Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Clarisse Alexandrino Nunes
Nomes de citação
- Nunes, Clarisse
- Nunes, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1714-308F-9C8C
- ORCID iD
- 0000-0002-6313-3439
Websites
- www.eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021 - 2022
Concluído
|
Curso de Formação avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
19 valores |
2013/01/28
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em TIC na Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"Apoio a pais e docentes de alunos com multideficiência: Conceção e desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprov. com Distinção e Louvor |
2003
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Crianças com multidificiência sem linguagem oral expressiva: formas de comunicação mais utilizadas para formular pedidos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa cum laude superavit |
2002/10/24
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Problemas de Comunicação e Linguagem e Deficiência Auditiva
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
18 valores |
2000/05/11
Concluído
|
VIISA Inservice Training Course - Early Intervention: Infants with Vision Impairments (Pós-Graduação)
Especialização em Intervenção precoce: Deficiência visual
The University of Utah, Estados Unidos
|
A+ |
2000
Concluído
|
Study in Special Education of Visually Handicapped and Multiply Handicapped (Pós-Graduação)
Perkins School for the Blind, Estados Unidos
|
Aprovado |
1997/09/30
Concluído
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial - Educação Pré-escolar e Ensino Básico (DESE)
Especialização em Multideficiência
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
17 (dezassete) valores |
1985
Concluído
|
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Caldas da Rainha, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 (dezasseis) valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
2013/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2006/09 - 2016/08/31 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/30 - Atual | Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Especial | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2021 - Atual | Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Inclusiva | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2016 - Atual | Coordenação do domínio cientifico das Necessidades Educativas Especiais | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2019/03 - 2022/08/31 | Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da Equipa de Coordenação do Mestrado em Intervenção Precoce | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2019 - Atual | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - 2024 | Membro da Equipa de Coordenação do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016 - 2022 | Membro da Equipa de Coordenação do Curso de Mestrado em Educação Especial | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2001/09/01 - 2006/08/31 | Docente requisitada no Ministério da Educação para desenvolver trabalho no domínio da multideficiência e da surdocegueira congénita. | Ministério da Educação, Portugal |
2004/11/02 - 2006/07/31 | Prestação de serviços como docente no Curso de Especialização em Educação Especial, em regime de acumulação, essencialmente para leccionar as disciplinas de Projecto e Prática Pedagógica. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2000/09/01 - 2001/08/31 | Educadora de infância destacada nos apoios educativos - projecto CETIC (âmbito - apoio a alunos com necessidades educativas especiais) | Ministério da Educação, Portugal |
1999/09/01 - 2000/05/31 | Frequência do Curso "Educational Leadership Program" - com a duração de 9 meses realizado nos EUA | Perkins School for the Blind, Estados Unidos |
Perkins School for the Blind, Estados Unidos | ||
1997/09/01 - 1999/08/31 | Desempenho de funções técnico-pedagógicas no domínio das necessidades educativas especiais na região Oeste. | Ministério da Educação, Portugal |
1996/07/01 - 1997/08/31 | Frequência do curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, Educação Pré-Escolar e Ensino Básico (1º ciclo) – opção de Multideficiência, com a classificação final 17 valores | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
1990/09/01 - 1996/06/30 | Desempenho de funções de apoio educativo a crianças com necessidades educativas especiais, enquanto educadora de infância | Ministério da Educação, Portugal |
1985/09/01 - 1990/08/31 | Desempenho de funções educativas em jardins-de-infância da rede pública como educadora de Infância | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/01 - 2026/03/01 | Art2Touch - Para uma coleção artística tocável | Art2Touch - Towards an artistic touch collection
ESELX/IPL-CIED/PICA/2024/06
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Em curso
|
2024 - 2025 | GreenLink - Conceção de ambientes de aprendizagem inclusivos relacionados com Biodiversidade e Geodiversidade: Um projeto
inovador para futuros professores /Designing inclusive learning environments related to Biodiversity and Geodiversity: An
innovative project for future teachers
IPL/IDI&CA2024/GreenLink_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2023/09/04 - 2024/09/04 | Red(E)Prac – Formação e Investigação em Educação de Infância
IPL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx/BII/5M,
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2020/11/01 - 2023/11/30 | Fostering social inclusion for all through artistic education: developing support for students with disabilities - INARTdis
Investigador
|
Em curso
|
2021/12/01 - 2023/08/01 | PROJETO INARTdis Fostering social inclusion for all through artistic education: developing support for students with disabilities. |
Concluído
|
2015/10/01 - 2021/11/15 | Projeto Tandem, Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
|
2020/09/07 - 2021/09/06 | In2Play - Entre as representações e as vivências do brincar em educação de infância
Projeto IDI&CA PL/2020/IN2Play_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Em avaliação
|
2018/09/15 - 2019/10/31 | O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância
Investigador
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/10/11 | Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/02 - 2019 | StoryLab: Histórias Multissensoriais e multideficiência
CIED - ESELx / IPL
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2015/10/02 - 2018/10/01 | INCLUTE Project: Promoting inclusive education through curriculum development and teacher education in China
EAC/A04/2014
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2013/01 - 2015 | UARPIE - Using Assistive Robots to Promote Inclusive Education (Utilização de Robôs de Apoio para Promover a Educação Inclusiva)
PTDC/MHC-CED/4199/2012
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/01 - 2017 | Prática Pedagógica: Entre a Formação e a Investigação
CIED- ESELx/IPL
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2024/07 | Estratégias que promovem a participação oral de um aluno com Perturbação do Espetro do Autismo em sala de aula
Coorientador
|
Mestre em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico Ensino e de Matemática e Ciências Naturais (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ROTINA DO JARDIM DE INFÂNCIA: CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS USADAS
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | Nós temos de dormir porque as professoras precisam de ir almoçar: conceções das crianças e da equipa educativa
sobre a sesta no jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023/12/18 | Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência:
diversos olhares
Orientador
|
Special Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023/12/16 | O lugar do brincar no espaço exterior na vida de crianças em idade pré-escolar com perturbação do espetro do autismo
Coorientador
|
Special Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023/12/13 | Características das brincadeiras e interações sociais estabelecidas entre alunos com multideficiência e os seus pares no recreio
do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Special Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/10 - 2023/12/12 | LUGAR QUE O BRINCAR NO ESPAÇO EXTERIOR OCUPA NA VIDA DE CRIANÇAS COM ATRASO DO DESENVOLVIMENTO GLOBAL E COM PERTURBAÇÃO DO
ESPECTRO DO AUTISMO
Orientador
|
Special Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/11/05 - 2023/09/27 | O olhar e o papel das crianças no processo de inclusão escolar
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Contributos do espaço “Atelier” para o desenvolvimento das crianças em idade de jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | “SARA, TU PODES LER-ME UMA HISTÓRIA?” PAPEL DO LIVRO E DA LEITURA/CONTO DE HISTÓRIAS NO JARDIM DE INFÂNCIA
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Histórias multissensoriais: caraterísticas e conceções
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Utilização do sistema PECS em crianças com multideficiência e problemas de cognição
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência - Contributo do conto de histórias.
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Faz de conta: do olhar dos educadores ao brincar das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | "Anda amigo" - Interações sociais entre pares no contexto de jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Contributo da meditação como uma ferramenta promotora de autorregulação e bem-estar para as crianças em JI.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Apropriação do espaço e tempo por crianças em idade pré-escolar: recurso a instrumentos de pilotagem do MEM
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço
exterior
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiais
Coorientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Mapeamento das brincadeiras realizadas por crianças com desenvolvimento atípico nos momentos de atividade livre no jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Envolvimento e participação de famílias de crianças com multideficiência no processo educativo, nos contextos escolares
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Envolvimento de alunos com multideficiência na hora do conto
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O brincar de crianças em idade pré-escolar com perturbação de espectro do autismo
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Práticas inclusivas no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo de caso junto de alunos com multideficiência
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Utilização de recursos de comunicação aumentativa e alternativa com crianças com necessidades complexas de comunicação em
contexto hospitalar
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributo da utilização de símbolos tangíveis e do conto de histórias na regulação do comportamento e no desenvolvimento
de competência comunicativas numa criança com Síndrome de Joubert
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Gostava que ajudasses as crianças a fazer silêncio (JL, 5 anos). Promoção da escuta nos momentos de grande grupo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | Contributo das histórias sociais para a promoção de interações positivas entre pares
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Promoção do Envolvimento e da Cooperação entre as Famílias de Alunos que Frequentam uma Unidade de Apoio à Multideficiência
e a Escola
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | CONTAR HISTÓRIAS A CRIANÇAS COM MULTIDEFICIÊNCIA: CONTRIBUTO DAS HISTÓRIAS MULTISSENSORIAIS
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | CONTRIBUTO DO SISTEMA INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO E MANIPULAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
EM CONTEXTO EDUCATIVO/ESCOLAR
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | CRIAÇÃO DE UM KIT BÁSICO SOBRE TECNOLOGIAS DE APOIO À COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM MULTIDEFICIÊNCIA
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Promoção do envolvimento e da cooperação entre as famílias de alunos que frequentam uma unidade de apoio à multideficiência
e a escola
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2016 | Contributo do sistema integrado de comunicação e manipulação no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com paralisia cerebral
em contexto educativo/escolar
Coorientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Estudo sobre a qualidade da auto-regulação do bebé na situação face-to-face-still-face com o pai
Coorientador
|
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O uso de histórias multissensoriais numa biblioteca pública
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Utilização de Tecnologias de Apoio à Comunicação com Crianças com Multideficiência
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Inclusão de alunos com multideficiência no 1.º ciclo da educação básica: práticas usadas num caso
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Contributo do IPAD® para o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Respostas educativas para alunos com multideficiência: conceções e práticas
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num caso
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Contributo do ipad® para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | O uso de histórias multisensoriais numa biblioteca pública
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Utilização de tecnologias de apoio à comunicação com crianças com multideficiência
Coorientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Coorientador
|
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão
Orientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas de inclusão com alunos com multideficiência no 2º e 3º ciclo
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2014 | Ação dos Dr. Palhaços em contexto hospitalar com crianças em risco de desenvolvimento
Coorientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributo do iPad para o desenvolvimento em crianças com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Situações de jogo / brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais)
e crianças em idade de creche
Coorientador
|
Mestrado em Ciências de Educação - especialização em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas de Inclusão com Alunos com Multideficiência no 1º Ciclo
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Situações de jogo/brincadeira: promoção de interações desenvolvimentalmente estimulantes entre adultos (pais e profissionais)
e crianças em idade de creche
Coorientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | Qualidade dos contextos educativos: multideficiência e inclusão
Coorientador
|
Estudos Superiores Especializados em Educação Especial - multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Comportamentos de interação em alunos com perturbações do espectro do autismo: o contributo de histórias sociais na hora do
conto
Coorientador
|
Ciências da Educação, Ed. Especial – Prob. Cognitivos e multideficiência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Tecnologias de Apoio: recursos e estratégias para a aprendizagem
Encontro (Outra)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Oficina “Histórias Multissensoriais”
Encontro
|
III Encontro de Literatura para a Infância: A natureza dos/nos livros
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Histórias Multissensoriais e Multideficiência
Outro
|
Ação de Sensibilização “Ler com os Sentidos"
Agrupamento de Escolas Armando Lucena, Portugal
|
2015 - 2015 | A robótica no apoio à inclusão de alunos com NEE
Congresso
|
ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão
Pro-Inclusion - National Association of Teachers of Special Education Portugal, Portugal
|
2015 - 2015 | ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão
Congresso
|
ISEC 2015 – Equity and Inclusion in Education, IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão |
2015 - 2015 | The use of iPad® by Children with Special Educational Needs
Congresso
|
EECERA 2015 |
2014 - 2014 | An on-line social network in the field of multiple disabilities
Conferência
|
Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
Universidade do Minho com o apoio da Division of International Special Education and Services (DISES, Portugal
|
2014 - 2014 | III Congresso Internacional TIC e Educação
Congresso
|
III Congresso Internacional TIC e Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Dinamização do workshop “Produto de Apoio Integrado para a Manipulação e Comunicação Aumentativa: Utilização do Robô Lego
Mindstorms e do Programa Grid2 por crianças com deficiência
Congresso
|
III Congresso Internacional TIC e Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2013 | Development of a social network for teachers and parents of students with multiple disabilities
Conferência
|
8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI) |
2013 - 2013 | Family and school cooperation: developing effective partnership
Conferência
|
9ª Conference of the European Research Network about Parents in Education (ENARPE) - Families, schools and communities: Learn
from the past, review the present, prepare for a future with equity
ENARPE, Portugal
|
2013 - 2013 | Cooperação entre famílias e escola: desenvolvimento de parecerias eficazes
Congresso
|
III Congresso Internacional "Educação inclusiva e equidade"
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - PIN Pró-inclusão, Portugal
|
2013 - 2013 | Redes Sociais e multideficiência
Seminário
|
Seminário sobre Educação Especial e Inclusiva - Nós e os Laços
Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - PIN Pró-inclusão, Portugal
|
2012 - 2012 | Perspetiva bioecológica: comunicação na multideficiência
Seminário
|
Desafios da inclusão, 3 anos do Centro de Recursos
Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Portugal
|
2011 - 2011 | Tecnologias de apoio e multideficiência
Conferência
|
VI Congreso Iberoamericano de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad
Universidade das Ilhas Baleares, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/11 | O MODELO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA E O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NUM GRUPO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Presidente do júri
|
ANDREIA ALEXANDRA TRINDADE FERREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/12/04 | Papel do Educador de Infância na gestão dos marcos de desenvolvimento à luz do modelo Touchpoints
Orientador
|
Isabel Maria Taborda Cerqueira Gomes Flores (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/12/03 | Abordagem bioecológica à interação e à participação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo no Pré-escolar
Presidente do júri
|
FATIMA MARINA NETO SANTOS SILVA SANTANA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/12/02 | Promoção de competências pessoais e sociais em alunos com perturbação do espetro do autismo e perturbação do desenvolvimento
intelectual
Orientador
|
Sílvia Alexandra Mateus Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/09/20 | CONTRIBUTO DAS HISTÓRIAS MULTISSENSORIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES DE SAÚDE ESPECIAIS”
Arguente
|
Ana Margarida Florindo- (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/09/19 | INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE PACS1 NO JARDIM DE INFÂNCIA
Arguente
|
Leonor Bispo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/09/16 | AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: RELAÇÃO ENTRE A PERCEÇÃO DE NEE E AS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS
Arguente
|
Carolina Santos Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/07/18 | AS INTERAÇÕES SOCIAIS INCLUSIVAS ENTRE CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR
Arguente
|
Margarida Patrão Jesus (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/07/03 | Podes escrever o que eu disse?” (S.F.): a descoberta da escrita no Jardim de Infância e o Ditado ao Adulto como instrumento
didático mediador
Presidente do júri
|
Rafaela Feliciano Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/06/24 | INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES DE SAÚDE ESPECIAIS NUMA SALA DE JARDIM DE INFÂNCIA: PERSPETIVAS E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS
DE EDUCAÇÃO
Arguente
|
Rita de Rosa Senra (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024/04/29 | Educador e criança: da interação adulto-criança à interação entre pares
Presidente do júri
|
Catarina Louro Bugalhão (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024 | Parental Impact on Children's Playfulness: A Comparative Analysis of Scores Following Interaction with Fathers and Mothers
Presidente do júri
|
Daniela Andrea Alfaro Ulloa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2024 | A função da supervisão pedagógica no apoio aos professores que atendem os alunos com deficiência nas escolas inclusivas do
ensino primário em Luanda
Arguente
|
ANTONIETA DOS MILAGRES DA CRUZ FUAKATINUA GONÇALVES (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/12/18 | PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: PERCEÇÕES DE DIRETORES E COORDENADORES
Presidente do júri
|
Acácio José Coixão Duarte (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/11/28 | Os problemas resolvem-se Conversando”: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar
Presidente do júri
|
Beatriz Albano (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/11/22 | O PAPEL DA EQUIPA EDUCATIVA NA INCLUSÃO DE TODAS AS CRIANÇAS
Arguente
|
Ana Catarina Beira de Jesus (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/11/08 | Projeto Tandem: Estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares,
em crianças em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
Ana Rita Fanha Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/09/26 | The Role of Play in Promoting Positive Parent-Child Communication and Emotional Regulation in Families Experiencing Work-Life
Balance Challenges in Lagos, Nigeria
Presidente do júri
|
Nwobodo Ginikanwa Ogochukwu (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/09/25 | The Intercultural Context of Early Childhood Education in Brazil and Portugal
Presidente do júri
|
María Desirée Fernández de Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/09/21 | Competências comunicativas em crianças com Surdez e Atraso Global do Desenvolvimento em Educação Pré-Escolar
Arguente
|
Paula Cristina Rebelo Reis Gonçalves de Matos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/09/19 | O diário de grupo como potenciador da comunicação numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
|
Andreia Filipa de Oliveira Lima (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/07/23 | Utilização de recursos de comunicação aumentativa com crianças com necessidades complexas de comunicação em contexto escolar
Presidente do júri
|
Joana Pires Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/07/23 | FLEXIBILIDADE CURRICULAR E PATRIMÓNIO: PONTOS DE CONVERGÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM NO 1º CEB
Presidente do júri
|
ANA RAQUEL CONCEIÇÃO JOAQUIM (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023/07/16 | As perceções sobre a importância da educação física no desenvolvimento das competências da cooperação e respeito pelo outro
Presidente do júri
|
Rita Cana Antunes Lança (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2019/05/09 | “Hoje não vamos um bocadinho ao jardim?” - Características das brincadeiras desenvolvidas por crianças de 3 anos no espaço
exterior
Orientador
|
Eunice Jerónimo Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2019/01/08 | Espaço Escolar e Inclusão: A Intervenção da Parque Escolar em Escolas Secundárias (2007/2011)
Arguente
|
José Manuel Rodrigues de Almeida (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018/12/06 | O BRINCAR DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO
Orientador
|
Melissa Silva Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2018/02/28 | Desenho Universal para a Aprendizagem na perspetiva da inclusão escolar: Potencialidades e limites de uma formação colaborativa
Arguente
|
Ana Paula Zerbato (Doutoramento)
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2017 | Parceria entre a escola e famílias de crianças com multideficiência: perceção de pais e professores
Arguente
|
Marisa Alexandra Leitão Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Inclusão de uma criança com perturbações do espectro do autismo no Jardim de Infância
Arguente principal
|
Maria de Lassalett Gomes Carvalho Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
Presidente do júri
|
Vera Lúcia Pereira da Cruz Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A ação do educador na regulação de comportamentos das crianças no jardim de infância
Arguente
|
Cátia Marina Ribeiro de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Comportamentos de brincadeira observáveis em contexto de interior e exterior no jardim de infância
Arguente
|
Carolina Gil Cazenave (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A apropriação do espaço pelas crianças do jardim de infância
Arguente
|
Andreia Alexandra da Silva Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca
Presidente do júri
|
Ana Rita Antunes Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de
jogo livre.
Arguente
|
Joana Daniela Pereira Guimarães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Contributo dos modelos pedagógicos na relação da educadora com crianças do jardim de infância em tarefas cooperativas e comunicativas.
Presidente do júri
|
Joana Oliveira Clérigo Roque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Interação do bebé de termo e a mãe - estudo da interação mãe-filho(a) em situação de jogo livre aos 9 meses de vida
Presidente do júri
|
Cristina Alexandra Martins Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 | Formação de professores: tecnologia educacional para o aluno deficiente visual. | Tesch, Angela de Oliveira Antelo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Promoção do Envolvimento e da Cooperação entre as Famílias de Alunos que Frequentam uma Unidade de Apoio à Multideficiência e a Escola | Fernandes, Sandra Marina Barradas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Dificuldades de Aprendizagem na leitura e na escrita: o contributo de jogos eletrónicos na motivação e na aprendizagem | Nogueira, Joana Maria Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com NEE. | Ramos, Catarina Isabel Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | A influência do contexto educativo nas aprendizagens das crianças em educação pré-escolar | Jacinto, Liliana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Estudo da sensibilidade materna em díades de risco biológico, ambiental e acumulado. | Serradas, Ana Catarina Monteiro da Silva Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Os recursos materiais das áreas de atividade: a sua importância nas escolhas das crianças | Morgado, Márcia Alexandra Florêncio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Gestão e Controlo do Grupo: o Momento de Grande Grupo | Gonçalves, Magda Cristina Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | O Papel do Educador de Infância no Brincar da Criança | Simões, Ana Isabel De Sousa Coimbra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Brincar para aprender: as Intenções do Educador | Moreira, Daniela dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | O papel do educador enquanto promotor de comportamentos de autorregulação das crianças | ALVES, MARISA ISABEL DE JESUS (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Brincadeiras entre as crianças no Jardim de Infância | Macedo, Joana Raquel Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | A Inclusão de uma criança com NEE – papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no Jardim-de-Infância | Januário, Mafalda Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com NEE | Nunes, CATARINA SOFIA FERREIRA (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Requalificação da rede de escolas do ensino secundário promovida pelo programa Parque Escolar: aspetos referentes à inclusão de alunos com NEE | Almeida, José Manuel Rodrigues de (Outro)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 | O uso de histórias multissensoriais numa biblioteca pública | Miguel, Teresa Patrícia José Prudência (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo | Ladeira, Susana Maria Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Utilização de Tecnologias de Apoio à Comunicação com Crianças com Multideficiência | Temudo, Tânia Marisa Pelarigo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Inclusão de alunos com multideficiência no 1.º ciclo da educação básica: práticas usadas num caso. | Fuentes, Marisa Miguel Assis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Contributo do IPAD® para o desenvolvimento e a aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriais | Lopes, Catarina Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2015 | Estudo sobre a qualidade da autorregulação do bebé na situação face-to-face-still-face com o pai
Presidente do júri
|
Inês Maria Gamito Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Famílias de crianças com perturbações do espectro do autismo: Contributos para a compreensão das suas necessidades | Macedo, Ana Marta Moita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | “Os crescidos vão para o colo dos crescidos … é só os crescidos!” Direitos de Participação das Crianças em Centros de Acolhimento Temporário | Paula, Eunice (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusão | Rocha, Soraia Filipa Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | A aprendizagem cooperativa em alunos com Dificuldades de Aprendizagem | Bastos, Paula Maria Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | O Percurso escolar de adolescentes com PEA | Moreira, Vera Mónica d`Almeida Pó Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Importância da partilha de poder na implementação de regras e na regulação do grupo | Nunes, Inês Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Representações sobre a creche dos pais de crianças em risco de desenvolvimento | Ambrósio, Susana Isabel Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A participação das crianças em intervenção precoce: Representações sociais das técnicas e das famílias | Lapa, Manuela (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A comparação da qualidade dos momentos de interação em jogo livre entre mãe/ filho - pai /filho e mãe/criança – técnica/criança entre os 13 e 15 meses de idade. | Alves, Rute Maria Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A construção de uma parentalidade confiante: influências do Modelo Touchpoint na relação educador-família | Castelão, Ana Sofia Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Práticas curriculares em jardim de infância com crianças com perturbações do espetro do autismo | Marques, Sandra (Mestrado) |
2013 | Eu contigo, tu comigo, todos juntos estratégias de inclusão de uma criança com diagnóstico de trissomia 21 numa turma de ensino regular | Ferreira, Ana Maria Abrantes da Costa Barros (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | A multideficiência e as tecnologias de informação e comunicação | Feijão, Maria Helena da Silva Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Se isto é uma educadora de infância. Papel da interação adulto-criança na construção de uma identidade profissional | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | As histórias e a aquisição e desenvolvimento da linguagem | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Importância da educação pré-escolar para a promoção da igualdade de género | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Importância da emergência da linguagem escrita e da literacia na educação pré-escolar | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A inclusão de crianças com NEE no pré-escolar | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A transição do pré-escolar para o 1º ciclo - um caminho a percorrer | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | O desenvolvimento da autonomia nas crianças em idade pré-escolar | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Como a leitura e o conto de histórias influencia o desenvolvimento da linguagem | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | A integração de crianças com NEE no pré-escolar através da socilaização | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Cooperação entre pares: «... quando ajudo estou a crescer ...» | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Diferenciação pedagógica: Um direito de todas as crianças | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | O envolvimento das famílias no quotidiano do jardim-de-infância | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | Estratégias de dinamização de tempos de qualidade centrados na interação criança-família | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | "Não mandas aqui!" - Uma prática adaptativa: estratégias para a aceitação por parte das crianças | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 | Dois contextos: Uma realidade na relação escola-família | (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013 - 2013 | Importância da complementaridade de saberes de professores e pais na construção de PEI | Outra (Curso médio) | Associação Pais em Rede, com a colaboração da Escola Superior de Educação de Lisboa e o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2014 | Prémio em reconhecimento pelo mérito académico alcançado | Melhor graduado – Doutoramento em Educação, Área de investigação e Ensino de Currículo, Didática e Formação de Professores, Especialidade em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação |