Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luís Menezes
Nomes de citação
- Menezes. Luís
- Menezes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1618-B0D0-9426
- ORCID iD
- 0000-0002-8978-8900
Websites
- https://sites.google.com/site/luismenezes2009/ (Profissional)
- https://sites.google.com/site/luismenezes2009/ (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001 - 2005
Concluído
|
Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional
de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvo |
1992 - 1995
Concluído
|
Didática da Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepções e práticas de professores de Matemática; Contributos para o estudo da pergunta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1984 - 1988
Concluído
|
Ensino Básico, variante de Matemática/Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/07/24 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
1996/12/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
1992 - 1996 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988/09 - 1992 | Professor do 2.º CEB (Matemática/Ciências da Natureza) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/12 - 2014 | Projeto P3M - Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
Investigador
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
2006 - 2008 | Estudar a nossa prática profissional em Didática da Matemática
FCT)/2006-2008
Investigador
|
Concluído
|
2000 - 2001 | Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e língua portuguesa
IE/2001
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
1999 - 2001 | Aprender a ser professor de matemática e ciências
IIE/1999
Investigador
|
Concluído
|
1999 - 2000 | Matemática 2000: o poder da comunicação
IIE/2000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
1994 - 1996 | Projeto “A didática na formação para o desenvolvimento profissional dos professores” (IIE PI/09/93)
IIE PI/09/93
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/12 - 2021/12 | Humour in Mathematics Teaching
UID/Multi/04016/2016
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Em curso
|
2017 - 2018 | Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior
PROJ/CI&DETS/CGD/0003
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso
PROJ/CI&DETS/CGD/0005
Orientador
|
|
2012 - 2014 | Formação de professores que ensinam Matemática: desenvolvendo conhecimentos e práticas
PTDC/CPE-CED/119063/2010
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/11/21 | EPISÓDIOS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA E EM PORTUGUÊS: POSSIBILIDADES DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2020/11/21 | CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES SOBRE A HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2020/11/20 | COMUNICAÇÃO ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2020/11/10 | Writing to learn mathematics | ICERI2020 Conference
IATED (Espanha)
|
2020/11/07 | Quando o humor é sério: Possibilidades para a aula de Matemática | XXIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
|
2020/11 | HUMOR E COMUNICAÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2020/07 | Graphic humor to promote mathematics learning | International Conference on Teaching and Learning Methodologies (ICTLM)
IRJ - Institute of Research and Journals (Cidade de Singapura, Singapura)
|
2020/03 | Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - 2020 | "DISCUSSÃO MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA"
Orientador
|
DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/11/21 | 8.ª edição de Olhares sobre a Educação / 1st International Congress Perspectives on Education (2020/11/20 - 2020/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 | O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática : duas experiências do ensino
básico
Arguente
|
Marisa Quaresma (Doutoramento) |
2017 | "Exposição axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de histórias em quadrinhos: Possibilidades, limitações e desafios
“
Arguente
|
Elias Assis, (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | “A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas"
Arguente
|
Nuno Amaral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2014 | “Caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas: un estudio de casos“
Arguente
|
Nielka Rojas Gonzalez (Doutoramento)
Universidad de Granada Departamento de Didáctica de la Matemática, Espanha
|
2014 | “A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: uma experiência de ensino no 2º ciclo
do ensino básico “
Arguente
|
Hélia Margarida Ventura (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2013 | “O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores nos primeiros anos “
Arguente
|
Neuza Cristina Branco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2012 | “O desenvolvimento do raciocínio proporcional: percursos de aprendizagem de alunos do 6º ano de escolaridade”
Arguente
|
Ana Isabel Silvestre (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2011 | “Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1º ciclo do ensino básico”
Arguente
|
António Guerreiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 | "A comunicação na formação inicial de professores de Matemática: Concepções e práticas de explicação na sala de aula”
Arguente
|
Kátia Medeiros (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2010 | "El Desarrollo Profesional de dos maestras inmersas en un grupo de trabajo colaborativo, a partir de la modelización de sus
clases de matemáticas”
Arguente
|
Carlos Miguel Ribeiro (Doutoramento)
Universidad de Huelva Facultad de Educación, Espanha
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014 - Atual | Revista educação matemática em foco | Universidade da Paraíba |
2014 - Atual | Sensos | Politécnico do Porto |
2020 - 2020 | Indagatio Didactica | Universidade de Aveiro |
2010 - 2020 | Journal of Mathematics Teacher Education (JMTE) | Springer |
2005 - 2020 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM | |
1989 - Atual | Associação de Professores de Matemática | |
1996 - 2009 | National Council of Teachers of Mathematics: (NCTM) | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/11/21 | Comissão Científica da 8.ª edição de Olhares sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2020/05 - 2020/05 | Comissão Científica do 5th International Conference on Teacher Education (INCTE)
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |