Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ema Patrícia de Lima Oliveira
Nomes de citação
- Oliveira, Ema Patrícia
- Oliveira, E. P.
- Oliveira, Ema P.
- Oliveira, E.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0910-B8EE-A6F6
- ORCID iD
- 0000-0003-3341-1757
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/09
Concluído
|
Funcionamento Psicológico Positivo em estudantes do Ensino Superior (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1999
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal | ||
2015 - 2020/10 | Investigador (Investigação) | Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal |
2008 - 2015 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2007 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2000 - 2003 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/10/01 - 2003/12/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Psiquilíbrios, Portugal |
Psiquilíbrios, Portugal | ||
1999 - 2003 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Psicentro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2017 | Conselho de Faculdade | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2013 - 2015 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2013 - 2015 | Direção de Curso do Mestrado em Educação Social e Comunitária | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior, Portugal | ||
2010 - 2013 | Vice-Presidente da Unidade Orgânica | Universidade da Beira Interior, Portugal |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2002 - 2003 | Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa
-
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1999 - 2001 | Adaptação e aferição para a população portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III
PRAXIS/PCSH/PSI/91/96
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 1999 | Construção e validação de instrumentos de identificação e caracterização de alunos sobredotados
53/98
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/02 - Atual | Validação da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo e da Kessler Psychological Distress Scale para os adolescentes portugueses
-
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
Em curso
|
2021 - Atual | Paixão pelo curso, saúde mental e desempenho académico em estudantes do ensino superior
n/a
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal |
|
2016 - 2018 | Adaptação e validação para a população portuguesa da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo – Versão Adultos
-
Investigador responsável
|
Concluído
|
2011 - 2012 | Projeto “Febes”: Projeto de investigação-ação no âmbito da identificação e atendimento de alunos com altas habilidades e talentos
n/a
Investigador responsável
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
|
2007 - 2009 | PISTA: Projecto de Investigação-acção na Sobredotação e no Talento em Alunos do 1º Ciclo
-
Investigador responsável
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
|
Rotary Clube do Porto
Concluído
|
2001 - 2001 | Validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)
-
Outra
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2000 - 2001 | Adaptação da Escala de Competências Cognitivas (ECCOs) para crianças entre os 4 e os 7 anos
-
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/10/18 | "Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar | XII CICTED – Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento
Universidade de Taubaté (Unitau), Brasil (Brasil)
|
2023/10/16 | Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior. | Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
(Portugal)
|
2023 | A relação entre satisfação com a vida e emoções em adolescentes portugueses. | 2.as Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade da Beira Interior
|
2022 | The role of achievement goals on flow in music students | IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas” |
2022 | Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the portuguese version | 2nd International Conference of Applied Psychology
Moldova State University
|
2022 | Paixão e regulação emocional: Qual a relação? | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação |
2022 | Estilos educativos parentais e regulação emocional em estudantes do ensino superior | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação |
2022 | Trusting and belonging: let’s play? An empirical case research throughout adolescence | 10th European Conference on Positive Psychology
(Islândia)
|
2021/09/03 | A excelência não tem atalhos: A escala Grit-S e o rendimento académico em estudantes do ensino secundário em Portugal | XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | Criatividade, emoções de realização e desempenho académico: Diferenças e relações em estudantes do ensino regular e artístico | XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | A prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do Ensino Superior: Caracterização e relação com o bem-estar | XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/07/17 | Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification | 9th European Conference on Education
UCL (Londres, Reino Unido)
|
2021/07/05 | What if we trust? A multi-level literature review approach to trust, focusing on students-teacher trust and its relation with school identification | 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 21)
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (OnLine Conference)
|
2021/06/15 | A criatividade no ensino superior: Perceções de professores e estudantes portugueses | IV Jornadas de Educação “Educar para o futuro”
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2020/04/24 | Aula Aberta “Sobredotação: Da avaliação à intervenção psicológica”, no âmbito da iniciativa “We Love Psychology Fridays". | We Love Psychology Fridays
Universidade de Évora
|
2020/01 | Bem-estar e funcionamento psicológico positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior | 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2020/01 | O papel do Ensino Superior (ES) na promoção da diversidade, equidade e inclusão | Simposium Educação Inclusiva
Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (Covilhã, Portugal)
|
2019/09 | Psicologia Positiva: Um projeto de investigação na UBI | VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” e II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Universidade do Minho
|
2018/06 | Bem-estar e realização académica em estudantes do ensino superior | X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
|
2017/02 | Aula intitulada “Funcionamento Psicológico Positivo em Estudantes do Ensino Superior" | Seminário de Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade do Minho
|
2015/04 | Onde está o Wally? O lugar dos alunos sobredotados na escola regular | Seminário “Sobredotação: Abrindo caminhos”
ANEIS (Penafiel)
|
2014/12 | Alunos sobredotados: Identificação e apoio educativo | Palestra
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco)
|
2014/07 | Processos cognitivos associados à criatividade: Análise e reflexão sobre a literatura | II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
|
2014/05 | O apoio aos alunos sobredotados na escola regular | Seminário "Sobredotação: Um outro olhar e desafio à escola inclusiva"
Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto)
|
2013/06 | Mitos e ideias acerca da sobredotação: O que pensam os professores? | IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios”
Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã)
|
2011/06 | O atendimento educativo aos alunos com altas habilidades | 1º Seminário dos Serviços para a Inclusão do Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos
Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos (Castelo Branco)
|
2011 | Todos diferentes, todos iguais: A atenção aos alunos sobredotados na escola | V Jornadas Pedagógicas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Escola Secundária Frei Heitor Pinto (Covilhã)
|
2010/09 | Avaliação e intervenção junto de alunos sobredotados em Portugal | 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development”
(Braga)
|
2008/07 | A differential education for highly able students: A study on academic acceleration in Portugal” | Excellence in Education 2008: Future Minds
(Paris, França)
|
2008/05 | A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS | A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS
Escola Secundária Alves Martins (Viseu)
|
2008/04 | A aceleração escolar junto de alunos com habilidades de aprendizagem excepcionais | I Seminário Ibérico: “Sobredotação: Diferentes Olhares”
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
|
2008/03 | Alunos sobredotados: Da identificação à intervenção psicoeducativa. | I Congresso Internacional de Desenvolvimento e Educação Especial
Psicosoma (Viseu)
|
2007/11 | Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students | Conference Report COST Strategic Workshop ?Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap?
UE (Bruxelas)
|
2007/03 | Associações científicas de apoio à criatividade e à sobredotação: Uma breve apresentação | Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga)
|
2004/06 | Educar para a excelência | Palestra
Agrupamento de Escolas do Tortosendo (Covilhã)
|
2004/05 | Sobredotação: Um conceito multidimensional | Palestra
Escola E.B. 2,3 de Lamaçães (Braga)
|
2004/04 | Também se cresce por dentro: Primeiras etapas, primeiros afectos | Seminário "A criança e o seu mundo"
Centro de Saúde de Baião (Baião)
|
2003/11 | Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares: Sobredotação | Palestra
Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino de Sobreira Formosa (Castelo Branco)
|
2002/03 | Capacidades e talentos superiores: Uma realidade a gerir | Intervenção educativa diferenciada
Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)
|
2001/04 | Formas de identificação e atendimento de alunos sobredotados | Primeiras Jornadas Açorianas Sobre a Juventude
Escola Superior de Enfermagem, Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)
|
2000/06 | Projecto de atendimento a alunos sobredotados: Uma experiência em curso | Seminário Encruzilhadas da Educação
Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)
|
1999 | The role of teachers in gifted children identification | First European Council for High Ability Research Seminar
European Council for High Ability (Braga)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Necessidades dos professores do 1º ciclo em relação à inclusão: Estudo exploratório para a definição de um programa de formação
contínua
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | Paixão pelo curso e Distress psicológico: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Psicologia
Clínica e da Saúde
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | Evidências sobre a validade da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo com adolescentes portugueses
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022 - Atual | Paixão pelo desporto, prática desportiva e bem-estar em estudantes do Ensino Superior e atletas de alta competição
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 - Atual | Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic
press in Portuguese Basic Schools
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - Atual | Pensamento Matemático Avançado: Novas Tecnologias no Ensino da Álgebra Linear
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - Atual | Promoção da criatividade no ensino superior: Análise de objetivos dos cursos, unidades curriculares e práticas docentes
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 - 2023 | Funcionamento psicológico positivo na adolescência: Contributos para a sua caracterização e avaliação
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2022 | O uso das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: um estudo com estudantes do Ensino Superior
do ISCED-Huila
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2022 | A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2019 - 2021 | Bem-Estar e Atividade Física em Estudantes do Ensino Superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 - 2021 | A excelência na arbitragem: O papel das instituições educativas e desportivas
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 - 2020 | Bem-estar subjetivo e Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2018 | A satisfação dos alunos com os recursos de uma Instituição de Ensino Superior em Angola: Um estudo exploratório
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2018 | Satisfação com a vida e funcionamento psicológico positivo numa amostra de professores do Ensino Básico e Secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 - 2018 | Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 - 2018 | A Prática Pedagógica em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola: Perceções de estudantes e supervisores
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2017 | Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a
metodologia investigação-ação
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2017 | Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
Coorientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2016 | Excelência e criatividade em matemática universitária
Coorientador
|
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2015 | O impacto na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados de um programa de competências pessoais, sociais e emocionais
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 - 2015 | Criatividade no Ensino Superior: Fatores facilitadores e inibidores segundo a perspetiva de estudantes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 - 2015 | Processos cognitivos associados à criatividade: Contributos para a adaptação e validação da escala CPAC em Portugal
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2015 | Adaptação da Escala de Positividade ao contexto português
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2015 | Perfecionismo no Ensino Superior: Estudo de comparação entre estudantes de Psicologia e de Engenharia
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2014 | Estilos educativos parentais e características de comportamento num grupo de crianças com altas habilidades
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2014 | Perfeccionismo e sintomatologia psicopatológica e rendimento académico em estudantes do Ensino Superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 - 2014 | Avaliação das habilidades de controlo em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Um estudo na Beira
Interior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia, área de especialização Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2012 - 2013 | O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | Sinalização de alunos sobredotados: proposta de um instrumento para a nomeação pelos professores
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | Contribuição e identificação de crianças e adolescentes sobredotados: o contributo dos testes de inteligência e da sinalização
dos professores
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 - 2013 | Aquisição e desenvolvimento de competências transversais e técnicas no ensino superior: perspetivas dos estudantes e dos supervisores
de estágio
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Transição e adaptação ao ensino superior: vivências académicas e identidade vocacional
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Criatividade e inteligência: contributos para a identificação da sobredotação e relação com o rendimento académico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Conceção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção em assertividade no Segundo Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Criatividade, autoconceito e desempenho académico em estudantes universitários de artes e ciências
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 - 2012 | Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 - 2011 | Vamos re-criar a escola: programa de promoção da criatividade em contexto escolar
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 - 2011 | Perfeccionismo, auto-conceito e sintomatologia psicopatológica em estudantes do Ensino Superior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 - 2011 | Perturbação de hiperactividade com défice de atenção PHDA: convergência da avaliação entre diferentes fontes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no ensino superior: despiste com estudantes da Universidade da
Beira Interior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Abandono aprendido, depressão e estratégias de coping numa amostra de reclusos
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Conhecimentos, percepções e práticas dos professores de ensino básico face à perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Relação entre abandono aprendido e qualidade de vida numa amostra de toxicodependentes
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Factores emocionais e cognitivos no (in) sucesso académico em alunos do 9º ano: auto-regulação emocional, raciocínio, perfeccionismo
e rendimento académico
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Adaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBI
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Stresse e burnout em técnicos de instituições na área da deficiência mental
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Vivências académicas e suporte social na adaptação ao ensino superior dos estudantes do 1º ano da Universidade da Beira Interior
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 - 2010 | Representações, conhecimentos e práticas de educadores, professores e psicólogos no apoio a alunos com características de
sobredotação
Orientador
|
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2009 - Atual | Congresso “Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS” (2009)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - Atual | Congresso “Excelência: Potencial e Desempenho” (2008)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
2005 - Atual | 1as Jornadas em Psicologia da UBI “Realidades, fronteiras e desafios” (2005)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - Atual | IV Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (2003)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
2002 - Atual | III Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas” (2002)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
2002 - Atual | Seminário “Quotidianos educativos e experiências de (in)disciplina” (2002)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1999 - Atual | Congresso “A educação dos sobredotados: Compromisso de todos e papel de cada um” (1999)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
1999 - Atual | Compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento das crianças sobredotadas (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1999 - Atual | First European Council for High Ability Research Seminar (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Council for High Ability, Irlanda |
1999 - Atual | Problemática da identificação de pessoas sobredotadas (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
1999 - Atual | Workshop “Gifted education: Potential into performance”, com Franz Mönks (Univ. Nijmegen, Holanda) (1999)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1999 - Atual | Seminário "Developmental Psychology and the gifted", com Franz Monks (1999)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
1999 - Atual | Seminário “Identificação e práticas educativas com alunos sobredotados” (1999)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
2023/04/14 - 2023/04/14 | Conceção e dinamização da atividade “Brainstorming: Diálogos sobre saúde mental”, no âmbito da iniciativa “Universidade de
Inverno” promovida pela UBI e destinada a estudantes do 9º. ano de escolaridade, de todo o país. (2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/06/08 - 2022/06/08 | Papel do psicólogo em contexto escolar: A invisibilidade desejada (2022/06/08 - 2022/06/08)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2022/05 - 2022/06 | 1º. Ciclo de Conferências "Investigar em Educação na UBI" (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015/01/28 - 2015/01/28 | Ação de formação pedagógica de docentes “Técnicas e critérios de avaliação no Ensino Superior”, com Maria Assunção Flores
Fernandes
(2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015/01/04 - 2015/01/04 | Ação de formação pedagógica de docentes “Construção e validação de instrumentos de avaliação em contexto educacional”, com
Leandro S. Almeida (2015 - 2015)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2012/12/06 - 2012/12/07 | Ciclo de Conferências “Aprofundar Bolonha: Falar de competências transversais” (2012)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2009 - 2009 | Conferência Internacional “Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação” (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Beira Interior, Portugal |
2000 - 2009 | Conceção, coordenação e dinamização do Campo de Férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação – ETC…", destinado a adolescentes
de todo o país, realizado em parceira com a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, ao longo de
cerca de 15 dias, anualmente, nas férias de Verão. (2000)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2000 - 2001 | Coordenação e dinamização do “Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização” (PEDAIS), no âmbito das atividades da Delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Este programa destinou-se a crianças, adolescentes e jovens com características de sobredotação, incluindo a formação de pais e professores, com periodicidade semanal e de natureza extracurricular. (2000) | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
1999/09 - 1999/12 | “No país do Se…” – programa de promoção da criatividade, destinado a crianças da Delegação de Braga da ANEIS (2009) | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/05/14 - Atual | Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação”, com Pedro Malheiro.
Oficina (workshop)
|
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2024/06/25 - 2024/06/25 | "One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem
Formação integrada nas Jornadas EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Seminário
|
"One size does not fit all”: Universal Design for Learning - uma abordagem para potenciar o processo de ensino e aprendizagem |
2024/06/21 - 2024/06/21 | “Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal"; Jornadas EPIC: Excelência
Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Seminário
|
Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal |
2024/05/20 - 2024/05/21 | 3.as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI
Conferência
|
3.as Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI, Covilhã
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2024/04/20 - 2024/04/20 | Ação de Formação "Qualificar a intervenção precoce na infância: Uma salvaguarda dos direitos da criança e da sua família",
com Ana Paula da Silva Pereira (Instituto de Educação, Universidade do Minho).
Seminário
|
Qualificar a intervenção precoce na infância: Uma salvaguarda dos direitos da criança e da sua família
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2023/12/07 - 2023/12/07 | X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminário
|
X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2023/11/16 - 2023/11/16 | "Intelligenza Artificiale: sfide e opportunità per la didattica"; Giornata per il miglioramento continuo della didattica 2023
Conferência
|
Intelligenza Artificiale: sfide e opportunità per la didattica
Università degli Studi di Padova, Itália
|
2023/11/10 - 2023/11/10 | Conferência Internacional de Arte e Saúde
Conferência
|
Conferência Internacional de Arte e Saúde
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Portugal
|
2023/05/20 - 2023/05/20 | Conferência "Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento
dos alunos", apresentada por Joana Pipa (ISPA-Instituto Universitário).
Conferência
|
"Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento dos alunos"
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2023/05/09 - 2023/05/09 | Ação de formação "Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes", dinamizada por Marco
Neves.
Conferência
|
Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
|
2023/04/28 - 2023/04/28 | Webinar "Métodos mistos na investigação em educação", com João Filipe Matos e Ana Pedro (Univ. Lisboa)
Oficina (workshop)
|
Métodos mistos na investigação em educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2023/03/25 - 2023/03/25 | Conferência "O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia”, apresentada por Acácia
Angeli dos Santos (Universidade São Francisco, Brasil);
Conferência
|
O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2023/01/18 - 2023/01/18 | Ação de formação "O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida", com Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra).
Oficina (workshop)
|
O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022/11/26 - 2022/11/26 | Conferência "Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais", proferida por Evely Boruchovitch
(UNICAMP, Brasil)
Conferência
|
Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2022/07/23 - 2022/07/23 | Conferência "O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?",
proferida por Denise de Souza Fleith (Universidade de Brasília, Brasil).
Conferência
|
O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2022/03/30 - 2022/03/30 | Conferência “Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional”, com Ana Paula Porto Noronha.
Conferência
|
Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/03/19 - 2022/03/19 | Conferência "Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas", com Ana Paula Noronha (Universidade
de São Francisco, Brasil).
Conferência
|
Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2022/02/19 - 2022/02/19 | Conferência "Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes", com Francisco Peixoto (ISPA - Instituto
Universitário)
Conferência
|
Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes
ADIPSIEDUC, Portugal
|
2021/11/25 - 2021/11/25 | 3ª Conferência itinerante da SPCE “Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital”, com Isabel Huet
(Universidade Aberta) & Luís Pereira (Imperial College London).
Conferência
|
Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2021/06/26 - 2021/06/26 | Conferência ““Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis
con Técnicas de Minería de Datos”, com María Consuelo Saiz Manzanares (Universidad de Burgos, España).
Conferência
|
Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis con Técnicas
de Minería de Datos
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/05/08 - 2021/05/08 | Conferência “Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos”.
Conferência
|
Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021/04/30 - 2021/04/30 | Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais”, com Pedro Malheiro.
Oficina (workshop)
|
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021/04/09 - 2021/04/09 | Conferência “Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais”, com Domingos Fernandes.
Conferência
|
Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/02/20 - 2021/02/20 | Conferência “Las competencias pedagógicas del profesor universitario”, com Maria Jose Ruiz-Melero (Universidad de Murcia,
Espanha).
Conferência
|
Las competencias pedagógicas del profesor universitario
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/11/28 - 2020/11/28 | Conferência “Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior”, com Evely Boruchovitch
(Universidade Estadual de Campinas).
Conferência
|
Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/10/03 - 2020/10/03 | Conferência “Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono”, com Adrián
Castro-López (Universidad de Oviedo).
Conferência
|
Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/07 - 2020/09/07 | Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Seminário
|
Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/07/24 - 2020/07/25 | I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Seminário
|
I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/09/11 - 2019/09/13 | Curso "Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS", com João Marôco.
Oficina (workshop)
|
Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/05/22 - 2019/05/22 | Conferência “Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação”,
proferida por Carlinda Leite.
Conferência
|
Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/12/08 - 2017/12/10 | Curso "Análise de Equações Estruturais com o Mplus", com Jorge Sinval.
Oficina (workshop)
|
Análise de Equações Estruturais com o Mplus
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/01/16 - 2015/01/16 | Conferência "Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos", com João Pedro da Ponte. | Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014/09/05 - 2014/09/05 | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Congresso
|
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2014/07/17 - 2014/07/19 | Curso "Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos"
Oficina (workshop)
|
Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/05/08 - 2013/05/08 | Workshop "Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual", com Irina Saur-Amaral.
Oficina (workshop)
|
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011/06/13 - 2011/06/15 | Curso “Critical Thinking”, com Diane Halpern.
Oficina (workshop)
|
Curso “Critical Thinking”
Universidade do Minho, Portugal
|
2011/03/24 - 2011/04/02 | Ação de formação “Teorias e correntes do Ensino na Web”
Oficina (workshop)
|
Teorias e correntes do Ensino na Web
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011/03/23 - 2011/03/23 | Conferência “E-learning no Ensino Universitário”
Conferência
|
E-learning no Ensino Universitário
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011/01/28 - 2011/01/29 | Curso "Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)", com Ivete Azevedo (Centro Torrance, Portugal).
Oficina (workshop)
|
Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2008/11/07 - 2008/11/07 | PhD Honors Lectures: "Toward a new science of expert and exceptional performance", com K. Anders Ericsson.
Conferência
|
Toward a new science of expert and exceptional performance
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/11/05 - 2008/11/05 | Workshop "How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud
protocols and diaries", com K. Anders Ericsson.
Oficina (workshop)
|
How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud protocols
and diaries
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/04 - 2008/10/04 | Workshop "How to get published, p<.05", com Joachim Stoeber
Oficina (workshop)
|
How to get published, p<.05
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/10/02 - 2008/10/02 | PhD Honors Lectures: "The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications", com Joachim Stoeber.
Conferência
|
The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/07/01 - 2008/07/01 | Workshop "Creativity: Giftedness and education", com Todd Lubart (Universidade Paris-Descartes).
Oficina (workshop)
|
Creativity: Giftedness and education
Université de Paris Institut de Psychologie, França
|
2007/11/26 - 2007/11/27 | COST Strategic Workshop "Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap", Bruxelas.
Encontro
|
Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
2007/03/13 - 2007/03/13 | Workshop "Torrance Tests of Creative Thinking", com Bonnie Cramond.
Oficina (workshop)
|
Torrance Tests of Creative Thinking
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Causal Agency Trajectories in Self-Determined Adults with Disabilities: A Focus on Cerebral Palsy
Arguente principal
|
André Filipe Soares Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2023 | Superdotação e TDAH: Práticas educacionais inclusivas de atendimento a estudantes de ensino fundamental e médio
Arguente principal
|
Waleska Karinne Soares Coutinho Souto (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2023 | O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos
Arguente
|
N. L. Castro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021 | Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
Arguente
|
Alberto Fernando Moreira Rocha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | O atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/Minas Gerais
Arguente principal
|
Vicente Omar Diniz Torres (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 | Habilidades Cognitivas, Aprendizaje y Rendimiento Académico en la Educación Superior
Arguente principal
|
Jorge Guillermo Cedeño Meza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal
Arguente principal
|
Rima Jay Prakash (Doutoramento)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2018 | Perceção da autoeficácia individual e coletiva dos docentes: Contributo para a compreensão das boas práticas pedagógicas no
ensino da enfermagem
Arguente
|
Manuel Carlos Fernandes Chaves (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de apoio à inclusão Social e laboral de jovens portadores de condição de deficiência no Conselho
da Covihã
Arguente
|
Joana Gomes Pinheiro (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 | A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo
do ensino básico
Arguente principal
|
Luís Carlos Martins de Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais
no distrito de Aveiro
Arguente
|
Tiago Manuel Leite Soares (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 | Excelência na gestão empresarial: Variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
Arguente principal
|
Maria Margarida da Silva Carreira Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: Estudo do impacto de uma intervenção
Arguente
|
M. P. S. Fontes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2016 | Um método de ensino com tarefas para mediar significados em matemática: Ensino de parâmetros em funções no 11º ano de escolaridade
Arguente
|
M. C. N. Pereira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2015 | Indícios de sobredotação e criatividade na criança: Perceções de educadores do pré-escolar no Brasil e em Portugal
Arguente principal
|
Letícia F. Forno (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2015 | Ensino Superior privado: A satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas
Arguente principal
|
Daniela Oliveira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
|
Aldara Maravilha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
|
Magda Oliveira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2013 | Relatório de Estagio curricular
Arguente principal
|
Ana R. Ribeiro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2011 | Excelência em contextos de realização: Na busca da convergência de factores cognitivos, motivacionais e de personalidade
Arguente principal
|
Liliana Gomes da Silva Araújo (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2009 | Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Arguente principal
|
Dora C. Simonetti (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009 | Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes
Arguente principal
|
Noemi Elizabete Paraíso Gomes Silva (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
2009 | Efeitos de um treino de auto-instrução na auto-eficácia para a escrita
Arguente principal
|
Afonso Nabeiro (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
2008 | O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva
Arguente principal
|
Ana Maria Pereira Antunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de uma amostra no Centro do País
Arguente principal
|
Ana Cristina Cruz da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
2008 | Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de crianças no 1º Ciclo do Ensino
Básico na zona Sul do País
Arguente principal
|
Maria de Fátima Afonso Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Braga |
2022 - Atual | 1ªs Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde da UBI | Covilhã |
2020 - Atual | 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde | Covilhã |
2018 - Atual | Congresso Internacional ANEIS 2018: Altas Capacidades, talento e alto rendimento | Braga |
2016 - Atual | IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” | Braga |
2016 - Atual | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | Lisboa |
2016 - Atual | Congresso Internacional “Sobredotação: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores” | Coimbra |
2015 - Atual | III Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” | Braga |
2014 - Atual | Congresso Internacional "Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa" | Braga |
2014 - Atual | II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” | Braga |
2013 - Atual | Congresso Internacional da ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos” | Porto |
2013 - Atual | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação | Lisboa |
2013 - Atual | IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios” | Covilhã |
2012 - Atual | II Simpósio Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" | Braga |
2011 - Atual | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e contextos” | Braga |
2010 - Atual | Congresso “Sobredotação: Perspectivas actuais e desafios para o futuro” | Leiria |
2010 - Atual | 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde | Covilhã |
2010 - Atual | I Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia | Coimbra |
2010 - Atual | 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development” | Braga |
2022 - 2023 | V Congresso Nacional de Educação Para a Saúde | Évora |
2022/04/07 - 2022/04/08 | CASHE - 2022 The 2nd International Conference: Academic Success in Higher Education | Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Psicologia: Teoria e Prática | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
2020 - Atual | “Estudos de Psicologia” (Campinas) | |
2007 - Atual | Psicologia e Educação | Universidade da Beira Interior |
2003 - 2015 | Sobredotação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2011 - Atual | V Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projecto de 12º ano | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Parecer sobre publicação de livro científico, pela Imprensa da Universidade de Coimbra | Universidade de Coimbra, Portugal |
2016 - Atual | Emissão de parecer sobre alteração do enquadramento legal para a educação inclusiva, a pedido do Ministério da Educação. | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Metodologias de Investigação em Educação I | Doutoramento em Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2023 - Atual | Metodologias de Investigação em Educação II | Doutoramento em Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2017 - Atual | Necessidades Educativas Especiais | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2017 - Atual | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2017 - Atual | Psicologia da Educação | Mestrado em Ensino da Educação Física | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015 - Atual | Avaliação Psicológica I | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2023/10/16 - 2023/10/16 | Ação de Formação “A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior”, 9ª Edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), destinadas a docentes do Ensino Superior. | ||
2016 - 2023 | Seminário de Investigação Educacional | Doutoramento em Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2021 - 2021 | Aula Aberta “Criatividade no Ensino Superior”, nos Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação da Universidade de Évora (organizada no âmbito da Unidade Curricular “Inteligência, Criatividade e Inovação”) | Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2018 - 2019 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2016 - 2017 | Metodologia da Investigação Educacional I | Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2016 - 2017 | Temas Contemporâneos da Educação | Doutoramento em Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2016 - 2017 | Psicologia da Personalidade | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015 - 2016 | Psicologia Escolar | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015 - 2016 | Necessidades Educativas Especiais | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2015 - 2016 | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2012 - 2015 | Métodos de Avaliação em Psicologia Clínica e da Saúde I | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2007 - 2015 | Investigação Educacional | Vários mestrados em Ensino | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2006 - 2015 | Psicologia Escolar e da Educação I | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2008 - 2013 | Metodologia de Investigação em Educação I | Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educução Social e Comunitária | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2006 - 2013 | Psicologia Escolar e da Educação II | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2010 - 2011 | Desenvolvimento Curricular | Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educação Social e Comunitária | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2011 | Psicologia Educacional | Vários cursos de ensino | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2008 - 2009 | Métodos Intervenção em Psicologia II | Mestrado em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2007 - 2009 | Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde I | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | |
2007 - 2009 | Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde II | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2007 - 2008 | Teorias e Modelos de Ensino | Mestrado em Ensino de Matemática | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2008 | Psicologia Escolar I | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2008 | Psicologia Escolar II | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2006 - 2007 | Desenvolvimento e Aprendizagem | Vários mestrados em ensino | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2006 - 2007 | Seminário de Intervenção em Psic. Escolar e da Educação I | Mestrado em psicologia escolar e da educação | |
2005 - 2007 | Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação I | Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2005 - 2007 | Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação II | Mestrado em Psic. Escolar Educação | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2003 - 2007 | Psicologia da Educação II | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal |
2003 - 2006 | Métodos e Técnicas da Educação | Váriios cursos de ramos do ensino | |
2003 - 2006 | Psicologia da Educação I | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2001 - 2003 | Unidade Curricular Educação Especial (8 horas) | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2000 - 2003 | Práticas Pedagógicas | Vários: Biologia-Geologia, História, Português, Filosofia (Licenciatura) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - 2023 | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação | Presidente da Mesa da Assembleia Geral |
2011 - 2021 | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | Membro da Mesa do Conselho Fiscal |
2011 - 2019 | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação | Coordenadora da Delegação da Covilhã |
2008 - 2010 | European Council for High Ability (ECHA) | General Comittee Member |
2008 - 2010 | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | Presidente |
1999 - 2008 | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | Vice-Presidente |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Comissão de Curso – Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Membro
|
|
2019 - Atual | Comissão de Curso - Licenciatura/1º Ciclo em Psicologia
Membro
|
|
2014 - Atual | Comissão Científica da Revista "EduPsi”, Revista Eletrónica de Educação e Psicologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2013 - Atual | Comissão de Curso do Doutoramento em Educação
Membro
|
|
2008 - 2021 | Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Membro
|
|
2019 - 2020 | Comissão de Creditação da Licenciatura em Psicologia | |
2013 - 2018 | Comissão de Curso - Mestrado em Supervisão Pedagógica
Membro
|
|
2011 - 2018 | Comissão de Curso - Mestrado em Ensino das Artes Visuais
Membro
|
|
2014 - 2016 | Comissão de Curso - Doutoramento em Psicologia
Membro
|
|
2014 - 2016 | Comissão de Curso - Licenciatura em Psicologia
Membro
|
|
2013 - 2016 | Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Matemática
Membro
|
|
2013 - 2014 | Comissão de Curso - Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro
|
|
2009 - 2014 | Comissão de Curso - Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica
Membro
|
|
2010 - 2013 | Comissão de Qualidade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Membro
|
|
2008 - 2010 | Comissão de Curso - Mestrado em Educação Social e Comunitária | |
2006 - 2010 | Comissão de Equivalências do Conselho Científico da UBI |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2019, na área da Psicologia | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2023/12/04 - 2023/12/04 | Projeto de Tese de Henriques Jamba Capingãla Dachala, intitulado “A inclusão dos alunos sobredotados em Angola: Percepções de professores do 1° e 2º ciclo do ensino secundário”, do Curso de Doutoramento em Educação Inclusiva, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2023 - 2023 | Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT 2023, na área da Psicologia. | |
2022 - 2022 | Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2022, na área da Psicologia | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015 - 2016 | Membro de júri nas Bolsas de Incentivo a Doutoramento (BID/ICI-FCSH/Santander Universidades | |
2008 - 2012 | Perito Avaliador Externo no Programa de Avaliação Externa das Escolas; Inspecção-Geral de Educação, Ministério da Educação | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
1998 | Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
1995 | Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|