???global.info.a_carregar???
Fernanda Paula Maia Pinheiro, Gabinete de Avaliação e Qualidade do Politécnico de Leiria (desde dezembro 2019). Bolseira de Investigação no(a) Instituto Politécnico de Leiria, com habilitação académica de mestrado nos projetos ERASMUS+: ACCESS4ALL – Laboratory for Policies and Practices of Social Development in Higher Education (2016-2019) e MCCPD – Un Marco Común de Competencias Profesionales Docentes (2016-2018). Co-autora do Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (2018-2019), O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018 e do Livro Verde “Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior” (2018). Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s): "Access4All: Policies and Practices of Social Development. In Higher Education" (2019), "Innovations in Higher Education Teaching and Learning (in Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion -2019 ) e "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal" (in The Social Dimension of Higher Education in Europe - Issues, Strategies and Good Practices for Inclusion, 2020). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais: Sociologia e Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernanda Paula Maia Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Fernanda Paula
  • Pinheiro, Fernanda
  • Pinheiro, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
2310-784D-0788
ORCID iD
0000-0002-2969-7249

Endereços de correio eletrónico

  • fernanda.pinheiro@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 244830010 Ext.: 800223 (Profissional)
Telemóvel
  • 934478785 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Espanhol; Castelhano
Formação
Grau Classificação
2021/09/17 - 2024/12/30
Em curso
Doutoramento de Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2007/10/01 - 2013/10/28
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Gestão da Formação e Administração Educacional – Via científica – “Orientação Profissional ao Longo da Vida: Contributo para a compreensão do papel do Serviço Público de Emprego”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992/10/01 - 1996/12/30
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Bom
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12/30 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/04/01 - 2015/11/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Município da Figueira da Foz, Portugal
2008/01/02 - 2012/01/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
(...)
2001/11/05 - 2008/12/28 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal
Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/17 - Atual Bolseira de Investigação Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022/12/30 Projeto 100% in - Inovação Social para Inclusão Integral de Estudantes com Necessidades Específicas
POISE – 03-4639-FSE-000718
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Portugal 2020 - Portugal Inovação Social
2016 - 2018/10/30 Quadro Europeu Comum de Referencia para a Docência
2015-1-ES01-KA201-015941
Bolseiro de Investigação
Centro Autonómico de Formación e Innovatión, Espanha
2016 - 2018/08/30 Access4all
2015-1-ES01-KA203-015970
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. "Managment of research in the University of Leiria (Portugal)". 10 (2020): 74-82. http://ojs.cfe.edu.uy/index.php/gestionarte/article/view/553.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. "La gestión de los centros educativos en situación de confinamiento en Portugal". Barcelona, Espanha: EDO-SERVEIS - Universitat Autònoma de Barcelona, 2021.
    Publicado
  2. "Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Portugal". In Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Iberoamérica. Barcelona, Espanha: Barcelona EDO-SERVEIS - Universitat Autònoma de Barcelona 2021, 2021.
    Publicado
  3. Pinheiro, Fernanda Paula. "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal". In The Social Dimension of Higher Education in Europe, 104-115. Brill | Sense, 2020.
    10.1163/9789004446304_006
  4. Pinheiro, Fernanda. "Innovations in Higher Education Teaching and Learning - Volume 17". In Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion. Reino Unido, 2019.
    10.1108/S2055-364120190000017005
  5. Pinheiro, Fernanda Paula. "Access4All: Policies and Practices of Social Development in Higher Education". 55-69. Emerald Publishing Limited, 2019.
    10.1108/s2055-364120190000017005
  6. Pinheiro, Fernanda. "Las Redes como dispositivos para la gestión educativa en Portugal". Espanha, 2018.
Documento de trabalho
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. 2019. "Uma abordagem ao impacto dos institutos politécnicos em Portugal – 2017". Documento de trabalho.
    https://doi.org/10.25766/cdpz-e481
Livro
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. The Social Dimension of Higher Education in Europe. Brill $\vert$ Sense. 2020.
    10.1163/9789004446304
  2. Pinheiro, Fernanda Paula. Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2019.
    Publicado
  3. Pinheiro, Fernanda. Livro Verde sobre Responsabilidade social e instituições de ensino superior. Portugal. 2018.
Recurso online
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. LA GESTIÓN DE LA RESPONSABILIDAD SOCIAL EN LAS UNIVERSIDADES IBEROAMERICANAS. 2019. https://ddd.uab.cat/record/219318.
Resumo em conferência
  1. Pinheiro, Fernanda. "ACCESS4ALL: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior". 2018.

Outros

Outra produção
  1. Abandono Escolar: nos concelhos de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova”. Estudo realizado pela Associação Fernão Mendes Pinto para a ADELO, Maio 2003.. 2004. Pinheiro, Fernanda Paula.
  2. MIC – Manual Interativo de Cidadania: Recursos Didáticos. Recursos Didáticos para formandos e formadores.. 2003. Pinheiro, Fernanda Paula.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/05/04 - 2018/05/05 Co-autora e co-oradora da comunicação intitulada “Access4all: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior” na Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
2007/05/15 - 2007/05/15 Oradora nos Encontros de Inverno II: “Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira/2007, na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra e A.P.D.A.S.C. (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural) – Delegação Regional do Centro.
Conferência
Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/09/01 - 2021/11/30 CLABES - X Congreso Latinoamericano sobre el Abandono en la Educación Superior MEDELIN, COLOMBIA

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007/03/01 - 2010/03/31 Centro de Formação Profissional de Aveiro; CEARTE, Coimbra - Promover o reconhecimento social das competências validadas e certificadas do candidato. Cooperar com os restantes atores do processo de RVCC. Assegura a confidencialidade das informações referentes a cada candidato. Contribuir para a rede de parcerias estratégicas com outras entidades.