Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Daniela Coimbra
Nomes de citação
- Coimbra, Daniela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0D12-C442-077E
- ORCID iD
- 0000-0002-6904-7400
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004/10 - 2008/01
Concluído
|
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Music - Psychology of Music
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Royal College of Music, Reino Unido |
|
2004/04
Concluído
|
Psychology of Music (Doctor)
The University of Sheffield Department of Music, Reino Unido
"Investigation the requirements of singing for young classical performances" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997/09 - 1998/09
Concluído
|
MA Psychology of Music (Master)
Especialização em Psychology of music
The University of Sheffield, Reino Unido
"Título da tese: Investigating the Contribution of Memorised and Non-Memorised Music for the Enhancement of Live Piano Performances
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1992 - 1996
Concluído
|
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
15 |
1996
Concluído
|
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (DESE)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2010/01/02 - 2020 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09 - 2022/01/10 | Membro do Conselho Académico do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2016/08 - 2022/01/10 | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2014/07 - 2016/07 | Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2014/01/02 - 2014/12/31 | Membro de conselho de representantes (Personalidade externa) | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2019 - 2022/01/10 | Membro do Conselho Artístico da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - 2017 | THE IMPACT OF MUSIC TRAINING ON READING AND MATHEMATICAL ABILITIES OF NORMAL AND READING DISABLED CHILDREN: A BEHAVIOURAL
AND NEUROIMAGING LONGITUDINAL STUDY
304-14
|
Fundação Bial |
2011/04 - 2014/10 | A Computational Auditory Scene Analysis Framework for Sound Segregation in Music Signals | Stichting Weten |
2010/10 - 2014/02 | Assistive Real-Time Technology in Singing | Stichting Weten |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/10/15 | Lecture: Psychology and Motivation: The case of Antónia Adelaide Ferreira Pawan Bhansing, Daniela Coimbra | SeCum Boootcamp: The Self Curating Musician
KASK & Conservatory Ghent (Ghent)
|
2021/09/07 | On Excellence in Music Performance | Ubimus 2021 - Ubiquotous Music
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia; CARA - Centro de Alto Rendimento Artístico (Matosinhos, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - Atual | Piano Harp and Percussion
Orientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/07/31 | ABORDAGENS MELÓDICO-VOCAIS PARA EXPLORAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS NA BATERIA
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/07/29 | O papel dos festivais de violoncelo no desenvolvimento musical e cultural
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/07/28 | A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto português
Orientador
|
Mestrado em Artes e Tecnologia do Som (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/09/15 - 2021/05/19 | A influência do jazz no repertório da guitarra clássica: contributos para a versatilidade e responsabilidade de um repertório
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/02/22 - 2021/02/22 | An investigation into skill acquisition in cello performance and into the role of the teacher: a case-study of two cellists
preparing for a performance in a music college setting
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/02/19 | O papel do professor em trajetórias de excelência na prática do violoncelo: um estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música - Ramo Violoncelo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019/07 | A vida e a obra de Andrés Segovia e a evolução da interpretação guitarrística a partir deste músico
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019 | Ansiedade na performance musical: a perspetiva de estudantes de uma escola do ensino superior
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019 | Preparing a recital: memory, anxiety and stage fright
Orientador
|
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2016 - 2018 | Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e piano
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2016 | Caminhos para controlo da ansiedade na performance musical de trompistas: estudo de caso múltiplo entre Brasil e Portugal
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2016 | Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons
Coorientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XX
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Problemas músculo-esqueléticos em jovens fagotistas
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014 - 2014 | Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2013 - 2013 | Olivier Messiaen: vingt regards sur l´Enfant-Jésus: uma contemplação religiosa
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2012 - 2013 | Repertório português para banda: as convergências e divergências das práticas de repertório com a evolução da banda no panorama
português, dos finais do século XIX até aos nossos dias
Orientador
|
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | A linguistic approach to music: the interpretation of songs´ transcriptions on the saxophone
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2011 - 2013 | Exploração de requisitos técnicos exigidos pelo repertório de música contemporânea para fagote
Orientador
|
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2009 - 2013 | CANTAR EM CORO. Estudo de caso de uma área do Norte Litoral de Portugal
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012 - 2012 | Políticas do ensino especializado de música no início do séc. XXI – estudo de implementação em escolas do distrito do Porto
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2010 - 2012 | A ansiedade na performance musical em estudantes de viola de arco do ensino secundário
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2009 - 2012 | Projectos Artístico-musicais: O contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consolidação das competências
musicais no segundo ciclo do ensino básico
Orientador
|
Música (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2008 - 2011 | Modelo Generativo de Piano Funcional
Coorientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 - 2011 | Practicing the doublebass - Developing the ability to perform. Exploring practices and research in the development of expertise
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2007 - 2010 | A ansiedade na performance: Estratégias de resolução utilizadas por pianistas profissionais
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2006 - 2010 | Música, cérebro e matemática
Coorientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2007 - 2009 | Memorização em Jovens Pianistas
Orientador
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/10/11 - 2021/10/17 | SeCum - The Self-Curating Musician BootCamp at Bijloke Campus of KASK & Conservatory Ghent. (2021/10/11 - 2021/10/17)
Outro (Coorganizador)
|
Erasmus Universiteit Rotterdam, Países Baixos Kask & conservatory, Bélgica Eesti Muusika-ja Teatriakadeemia, Estónia Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Athens Conservatoire, Grécia |
2021/09/16 - 2021/09/18 | IC CIPEM - International Conference "Perspectives in Psychology of Music and Music Education".
CIPEM - INET Md. Instituto Politécnico do Porto (2021/09/16 - 2021/09/18)
Conferência
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - pólo da ESE-IPL, Portugal |
2018/02 - 2018/02 | Membro do Executive Committee da International Chamber Music Conference ICMuC 2018 (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2017 | Membro da Equipa organizadora do Harmos Festival 2017 (2017/05)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2016/03 - 2016/03 | Co-chair da International Chamber Music Conference ICMuC 2016: New Perspectives and Challenges. (2016/03 - 2016/03)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal Casa da Música, Portugal |
2010/04 - 2010/04 | Membro da Equipa Organizadora da Conferência Musica no Divã. Fundação Casa da Música (2010/04 - 2010/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Casa da Música, Portugal |
2007/11 - 2007/11 | Co-Chair do International Symposium on Performance Science. (2007/11 - 2007/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Casa da Música, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/20 | Generative SoundScapes for Enhanced Engagement in Non-Invasice Neuro Rehabilitation
Arguente principal
|
Aisha Animashaun. (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021/06/21 | Intensidade emocional face a estímulos tonais favoritos e não favoritos: Estudo de autorrelato contínuo com adultos
Arguente principal
|
MARIA LUÍSA VILA-COVA TENDER BARAHONA CORRÊA (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | A orquestra, o rapport e a formação de públicos num contexto regional: um estudo de caso exploratório no Distrito de Aveiro.
Arguente principal
|
Alba Christina Bomfim Souza (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2020 | Para além do visível: o uso de uma ferramenta tecnológica como suporte ao ensino da regência para pessoas com deficiência
visual
Arguente principal
|
Erickinson Bezerra de Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento de talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores.
Arguente principal
|
Andrezza Machado (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa
Arguente
|
Beatriz Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | O exercício físico e a Bateria: estratégias para maximizar o desempenho no instrumento e controlo da ansiedade
Arguente
|
Jorge Tiago Miguel (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019 | Ansiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e auto perceção
Arguente
|
Maria Cristina Figueira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019 | O cantor moderno: perspetivas históricas para ajudar a compreender e interpretar o repertório operático de diferentes épocas,
autores e estilos.
Presidente do júri
|
Ana Vieira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 | A expressividade na música brasileira para Clarinete e Orquestra.
Presidente do júri
|
Miqueias Feitosa (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 | Lifelong Influences of being a Chorister: A Phenomenological Study.
Arguente principal
|
Lan Dong (Doutoramento)
University of Durham - School of Education, Reino Unido
|
2018 | O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção de sentido de uma performance multimodal
Arguente principal
|
Shari Simpson de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Ser-se, Sentir-se, Cantar-se: Música e inclusão – Olhares sobre o projeto do Serviço Educativo da Casa da Música.
Vogal
|
Marta Terra Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2018 | Concursos: Propulsores de ansiedade ou Fontes de Motivação?
Arguente
|
António Filipe Almeida Fonseca (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 | Ansiedade dos alunos na performance instrumental – Acordeão Estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Arguente
|
Arlete Pereira Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 | Viagem pelo Repertório Didático da Viola D'Arco. Mestrado em Ensino de Música. Escola, Superior de Música e Artes do Espetáculo,
Instituto Politécnico do Porto.
Arguente
|
Daniela Pinto Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018 | Autorregulação: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem do saxofone: um estudo de caso
Arguente
|
Mariana Ornelas (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Impacto do aquecimento na função respiratória e na performance do clarinetista
Arguente
|
Nuno Faria (Mestrado) |
2018 | A relação do aquecimento: relaxamento e alongamento físico com o desenvolvimento de uma boa prática instrumental de um violetista.
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Arguente
|
Inês Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Quais os métodos utilizados na iniciação da flauta transversal em Portugal? Análise e reflexão
Arguente
|
Sónia Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2018 | Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suites
Presidente do júri
|
Hristo Kamenov Goleminov (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 | A qualidade da execução instrumental e sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta
Vogal
|
André Sinico da Cunha (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2017 | Desired artistic outcomes in music performance: a mentoring program for higher education and music industries
Arguente principal
|
Gilvano Dalagna (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2017 | Abordagens ao Estudo do Instrumento Musical: Tempo de Estudo, Métodos e Mindsets
Arguente
|
Nuno Cruz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 | O canto do harpista: uma interpretação de interpretações.
Presidente do júri
|
André Lacerda (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 | Processos cognitivos, motivacionais e afetivos associados ao sucesso e à excelência no desporto e na universidade: Estudo
com estudantes-atletas universitários
Vogal
|
Manuela Amaral (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2016 | Excelência na gestão empresarial: variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
Vogal
|
Margarida Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Contributos para a validação da bateria EPoC: Estudos com estudantes da população Portuguesa
Arguente
|
Renata dos Santos Rocha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 | Inside of the Creative Mind: Unravelling the Neurocognitive Mechanisms of Musical Creativity
Vogal
|
Ana Luísa Grilo Pinho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Medicina, Portugal
|
2015 | O ensino em grupo de instrumentos musicais. Um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil
Arguente principal
|
Ana Roseli Paes dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2015 | La voix humaine Cocteau/Poulenc: a intérprete e a expressão de emoções
Arguente principal
|
Joaquina Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | A pedagogia do Canto através do movimento corporal: o uso da bola suíça e da faixa elástica no treino vocal de estudantes
de canto
Arguente principal
|
Moacyr Filho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | O registo audiovisual como ferramenta para o estudo Instrumental do violoncelo. Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa.
Arguente
|
Estefânia da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Arguente principal
|
Isabel Maria Gomes de Matos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | Expert performance, emotion regulation and coping with competitive pressure
Arguente principal
|
Joana Almeida Osório (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2014 | A importância da motivação da prática de orquestra no ensino especializado da música: Implicações no âmbito da motivação para
a aprendizagem instrumental
Arguente principal
|
André Filipe Reis Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | ¿Qué aprendo, cómo aprendo? Concepciones sobre el aprendizaje y uso de la notación musical en estudiantes de instrumentos
de viento-madera
Vogal
|
Cristina Marín Oller (Doutoramento)
Universidad Autonoma de Madrid - Departamento de Psicologia Basica, Espanha
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/11 - Atual | ENIM 2019 – IX Encontro Nacional de Investigação em Música | Lisboa |
2019/09 - Atual | Internacional Conference CIPEM 2019 (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto |
2016/10 - Atual | Bilateral international conference portugal/italy performance analysis: a bridge between theory and interpretation | Fundação Engenheiro António de Almeida/Fundação Casa da Música, Porto |
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica do GICAD IV – IV Congresso Internacional de Cognição, Aprendizagem e Desempenho | Instituto de Educação, Universidade do Minho |
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica da Conferência PERFORMA’15: International Conference on Music Performance | Universidade de Aveiro |
2013 - Atual | Membro do Program Committee da conferência ECLAP 2nd International Conference on Information Technologies for Performing Arts, Media Access and Entertainment | Teatro Helena Sá e Costa, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto |
2013 - Atual | Conferência PERFORMA’13 Music Performance and Artistic Research | Porto Alegre, Brasil |
2011 - Atual | Membro da Comissão Científica do International Symposium on Performance Science | Universidade de Toronto, Canada |
2021/09/16 - 2021/09/18 | IC CIPEM: Perspectives in Psychology of Music and Musi Education | Instituto Politécnico do Porto |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Membro da Comissão de avaliação de Desempenho Docente da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto
Politécnico do Porto
Avaliador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | |
2014 - 2014 | Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Música – Interpretação Artística da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012 - Atual | Metodologias de Investigação Científica e de Pesquisa Artística | (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2012 - Atual | Temas de Análise Músico-dramatúrgica. Teoria e Psicologia da Performance | (Pós-Graduação) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2010 - Atual | Seminário Metodologia da Investigação | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2010 - Atual | Projecto CIentífico | (Mestrado) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2009 - 2016 | Optimização da Performance | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2009 - 2016 | Sociologia da Música | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2016 | Psicologia da Música | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2008 - 2016 | Gestão da Carreira Artística | (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007 - 2016 | Introdução à metodologia Científica | (Licenciatura) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2008 - 2009 | Metodologia de Investigação | (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2008 - 2009 | Seminário Interdisciplinar | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2001 - 2002 | Psychology of Music | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | Guildhall School of Music and Drama Department of Music, Reino Unido |
1999 - 2001 | Português Conversação | (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) | The University of Sheffield Department of Hispanic Studies, Reino Unido |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020/11/01 - 2020/12/24 | DACAPPO: PodCast Falando com Franqueza - Música e Emoções (Daniela Coimbra e Mário Silva) | Música e Emoções |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2019 | Consultora Académica da Durham Commission on Creativity and Education
Consultor
|
Durham University, Reino Unido Arts Council England, Reino Unido |
2012 - 2012 | Membro do Grupo de Trabalho da Proposta Curricular do Mestrado em Ensino da Música em parceria com a Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico do Porto. Curso aprovado na A3ES e registado na DGES. 2º Ciclo em Estudos de Música (R/A- CR 141/2013).
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |