???global.info.a_carregar???
Professor in the field of Computer Science at Polytechnic University of Guarda (IPG). PhD. in Virtual Process Training (University of Salamanca-Spain), Master's degree in Information System (University of Porto-Portugal), Degree in Computer Science ( Polytechnic University of Guarda-Portugal). Member of Center for Studies in Education and Innovation (CI&DEI - Guarda Section - https://www.ipv.pt/cidei/) Develops research in technology and education, collaborative learning tools, and social media communication. Has several scientific publications (articles and chapter books) and designed activities. Coordinator of the Pedagogical Innovation Project (FSE - POCH), from 2019-2023; Coordinator of the Software Test Course, Polytechnic University of Guarda, from 2014 to 2024. Member of different work groups of Erasmus + Projects Sustainable Entrepreneurship in Education, Creativity in higher Education, HertechAdventure, SIAS-China (EU), Design Thinking in Higher Education. Member of the organizing committee of International Conference in CiberSecurity, from 2018 to 2024; Member of the organizing committee of Fire Fighting Robot Competition, from 2004 to 2019; Member of the organizing committee of Summer Course I'm Engineer, from 2016 to 2023.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Natalia Gomes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Gomes, Natalia
  • Gomes, N.
  • Gomes, F. N.

Identificadores de autor

Ciência ID
1111-3517-83E9
ORCID iD
0000-0002-1487-007X

Telefones

Telefone
  • 271220165 Ext.: 19 (Profissional)

Moradas

  • Av. Sá Carneiro n50, 6300-559, Guarda, Guarda, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2008/09/01 - 2014/12/02
Concluído
Processo de Formação em Espaços Virtuais (Doktor (PhD))
Universidad de Salamanca, Espanha
"La actividad pedagógica @learning en las instituciones de educación superior portuguesas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/09 - 2004/07/31
Concluído
Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"A Interface Universidade- Sociedade: Uma Perspectiva a partir das regiões transfronteiriças entre Portugal e Espanha" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
1991/09/01 - 1998/07/31
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Especialização em Ciências da Computação
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/11/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
1998 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Diretor de Curso de Testes de Software Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2017 - 2022/03/31 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2022/01 Membro do Conselho Técnico Científico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
(...)
2015/11 - 2019/11 Diretora do Departamento de Informática Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
(...)
2017 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2007 - 2011 Membro equipa de auditores internos para Garantia do Sistema de Qualidade NP EN 9001:2008 Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2005 - 2008 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/11 - Atual UNITA - Universitas Montium
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Agence Europe SA
Em curso
2023/12/01 - 2026/11/30 HerTechVenture
2023-1-PL01-KA220-HED-000156803
Bolseiro de Integração na Investigação
Educational Foundation Perspektywy, Polónia
Erasmus Plus
Em curso
2022/01/01 - 2025/01/01 CT.Uni Creative Thinking – Taking an Innovative and STEAM Approach for a Transdisciplinary University
2021-1- SK01-KA220-HED-000023022
Investigador
Erasmus
Em curso
2022/01/10 - 2024/09/30 SEED: Sustainable Entrepreneurship in EDucation
2022-1-PL01-KA220-HED-000088765
Bolseiro de Integração na Investigação
University of Information Technology and Management, Polónia
Erasmus Plus
Concluído
2020/06/01 - 2023/09/30 Capacitação para a co-criação de inovação de docentes do ensino superior politécnico e profissional
Investigador
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 Social Inclusion and Academic Success of Chinese Students in EU Higher Education: SIAS China-EU
Outra
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2017/09/01 - 2020/07/31 DT.UNI.-Design Thinking Approach for an Interdisciplinary University
Outra
Centrum Brytyjskie UMCS, Polónia
Erasmus Plus
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, N.; Tadeu, P.; Brigas, C.; Brito, E.. "Fake news in the knowledge society: a quantitative analysis in Portugal". Trabalho apresentado em 18th International Conference on e-Learning and Digital Learning, Budapeste, 2024.
    Publicado
  2. Brito, Elisabete; Gomes, Natalia. "A inclusão de estudantes internacionais nas instituições de ensino superior: desafios e oportunidades". Trabalho apresentado em II CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INTERCULTURALIDAD, INCLUSIÓN Y EQUIDAD EN EDUCACIÓN (INCLUYE), Salamanca, 2023.
    Submetido
  3. Gomes, N.; Brito, Elisabete; Neves, Maria Paula. "Importance of teaching practice and educational resources for the inclusion and academic success of Chinese international students in higher education". Palma de Mallorca, 2022.
    Publicado
  4. Gomes, N.; Brito. E; Neve, MP. "Importância da prática docente e dos recursos educacionais para a inclusão e sucesso acadêmico de estudantes internacionais chineses no ensino superior". Trabalho apresentado em EDULEARN22, Palma de Maiorca, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022
  5. Tadeu, Pedro; Brito, Elisabete; Gomes, Natalia; Brigas, Carlos. "Teaching at Distance, a stress enhancing factor in higher education in times of COVID-19". 2021.
    10.1109/siie53363.2021.9583655
  6. Gomes, Natalia. "Design thinking - novas abordagens interdisciplinares no ensino superior". Trabalho apresentado em 6.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Santarém, 2019.
    Aceite para publicação
  7. Boza, Andrés; Oltra, Raúl; Cuenca, Llanos. "Desafíos significativos e importantes en la tecnología educativa". Trabalho apresentado em 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2017, Lisboa, 2017.
    10.4995/inred2017.2017.6792
  8. Gomes, Natalia. "Up in the Clouds:where to find enhanced learning". Trabalho apresentado em ICIET 2017 : 5th International Conference on Information and Education Technology -ACM, Tokio, 2017.
    Publicado
  9. Gomes, N.F.; Del Carmen Arau Ribeiro, M.; Serrano, M.J.H.. "Up in the clouds: Where to find enhanced learning". 2017.
    10.1145/3029387.3029423
  10. Gomes, N.F.; Figueiredo, J.Q.; Serrano, M.J.H.. "Environment and models for learning technologies,Entornos tecnológicos y modelos educativos". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975994
  11. Gomes, Natalia. "ne-Course for Learning Programming". Trabalho apresentado em TEEM '16: Proceedings of the Fourth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2016.
    Publicado
  12. Gomes, Natalia; Cardinal Cruz Das Neves, María Paula; Batoco Constante de Brito, Elisabere; Fuentes Agustí, Marta. "Importance of teaching practice and educational resources for the inclusion and academic success of Chinese international students in higher education". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2016.
    10.21125/edulearn.2022.1884
  13. Figueiredo, José; Gomes, Natália; García-Peñalvo, Francisco José. "Ne-course for learning programming". 2016.
    10.1145/3012430.3012572
  14. Gomes, Natalia. "Am I a different student in Higher education?". Trabalho apresentado em International Conference on Education & Educational Psychology 2013, 2013.
    Publicado
  15. Gomes, Natalia. "Building a successful e-learning project in higher education". Trabalho apresentado em The Global Science and Technology Forum, 2013.
    Publicado
  16. Gomes, Natalia. "Step by step building an e-learning project". Trabalho apresentado em Annual International Conference on Computer Science Education: Innovation and Technology (CSEIT 2012), 2012.
    Publicado • 10.5176/2251-2195_CSEIT12.17
  17. Gomes, Natalia. "Digital competences: are my students ready for learning 2.0?". Trabalho apresentado em 4th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2012.
    Publicado
  18. Gomes, Natalia. "Não Ser Digital Native: Um Estudo De Caso.". Trabalho apresentado em Conferencia Ibero Americana WWW/Internet 2010, Algarve, 2010.
    Publicado
  19. Gomes, Natalia. "Teacher Voices in Higher Education: Do I really believe on web 2.0?". Trabalho apresentado em World Academy of Science, engineering and Technology (WASET), Paris, 2010.
    Publicado
  20. Gomes, Natalia. "Case study of a learning system platform approach". Trabalho apresentado em IADIS International Conference on e-Learning, 2008.
    Publicado
  21. Gomes, Natalia. "University-Society Interface: A Case Study from Portugal and Spain". Trabalho apresentado em IEEE Meeting the Growing Demand for Engineers and Their Educators 2010-2020 International Summit, 2007.
    Publicado
  22. Gomes, Natalia. "Bibliotecas Digitales: Envolvente y Conceptos.". Trabalho apresentado em Conferência IADIS Ibero Americana WWW/Internet 2007, 2007.
    Publicado
  23. Gomes, N.F.. "University society interface: A case study from portugal and spain". 2007.
    10.1109/MGDETE.2007.4760343
  24. Gomes, Natalia. "Information Society and Information Technologies in Portugal". 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Teresa Felgueira; Teresa Paiva; Catarina Alves; Natália Gomes. "Empowering Women in Tech Innovation and Entrepreneurship: A Qualitative Approach". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14101127.
    10.3390/educsci14101127
  2. Paiva, Teresa; Felgueira, Teresa; Alves, Catarina; Gomes, Natalia; Salgado, Sofia; Salaberri, Marcelo. "An education model to empower women in tech entrepreneurship". Frontiers in Education 9 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2024.1474584.
    10.3389/feduc.2024.1474584
  3. Gomes, N.; Rebeca Garzón-Clemente. "Portugal and Mexico: An Analysis of Fake News in Times of Covid-19 Pandemic". Global Journal of HUMAN-SOCIAL SCIENCE: A Arts & Humanities - Psychology 22 5 (2022): https://socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/4058/3949.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Brito, Elisabete; Gomes, Natália; Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos. "Analysis of a Portuguese HEI teachers experience in the context of COVID-19". Texto Livre 14 2 (2021): https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33579.
    Publicado • 10.35699/1983-3652.2021.33579
  5. Ribeiro, María; Lopes, Noel; Gomes, Natália; Rodrigues, Pedro. "Trabalho interdisciplinar: promover o pensamento criativo". Egitania Sciencia (2020): 9-24. https://doi.org/10.46691/es.vi.139.
    10.46691/es.vi.139
  6. María del Carmen Arau Ribeiro; Noel Lopes; Gomes, Natalia; Pedro M. S. M. Rodrigues. Autor correspondente: María del Carmen Arau Ribeiro. "Interdisciplinary work: promoting creative thinking". Egitania Sciencia (2020): 9-24. http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia.
    Publicado
  7. Gomes, Natalia. "Tecnologías y modelos de aprendizaje emergentes en educación superior. Propuestas y difusión de innovaciones". 15 4 (2014): 134-159. https://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/12349.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Fernandes Gomes, N.. "Now what can i do with my free time? A case study of higher education and a penitentiary,¿Y ahora qué hago con mi tiempo libre? Un estudio de caso entre Educación Superior y un centro penitenciario". Revista de Educacion 360 (2013): 189-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84923625474&partnerID=MN8TOARS.
    10.4438/1988-592X-RE-2013-360-226
  9. Gomes, Natalia; Rebeca Garzón Clemente. "Bibliotecas digitales: DSpace como propuesta para las instituciones públicas de Educación Superior". Staobil lekilal ta lekil abtel 1 1 (2012): 107-127. https://biblat.unam.mx/pt/revista/staobil-lekilal-ta-lekil-abtel/articulo/bibliotecas-digitales-dspace-como-propuesta-para-las-instituciones-publicas-de-educacion-superior.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Gomes, Natalia; Rebeca Garzón Clemente; Raúl Trejo Villalobos. "Bibliotecas digitales como agentes de transformación en Instituciones de Educación Superior: retos y oportunidades", Administración para el desarrollo, 2014, https://biblat.unam.mx/hevila/Staobillekilaltalekilabtel/2014/no6/4.pdf.
Capítulo de livro
  1. Gomes, Natalia. "Persiguiendo el conocimiento: la investigación potenciada por las tecnologías". In EL ARTE DE INVESTIGAR EN INTERNET, 73-78. Silla vacía, 2024.
    Publicado
  2. Gomes, N.; Arau Ribeiro, María del Carmen; Noel Lopes; Silveira, Clara; Fernando Marcos; Pedro Fonseca; Coutinho, Paula. "Co-creation to engage creativity and enhance business innovation". In UNLOCKING POTENTIAL: 17 case studies in creative thinking, innovation & STEAM in the classroom and in the cloud, 189-199. Instituto Politécnico da Guarda, 2024.
    Publicado • https://indd.adobe.com/view/5151ae39-d2c1-4785-9d67-85b7ea38e94c
  3. Gomes, N.; Silveira, Clara; Noel Lopes; Arau Ribeiro, María del Carmen; Coutinho, Paula. "A creative classroom for everyone: introducing a small ‘c’ creativity framework". In UNLOCKING POTENTIAL: 17 literature reviews to promote creative thinking, innovation & STEAM in the classroom and in the cloud, 53-57. Guarda, Portugal: Instituto Politécnico da Guarda, 2024.
    Publicado • https://indd.adobe.com/view/608c7fcb-8d03-44b6-b816-60101b0c6b2c
  4. Gomes, N.; Tadeu, Pedro José Arrifano; Brigas, Carlos; Brito, Elisabete. "Las Fake News: Una anális en tiempo de pandemia". In La educación globalizada experiencias e investigaciones, 82-95. Madrid, Espanha: Dykinson, S.L., 2022.
    Publicado
  5. Gomes, N.. "An international student workshop on design thinking in time of corona: redesigning an international event as an online interactive learning experience". In Innovative Teaching Methods: Practical Teaching In Higher Education, 11-38. Lublin, Polónia: UMCS, 2020.
    Publicado
  6. María del Carmen Arau Ribeiro; André Nusselder; Natasa Brouwer; Noel Lopes; Natália Gomes. Autor correspondente: Natália Gomes. "An international student workshop on design thinking in time of corona: redesigning an international event as an online interactive learning experience - Chapter I". In Innovative teaching methods: practical teaching in higher education. Lublin, Polónia: Maria Curie-Sklodowska University Press, 2020.
    Publicado
  7. Gomes, Natalia. "Nuevas alfabetizaciones: oportunidades de la tecnología para el aprendizaje y la lectura digital". In Desafíos de la cultura digital para la educación, 195-214. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara, 2017.
    Publicado
  8. Gomes, Natalia. "The Process of e-Learning Adoption in Higher Education". In Innovations in Technology Enhanced Learning, 177-209. Irlanda: Cambridge Scholars Publishing and Global Science & Technology Forum, 2015.
    Publicado
  9. Gomes, Natalia. "Bibliotecas digitales: un camino prometedor para las universidades". In Bibliotecas digitales: un camino prometedor para las universidades. Tecnologías de la información y la comunicación en la educación: aportes desde una perspectiva iberoamericana, 181-198. México: Tuxtla Gutiérrez, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Gomes, Natalia; Rebeca Garzón Clemente. Alfabetización Informacional: Sociedad, Educación y Organizaciones. Chiapas, México: Universidad Autónoma de Chiapas. 2018.
    Publicado
  2. Gomes, Natalia. Ser capaz de aprender e reaprender.. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Gomes, N.; Brito, Elisabete. "Novos tempos, novas metodologias: a experiência de docentes do Instituto Politécnico da Guarda". Trabalho apresentado em 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO | Pedagogia no ensino superior: Desafios à formação de professores, 2020.
  2. Gomes, N.. "Novos tempos, novas metodologias: a experiência de docentes do Instituto Politécnico da Guarda no contexto da COVID-19". Trabalho apresentado em 8º Congresso sobre a Educação, 2020.
Resumo em conferência
  1. Gomes, N.; Brito, E.; Neves, M.. "Dos programas de mobilidade à integração de estudantes estrangeiros nas Instituições de ensino superior europeias: o caso dos estudantes chineses". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação: "Educar para o futuro", Guarda, 2021.
  2. RC Ortuño; PR Arellano; Gomes, N.; MJH Serrano. "Estrategias de acceso e integración de recursos educativos abiertos para la inclusión, la innovación y la reflexión ante los objetivos de desarrollo sostenible (ODS)". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação: "Educar para o futuro", Guarda, 2021.
Website
  1. María del Carmen Arau Ribeiro; Noel Lopes; Gomes, Natalia. DT.Uni Learning Tasks database. 2020. http://portal.ipg.pt/DTtasks/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Help Medicine Sistema de Alerta de Toma de Medicação
Orientador
Computação Móvel (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019 - 2019 Workpresence Aplicação para a Gestão de Presenças
Orientador
Computação Móvel (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2003/05 - Atual Jornadas de Engenharia Informática (2003 - 2023)
Oficina (workshop)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2003 - Atual O Concurso Robô Bombeiro é um concurso de robótica, inspirado no Trinity College Fire Fighting HomeRobot Contest, que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos. O Concurso é organizado por docentes do Instituto Politécnico da Guarda e tem como objetivo promover a Robótica. (2003)
Concurso (Coorganizador)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2017/04 - 2024/12 Internacional Cyber security Conference: Our digital world allows an easy way for users and organizations to create and share data between networks. However this allegadely simple process is prone to the creation of data breaches in the system, which we should prevent, detect and resist. As an higher education institution it is our mission to promote and debate cyber security with the community. This conference provides opportunities to exchange new ideas and share experiences among researchers, practictioners and the general public. (2017 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2023 Eu Sou Engenheiro - Curso de Verão para estudantes do ensino secundário (2016 - 2023)
Simpósio (Coorganizador)
2022/01 - 2022/10 O INForum tem como objectivo ser um evento privilegiado de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática e ambiciona ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos. O INForum surge com particular oportunidade como palco para a estreia de jovens investigadores que buscam a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento ao seu trabalho. (2021/10 - 2022/10)
Conferência (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/10/15 AGROPT: Plataforma tecnológica soluções para vinhais e olivais
Arguente principal
José manuel Amaral Reigado (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2019/02/18 CNAEF 523 - Eletrónica e Automação, na especialidade de Engenharia Informática
Arguente
Filipe José Neto Caetano (Outro)
2017/09/11 El e-learning en el aprendizaje del inglés aeronáutico de los pilotos civiles en Portugal: un estudio de caso
Arguente principal
Sílvia Alves Meleiro (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2017/03/15 Estudo Comparativo das Metodologias Ágeis PMBOK
Arguente
João Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Melhor apresentação de artigo científico