15 dias, anualmente, nas férias de Verão. (2000)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
2000 - 2001 Coordenação e dinamização do “Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização” (PEDAIS), no âmbito das atividades da Delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Este programa destinou-se a crianças, adolescentes e jovens com características de sobredotação, incluindo a formação de pais e professores, com periodicidade semanal e de natureza extracurricular. (2000) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
1999/09 - 1999/12 “No país do Se…” – programa de promoção da criatividade, destinado a crianças da Delegação de Braga da ANEIS (2009) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/05/14 - Atual Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação”, com Pedro Malheiro.
Oficina (workshop)
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/06/25 - 2024/06/25 "One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem Formação integrada nas Jornadas EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Seminário
"One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem
2024/06/21 - 2024/06/21 “Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal"; Jornadas EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Seminário
Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal
2024/05/20 - 2024/05/21 3.as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI
Conferência
3.as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI, Covilhã
Universidade da Beira Interior, Portugal
2024/04/20 - 2024/04/20 Ação de Formação "Qualificar a intervenção precoce na infância: Uma salvaguarda dos direitos da criança e da sua família", com Ana Paula da Silva Pereira (Instituto de Educação, Universidade do Minho).
Seminário
Qualificar a intervenção precoce na infância: Uma salvaguarda dos direitos da criança e da sua família
ADIPSIEDUC, Portugal
2023/12/07 - 2023/12/07 X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminário
X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/16 "Intelligenza Artificiale: sfide e opportunità per la didattica"; Giornata per il miglioramento continuo della didattica 2023
Conferência
Intelligenza Artificiale: sfide e opportunità per la didattica
Università degli Studi di Padova, Itália
2023/11/10 - 2023/11/10 Conferência Internacional de Arte e Saúde
Conferência
Conferência Internacional de Arte e Saúde
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Portugal
2023/05/20 - 2023/05/20 Conferência "Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento dos alunos", apresentada por Joana Pipa (ISPA-Instituto Universitário).
Conferência
"Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento dos alunos"
ADIPSIEDUC, Portugal
2023/05/09 - 2023/05/09 Ação de formação "Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes", dinamizada por Marco Neves.
Conferência
Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
2023/04/28 - 2023/04/28 Webinar "Métodos mistos na investigação em educação", com João Filipe Matos e Ana Pedro (Univ. Lisboa)
Oficina (workshop)
Métodos mistos na investigação em educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/03/25 - 2023/03/25 Conferência "O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia”, apresentada por Acácia Angeli dos Santos (Universidade São Francisco, Brasil);
Conferência
O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia
ADIPSIEDUC, Portugal
2023/01/18 - 2023/01/18 Ação de formação "O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida", com Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra).
Oficina (workshop)
O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/11/26 - 2022/11/26 Conferência "Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais", proferida por Evely Boruchovitch (UNICAMP, Brasil)
Conferência
Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/07/23 - 2022/07/23 Conferência "O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?", proferida por Denise de Souza Fleith (Universidade de Brasília, Brasil).
Conferência
O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/03/30 - 2022/03/30 Conferência “Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional”, com Ana Paula Porto Noronha.
Conferência
Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional
Universidade do Minho, Portugal
2022/03/19 - 2022/03/19 Conferência "Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas", com Ana Paula Noronha (Universidade de São Francisco, Brasil).
Conferência
Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/02/19 - 2022/02/19 Conferência "Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes", com Francisco Peixoto (ISPA - Instituto Universitário)
Conferência
Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes
ADIPSIEDUC, Portugal
2021/11/25 - 2021/11/25 3ª Conferência itinerante da SPCE “Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital”, com Isabel Huet (Universidade Aberta) & Luís Pereira (Imperial College London).
Conferência
Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2021/06/26 - 2021/06/26 Conferência ““Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis con Técnicas de Minería de Datos”, com María Consuelo Saiz Manzanares (Universidad de Burgos, España).
Conferência
Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis con Técnicas de Minería de Datos
Universidade do Minho, Portugal
2021/05/08 - 2021/05/08 Conferência “Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos”.
Conferência
Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais”, com Pedro Malheiro.
Oficina (workshop)
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/04/09 - 2021/04/09 Conferência “Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais”, com Domingos Fernandes.
Conferência
Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/20 - 2021/02/20 Conferência “Las competencias pedagógicas del profesor universitario”, com Maria Jose Ruiz-Melero (Universidad de Murcia, Espanha).
Conferência
Las competencias pedagógicas del profesor universitario
Universidade do Minho, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/28 Conferência “Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior”, com Evely Boruchovitch (Universidade Estadual de Campinas).
Conferência
Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/03 - 2020/10/03 Conferência “Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono”, com Adrián Castro-López (Universidad de Oviedo).
Conferência
Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/07 - 2020/09/07 Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Seminário
Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Universidade do Minho, Portugal
2020/07/24 - 2020/07/25 I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Seminário
I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/11 - 2019/09/13 Curso "Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS", com João Marôco.
Oficina (workshop)
Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/22 - 2019/05/22 Conferência “Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação”, proferida por Carlinda Leite.
Conferência
Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2017/12/08 - 2017/12/10 Curso "Análise de Equações Estruturais com o Mplus", com Jorge Sinval.
Oficina (workshop)
Análise de Equações Estruturais com o Mplus
Universidade do Minho, Portugal
2015/01/16 - 2015/01/16 Conferência "Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos", com João Pedro da Ponte. Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/09/05 - 2014/09/05 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Congresso
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2014/07/17 - 2014/07/19 Curso "Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos"
Oficina (workshop)
Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos
Universidade do Minho, Portugal
2013/05/08 - 2013/05/08 Workshop "Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual", com Irina Saur-Amaral.
Oficina (workshop)
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/06/13 - 2011/06/15 Curso “Critical Thinking”, com Diane Halpern.
Oficina (workshop)
Curso “Critical Thinking”
Universidade do Minho, Portugal
2011/03/24 - 2011/04/02 Ação de formação “Teorias e correntes do Ensino na Web”
Oficina (workshop)
Teorias e correntes do Ensino na Web
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/03/23 - 2011/03/23 Conferência “E-learning no Ensino Universitário”
Conferência
E-learning no Ensino Universitário
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/01/28 - 2011/01/29 Curso "Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)", com Ivete Azevedo (Centro Torrance, Portugal).
Oficina (workshop)
Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008/11/07 - 2008/11/07 PhD Honors Lectures: "Toward a new science of expert and exceptional performance", com K. Anders Ericsson.
Conferência
Toward a new science of expert and exceptional performance
Universidade do Minho, Portugal
2008/11/05 - 2008/11/05 Workshop "How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud protocols and diaries", com K. Anders Ericsson.
Oficina (workshop)
How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud protocols and diaries
Universidade do Minho, Portugal
2008/10/04 - 2008/10/04 Workshop "How to get published, p<.05", com Joachim Stoeber
Oficina (workshop)
How to get published, p<.05
Universidade do Minho, Portugal
2008/10/02 - 2008/10/02 PhD Honors Lectures: "The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications", com Joachim Stoeber.
Conferência
The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications
Universidade do Minho, Portugal
2008/07/01 - 2008/07/01 Workshop "Creativity: Giftedness and education", com Todd Lubart (Universidade Paris-Descartes).
Oficina (workshop)
Creativity: Giftedness and education
Université de Paris Institut de Psychologie, França
2007/11/26 - 2007/11/27 COST Strategic Workshop "Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap", Bruxelas.
Encontro
Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
2007/03/13 - 2007/03/13 Workshop "Torrance Tests of Creative Thinking", com Bonnie Cramond.
