???global.info.a_carregar???
Susana Reis holds a PhD in Didactics and Teacher Education, specializing in Didactics and Curriculum Development, from the University of Aveiro. She also holds a master’s degree in Pedagogical Supervision from the same university and a bachelor’s degree in Primary Education, with a specialization in Mathematics and Natural Sciences, from the Polytechnic Institute of Leiria. Since 2008, she has been a faculty member at the School of Education and Social Sciences (ESECS) of the Polytechnic Institute of Leiria, teaching in initial and continuing education programs for educators and teachers. In 2023, she was appointed Director of the Distance Learning Unit at IPLeiria, which was later rebranded as the Pedagogical Innovation Center, where she assumed the directorship in 2024. Currently, she co-coordinates the PRR Skills4Digital and EPIC - Excellence in Pedagogical Innovation projects, both under development at IPLeiria in 2024. Susana has actively contributed to national and regional initiatives. She was involved in the CBTIC@EB Project and the Continuous Training Program in Experimental Science Teaching, promoted by the Ministry of Education. She has authored significant studies, such as the Characterization and School Diagnosis of the Leiria Region and the Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure in CIMRL. During the 2022-2023 academic year, she served as a specialist in the European project Skills4Future: Innovative Practices, funded by POCH, closely supporting numerous pedagogical innovation projects at IPLeiria and providing significant guidance to the participating educators. She is an external expert for the Inspectorate-General of Education and a member of renowned research centers: an integrated member of the Center for Quality of Life Research (CIEQV) and a collaborating member of the Center for Studies in Education and Innovation (CI&DEI). Her research focuses on Science Education, Pedagogical Innovation, the Educational Use of ICT, and Teacher Supervision and Training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Alexandre dos Reis

Nomes de citação

  • Reis, Susana
  • Reis, Susana Alexandre dos

Identificadores de autor

Ciência ID
2611-123C-6682
ORCID iD
0000-0002-6037-283X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB: à descoberta das plantas com crianças do 2.º ano." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação e Supervisão de Professores para a Educação em Ciências no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/06/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/11/24 - 2024/05/31 Director de Unidade Orgânica Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2015 Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB
referência SFRH / BD / 36450 / 2007
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2008/09/01 - 2012/08/31 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
SFRH/BD/36450/2007
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2023 Skills4Future Innovative Practices Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
Concluído
2016 - 2020/07 Projeto de consultoria técnica especializada de apoio à construção, implementação e acompanhamento do plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar na área de intervenção da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Educação 10.1
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Concluído
2017/10 - 2019/04 Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4All)
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Isabel; Oliveira, Ana; Reis, Susana Alexandre dos. "O Pensamento Crítico e a Educação Ambiental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento: proposta pedagógica para alunos do 8.º ano". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e formação de professores, Aveiro, 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/zr7j-mr75
  2. Santos, Isabel; Oliveira, Ana; Reis, Susana Alexandre dos. "O estudo do Pensamento Crítico com alunos do 8.º ano: um diagnóstico no Contexto da Cidadania e Desenvolvimento". Trabalho apresentado em IPCE, Leiria, 2024.
    No prelo
  3. Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina; Reis, Susana; Mineiro, Joana; Maximiano, Catarina; Pedro, Sónia. Autor correspondente: Francisco, Manuela. "Contributos da IA em cursos online para a formação de docentes do Ensino Superior". Trabalho apresentado em Encontro de instituições e unidades de elearning do ensino superior . eL@IES, Vila Real, 2023.
  4. Susana Reis; Ana Oliveira; Hugo Menino. "FUTURE TEACHER'S PERCEPTIONS ABOUT NATURAL SCIENCES TEACHING AND LEARNING". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2410
  5. Nelson Cardoso; Susana Reis; Ana Oliveira. "PERCEPTIONS OF FUTURE ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS ABOUT FORMATIVE ASSESSMENT". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2406
  6. Franco, Alexandra; Oliveira, Ana; Crespo, Bárbara; Fontes, Carolina; Reis, Susana. "THE IMPACT OF THE USE OF GEOGEBRA AND MANIPULATIVES FOR LEARNING GEOMETRY CONCEPTS: 6TH GRADE STUDENTS' PERCEPTIONS". 2022.
    10.21125/inted.2022.2550
  7. Susana Alexandre dos Reis; Hugo Menino. "O modelo de aula invertida na Didática da Matemática: perceções de futuros professores e educadores". 2021.
    10.4995/INN2021.2021.13384
  8. Reis, Susana; Vieira, Raquel. Autor correspondente: Vieira, Raquel. "Da antecipação à análise de respostas dos alunos: uma experiência educativa na formação inicial". Trabalho apresentado em IPCE 2021, Leiria, 2021.
    No prelo
  9. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "LOCAL AND REGIONAL DYNAMICS OF COOPERATION TO PROMOTE SUCCESS IN SCHOOL – AN INTEGRATED AND INNOVATIVE PROJECT NETWORK". Trabalho apresentado em EDULEARN20, 2020.
    Publicado
  10. Duarte, Nicole Gaspar; Reis, Susana; Rebelo, Isabel. "Um processo de desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IPCE 2020, Leiria, 2020.
    No prelo
  11. Reis, Susana. "Planificar segundo a metodologia de trabalho por projeto – a experiência de prática laboratorial de Didática do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
  12. Reis, Susana. "Eureka: a exploração do cesto dos tesouros e da Caixa de Luz em contexto de berçário – relato de uma experiência educativa". 2017.
  13. Galego, Carla, org.; Teodoro, António, org.; Ricardo, Maria Manuel Calvet, org.. "04 - A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  14. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  15. Alves, Isabel; Reis, Susana. "Práticas inclusivas em ciências: um programa de ciências para alunos com necessidades educativas especiais". Trabalho apresentado em 2.º Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Braga, 2017.
    Publicado
  16. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  17. Reis, Susana. "À descoberta da germinação com crianças do 2.º ano: uma proposta pedagógica na área das Ciências.". 2016.
  18. Alves, Isabel; Reis, Susana. "O papel do professor na implementação de atividades práticas de ciências com alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente". Leiria, 2016.
    Publicado
  19. Alves, Isabel; Reis, Susana. "Práticas Inclusivas em Ciências ¿ Um programa pensado para alunos com Necessidades Educativas Especiais". Leiria, 2016.
    Publicado
  20. Alves, Isabel; Reis, Susana. "Práticas Inclusivas de Ciências ¿ Um estudo de caso com um aluno com Necessidades Educativas Especiais". Porto, 2016.
    Publicado
  21. Reis, Susana. "Ciência para Todos... é possível! – Projeto de Educação em Ciências para jovens e adultos com Incapacidade Inteletual.". 2015.
  22. Reis, Susana. "Trabalho de projeto: “O que é ser cientista?” – Uma abordagem às Ciências em Contexto Pré-Escolar.". 2015.
  23. Alves, Isabel; Reis, Susana. "Práticas Inclusivas em Ciências". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional para a Inclusão 2015, Leiria, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Menino, Hugo; Reis, Susana; Ana Oliveira. "PORTUGUESE STUDENTS’ PERCEPTIONS OF THE FLIPPED CLASSROOM: A CASE STUDY IN DIDACTICS OF MATHEMATICS IN HIGHER EDUCATION". Journal of Global Business and Technology 20 2 (2024): 20-33. https://gbata.org/wp-content/uploads/2024/07/JGBAT-Volume-20-Number-2.pdf.
    Publicado
  2. Raquel Sofia Antunes Vieira; Bárbara Brites dos Santos Crespo; Carolina Tomás Santos Fontes; Natalina José Antunes Batista Patrício; Reis, Susana Alexandre dos. "Diário de um estudo de aula: reflexões de duas futuras professoras do 1.º CEB". Educação e Matemática 164 (2022): 38-40. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2792.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/6403.
    https://doi.org/10.29352/mill029e.23767
  4. Santos, Olga; Reis, Susana; Mangas, Catarina; Ferreira, Pedro Bastos. "Contributos do Projeto ProLearn4ALL para a formação profissional de jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais". Revista Latina de Sociologia 10 1 (2020): 58-74. https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/issue/view/relaso.2018.8.3.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Piedade, Beatriz; Reis, Susana. "O Que é um Problema Matemático?". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18796.
  6. Reis, Susana. "In-Service Education of Science Teachers: Virtual Simulators as a Resource for Experimental Work". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (2016): http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.253691..
    http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.253691.
  7. dos Reis, Susana Alexandre; NIDE, Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação – Escola Superior de Educação e C; Marques Vieira, Rui. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3863.
  8. Reis, Susana. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Indagatio Didactica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/283.
  9. Reis, Susana Alexandre dos; Vieira, Rui Marques. "Continuous teacher training within the scope of experimental science teaching – reflection as a strategy for improving practices in the Second Cycle of Basic Education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3112.
    10.34624/id.v8i1.3112
  10. Reis, Susana Alexandre dos; Vieira, Rui Marques. "Formação continuada de professores em ensino experimental das ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º ciclo do ensino básico". (2016): http://hdl.handle.net/10773/39151.
    10.34624/id.v8i1.3112
  11. Reis, Susana Alexandre dos; Vieira, Rui Marques. "Continuous teacher training within the scope of experimental science teaching – reflection as a strategy for improving practices in the Second Cycle of Basic Education". (2016): https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3112.
    https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3112
  12. Reis, Susana. "O papel do formador e a sua supervisão para a mudança de práticas pedagógico-didácticas em ensino experimental das ciências: Um estudo de caso com professores do 1.º CEB.". Enseñanza de las Ciencias (2009): https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap1246.pdf.
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Miguel; Proença, Ana Paula; Menino, Hugo; Reis, Susana Alexandre dos; Amoroso, José Pedro; Leal, Rita; Gamboa, Maria José. Autor correspondente: Leal, Rita. "Introdução: Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 12-17. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Pereira, Jéssica; Fernandes, Inês; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Miguel. Autor correspondente: Fernandes, Inês. "Abordagem integradora em jardim de infância: Conceções de um grupo de crianças sobre a horta". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 18-36. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Sousa, Margarida; Vieira, Sara; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Miguel. Autor correspondente: Sousa, Margarida. "O poder das experiências sensoriais para as crianças no jardim de infância: Uma proposta integradora na educação pré-escolar". In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, 110-123. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Reis, Susana Alexandre dos; Rodrigues, Carina; Mineiro, Joana; Pedro, S.; Maximiano, Catarina. "Formação de docentes “A minha UC online em 5 passos”: um estudo de caso na Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria". In : Passado, Presente e Futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIES, 109-114. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Publicado
  5. Figueiredo, Vanessa; Reis, Susana Alexandre dos. "O que é ser cientista? Uma experiência educativa concretizada em Educação Pré-Escolar". In A voz e a agência da criança - Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância, 93-112. Leiria: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/7016-ax18
  6. Reis, Susana. "Simuladores Virtuais no Ensino Experimental das Ciências: Uma proposta de formação contínua de professores.". In A Educação Comparada para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.. 2017.
  7. Reis, Susana. "Práticas inclusivas em ciências: um programa para alunos com necessidades educativas especiais.". In Currículo Inclusão e Educação Escolar.. 2017.
  8. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana. "Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.". In Currículo, Inclusão e Educação Escolar, 478-487. Braga, Portugal: Universidade do Minho,, 2017.
    Publicado
  9. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana. "Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógica". In V Conferência Internacional - Investigação e Práticas em Contextos de Educação, 198-204. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria - ESECS, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Reis, Susana Alexandre dos. Projetos de Inovação Pedagógica Skills4Future: Innovative Practices. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. 2023.
    Publicado • 10.25766/av1k-5j91 • Editor
  2. Reis, Susana; Leal, Rita; Gamboa, Maria José; Amoroso, José Pedro; Menino, Hugo; Proença, Ana Paula; Oliveira, Miguel. Didáticas no jardim de infância - propostas de integração curricular na formação de formadores. 2022.
Livro
  1. Sousa, Jesus; Franco, Raquel; Tagarro, M.; Pereira, Diana; Linhares, Elisabete; Henriques, Laura; Correia, Marisa; et al. Formação e Educação nas Primeiras Idades - Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores. 2024.
    Publicado
  2. Oliveira, Miguel; Ana Paula Proença; Menino, Hugo; Gamboa, Maria José; Reis, Susana Alexandre dos; Leal, Rita; Amoroso, José Pedro. Autor correspondente: Leal, Rita. Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores. Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. 2023.
    Aceite para publicação
Poster em conferência
  1. Santos, Isabel; Oliveira, Ana; Reis, Susana Alexandre dos. "Capacidades de Pensamento Crítico de alunos do 8.º ano: um estudo de caso no âmbito da Educação para a Cidadania.". Trabalho apresentado em IPCE 2024, 2023.
    https://doi.org/10.25766/kd2v-2b46
Relatório
  1. Menezes, Rosa; Campos, Lurdes; Reis, Susana; Guimarães, Catarina. 2020. Relatório do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento - Avaliação Externa das Escolas 2019-2020. https://www.igec.mec.pt/upload/PUBLICACOES/AEE/AVEIRO/AVEIRO_Aveiro_AEE_AE_Dr_Mario_Sacramento_2019_2020_R.pdf.
  2. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2020. "Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Relatório final. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  3. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2020. “Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Relatório anual 2019-2020. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  4. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2020. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Escolar - Relatório anual 2019-2020). Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5285.
  5. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2020. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Escolar - Relatório anual 2019-2020). Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5285.
  6. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2019. “Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
  7. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrine. 2019. Equipas Multidisciplinares – Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Relatório Intermédio. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  8. Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Mangas, Catarina. 2019. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.. http://hdl.handle.net/10400.8/5280.
  9. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2019. Equipas Multidisciplinares Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Relatório Intermédio. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5282.
  10. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2019. Equipas Multidisciplinares Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Relatório Intermédio. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5282.
  11. Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Mangas, Catarina. 2019. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.. http://hdl.handle.net/10400.8/5280.
  12. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2017. Plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar da CIM RL. Relatório técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da região de Leiria.
  13. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2016. Caraterização e diagnóstico escolar da Região de Leiria. Relatório técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da região de Leiria.
Resumo em conferência
  1. Francisco, Manuela; Mineiro, Joana; Rodrigues, Carina; Maximiano, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. "Skills4Future: Innovative Practices – um projeto de inovação pedagógica no IPLeiria". Trabalho apresentado em CNaPPES.24 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Porto, 2024.
    Publicado
  2. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS: CONTRIBUTOS DE UM PROJETO INTERMUNICIPAL PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, Viseu, 2020.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Liliana Penha. "Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.8/9821.
  2. Menino, Ana Teresa Jorge da Costa. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.8/9872.
  3. Alves, Ana Rita Silva. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.8/9612.
  4. Santos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar. "Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º ano". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.8/9484.
  5. Paulo, Luís António Matias de Sousa. "A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8217.
  6. Pereira, Priscila Morales. "Inter-relações escola, família e comunidade". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8167.
  7. Reis, Magda Filomena Almeida. "CONCEÇÃO DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS AO PATRIMÓNIO NATURAL LOCAL: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 8.º ANO DE ESCOLARIDADE". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/8305.
  8. Santos, Ana Margarida Pinto. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre os benefícios do brincar no espaço exterior". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.8/7992.
  9. Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5836.
  10. Alves, Ana Lúcia Vieira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/6089.
  11. Gomes, Joana Zita Freitas. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5938.
  12. Duarte, Nicole Gaspar. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/4994.
  13. Carvalho, Mariana Gomes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.8/5175.
  14. Figueiredo, Joana Filipa Lopes. "Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3359.
  15. Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3389.
  16. Figueiredo, Joana Filipa Lopes. "Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3359.
  17. Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3389.
  18. Francisco, Vanessa Alexandra Miranda. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2656.
  19. Francisco, Vanessa Alexandra Miranda. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2656.
  20. Soares, Susana Margarida Correia. "Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2022.
  21. Figueiredo, Andreia Filipa Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2411.
  22. Alves, Isabel Rute Da Silva Barata. "Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2058.
  23. Ferreira, Inês Francisca Pina de Homem. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas e por Alunos do 3.º Ano de Escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2388.
  24. Soares, Susana Margarida Correia. "Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2022.
  25. Figueiredo, Andreia Filipa Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2411.
  26. Ferreira, Inês Francisca Pina de Homem. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas e por Alunos do 3.º Ano de Escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2388.
  27. Alves, Isabel Rute Da Silva Barata. "Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2058.
  28. Reis, Luís Paulo Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1778.
  29. Pio, Paula Pereira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º CEB: A influência das atividades práticas e experimentais sobre sombras nas ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1834.
  30. Ulpiano, Vanessa Sofia Ferreira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Desenvolvimento de Competências Matemáticas no Jardim de Infância". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1915.
  31. Pio, Paula Pereira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º CEB: A influência das atividades práticas e experimentais sobre sombras nas ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1834.
  32. Ulpiano, Vanessa Sofia Ferreira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Desenvolvimento de Competências Matemáticas no Jardim de Infância". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1915.
  33. Reis, Luís Paulo Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1778.
  34. Silva, Susana Maria Mendes da. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB : investigando as ideias das crianças acerca da forma da terra, do ciclo dia-noite e da forma e fases da lua". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1877.
  35. Silva, Susana Maria Mendes da. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB : investigando as ideias das crianças acerca da forma da terra, do ciclo dia-noite e da forma e fases da lua". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1877.
  36. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação continuada de professores para a educação em ciências no 2º CEB : conceções e práticas de índole experimental". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11421.
  37. Duarte, Raquel Dias. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico “Descobrindo as formigas” – uma proposta pedagógica em jardim de infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1972.
  38. Ribeiro, Patrícia Alexandra Henriques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. A estruturação do princípio da cardinalidade no desenvolvimento de competências de contagem de objetos com crianças de três anos.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1970.
  39. Duarte, Raquel Dias. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico “Descobrindo as formigas” – uma proposta pedagógica em jardim de infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1972.
  40. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação continuada de professores para a educação em ciências no 2º CEB : conceções e práticas de índole experimental". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11421.
  41. Ribeiro, Patrícia Alexandra Henriques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. A estruturação do princípio da cardinalidade no desenvolvimento de competências de contagem de objetos com crianças de três anos.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1970.
  42. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação e supervisão de professores para a educação em ciências no 1º CEB". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1331.
  43. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação e supervisão de professores para a educação em ciências no 1º CEB". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1331.

Outros

Outra produção
  1. Incubadora de inclusão : a perceção dos docentes sobre práticas inclusivas da escola e seu enquadramento legal. De forma a conhecer a opinião e conhecimento dos docentes sobre as práticas inclusivas da sua escola, sobre o seu trabalho e a sua relação com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, aplicámos um inquérito aos docentes de agrupamentos de escolas, tanto públicas como privadas, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos concelhos de Leiria, Alcobaça e Porto de Mós, tendo. 2017. Barreto, Antónia; Santos, Filipe; Sousa, Célia; Ferreira, Guilherme; Rodrigues, Luís; Catarino, Margarida; Reis, Susana; Vicente, Luís. http://hdl.handle.net/10400.8/2638.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contributos do Clube de Leitura para a promoção da leitura com alunos do 4.º ano.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - 2024 Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2024 - 2024 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Investigando as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade relativamente à sustentabilidade da água
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º ano
Orientador
Educação e Inovação Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre os benefícios do brincar no espaço exterior
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A Maleta Pedagógica ProLearn4ALL e a sensibilização para a inclusão de pessoas com deficiência – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 CONCEÇÃO DE VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS AO PATRIMÓNIO NATURAL LOCAL: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 8.º ANO DE ESCOLARIDADE
Orientador
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2021 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano
Coorientador de Nicole Gaspar Duarte
Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade.
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas e por Alunos do 3.º Ano de Escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/24 - Atual Comemoração do Dia da Cultura Científica, com um programa que envolveu conferências, workshops e exposições para toda a comunidade educativa. (2021/11/24 - 2021/11/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/11/24 - 2022/11/24 Comemoração do Dia da Cultura Científica, com um programa que envolveu conferências, workshops e exposições para toda a comunidade educativa. (2022/11/24 - 2022/11/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e Ciências 2022 (2022/03/11 - 2022/03/12)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/05/04 - 2021/06/22 II Ciclo Internacional de Conferências @ Distância: Infância & Educação (2021/05/04 - 2021/06/22)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/24 Aula Aberta “Escola Saudável – o Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós” (2021/03/24 - 2021/03/24)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/21 - 2021/03/21 Aula Aberta "Descobrindo a ciência em espaços não formais de aprendizagem: o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra” (2021/03/21 - 2021/03/21)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/17 - 2021/03/17 Aula Aberta "Educação para a Saúde/Educação com Saúde: promoção de comportamentos e práticas para um desenvolvimento globalmente saudável da criança” (2021/03/17 - 2021/03/17)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/29 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal
Arguente principal
Mariana de Almeida Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11/11 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre poluição por plásticos - um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente
Fabiana Priscila Paiva Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/07/26 Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do som
Arguente
Bruno Jorge Mendes Conde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/22 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Zita Freitas Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/02/26 Aplicação Móvel para Educação em Ciências integrando um Framework de exploração de dados educacionais
Arguente
Rita Flávia Veiga Tavares (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/12/18 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico: A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano.
Arguente
Francisca Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/27 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a Creche e o Jardim de Infância
Arguente
Isabel Sofia Oliveira de Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/27 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a Creche e o Jardim de Infância.
Arguente
Isabel Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/20 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Orientador
Mariana Gomes Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/12/18 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico: A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano
Arguente
Francisca Maria Silva Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/07/06 Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A utilização de materiais da natureza na Educação Pré-Escolar
Arguente
Vanessa Machadi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro Inovação no Ensino da Matemática e Ciências 2022 Escola Superior de Educação de Santarém
2020/11/20 - 2020/11/21 IV Conferência Internacional para a Inclusão - Includit 2020 Leiria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 CTS. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnología y Sociedad (1850-0013) OEI & REDES

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/02/13 - 2020/03/03 Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 3.º Ciclo de Avaliação Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento Membro da Equipa Inspetiva
Especialista
Inspeção Geral da Educação e Ciência , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2021 Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos (Outros) Centro de Formação Leirimar, Portugal
2020 - 2021 Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB (Outros) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares (Outros) Centro de Formação Cenformaz, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 Menção Honrosa Ao artigo "O Envolvimento de Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na Construção de Recursos para Crianças do 1.º CEB: O Projeto PROLEARN4ALL" da autoria de Susana Reis, Olga Santos, Catarina Mangas e Pedro Ferreira
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal