???global.info.a_carregar???
Ema Patrícia de Lima Oliveira completed her PhD in Psychology (specialisation in Educational Psychology) in 2007 at the University of Minho and her degree in Psychology (specialisation in Educational Psychology) in 1999, also at the University of Minho. She is Assistant Professor in the Department of Psychology and Education at the University of Beira Interior and researcher in the Centre for Research in Education and Psychology (CIEP) at the University of Évora. She was a founding member and president of the National Association for the Study and Intervention in Giftedness (ANEIS) and a member of the General Comittee of the European Council for High Ability (ECHA). She has published several articles in specialised journals, book chapters and books, on topics such as well-being, creativity, giftedness, expertise and students adaptation to higher education.
Identification

Personal identification

Full name
Ema Patrícia de Lima Oliveira

Citation names

  • Oliveira, Ema Patrícia
  • Oliveira, E. P.
  • Oliveira, Ema P.
  • Oliveira, E.

Author identifiers

Ciência ID
0910-B8EE-A6F6
ORCID iD
0000-0003-3341-1757
Education
Degree Classification
2019/09
Concluded
Funcionamento Psicológico Positivo em estudantes do Ensino Superior (Pós-doutoramento)
Major in Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
1999
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia da Educação
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
16
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/11 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2020/10 Researcher (Research) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2008 - 2015 Researcher (Research) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2007 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2007 Invited Assistant (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal
2000 - 2003 Tutor (University Teacher) Universidade do Minho, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1999/10/01 - 2003/12/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Psiquilíbrios, Portugal
1999 - 2003 Técnico Superior (Técnico Superior) Psicentro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Comissão de Curso – Mestrado em Ensino da Educação Física Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Current Comissão de Curso - Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - Current Comissão de Curso do Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2021 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino da Educação Física Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2020 Comissão de Creditação da Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2018 Comissão de Curso - Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2018 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino das Artes Visuais Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2017 Conselho de Faculdade Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2016 Comissão de Curso - Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2016 Comissão de Curso - Doutoramento em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2016 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino de Matemática Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Organic Unit Vice-President Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2013 - 2015 Direção de Curso do Mestrado em Educação Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Comissão de Curso - Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2014 Comissão de Curso - Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2013 Organic Unit Vice-President Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010 - 2013 Comissão de Qualidade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008 - 2010 Comissão de Curso - Mestrado em Educação Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2010 Comissão de Equivalências do Conselho Científico da UBI Universidade da Beira Interior, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2002 - 2003 Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa
-
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluded

Contract

Designation Funders
1999 - 2001 Adaptação e aferição para a população portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III
PRAXIS/PCSH/PSI/91/96
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluded
1998 - 1999 Construção e validação de instrumentos de identificação e caracterização de alunos sobredotados
53/98
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2022/01/02 - Current Validação da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo e da Kessler Psychological Distress Scale para os adolescentes portugueses
-
Principal investigator
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Ongoing
2021 - Current Paixão pelo curso, saúde mental e desempenho académico em estudantes do ensino superior
n/a
Principal investigator
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2018 Adaptação e validação para a população portuguesa da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo – Versão Adultos
-
Principal investigator
Concluded
2011 - 2012 Projeto “Febes”: Projeto de investigação-ação no âmbito da identificação e atendimento de alunos com altas habilidades e talentos
n/a
Principal investigator
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2009 PISTA: Projecto de Investigação-acção na Sobredotação e no Talento em Alunos do 1º Ciclo
-
Principal investigator
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
Rotary Clube do Porto
Concluded
2001 - 2001 Validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)
-
Other
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2001 Adaptação da Escala de Competências Cognitivas (ECCOs) para crianças entre os 4 e os 7 anos
-
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Rocha, A.; Almeida, A. I. S.; Palhares, C.; Oliveira, E. P.; Fonseca, H.; Almeida, L. S.; Miranda, L.; Pereira, M.; Bahia, S.. Guia para professores e educadores – Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. ANEIS. 2017.
  2. Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva. Sobredotação: Respostas educativas. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC. 2013.
  3. Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva ; Melo, A. S.. Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio. Braga, Portugal. 2000.
Book chapter
  1. Almeida, Leandro da Silva ; Merino, María Dolores; Privado, Jesus. "Funcionamento psicológico positivo: Proposta de avaliação e implicações para o contexto escolar". In Intervenções em psicologia positiva no contexto escolar e educacional, edited by Reppold, C. T.; Hutz, C. S., 127-142. Brazil: Vetor, 2021.
  2. Almeida, L. S.; Wechsler, S. M.; Oliveira, Ema Patrícia; Cruz, J. F. A.. "Psicologia Positiva: Um olhar enriquecido da sobredotação e excelência". In Psicologia positiva: Educação, saúde e trabalho, edited by Reppold, C. T.; Almeida, L. S., 171-188. Portugal: Cerpsi, 2019.
  3. Azevedo, J.; Oliveira, Ema Patrícia; Beites, Patrícia Damas. "E-Assessment Multiple-Choice Questions: A Literature Review". In Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, edited by Azevedo, A.; Azevedo, J., 1-27. Hershey, United States: IGI Global, 2019.
  4. Azevedo, José; Beites, P. D.; Oliveira, Ema. "Evaluating e-assessment: A practical application using statistical methods". In Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education, 68-100. IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-5936-8.ch004
  5. Oliveira, Ema Patrícia; Ramôa, M.. "Escola inclusiva e sobredotação". In Currículo e cidadania: Contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado, edited by Branco, M. L.; Domingues, J. A., 135-148. Brazil: Dialogarts, 2015.
  6. Oliveira, Ema Patrícia; Bahia, S.. "Diferenças individuais e necessidades de aprendizagem". In Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação, edited by Veiga, F. H., 583-631. Portugal: Climepsi, 2013.
  7. Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva. "Aceleração escolar em Portugal: Relatos de insatisfação e crítica pelos pais". In Superdotados: Trajetórias de desenvolvimento e realizações, 207-218. Brazil: Juruá, 2013.
    Published
  8. Oliveira, Ema Patrícia; Simões, M. R.; Seabra-Santos, M. J.; Albuquerque, C. P.; Pereira, M. A.; Almeida, Leandro da Silva ; Ferreira, C.; et al. "Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças: Terceira Edição (WISC-III)". In Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa, edited by Gonçalves, M. M.; Simões, M. R.; Almeida, Leandro da Silva ; Machado, C., 221-252. Portugal: Quarteto, 2003.
  9. Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva. "Os professores na identificação dos alunos sobredotados". In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, edited by Oliveira, Ema Patrícia; Almeida, Leandro da Silva ; Melo, A. S., 43-53. Portugal: ANEIS, 2000.
  10. Oliveira, Ema Patrícia; Melo, A. S.; Caires, S.; Mendonça, A.. "ANEIS: Um percurso implementado". In Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio, edited by Almeida, Leandro da Silva ; Oliveira, Ema P.; Melo, A. S., 160-166. Portugal: ANEIS, 2000.
Conference abstract
  1. Mendes, S., Travassos, B., & Oliveira, E. P.. "Establishing “excellence” in the Portuguese football referee". Paper presented in International Congress CIDESD 2019, 2019.
  2. Oliveira, E. P.. "O apoio aos alunos com características de sobredotação em Portugal: Contributos da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)". Paper presented in 2nd International Conference Excellence: Education & Human Development, 2010.
Conference paper
  1. Santos, A. C., Silva, C. M., Oliveira, E. P., Guimarães, C., & Ramos, L.. "Regulação emocional em estudantes do ensino superior: Influência dos estilos parentais percebidos". Paper presented in I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  2. Guedes, F.; Guimarães, C.; Ramos, L.; Silva, C.; Oliveira, E.; Afonso, R.. "Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the Portuguese version". Paper presented in 2nd International Conference of Applied Psychology "Current Affairs and Perspectives in Psychological Research”, 2022.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.7360666
  3. Silva, G. & Oliveira, E. P.. "Criatividade, emoções de realização e desempenho académico: Diferenças e relações em estudantes do ensino regular e artístico". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
  4. Brito, I. A., Oliveira, E., & Ramos, L.. "What if we trust? A multi-level literature review approach to trust, focusing on students-teacher trust and its relation with school identification". Paper presented in 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN21), 2021.
  5. Brito, I,; Oliveira, E. P.; Ramos, L.. "Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification". Londres, 2021.
  6. Pereira, Vladi; Oliveira, Ema. "The use of Facebook in the teaching-learning process and its influence on academic performance". Paper presented in 12th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2020.
    10.21125/edulearn.2020.1416
  7. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E. P.. "Establishing "excellence" in the Portuguese football referee". 2019.
    10.6063/motricidade.16967
  8. Barros, L. D. O., & Oliveira, E. P.. "Promoção da criatividade como competência transversal no ensino superior". Paper presented in III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação “Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?”, 2019.
  9. Pereira, Vladi; Oliveira, Ema. "The use of facebook in the teaching / learning process and its influence on engagement and academic performance". Paper presented in 12th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2018.
    10.21125/inted.2018.1050
  10. Azevedo, J.; Oliveira, E.; Beites, P.. "How do Mathematics teachers in higher education look at e-assessment with multiple-choice questions". Paper presented in 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017.
    10.5220/0006324801370145
  11. Monteiro, J. P.; Costa, J. J. ; Oliveira, E. P.; Matos, A. P.; Pereira, M. M.; Miranda, A. B.. "Desempenho escolar em disciplinas de Desenho Assistido por Computador tridimensional e sua relação com capacidades de raciocínio e o número de faltas". Paper presented in 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES 2017, 2017.
  12. Ramôa, M., & Oliveira, E. P.. "Perceções dos professores sobre as medidas educativas especiais de apoio aos alunos sobredotados". Paper presented in XII Congresso Galego-Português Psicopedagogia, Braga, 2013.
  13. Afonso, T., & Oliveira, E. P.. "Adaptação académica e identidade vocacional em estudantes do 1º ano do Ensino Superior". Paper presented in II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”, Évora, 2013.
  14. Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.; Alves, Ana Filipa; Oliveira, Ema P.. "Os novos públicos no ensino superior : vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, Corunha, 2011.
  15. Menaia, C.; Oliveira, E. P.. "Os Cursos de Especialização Tecnológica na proficiência da Empregabilidade: O caso da AFTEBI". Paper presented in II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, 2011.
  16. Pessoa, P. F. E.; Oliveira, E. P.. "Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no Ensino Superior: Despiste com estudantes da Universidade da Beira Interior". Paper presented in Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e práticas", 2010.
  17. Oliveira, E. P., Almeida, L. S., Primi, R., Conde, S., & Vilar, S.. "Testes de pensamento criativo de Torrance (TPCT): Contributos para a sua validação em Portugal". Paper presented in XIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos”, 2008.
  18. Oliveira, E. P., & Almeida, L. S.. "Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students". Paper presented in Conference Report COST Strategic Workshop “Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap”, Bruxelas, 2007.
  19. Oliveira, E. P., Baptista, C., Fernandes, H., & Pessoa, P.. "Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAS/T): Seu uso pelos professores junto de alunos com altas habilidades". Paper presented in IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2007.
  20. Oliveira, E. P., Conde, S., Pessoa, P. E., Batista, C. J., & Fernandes, H.. "Testes de Pensamento Criativo de Torrance: Contributos para a sua aferição". Paper presented in XI Conferência Internacional sobre “Avaliação Psicológica: Formas e contextos”, 2006.
  21. Almeida, L. S., Santos, C., Oliveira, E. P., & Cruz, C.. "Escala de Despiste de Alunos com Altas Habilidades e Talentos: Estudo com professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico". Paper presented in I Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 1999.
Journal article
  1. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E.P.. "The impact of training on football refereeing performance,O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol,El impacto de la capacitación en el desempeño del arbitraje en fútbol". Cuadernos de Psicologia del Deporte 21 1 (2021): 43-59. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100742568&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/CPD.412281
  2. Mendes, S.; Oliveira, E.P.; Monteiro, D.; Travassos, B.. "The Portuguese referee performance model". International Journal of Sports Science and Coaching 16 5 (2021): 1117-1125. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85104330119&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/17479541211006321
  3. Oliveira, Ema Patrícia; Levindo, Adriana dos Santos. "Bem-estar subjetivo e funcionamento psicológico positivo ao longo dos primeiros anos do ensino superior". Educação: Teoria e Prática 30 63 (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14705.
    10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14705
  4. Mendes, S.; Travassos, B.; Oliveira, E.P.. "Career development and perception of factors to the excellence of the football referee in Portugal,Desenvolvimento de carreiras e perceção de fatores para a excelência do árbitro de futebol em Portugal,Desarrollo profesional y percepción de factores a la excelencia del árbitro de fútbol en Portugal". Retos 37 (2020): 694-701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078771169&partnerID=MN8TOARS.
  5. Azevedo, José Manuel; Oliveira, Ema; Beites, P. D.. "Using Learning Analytics to evaluate the quality of multiple-choice questions: a perspective with Classical Test Theory and Item Response Theory". International Journal of Information and Learning Technology 36 4 (2019): 322-341. http://hdl.handle.net/10400.6/9146.
    10.1108/IJILT-02-2019-0023
  6. Oliveira, Ema Patrícia; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.. "Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários Portugueses". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 48 3 (2018): 151-162. http://hdl.handle.net/10400.6/10464.
    10.21865/RIDEP48.3.13
  7. Oliveira, Ema; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.. "Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extr 7 (2017): 92-96. http://hdl.handle.net/10400.6/10463.
    10.17979/reipe.2017.0.07.2733
  8. Osório, A.; Oliveira, E. P.; Rocha, A.; Melo, A. S.. "Projeto PISTA: Contributos para a identificação e caracterização da sobredotação num grupo de risco". Sobredotação 12 (2011): 131-151.
  9. Barros, Débora Pereira de; Primi, Ricardo; Miguel, Fabiano Koich; Almeida, Leandro S.; Oliveira, Ema P.. "Metaphor creation: A measure of creativity or intelligence?". European Journal of Education and Psychology 3 1 (2010): 103-115. http://hdl.handle.net/1822/12919.
    10.1989/ejep.v3i1.49
  10. Almeida, L., & Oliveira, E.. "Los alumnos con características de sobredotación: La situación actual en Portugal". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP) 33 1 (2010): 85-95.
  11. Oliveira, E. P.; Almeida, S.. "Representações e práticas de professores e psicólogos no apoio aos alunos com características de sobredotação". Sobredotação 11 (2010): 127-139.
  12. Oliveira, E.; Almeida, L.; Ferrándiz, C.; Ferrando, M.; Sainz, M.; Prieto, M.D.. "Torrance tests of creative Thinking (TTCT): Elements for construct validity in portuguese adolescents,Tests de pensamiento creativo de Torrance (TTCT): Elementos para la validez de constructo en adolescentes portugueses". Psicothema 21 4 (2009): 562-567. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70350655397&partnerID=MN8TOARS.
  13. Almeida, Leandro S.; Prieto, Lola Prieto; Ferrando, Mercedes; Oliveira, E. P.; Ferrándiz, Carmen. "Torrance Test of Creative Thinking: The question of its construct validity". Thinking Skills and Creativity 3 1 (2008): 53-58. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2008.03.003.
    10.1016/j.tsc.2008.03.003
  14. Almeida, L. S.; Candeias, A.; Primi, R.; Ramos, C.; Rodrigues, A. P.; Coelho, H.; Dias, J.; Miranda, L.; Oliveira, E. P.. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5/6): Estudo nacional de validação e aferição". Revista Psicologia e Educação 2 1 (2003): 7-17.
  15. Almeida, L. S.; Pereira, M. A.; Miranda, L.; Oliveira, E. P.. "A investigação na área da sobredotação em Portugal: Projectos e resultados". Sobredotação 4 1 (2003): 7-27.
  16. Oliveira, E. P.; Guimarães, C.. "Campo de férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação…”: Um programa de enriquecimento com alunos sobredotados e talentosos". Sobredotação 4 2 (2003): 123-135.
  17. Almeida, Leandro S.; Oliveira, Ema P.; Silva, Manuela; Oliveira, Cristiano. "O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção e validação de uma escala de despiste". Inovação 15 (2002): 163-179. http://hdl.handle.net/1822/13243.
  18. Oliveira, E. P.. "Desenvolvimento sócio-emocional de alunos sobredotados: Risco e resiliência". Sobredotação 3 1 (2002): 151-166.
  19. Sousa, A.; Ramos, C.; Santos, L.; Correia, L. V.; Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.. "Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPR5/6): Contributos para a sua validação e aferição". Sobredotação 3 2 (2002): 231-244.
  20. Almeida, L. S.; Silva, E.; Oliveira, E. P.; Palhares, C.; Melo, A. S.; Rodrigues, A.. "Conhecimentos e percepções dos professores na área da sobredotação". Sobredotação 2 2 (2001): 139-153.
  21. Almeida, L .S.; Oliveira, E. P.; Silva, M. E.; Oliveira, C. G.. "O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação". Sobredotação 1 1, 2 (2000): 83-98.
  22. Palhares, C.; Oliveira, E. P.; Melo, A. S.. "ANEIS: Programas de enriquecimento". Sobredotação 1 1, 2 (2000): 191-202.
Thesis / Dissertation
  1. Oliveira, Ema P.. "Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7081.

Other

Other output
  1. Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAST). Instrumento de avaliação psicológica.. 2002. Almeida, L. S.; Oliveira, E. P.; Melo, A. S..
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023 "Viver é um rasgar e remendar-se": Regulação emocional, distress psicológico e bem-estar XII CICTED – Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento
Universidade de Taubaté (Unitau), São Paulo. (São Paulo, Brazil)
2023 A relação entre satisfação com a vida e emoções em adolescentes portugueses. 2.as Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade da Beira Interior
2022 The role of achievement goals on flow in music students IV Congreso Internacional “Engagement de los Alumnos en la Escuela: Perspectivas sociales y psicológicas”
2022 Behavioral Emotion Regulation Questionnaire (BERQ): A preliminary validation study of the portuguese version 2nd International Conference of Applied Psychology
Moldova State University
2022 Paixão e regulação emocional: Qual a relação? I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
2022 Estilos educativos parentais e regulação emocional em estudantes do ensino superior I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
2022 Trusting and belonging: let’s play? An empirical case research throughout adolescence 10th European Conference on Positive Psychology
(Iceland)
2021/09/03 A excelência não tem atalhos: A escala Grit-S e o rendimento académico em estudantes do ensino secundário em Portugal XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 Criatividade, emoções de realização e desempenho académico: Diferenças e relações em estudantes do ensino regular e artístico XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/03 A prática de atividade física e motivos associados em estudantes portugueses do Ensino Superior: Caracterização e relação com o bem-estar XVI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/17 Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification 9th European Conference on Education
UCL (Londres, United Kingdom)
2021/07/05 What if we trust? A multi-level literature review approach to trust, focusing on students-teacher trust and its relation with school identification 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies (Edulearn 21)
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (OnLine Conference)
2021/06/15 A criatividade no ensino superior: Perceções de professores e estudantes portugueses IV Jornadas de Educação “Educar para o futuro”
Instituto Politécnico da Guarda (Guarda, Portugal)
2020/04/24 Sobredotação We Love Psychology Fridays
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/04/24 Aula Aberta “Sobredotação: Da avaliação à intervenção psicológica”, no âmbito da iniciativa “We Love Psychology Fridays". We Love Psychology Fridays
Universidade de Évora
2020/01 Bem-estar e funcionamento psicológico positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2020/01 O papel do Ensino Superior (ES) na promoção da diversidade, equidade e inclusão Simposium Educação Inclusiva
Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (Covilhã, Portugal)
2019/09 Psicologia Positiva: Um projeto de investigação na UBI VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” e II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Universidade do Minho
2018/06 Bem-estar e realização académica em estudantes do ensino superior X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
2017/02 Aula intitulada “Funcionamento Psicológico Positivo em Estudantes do Ensino Superior" Seminário de Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade do Minho
2015/04 Onde está o Wally? O lugar dos alunos sobredotados na escola regular Seminário “Sobredotação: Abrindo caminhos”
ANEIS (Penafiel)
2014/12 Alunos sobredotados: Identificação e apoio educativo Palestra
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco)
2014/07 Processos cognitivos associados à criatividade: Análise e reflexão sobre a literatura II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho
2014/05 O apoio aos alunos sobredotados na escola regular Seminário "Sobredotação: Um outro olhar e desafio à escola inclusiva"
Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (Porto)
2013/06 Mitos e ideias acerca da sobredotação: O que pensam os professores? IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios”
Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã)
2011/06 O atendimento educativo aos alunos com altas habilidades 1º Seminário dos Serviços para a Inclusão do Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos
Agrupamento de Escolas Faria de Vasconcelos (Castelo Branco)
2011 Todos diferentes, todos iguais: A atenção aos alunos sobredotados na escola V Jornadas Pedagógicas da Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Escola Secundária Frei Heitor Pinto (Covilhã)
2010/09 Avaliação e intervenção junto de alunos sobredotados em Portugal 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development”
(Braga)
2008/07 A differential education for highly able students: A study on academic acceleration in Portugal” Excellence in Education 2008: Future Minds
(Paris, France)
2008/05 A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS A educação dos alunos sobredotados: Compromissos e desafios lançados pela ANEIS
Escola Secundária Alves Martins (Viseu)
2008/04 A aceleração escolar junto de alunos com habilidades de aprendizagem excepcionais I Seminário Ibérico: “Sobredotação: Diferentes Olhares”
Universidade Fernando Pessoa (Porto)
2008/03 Alunos sobredotados: Da identificação à intervenção psicoeducativa. I Congresso Internacional de Desenvolvimento e Educação Especial
Psicosoma (Viseu)
2007/11 Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students Conference Report COST Strategic Workshop ?Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap?
UE (Bruxelas)
2007/03 Associações científicas de apoio à criatividade e à sobredotação: Uma breve apresentação Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga)
2004/06 Educar para a excelência Palestra
Agrupamento de Escolas do Tortosendo (Covilhã)
2004/05 Sobredotação: Um conceito multidimensional Palestra
Escola E.B. 2,3 de Lamaçães (Braga)
2004/04 Também se cresce por dentro: Primeiras etapas, primeiros afectos Seminário "A criança e o seu mundo"
Centro de Saúde de Baião (Baião)
2003/11 Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares: Sobredotação Palestra
Instituto de S. Tiago, Cooperativa de Ensino de Sobreira Formosa (Castelo Branco)
2002/03 Capacidades e talentos superiores: Uma realidade a gerir Intervenção educativa diferenciada
Escola Secundária Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim)
2001/04 Formas de identificação e atendimento de alunos sobredotados Primeiras Jornadas Açorianas Sobre a Juventude
Escola Superior de Enfermagem, Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)
2000/06 Projecto de atendimento a alunos sobredotados: Uma experiência em curso Seminário Encruzilhadas da Educação
Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)
1999 The role of teachers in gifted children identification First European Council for High Ability Research Seminar
European Council for High Ability (Braga)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - Current Necessidades dos professores do 1º ciclo em relação à inclusão: Estudo exploratório para a definição de um programa de formação contínua
Co-supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Current Paixão pelo curso e Distress psicológico: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Current Evidências sobre a validade da Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo com adolescentes portugueses
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022 - Current Paixão pelo desporto, prática desportiva e bem-estar em estudantes do Ensino Superior e atletas de alta competição
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Current Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic Schools
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - Current Pensamento Matemático Avançado: Novas Tecnologias no Ensino da Álgebra Linear
Co-supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Current Promoção da criatividade no ensino superior: Análise de objetivos dos cursos, unidades curriculares e práticas docentes
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2023 Funcionamento psicológico positivo na adolescência: Contributos para a sua caracterização e avaliação
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2022 O uso das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: um estudo com estudantes do Ensino Superior do ISCED-Huila
Co-supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2022 A Teoria Histórico-Cultural como fundamento para a formação do Alfabetizador Matemático
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2021 Bem-Estar e Atividade Física em Estudantes do Ensino Superior
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2021 A excelência na arbitragem: O papel das instituições educativas e desportivas
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2020 Bem-estar subjetivo e Funcionamento Psicológico Positivo: Estudo longitudinal com estudantes do Ensino Superior
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 A satisfação dos alunos com os recursos de uma Instituição de Ensino Superior em Angola: Um estudo exploratório
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Satisfação com a vida e funcionamento psicológico positivo numa amostra de professores do Ensino Básico e Secundário
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2018 A Prática Pedagógica em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola: Perceções de estudantes e supervisores
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2017 Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a metodologia investigação-ação
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2017 Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervenção
Co-supervisor
Doutoramento em Psicologia (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2016 Excelência e criatividade em matemática universitária
Co-supervisor
Doutoramento em Didática da Matemática (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 O impacto na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados de um programa de competências pessoais, sociais e emocionais
Co-supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014 - 2015 Criatividade no Ensino Superior: Fatores facilitadores e inibidores segundo a perspetiva de estudantes
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014 - 2015 Processos cognitivos associados à criatividade: Contributos para a adaptação e validação da escala CPAC em Portugal
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Adaptação da Escala de Positividade ao contexto português
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2015 Perfecionismo no Ensino Superior: Estudo de comparação entre estudantes de Psicologia e de Engenharia
Supervisor
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Estilos educativos parentais e características de comportamento num grupo de crianças com altas habilidades
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Perfeccionismo e sintomatologia psicopatológica e rendimento académico em estudantes do Ensino Superior
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2014 Avaliação das habilidades de controlo em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Um estudo na Beira Interior
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Co-supervisor
Mestrado em Psicologia, área de especialização Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento (Master)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2013 O desempenho de excelência na dança: estudo qualitativo com estudantes da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Sinalização de alunos sobredotados: proposta de um instrumento para a nomeação pelos professores
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Contribuição e identificação de crianças e adolescentes sobredotados: o contributo dos testes de inteligência e da sinalização dos professores
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2013 Aquisição e desenvolvimento de competências transversais e técnicas no ensino superior: perspetivas dos estudantes e dos supervisores de estágio
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Transição e adaptação ao ensino superior: vivências académicas e identidade vocacional
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Criatividade e inteligência: contributos para a identificação da sobredotação e relação com o rendimento académico
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Conceção, implementação e avaliação da eficácia de um programa de intervenção em assertividade no Segundo Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Criatividade, autoconceito e desempenho académico em estudantes universitários de artes e ciências
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011 - 2012 Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Vamos re-criar a escola: programa de promoção da criatividade em contexto escolar
Supervisor
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Perfeccionismo, auto-conceito e sintomatologia psicopatológica em estudantes do Ensino Superior
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Perturbação de hiperactividade com défice de atenção PHDA: convergência da avaliação entre diferentes fontes
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no ensino superior: despiste com estudantes da Universidade da Beira Interior
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Abandono aprendido, depressão e estratégias de coping numa amostra de reclusos
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Conhecimentos, percepções e práticas dos professores de ensino básico face à perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Relação entre abandono aprendido e qualidade de vida numa amostra de toxicodependentes
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Factores emocionais e cognitivos no (in) sucesso académico em alunos do 9º ano: auto-regulação emocional, raciocínio, perfeccionismo e rendimento académico
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Adaptação ao ensino superior: vivências académicas dos estudantes da UBI
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Stresse e burnout em técnicos de instituições na área da deficiência mental
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Vivências académicas e suporte social na adaptação ao ensino superior dos estudantes do 1º ano da Universidade da Beira Interior
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2010 Representações, conhecimentos e práticas de educadores, professores e psicólogos no apoio a alunos com características de sobredotação
Supervisor
Mestrado em Psicologia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2009 - Current Congresso “Sobredotação em Portugal: 10 Anos de contributos da ANEIS” (2009)
Congress (President of the Organising Committee)
2008 - Current Congresso “Excelência: Potencial e Desempenho” (2008)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2005 - Current 1as Jornadas em Psicologia da UBI “Realidades, fronteiras e desafios” (2005)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - Current IV Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Contextos de aprendizagem e desenvolvimento” (2003)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2002 - Current III Congresso Anual da ANEIS “Sobredotação: Aproximação de modelos e práticas” (2002)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2002 - Current Seminário “Quotidianos educativos e experiências de (in)disciplina” (2002)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Current Congresso “A educação dos sobredotados: Compromisso de todos e papel de cada um” (1999)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Universidade de Lisboa, Portugal
1999 - Current Compromissos dos pais e dos professores na identificação e no atendimento das crianças sobredotadas (1999)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Current First European Council for High Ability Research Seminar (1999)
Seminar (Member of the Organising Committee)
European Council for High Ability, Ireland
1999 - Current Problemática da identificação de pessoas sobredotadas (1999)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
1999 - Current Workshop “Gifted education: Potential into performance”, com Franz Mönks (Univ. Nijmegen, Holanda) (1999)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Current Seminário "Developmental Psychology and the gifted", com Franz Monks (1999)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - Current Seminário “Identificação e práticas educativas com alunos sobredotados” (1999)
Seminar (President of the Organising Committee)
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
2023/04/14 - 2023/04/14 Conceção e dinamização da atividade “Brainstorming: Diálogos sobre saúde mental”, no âmbito da iniciativa “Universidade de Inverno” promovida pela UBI e destinada a estudantes do 9º. ano de escolaridade, de todo o país. (2023)
Other (Member of the Organising Committee)
2022/06/08 - 2022/06/08 Papel do psicólogo em contexto escolar: A invisibilidade desejada (2022/06/08 - 2022/06/08)
Meeting (President of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/05 - 2022/06 1º. Ciclo de Conferências "Investigar em Educação na UBI" (2022 - 2022)
Conference (President of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/01/28 - 2015/01/28 Ação de formação pedagógica de docentes “Técnicas e critérios de avaliação no Ensino Superior”, com Maria Assunção Flores Fernandes (2015 - 2015)
Workshop (Member of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/01/04 - 2015/01/04 Ação de formação pedagógica de docentes “Construção e validação de instrumentos de avaliação em contexto educacional”, com Leandro S. Almeida (2015 - 2015)
Workshop (President of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/12/06 - 2012/12/07 Ciclo de Conferências “Aprofundar Bolonha: Falar de competências transversais” (2012)
Conference (President of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009 - 2009 Conferência Internacional “Psicologia e Educação: Práticas, Formação e Investigação” (2009 - 2009)
Conference (President of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2000 - 2009 Conceção, coordenação e dinamização do Campo de Férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação – ETC…", destinado a adolescentes de todo o país, realizado em parceira com a Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação, ao longo de cerca de 15 dias, anualmente, nas férias de Verão. (2000)
Other (President of the Organising Committee)
2000 - 2001 Coordenação e dinamização do “Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização” (PEDAIS), no âmbito das atividades da Delegação de Braga da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Este programa destinou-se a crianças, adolescentes e jovens com características de sobredotação, incluindo a formação de pais e professores, com periodicidade semanal e de natureza extracurricular. (2000) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal
1999/09 - 1999/12 “No país do Se…” – programa de promoção da criatividade, destinado a crianças da Delegação de Braga da ANEIS (2009) Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/05/14 - Current Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação”, com Pedro Malheiro.
Workshop
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Ser virtualmente competente na facilitação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/12/07 - 2023/12/07 X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Seminar
X SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/11/16 - 2023/11/16 Giornata per il miglioramento continuo della didattica 2023
Conference
Intelligenza Artificiale: sfide e opportunità per la didattica
Università degli Studi di Padova, Italy
2023/11/10 - 2023/11/10 Conferência Internacional de Arte e Saúde
Conference
Conferência Internacional de Arte e Saúde
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Portugal
2023/05/20 - 2023/05/20 Conferência "Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento dos alunos", apresentada por Joana Pipa (ISPA-Instituto Universitário).
Conference
"Retenção escolar: Reflexões sobre a sua eficácia e implicações na motivação, perceção de competência e envolvimento dos alunos"
ADIPSIEDUC, Portugal
2023/05/09 - 2023/05/09 Ação de formação "Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes", dinamizada por Marco Neves.
Conference
Potenciar o ChatGPT para melhorar a Aprendizagem: 12 Técnicas e Práticas Eficazes
Forma-te - Associação Nacional da Formação e Ensino Profissional, Portugal
2023/04/28 - 2023/04/28 Webinar "Métodos mistos na investigação em educação", com João Filipe Matos e Ana Pedro (Univ. Lisboa)
Workshop
Métodos mistos na investigação em educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/03/25 - 2023/03/25 Conferência "O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia”, apresentada por Acácia Angeli dos Santos (Universidade São Francisco, Brasil);
Conference
O Desafio da Avaliação da pós-graduação no Brasil: focalizando a área da Psicologia
ADIPSIEDUC, Portugal
2023/01/18 - 2023/01/18 Ação de formação "O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida", com Marco Bento (Escola Superior de Educação de Coimbra).
Workshop
O Modelo Pedagógico da Aprendizagem Invertida
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/11/26 - 2022/11/26 Conferência "Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais", proferida por Evely Boruchovitch (UNICAMP, Brasil)
Conference
Autorregulação da aprendizagem: evidências cientificas e aplicações educacionais
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/07/23 - 2022/07/23 Conferência "O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?", proferida por Denise de Souza Fleith (Universidade de Brasília, Brasil).
Conference
O papel da família e da escola no desenvolvimento da sobredotação: O que a pesquisa revela e a prática nos ensina?
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/03/30 - 2022/03/30 Conferência “Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional”, com Ana Paula Porto Noronha.
Conference
Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional
Universidade do Minho, Portugal
2022/03/19 - 2022/03/19 Conferência "Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas", com Ana Paula Noronha (Universidade de São Francisco, Brasil).
Conference
Avaliação psicológica de características positivas: Construção de medidas
ADIPSIEDUC, Portugal
2022/02/19 - 2022/02/19 Conferência "Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes", com Francisco Peixoto (ISPA - Instituto Universitário)
Conference
Componentes afetivos da aprendizagem em pré-adolescentes e adolescentes
ADIPSIEDUC, Portugal
2021/11/25 - 2021/11/25 3ª Conferência itinerante da SPCE “Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital”, com Isabel Huet (Universidade Aberta) & Luís Pereira (Imperial College London).
Conference
Reflexividade e indagação da pedagogia em tempos de transição digital
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2021/06/26 - 2021/06/26 Conferência ““Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis con Técnicas de Minería de Datos”, com María Consuelo Saiz Manzanares (Universidad de Burgos, España).
Conference
Seguimiento del aprendizaje en estudiantes de Educación Superior en entornos virtuales de aprendizaje: un análisis con Técnicas de Minería de Datos
Universidade do Minho, Portugal
2021/05/08 - 2021/05/08 Conferência “Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos”.
Conference
Todos nós: Como trabalhar com alunos cegos
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Webinar “Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais”, com Pedro Malheiro.
Workshop
Facilitação Virtual Interativa para Professores: Preparação e produção de eventos virtuais
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/04/09 - 2021/04/09 Conferência “Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais”, com Domingos Fernandes.
Conference
Para uma avaliação inclusiva: Questões críticas fundamentais
Universidade de Évora, Portugal
2021/02/20 - 2021/02/20 Conferência “Las competencias pedagógicas del profesor universitario”, com Maria Jose Ruiz-Melero (Universidad de Murcia, Espanha).
Conference
Las competencias pedagógicas del profesor universitario
Universidade do Minho, Portugal
2020/11/28 - 2020/11/28 Conferência “Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior”, com Evely Boruchovitch (Universidade Estadual de Campinas).
Conference
Variáveis psicológicas e autorregulação da aprendizagem: Fatores de proteção no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal
2020/10/03 - 2020/10/03 Conferência “Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono”, com Adrián Castro-López (Universidad de Oviedo).
Conference
Herramientas fuzzy para la evaluación comportamento del estudiante universitário frente al abandono
Universidade do Minho, Portugal
2020/09/07 - 2020/09/07 Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Seminar
Seminário "Ser estudante no ensino superior: O caso dos estudantes do 1º. Ano"
Universidade do Minho, Portugal
2020/07/24 - 2020/07/25 I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Seminar
I Seminário Internacional "Os estudantes do Ensino Superior".
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/11 - 2019/09/13 Curso "Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS", com João Marôco.
Workshop
Análise de Equações Estruturais com o SPSS e o AMOS
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/22 - 2019/05/22 Conferência “Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação”, proferida por Carlinda Leite.
Conference
Olhar a docência no ensino superior à luz do Processo de Bolonha e da indissociabilidade do ensino/aprendizagem/investigação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2017/12/08 - 2017/12/10 Curso "Análise de Equações Estruturais com o Mplus", com Jorge Sinval.
Workshop
Análise de Equações Estruturais com o Mplus
Universidade do Minho, Portugal
2015/01/16 - 2015/01/16 Conferência "Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos", com João Pedro da Ponte. Estudo de casos para a compreensão de fenómenos educativos
Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/09/05 - 2014/09/05 Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Congress
Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2014/07/17 - 2014/07/19 Curso "Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos"
Workshop
Estatística paramétrica para análise da associação entre variáveis e diferenças de grupos
Universidade do Minho, Portugal
2013/05/08 - 2013/05/08 Workshop "Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual", com Irina Saur-Amaral.
Workshop
Da pesquisa sistemática da literatura à análise e desenvolvimento do esboço de modelo conceptual
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/06/13 - 2011/06/15 Curso “Critical Thinking”, com Diane Halpern.
Workshop
Curso “Critical Thinking”
Universidade do Minho, Portugal
2011/03/24 - 2011/04/02 Ação de formação “Teorias e correntes do Ensino na Web”
Workshop
Teorias e correntes do Ensino na Web
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/03/23 - 2011/03/23 Conferência “E-learning no Ensino Universitário”
Conference
E-learning no Ensino Universitário
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/01/28 - 2011/01/29 Curso "Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)", com Ivete Azevedo (Centro Torrance, Portugal).
Workshop
Cotação do Teste de Pensamento Criativo de Torrance (Figurativo)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008/11/07 - 2008/11/07 PhD Honors Lectures: "Toward a new science of expert and exceptional performance", com K. Anders Ericsson.
Conference
Toward a new science of expert and exceptional performance
Universidade do Minho, Portugal
2008/11/05 - 2008/11/05 Workshop "How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud protocols and diaries", com K. Anders Ericsson.
Workshop
How to study the structure and acquisition of expert performance: Analysis of representative tasks, think-aloud protocols and diaries
Universidade do Minho, Portugal
2008/10/04 - 2008/10/04 Workshop "How to get published, p<.05", com Joachim Stoeber
Workshop
How to get published, p<.05
Universidade do Minho, Portugal
2008/10/02 - 2008/10/02 PhD Honors Lectures: "The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications", com Joachim Stoeber.
Conference
The dual nature of perfectionism: Theory, measurement, and applications
Universidade do Minho, Portugal
2008/07/01 - 2008/07/01 Workshop "Creativity: Giftedness and education", com Todd Lubart (Universidade Paris-Descartes).
Workshop
Creativity: Giftedness and education
Université de Paris Institut de Psychologie, France
2007/11/26 - 2007/11/27 COST Strategic Workshop "Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap", Bruxelas.
Meeting
Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap
European Cooperation in Science and Technology, Belgium
2007/03/13 - 2007/03/13 Workshop "Torrance Tests of Creative Thinking", com Bonnie Cramond.
Workshop
Torrance Tests of Creative Thinking
Universidade do Minho, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 Superdotação e TDAH: Práticas educacionais inclusivas de atendimento a estudantes de ensino fundamental e médio
(Thesis) Main arguer
Waleska Karinne Soares Coutinho Souto (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
2023 O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos
(Thesis) Arguer
N. L. Castro (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Alberto Fernando Moreira Rocha (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2021 O atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/Minas Gerais
(Thesis) Main arguer
Vicente Omar Diniz Torres (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2021 Habilidades Cognitivas, Aprendizaje y Rendimiento Académico en la Educación Superior
(Thesis) Main arguer
Jorge Guillermo Cedeño Meza (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2018 Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal
(Thesis) Main arguer
Rima Jay Prakash (PhD)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Perceção da autoeficácia individual e coletiva dos docentes: Contributo para a compreensão das boas práticas pedagógicas no ensino da enfermagem
(Thesis) Arguer
Manuel Carlos Fernandes Chaves (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de apoio à inclusão Social e laboral de jovens portadores de condição de deficiência no Conselho da Covihã
(Thesis) Arguer
Joana Gomes Pinheiro (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
Luís Carlos Martins de Oliveira (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2017 Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais no distrito de Aveiro
(Thesis) Arguer
Tiago Manuel Leite Soares (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Excelência na gestão empresarial: Variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
(Thesis) Main arguer
Maria Margarida da Silva Carreira Martins (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: Estudo do impacto de uma intervenção
(Thesis) Arguer
M. P. S. Fontes (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 Um método de ensino com tarefas para mediar significados em matemática: Ensino de parâmetros em funções no 11º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
M. C. N. Pereira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 Indícios de sobredotação e criatividade na criança: Perceções de educadores do pré-escolar no Brasil e em Portugal
(Thesis) Main arguer
Letícia F. Forno (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 Ensino Superior privado: A satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas
(Thesis) Main arguer
Daniela Oliveira Ribeiro (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
(Thesis) Main arguer
Aldara Maravilha (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
(Thesis) Main arguer
Magda Oliveira (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 Relatório de Estagio curricular
(Thesis) Main arguer
Ana R. Ribeiro (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2011 Excelência em contextos de realização: Na busca da convergência de factores cognitivos, motivacionais e de personalidade
(Thesis) Main arguer
Liliana Gomes da Silva Araújo (PhD)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2009 Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
(Thesis) Main arguer
Dora C. Simonetti (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 Identidade e autoconfiança em filhos e netos de imigrantes
(Thesis) Main arguer
Noemi Elizabete Paraíso Gomes Silva (Master)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2009 Efeitos de um treino de auto-instrução na auto-eficácia para a escrita
(Thesis) Main arguer
Afonso Nabeiro (Master)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
2008 O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva
(Thesis) Main arguer
Ana Maria Pereira Antunes (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de uma amostra no Centro do País
(Thesis) Main arguer
Ana Cristina Cruz da Silva Sousa (Master)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal
2008 Perturbações de Hiperactividade com Défice de Atenção e Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico na zona Sul do País
(Thesis) Main arguer
Maria de Fátima Afonso Santos (Master)
Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2013 - 2023 Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação Presidente da Mesa da Assembleia Geral
2011 - 2021 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Membro da Mesa do Conselho Fiscal
2011 - 2019 Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação Coordenadora da Delegação da Covilhã
2008 - 2010 European Council for High Ability (ECHA) General Comittee Member
2008 - 2010 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Presidente
1999 - 2008 Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) Vice-Presidente

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2014 - Current Comissão Científica da Revista "EduPsi”, Revista Eletrónica de Educação e Psicologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022 - Current I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação Braga
2022 - Current 1ªs Conferências Internacionais de Psicologia Clínica e da Saúde da UBI Covilhã
2020 - Current 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde Covilhã
2018 - Current Congresso Internacional ANEIS 2018: Altas Capacidades, talento e alto rendimento Braga
2016 - Current IV Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2016 - Current II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Lisboa
2016 - Current Congresso Internacional “Sobredotação: Saberes consolidados e desenvolvimentos promissores” Coimbra
2015 - Current III Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2014 - Current Congresso Internacional "Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa" Braga
2014 - Current II Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” Braga
2013 - Current Congresso Internacional da ANEIS 2013 “Sobredotação: Desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos” Porto
2013 - Current I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Lisboa
2013 - Current IV Encontro de Neurodesenvolvimento “Desenvolvimento padrão, fronteiras e desafios” Covilhã
2012 - Current II Simpósio Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" Braga
2011 - Current VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica e XV Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e contextos” Braga
2010 - Current Congresso “Sobredotação: Perspectivas actuais e desafios para o futuro” Leiria
2010 - Current 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde Covilhã
2010 - Current I Jornadas de Iniciação à Investigação em Psicologia Coimbra
2010 - Current 2nd International Conference “Excellence: Education & Human Development” Braga
2022 - 2023 V Congresso Nacional de Educação Para a Saúde Évora
2022/04/07 - 2022/04/08 CASHE - 2022 The 2nd International Conference: Academic Success in Higher Education Porto

Consulting

Activity description Institution / Organization
2019 - Current Parecer sobre publicação de livro científico, pela Imprensa da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - Current Emissão de parecer sobre alteração do enquadramento legal para a educação inclusiva, a pedido do Ministério da Educação. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023 - Current Metodologia de Investigação em Educação I Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 - Current Metodologia de Investigação em Educação II Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Current Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Current Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - Current Psicologia da Educação Mestrado em Ensino da Educação Física Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - Current Avaliação Psicológica I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/10/16 - 2023/10/16 Ação de Formação “A inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no Ensino Superior”, 9ª Edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), destinadas a docentes do Ensino Superior.
2016 - 2023 Seminário de Investigação Educacional Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2021 - 2021 Aula Aberta “Criatividade no Ensino Superior”, nos Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação da Universidade de Évora (organizada no âmbito da Unidade Curricular “Inteligência, Criatividade e Inovação”) Mestrados de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2019 Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Metodologia da Investigação Educacional I Mestrado em Supervisão Pedagógica Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Temas Contemporâneos da Educação Doutoramento em Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - 2017 Psicologia da Personalidade Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Psicologia Escolar Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Necessidades Educativas Especiais Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2015 - 2016 Psicologia da Educação Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2015 Métodos de Avaliação em Psicologia Clínica e da Saúde I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2015 Investigação Educacional Vários mestrados em Ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2015 Psicologia Escolar e da Educação I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2013 Metodologia de Investigação em Educação I Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educução Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2013 Psicologia Escolar e da Educação II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2010 - 2011 Desenvolvimento Curricular Mestrados em Supervisão Pedagógica e Educação Social e Comunitária Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2011 Psicologia Educacional Vários cursos de ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2008 - 2009 Métodos Intervenção em Psicologia II Mestrado em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2009 Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde I Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
2007 - 2009 Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde II Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2008 Teorias e Modelos de Ensino Mestrado em Ensino de Matemática Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2008 Psicologia Escolar I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2008 Psicologia Escolar II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2007 Desenvolvimento e Aprendizagem Vários mestrados em ensino Universidade da Beira Interior, Portugal
2006 - 2007 Seminário de Intervenção em Psic. Escolar e da Educação I Mestrado em psicologia escolar e da educação
2005 - 2007 Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação I Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - 2007 Seminário de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação II Mestrado em Psic. Escolar Educação Universidade da Beira Interior, Portugal
2003 - 2007 Psicologia da Educação II Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial, Portugal
2003 - 2006 Métodos e Técnicas da Educação Váriios cursos de ramos do ensino
2003 - 2006 Psicologia da Educação I Licenciatura em Psicologia Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2003 Unidade Curricular Educação Especial (8 horas) Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2000 - 2003 Práticas Pedagógicas Vários: Biologia-Geologia, História, Português, Filosofia (Licenciatura)

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2011 - Current V Encontro Regional de Trabalhos de Área de Projecto de 12º ano Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - Current Psicologia: Teoria e Prática Universidade Presbiteriana Mackenzie
2020 - Current “Estudos de Psicologia” (Campinas)
2007 - Current Psicologia e Educação Universidade da Beira Interior
2003 - 2015 Sobredotação

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2019 - Current Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2019, na área da Psicologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2023 - 2023 Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT 2023, na área da Psicologia.
2022 - 2022 Membro de painel de avaliação do Concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT – 2022, na área da Psicologia Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 - 2016 Membro de júri nas Bolsas de Incentivo a Doutoramento (BID/ICI-FCSH/Santander Universidades
2008 - 2012 Perito Avaliador Externo no Programa de Avaliação Externa das Escolas; Inspecção-Geral de Educação, Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal