???global.info.a_carregar???
José Gregório Viegas Brás PhD in History of Education (2006) from the University of Lisbon (supervisor: António Sampaio da Nóvoa); Post-doctoral studies in History of Education (2013-2014) in Salamanca (supervisor: José Hernández Díaz); Post-doctoral and in Socio History (2014-2017) in Lyon 2-France (supervisor: André Robert); Master in Sciences of Education (1990) at the University of Lisbon - FMH (Pre-Bologna - 4 years; supervisor: António Sampaio da Nóvoa); attendance at the courses Philosophy of Emotions (2011), lectured by Prof. Dr. Dina Mendonça; Theory and educational institutions: a diachronic journey at the New University of Lisbon (2012), lectured by Prof.. Doctor Luís Bernardo and Sociology of emotions (2013), taught by Manuel Lisboa, Ana Roque Dantas, Dalila Cerejo and Ana Ferreira; Degree in Physical Education (Pre-Bologna - 5 years) from the Higher Institute of Physical Education, Technical University of Lisbon (1986). Associate Professor at the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Director of the Ethics Committee of the Faculty of Physical Education. Professor of History of Education, Philosophy of Education, History of Physical Education and Sport, Philosophy of Physical Activity and Professional Ethics and Deontology. Coordinator of the Research Group Culture(s), Education and Memories of CeiED-ULHT. Editor of the Journal Lusophone of Education. Member of the project, funded by FCT, Routes of Associations and unions of teachers in Portugal, 1890-1990 and Erasmus +, EdTech and Ai for essential SKills of the 21st century (2019-2022, and Erasmus + Academy of Modern Senior Critical Thinking for seniors (2019-2021). He has experience in the School of Education (ESE de Santarém) in the training of kindergarten teachers. Author of books and scientific articles in the area with numerous publications, with emphasis on the following themes: Unbuntu philosophy, philosophy and history of the body, history of the teaching profession, professional ethics, citizenship, education and human development, biopolitics and human rights, life stories.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Gregório Viegas Brás

Nomes de citação

  • Brás, José

Identificadores de autor

Ciência ID
2310-6E27-5429
ORCID iD
0000-0002-0374-748X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/10/06 - 2017/11/20
Concluído
Postdoc Socio History (Pós-doutoramento)
Especialização em Socio Story
Université Lumière Lyon 2, França
Excellent
2013/09/10 - 2014/06/02
Concluído
Post Doc History of Education (Pós-doutoramento)
Especialização em History of Education
Complejo Asistencial Universitario de Salamanca, Espanha
Excelente Aprovechamiento
2013 - 2013
Concluído
Curso de verão Sociologia das emoções (Outros)
Especialização em Sociologia
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012/06 - 2012/06
Concluído
Curso de Verão Teoria e instituições educativas: um percurso diacrónico (Outros)
Especialização em História da Educação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/07 - 2011/07
Concluído
Curso de Verão Filosofia das Emoções (Outros)
Especialização em Filosofia
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006/03
Concluído
Doutoramento em História da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
1990
Concluído
Master in Sciences of Education - Pré Bolonha 4 anos (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"The homogeneity-heterogeneity of the group class" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982
Concluído
Licenciado em Educação Física ( 5 anos ) - Pré-Bolonha (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uam Axiologia das Atividades Físicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Académica- 13. Profissional -14,3
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995 - 1999 Membro do Conselho de Redacção da Revista da Sociedade Portuguesa de Educação Física Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/06 - Atual PÓS- DOC em História da Educação Post PhD History of Education Universidad de Salamanca, Espanha
1993/09/01 - Atual Associate Professor at the University of Lusophone Humanities and Technology (ULHT) in Lisbon. Ph.D. in History of Education, University of Lisbon. Coordinator of the Research Group Memoirs (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 - 2023 Co-Editor da Revista Lusófona de Educação Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Edições Universitárias Lusófonas, Portugal
Grupo Lusófona, Portugal
2014 - 2016 Coordenador adjunto do Grupo de Estudos em Educação Colonial e Pós-colonial Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
1997 - 2008 Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física Mandato 1995-1997; mandato 2004-2006; mandato 2006 - 2008. Vogal mandato 1995-1997. Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal
2001 - 2007 Membro do Secretariado da Revista Horizonte. Revista de Educação Física e Desporto, Livros Horizonte. Editora Livros Horizonte, Portugal
Editora Livros Horizonte, Portugal
1992 - 1994 Co-autor dos Programas Nacionais de Formaçäo Técnica de Desporto - Desporto I, II e III (1º módulo 1992; 2º módulo 1993; 3º módulo 1994). Ministério da Educação Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1990/09/01 - 1993/08/31 Requisitado pela Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário para trabalhar na Direcção de Serviços de Formação de Professores, no âmbito da Reforma Curricular - 1990 a 1993 Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1987/09/01 - 1990/08/31 Docente na Escola Superior de Educaçäo de Santarém Professor in Higher school of Education of Santarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1987 - 1988 Consultor do Grupo de Programas que integrou a Reforma Curricular (1987-1991) - elaboração dos programas nacionais de Educação Física, do 1º ao 12º ano de escolaridade (1989). Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
(RePeME) ILIND/F+/EI/03/2022
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
ILIND - Universidade Lusófona
Em curso
2019/10/01 - 2022/07/31 CriThink - Academy of Modern Senior - Critical Thinking for seniors Erasmus + (2019-2021)
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Concluído
2019/10/01 - 2022/07/07 TASK21 | EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century
2019-1- FR01-KA203-063063
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Erasmus
Concluído
2020 - 2021 Projeto Semente. Língua pra quê te quero?!
CeiED
Investigador
ILIND - Universidade Lusófona, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2010 - 2013 Percursos do Associativismo e Sindicalismo Docente em Portugal (1890-1990)
Ref: PTDC/CPE-PEC/103101/2008
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carla Galego; Lucimar Dantas; Beatriz Koppe; José Brás; Everaldo Almeida. "PROMOTING SKILLS THROUGH MOTHER LANGUAGE TEACHING: A COMPARATIVE CURRICULAR ANALYSIS OF SKILLS DEVELOPMENT MODELS IN SECONDARY SCHOOL IN SIX COUNTRIES". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2519
  2. Lucimar Dantas; Carla Galego; Beatriz Koppe; Everaldo Almeida; José Brás. "HOW CAN MOTHER LANGUAGE TEACHING CONTRIBUTE TO THE DEVELOPMENT OF 21ST CENTURY SKILLS?". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2139
  3. Lucimar Dantas; Óscar Sousa; Maria Gonçalves; Maria Calvet Ricardo; Dulce Franco; José Brás; Elsa Estrela; Beatriz Koppe. "WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1816
  4. Lucimar Dantas; Elsa Estrela; Maria Calvet Ricardo; Maria Gonçalves; Óscar Sousa; Dulce Franco; José Brás; Beatriz Koppe. "HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1812
Artigo em jornal
  1. Brás, José. "E a escola tem futuro?", Jornal Correio da Manhã, 2022, Opinião - Colunistas, https://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/detalhe/e-a-escola-tem-futuro.
  2. Brás, José. "A escola que queremos", Jornal I, 2021, https://ionline.sapo.pt/artigo/742711/-a-escola-que-queremos?seccao=Opiniao_i?source=whatsapp.
Artigo em revista
  1. Viegas Brás, José Gregório; Gonçalves, Maria Neves. "Body, Sociability and the Construction of the Polis in Spinoza: Consequences for Education". International Journal of Multidisciplinary Research and Analysis 06 04 (2023): http://dx.doi.org/10.47191/ijmra/v6-i4-32.
    Acesso aberto • 10.47191/ijmra/v6-i4-32
  2. António Carmo; José Brás; Maria Neves Gonçalves; Maria Teresa Ramilo; Paulo Silvestre. "As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2022): https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227.
    10.31211/rpics.2022.8.1.227
  3. Brás, José Gregório Viegas. "For an epistemic decolonisation of education from the ubuntu philosophy". Pedagogy, Culture & Society (2021): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/14681366.2021.2011386.
    10.1080/14681366.2021.2011386
  4. "Recensão crítica da obra Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux au xxe siècle. Genève au cœur d’une utopie. Hofstetter, R. Droux, J. Michel Christian, M. (éds.) 53, 195-197 195". 53 53 (2021): 195-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8083.
    Acesso aberto
  5. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Co-creative epiphany of citizenship and health in the 1820 Liberal Revolution in Portugal". Paedagogica Historica (2021): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2021.1965631.
    10.1080/00309230.2021.1965631
  6. Levi, J.; Brás, J.V.. "Desafios atuais apontados pelos alunos em relação as questões de gênero e sexualidade". Interação 21 1 (2021): 64-71. https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/86.
    Publicado
  7. Brás, José Viegas. "In The Mirror Game: Ubuntu Philosophy and Umbundu". INTERNATIONAL JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY RESEARCH AND ANALYSIS 03 12 (2020): http://dx.doi.org/10.47191/ijmra/v3-i12-18.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47191/ijmra/v3-i12-18
  8. "A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo,, 11- 14". 11 -12, 11-12 (2020): 11-14.
    Publicado
  9. Brás, José. "Notes de Lecture. Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana". 4 184 (2020): 125-127.
    Publicado
  10. Brás, José. "As reconfigurações da educação: a dimensão socioeducativa". 48 48 (2020): 43-57.
    Publicado
  11. "Notes de Lecture. Hernandez Díaz, (coord.), Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana". 4 184 (2020): 125-127.
  12. José Viegas Brás; Maria Neves Gonçalves. "Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23". Revista @mbienteeducação 12 3 (2019): 170-170. https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p170a193.
    10.26843/ae19828632v12n32019p170a193
  13. Brás, José; Gonçalves. M.N. "António Sérgio: O futuro do passado". ELO26 Trajetos de autonomia; ideário e (re)construção. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. (2019): 10-13. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/61193/2/elo-26-cffh_2019-07_texto_CSilva_91-108_%26capa.pdf.
    Publicado
  14. Quintas, Joana; Viegas Brás, José Gregório; Neves Gonçalves, Maria. "A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais". Revista TransVersos 15 (2019): 31-46. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41841.
    10.12957/transversos.2019.41841
  15. Francisca Barros Matos; Maria Neves Leal Gonçalves; Brás, José. "Education in Human Rights: Conceptions and Educational Practices". Education Journal VIII 1 (2019): 1-10. http://www.educationjournal.net/article/196/10.11648.j.edu.20190801.11.
  16. José Gregório Brás; Maria Neves Gonçalves; André Robert. "The Jesuits in Portugal: the communion of science and religion". Social and Education History 7 1 (2018): 1-1. https://doi.org/10.17583/hse.2018.2910.
    10.17583/hse.2018.2910
  17. Maria João Cardoso Carvalho; José Viegas Brás; Maria Neves Leal Gonçalves. "Para uma metacrítica da organização escolar". Laplage em Revista 4 1 (2018): 202-202. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201841400p.202-214.
    10.24115/S2446-6220201841400p.202-214
  18. Maria Neves Leal Gonçalves; Brás, José; Luiz Edilson. "Higher education: linguistic competence under discussion". V 1 (2018): 186-197. http://jespnet.com/journals/Vol_5_No_1_March_2018/20.pdf.
    Acesso aberto
  19. Brás, José. "Topografia dos direitos humanos: indicadores da escola brasileira". ECCOS, nº 44 (2017): http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/7281/3661.
    Doi: 10.5585/ECCOS.Nº 44.7281
  20. Brás, José. "O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo.". Revista Lusófona de Educação, (2017): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5919.
    Quinta, J. Brás, J. V.& Gonçalves, M. N. (2017). O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo. Revista Lusófona de Educação, 35, 137-154. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle35.08.
  21. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves. "Os jesuítas: a ciência, a educação física e o novo conceito de salvação". 2 1 (2016): 1-10. https://revistagymnasium.info/articulo/os-jesuitas-a-ciencia-a-educacao-fisica-e-o-novo-conceito-de-salvacao-2114-sa-x57cfb2727e0bf.
  22. Carvalho, Maria João de; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio". História da Educação 19 46 (2015): 131-144. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/51249.
    Acesso aberto • 10.1590/2236-3459/51249
  23. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Leal; Hernandez Dias, José. "Pensar o homem como corpo: a cunhagem simbólica em Portugal e Espanha (século 19)". História da Educação 18 43 (2014): 109-126. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592014000200007.
    Acesso aberto • 10.1590/s2236-34592014000200007
  24. Brás, José. "La Genèse du Mouvement Associatif du Corps Enseignant du lycée au Portugal (début du XXème siècle).". Social and Education History (2014): https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4902139.pdf.
    doi:10.4471/hse.2014.08.
  25. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalve; José Maria Hernandez Dias. "From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919)". III 2 (2014): 391-395. http://www.aijssnet.com/journal/index/185.
    Acesso aberto
  26. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves. "A pedagogia alemã e a imprensa pedagógica portuguesa como vasos comunicantes: o caso da revista Froebel". 24 (2014): http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/95958Br%E1s.
  27. Brás, J.V.; Leal Gonçalves, M.. "Independent teaching work to cooperative teaching: A new paradigm introduced in the Portuguese educational system (1894-1895)". Paedagogica Historica 49 3 (2013): 330-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878525182&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2012.744062
  28. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 23 (2013): 5-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880502865&partnerID=MN8TOARS.
  29. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves; Sofia Fonseca; Edineide Jezine. "A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso – o caso dos maiores de 23 anos". 21 21 (2012): 163-178. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/234.
  30. Brás, José; Gonçalves, M.N.. "Osmecanismos espaciais do governo noensino. A centralização-descentralizaçao doensino (Finais da Monarquiae I República)The mechanisms of government in educationspace.The centralization-decentralizationof education.(Endof the Monarchyand the First Republic)". Revista Educació i Història 17 (2011): 133-155. https://raco.cat/index.php/EducacioHistoria/article/view/244815.
    Acesso aberto
  31. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 17 (2011): 5-8. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051739534&partnerID=MN8TOARS.
  32. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.; Duarte, R.S.. "Associations and unions in education. Organization and struggles | Associativismo e sindicalismo em educação. Organização e lutas". Revista Lusofona de Educacao 18 (2011): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855525418&partnerID=MN8TOARS.
  33. Brás, José; Gonçalves, M.N.. "Para um novo conteúdo espiritual: dos Manuais de Direitos e Deveres aos manuais de Educação Cívica". PerCursos 12 (2011): 212-228. http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2046]..
    Acesso aberto • Publicado
  34. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Do tribalismo disciplinar ao novo paradigma do trabalho docente.". História da Educação 34 XV (2011): 78-105. http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/21276]..
    Publicado
  35. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Maria Rita Lino Garnel (2004). A República de Sebastião de Magalhães Lima". Revista Lusofona de Educacao 15 (2010): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955300295&partnerID=MN8TOARS.
  36. Brás, José; Gonçals, M. N.. "A Emergência da Sociedade do Trabalho Docente: Associativismo, Educação Física e vínculos profissionais na I República". Gymnasium, Revista Educação Física, Desporto e Saúde 3 (2010): 155-188.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Brás, José; Gonçalves, M.N.. "A Construção da Profissão Docente na I República – O Movimento Associativo.". Entretextos 19 (2010): http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/Entetextos_n-_19.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  38. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Knowledge and power of 1905 portuguese reform | Os saberes e poderes da reforma de 1905". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 101-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952689910&partnerID=MN8TOARS.
  39. Brás, José; Gonçals, M. N.. "As disposições interiorizadas nas Sociedades de Instrução Militar Preparatória.". Educació i Història 13 (2009): 109-128.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República. A Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica". Entretextos 1 (2009): http://www.ceief.ulusofona.pt/images/stories/artigos/entretextos%201final.pd.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "A configuração da Profissão docente na I República: da condição angélica à interferência predatória da descentralização". Ecos 1 (2009): 45-55.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Brás, José; Gonçalves, M.N.. "A Instrução Militar Preparatória na I República. A ginástica da educação cívica. A educação cívica na ginástica,". Vértice 144 (2009): 49-66.
    Publicado
  43. Brás, J.G.V.. "Hygiene and the government of souls: The awakening of a new relationship | A higiene e o governo das almas: O despertar de uma nova relação". Revista Lusofona de Educacao 12 (2008): 113-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952784405&partnerID=MN8TOARS.
  44. Brás, José. "Para uma Expansão da Consciência Académica e Profissional.". Revista Horizonte 126 (2007): 51-52.
  45. Brás, José. "Os Iconoclastas da Educação Física". Revista Horizonte 121 (2006): 38-39.
    Publicado
  46. Brás, José. "O Terrorismo Linguístico na Educação Física". Revista Horizonte 122 (2006): 37-38.
    Publicado
  47. Brás, José. "Autonomia Universitária: para Além do Bem e do Mal". Revista Horizonte 123 (2006): 37-39.
    Publicado
  48. Brás, José. "Bolonha: A Peregrinação da Formação". Revista Horizonte 124 (2006): 38-39.
    Publicado
  49. Brás, José. "O Estado e o Esvaziamento Moral da Lei". Revista Horizonte 125 (2006): 37-38.
    Publicado
  50. Brás, José. "O Labor da Direcção de Turma como uma Estratégia de Desenvolvimento Organizacional.". Gymnasium 4 (2005): 7-18.
    Publicado
  51. Brás, José; Golegã, V.; Ferreira, A.; Barroso, I.. "Identificação de Problemas e Projecto Curricular de Turma". Revista de Educação Física, Desporto e Saúde/Departamento de Educação Física Desporto e Lazer da Universidade Lusófona 4 (2005): 19-27.
    Publicado
  52. Brás, José; Lopes, M.; Mariani, J.. "Em Espelho: Os Directores de Turma e a Direcção de Turma". Revista de Educação Física, Desporto e Saúde/Departamento de Educação Física Desporto e Lazer da Universidade Lusófona. 4 (2005): 29-40.
    Publicado
  53. Brás, José. "Editorial: A Identidade Académica em Jogo. Os Dados Estão Lançados. Que Números Irão Sair Neste Jogo de Sorte ou Azar?". Revista Horizonte 114 (2004): 2.
    Publicado
  54. Brás, José. "Ciência Versus Ideologia. O Perigo da Proletarização Ideológica". Revista Horizonte 115 (2004): 3-8.
    Publicado
  55. Brás, José. "Editorial: A Educação Física. Uma Síntese de Vontades". Revista Horizonte 111 (2004): 2.
    Publicado
  56. Brás, José. "Estágio para “dar aulas” ou para “ser professor”?". Revista Horizonte 108 (2003): 37-38.
    Publicado
  57. Brás, José. "A Educação Física no Garrote da Imprudência". Revista Horizonte 106 (2003): 15-20.
    Publicado
  58. Brás, José. "Editorial: Profissionais “À La Carte”". Revista Horizonte 105 (2003): 2.
    Publicado
  59. Brás, José. "A Organização Escolar: O Governo da Distância Interpessoal e a Fabricação da Diferença.". Gymnasium 1 (2002): 23-34.
    Publicado
  60. Brás, José. "A Bulimia dos Enganos na Educação Física do 1º Ciclo". Revista Horizonte 104 (2002): 3-6.
    Publicado
  61. Arnaldo; Brás, José. "Prof. José Esteves. A Vida e a Obra". Gymnasium - Revista Faculdade educação Física e Desporto. Universidade Lusófona Lisboa 2 (2002): 51-62.
    Publicado
  62. Brás, José; Monteiro, J.. "Dossier: Desporto Escolar". Revista Horizonte 102 (2002):
    Publicado
  63. Brás, José; Monteiro, J.. "Dossier: Desporto Escolar". Revista Horizonte 103 (2002):
    Publicado
  64. Brás, José; Monteiro, J.. "Dossier: Desporto Escolar". Revista Horizonte 104 (2002):
    Publicado
  65. Brás, José. "O Vestir do Corpo.". Desporto, Revista Bimestral de Informação Desportiva. Ministério da Juventude e do Desporto/Centro de Estudos e Formação Desportiva 1 (2002): 20-22.
    Publicado
  66. Brás, José. "A Arquitectura da Saúde". Revista Horizonte 100 (2001): 17-21.
    Publicado
  67. Brás, José; Monteiro, J.. "Dossier: A Educação Física e o Desporto em Balanço.". Revista Horizonte 98 (2001):
    Publicado
  68. Brás, José; Bom, L.. "Problemas de Identidade Académica e Profissional da Educação Física na Vertigem Pós-Moderna". Revista Horizonte 98 (2001): 22-29.
    Publicado
  69. Brás, José. "Anatomia do Grupo-Turma". Revista de Humanidades e Tecnologias. Dossier Ciências da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 3 (2000): 104-111.
    Publicado
  70. Brás, José; Bom, L.. "O Aluno em Crise. Entre o Rebanho e o Vazio Social". Revista Horizonte 92 (2000): 9-13.
    Publicado
  71. Brás, José; Monteiro, J.. "Dossier: A Importância do Grupo de Educação Física para o Desenvolvimento da Educação Física". Revista Horizonte 86 (1998):
    Publicado
  72. Brás, José. "O Grupo: Unidade Funcional da Inclusão". Revista Horizonte 84 (1998): 4-8.
    Publicado
  73. Brás, José. "Metamorfoses na Formação de Professores de Educação Física". Revista da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 14 (1996): 47-54.
    Publicado
  74. Brás, José. "A Higiene da Moral Profissional". Revista Horizonte 72 (1996): 20-23.
    Publicado
  75. Brás, José. "As Dispensas das Aulas de Educação Física: Estará a Juventude Portuguesa Doente?". Revista da Sociedade Portuguesa de Educação Física 13 (1996): 61-66.
    Publicado
  76. Brás, José. "Axiomas da Formação dos Professores do 1ª Ciclo na Área da Educação Física". Revista Horizonte 69 (1995): 99-100.
    Publicado
  77. Brás, José. "A Especialidade de Educação Física: Vírus e Mutações na Formação". Revista Horizonte 61 (1994): 15-18.
    Publicado
  78. Brás, José. "A formação inicial dos professores do 1º Ciclo em Educaçäo Física". Revista Horizonte 59 (1994): 196-198.
    Publicado
  79. Brás, José. "A homogeneidade/heterogeneidade do grupo-turma. Estudo realizado no Ensino Preparatório.". Inovação, Revista do Instituto de Inovação Educacional. 2-3 5 (1992): 127-129.
    Publicado
  80. Brás, José. "Da elaboração à aplicação dos novos programas de Educaçäo Física". Revista da Educação 3 (1991): 69-72.
    Publicado
  81. Brás, José. "Controlo emocional". Ludens. Revista do ISEF. Universidade Técnica de Lisboa. 14 11 (1987): 31-48.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Brás, J.G.V.. "O Corporar do corpo no sendo da cidadania". In A. Humanismo e desafios de cidadania. Serrão, J., Gonçalves, M. N., Brás, J., Bracons, H. & Cabral (Org.)., 40-54. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas., 2023.
    No prelo
  2. Brás, José Gregório Viegas. "Ecce Homo na grandeza do mito que impregna a prática desportiva". In Mitos vs. Factos no Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIDEFES, ULHT, ed.). Lisboa.. Lisboa, Portugal, 2022.
    Publicado
  3. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil.". In La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas. In J. M. Hernandez Dias (cood)., 432-444. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2022.
    Publicado
  4. Brás, José; Gonçalves, M. N.. "O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão". In Revolução, Modernidade e Memória. Os caminhos da história da educação. CHIELA (org.)., 927-942. Portugal: Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP., 2021.
    Publicado
  5. Brás, J.G.V.. "O formigamento do Movimento Associativo e construção do ser Professor.". In O Professor do Século XXI: Transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis, Nuno Fraga (Org.), 31-49. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2019.
    Publicado
  6. Brás, J.V.; Gonçalves, Maria. "A Escola nova como um novo jogo de relações de saber-poder.". In António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do movimento da escola nova: pioneiro da educação do futuro, E. Martins (Org.)., 359-373. Edição da Câmara Municipal de Castelo Branco., 2019.
    Publicado
  7. Brás, José. "Corpo, Sociedade e Escola: Sensibilidade Educativa". In A Criança, A Escola e a Educação Física, 49-58. Portugal: Câmara Municipal de Oeiras, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Mira, J.; Carvalho, L.; Fernandes, L.; Isabel; Brás, José. Manual de Educação Física - 1º Ciclo do Ensino Básico. Portugal: Câmara Municipal de Oeiras. 1996.
    Publicado
  2. Cunha, L.; Brás, M.; Brás, José; Bom, L.; Pais, F.. Programas de referência para a concepção e projecto de Instalações Escolares para Educação Física e Desporto - 2 º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Definição de novas Tipologias de Instalações para a disciplina de Educação Física.. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. Departamento do Ensino Básico e Departamento de Gestão dos Recursos Educativos.. 1996.
    Publicado
  3. Brás, José. Significado e implicações da existência de Educaçäo Física no 1º Ciclo do Ensino Básico.. Portugal: Câmara Municipal de Oeiras. 1994.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 55 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/821.
    Publicado • Co-editor
  2. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 56 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/834.
    Publicado • Co-editor
  3. Teodoro. A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 57 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/837.
    Publicado • Co-editor
  4. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 58 (2022): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/840.
    Publicado • Co-editor
  5. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 51 (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/780.
    Publicado • Co-editor
  6. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 52 (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/799.
    Publicado
  7. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 53 (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/799.
    Publicado
  8. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 54 (2021): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/813.
    Publicado • Co-editor
  9. Teodoro, A.; Brás, J. V.; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 47 (2020): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/752.
    Publicado • Co-editor
  10. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçals, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 48 (2020): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/758.
    Co-editor
  11. Teodoro, A.; Brás, J. V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 49 (2020): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/768.
    Publicado • Co-editor
  12. Teodoro, A; Brás, José; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 50 (2020): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/772.
    Publicado • Co-editor
  13. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 43 (2019): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/737.
    Publicado • Co-editor
  14. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 44 (2019): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/741.
    Publicado • Co-editor
  15. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M. N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 45 (2019): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/747.
    Publicado • Co-editor
  16. Teodoro, A.; Brás, J. V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 46 (2019): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/747.
    Publicado • Co-editor
  17. Teodoro, A.; Brás, J.G.V.; Gonçalves, M.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 39 (2018): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/720.
    Publicado • Co-editor
  18. Teodoro, A.; Brás, J.G.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 40 (2018): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/722.
    Publicado • Co-editor
  19. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.. "Editorial da Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 41 (2018): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/725.
    Publicado • Co-editor
  20. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial, Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 35 (2017): https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/701.
    Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle35.edit • Co-editor
  21. Teodoro, A.; Brás, José; Gonçalves, M. N.. "Editorial Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação 34 (2016): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5986.
    doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle36.edit • Co-editor
Livro
  1. Bom, L.; Carvalho, L.; Mira, J.; Brás, José. Guião de leitura do videograma de apoio aos professores. A educação física no 1º Ciclo do Ensino Básico.. Portugal: Editado pela Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário. 1993.
    Publicado
Recurso online
  1. Brás, J.G.V.. V Conferência Internacional. O Valor da Vida e a Prática da Atividade Física - Centro Universitário INTA – UNINTA, Brasil .. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=-43iSQwtrCY.
  2. Brás, J.G.V.. IV Conferência Internacional. História do Corpo - Centro Universitário INTA – UNINTA, Brasil.. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=bm2PfTKx-fI&t=111s.
  3. Brás, J.G.V.. III Conferência Internacional. História como Psicanálise do erro no Conhecimento Científico - Centro Universitário INTA – UNINTA, Brasil.. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=GduCA_Y5SnM.
  4. Brás, J.G.V.. II Conferência Internacional. O Nascimento da Infância e a Invenção da Profissão Professor- Centro Universitário INTA – UNINTA, Brasil.. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=Vown2pyOlN8.
  5. Brás, J.G.V.. I Conferência Internacional. A Educação” e a Fabricação da (Des)Humanidade - Centro Universitário INTA - UNINTA, Brasil.. 2021. https://www.youtube.com/watch?v=gQgqDX3LjsM.
Resumo em conferência
  1. "The perceptions of the elderly in the post-pandemic scenario: a study conducted in Portugal". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre metodologia: desafios metodológicos atuais (QUALIS 2021 ), 2021.

Outros

Outra produção
  1. A educação como prática sociocultural: o corpo como património cultural. Formação de Professores (2022). Lecionei o módulo “A educação como prática sociocultural: o corpo como património cultural”, no Curso de Formação promovido pela Direção Geral da educação, dirigido a professores do Algarve, subordinada ao tema "Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e Educação Patrimonial: educação e cultura em espaço escolar", com registo de acreditação CCPF. 2022. Brás, José.
  2. Ética no Desporto. Formação de Treinadores (2021). Lecionei o Módulo de Ética no Desporto no Curso de Treinadores Nível II Hóquei em Patins (6 de Fevereiro de 2021).. 2021. Brás, José.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/25 O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil Prensa Pedagogica
(Espanha)
2021/09/21 O cuidar como preceito ético. Conferência na Abertura do ano letivo da Escola Superior de Educação da Lusofonia. (Lisboa, Set 2021).
(Portugal)
2021/07/06 O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão
(Portugal)
2021/06/15 O Valor da Vida e a Prática da Atividade Física -- O Centro Universitário INTA – UNINTA
(Brasil)
2021/06/06 O Nascimento da Infância e a Invenção da Profissão Professor- O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/06/01 História do Corpo - O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/05/18 História como Psicanálise do erro no Conhecimento Científico - O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/04/22 A “Educação” e a Fabricação da (Des)Humanidade - O Centro Universitário INTA -
(Brasil)
2016/11 Da tradição à inovação curricular da Escola Nova
Centro Cultural de Belém - ULHT (Lisboa, Portugal)
2016/01 O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal.
Faculdade Psicologia Ciências EDucação -Universidade Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/01 O Nascimento do Purgatório do Corpo em Gil Vicente Conferência Internacional Educação Comparada para além dos números
Centro Cultural de Belém - ULHT (Lisboa, Portugal)
2016 A Escola Nova como um novo jogo de relações de Saber-Poder.
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2016 Memória(s) lexical(is) e cultural(is) do francês na cultura portuguesa
Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2015 O dominio do risco: a produçao da verdade republicana.
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A escrita Científica.
ULHT (Lisboa, Portugal)
2014/02/01 Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. Educate the feel and the directions of development
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa ( (Portugal)
2013/09/12 Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas: formação de adultos em debate. VI Congresso Luso-Brasileiro que decorreu
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/04/12 Os poderes e saberes da Língua portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2013/01/31 Os discursos dos professores: como a classe docente se pensou em finais da Monarquia.
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Biopolítica e direitos do homem XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Portugal)
2013 Configurações da língua portuguesa: suas configurações com a imprensa. Seminário Internacional de História das disciplinas Escolares
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2013 Biopolítica e direitos do homem
Universidade do Minho (Portugal)
2012/09 L’Association du Magistère Secondaire Officiel du Portugal (1904-1928): son rôle dans la construction du corps enseignant du lycée
Université de Lyon2 (Lyon, França)
2012/07 O imaginário do movimento associativo docente em meados de oitocentos (1856-1862). IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
FPCE (Lisboa, Portugal)
2012/06 A construção de um Corpo Histórico: a civilidade como estrutura de significação simbólica.
CEINCE & Universidad Europea Miguel de Cervantes (Espanha)
2012/05 A universidade portuguesa: o abrir do fecho de acesso o caso dos maiores de 23 anos
Universidade Federal da Paraíba (Paraíba, Brasil)
2012/02/02 O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l'éducation physique dans l'arène parlementaire de la Première République.
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Portugal)
2010 A gestão da alma pública
Universidade Federal de S. Luís do Maranhão (S. Luís do Maranhão, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/20 - Atual Membro da Comissão organizadora do XIV Congresso IberoAmericano de História da Educação (CIHELA). Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação, Lisboa, 20 a 23 de Julho de 2021. (2021/07/21 - 2021/07/23)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/04/05 - Atual Comissão organizadora do Congresso Comemoração do Bicentenário da Revolução de 1820: A Nova Gramática do Desenvolvimento (ULHT, abril, 2021) (2021/04/26 - 2021/04/27)
Congresso (Coorganizador)
2021/10/28 - 2021/10/29 Membro da Comissão organizadora II Congresso Internacional, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, a realizar nos dias 28 e 29 de Outubro de 2021 (2021/10/28 - 2021/10/29)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2010/12 - Atual Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil
2010 - Atual Universidade Federal da Paraíba –Brasil
2010 - 2010/12 Universidade Federal da Paraíba –Brasil