???global.info.a_carregar???
Maria Clarisse Alexandrino Nunes. Concluiu o(a) Doutoramento em Curso de Formação Avançada - Programa de Doutoramento em Educação na área de especialização em TIC na Educação em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Doutoramento em Educação em 2010 pelo(a) Universidade de Lisboa, Doutoramento em Doutoramento em Educação, Área de especialização - TIC na Educação em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial em 2003 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação em 2003 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa e Bacharelato em Curso de Educadores de Infância em 1985 pelo(a) Escola do Magistério Primário de Caldas da Rainha. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa, Professora adjunta a lecionar nos cursos de Formação Inicial (Licenciatura em Educação Básica); Especialização em Educação Especial - problemas de cognição e multideficiência; Mestrados em Educação P no(a) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Lisboa e Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente no(a) Instituto Politécnico de Lisboa. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participou em 14 evento(s). Orientou 8 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 11. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s) e Investigador responsável em 1 projeto(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Relações Afiliativas; Educação; Falar; Conversar; Avaliação; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Análise de Redes Sociais; Pais; Sala de aula; Professores; Comunicar; Estratégias; Multideficiência; Intervenção; Necessidades educativas especiais; Desenvolvimento; Alunos com NEE; Atividade e Participação; Desenho Universal para a Aprendizagem; Educação Inclusiva; Prática pedagógica; Alunos com NEE; Atividade e participação; Desenho universal para a aprendizagem; Educação inclusiva; Prática pedagógica; Análise de redes sociais; Ambientes virtuais de aprendizagem; Relações afiliativas; Learning; Comunicação; Communication; Adult; Behavior; Child; Child, Preschool; Fathers; Female; Humans; Male; Mothers; Portugal; Child Development; Parents; Social Behavior; Science & Technology; iPad®; Crianças; Perspetivas de pais; Perspetivas de profissionais; Kindergarten; Psicologia educacional; Educational psychology; Linguagem; Jardim de infancia; Language; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Clarisse Alexandrino Nunes

Nomes de citação

  • Nunes, Clarisse

Identificadores de autor

Ciência ID
1714-308F-9C8C
ORCID iD
0000-0002-6313-3439

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013/01/28
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em TIC na Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Apoio a pais e docentes de alunos com multideficiência: Conceção e desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprov. com Distinção e Louvor
2003
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Crianças com multidificiência sem linguagem oral expressiva: formas de comunicação mais utilizadas para formular pedidos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum laude superavit
2002/10/24
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Problemas de Comunicação e Linguagem e Deficiência Auditiva
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
18 valores
2000/05/11
Concluído
VIISA Inservice Training Course - Early Intervention: Infants with Vision Impairments (Pós-Graduação)
Especialização em Intervenção precoce: Deficiência visual
The University of Utah, Estados Unidos
A+
2000
Concluído
Study in Special Education of Visually Handicapped and Multiply Handicapped (Pós-Graduação)
Perkins School for the Blind, Estados Unidos
Aprovado
1997/09/30
Concluído
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial - Educação Pré-escolar e Ensino Básico (DESE)
Especialização em Multideficiência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
17 (dezassete) valores
1985
Concluído
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Caldas da Rainha, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (dezasseis) valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2006/09 - 2016/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/30 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Especial Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Inclusiva Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Coordenação do domínio cientifico das Necessidades Educativas Especiais Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019/03 - 2022/08/31 Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2022 Membro da Equipa de Coordenação do Curso de Mestrado em Educação Especial Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2001/09/01 - 2006/08/31 Docente requisitada no Ministério da Educação para desenvolver trabalho no domínio da multideficiência e da surdocegueira congénita. Ministério da Educação, Portugal
2004/11/02 - 2006/07/31 Prestação de serviços como docente no Curso de Especialização em Educação Especial, em regime de acumulação, essencialmente para leccionar as disciplinas de Projecto e Prática Pedagógica. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2000/09/01 - 2001/08/31 Educadora de infância destacada nos apoios educativos - projecto CETIC (âmbito - apoio a alunos com necessidades educativas especiais) Ministério da Educação, Portugal
1999/09/01 - 2000/05/31 Frequência do Curso "Educational Leadership Program" - com a duração de 9 meses realizado nos EUA Perkins School for the Blind, Estados Unidos
Perkins School for the Blind, Estados Unidos
1997/09/01 - 1999/08/31 Desempenho de funções técnico-pedagógicas no domínio das necessidades educativas especiais na região Oeste. Ministério da Educação, Portugal
1996/07/01 - 1997/08/31 Frequência do curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, Educação Pré-Escolar e Ensino Básico (1º ciclo) – opção de Multideficiência, com a classificação final 17 valores Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1990/09/01 - 1996/06/30 Desempenho de funções de apoio educativo a crianças com necessidades educativas especiais, enquanto educadora de infância Ministério da Educação, Portugal
1985/09/01 - 1990/08/31 Desempenho de funções educativas em jardins-de-infância da rede pública como educadora de Infância Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/04 - 2024/09/04 Red(E)Prac – Formação e Investigação em Educação de Infância
IPL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx/BII/5M,
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em curso
2020/11/01 - 2023/11/30 Fostering social inclusion for all through artistic education: developing support for students with disabilities - INARTdis
Investigador
Em curso
2020/09/07 - 2021/09/06 In2Play - Entre as representações e as vivências do brincar em educação de infância
Projeto IDI&CA PL/2020/IN2Play_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Em avaliação
2018/09/15 - 2019/10/31 O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
Investigador
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2016/02 - 2019 StoryLab: Histórias Multissensoriais e multideficiência
CIED - ESELx / IPL
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2015/10/02 - 2018/10/01 INCLUTE Project: Promoting inclusive education through curriculum development and teacher education in China
EAC/A04/2014
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
2013/01 - 2015 UARPIE - Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (Utilização de Robôs de Apoio para Promover a Educação Inclusiva)
PTDC/MHC-CED/4199/2012
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/01 - 2017 Prática Pedagógica: Entre a Formação e a Investigação
CIED- ESELx/IPL
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nunes, Clarisse; Dalila Lino; Maria João Hortas; Carla Rocha; Natália Vieira; Kátia Sá; Marina Fuertes. "PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância". Trabalho apresentado em I Conferència Internacional de Recerca en educació. Educació 2019: Reptes, tendències i compromisos, Barcelona, 2019.
    Publicado
  2. Nunes, Clarisse. "An on-line social network in the field of multiple disabilities". Trabalho apresentado em Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs, Braga, 2014.
    Publicado
  3. Dina Brilha; Francisco Vaz da Silva; Nunes, C.. "Práticas educativas com crianças com PEA: «Histórias SociaisTM» que oportunidades de interação?". Trabalho apresentado em II encontro de mestrados em educação e ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Manuela Carvalho; Francisco Vaz da Silva; Nunes, C.. "Situações de jogo / brincadeira: Promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre pais e crianças em idade de creche". Trabalho apresentado em Atas do II encontro de mestrados em educação e ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Carla Santos; Nunes, C.. "Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em II ENCONTRO DE MESTRADOS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA, Lisboa, 2014.
    Publicado
  6. Teresa Tiago; Marina Fuertes; Nunes, C.. "Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento". Trabalho apresentado em II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Lisboa, Lisboa, 2014.
    Publicado
  7. Nunes, Clarisse; Carla Santos. "Utilização do iPad por crianças com Atraso Global no Desenvolvimento Psicomotor". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação - Aprendizagem Online, Lisboa, 2014.
    Publicado
  8. Nunes, Clarisse; Guilhermina Lobato Miranda. "Development of a social network for teachers and parents of students with multiple disabilities". Trabalho apresentado em 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lisboa, 2013.
    Publicado
  9. Nunes, Clarisse. "Tecnologias de apoio e multideficiência". Trabalho apresentado em VI Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad, Palma de Maiorca, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Nunes, Clarisse. "Práticas pedagógicas inclusivas e Desenho Universal para a Aprendizagem: um breve olhar". Diversidades 52 (2023): 38-44. https://www.calameo.com/books/006440681557eba4d2d8a.
    Publicado
  2. Soares, Susana. "Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 12 1 (2022): 97-130. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/311.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311
  3. Veiga, Bruno; Fernandes, Isabel; Sousa, Otília; Fuertes, Marina. "Estudo comparativo da participação, interação e comunicação em díades com crianças com atraso de desenvolvimento e com crianças com desenvolvimento típico durante uma tarefa construção". Sensos-e – Centro de Investigação & Inovação em Educação VII 1 (2020): 99-110. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/147.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Marques, Cláudia; Silva, Francisco Vaz da; Nunes, Clarisse. "Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência". (2019): http://hdl.handle.net/10400.21/11862.
  5. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Fuertes, Marina; Sousa, Otília; Lockiewicz, Marta; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila Maria Brito Cunha. "How different are parents and educators?: a comparative study about the interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117466.
    10.1371/journal.pone.0205991
  6. Fuentes, Marisa; Nunes, Clarisse. "Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11984.
  7. Ladeira, Susana. "Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo". Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/12003.
    Publicado
  8. Apolinário, Mônica; Nunes, Clarisse; Silva, Francisco Vaz da. "Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11997.
  9. Miguel, Teresa Patrícia José Prudência. "Conto de Histórias Multissensoriais e Multideficiência: um projeto de intervenção". Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (2017): 28-40. http://hdl.handle.net/10400.21/11999.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Encarnação, P.; Leite, T.; Nunes, C.; Nunes da Ponte, M.; Adams, K.; Cook, A.; Caiado, A.; et al. "Using assistive robots to promote inclusive education". Disability and Rehabilitation: Assistive Technology 0 0 (2016): 1-21. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/17483107.2016.1167970.
    Publicado • 10.3109/17483107.2016.1167970
  11. Leite, Teresa; Nunes, Clarisse; Encarnação, Pedro; Ponte, Margarida Nunes; Silva, Mónica.. "A ROBÓTICA NO APOIO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 IS1 (2016): 106-110.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12273
  12. Nunes, Clarisse; Madureira, Isabel. "Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas". Da Investigação às Práticas 5 2 (2015): 126-143. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008.
    Publicado
  13. Nunes, Clarisse; Pedro, Neuza; Neuza Pedro. "Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem". Educação, Formação & Tecnologias 5 2 (2012): 25-42. http://hdl.handle.net/10451/26415.
    Publicado
  14. Nunes, Clarisse. "Crianças com multideficiência sem linguagem oral expressiva: formas de comunicação mais utilizadas para formular pedidos". (2009): http://hdl.handle.net/10400.21/4551.
  15. Nunes, Clarisse; Isabel Maria Rodrigues do Amaral. "Educação, multideficiência e ensino regular: um processo de mudança de atitude". Diversidades - Multideficiência desafios 6 20 (2008): 4-9.
    Publicado
  16. Nunes, Clarisse. "Crianças com multideficiência sem linguagem oral expressiva: formas de comunicação mais utilizadas para formular pedidos". CEI - Cadernos de Educação de Infância 80 (2007): 25-29.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Nunes, Clarisse. "Tecnologias e Crianças com Necessidades Especiais", Di¿erença, 2023, https://www.afid.pt/wp-content/uploads/Revista-Diferen%C3%A7a-edi%C3%A7%C3%A3o-26.pdf.
Capítulo de livro
  1. Clarisse Nunes; Nuno David Oliveira. "Developing Communication and Inclusive Literacy Skills Among Children With Profound Intellectual and Multiple Disabilities". In The Role of Multi-Sensory Storytelling, 125-154. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-9750-7.ch006
  2. Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo. "Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológico". In Diversidades, educação e inclusão., 235-254. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, CIED., 2021.
    Publicado
  3. Pego, António. "Alunos com multideficiência no ensino regular: acesso, participação e sucesso!?...". In Diversidades, educação e inclusão, 255-278. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, CIED, 2021.
    Publicado
  4. Silva, Encarnação; Nobre, Rita; Miguel, Teresa; Antunes, Sandra; Rijo, Cátia; Grácio, Helena. "Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva". In Investigação e Práticas em Leitura, 9-28. Lisboa, Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, 2020.
    Publicado
  5. Santos, Carla; Nunes, Clarisse. "Influência do ipad® no desenvolvimento de crianças com nee: perspetivas de pais e de um terapeuta ocupacional". CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2018.
  6. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259658
  7. Nunes, Clarisse. "Utilização de redes sociais: apoio a pais e a docentes de alunos com multideficiência". In Para uma educação inclusiva: dos conceitos às práticas, 143-163. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, Lda, 2013.
    Publicado
  8. Nunes, Clarisse. "A criança com surdocegueira e o acesso à linguagem escrita". In A Criança Surda - Contributos para a sua educação, 119-139. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Educação e Bolsas, 2005.
    Publicado
  9. Nunes, Clarisse. "Parte IV - Os alunos com multideficiência na sala de aula". In Necessidades Educativas Especiais: Dificuldades da Criança ou da Escola?, 62-70. Lisboa, Portugal: Texto Editores - Colecção Educação Hoje, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ferreira, Nuno Martins. Diversidades, educação e inclusão. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2021.
    Publicado • 10.34629/IPL/ESELX/EBOOK.009
  2. Fuertes, Marina; Lino, Dalila Maria Brito Cunha; Almeida, Tiago. Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce. Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 2018.
    Publicado • 10.34629/IPL/ESELX/EBOOK.004 • Editor
Livro
  1. Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Rosa, João; Almeida, Ana Rita; Esteves, Sandrina. Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. 2021.
    10.34629/ipl/eselx/ebook.010
  2. Fuertes, Marina; Rosa, João. Evidências em Intervenção Precoce. Portugal: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2016.
    Publicado • 10.34629/IPL/ESELX/EBOOK.006 • Editor
  3. Sim-Sim, Inês; Silva, Ana Cristina. Falar e ouvir falar para comunicar. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação. 2008.
    Publicado
  4. Nunes, Clarisse. Alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita - organização da resposta educativa. Mem Martins, Portugal: Editorial do Ministério de Educação. 2008.
    Publicado
  5. Nunes, Clarisse; Isabel Maria Rodrigues do Amaral; Ana Rita Saramago; António Gonçalves; Fátima Duarte. Avaliação e Intervenção em Multideficiência. Lisboa, Portugal: Ministério de Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2004.
    Publicado
  6. Nunes, Clarisse. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: guia para educadores. Lisboa, Portugal: Antunes & Amílcar, Lda. 2001.
    Publicado
Manual
  1. Susana Rojas-Pernia ; Ignacio Haya-Salmón; Josep Mª Sanahuja-Gavaldà; Mar Morón-Velasco; Nunes, Clarisse; Adelina Calvo-Salvador; Andrés Fernández-Fuertes; et al. Guide to building inclusive cultural spaces. Espanha. 2022.
    Publicado
  2. Susana Rojas-Pernia; Ignacio Haya-Salmón; Josep Mª Sanahuja-Gavaldà; Mar Morón-Velasco; Nunes, Clarisse; e outros. Guide to building inclusive cultural spaces. Espanha. 2022.
    Publicado
  3. Nunes, Clarisse; Maria Lúcia Carvalhas; Manuela Micaelo; Maria João Reis; Ilda Luísa Figueiredo. História infantil: "O Rato e a Lua" - versão adaptada em caracteres ampliados e Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Portugal. 2005.
  4. Nunes, Clarisse; Ilda Luísa Figueiredo; Manuela Micaelo; Maria João Reis. História infantil: "O Capuchinho Vermelho" - versão adaptada em caracteres ampliados e Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Portugal. 2005.
Tese / Dissertação
  1. Nunes, Clarisse. "Apoio a pais e docentes de alunos com multideficiência: Conceção e desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Caixa Geral de Depósitos, 2013. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7702/1/ulsd064599_td_tese.pdf.
  2. Nunes, Maria Clarisse Alexandrino. "Crianças com multideficiência sem linguagem oral expressiva : formas de comunicação mais utilizadas para fazer pedidos". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10400.14/1003.

Outros

Outra produção
  1. Unidades especializadas em multideficiência - normas orientadoras. 2005. Nunes, Maria Clarisse Alexandrino.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Contributos do espaço “Atelier” para o desenvolvimento das crianças em idade de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 “SARA, TU PODES LER-ME UMA HISTÓRIA?” PAPEL DO LIVRO E DA LEITURA/CONTO DE HISTÓRIAS NO JARDIM DE INFÂNCIA
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2022 Histórias multissensoriais: caraterísticas e conceções
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Utilização do sistema PECS em crianças com multideficiência e problemas de cognição
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência - Contributo do conto de histórias.
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Faz de conta: do olhar dos educadores ao brincar das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 "Anda amigo" - Interações sociais entre pares no contexto de jardim de infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Contributo da meditação como uma ferramenta promotora de autorregulação e bem-estar para as crianças em JI.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Mapeamento das brincadeiras realizadas por crianças com desenvolvimento atípico nos momentos de atividade livre no jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Envolvimento e participação de famílias de crianças com multideficiência no processo educativo, nos contextos escolares
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Envolvimento de alunos com multideficiência na hora do conto
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O brincar de crianças em idade pré-escolar com perturbação de espectro do autismo
Orientador
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Práticas inclusivas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso junto de alunos com multideficiência
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Utilização de recursos de comunicação aumentativa e alternativa com crianças com necessidades complexas de comunicação em contexto hospitalar
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Contributo da utilização de símbolos tangíveis e do conto de histórias na regulação do comportamento e no desenvolvimento de competência comunicativas numa criança com Síndrome de Joubert
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêncio (JL, 5 anos). Promoção da escuta nos momentos de grande grupo
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Contributo das histórias sociais para a promoção de interações positivas entre pares
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Promoção do Envolvimento e da Cooperação entre as Famílias de Alunos que Frequentam uma Unidade de Apoio à Multideficiência e a Escola
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 CONTAR HISTÓRIAS A CRIANÇAS COM MULTIDEFICIÊNCIA: CONTRIBUTO DAS HISTÓRIAS MULTISSENSORIAIS
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 CONTRIBUTO DO SISTEMA INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO E MANIPULAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM CONTEXTO EDUCATIVO/ESCOLAR
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 CRIAÇÃO DE UM KIT BÁSICO SOBRE TECNOLOGIAS DE APOIO À COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM MULTIDEFICIÊNCIA
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Promoção do envolvimento e da cooperação entre as famílias de alunos que frequentam uma unidade de apoio à multideficiência e a escola
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Contributo do sistema integrado de comunicação e manipulação no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com paralisia cerebral em contexto educativo/escolar
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Estudo sobre a qualidade da auto-regulação do bebé na situação face-to-face-still-face com o pai
Coorientador
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O uso de histórias multissensoriais numa biblioteca pública
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Utilização de Tecnologias de Apoio à Comunicação com Crianças com Multideficiência
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Inclusão de alunos com multideficiência no 1.º ciclo da educação básica: práticas usadas num caso
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Contributo do IPAD® para o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num caso
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Contributo do ipad® para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 O uso de histórias multisensoriais numa biblioteca pública
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Utilização de tecnologias de apoio à comunicação com crianças com multideficiência
Coorientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Coorientador
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão
Orientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 2º e 3º ciclo
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Coorientador
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Contributo do iPad para o desenvolvimento em crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Situações de jogo / brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
Coorientador
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Práticas de Inclusão com Alunos com Multideficiência no 1º Ciclo
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais) e crianças em idade de creche
Coorientador
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 Qualidade dos contextos educativos: multideficiência e inclusão
Coorientador
Estudos Superiores Especializados em Educação Especial - multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Comportamentos de interação em alunos com perturbações do espectro do autismo: o contributo de histórias sociais na hora do conto
Coorientador
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 Tecnologias de Apoio: recursos e estratégias para a aprendizagem
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Oficina “Histórias Multissensoriais”
Encontro
III Encontro de Literatura para a Infância: A natureza dos/nos livros
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Histórias Multissensoriais e Multideficiência
Outro
Ação de Sensibilização “Ler com os Sentidos"
Agrupamento de Escolas Armando Lucena, Portugal
2015 - 2015 A robótica no apoio à inclusão de alunos com NEE
Congresso
ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão
Pro-Inclusion - National Association of Teachers of Special Education Portugal, Portugal
2015 - 2015 ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão
Congresso
ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão
2015 - 2015 The use of iPad® by Children with Special Educational Needs
Congresso
EECERA 2015
2014 - 2014 An on-line social network in the field of multiple disabilities
Conferência
Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
Universidade do Minho com o apoio da Division of International Special Education and Services (DISES, Portugal
2014 - 2014 III Congresso Internacional TIC e Educação
Congresso
III Congresso Internacional TIC e Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Dinamização do workshop “Produto de Apoio Integrado para a Manipulação e Comunicação Aumentativa: Utilização do Robô Lego Mindstorms e do Programa Grid2 por crianças com deficiência
Congresso
III Congresso Internacional TIC e Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2013 Development of a social network for teachers and parents of students with multiple disabilities
Conferência
8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI)
2013 - 2013 Family and school cooperation: developing effective partnership
Conferência
9ª Conference of the European Research Network about Parents in Education (ENARPE) - Families, schools and communities: Learn from the past, review the present, prepare for a future with equity
ENARPE, Portugal
2013 - 2013 Cooperação entre famílias e escola: desenvolvimento de parecerias eficazes
Congresso
III Congresso Internacional "Educação inclusiva e equidade"
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - PIN Pró-inclusão, Portugal
2013 - 2013 Redes Sociais e multideficiência
Seminário
Seminário sobre Educação Especial e Inclusiva - Nós e os Laços
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - PIN Pró-inclusão, Portugal
2012 - 2012 Perspetiva bioecológica: comunicação na multideficiência
Seminário
Desafios da inclusão, 3 anos do Centro de Recursos
Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Portugal
2011 - 2011 Tecnologias de apoio e multideficiência
Conferência
VI Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad
Universidade das Ilhas Baleares, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/05/09 “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço exterior
Orientador
Eunice Jerónimo Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018/12/06 O BRINCAR DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Orientador
Melissa Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 Parceria entre a escola e famílias de crianças com multideficiência: perceção de pais e professores
Arguente
Marisa Alexandra Leitão Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo no Jardim de Infância
Arguente principal
Maria de Lassalett Gomes Carvalho Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
Presidente do júri
Vera Lúcia Pereira da Cruz Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A ação do educador na regulação de comportamentos das crianças no jardim de infância
Arguente
Cátia Marina Ribeiro de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Comportamentos de brincadeira observáveis em contexto de interior e exterior no jardim de infância
Arguente
Carolina Gil Cazenave (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
Arguente
Andreia Alexandra da Silva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
Presidente do júri
Ana Rita Antunes Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de jogo livre.
Arguente
Joana Daniela Pereira Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Contributo dos modelos pedagógicos na relação da educadora com crianças do jardim de infância em tarefas cooperativas e comunicativas.
Presidente do júri
Joana Oliveira Clérigo Roque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Interação do bebé de termo e a mãe - estudo da interação mãe-filho(a) em situação de jogo livre aos 9 meses de vida
Presidente do júri
Cristina Alexandra Martins Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Formação de professores: tecnologia educacional para o aluno deficiente visual. Tesch, Angela de Oliveira Antelo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2016 Promoção do Envolvimento e da Cooperação entre as Famílias de Alunos que Frequentam uma Unidade de Apoio à Multideficiência e a Escola Fernandes, Sandra Marina Barradas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Dificuldades de Aprendizagem na leitura e na escrita: o contributo de jogos eletrónicos na motivação e na aprendizagem Nogueira, Joana Maria Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com NEE. Ramos, Catarina Isabel Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar Jacinto, Liliana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Estudo da sensibilidade materna em díades de risco biológico, ambiental e acumulado. Serradas, Ana Catarina Monteiro da Silva Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Os recursos materiais das áreas de atividade: a sua importância nas escolhas das crianças Morgado, Márcia Alexandra Florêncio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Gestão e Controlo do Grupo: o Momento de Grande Grupo Gonçalves, Magda Cristina Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 O Papel do Educador de Infância no Brincar da Criança Simões, Ana Isabel De Sousa Coimbra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Brincar para aprender: as Intenções do Educador Moreira, Daniela dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 O papel do educador enquanto promotor de comportamentos de autorregulação das crianças ALVES, MARISA ISABEL DE JESUS (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Brincadeiras entre as crianças no Jardim de Infância Macedo, Joana Raquel Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 A Inclusão de uma criança com NEE – papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no Jardim-de-Infância Januário, Mafalda Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com NEE Nunes, CATARINA SOFIA FERREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Requalificação da rede de escolas do ensino secundário promovida pelo programa Parque Escolar: aspetos referentes à inclusão de alunos com NEE Almeida, José Manuel Rodrigues de (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 O uso de histórias multissensoriais numa biblioteca pública Miguel, Teresa Patrícia José Prudência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo Ladeira, Susana Maria Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Utilização de Tecnologias de Apoio à Comunicação com Crianças com Multideficiência Temudo, Tânia Marisa Pelarigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Inclusão de alunos com multideficiência no 1.º ciclo da educação básica: práticas usadas num caso. Fuentes, Marisa Miguel Assis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Contributo do IPAD® para o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais Lopes, Catarina Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Estudo sobre a qualidade da autorregulação do bebé na situação face-to-face-still-face com o pai
Presidente do júri
Inês Maria Gamito Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 Famílias de crianças com perturbações do espectro do autismo: Contributos para a compreensão das suas necessidades Macedo, Ana Marta Moita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 “Os crescidos vão para o colo dos crescidos … é só os crescidos!” Direitos de Participação das Crianças em Centros de Acolhimento Temporário Paula, Eunice (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão Rocha, Soraia Filipa Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 A aprendizagem cooperativa em alunos com Dificuldades de Aprendizagem Bastos, Paula Maria Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 O Percurso escolar de adolescentes com PEA Moreira, Vera Mónica d`Almeida Pó Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Importância da partilha de poder na implementação de regras e na regulação do grupo Nunes, Inês Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Representações sobre a creche dos pais de crianças em risco de desenvolvimento Ambrósio, Susana Isabel Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A participação das crianças em intervenção precoce: Representações sociais das técnicas e das famílias Lapa, Manuela (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A comparação da qualidade dos momentos de interação em jogo livre entre mãe/ filho - pai /filho e mãe/criança – técnica/criança entre os 13 e 15 meses de idade. Alves, Rute Maria Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A construção de uma parentalidade confiante: influências do Modelo Touchpoint na relação educador-família Castelão, Ana Sofia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Práticas curriculares em jardim de infância com crianças com perturbações do espetro do autismo Marques, Sandra (Mestrado)
2013 Eu contigo, tu comigo, todos juntos estratégias de inclusão de uma criança com diagnóstico de trissomia 21 numa turma de ensino regular Ferreira, Ana Maria Abrantes da Costa Barros (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 A multideficiência e as tecnologias de informação e comunicação Feijão, Maria Helena da Silva Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 Se isto é uma educadora de infância. Papel da interação adulto-criança na construção de uma identidade profissional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 As histórias e a aquisição e desenvolvimento da linguagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Importância da educação pré-escolar para a promoção da igualdade de género (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Importância da emergência da linguagem escrita e da literacia na educação pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A inclusão de crianças com NEE no pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A transição do pré-escolar para o 1º ciclo - um caminho a percorrer (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 O desenvolvimento da autonomia nas crianças em idade pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Como a leitura e o conto de histórias influencia o desenvolvimento da linguagem (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A integração de crianças com NEE no pré-escolar através da socilaização (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Cooperação entre pares: «... quando ajudo estou a crescer ...» (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Diferenciação pedagógica: Um direito de todas as crianças (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 O envolvimento das famílias no quotidiano do jardim-de-infância (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 Estratégias de dinamização de tempos de qualidade centrados na interação criança-família (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 "Não mandas aqui!" - Uma prática adaptativa: estratégias para a aceitação por parte das crianças (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 Dois contextos: Uma realidade na relação escola-família (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2013 Importância da complementaridade de saberes de professores e pais na construção de PEI Outra (Curso médio) Associação Pais em Rede, com a colaboração da Escola Superior de Educação de Lisboa e o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 Prémio em reconhecimento pelo mérito académico alcançado | Melhor graduado – Doutoramento em Educação, Área de investigação e Ensino de Currículo, Didática e Formação de Professores, Especialidade em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação