???global.info.a_carregar???
Margarida Pereira Martins é Doutorada em Literatura e Cultura de Expressão Inglesa (2016) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta. A sua formação inicial é em Antropologia Social e História Antiga (1993-96), University College London, Londres e continuou os seus estudos no Mestrado em Literatura e Cultura Norte Americana (1998-99), Keele University, Keele, Reino Unido. Enquanto investigadora integrada de Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), tem-se dedicado ao projeto RHOME (Representations of Home) do grupo de investigação (GI4) "Outras Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa" com investigação na área dos estudos pós-coloniais e literatura de expressão inglesa do subcontinente Indiano. As sua áreas de pesquisa incluem literaturas e culturas de expressão inglesa, diáspora, estudos pós-coloniais, descolonização, língua e didática de língua.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida Pereira Martins

Nomes de citação

  • Martins, Margarida Pereira

Identificadores de autor

Ciência ID
2410-1D26-11B3
ORCID iD
0000-0002-3534-6787

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Estudos de Literatura e Cultura (Doutoramento)
Especialização em Literatura e Cultura de Expressão Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Search for identity and the construction of an idea of India in The God of Small Things by Arundhati Roy and the Inheriatnce of Loss by Kiran Desai" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2003/06 - 2003/09
Concluído
TESOL (Pós-Graduação)
Columbia University, Estados Unidos
A
1999
Concluído
Masters in American Literature and Culture (Mestrado)
Keele University, Reino Unido
""The way out is the way in" understanding the narrative style of William S Burroughs in The Naked Lunch" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Merit
1996
Concluído
BA Joint Honors in Social Anthropology and Ancient History (Licenciatura)
University College London Department of Anthropology, Reino Unido
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2 Class Honors Degree
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/06/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2013/09/01 - 2017/08/31 Leitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2010/09/01 - 2012/09/30 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07/12 - Atual Representations of Home in Literatures and Cultures in English
RHOME
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Martins, Margarida Pereira. "Stateless: to belong nowhere", PSA Newsletter #28: "Loving the Stranger", 2022
Artigo em conferência
  1. Martins, Margarida Pereira; Marques, Isabelle Simões. "Línguas e identidade: diálogos europeus". Trabalho apresentado em Jornadas de Estudos Europeus, Lisboa, 2019.
  2. "The zoetrope and the short story: an analysis of brevity, unity, and motion". Trabalho apresentado em International Conference on the Short Story in English, Lisbon, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Margarida Martins. "The Archaeology of Absence in Kamila Shamsie’s <i>A God in Every Stone</i>". English Language, Literature & Culture (2024): https://doi.org/10.11648/j.ellc.20240904.14.
    10.11648/j.ellc.20240904.14
  2. Pereira Martins, Margarida. "Plural Identity and Migrant Communities in Guy Gunaratne’s In Our Mad and Furious City (2018)". Anglica. An International Journal of English Studies 32/1 (2023): 69-85. http://dx.doi.org/10.7311/0860-5734.32.1.05.
    10.7311/0860-5734.32.1.05
  3. Martins, M, Marques, I. Simões; Göttsche, K; Setién, A.. "Das provas de nível presenciais em língua estrangeira aos testes de nível online: o caso da Universidade Aberta". Revista EaD & Tecnologias Digitais 9 11 (2022): 72-89. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/15564.
    Publicado
  4. Horta, Paula; Martins, Margarida Pereira. "Introduction: Representations of Home: Conflict and/or (Be)longing: Thinking with Stories and Images". Journal of Literary Studies (2020): https://publons.com/wos-op/publon/45766879/.
    10.1080/02564718.2020.1738710
  5. Martins, Margarida Pereira. "“Reflections on the postcolonial novel: an interdisciplinary approach”". International Journal of Humanities and Cultural Studies Issue 2, (2017): 166-177.
    Publicado
  6. Martins, Margarida Pereira. "“Bridging Anthropology and Literature through Indian Writing in English”". Anglo Sáxonica 8 (2014): 173-182. http://www.ulices.org/images/site/publicacoes/anglo-saxonica/ASaxoIII-N8.pdf.
    Publicado
  7. Martins, Margarida Pereira. "Indian English in The Inheritance of Loss". XIII Colóquio de Outono Vozes, Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos Journal 13 (2012): 317-327.
    Publicado
  8. Martins, Margarida Pereira. "“What is Lost and What is Gained - The conflict of generations in The Inheritance of Loss”". International Journal of Arts and Sciences 4 24 (2011): 321-325.
    Publicado
  9. Martins, Margarida Pereira. "“Landscape and Identity in South Asian Women Writers”". The International Journal of Interdisciplinary Social Sciences 5 5 (2010): 439-446. http://iji.cgpublisher.com/product/pub.88/prod.1145.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, Margarida Pereira; Isabelle Simões Marques; Ana Setien Burgues; Katja Göttsche. "A Avaliação das Aprendizagens em Língua Estrangeira em Ambientes Virtuais: Práticas e Reflexões na Universidade Aberta". Portugal, 2023.
    10.14195/978-989-26-2416-7
  2. Martins, Margarida Pereira; Marques, Isabelle Simões; Katja Göttsche; Ana Setien Burgues. "Using texts in the foreign language online classroom". In Education in Crisis: Lessons from Today, editado por John Dean; Gerhard Finster; Olga Akroyd (co-editor); Konstantinos D. Karatzas, 206-231. Amsterdão, Países Baixos: GIRES PRESS, 2023.
    Publicado
  3. Margarida Martins; Ana Setien; Isabelle Simões Marques; Katja Göttsche;. "The Use of Texts in the Higher Education Online Foreign Language Classroom". In Education, Technology & Culture in Crisis: Secondary & Higher Education in a Time of Virtual Instruction, editado por John Dean, Gerhard Finster, Kosta Karatzas. Países Baixos: GIRES, 2022.
    No prelo
  4. Martins, Margarida Pereira. "Fictional representations of cultural realities: Orality and Literature in the novels of Kiran Desai, Arundhati Roy and Salman Rushdie". In Oral Literature, Ossian and Translation, 159-171. Portugal: passagem - Estudos em Ciências Culturais / Studies in Cultural Sciences / Kulturwissenschaftliche Studien, 2020.
    Publicado
  5. Martins, Margarida Pereira; Marques, Isabelle Simões; Katja Göttsche; Ana Setien Burgues. "O Livro como suporte digital para a criação de um manual online". editado por Martins, M, Marques, I. Simões; Göttsche, K; Setién, A; Chenoll, A; Childs, J. Scott & Oliveira, S., 94-101. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta - Coleção Ciência e Cultura, 2020.
    Publicado
  6. Burgués, Setién A; M. Pereira Martins; I. Simões Marques; K. Göttsche Clara. "Criando uma comunidade virtual de aprendizagem para o ensino de LE na Universidade Aberta". 362-377. Portugal, 2019.
    Publicado
  7. "“All writers are translators of the human experience” intimacy, tradition and change in Samrat Upadhyay’s imaginary.”". In Everything is a Story: Creative Interactions in Anglo-American Studies., editado por Maria Antónia Lima, 59-66. Portugal: Edições Húmus., 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Doris Wieser and Jéssica Falconi. Autor correspondente: Doris Wieser and Jéssica Falconi. "DecliNações: identidades nacionais, género e sexualidade nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa". (2020): https://ces.uc.pt/en/publicacoes/ces-almedina/livros/declinacoes.
    No prelo
Tradução
  1. Martins, Margarida Pereira. Casa Fernando Pessoa (site). Casa Fernando Pessoa, Portugal: Casa Fernando Pessoa. 2010.
  2. Martins, Margarida Pereira. Escola Superior de Música de Lisboa. Escola Superior de Música de L, Portugal: Escola Superior de Música de Lisboa. 2010.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/08 “Hitching a ride to Pate Island with water chasing butterflies”
Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2023/06/07 "Quando a morte chegar, eu já cá não estarei" o artista e a sua morte Congresso Internacional de Humanidades
Universidade Aberta (Portugal)
2023/06/02 Female subjectivity in Meena Kandasamy’s The Gypsy Goddess (2014) and When I Hit You (2017) 43.º Encontro da APEAA, Culture(s) of the Self
FCH - Faculdade de Ciências Humanas Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2023/03/15 "Reinventing the (in)hospitable in The Ministry of Utmost Happiness" Ecological (In)hospitality in the 20th and 21st century Seminar
ACLA (American Comparative Literature Association) 2024 Annual Meeting, Montreal, (Montreal, Canadá)
2023/03/08 "Rewriting Women in Yvonne Adhiambo Owour’s Dust (2014)" Seminário - Representations of Women in Third-Generation African and African American Novels
NeMLA (Northeastern Modern Languages Association) 56th Annual Convention (Boston, Portugal)
2022/10/28 “Roots” and “routes” in Ramabai Espinet’s The Swinging Bridge
London Centre for Interdisciplinary Research
2022/05/29 The Archaeology of Absence in Kamila Shamsie's A God in Every Stone 32nd Annual Conference of the Association for Anglophone Postcolonial Studies (Gesellschaft für Anglophone Postkoloniale Studien / GAPS)
Goethe-Universität | Frankfurt (Frankfurt, Alemanha)
2021/11/25 But amnesia does not mean absence (Das) Indian experience of World War I English Literature, Silence, Memory and Identity
School of Arts and Humanities, University of Lisbon, (Lisbon, Portugal)
2021/06/03 If you were from here, you'd know, ennet. Creolization, Community and Postcolonial Renaissance in Guy Gunaratne's In Our Mad and Furious City.
Tours University (Tours (online), França)
2021/05/11 My mother is forgetting, and there is nothing I can do about it. Memory and meaning in Avni Doshi's Burnt Sugar WITHIN & WITHOUT: REPRESENTATIONS OF AGEING
University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES/CEAUL) (Lisbon, Portugal)
2019/10/14 Reinventing and reassessing postcolonialism Decolonising the Victorians
School of Arts and Humanities, University of Lisbon. (Lisbon, Portugal)
2019/06/06 Roots and Tilled Earth in Manjushree Thapa's stories of Nepalese lives
Faculdade de Letras, University of Porto. (Porto, Portugal)
2019/03/03 The rubble and the dust of everyday life in Nepalese stories of the 2015 earthquake.
Madras Christian College (Madras, Índia)
2018/03/05 The universal paradigm: a sustainable alternative to postcolonial discourse. World Literature: Postcolonial Perspectives
University of Delhi (Deli, Índia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/01/19 - 2023/01/19 A Memória do Holocausto na União Europeia do século XXI - Em busca de uma memória coletiva europeia
Orientador
Estudos sobre a Europa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/28 - 2022/03/31 The importance of a strategic approach to speaking skills in order to enhance the communicative competence of L2 in the classroom
Orientador
Didática do Inglês
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/10/01 - 2022/03/31 The importance of affect and affect teachers’ training in attaining L2 language proficiency
Orientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/01/17 - 2021/05/27 Learning Culture through films and television ads in the English Language Classroom.
Orientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020/09/22 - 2021/04/23 L2 acquisition and digital media world: the importance of modern media tools in the ELT
Orientador
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/19 - 2023/10/19 "USING INTONATION IN DIFFERENT CONTEXTS (QUESTIONS, PRESENTATIONS, CHATTING, ETC.)"
Oficina (workshop)
Using Intonation
Universidade Aberta, Portugal
2023/05/23 - 2023/05/23 Oficina de escrita em inglês: Writing workshop (English): from brainstorming to proofreading
Oficina (workshop)
Universidade Aberta, Portugal
2023/04/29 - 2023/04/29 Oficina Online de Escrita Criativa
Oficina (workshop)
Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz
Universidade Aberta, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012 - 2012 Inglês para Relações Internacionais Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2011 - 2011 Inglês para Apresentações Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2011 - 2011 Inglês para Reuniões e Negociações Extensão e divulgação científica (Curso médio)
Distinções

Prémio

2023 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal