???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Magalhães

Nomes de citação

  • Magalhães, Cátia

Identificadores de autor

Ciência ID
0F15-1BF9-D79F

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Especialização em Ciências da Educação - Educação para a Saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2020
Concluído
Mindful, compassion and mental health literacy in adolescents - em colaboração com a Univ da Carolina do Norte (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016
Concluído
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016
Concluído
Especialista em Psicologia do Desporto (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2016
Concluído
Especialista em Psicologia Comunitária (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2013
Concluído
Ciências Sociais em colaboração com o curso de Health Promotion (departamento da Univ Utah) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"“Effectiveness of the Strengthening Families Program 6-11 Years among US Portuguese Immigrant Families and Families in Portugal Compared to SFP Norms”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
pos -gradução vitimização da criança e do adolescente (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Portugal
"vitimização da criança e do adolescente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
licenciatura em psicologia clinica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Estágio na área da psicologia clínica, seminários clínicos e reunião científicas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2014 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro colaborador Universidade de Lisboa Instituto de Saúde Ambiental, Portugal
2016 - Atual membro integrado Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/02 - 2025 Intercultural Approach to Prevent Harmful Practices
101097087
Investigador
Em curso
2023 - 2025 COBLAGES-Using Community-Based Learning to Prepare Higher Education Students for an Ageing World
OOO
Investigador
Erasmus
Em curso
2023/01 - 2024/12 Projeto Poch Stay With Us
POCH-02-53I2-FSE-000027
Investigador
Em curso
2020/11 - 2023/07 MAIs - Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior
0000
Investigador
Em curso
2020 - 2021 AppSaúde: Empoderar para melhor Viver
000
Investigador
Concluído
2016 - 2018 O Educador Social no trilhar de caminhos para a prevenção da violência no relacionamento entre jovens
REF
Investigador
2010 - 2013 European Family Empowerment: Improving family skills to prevent alcohol and drug related problems
0
Investigador
2009 - 2012 Club Health
0
Investigador
2005 - 2008 ECRIP -Study of recreative culture as a means of prevention
2004319
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/12 - Atual Mindflex
0000
Investigador
Em curso
2020 - 2022 Valorizar a Agricultura Familiar
000
Investigador
Concluído
2021 - 2021 Escola de Verão -METODOLOGIA DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO FERRAMENTA PROMOTORA DA SAUDE E IGUALDADE GÉNERO
000
Investigador
Concluído
2020 - 2020 scola de Verão - Agroecologia e Sistemas Alimentares Sustentáveis,
000
Investigador
Concluído
2017 - 2019 EPOPS - Empowering Parents Organizations to Prevent Substance-use
758400 – JUST-2016-AG-DRUG
Investigador
Concluído
2016 - 2017 European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction-EMCDDA and IREFREA family-based prevention interventions study
0
Investigador
2014 - 2016 Survey conduct in Europe of Evidence-based prevention programme providers (gender outcomes analysis of the effectiveness of programs for girls and boys) UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime)
0
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Magalhães, Cátia; Sargento, J.; Alves,A.B; Carraça,C.. "No combate ao Coronavirus:recursos e estratégias". 2021.
    Publicado
  2. Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Magalhães, Cátia. "Contributions to training in social education: solving conflicts in dating and empathy". 2018.
  3. Jales Ribeiro, Esperança; Sara, Felizardo; Novo, Rosa; Prada, Ana; Magalhães, Cátia. "Contributions to training n social education: Solving conflicts in dating and empathy". 2018.
  4. Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Magalhães, Cátia. "Contributions to training in Social Education: solving conflicts dating and empathy". 2018.
  5. Ribeiro, Esperança; Felizardo, Sara; Novo, Rosa; Prada, Ana Raquel Russo; Magalhães, Cátia. "Perceção da empatia em estudantes de educação social: implicações para a formação no ensino superior". 2018.
  6. Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Comportamento de jovens consumidores: orientações para a educação social na promoção do consumo frugal, ético e sustentável". 2016.
  7. Marques, Carla; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo: contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". 2016.
  8. Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia". 2016.
  9. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Instituição, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". 2016.
  10. Magalhães, Cátia; Kumpfer, Karol. "Prevention science: family evidence-based, adolescents and drug use". 2015.
Artigo em revista
  1. Altafim, E.; Magalhães, C. ; Linhares, L.. "Prevention of child maltreatment: Integrative review of findings from an evidence-based parenting program". Trauma, Violence, & Abuse (2023):
    Publicado
  2. Magalhães, Cátia; Carraça,B.; ALves,A.B.; Sargento,J.. "TRINKA E JOÃO NO COMBATE AO GRANDE VÍRUS:UM RECURSO PARA CRIANÇAS, FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS NA PANDEMIA DE COVID-19". (2022):
    No prelo
  3. Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia. "Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7659.
    10.12707/RV21109
  4. Araújo,Lia; Fonseca,Susana; Amante,Maria João; Xavier,Paula; Silva,Carla; Cordeiro,Leandra; Magalhães,Cátia. "Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100218.
  5. Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Gonçalves, Amadeu; Nelas, Paula; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.. "Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior". (2022): http://hdl.handle.net/10400.19/7475.
    10.29352/mill0211e.27653
  6. Ferreira, Manuela Maria Conceição; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Gonçalves, Amadeu; Nelas, Paula; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel. "Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superior". (2022): https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653.
    https://doi.org/10.29352/mill0211e.27653
  7. Magalhães, Cátia. "parent´s organizations empowerment towards community and environmental prevention: a systematic literature review". Journal of Drug and Alcohol Research (2021):
    Publicado
  8. Magalhães, Cátia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". Work 69 (2021): 475-484.
    Publicado
  9. Magalhães, Cátia. "A multi-site study of the ACT raising safe kids program in Portugal". Journal of Aggression, maltreatment & trauma (2021):
    Publicado
  10. Magalhães, Cátia. "Alimentação, atividade física e qualidade de vida em crianças e jovens". Work Study (2020):
    No prelo
  11. Magalhães, Cátia. "Implementação de um programa de competências parentais na região Centro de Portugal". Acta Paulista de Enfermagem (2020):
    No prelo
  12. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; et al.. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6704.
    http://dx.doi.org/10.37689/acta- ape/2020AE02826
  13. Magalhães, Cátia; Carraça, Bruno. "An online school-based prevention programme targeting substance use, depression, and anxiety in adolescence: improving impact and accessibility". (2020): http://hdl.handle.net/10400.19/6383.
    10.1016/S2589-7500(19)30239-0
  14. Santos,Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins,Emília da Conceição Figueiredo; Magalhães,Cátia Clara Ávila; Mendes,Francisco Emiliano Dias; Fernandes,Rosina Inês Ribeiro de Sá. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". (2020): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100480.
  15. Carvalho et al.. "The role of non-verbal communication in the context of leadership and marketing". Revista Portuguesa de Marketing (2020):
    Publicado
  16. Magalhães et al.. "Review of Community Prevention Studies Empowering Parents as a Vector of Prevention". Journal of Drug and Alcohol Research (2020):
    Publicado
  17. Magalhães, Cátia. "Mindful compassion training on elite soccer: effects, roles and associations on flow, psuchological distress". (2019):
  18. Magalhães, Cátia. "Strengthening Families Program: An Evidence Based Family Intervention for Parents of High-Risk Children". (2018):
  19. Magalhães, Cátia. "Cultural Adaptation and Implementation of Family Evidence-Based Interventions with Diverse Population". (2017):
  20. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. "Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3505.
    https://doi.org/10.34628/6fpt-bt71
  21. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia. "Risk of malnutrition in a sample of community-dwelling elderly". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4047.
  22. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Physical activity and health state selfperception by portuguese adults". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4048.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  23. Lopes, Ana Isabel; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "A atividade processual de uma comissão de proteção de crianças e jovens do centro de Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3503.
    https://doi.org/10.34628/y18r-cs39
  24. Marques, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo : contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3506.
    https://doi.org/10.34628/dfjf-kb83
  25. Kumpfer, Karol; Magalhães, Cátia; Xie, Jing. "Cultural Adaptation and Implementation of Family Evidence-Based Interventions with Diverse Populations". (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4164.
    DOI 10.1007/s11121-016-0719-3
  26. Magalhães, Cátia. "Effectiveness of culturally adapted Strengthening Families Programme 6-11 years among Portuguese families". Journal of Children’s Services (2015):
  27. Magalhães, Cátia; Kumpfer, Karol. "Effectiveness of culturally adapted Strengthening Families Programme 6-11 years among Portuguese families". (2015): http://hdl.handle.net/10400.19/4165.
    DOI 10.1108/JCS-02-2014-0010
  28. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
  29. Magalhães, Cátia. "Cultural adaptations of evidence-based family interventions to strengthen families and improve children's developmental outcomes". (2012):
  30. Kumpfer, Karol; Magalhães, Cátia; Xie, Jing. "Cultural adaptations of evidence-based family interventions to strengthen families and improve children’s developmental outcomes.". (2012): http://hdl.handle.net/10400.19/4177.
    http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2011.639225
Capítulo de livro
  1. Susana Fonseca; Catia Magalhães; Ana Berta Alves. "Intervenção socioeducativa: desafios e potencialidades para a educação social". In desafios e perspetivas na intervenção psicossocial. Edições Esgotadas, 2023.
    Publicado
  2. Dário Gomes; Catia Magalhães; Paula Xavier. "A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens". In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis. 2023.
    Publicado
  3. Magalhães, C. et al.. "Aspects of Family Violence and Child Violence Prevention in Portugal". In Handbook of Anger, Aggression, and Violence.. Springer, 2023.
    Publicado
  4. Alves,A.B.; Magalhães,C.; Carraça,B; Sargento,J.. "Autocuidadoe mindfulness em profissionais do contexto social". In Ciências Humanas:desafios metodológicos e resultados empíricos. 2022.
    Publicado
  5. Magalhães,C.. "Inflexibilidade psicológica,fadiga de compaixão pandémica,mindfulness em profissionais de saúde portugueses". In Ciências da Saúde:Pluralidade dos Aspetos que interferem na saúde humano. 2022.
    Publicado
  6. Magalhães,C.; Brinca,J.. "A intervenção psicossocial nas esquipas de rua em Portugal,em contexto de COVID-19:o contributo da empatia e da compaixão". In Articulação Ensino-Serviço-Comunidade na Saúde:Possibilidades e Desafios. 2022.
    Publicado
  7. Campos, Sofia; Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.. "Estilos de vida em estudantes do ensino superior". 2022.
  8. Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.. "Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superior". 2022.
  9. Gaspar de Matos et al.. "Saúde mental, bem estar e a pandemia por COVID-19: a Aventura Social preparando o dia seguinte e o futuro". In Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III – da Prevenção à promoção da Autonomia. 2022.
    Publicado
  10. Gomes et al.. "O papel do voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais". In Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III – da Prevenção à promoção da Autonomia. 2022.
    Publicado
  11. Joana Brinca et al.. "Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino superior: configurações teóricas e desafios". In Educação em Perspetiva: reflexões e aprendizados. Bagai, 2022.
    Publicado
  12. Magalhães, Cátia. "A intervenção psicossocial nas equipas de rua em Portugal em contexto e COVID-19: contributos da empatia e da compaixão". 2021.
    Publicado
  13. Magalhães, Cátia. "Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19". In Diálogos de Educação. 2021.
    Publicado
  14. Magalhães, Cátia. "mental health literacy, psychological flexibility and fear of compassion: contributions of gender and its associations with depression and anxiety in adolescents". New Science Publisher, 2021.
    Publicado
  15. Magalhães, Cátia. "Distress and mental health". New Science Publisher, 2021.
  16. "Mindfulness-based soccer interventions, self-compassion and self-criticism on flow and perceived soccer performance". In Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. Estados Unidos, 2021.
    Publicado
  17. Xavier, P.; A. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida:Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". In Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco. 2021.
    Publicado
  18. Magalhães, Cátia; Alves,A.B; Carraça,B.; Sargento,J.. "Recursos para crianças,jovens,famílias e profissionais na pandemia de COVID-19". 2021.
  19. Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
  20. Magalhães, Cátia. "The role of fathers in successful child development: A summary of the empirical literature and resources for family therapists". Atena, 2020.
    No prelo
  21. Brinca, et al.. "A redução de riscos e minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal". In Ciência em Foco volume IV. Pantanal Editora, 2020.
    Publicado
  22. Magalhães, Cátia. "Psychological flexibility, mindfulness and compassion in adolescence". In what to know about mindfulness. Nova Science Publisher, 2020.
    Publicado
  23. Magalhães, Cátia. "Mindfulness compassion and psycholgohical flexibility based intervention to sport performance". Nova Science Publisher, 2020.
    Publicado
  24. Magalhães, Cátia. "Family Based Prevention Programs for Children and Adolescents". routledge, 2020.
    Publicado
  25. Magalhães, Cátia. "A redução de riscos e minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal". 2020.
    Publicado
  26. Kumpfer, et al.. "Cultural and gender adaptations of evidence-based family interventions". In Psychological Insights for Understanding COVID-19 and Families, Parents and Families.. Springer, 2020.
    Publicado
  27. MagMhae. "Mindfulness, self-compassion and psychological flexibility on adolescence". In What to Know about Mindfulness. Nova Science Publisher, 2020.
    Publicado
  28. Magalhaes. "Mindfulness compassion and psychological flexibility based interventions to sport performance". In PERFORMANCE, AND PSYCHOLOGY AN ESSENTIAL GUIDE TO SPORTS PERFORMANCE. Estados Unidos: Nova Science Publisher., 2020.
    Publicado
  29. Magalhães, Cátia. "A redução de riscos e a minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal". In Ciência em Foco volume IV. 2020.
    Publicado
  30. Magalhães, Cátia. "Strengthening Families Program". Springer, 2019.
  31. Magalhães, Cátia. "Personality disorders and quality of Life in a Portuguese Primary Care Patient´s Clinical Sample". 2019.
  32. Kumpfer, Karol; Magalhães, Cátia; Brown, Jaynie. "Strengthening Families Enrichment Program". Springer, 2019.
  33. Magalhães, Cátia. "Prevention as Treatment: Enhancing resilience in high-risk children". oxford press, 2016.
  34. Magalhães, Cátia. "Impact of Family Structure, Culture, and Family-Based Interventions on Children´s Health". springer, 2016.
  35. Magalhães, Cátia. "Strengthening Families for middle/late childhood". Psychology Press, 2016.
  36. Magalhães, Cátia. "Strengthening Families Program". Routledge, 2016.
  37. Magalhães, Cátia. "Cultural and Gender Adaptations of evidence-based family i". In Family-based Prevention Programs for Children and Adolescents: Theory, Research, and Large-Scale Dissemination. Psychology Press., 2016.
Livro
  1. 0000. Modelos e Práticas nos Comportamentos Aditivos e dependências: da Prevenção à Reinserção. Edições Esgotadas. 2024.
    No prelo
  2. 0000-0001-9611-7390. Desafios e Perspetivas na Intervenção Psicossocial. Edições Esgotadas. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana. Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia. ESEV. 2022.
    https://doi.org/10.34633/978-989-53495-8-6
  4. Magalhães, Cátia; Amante, M. J.; Xavier, P.; Fonsec, S.. Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco.. 2021.
    Publicado
  5. Calafat, Amador; Blay, Nicole; Bellis, Mark; Hughes, Karen; Kokkevi, Anna; Mendes, Fernando; Cibin, Barbara; et al. Tourism, nightlife and violence: a cross cultural analysis and preventive recommendations.. 2011.
Manual
  1. Magalhães, Cátia. Manual EPOPS – versão Portuguesa. 2019.
    Publicado
  2. Magalhães, Cátia. Manual EPOPS – Empowering Parent´s Organizations to Prevent Substance use. 2018.
Relatório
  1. Kumpfer, Karol; Magalhães, Cátia. 2016. Guidelines on drug prevention and treatment for girls and women. http://hdl.handle.net/10400.19/4185.
Tese / Dissertação
  1. "Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centro". Mestrado, 2023.
  2. "em Risco Relatório de Estágio do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens". Mestrado, 2023.
  3. "Relatório de Estágio do Mestrado de IPCJR". Mestrado, 2023.
  4. Fonseca, Érica Amaral. "Forças, Resiliência e Coping Familiar em Contextos de Vulnerabilidade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.19/7384.
  5. Gomes, Dário Filipe. "O Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.19/7025.
  6. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos. "Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do País". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6056.
  7. Oliveira, Sara Sofia da Silva Pereira. "Promoção de autonomia em jovens institucionalizados: perceções dos profissionais de casas de acolhimento residencial". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6319.
  8. Silvestre, Vilma Manuela de Albuquerque. "Vinculação aos Pais e aos Pares, Memórias de Vergonha e Comportamento Antissocial na Adolescência". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6172.
  9. Eira, Joana Rita Vinagre da. "Consumo de a´lcool e tabaco numa amostra de adolescentes Portugueses: releva^ncia das memo´rias de vergonha e de pra´ticas parentais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6041.
  10. Fernandes, Maria Elisabete Lopes. "Literacia em saúde mental e consumo de álcool numa amostra de adolescentes da região centro / Maria Elisabete Lopes Fernandes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4900.
  11. Simões, Maria Salomé de Almeida. "Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4908.
  12. Batista, Vanessa Alexandra Correia. "Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4907.
  13. Almeida, Tânia Patrícia Pereira de. "Literacia em saúde mental : conhecimentos, estigma e preconceito numa amostra de adolescentes da região centro de Portugalprojeto de investigação". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2979.
  14. Lopes, Ana Isabel Cunha. "O processo de promoção e proteção da criança : o caso de uma CPCJ da região centro". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2956.
  15. Neves, Susana Raquel Martins. "A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2957.
  16. Mendes, Carla Maria Figueiredo; Amante, Maria João orient.; Magalhães, Cátia orient.. "Comportamentos de vitimização e agressividade entre pares : um estudo com crianças do 4º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1839.
Tradução
  1. Cátia Magalhães; Bruno Carraça; Ana Berta Alves; José Sargent. Trinka & João:O dia do temporal (tradução e adaptação Portuguesa). Piplo Production. 2023.
    No prelo
  2. Magalhães, Cátia; Carraça,B.; Alves,A.B; Sargento,J.. Trinka e João:O dia em que a terra tremeu(tradução e adaptação Portuguesa). Piplo Production. 2022.
    Publicado
  3. Magalhães, Cátia; Carraça,B.; Sargento,J.; e,. Unstuck Não te deixes ficar!(tradução e adaptação Portuguesa). 2022.
    Publicado
  4. Magalhães, Cátia. Doing what matters in times of stress. OMS Brasil. 2021.
    No prelo
  5. Magalhães, Cátia. Trinka & João: O grande Fogo. 2021.
    Publicado
  6. Magalhães, Cátia. Coronavirus: Um guia para crianças.. Magination Press: American Psychology Association. 2020.
    Publicado
  7. Magalhães, Cátia. Coronavirus: Um guia para crianças.. Magination Press: American Psychology Association. 2020.
    Publicado
  8. Magalhães, Cátia. Trinka &João: No Combate ao Grande Virus. Piplo Production.. 2020.
    Publicado
  9. Magalhães, Cátia. Apoio aos prestadores de cuidados formais e informais para compreender e responder às mudanças de comportamento da pessoa com demência, durante a pandemia de COVID-19. NHS Health and Social Trust. 2020.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Casa de Infância e Juventude – CIJE ”
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
2021 - 2022 Intervenção Comunitária com crianças e jovens em risco em Bairros Sociai
Orientador
Mestrado emIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
2021 - 2022 Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centro
Orientador
Mestrado emIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
2017 - 2018 práticas educativas positivas: aplicação do programa de educação parental ACT na região centro
Coorientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06 - Atual IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco (2023/06)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
2023/06 - Atual IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco (2023/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2023/05 - Atual Conferência Politicas e Programas de Promoção de bem-estar e saude mental nos jovens (2023/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2023/05 - Atual X edição- Seminário Novos & Velhos (2023/05)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2023/03 - Atual Simpósio Internacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios (2023/03)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
2023/03 - Atual Simpósio Internacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios (2023/03)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2022/06 - Atual membro da comissão cientifica -III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco (2022/06)
Seminário
2022/06 - Atual membro da comissão organizadora -III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco (2022/06)
Seminário
2022/03 - Atual membro comissão organizadora - IX seminarios Novos&Velhos (2022/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - Atual Comissão organizadora - Ciclo de Conversas Partilhadas 3P- Prevenir para Proteger” SPECULA) (2020 - 2020)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
2021 - 2021 II Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco (2021 - 2021)
Seminário
2021 - 2021 Conferência Internacional “Child Maltreatment Prevention in the US”, proferida pela Prof. Michele Knox (Univ de Toledo, USA) (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2020 - 2020 Ciclo de Seminarios Temáticos “Violência e Género, não Discriminação, Tolerância Cultural e Interculturalidade (2020 - 2020)
Seminário
2020 - 2020 7º Seminário Novos & Velhos (2020 - 2020)
Seminário

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Doutoramento -“Bem-estar docente e a sua relação com mindfulness, regulação emocional e distress”
Arguente principal
Sónia Espain (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Journal of Prevention and Intervention in the Community Taylor & Francis
2023 - Atual Family Relations Wiley-Blackwell

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2021 comissão científica - II Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco
Outro
2021 - 2021 Comissão Cientifica -Simposio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SinPE2020), da Univ de Aveiro
Outro
2020 - 2020 Comissão cientifica do Ciclo de Seminarios Tematicos “Violência e Género, não Discriminação, Tolerancia Cultural e Interculturalidade”
Outro
Distinções

Outra distinção

2017 Bolsa da American Psychological Association
American Psychological Association, Estados Unidos
2014 Science for Prevention Academic Network (SPAN). Early career researcher bursary.
2013 Jacobs Foundation Fellowship for Young Researchers
Jacobs Foundation, Suiça
2011 Jacobs Foundation Fellowship for Young Researchers
Jacobs Foundation, Suiça