???global.info.a_carregar???
Steven Lopes Abrantes
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Steven Abrantes

Nomes de citação

  • Abrantes, Steven Lopes

Identificadores de autor

Ciência ID
1D11-F6BD-6871
ORCID iD
0000-0002-4738-3745
Formação
Grau Classificação
2007 - 2011
Concluído
Sistemas e Tecnologias da Informação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"O m-learning no contexto do Ensino Superior Uma proposta para a sua avaliac¸a~o em ambientes colaborativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
distinção e louvor
2004 - 2007
Concluído
Gestão da Informação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"O USO DOS JOGOS COMO ESTRATE´GIA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 1o CICLO DO ENSINO BA´SICO. O CASO DO CD-ROM “ESCOLA DIGITAL”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1997 - 2002
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2004/02 - 2011 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2002/02 - 2004/02 Consultor de Informática (Categorias e Funções Especificas) Arthur Andersen / Deloitte & Touche , Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Fazer a Diferença, Não Fazendo Diferença
sem referência
Investigador
CISeD - Research Center in Digital Services, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 - Atual Eco-Escolas
sem referência
Investigador
CISeD - Research Center in Digital Services, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 - 2022 BioSegurança
sem referência
Investigador
CISeD - Research Center in Digital Services, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 - 2021 Don't Stand So Close to Me - AI powered distancing System
sem referência
Investigador
CISeD - Research Center in Digital Services, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro; Sousa, Ana Catarina; Abrantes, Steven. "CONNECTING STUDENTS WITH RESEARCH THROUGH ACTIVE PARTICIPATION IN PROJECTS: AN EXPERIENCE IN A DESIGN AND MULTIMEDIA DEGREE". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1897
  2. Santos, Bruno; Sério, Francisco; Abrantes, Steven Lopes ; Sá, Filipe; Loureiro, Jorge; Wanzeler, Cristina; Martins, Pedro. "Open Source Business Intelligence Tools: Metabase and Redash". 2019.
    Publicado • 10.5220/0008351704670474
  3. Beatriz Consciência; Simão Santos; Pedro Martins; Abrantes, Steven Lopes ; Cristina Wanzeller. "Natural Language Processing in IBM Watson Assistant, an Automatic Verification Process". Trabalho apresentado em The Eleventh International Conference on Advances in Human-oriented and Personalized Mechanisms, Technologies, and Services, CENTRIC 2018, 2018.
    Publicado
  4. Sousa, Artur Afonso; Agante, Pedro; Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "LIBEROPINION – A Web Platform for Public Participation". Trabalho apresentado em International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance - ICEGOV, 2018.
    Publicado • 10.1145/3209415.3209460
  5. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Assessing the use of m-learning support in an higher education context - A study approach based in the innovation spreading". Trabalho apresentado em 6th European Conference on Innovation and Entrepreneurship (ECIE 2011), 2011.
    Publicado
  6. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "ASSESSING MESSAGING ACTIVITY IN AN ONLINE DISCUSSION FORUM USING AN INNOVATION ADOPTION APPROACH". Trabalho apresentado em nternational Conference on Technology-enhanced Learning: ICTEL 2011 - International Conference on Technology-enhanced Learning,, 2011.
    Publicado • 10.5220/0004471600540059
  7. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Avaliação do uso do Google Groups com desktops ou laptops enquanto ambiente colaborativo: o caso da qualidade das mensagens". Trabalho apresentado em 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação: CISTI 2011, Chaves, 2011.
    Publicado
  8. Lopes Abrantes, Steven; Manuel Borges Gouveia, Luis. "Comparing Google Groups Use by Evaluating Flow Experience and Generated Messages in Laptop and Desktop Higher Education Students". Trabalho apresentado em InSITE, 2011.
    10.28945/1440
  9. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Laptops vs Desktops in a Google Groups environment". Trabalho apresentado em 13th Interactive Computer Aided Learning (ICL), 2010.
    Publicado
  10. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Using Google Groups in an m-learning environment". Trabalho apresentado em nternational Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN10, Barcelona, 2010.
    Publicado
  11. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Learning Environments". Trabalho apresentado em InSite 2010,, Cassino, 2010.
    Publicado
  12. Abrantes, Steven; Gouveia, Luis Borges. "comparison study on early adoption of mobile devices and desktops within collaborative environments in higher education.". Trabalho apresentado em 15th IBIMA, 2010.
  13. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "An approach to teaching with computer games by applying the flow experience". Trabalho apresentado em Learning by Games, 2007.
    Publicado
  14. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Será que os jogos são eficientes para ensinar? Um estudo baseado na experiência de fluxo". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges, Braga, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "A study to Relate the Quality of Forum Messages with the Flow Experience", International Journal of Open Information Technologies (INJOIT), 2015
  2. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "A adopção e difusão de práticas de m-learning no contexto do ensino superior: um estudo de avaliação do uso de dispositivos móveis em ambientes colaborativos", EducaOnline, 2011, 5
  3. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "Evaluation Adoption of Innovations of Mobile Devices and Desktops within Collaborative Environments in a Higher Education Context", Communications of the IBIMA 2011, 2011, 1
  4. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "O recurso a jogos de computador para suporte à aprendizagem: breve sistematização", Revista do DICT, nº 1. Universidade Portucalense , 2010
Artigo em revista
  1. Abrantes, S.; Gouveia, L.B.. "A study on the usage of mobile devices in collaborative environments vs desktops: An approach based on flow experience". ICE-B 2010 - Proceedings of the International Conference on e-Business (2010): 199-202. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78751514525&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Abrantes, Steven Lopes; Gouveia, Luis Borges. "Using Games for Primary School: Assessing its Use with Flow Experience". In K-12 Education, 840-852. IGI Global, 2014.
    10.4018/978-1-4666-4502-8.ch049
  2. Abrantes, Steven; Gouveia, Luis Borges. "A adopção e difusão de práticas de m-learning no contexto do ensino superior.". In Pesquisas em Linguagem e Educação no Contexto das Tecnologias Digitais., 105-128. Curitiba, Brasil: CRV, 2014.
    Publicado
  3. Abrantes, Steven Lopes ; Gouveia, Luis Borges. "A experiência do fluxo no uso de jogos para suporte à aprendizagem de Matemática no Ensino Básico". In O Digital e o Currículo, 63-81. Braga, Portugal: Universidade do Minho Centro de Competência, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Abrantes, Steven Lopes. "O m-learning no contexto do Ensino Superior. Uma proposta para a sua avaliação em ambientes colaborativos". Doutoramento, Universidade Fernando Pessoa, 2011.
  2. Abrantes, Steven Lopes. "O uso dos jogos como estratégia de aprendizagem para alunos do 1º ciclo do ensino básico.". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2007.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - 2016 Communication Channel through Wireless Networks
Orientador
MSTIO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07/14 Treinador do Sono: o Assistente do Sono como um protótipo de Aplicação Móvel.
Arguente principal
Francisco Alonso Garcia Domingues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/02/01 Fundamentals of Design Systems
Arguente principal
Abdi Marouen (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/01/22 MODELO PEDAGÓGICO PARA ATIVIDADES DE MOBILE LEARNING Um Estudo Fundamentado na Sala de Aula Invertida
Arguente principal
ERNANE ROSA MARTINS (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021/01/08 Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino Superior: percecção numa IES em Belém do Pará
Arguente principal
Andre´a Cristina Marques de Arau´jo (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020/09 Gestão de Diplomas Online Geração, Distribuição e Autenticação Online de Diplomas Académicos
Arguente principal
Rúben Pereira Relvas (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2020 A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior.
Arguente principal
Se´rgio Francisco Sargo Ferreira Lopes (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019 Aplicação WEB de faturação
Arguente principal
Marcelo Andre´ Coelho Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 O Recurso às TIC para Suporte da Atividade em Sala de Aula
Arguente
Natércia do Céu Andrade Pesqueira Menezes (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Desenvolvimento de um Sistema Web com Backoffice Modular
Arguente principal
Steven Freitas Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 Economia Compartilhada e a Geração Y: A Troca da Posse pelo Uso - Um Estudo Empírico
Arguente principal
Laís Nascimento Vilas Boas Rocha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Os Desafios da Era Digital no contexto do Ensino Superior em Moçambique
Arguente
Gabriel Ismael Salimo (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 RELAÇÃO DOS FACTORES CRíTICOS DE SUCESSO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
Arguente principal
Fábio dos Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 Do more with less – A framework for e-government
Arguente principal
Andre´ Amaral Da^maso Rodrigues Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 HTML5 no Contexto de Desenvolvimento e Implementação de Plataformas Móveis com Interfaces Tácteis
Arguente principal
Sérgio Filipe Gonçalves Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2011 Electrocardiography Heart
Arguente principal
Rita Pires Nunes Duque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Atribuição do título de especialista ao candidato Ricardo Jorge Pereira Gomes Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2018 Atribuição do título de especialista ao candidato Carlos Simões no IPV Instituto Politécnico de Viseu, Portugal