???global.info.a_carregar???
Fernanda Paula Maia Pinheiro, Gabinete de Avaliação e Qualidade do Politécnico de Leiria (desde dezembro 2019). Bolseira de Investigação no(a) Instituto Politécnico de Leiria, com habilitação académica de mestrado nos projetos ERASMUS+: ACCESS4ALL – Laboratory for Policies and Practices of Social Development in Higher Education (2016-2019) e MCCPD – Un Marco Común de Competencias Profesionales Docentes (2016-2018). Co-autora do Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (2018-2019), O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018 e do Livro Verde “Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior” (2018). Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s): "Access4All: Policies and Practices of Social Development. In Higher Education" (2019), "Innovations in Higher Education Teaching and Learning (in Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion -2019 ) e "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal" (in The Social Dimension of Higher Education in Europe - Issues, Strategies and Good Practices for Inclusion, 2020). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais: Sociologia e Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernanda Paula Maia Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Fernanda Paula
  • Pinheiro, Fernanda
  • Pinheiro, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
2310-784D-0788
ORCID iD
0000-0002-2969-7249

Endereços de correio eletrónico

  • fernanda.pinheiro@ipleiria.pt (Profissional)
  • fernandapaula2@sapo.pt (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 244830010 Ext.: 800223 (Profissional)
Telemóvel
  • 934478785 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências Políticas - Administração Pública

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/15 - 2026/07
Em curso
Sociologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2022/09/01 - 2023/03/31
Concluído
Multi-Métodos (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2014/09/20 - 2017/10/31
Frequentou
Gestão de Empresas (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2007/10/01 - 2013/10/28
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Orientação Profissional ao Longo da Vida: Contributo para a compreensão do papel do Serviço Público de Emprego, Dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação UC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992/10/01 - 1996/12/30
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Bom
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12/30 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/04/01 - 2015/11/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Município da Figueira da Foz, Portugal
2008/01/02 - 2012/01/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
(...)
2001/11/05 - 2008/12/28 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal
Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal
1997/10/05 - 2001/10/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, Portugal
Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/16 - 2019/12/29 Bolseira de Investigação Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/12/01 - 2023/11/30 OPSA - Observatório Para o Sucesso Académico
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Portugal 2020 - Programa Operacional Capital Humano
Em curso
2020/01/02 - 2022/12/30 Projeto 100% in - Inovação Social para Inclusão Integral de Estudantes com Necessidades Específicas
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Portugal 2020 - Portugal Inovação Social
Em curso
2016/11/01 - 2019/10/31 ORACLE - Observatorio Regional de Calidad y Equidad de la Educación Superior en Latinoamérica
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha
Erasmus Plus
Concluído
2016/10/16 - 2018/10/30 Quadro Europeu Comum de Referencia para a Docência
2015-1-ES01-KA201-015941
Bolseiro de Investigação
Centro Autonómico de Formación e Innovatión, Espanha
Concluído
2016/12/16 - 2018/08/30 Access4all
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Pedro; Alves, João; Bailôa, Sandra; Basto, Mário; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Correia, Florbela; Costa, Vânia; et al. "Polytechnic Institutes in Portugal: research on the impact of twelve institutes on the local economy". 2019.
Artigo em revista
  1. Pinheiro, Fernanda Paula; Jerónimo, Miguel; Pedrosa, Rui. "Managment of research in the University of Leiria (Portugal)". GestiónArte 10 (2020): 74-82. http://ojs.cfe.edu.uy/index.php/gestionarte/article/view/553.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pinheiro, Fernanda Paula; Jerónimo, Miguel. "Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Portugal", Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Iberoamérica, 2021, https://ddd.uab.cat/pub/llibres/2021/250228/Informe_13_RedAGE_2021_v2.pdf.
  2. Pinheiro, Fernanda Paula; Jerónimo, Miguel. "La gestión de los centros educativos en situación de confinamiento en Portugal", INFORME, 2021, https://ddd.uab.cat/pub/llibres/2020/236704/Informe_RedAGE2020.pdf.
Capítulo de livro
  1. Pinheiro, Fernanda Paula; Jerónimo, Miguel. "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal". In The Social Dimension of Higher Education in Europe, editado por Slee, Roger; Ainscow, Mel; Armstrong, Felicity; Barton, Len; Carrington, Suzanne; Deppeler, Joanne; Graham, Linda; Lim, Levan; Morton, Missy, 104-115. Leiden, Boston, Estados Unidos: Brill | Sense, 2020.
    Publicado • 10.1163/9789004446304_006
  2. David Rodríguez-Gómez; Joaquín Gairín; Fabio Dovigo; Kati Clements; Miguel Jeronimo; Lisa Lucas; Elena Marin; et al. "ACCESS4ALL: Policies and Practices of Social Development in Higher Education". In Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion, editado por Jaimie Hoffman; Patrick Blessinger; Mandla Makhanya. Reino Unido: Emerald Publishing Limited, 2019.
    Publicado • 10.1108/s2055-364120190000017005
  3. Pinheiro, Fernanda. "Las Redes como dispositivos para la gestión educativa en Portugal". Espanha, 2018.
Documento de trabalho
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. 2019. "Uma abordagem ao impacto dos institutos politécnicos em Portugal – 2017". https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/31097/1/0_Impacto_Economico_IPs_Relatorio_Final_v10.pdf.
    https://doi.org/10.25766/cdpz-e481
Livro
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2019.
    Publicado
Recurso online
  1. Pinheiro, Fernanda Paula; Jerónimo, Miguel. La Gestión de la Responsabilidad Social en las Universidades Iberoamericanas. 2019. https://ddd.uab.cat/record/219318.
  2. Pinheiro, Fernanda; Sousa, Célia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrgues; Sargento, Ana Lúcia Marto. Politécnico de Leiria: inclusão no ensino superior. 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/8611.
Resumo em conferência
  1. Pinheiro, Fernanda. "ACCESS4ALL: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior". 2018.
Tese / Dissertação
  1. Pinheiro, Fernanda Paula Maia. "Orientação Profissional ao longo da Vida: Contributo para a compreensão do papel do serviço público de emprego". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10316/34576.

Outros

Outra produção
  1. Abandono Escolar: nos concelhos de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova”. Estudo realizado pela Associação Fernão Mendes Pinto para a ADELO, Maio 2003.. 2004. Pinheiro, Fernanda Paula.
  2. MIC – Manual Interativo de Cidadania: Recursos Didáticos. Recursos Didáticos para formandos e formadores.. 2003. Pinheiro, Fernanda Paula.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/12/09 Un acercamiento a la realidad portuguesa I CONGRESO SOBRE CULTURA DE CALIDAD DE LA EQUIDAD E INCLUSIVIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR (MODALIDAD VIRTUAL)
Universidade Nacional Autónoma de Nicarágua, Manágua (Manágua, Nicarágua)
2018/05/04 “Access4all: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior” na Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. (Leiria – Portugal, Portugal)
2014/07/15 Apresentação do relatório NPISA-2014, pela qual fui responsável que apresenta a sistematização dos dados de caracterização do perfil da pessoa sem-abrigo, no Município da Figueira da Foz, em 2014, face à realidade de 2009, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de pessoas Sem-Abrigo (ENIPSA), dando assim cumprimento ao Eixo 1 da Estratégia que define como necessário o conhecimento do fenómeno, bem como a sua monitorização e prevenção. https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/document/330/2014_relatorionpisa.pdf Reunião Plenária do Conselho Local de Acção Social da Figueira da Foz
Município da Figueira da Foz (Figueira da Foz, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/28 - 2022/11/28 Conferência subordinada ao tema “Diversidade no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Acessibilidade”. (2022/11/28 - 2022/11/28)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/07/02 - 2021/07/02 Conceção, planeamento e organização do Seminário "Boas Práticas de Inovação Social para a Inclusão Integral de Estudantes no Ensino Superior", no Politécnico de Leiria. (2021/07/02 - 2021/07/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Padre António Vieira, Portugal
2017/10/02 - 2017/10/03 A4A: monitoring meeting in Leiria (1) Review of feedback for Intellectual Output (IO) and programme training. (2) IO6: IPLeiria institutional strategic plan for inclusion. (3) Multiplier events: key aspects about the local and final multiplier event. (2017/10/02 - 2017/10/03)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/28 - 2022/11/28 Conceção, planeamento e organização da conferência (tema, subtemas, interlocutores convidados) subordinada ao tema “Diversidade no Ensino Superior: Inovação, Inclusão e Acessibilidade”, promovida no contexto do Projeto de Inovação Social para a Inclusão Integral de Estudantes com Necessidades Específicas (100% in® ) do Politécnico de Leiria.
Conferência
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/09/19 - 2022/11/09 Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador) - 60 horas Qualificação de Formadores e outros agentes de formação
Outro
Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador)
CEARTE, Portugal
2019/11/14 - 2019/11/14 Seminário “Novos modelos de gestão da qualidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, 3h30, 14/11/2019, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa;
Seminário
Novos modelos de gestão da qualidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/05/04 - 2018/05/05 Co-autora e co-oradora da comunicação intitulada “Access4all: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior” na Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
2018/02/01 - 2018/03/31 Frequência do Ciclo de Formação Avançada Publicar sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão” – 2.º Módulo, no CES da Universidade De Coimbra, fevereiro e março de 2018 (28 horas).
Outro
Centro de Estudos Sociais, Portugal
2017/11/02 - 2017/12/15 Frequência do Ciclo de Formação Avançada Publicar sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão” – 2.º Módulo: “Escrita científica: da frustração à construção”, no CES da Universidade De Coimbra, em novembro/dezembro de 2017 (30 horas)
Outro
Publicar sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão - Escrita científica: da frustração à construção
Centro de Estudos Sociais, Portugal
2007/05/15 - 2007/05/15 Oradora nos Encontros de Inverno II: “Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira/2007, na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra e A.P.D.A.S.C. (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural) – Delegação Regional do Centro.
Conferência
Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09/10 - 2023/11/30 Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES) Universidade Católica de Temudo, Chile
2022/11/16 - 2022/11/18 Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES) Brasília
2021/11/17 - 2021/11/19 CLABES - X Congreso Latinoamericano sobre el Abandono en la Educación Superior MEDELIN, COLOMBIA

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014/04/02 - 2015/06/30 Responsável pela elaboração do Diagnóstico Social do Município da Figueira da Foz - Relatório de Atualização 2014/2015 https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/document/338/2015_diag_social.pdf Município da Figueira da Foz, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/10/26 - 2022/07/31 Membro do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento de Medidas de Monitorização e Prevenção do Abandono Escolar no Politécnico de Leiria, constituído pelo Presidente do Politécnico de Leiria, através do Despacho n.º 258/2020 de 26 de outubro. Participação proativa e efetiva evidenciada em múltiplas atividades de apoio/acompanhamento, dinamização e monitorização, nomeadamente: - Elaboração de atas e memorandos de reuniões de trabalho; - Articulação com os membros o agendamento e a preparação das agendas das reuniões de trabalho do grupo; - Colabora
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/06/24 - 2022/07/11 PIRS – Práticas Inspiradoras de Responsabilidade Social - preparação da candidatura do Politécnico de Leiria ao PIRS/ORSIES. A prática apresentada foi o “Projeto 100% in – inovação social para a inclusão integral de estudantes com necessidade específicas”, através do preenchimento de um formulário online designado Ficha de Prática.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/05/05 - 2022/05/06 Planeamento e organização do Hackathon do 100% in®, edição 2022 - promover o desenvolvimento de propostas de inovação social, com dimensões tecnológicas e criativas, para a melhor integração de Estudantes com Necessidades Específicas em instituições de ensino superior (IES), a partir da apresentação de respostas a 4 desafios colocados através da dinâmica de uma maratona de ideias com a duração de 24h.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Padre António Vieira, Portugal
2016/12/02 - 2020/07/31 Participação ativa na rede colaborativa portuguesa de Instituições de Ensino Superior, Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES): “Indicadores de Responsabilidade Social e IES" e Livro Verde “Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior". https://www.orsies.forum.pt/
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, Portugal
2018/01/03 - 2019/12/15 Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses - - avaliação integrada dos impactos económicos, sociais e culturais da atividade destas Instituições de Ensino Superior (IES) nas regiões, em cinco áreas temáticas: Ensino e Formação; Investigação; Transferência de Tecnologia; Relações com a Administração Pública; Cultura e Atividades Sociais. https://ccisp.pt/wp-content/uploads/2021/03/Apresentac%CC%A7a%CC%83o-Webinar-PRR-25-fev.pdf
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2017/12/02 - 2018/12/31 "O Impacto económico dos Institutos Superiores Politécnicos em Portugal" - estudo alargado, à escala nacional, envolvendo doze das quinze instituições de ensino superior politécnico (Leiria, Bragança, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo, Viseu, Beja, Castelo Branco e Cávado e Ave) sobre o impacto económico dos politécnicos portugueses nas suas regiões, em 2017/2018. Utiliza uma metodologia testada a nível internacional, aplicada ao contexto português.
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Portugal
2014/12/02 - 2015/06/30 Co-responsável pela candidatura à Ação 4 Planos Municipais para a Integração dos Imigrantes, Programa Anual 2013 FEINPT (Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros), Programa-Quadro Solidariedade e Gestão de Fluxos Migratórios (SOLID). Organização Seminário Final AÇÃO 4 - PLANOS MUNICIPAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES - https://www.cm-figfoz.pt/cmfigueiradafoz/uploads/writer_file/docu Participação na elaboração do Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes da Figueira da Foz. https://www.cm-figfoz.pt/pages/1002
Membro
Município da Figueira da Foz, Portugal
2001/11/01 - 2012/12/27 Responsável modelo processo de RVCC, Básico e Secundário. Técnica de Orientação Profissional; Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento. Coordenadora do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Coordenadora e Produtora do projeto “MIC – Manual Interativo de Cidadania” (2 CD-ROM – Recursos Didáticos – POEFDS. Investigadora responsável pelo estudo “Abandono Escolar nos concelhos Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova”, para a ADELO.
Coordenador
Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal
2008/12/28 - 2012/01/31 Diagnóstico e Encaminhamento e Profissional RVCC de Nível Básico e Secundário. Corresponsável pela definição e implementação das estratégias do Centro na execução das ações de divulgação, diagnóstico, encaminhamento, reconhecimento, validação e certificação de competências face às metas físicas definidas em Plano Estratégico Anual. Responsável pelo apuramento mensal da execução física da atividade. Responsável pela definição do Plano de Comunicação e Divulgação da oferta Formativa. https://www.iefp.pt/
Membro
Instituto de Emprego e Formação Profissional, Centro de Formação Profissional de Coimbra, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2007/03/01 - 2010/03/31 Centro de Formação Profissional de Aveiro; CEARTE, Coimbra - Promover o reconhecimento social das competências validadas e certificadas do candidato. Cooperar com os restantes atores do processo de RVCC. Assegura a confidencialidade das informações referentes a cada candidato. Contribuir para a rede de parcerias estratégicas com outras entidades.