Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Margarida Pereira Martins
Nomes de citação
- Martins, Margarida Pereira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2410-1D26-11B3
- ORCID iD
- 0000-0002-3534-6787
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016
Concluído
|
Estudos de Literatura e Cultura (Doutoramento)
Especialização em Literatura e Cultura de Expressão Inglesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Search for identity and the construction of an idea of India in The God of Small Things by Arundhati Roy and the Inheriatnce
of Loss by Kiran Desai" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2003/06 - 2003/09
Concluído
|
TESOL (Pós-Graduação)
Columbia University, Estados Unidos
|
A |
1999
Concluído
|
Masters in American Literature and Culture (Mestrado)
Keele University, Reino Unido
""The way out is the way in" understanding the narrative style of William S Burroughs in The Naked Lunch" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Merit |
1996
Concluído
|
BA Joint Honors in Social Anthropology and Ancient History (Licenciatura)
University College London Department of Anthropology, Reino Unido
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
2 Class Honors Degree |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/06/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/10 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2013/09/01 - 2017/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/09/01 - 2012/09/30 | Assistente (Docente Universitário) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/07/12 - Atual | Representations of Home in Literatures and Cultures in English
RHOME
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
|
Não financiado
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Revisão de livro |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/08 | “Hitching a ride to Pate Island with water chasing butterflies” |
Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/07 | "Quando a morte chegar, eu já cá não estarei" o artista e a sua morte | Congresso Internacional de Humanidades
Universidade Aberta (Portugal)
|
2023/06/02 | Female subjectivity in Meena Kandasamy’s The Gypsy Goddess (2014) and When I Hit You (2017) | 43.º Encontro da APEAA, Culture(s) of the Self
FCH - Faculdade de Ciências Humanas Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2023/03/15 | "Reinventing the (in)hospitable in The Ministry of Utmost Happiness" | Ecological (In)hospitality in the 20th and 21st century Seminar
ACLA (American Comparative Literature Association) 2024 Annual Meeting, Montreal, (Montreal, Canadá)
|
2023/03/08 | "Rewriting Women in Yvonne Adhiambo Owour’s Dust (2014)" | Seminário - Representations of Women in Third-Generation African and African American Novels
NeMLA (Northeastern Modern Languages Association) 56th Annual Convention (Boston, Portugal)
|
2022/10/28 | “Roots” and “routes” in Ramabai Espinet’s The Swinging Bridge |
London Centre for Interdisciplinary Research
|
2022/05/29 | The Archaeology of Absence in Kamila Shamsie's A God in Every Stone | 32nd Annual Conference of the Association for Anglophone Postcolonial Studies (Gesellschaft für Anglophone Postkoloniale Studien
/ GAPS)
Goethe-Universität | Frankfurt (Frankfurt, Alemanha)
|
2021/11/25 | But amnesia does not mean absence (Das) Indian experience of World War I | English Literature, Silence, Memory and Identity
School of Arts and Humanities, University of Lisbon, (Lisbon, Portugal)
|
2021/06/03 | If you were from here, you'd know, ennet. Creolization, Community and Postcolonial Renaissance in Guy Gunaratne's In Our Mad and Furious City. |
Tours University (Tours (online), França)
|
2021/05/11 | My mother is forgetting, and there is nothing I can do about it. Memory and meaning in Avni Doshi's Burnt Sugar | WITHIN & WITHOUT: REPRESENTATIONS OF AGEING
University of Lisbon Centre for English Studies (ULICES/CEAUL) (Lisbon, Portugal)
|
2019/10/14 | Reinventing and reassessing postcolonialism | Decolonising the Victorians
School of Arts and Humanities, University of Lisbon. (Lisbon, Portugal)
|
2019/06/06 | Roots and Tilled Earth in Manjushree Thapa's stories of Nepalese lives |
Faculdade de Letras, University of Porto. (Porto, Portugal)
|
2019/03/03 | The rubble and the dust of everyday life in Nepalese stories of the 2015 earthquake. |
Madras Christian College (Madras, Índia)
|
2018/03/05 | The universal paradigm: a sustainable alternative to postcolonial discourse. | World Literature: Postcolonial Perspectives
University of Delhi (Deli, Índia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/01/19 - 2023/01/19 | A Memória do Holocausto na União Europeia do século XXI - Em busca de uma memória coletiva europeia
Orientador
|
Estudos sobre a Europa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/10/28 - 2022/03/31 | The importance of a strategic approach to speaking skills in order to enhance the communicative competence of L2 in the classroom
Orientador
|
Didática do Inglês
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021/10/01 - 2022/03/31 | The importance of affect and affect teachers’ training in attaining L2 language proficiency
Orientador
|
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/01/17 - 2021/05/27 | Learning Culture through films and television ads in the English Language Classroom.
Orientador
|
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020/09/22 - 2021/04/23 | L2 acquisition and digital media world: the importance of modern media tools in the ELT
Orientador
|
Didática do Inglês (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/19 - 2023/10/19 | "USING INTONATION IN DIFFERENT CONTEXTS (QUESTIONS, PRESENTATIONS, CHATTING, ETC.)"
Oficina (workshop)
|
Using Intonation
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/05/23 - 2023/05/23 | Oficina de escrita em inglês:
Writing workshop (English): from brainstorming to proofreading
Oficina (workshop)
|
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/29 - 2023/04/29 | Oficina Online de Escrita Criativa
Oficina (workshop)
|
Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz
Universidade Aberta, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012 - 2012 | Inglês para Relações Internacionais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2011 - 2011 | Inglês para Apresentações | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2011 - 2011 | Inglês para Reuniões e Negociações | Extensão e divulgação científica (Curso médio) |
Distinções
Prémio
2023 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|