Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Alexandre dos Reis
Nomes de citação
- Reis, Susana
- Reis, Susana Alexandre dos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2611-123C-6682
- ORCID iD
- 0000-0002-6037-283X
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2008
Concluído
|
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação e Supervisão de Professores para a Educação em Ciências no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2005
Concluído
|
Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2016 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2008 - 2015 | Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB
referência SFRH / BD / 36450 / 2007
|
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2019/04 | Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4All)
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu
desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano
Coorientador de Nicole Gaspar Duarte
|
Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais
no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais
do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da
eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2020 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais
no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre
benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por
alunos do 4.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11/29 | Educação para o Desenvolvimento Sustentável Promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico
em Portugal
Arguente principal
|
Mariana de Almeida Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/11/11 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino
organizada segundo o modelo dos 7E sobre poluição por plásticos - um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente
|
Fabiana Priscila Paiva Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021/07/26 | Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma
intervenção didática para a aprendizagem da Física do som
Arguente
|
Bruno Jorge Mendes Conde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021/03/22 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências
Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca
da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente
|
Joana Zita Freitas Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2021/02/26 | Aplicação Móvel para Educação em Ciências integrando um Framework de exploração de dados educacionais
Arguente
|
Rita Flávia Veiga Tavares (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020/12/18 | Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do
ensino básico: A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º
ano.
Arguente
|
Francisca Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020/07/27 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a Creche e o Jardim de Infância
Arguente
|
Isabel Sofia Oliveira de Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020/07/27 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a
Creche e o Jardim de Infância.
Arguente
|
Isabel Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2020/07/20 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais
no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Orientador
|
Mariana Gomes Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019/12/18 | Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico: A partilha equitativa
no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano
Arguente
|
Francisca Maria Silva Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019/07/06 | Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A utilização de materiais
da natureza na Educação Pré-Escolar
Arguente
|
Vanessa Machadi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/11/20 - 2020/11/21 | IV Conferência Internacional para a Inclusão - Includit 2020 | Leiria |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - 2020 | CTS. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnología y Sociedad (1850-0013) | OEI & REDES |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/02/13 - 2020/03/03 | Avaliação Externa das Escolas 2019-2020
3.º Ciclo de Avaliação
Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento
Membro da Equipa Inspetiva
Especialista
|
Inspeção Geral da Educação e Ciência , Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - 2021 | Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos | Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos (Outros) | Centro de Formação Leirimar, Portugal |
2020 - 2021 | Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB | Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB (Outros) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares | Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares (Outros) | Centro de Formação Cenformaz, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2019 | Menção Honrosa Ao artigo "O Envolvimento de Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na Construção de Recursos
para Crianças do 1.º CEB: O Projeto PROLEARN4ALL" da autoria de Susana Reis, Olga Santos, Catarina Mangas e Pedro Ferreira
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
|