Oficina (workshop)
Torrance Tests of Creative Thinking
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Causal Agency Trajectories in Self-Determined Adults with Disabilities: A Focus on Cerebral Palsy
Arguente principal
André Filipe Soares Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023 Superdotação e TDAH: Práticas educacionais inclusivas de atendimento a estudantes de ensino fundamental e médio
Arguente principal
Waleska Karinne Soares Coutinho Souto (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2023 O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos
Arguente
N. L. Castro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Arguente
Alberto Fernando Moreira Rocha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021 O atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/Minas Gerais
Arguente principal
Vicente Omar Diniz Torres (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021 Habilidades Cognitivas, Aprendizaje y Rendimiento Académico en la Educación Superior
Arguente principal
Jorge Guillermo Cedeño Meza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal
Arguente principal
Rima Jay Prakash (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Perceção da autoeficácia individual e coletiva dos docentes: Contributo para a compreensão das boas práticas pedagógicas no ensino da enfermagem
Arguente
Manuel Carlos Fernandes Chaves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de apoio à inclusão Social e laboral de jovens portadores de condição de deficiência no Conselho da Covihã
Arguente
Joana Gomes Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Luís Carlos Martins de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais no distrito de Aveiro
Arguente
Tiago Manuel Leite Soares (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Excelência na gestão empresarial: Variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
Arguente principal
Maria Margarida da Silva Carreira Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: Estudo do impacto de uma intervenção
Arguente
M. P. S. Fontes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Um método de ensino com tarefas para mediar significados em matemática: Ensino de parâmetros em funções no 11º ano de escolaridade
Arguente
M. C. N. Pereira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Indícios de sobredotação e criatividade na criança: Perceções de educadores do pré-escolar no Brasil e em Portugal
Arguente principal
Letícia F. Forno (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 Ensino Superior privado: A satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas
Arguente principal
Daniela Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
Aldara Maravilha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
Magda Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
Ana R. Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 Excelência em contextos de realização: Na busca da convergência de factores cognitivos, motivacionais e de personalidade
Arguente principal
Liliana Gomes da Silva Araújo (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009 Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Arguente principal
Dora C. Simonetti (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes
Arguente principal
Noemi Elizabete Paraíso Gomes Silva (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2009 Efeitos de um treino de auto-instrução na auto-eficácia para a escrita
Arguente principal
Afonso Nabeiro (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2008 O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva
Arguente principal
Ana Maria Pereira Antunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de uma amostra no Centro do País
Arguente principal
Ana Cristina Cruz da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2008 Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico na zona Sul do País
Arguente principal
Maria de Fátima Afonso Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação Braga
2022 - Atual 1ªs Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde da UBI Covilhã
2020 - Atual 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde Covilhã
2018 - Atual Congresso Internacional ANEIS 2018: Altas Capacidades, talento e alto rendimento Braga
2016 - Atual IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2016 - Atual II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Lisboa
2016 - Atual Congresso Internacional “Sobredotação: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores” Coimbra
2015 - Atual III Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2014 - Atual Congresso Internacional "Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa" Braga
2014 - Atual II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2013 - Atual Congresso Internacional da ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos” Porto
2013 - Atual I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Lisboa
2013 - Atual IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios” Covilhã
2012 - Atual II Simpósio Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" Braga
2011 - Atual VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e contextos” Braga
2010 - Atual Congresso “Sobredotação: Perspectivas actuais e desafios para o futuro” Leiria
2010 - Atual 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde Covilhã
2010 - Atual I Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia Coimbra
2010 - Atual 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development” Braga
2022 - 2023 V Congresso Nacional de Educação Para a Saúde Évora
2022/04/07 - 2022/04/08 CASHE - 2022 The 2nd International Conference: Academic Success in Higher Education Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Psicologia: Teoria e Prática Universidade Presbiteriana Mackenzie
2020 - Atual “Estudos de Psicologia” (Campinas)
2007 - Atual Psicologia e Educação Universidade da Beira Interior
2003 - 2015 Sobredotação

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2011 - Atual V Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projecto de 12º ano Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Parecer sobre publicação de livro científico, pela Imprensa da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - Atual Emissão de parecer sobre alteração do enquadramento legal para a educação inclusiva, a pedido do Ministério da Educação. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Metodologias de Investigação em Educação I Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - Atual Metodologias de Investigação em Educação II Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Atual Psicologia da Educação Mestrado em Ensino da Educação Física Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - Atual Avaliação Psicológica I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/10/16 - 2023/10/16 Ação de Formação “A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior”, 9ª Edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), destinadas a docentes do Ensino Superior.
2016 - 2023 Seminário de Investigação Educacional Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2021 Aula Aberta “Criatividade no Ensino Superior”, nos Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação da Universidade de Évora (organizada no âmbito da Unidade Curricular “Inteligência, Criatividade e Inovação”) Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2019 Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Metodologia da Investigação Educacional I Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Temas Contemporâneos da Educação Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Psicologia da Personalidade Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Psicologia Escolar Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2015 Métodos de Avaliação em Psicologia Clínica e da Saúde I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2015 Investigação Educacional Vários mestrados em Ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2015 Psicologia Escolar e da Educação I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2013 Metodologia de Investigação em Educação I Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educução Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2013 Psicologia Escolar e da Educação II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Desenvolvimento Curricular Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educação Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2011 Psicologia Educacional Vários cursos de ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2009 Métodos Intervenção em Psicologia II Mestrado em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
2007 - 2009 Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde II Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2008 Teorias e Modelos de Ensino Mestrado em Ensino de Matemática Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2008 Psicologia Escolar I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2008 Psicologia Escolar II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2007 Desenvolvimento e Aprendizagem Vários mestrados em ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2007 Seminário de Intervenção em Psic. Escolar e da Educação I Mestrado em psicologia escolar e da educação
2005 - 2007 Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação I Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - 2007 Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação II Mestrado em Psic. Escolar Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2007 Psicologia da Educação II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2003 - 2006 Métodos e Técnicas da Educação Váriios cursos de ramos do ensino
2003 - 2006 Psicologia da Educação I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2003 Unidade Curricular Educação Especial (8 horas) Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2000 - 2003 Práticas Pedagógicas Vários: Biologia-Geologia, História, Português, Filosofia (Licenciatura)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - 2023 Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação Presidente da Mesa da Assembleia Geral
2011 - 2021 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Membro da Mesa do Conselho Fiscal
2011 - 2019 Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação Coordenadora da Delegação da Covilhã
2008 - 2010 European Council for High Ability (ECHA) General Comittee Member
2008 - 2010 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Presidente
1999 - 2008 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Vice-Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Comissão de Curso – Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Membro
2019 - Atual Comissão de Curso - Licenciatura/1º Ciclo em Psicologia
Membro
2014 - Atual Comissão Científica da Revista "EduPsi”, Revista Eletrónica de Educação e Psicologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - Atual Comissão de Curso do Doutoramento em Educação
Membro
2008 - 2021 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Membro
2019 - 2020 Comissão de Creditação da Licenciatura em Psicologia
2013 - 2018 Comissão de Curso - Mestrado em Supervisão Pedagógica
Membro
2011 - 2018 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino das Artes Visuais
Membro
2014 - 2016 Comissão de Curso - Doutoramento em Psicologia
Membro
2014 - 2016 Comissão de Curso - Licenciatura em Psicologia
Membro
2013 - 2016 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Matemática
Membro
2013 - 2014 Comissão de Curso - Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
2009 - 2014 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica
Membro
2010 - 2013 Comissão de Qualidade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Membro
2008 - 2010 Comissão de Curso - Mestrado em Educação Social e Comunitária
2006 - 2010 Comissão de Equivalências do Conselho Científico da UBI

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2019, na área da Psicologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2023/12/04 - 2023/12/04 Projeto de Tese de Henriques Jamba Capingãla Dachala, intitulado “A inclusão dos alunos sobredotados em Angola: Percepções de professores do 1° e 2º ciclo do ensino secundário”, do Curso de Doutoramento em Educação Inclusiva, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2023 - 2023 Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT 2023, na área da Psicologia.
2022 - 2022 Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2022, na área da Psicologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 - 2016 Membro de júri nas Bolsas de Incentivo a Doutoramento (BID/ICI-FCSH/Santander Universidades
2008 - 2012 Perito Avaliador Externo no Programa de Avaliação Externa das Escolas; Inspecção-Geral de Educação, Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

1998 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
1995 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal