Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Fatima Morais
Nomes de citação
- Morais, M. F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1910-E007-EC8C
- ORCID iD
- 0000-0001-8180-6687
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1994 - 1999
Concluído
|
Psychology (Doutoramento)
Especialização em Psychology of Education
Universidade do Minho, Portugal
"Definição e avaliação da criatividade – Contributos de uma abordagem cognitiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved unanimously |
1993
Concluído
|
Master (Outros)
Especialização em Psychology of Education
Universidade do Porto, Portugal
|
Very Good |
1982 - 1987
Concluído
|
Graduation (Licenciatura)
Especialização em Psychology
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 1998 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1990/01 - 1994 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1990/01 - 1990 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto de Reinserção Social , Portugal |
1987/01 - 1988 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Cooperativa de Ensino Didalvi em Barcelos, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/01 - 2018 | Diretora Adjunta do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial/Deputy Director of the Department of Educational Psychology and Special Education - Instituto de Educação - UM | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2022/01/01 | Cenas & Ciências - Scenes & Sciences; FSE (Norte 08-5266-FSE 000121)
FSE (Norte 08-5266-FSE 000121).
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Agrupamento de Escolas Terras de Bouro, Portugal |
Concluído
|
2001 - 2002 | Portuguese Independent inventors. Creative Itenerary and Analysis of Demand: Processes, Agents and Barriers -POCTI/SOC/39097/2001
POCTI/SOC/39097/2001
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
1998 - 2000 | Avaliação Processual do Desenvolvimento e da Cognitiva em Adolescentes e Jovens Adultos - PRAXIS/PCSH/P/PSI/93/96
PRAXIS/PCSH/P/PSI/93/96
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - Atual | Desenvolvimento psicossocial, aprendizagem e necessidades educativas especiais
Não aplicável/Not applicable
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2018 - 2020 | Excelência criativa em mulheres: Um estudo transcultural/Creative excellence in women: A cross-cultural study
não aplicável/
Investigador
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Espanha Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil |
Concluído
|
2016 - 2020 | Criatividade, motivação e bem estar em docentes e não docentes
Não aplicável/Not applicable
Investigador
Federação Nacional de Educação e Instituto de Educação (Universidade do Minho), Portugal
|
Concluído
|
2012 - 2014 | Perceções dos alunos sobre criatividade no Ensino Superior: Obstáculos à expressão criativa e práticas docentes
Não aplicável/Not applicable
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | O indivíduo criativo: Da confluência de requisitos aos desafios da cognição | Creativity Talks (nº12),
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal)
|
2023 | Criatividade e Ciências: Validação de um programa de promoção de processos cognitivos criativos através das Ciências em alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2023 | A universidade e perceções de estudantes portugueses e brasileiros sobre criatividade: Diferenciação por país, género e área de estudo | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2023 | Barreiras à expressão criativa em estudantes do Ensino Superior de Artes: Adaptação de um Inventário em Omã | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA. (VNGaia, Portugal)
|
2023 | A universidade facilita a expressão criativa e conceções corretas de criatividade? Uma investigação com estudantes de Omã | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Asocip (Coruña, Espanha)
|
2023 | Programa de promoção de processos cognitivos criativos na aprendizagem das Ciências Experimentais no 1º ciclo de escolaridade: Apresentação de contornos de intervenção e de resultados qualitativos | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Asocip (Coruña, Espanha)
|
2023 | Educar para a criatividade | IV Jornadas da Educação
NEEB-Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023 | Competências criativas como requisito para a sustentabilidade (moderação de simpósio) | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2022 | Conferência: Mitos acerca de criatividade: do questionamento à avaliação | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brasil)
|
2022 | Conferência: O que não é criatividade: do preconceito à responsabilização | IV Congresso Internacional dePsicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | A criatividade segundo universitários e universitárias portugueses | XIII CongressoInternacional de Criatividade e Inovação.
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brasil)
|
2022 | A relevância da criatividade e o contexto universitário: Perceções de estudantes. | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N: Gaia, Portugal)
|
2022 | Alunos de mérito no Ensino Superior português: Diferenciação além do desempenho académico | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Contributos para o estudo das representações cognitivas sobre as altas capacidades em estudantes universitários . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Contributos para o estudos das propriedades psicométricas da Escala de Avaliação das Representações sobre Altas capacidades Intelectuais (ERACI) | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Clima criativo em sala de aula e autoavaliação de criatividade: Estudo diferencial de representações no 1º Ciclo de escolaridade . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Promoção de criatividade através do currículo escolar: Partilha de experiências | I CongressoInternacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação.
ADIPSIEDUC (Braga, Portugal)
|
2022 | Participação na mesa redonda Criatividade e talento femininos | III Congresso Internacional deCriatividade e Inovação.
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brasil)
|
2022 | Coordenação do simpósio Representações sobre altas capacidades e criativiadade no Ensino Superior . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2021 | Estudo das representações cognitivas sobre altas capacidades em estudantes universitários portugueses | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales
Universidad de La Laguna. (Espanha)
|
2021 | O currículo escolar como promotor de criatividade: Exemplos em sala de aula. | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Universidade de Brasília (Brasil)
|
2021 | Práticas criativas e satisfação com a vida. Um estudo exploratório com docentes portugueses. | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília (Brasil)
|
2021 | Pessoa criativa: Uma construção interpessoal | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada.
Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (Cabo Verde)
|
2021 | Como saber se o clima em sala de aula é criativo? Um instrumento de avaliação a partir das representações dos alunos. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña. (Portugal)
|
2021 | Perceção de aulas criativas e autoavaliação de criatividade em alunos do 1º ciclo de escolaridade: o género e o ano escolar importam? | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | promoção de competências criativas em sala de aula é possível? A narrativa de uma intervenção. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | O incentivo a práticas docentes criativas e o bem estar em docentes podem ser lados da mesma moeda? Um estudo com professores dos Ensino Básico e Secundário. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Como os universitários pensam as barreiras à sua criatividade?Uma investigação comparativa em Portugal e Espanha. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña. (Portugal)
|
2021 | Representações cognitivas sobre altas capacidades/sobredotação em alunos universitários. XVI | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Coordenadora do simpósio Criatividade e contexto escolar: Questões para a ação educativa. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Moderação de mesa de comunicações da área temática Modelos e Práticas de Avaliação. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Palestra/webinar "Criatividade na prática do professor: exemplo através do curriculo" | Encontros Criativos
CRIABRASILIS (Brasil)
|
2021 | Conceitos e preconceitos sobre criatividade | Existo, logo crio
Torrance Center Portugal (Portugal)
|
2020/12/10 | Conhecimentos sobre as altas capacidades/sobredotação: Estudo com estudantes universitários | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación.
PromoEduca, IPC; Universdade de Granada (Espanha)
|
2020/05/15 | Criatividade em E(e)ducação: Alguns desafios para o quotidiano. | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML), EJML)-Congresso Internacional.
Universidade de Coimbra e LabTE (Coimbra, Portugal)
|
2019/01 | Perceções de obstáculos à criatividade: Um caminho para a inclusão | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
Escola Superor de Educação de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2019 | Obstáculos à criatividade em docentes do Ensino Básico: Barreiras à educação para a cidadania dos alunos | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Obstáculos à criatividade docente e ao envolvimento dos alunos em sala de aula: Um estudo exploratório com docentes do Ensino Básico. | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Indicadores do contexto de trabalho facilitadores de criatividade: Adaptação de uma Escala em professores | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2019 | Criatividade pessoal e práticas em sala de aula: Um estudo com docentes | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Estudo das relações entre a criatividade e.a motivação para o trabalho: Um estudo com docentes | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | O clima criativo em sala de aula avaliado pelos alunos: A adaptação de uma Escala | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Os produtos criativos dos alunos enquanto instrumento de análise pelos seus docentes. | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Clima para a criatividade em contexto escolar: A adaptação de uma Escala sobre perceções docente | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CeiED (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Criatividade e Ensino Superior: Alguns resultados. | I Simposium Internacional Universidad Y Altas Capacidades Intelectuales
Facultad de Ciencia de la Educacion de la Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2019 | O que impede e facilita a criatividade no quotidiano do professor? Estudo de adaptação de uma Escala de Avaliação | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019 | A personalidade criativa do professor e as suas práticas docentes: Um estudo exploratório | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019 | Avaliar o que pensam as crianças do 1º ciclo sobre o clima criativo em sala de aula: Um estudo de adaptação de uma Escala | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019 | Obstáculos à criatividade docente em sala de aula e a formação de agentes educativos: Perceções de docentes do Ensino Básico | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019 | Perceived barriers for the development of creativity in Education | 1st Thematic ECHA Conference on creativity and innovation in gifted education: Social, individual, and educational perspective
ECHA- European Council for High Ability (Dubrovnik - Croacia, Croácia)
|
2018 | Adaptação de uma Escala sobre perceções de clima para a criatividade em contexto escolar | III Jornadas em Estudos da Criança
instituto de Educação - CIEC (Braga, Portugal)
|
2018 | Obstáculos à criatividade em sala de aula: Um estudo exploratório com docentes do Ensino Básico | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2018 | Creativity and motivation for work in teachers: An exploratory study | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Self-perceptions of creativity and creative performance in school: An exploratory study with teachers | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | The creativity of students perceived by the teachers: Methodologies and results of evaluation of creative products | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | What barriers do the classroom put to creativity in teaching? Perceptions of Basic Education teachers | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018. Braga
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Climate for creativity: Adaptation to the school context of a scale of climate indicators for creating in the workplace | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Que obstáculos e que incentivos ao desempenho criativo dos professores por parte da Escola? A adaptação do Inventário de Clima Criativo em Ambiente de trabalho ao contexto escolar | XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Obstáculos ao ensino criativo em sala de aula: Perceções de docentes dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básic | XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Pensamento divergente verbal e desempenho convergente: Um estudo com alunos do Ensino Básico | XIII Congresso Internacional ANEIS-18. Braga
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Honours college students: Who are they? | ECHAConferenceof the European Council for High Ability 2018
ECHA (Dublin, Irlanda)
|
2017 | Representações de obstáculos à expressão criativa – Um estudo no Ensino Básico | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em educação (II ENJIE)
(Braga, Portugal)
|
2017 | Criatividade no 1º CEB: Alguns contornos para a promoção em sala de aula | II Encontro Nacional Programação, Inovação e Criatividade
(Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2017 | Efeitos do programa de criatividade ODISSEIA I no 5º ano do Ensino Fundamental brasileiro | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(Campinas, Brasil)
|
2017 | Perceções de pofessores sobre a eficácia do programa ODISSEIA I em alunos carentes | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(Campinas, Brasil)
|
2017 | Estudo exploratório sobre motivação em pesquisadoras talentosas criativas do Brasil e de Portugal | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
CRIABRASILIS (cCampinas-Brasil, Brasil)
|
2017 | Perceções de barreiras à criatividade na formação de docentes do Ensino Básico | Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Práticas criativas e pessoa criativa: um estudo exploratório com docentes | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Impacto da criatividade na motivação para o trabalho: um estudo com docentes | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | A adaptação de um programa de treino de competências criativas a alunos carenciados no Brasil: O caso ODISSEIA I | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Percepções dos professores acerca do programa de criatividade ODISSEIA I | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Barreiras internas e externas à criatividade em docentes do Ensino Básico | II Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2017 | Cognição criativa: Conceitos e exemplos | V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
(Braga, Portugal)
|
2016 | Criatividade e Ensino Superior: Do olhar atual dos alunos até desafios futuro | ProfMat/SIEM (XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática)
APM (Porto, Portugal)
|
2016 | Representações de obstáculos à expressão criativa: Um estudo com docentes do Ensino Básico | I Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2016 | Obstáculos à expressão criativa dos docentes e envolvimento dos alunos na escola: Alguns dados e reflexões | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (CIEAE – 2016
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Perceções de obstáculos à criatividade em alunos universitários: Um estudo em função do género | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Escutar o Ensino Superior sobre criatividade e sobredotação: Das percepções de alunos a necessidades formativas | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Programa Future Problem Solving aplicado a Portugal: Breve descrição da experiência com adolescentes | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Mérito académico no Ensino Superior: Desafio à (Cri)Atividade nas universidades portuguesas | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | A avaliação sistemática do sucesso de uma intervenção na resolução criativa de problemas: Desafio aos professores | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | O que impede o professor de ser criativo? Alguns dados e reflexões | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2015 | Rendimento académico elevado e características psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no Ensino Superior | III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
(Braga, Portugal)
|
2015 | Investigação Qualitativa em Psicologia da Educação: Estudo dos perfis de alunos de mérito escolar | 4.º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa
(Aracajú, Brasil)
|
2015 | Mérito académico e excelência profissional: Possibilidades de intervenção no ensino superior | II Jornadas Internacionales: Panorâmica de Intervención em Altas Capacidades Intellectuales
(La Laguna, Espanha)
|
2015 | Alunos de mérito académico no ensino superior: Como responder à diversidade? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2015 | Mérito académico e criatividade: Conjunção ou disjunção de condições? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2015 | Barreiras à expressão criativa no Ensino Superior: Uma questão de género? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2015 | Treino de criatividade em contexto educativo: Estudo com o Future Problem Solving em Portugal | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2015 | Formação de professores no ensino superior como proposta de sensibilização à criatividade nos futuros alunos | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2015 | Os alunos universitários valorizam criatividade e sobredotação? Algumas respostas, algumas preocupaçõe | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Como rapazes e raparigas percecionam obstáculos à expressão criativa: Um estudo no Ensino Superior | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Uma aposta na criatividade em adolescentes: efeitos da intervenção com o programa de treino Future Problem Solving | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Representações de práticas docentes e de barreiras à expressão criativa em docentes de diferentes áreas curriculares: Um estudo no Ensino Superior | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | De que modo os docentes universitários perspetivam a criatividade nas suas práticas docentes? Estudo em função da área curricular, do género e da idade | XIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Espanha)
|
2014 | Inventory of Barriers to Personal Creativity: A validation study involving university students | Annual International Conference Cognitive, Social and Behavioral Sciences
(Mersin, Turquia)
|
2014 | The Future Problem Solving Program and creativity representations on adolescents | Annual International Conference Cognitive, Social and Behavioral Sciences
(Mersin, Turquia)
|
2014 | Criatividade e motivação para a aprendizagem: Que relação em adolescentes? | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
|
2014 | A criatividade e os docentes universitários: Estudo exploratório sobre representações de práticas docentes | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
|
2014 | Criatividade no Ensino Superior: Validação para Portugal de duas escalas de avaliação | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Alunos excelentes, alunos promissores? Estudo exploratório sobre a avaliação do potencial criativo-produtivo no Ensino Superior | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Práticas docentes para a criatividade na Educação Superior: Um estudo comparativo Brasil-Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Criatividade em Educação: Consensos, Mitos e Aplicações | XXX ProfMat-2014
(Braga, Portugal)
|
2014 | Representações sobre praticas docentes e obstáculos à expressão criativa em docentes de diferentes áreas curriculares | XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
|
2014 | Representações sobre criatividade no Ensino Superior: Que desafios? | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Teste de Pensamento Criativo de Torrance: Instrumento de avaliação da criatividade ao serviço da sobredotação em Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Future Problem Solving Program International: Um convite à integração do programa na sobredotação em Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Alunos de mérito académico: Falsos positivos ou profecias não cumpridas? | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | As praticas docentes apelam à criatividade no Ensino Superior? Um estudo de representações nos alunos | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2013 | Criatividade: Conceito a desmistificar e a operacionalizar na escola | I Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior Portuguesa | VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo
IBAP (Maceió, Brasil)
|
2013 | Barreiras à Criatividade Pessoal: Validação de um Inventário em Estudantes Universitários Portugueses | VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo
IBAP (Maceió, Brasil)
|
2013 | Criatividade, auto-conceito e motivação para aprender: Um estudo com alunos dos Ensinos Básico e Secundário | I Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Perceções de criatividade no Ensino Superior: Como os alunos pensam barreiras à expressão criativa e as práticas de ensino | I Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Criatividade perspetivada por alunos universitáripos: Instrumentos de avaliação e resultados diferenciais | I Seminário Internacional “Investigação sobre Transição, Adaptação e Sucesso Académico”
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Processos cognitivos criativos: Ferramentas para pensar com criatividade no Ensino Superior | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Perceções dos alunos sobre criatividade no Ensino Superior: Obstáculos à expressão criativa e práticas docentes | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | A aplicação do “Futur Problem Solving Program International” em adolescentes: Um estudo exploratório | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Training creative problem solving in portuguede adolescents and its consequences beyond creativity: an exploratory study with Future Problem Solving Program | 3rd International Conference on Educational Psychology
ICEEPSY (Istambul, Turquia)
|
2012 | Criatividade e motivação para a aprendizagem. Análise em adolescentes do Ensino Básico e Secundário | Congresso Internacional da ANEIS-2012
ANEIS (Torres Vedras, Portugal)
|
2012 | Criatividade e Educação: o Sistema estimula ser-se criativo? | Seminário “Criatividade na Educação ”
Exponor (Porto, Portugal)
|
2012 | O currículo escolar como ferramenta de criatividade: desafios em sala de aula | Ciclo de conferências “Criatividade em contexto escolar"
(Porto, Portugal)
|
2012 | Criatividade: do indivíduo à comunidade | Lançamento oficial das Olimpíadas da Criatividade
Torrance Center e Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | A criatividade na (re)educação: conceito a conhecer e a aplicar em educadores e educandos | Colóquio “ A criatividade na acção educativa em lares de infância e juventude”
Colegio S. Caetano (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e educação: da (in)definição às possíveis aplicações práticas | Ciclo de Seminários: Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto
(Porto, Portugal)
|
2011 | Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI? | VII Conferência Desenvolvimento Vociacional 2011 – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e Educação: Conceitos e contextos | Seminário “Resolução Criativa de Problemas na Educação: Necessidades e Práticas
Torrance Center Portugal (Porto, Portugal)
|
2011 | Criatividade: um desafio a conhecer e a implementar em Educação | I Colóquio Internacional de Improvisação: Conceitos e Desafios
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e desenvolvimento humano: O desenvolvimento da criatividade no percurso da pré-adolescência ao final da adolescência: Apontamentos e reflexões sobre dados de experiências portuguesas | I Conferencia Internacional CREANET: Criatividade na Educação Pré-escolar
CREANET (Beja, Portugal)
|
2011 | Criatividade: Conceitos e desafios na actualidade | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
Universidade Federal do Amazonas, CRIABRASILIS (Manaus, Brasil)
|
2011 | O FPSI: Futur Probelm Solving Program International como um instrumento interventivo na sobredotação: Caracterização do programa e resultados | Congresso Internacional da ANEIS 2011
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2011 | Workshop "Desenvolvimento de processos cognitivos criativos: aplicações práticas a diversos contextos" | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
CRIABRASILIS (Manaus, Brasil)
|
2011 | Workshop "Training creative processes: working the same goal in different contexts" | XII European Conference on Creativity and Innovation
EACI (Algarve, Portugal)
|
2010 | Como pensam os professores portuguese a criatividade? Alguns dados de um estudo sobre representações em contexto educativo | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | What is a creative teacher and what is a crative pupil? Representations of teachers | International Conference on Education and Educational Psychology
ICEEP (Kyrenia, Chipre, Chipre)
|
2008 | Criatividade em alunos do Ensino Básico: Que confronto com a percepção dos seus professores? | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA e Apgico (Loulé, Portugal)
|
2008 | Educação e criatividade | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA e Apgico (Loulé, Portugal)
|
2007 | Na escuta de quem se demonstra criativo: Alguns contributos e questões para a temática da criatividade | Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Porque não são os alunos criativos? Um programa de treino com alunos do 6º ano | Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Avances, modelos alternativos y escenarios futuros en el estúdio psicopedagógico de la creatividad | III Congreso Internacional de creatividad – Inovacion en la sociedad y en la empresa
ASOCREA (Sevilha, Espanha)
|
2005 | O inquérito aos alunos do Curso | Seminário Auto-Avaliação da Licenciatura em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | Avaliação de criatividade: Um universo intranquilamente necessário | Inteligência Humana – I Simpósio Internacional
(Évora, Portugal)
|
2005 | Criatividade e educação. Proposta de uma prática interventiva |
(Porto, Portugal)
|
2005 | “Creatividad Aplicada”: Criatividad como universo de multiplicidades: Un enfoque de la personalidad creativa |
(Madrid, Portugal)
|
2004 | Processos cognitivos criativos: Algumas ferramentas para pensar criativamente em contexto educativo | Seminário Percursos na Criatividade
Associação dos Professores Pró-Ordem (Porto, Portugal)
|
2003 | Os produtos criativos: Introdução a uma alternativa de avaliação em contexto criativo | IV Congresso Anual da ANEIS
ANEIS e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2003 | O educador criativo: algumas considerações para a caracterização do conceito | Seminário Visões sobre Criatividade na Educação
APECV (Aveiro, Portugal)
|
2003 | Criatividade - Contornos para a sua (in)Definição |
(Évora, Portugal)
|
2003 | Treino Cognitivo em Contexto Escolar |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2003 | Criatividade e Estágio |
(Famalicão, Portugal)
|
2001 | Desempenhos extremos em criatividade: Que diferenciação cognitiva? | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
|
2001 | Habilidades cognitivas e rendimento escolar: Análise diferencial da relação segundo variáveis dos alunos e funções cognitivas avaliadas | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
|
2001 | Promoção e Desenvolvimento de Competências Cognitivas: A Motivação para a Leitura e Escrita . | Iªs Jornadas da Trofa: Saúde, Educação e Família
ASAS (Trofa, Portugal)
|
2000 | Avaliação processual e realização cognitiva: Constructos, metodologias e resultados | Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem
Departamento de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | Desempenhos extremos em criatividade: Diferenciações cognitivas em contexto escolar | Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem
Departamento de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | Perfis de habilidades cognitivas revelados pela Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-59) | V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & VIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Portugal)
|
2000 | Variáveis cognitivas e rendimento académico: Resultados no Ensino Secundário e Ensino Superior | Seminário Internacional sobre Transição para o Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2000 | Procesos cognitivos criativos | Seminário Buscanse Perfis Xeniais: Creatividad
(Santiago de Compostela, Espanha)
|
2000 | Infusão curricular e ensino universitário | Jornadas de Creatividad en lo Ensino Universitario
(Barcelona, Espanha)
|
1999 | Uma caracterização cognitiva de indivíduos elevadamente criativos: Que pistas para a sobredotação? | Seminário Crianças Sobredotadas: Compromissos dos Pais e dos Professores na Identificação e no Atendimento
ANEIS (Lisboa, Portugal)
|
1999 | Criatividade e educação: Especificidades cognitivas a refletir | Seminário O Professor - Facilitador Criativo
AEDC (Lisboa, Portugal)
|
1999 | Provas cognitivas centradas nos traços versus provas centradas nos processos: Construção e validação | VII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
1999 | Variáveis cognitivas e rendimento escolar | III Congreso Internacional de Psicologia y Educacion: Orientacion e Intervencion Psicopedagogica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
1998 | Promoção do desenvolvimento cognitivo de jovens | Primeira Conferência Internacional de Consulta Psicológica - Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
|
1996 | Inovação pelo desenvolvimento: Do educando ao (novo) educador | Primeiro Colóquio da secção de Psicologia de Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação: "A Ciência Psicológica
nos Sistemas de Formação"
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
1995 | A função docente na produção discursiva dos futuros professores | Convenção Anual da APPORT "Àreas de intervenção e compromisso social do psicólogo"
(Lisboa, Portugal)
|
1994 | Metacognição e aprendizagem | Terceiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1994 | O estudo de caso na avaliação formativa de um programa de intervenção | Segunda Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1993 | Intervenção e avaliação: Alguns contornos de (des)integração | Colóquio CIDinE: "Supervisão e Desenvolvimento Humano"
CIDInE (Braga, Portugal)
|
1992 | Falar do sucesso escolar através das competências de estudo e do "ensinar a pensar " | Convenção Anual da APPORT "As respostas sociais dos psicólogos na viragem do século"
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1990 | A Psicologia na formação de professores do Ensino Secundário: Análise e reflexão de percepções e de necessidades | Segundo Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1989 | Promoção Cognitiva: Fundamentação, aplicação e resultados | A Psicologia e os Psicólogos Hoje
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Reeducação de menores - Objecto para uma nova prática teórica | A Psicologia e os Psicólogos Hoje
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Treino sistemático de competências cognitivas: Que articulação com o sucesso escolar? | Primeiro Encontro de Psicologia Educacional
APP (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Programa Promoção Cognitiva: Experiência de elaboração e de aplicação de um programa de desenvolvimento cognitivo junto dos alunos | Primeiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1989 | Fundamentação e caracterização de um programa de desenvolvimento cognitivo para alunos do Ensino Secundário: O programa "Promoção Cognitiva | Seminário "Desenvolvimento, Aprendizagem, Curriculo e Supervisão"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
1989 | Programa "Promoção Cognitiva" | ciclo de colóquios da APPORT 1988/98
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | Desarrollo cognitivo: Pistas hasta la pratica de los maestros | Xornadas sobre Educacion y Medio Ambiente
Escola Viva (Vigo, Espanha)
|
1989 | "Promoção Cognitiva": A cognitive training program for portuguese high schools students | Third European Congress for Research on Learning and Instruction
EARLI (Madrid, Espanha)
|
1989 | Promoção Cognitiva: Papel dos professores no desenvolvimento cognitivo dos alunos | Seminário Internacional "Factores Cognitivos e Realização Escolar: Intervenção e Investigação
(Braga, Portugal)
|
1988 | A promoção do desenvolvimento cognitivo através de programas específicos como actividade do psicólogo no Ensino Secundário | Seminário: "O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção"
APPORT (Coimbra, Portugal)
|
1988 | Promoção Cognitiva: Programa de treino cognitivo para alunos do Ensino Secundário | Segundo Simpósio Nacional sobre a Investigação em Psicologia"
APP (Lisboa, Portugal)
|
1988 | A instituição e a mudança: Implicações para a intervenção em comunidade | Seminário: "O Psicólogo e a Intervenção Comunitária"
APPORT (Faro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | O desenvolvimento da criatividade através do ensino experimental das
Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo com crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade
Coorientador de Maria de Fátima Cunha Nunes Machado
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - Atual | Perceções de criatividade em estudantes universitários: Um estudo em Omã
Orientador
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - Atual | O que impede um ensino criativo? Representações de obstáculos à expressão criativa e sua relação com criatividade e resiliência
em docentes do Ensino Superior
Orientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2023 | Criatividade e Resiliência em crianças institucionalizadas: um estudo exploratório
Orientador de Helena Catarina Pacheco Leal-
|
Intervenção Psicossocial com crianças, jovens e famílias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2023 | Obstáculos para el desarrollo y reconocimiento de mujeres altamente creativas. Aportaciones para reducir la brecha de género
Coorientador
|
Doctorado en Psícología (Doutoramento)
Facultad de Psicología; Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2020/01/01 - 2022/10/01 | Criatividade no Ensino Superior: Um estudo com estudantes de diferentes percursos academicos
Orientador de Sandra Aquino
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/01/01 - 2022/04/10 | Clima criativo em sala de aula e autoavaliação de criatividade: Estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do
4º ano
de escolaridade
Orientador de Maria de Fátima Ferreira
|
Intervenção Psicossocial em crianças e famílias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/01 - 2022/01/01 | Ensino de Actividades de Ciências Experimentais e Criatividade
Coorientador de Maria de Fátima Machado
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2022 | Criatividade no Ensino Superior - Um estudo com estudantes de diferentes percursos académicos
Orientador
|
Pos doutoramento em Psicologia da Educação (Outra)
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/01 - 2021/01/01 | A contribuição da Educação Superior para formar líderes/criaores para as Indústrias Criativas: Um estudo pelas perceções da
Geração Z
Coorientador de Rafaela Moreira Pinto
|
Universidade do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | Isaura Monteiro-Desenvolvimento de competências criativas no contexto da leitura e escrita em alunos do 4º ano do Ensino
Primário em Angola
Orientador
|
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Criatividade e empreendedorismo em estudantes do Ensino Superior: Influência da motivação e das práticas docentes
Coorientador
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 - 2017 | Progama Espiral Creativo para adolescentes con discapacida intelectual que cursan Nível Primaria: Estudio exploratorio
Coorientador
|
|
2015 - 2017 | Criatividade e representaçõe do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1.º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Clima criativo em sala de aula e motivação para a aprendizagem: Um estudo exploratório em crianças do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Mestrado Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Liderança criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
Orientador
|
Estágio científico avançado no país (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Criatividade no Ensino Básico: Um olhar sobre as representações de alunos e de professores em escolas de diferentes contextos
sócio-económicos
Orientador
|
Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Resolução criativa de problemas: Estudo de um programa de intervenção em adolescentes no contexto educativo
Orientador
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Alunos excelentes, alunos promissores? Estudo exploratório sobre os alunos de mérito académico no Ensino Superior
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A criatividade e os docentes universitários: Estudo exploratório sobre práticas docentes e obstáculos à expressão criativa
Orientador
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Resolução criativa de problemas de âmbito comunitário em adolescentes do Ensino Profissional
Orientador
|
Mestrado Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Desarollo del potencial creativo en la infância: Reflexiones desde el museo como entorno comunicativo
Orientador
|
Estágio científico avançado em Psicologia (Outra)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2010 - 2010 | Promoção da criatividade no contexto da expressão escrita: Um estudo exploratório no 2º ciclo
Coorientador
|
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Criatividade, auto-conceito e género: Um estudo exploratório em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Criatividade face ao sucesso escolar e ao raciocínio: Um estudo com alunos de diferentes áreas do Ensino Secundário
Orientador
|
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Competências criativas no Ensino Secundário: Um estudo em diferentes anos de escolaridade e áreas académicas
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Criatividade, percurso escolar: estudo com jovens do Ensinos Básico
Orientador
|
Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Resolução de problemas por insight e realização acdémica: Um estudo em estudantes universitários de diferentes cursos
Orientador
|
Psicologia Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Criatividade e auto-conceito: Um estudo exploratório em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Psicologia da Educação e Escolar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2005 | Stress, criatividade e engagment em alunos do Ensino Superior
Coorientador
|
Stress e bem estar (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A evolução do ensino da Matemática no séc. XX: Presença de processos criativos
Orientador
|
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1994 - 1994 | Modificabilidade cognitiva na criança diferente: Contributos para uma reflexão
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | consultadoria e colaboração na construção do curso e-learning "Curso de Desenvolvimento do Potencial Criativo" /consultancy
and collaboration in the construction of the e-learning course "Creative Potential Development Course" (2021 - 2021)
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2020/03/03 - 2020/03/03 | workshop “La creatividad como motor impulsor del aprendizaje”, (2020/03/03 - 2020/03/03)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/03/02 - 2020/03/02 | Organização de conferência, para alunos, docentes e investigadores do Instituto de Educação /Lecture ¿El desarrollo del potencial
creativo como proceso o proyecto cultural y su relación con el aprendizaje" (2020/03/02 - 2020/03/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Conferência/Lecture "Que sabemos de las personas que tienem altas capacidades?¿ (2018)
Conferência (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Creatividad: Un desafio para la educación del siego XXI
Seminário (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Estrategias para el desarrollo de la creatividad
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2014 - 2014 | 2º Ciclo de Workshps "Criatividade em Educação"
Outro (Outra)
|
|
2012 - 2012 | 1º Ciclo de Workshops Criatividade em Educação
Outro (Outra)
|
|
2011 - 2011 | VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | Educación y creatividad: los retos para una formación creativa en el siglo XXI
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2010 - 2010 | O Futur Problem Solving” como desafio ao Ensino Superior
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2009 - 2009 | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso (Outra)
|
|
2007 - 2007 | Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
AEDC e QE, Portugal |
2007 - 2007 | How can we assess creativity? An invitation to the Torrance Test of Creative Behavior
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2004 - 2004 | Bases psicológicas e procedimentos de investigação em criatividade
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2000 - 2000 | Cognição, rendimento e aprendizagem
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
1996 - 1996 | Educação e Criatividade
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía
Congresso
|
XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía
Universidade da Coruña, Espanha
Asocip, Espanha |
2023 - 2023 | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
Congresso
|
International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2022 - 2022 | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação (24-26 novembro). CRIABRASILIS. S. Paulo |
2022 - 2022 | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura (12 – 13 setembro) ISPGAYA. V. N. Gaia
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2021 - 2021 | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales (18-20 novembro). Universidad de La Laguna. Espanha |
2021 - 2021 | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar (28-29 outubro). Universidade de Brasília. Brasília. |
2021 - 2021 | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada (5-7 julho). Instituto Universitário de Arte, Tecnologia
e Cultura. Cabo Verde
Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura. Cabo Verde, Cabo Verde
|
2021 - 2021 | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (1-3- setembro). Universidade do Minho e Universidade da Coruña.
Braga
Universidade do Minho, Portugal
Universidade da Coruña, Espanha |
2020 - 2020 | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación (9-11 dezembro). PromoEduca, IPC - Universidade
de Granada. Coimbra
Universidade de Granada, Espanha
|
2020 - 2020 | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML)-Congresso Internacional. | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML)-Congresso Internacional. Universidade de Coimbra e LabTE. Coimbra
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 - 2019 | Criatividade e formação de professores
Simpósio
|
III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2019 - 2019 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Congresso
|
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha, Espanha
|
2019 - 2019 | XI Colóquio de Psicologia Escolar
Seminário
|
XI Colóquio de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília, Brasil
|
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquio de Psicologia Escolar
Congresso
|
VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Criatividade
Simpósio
|
XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS, Portugal
|
2018 - 2018 | Perceptions about creativity: Studies with Elementary and, Higschool teachers
Simpósio
|
Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE, Portugal
|
2018 - 2018 | X Colóquio de Psicologia Escolar
Encontro
|
X Colóquio de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília, Brasil
|
2018 - 2018 | VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Seminário
|
VI Seminário Internacional sobre Cognições, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | XIIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2017 - 2017 | XV ICIE Conference - Excellence, Creativity and Innovation in Basic and Higher Education
Congresso
|
XV ICIE Conference - Excellence, Creativity and Innovation in Basic and Higher Education |
2015 - 2015 | Criativ’IN: Encontro Nacional de CriAtividade & Inovação
Encontro
|
Criativ’IN: Encontro Nacional de CriAtividade & Inovação |
2015 - 2015 | Congresso Internacional da ANEIS - 2013
Simpósio
|
II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura |
2015 - 2015 | Criatividade e Educação: Contextos e Práticas
Simpósio
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2015 - 2015 | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2014 - 2014 | Representações sobre criatividade no Ensino Superior: Que desafios?
Simpósio
|
Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa” |
2014 - 2014 | Congresso Internacional da ANEIS-2014
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS-2014 |
2013 - 2013 | I Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade
Encontro
|
|
2013 - 2013 | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Congresso
|
|
2013 - 2013 | Modelos e Práticas de Avaliação
Mesa-redonda
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi |
2013 - 2013 | Motivação e Aprendizagem
Mesa-redonda
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2013 - 2013 | Congresso Internacional da ANEIS - 2013
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2013 |
2013 - 2013 | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congresso
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2012 - 2012 | Simpósio Resolução Criativa de Problemas: Conceitos e Contextos
Simpósio
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Simpósio Cognição e ensino superior: categorias de pensamento alternativas e complementares na resolução de problemas
Simpósio
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Seminário
|
|
2012 - 2012 | Congresso Internacional da ANEIS - 2012
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2012 |
2011 - 2011 | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
Congresso
|
Universidade Federal do Amazonas, CRIABRASILIS, Brasil
|
2011 - 2011 | VII Conferência Desenvolvimento Vociacional 2011 – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Conferência
|
|
2011 - 2011 | XII European Confrence on Creativity and Innovation
Conferência
|
EACI, Portugal
|
2011 - 2011 | Congresso Internacional da ANEIS - 2011
Congresso
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2011 |
2010 - 2010 | Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Seminário
|
I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Seminário
|
|
2009 - 2009 | Interacção família-escola-comunidade
Mesa-redonda
|
X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação e transição para o mundo de trabalho
Mesa-redonda
|
X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
Congresso
|
ASOCREA e Apgico, Portugal
|
2008 - 2008 | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
Congresso
|
Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA & Apgico, Portugal
|
2005 - 2005 | Inteligência, criatividade e competência
Simpósio
|
Inteligência humana: 1.º Simpósio Internacional
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 - 2005 | Inteligência Humana – I Simpósio Internacional
Simpósio
|
|
2001 - 2001 | Promoção e desenvolvimento de competências cognitivas: A motivação para a leitura e escrita
Simpósio
|
Ias Jornadas da Trofa: Saúde, Educação e família
ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
|
2000 - 2000 | Criatividade, cognição e aprendizagem
Simpósio
|
Seminário "Cognição, rendimento e aprendizagem" |
2000 - 2000 | Processos de animação educativa: Da teoria à prática
Simpósio
|
Seminário "Rumos da animação educativa" |
2000 - 2000 | I Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Pensar desafios, construir respostas
Congresso
|
ANEIS, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Formação de professores do 1ºciclo do Ensino Básico e criatividade: O caso português no início do século XXI;
Arguente principal
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia (Doutoramento)
Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Efeitos de um programa on line para desenvolvimento da criatividade em professores
Arguente principal
|
Karina Nalevaiko da Rocha (Doutoramento) |
2022 | Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e criatividade: O caso português no início do século XXI
Arguente principal
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia (Doutoramento)
Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Recursos Educativos Digitais Online e promoção do pensamento crítico e criativo dos estudantes do Ensino Básico e Secundário
Arguente principal
|
Carlos Pedro de Magalhães Marques (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | Competência comunicativa oral: Desenho e sistematiação de uma intervenção didatica
Arguente
|
Carla Cristina Fernandes Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 | Crenças do self criativo de estudantes do Ensino Médio de escolas civis e militares
Arguente
|
Gabriel de Oliveira Jorge (Mestrado)
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília;, Brasil
|
2021/07/21 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: Um estudo experimental
Arguente
|
Luciana Pereira de Brito (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade
Arguente
|
Alberto Fernando Moreira da Rocha; (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento dos talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores
Arguente
|
Andrezza Belota Lopes Machado (Doutoramento)
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Novas abordagens para a criatividade no Ensino Superior Artístico
Arguente
|
Filipa de Burgo de Lima Ramos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: Um estudo experimental
Arguente
|
Luciana Brito (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Transição e adaptação ao Ensino Superio: Um olhar na diversidade estudantil do Campus Universitário Bragança
Arguente
|
Ana Castro (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O papel da memória na aprendizagem das Ciências Musicais | Eduardo Miguel Gomes Canelas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Progama Espiral Creativo para adolescentes con discapacida intelectual que cursan Nível Primaria: Estudio exploratorio | Gisela Cortés Marías (Mestrado)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
2017 | Criatividade e Formação de Professores d 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal no início do sec XXI
Arguente principal
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia Silva e Sousa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Avaliação e treino cognitivo de crianças com incapacidade intelectual | Eliana Maria Montenegro Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior | Amanda Helena Rodrigues Franco (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Diário Gráfico: Coleção de Momentos na Construção do Processo Criativo | Ana Maria Pereira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | A criatividade no contexto clínico: Das narrativas ao Discurso Colectivo para uma prática intercomunicada | Mary Lúcia Marinho Costa (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | A estimulação cognitiva através da aprendizagem mediada: Uma proposta de promoção das habilidades cognitivas em crianças de meio social desfavorecido | Lêda Duwe Leão Brasil (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Diário Gráfico: Coleção de Momentos na Construção do Processo Criativo | Ana Maria Pereira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | Ensaio para o ensino da diversidade: a criatividade como fator de aprendizagem | Pedro Marinho Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Desarrollo del potencial creativo en la infância: Reflexiones desde el museo como entorno comunicativo | Abel Ponce Delgado (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2014 | Pensamento crítico no Ensino das Artes Visuais na escola dos nossos tempos | Ricardo Rodrigues dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A multidimensionalidade da criatividade: A Pessoa, o Processo, o Produto e o Ambiente criativo no Ensino Superior | Soraia Fernandes Garcês (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2012 | O insucesso escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: fatores pessoais e familiares | Maria Isabel Santo de Miranda Cunha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Tutoria centrada na promoção dos processos de auto-regulação em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico | Laurentina de Jesus Alves dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Criatividade em contexto empresarial – Estudo da relação entre as atitudes face à criatividade e as práticas empresariais inovadoras em microempresas e PME | Florbela da Conceição Mantinhas Nunes (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2011 | “Processos cognitivos criativos em alunos com alto rendimento escolar: Um estudo piloto” | Rafaela Carla Soares de Azevedo Martins (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 | Avaliação dos efeitos combinados do exercício físico e da música na motivação, nos estados de humor e na função cognitiva | Mónica Gabriela Nascimento Simões (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2010 | promover o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar: Construção e validação de um programa de treino cognitivo | Helena Cristina Framrose Bilimória (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Superdotação: Estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos | Dora Cortat Simonetti (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Desenvolvimento e realização cognitiva na infância: Construção e validação da ECCOs 4/10 | Mª de Lurdes Dias Brito (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Padrinhos de leitura: avaliação de um programa de desenvolvimento de leitura | Ilda Alexandra Freitas Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Tornar-se professor”: As vivências e percepções do novo modelo dos estágios pedagógicos na perspectiva dos estagiários. | Andreia Patrícia Abreu Andrade (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Aprender a compreender, torna mais fácil saber”: Conceptualização e avaliação das trajectórias de compreensão leitora | Sara Luísa Ferreira Brandão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Percepções sobre dislexia: Um estudo com professores, psicólogos e estudantes de Psicologia” | Ana Patrícia Gonçalves Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Efeitos da exploração de fábulas na criatividade verbal de alunos do 4º ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem na escrita” | Mª Filomena Machado Soares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 | Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no Secundário | Mª Olímpia Almeida de Paiva (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Da identificação ás respostas educativas para alunos sobredotados: construção, aplicação e avaliação de um programa de enriquecimento escolar | Lúcia do Rosário Cerqueira de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva | Ana Mª Antunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O medo e o desenvlvimento humano: Uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação Criatividade e Motricidade Humana para uma vida “serena, útil e corajosa” | Mª Helena Gil da Costa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | Coping, criatividade e bem-estar em adolescentes de Ensino Secundário Artístico | Ana Sofia Sousa Gil (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Criatividade: Factores facilitadores e inibidores em contexto de formação profissional | José Manuel Cavalheiro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 | Eficácia da versão revista do programa Futuro Bué em estudantes do Ensino Básico | Lara Viola (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Experiências de vitimação: estudo exploratório com crianças e adolescentes | Eunice Vieira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Construção e aperfeiçoamento de textos no 4º ano de escolaridade. Avaliação de um programa de intervenção | Catarina Cardoso Leitão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Alunos sobredotados:A aceleração escolar como resposta educativa | Ema Patrícia Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Contributos da avaliação psicológica para a entrada antecipada no 1º ciclo do Ensino Básico | Ana Sofia Marques Melo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Processos de auto-regulação da aprendizagem: Impacto de variáveis académicas e sociais | Marta Alexandra dos Santos Neves de Castro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Contributo da formação inicial de professores na área da criatividade | Leonor Garcia Vasco (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Criatividade, autoconceito e desempenho escolar em alunos do Ensino Básico | Mª José Conceição Silva Caldeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 | Padrões de habilidade cogintiva e processo de decisão clínica de enfermagem | Élvio Henriques de Jesus (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2004 | Desenvolvimento da criatividade em contexto escolar: Contributos para o estudo da formação contínua de professores na área da criatividade | Mª João Faria Conde (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 | Cognição e modificabilidade cognitiva: Contributos para o movimento de Ensinar a Pensar | Helena Cristina Framrose Bilimória (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 | As inteligências múltiplas na promooção da auto estima e gosto pela escola | Maria Manuela Pereira Rodrigues (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Sinalização de alunos com altas habilidades e talentos | Carla Palmira Aguiar dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | A aprendizagem estratégica: Construção e avaliação de uma intervenção em estratégias de aprendizagem integrada no currículo escolar | Ana Margarida Veiga Simão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 | Adaptação à universidade e rendimento académico em alunos do 1.º ano | Joana Picoto Carneiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Influência da competência percebida na competência objetiva em alunos brilhantes | Ana Rodrigues da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2000 | Capacidade e disposição para o pensamento crítico na enfermagem | Mª Antónia Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
1999 | Creativity and effectiveness in teaching: Perceptions of the students and the lectures of the Lisbon Polytechnic Institut | Fernando Sousa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica/Member of the Scientific Committe do XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía | Coruña |
2023 - 2023 | - Membro da Comissão Científica/Member of the Scientific Committe do International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation | V.N.Gaia |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica /Member of the Scientific Committe do Congresso Nacional ANEIS 22 | Braga |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica/ Member of the Scientific Committe do 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura | V. N. Gaia |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica/ Member of the Scientific Committe do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | Universidade do Minho e Universidade da Coruña |
2019 - 2019 | Colóquio Inovação em Educação: Balanços e perspetivas futuras. | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto: Porto. |
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho Escolar Universidade do Minho: Braga. | Universidade do Minho: Braga |
2019 - 2019 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa | Universidade de Lisboa. Lisboa |
2019 - 2019 | XI Colóquio de Psicologia Escolar | Universidade de Brasília. Brasil. |
2019 - 2019 | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia Universidade da Coruña. Espanha. | Universidade da Coruña. Espanha. |
2018 - 2018 | VI Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, Universidade do Minho.Braga | Universidade do Minho.Braga |
2018 - 2018 | XIII Congresso Internacional da ANEIS – Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento, Braga | Braga |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | (Comissão Científica Internacional/International Scientific Commission) Revista Ensino de Ciências e Humanidades (2594-8806) | Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
2018/01/01 - Atual | (Conselho Editorial Internacional/ International Editorial Board) Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação-RECRIAI | Associação Brasileira de Criatividade e Inovação - CRIABRASILIS |
2018 - Atual | (Conselho Editorial Internacional /International Editorial Board) Revista Estudos de Psicologia (Campinas), | |
2017/01/01 - Atual | Conselho Científico Internacional/International Scientific Commission) AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação (1983-3415) | Universidade Federal do Amazonas |
2017/01/01 - Atual | (Conselho Científico Internacional/International Scientific Commission) Revista Educamazônica- Educação, Sociedade e Meio Ambiente (1983-3423) | Universidade Federal do Amazonas |
2012/01/01 - Atual | (Corpo Consultivo Internacional/International Advisory Board) Revista Estudos de Psicologia (Campinas) (0103-166) | Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
2011/01/01 - Atual | (Corpo Editorial/Editorial Board) Creativity and Human Development International eJournal (2050-5337) | |
2018/01/01 - 2022/06/01 | (Corpo Editoria/Editorial Board) Revista Portuguesa de Educação | |
2021 - 2022 | Frontiers of Psychology | |
2021 - 2022 | Paideia (Ribeirão Preto) | |
2005/01/26 - 2015/01/01 | Revista Recrearte | |
2000/06/01 - 2014 | Sobredotação | |
2011/01/01 - 2013/01/01 | Temas de Psicologia | Sociedade Brasileira de Psicologia |
2009/01/01 - 2011 | Avaliação Psicológica | |
2000/01/01 - 2009/01/01 | Psicologia-Teoria, Investigação e Prática | |
2000/01/01 - 2008/01/01 | (Corpo Editorial) Revista Portuguesa de Educação | |
2003/01/01 - 2007/01/01 | Revista Encontro | |
2003/01/01 - 2006/01/01 | Prismas da Educação |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2003 - 2005 | Avaliação Interna da Licenciatura de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2021/01/01 | Consultor para o Gabinete de Formação e Pesquisa em Educação da Federação Nacional de Educação (FNE)/Consultant for the Education Training and Research Office of the National Education Federation (FNE) | |
2016 - 2016 | Parecer: Protocolo de evaluación de produtos criativos - Programa Espiral Creativo para adolescentes con discapacidad intelectual que cursan nivel primaria |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2007/09 - Atual | Psicologia de Educação I Educational Psychology 1 (Graduation) | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2007/09 - Atual | Psicologia da Educação II/Educational Psychology 2 (Graduation) | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/01 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento/Developmental Psychology (Master) | Mestrado em Ensino (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Altas habilidades: entrenamiento de procesos cognitivos creativos a través del currículo/High skills: training of creative cognitive processes through the curriculum | Psicologia (Licence) | Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
2023 - 2023 | Altas capacidades: cómo evaluar la creatividad a través de productos creativos/High capabilities: how to evaluate creativity through creative products | Psicologia (Licence) | Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
2023 - 2023 | Praticas y creencias sobre creatividad/ Practices and beliefs about creativity | Master en Formación Permanente del Profesorado para Alumnos de Altas Capacidades | Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha |
2022 - 2022 | Workshop " Experiências criativas: Brincando no contexto escolar" no âmbito daswebinars "Eu sou criativo" (World Creativity & Innovation Week), organizado pelo Torrance Center Portugal/Workshop "Creative experiences: Playing in the school context" as part of the "I am creative" webinars (World Creativity & Innovation Week), organized by Torrance Center Portugal | Torrance Center Portugal, Portugal | |
2022 - 2022 | " Criatividade: Conceito, mitos e promoção em sala de aula" no âmbito dos Webinars a la Carte, organizados pelo Agrupamento de Escolas de António Feijó/"Creativity: Concept, myths and promotion in the classroom" | ||
2022 - 2022 | "Avaliação de produtos criativos"/"Evaluation of creative products" | Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal | |
2021 - 2022 | Processos cognitivos da leitura e escrita/Cognitive processes of reading and writing (Master) | Mestrados em Ensino - Módulo de 8h (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2022 | Processos Cognitivos e Literacia Emergente/Cognitive Processes and Emergent Literacy (Master) | Mestrado em Educação Pré-Escolar - Módulo 6h (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Oficina de Formação "Água e Companhia, Lda.", creditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua/Training Workshop "Água e Companhia, Lda.", accredited by the Scientific Pedagogical Council for Continuing Training | Universidade do Minho, Portugal TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
|
2021 - 2021 | Palestra/webinar "Criatividade na prática do professor: exemplo através do curriculo",Encontros Criativos da Associação CRIABRASILIS/Lecture/webinar "Creativity in teacher practice: example through the curriculum", Creative Meetings of the CRIABRASILIS Association | Associação CRIABRASILIS., Brasil | |
2021 - 2021 | Palestra/webinar " Conceitos e preconceitos sobre criatividade" no conjunto de webinars "Existo, logo crio" - Torrance Center Portugal/Lecture/webinar "Concepts and prejudices about creativity" at the set of webinars "I exist, therefore I create" - Torrance Center Portugal | ||
2020 - 2021 | Opção Uminho: Desenvolvimento interpessoal em contexto universitário/Interpersonal development in a university context (Graduation) | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/05/05 - 2020/06/05 | Oficina de Formação "À roda da Energia", creditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua/Training Workshop "Around Energy", accredited by the Scientific Pedagogical Council for Continuing Training (CCFC/ACC-108807/20); (CCFC/ACC-108807/20); | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
|
2017/01 - 2020 | Temas avançados em Psicologia da Educação 1 e 2/Advanced topics in Educational Psychology 1 and 2 (PhD) | Doutoramento em Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | O currículo escolar como veículo de criatividade: Um desafio aos educadores/ The school curriculum as a vehicle for creativity: A challenge for educators | Especialização (Curso médio) | Gabinete interação com a Sociedade, Universidade do Minho/Projeto Cenas & Ciências, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliar competências criativas em Educação: Do conhecimento ao treino de estratégias | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | O curriculo escolar como veículo de processos criativos: Um desafio ao quotidiano do professor | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Conferência do II Encontro Nacional Programação, Inovação e criatividade, Portugal |
2017 - 2017 | Escola e criatividade: Avaliação de competências e de prática criativas em sala de aula | Especialização (Curso médio) | Federação Nacional de Educação e Instituto de Educação (Universidade do Minho), Portugal |
2016 - 2016 | Como avaliar criatividade? A abordagem pelos produtos criativos | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Desarrollo de processos cognitivos creativos desde el cotidiano profesional (Master) | Master (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Espanha |
2015 - 2015 | Desarrollo de la creatividad desde la cognicion: La resolución de problemas (Master) | Mestrado (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Espanha |
2015 - 2015 | Educar para a criatividade a partir do curriculo académico- um desafio aos professores | Especialização (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Pequenos passos para a inovação: Os processos cognitivos criativos no quotidiano profissional | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2014 - 2014 | O desafio de avaliar criatividade: O ovo de Colombo ou o recurso aos produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | IE-UM e Torrance Center Portugal, Portugal |
2012 - 2012 | Criatividade: conceito a desmistificar no contexto educativo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Criatividade e educação: A implementação de processos criativos em sala de aula | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Criatividade no(s) contexto(s) de trabalho: treino de processos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2009/09 - 2012 | Psicologia da Motivação e Aprendizagem | Mestrado em Ensino (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Criativos: Resolvendo criativamente problemas | Especialização (Curso médio) | Torrance Center Portugal, Portugal |
2008/09 - 2011 | Introdução à Psicologia de Educação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2010 | Criatividade ou feliz co-incidência: Polémicas, consensos e breves experimentações | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1999/09 - 2009 | Cognição e Aprendizagem (mestrado) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | Avaliação de produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2007 - 2007 | Uma dimensão a descobrir e a treinar: Os procesos cognitivos criativos | Especialização (Curso médio) | |
2007 - 2007 | Ciência e criatividade | Especialização (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Avaliação de produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2004/09 - 2006 | Psicologia da Criatividade | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/09 - 2006 | Psicologia da Personalidade e da Motivação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/09 - 2006 | Psicologia | Mestrado em Matemática (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2005 | Presença da Criatividade em Contextos Profissionais | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2005 - 2005 | Creatividad como cognicion: Conceptos y experiencias de entrenamiento (Master) | Psicologia (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Espanha |
1994/09 - 2005 | Prática Pedagógica | Licenciatura em Ensino de Física-Química (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2003 - 2003 | Perspectivas sobre Processamento da Informação e a Modificabilidade Cognitiva | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Criatividade enquanto Processamento Informativo: Caracterização de Processos e Implicações Educativas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2001 - 2001 | Criatividade na Sala de Aula: Elaboração e Avaliação de Materiais para uma Intervenção de Infusão Curricular | Especialização (Curso médio) | Programa FOCO e organizada pela Casa do Professor de Braga, Portugal |
1999 - 1999 | Acção de formação: Desafios à Criatividade | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal |
1990/09 - 1994 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1988/09 - 1990 | Epistemologia da Psicologia | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1988/09 - 1990 | Biopsicossociologia do Comportamento Desviante | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1989 - 1989 | Workshop para professores e psicólogos sobre o programa "Promoção Cognitiva" | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1989 - 1989 | Prática psicopedagógica e desenvolvimento cognitivo | Especialização (Curso médio) | Didalvi e INA (financiado pelo Fundo Social Europeu), Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021 - 2021 | In vitro - 5 podcasts do Jornal O Público | O processo criativo |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016/01 - Atual | REINEVA-Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales | |
2010 - Atual | Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) | |
2009 - Atual | Torrance Center Portugal | |
2009 - Atual | - Membro efetivo do Centro de Investigação em Educação (CIEd), | |
1999 - Atual | AEDC - Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade | |
1999 - Atual | ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação | |
2012 - 2014 | Centro de Investigação em Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem | |
2004 - 2009 | Grupo IACAT – Instituto Avanzado de Creatividad Total | |
2003 - 2009 | Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional | |
1999 - 2009 | Casa do Professor de Braga | |
1996 - 2005 | CIDInE | |
1997 - 2000 | Creativity´s Gobal Correspondents |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro da Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação Básica/Member of the Steering Committee for the Graduationin Basic Education | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - Atual | Membro da comissão diretiva do doutoramento em Ciências da Educação, área científica de Psicologia da Educação/Member of the Steering Committee for the PhD in Educational Sciences, scientific area of Educational Psychology | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - Atual | Membro de Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação/Member of the Steering Committee for the Graduation in Education | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - Atual | Membro da Comissão Direticva da Licenciatura em Educação (Pos laboral)/Member of the Steering Committee for the Graduation
in Education (post work)
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2023/12/30 | Membro da Comissão Diretiva do mestrado em Ensino do Inglês do 3º ciclo do Ensino Básico/Member of the Steering Committee
for the Master's degree in Teaching English Language in the 3rd cycle of Basic Education
Membro
|
|
2022 - 2023 | Membro da Comissão Diretiva do mestrado em Ensino da Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico/Member of the Steering Committee for the Master's degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2023 | Membro de Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino da Musica/Member of the Steering Committee of the Master's in Music Teaching
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/01 - 2023 | Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino do Português/Steering Committee for the Master in Teaching Portuguese Language
Outro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Vogal no Júri de Língua Portuguesa para seleção de candidatos aos Mestrados em Ensino., Universidade do Minho/Member of the Portuguese Language Jury for the selection of candidates for Masters in Teaching, University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2023 | Presidente no Painel de Seleção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação - , especialidade de Psicologia daEducação (sem curso), Universidade do Minho/President of the Selection Panel for the Doctoral Course in Educational Sciences - , specialization in Educational Psychology (no curricular course), University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Universidade do Minho, Portugal/Member of the Selection Panel for the Master's Degree in Teaching Portuguese Language in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education University of Minho, Portugal | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino de Música /Member of the Selection Panel for the Master in Music Teaching (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário/Member of the Selection Panel for the Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino do Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário/Member of the Selection Panel for the Masters in Teaching English in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação(sem curso)/Member of the Selection Panel for the Doctoral Course in Educational Sciences, specialization in Educational Psychology (no curricular course). University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2018 | Vogal efetivo do Júri para seleção de doutorado para investigação científica na área de Psicologia da Educação, lugar gerado pela bolsa SFRH/BPD/92331/2013 para investigação no Centro de Investigação em Educação. Portugal | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Vogal no Júri de Língua Portuguesa Português para seleção de candidatos aos Mestrados em Ensino., Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2001 - 2009 | Elemento permanente do Júri de avaliação dos estagiários da Licenciatura em Psicologia (Psicologia Escolar e da Educação ), Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Linhas Críticas | |
2023 - 2023 | Revista Portuguesa de Educação | |
2022 - 2022 | Revista Psico-USF | |
2022 - 2022 | Revista deEstudios e Investigación en Psicología y Educación - REIPE | |
2022 - 2022 | Revista deEstudios e Investigación en Psicología y Educación - REIPE | |
2022 - 2022 | Revista de de Psicologia, Educação e Cultura | |
2021 - 2021 | Paidéia (Ribeirão Preto) | |
2021 - 2021 | Meta: Avaliação | |
2021 - 2021 | Linhas Críticas | |
2020 - 2020 | Estudos de Psicologia (Campinas), | |
2019 - 2019 | Revista Ibero Americana de Criatividade e Inovação | |
2018 - 2018 | Estudos de Psicologia (Campinas) |