???global.info.a_carregar???
Susana Alexandre dos Reis. Concluiu o(a) Doutoramento em Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular em 2013 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Mestrado em Supervisão em 2008 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza em 2005 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Alexandre dos Reis

Nomes de citação

  • Reis, Susana
  • Reis, Susana Alexandre dos

Identificadores de autor

Ciência ID
2611-123C-6682
ORCID iD
0000-0002-6037-283X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008
Concluído
Mestrado em Supervisão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação e Supervisão de Professores para a Educação em Ciências no 1º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005
Concluído
Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2017 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2013 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2015 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2015 Formação Continuada de Professores para a Educação em Ciências no 2.º CEB
referência SFRH / BD / 36450 / 2007
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2019/04 Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4All)
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, Susana; Menino, Hugo. Autor correspondente: Menino, Hugo. "O modelo de aula invertida na Didática da Matemática: perceções de futuros professores e educadores". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation, Documentation and Education - INNODOCT 2021, Valência, 2021.
    No prelo
  2. Reis, Susana; Vieira, Raquel. Autor correspondente: Vieira, Raquel. "Da antecipação à análise de respostas dos alunos: uma experiência educativa na formação inicial". Trabalho apresentado em IPCE 2021, Leiria, 2021.
    No prelo
  3. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "LOCAL AND REGIONAL DYNAMICS OF COOPERATION TO PROMOTE SUCCESS IN SCHOOL – AN INTEGRATED AND INNOVATIVE PROJECT NETWORK". Trabalho apresentado em EDULEARN20, 2020.
    Publicado
  4. Duarte, Nicole Gaspar; Reis, Susana; Rebelo, Isabel. "Um processo de desenvolvimento profissional com vista à inovação de práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IPCE 2020, Leiria, 2020.
    No prelo
  5. Reis, Susana. "Planificar segundo a metodologia de trabalho por projeto – a experiência de prática laboratorial de Didática do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2017.
  6. Reis, Susana. "Eureka: a exploração do cesto dos tesouros e da Caixa de Luz em contexto de berçário – relato de uma experiência educativa". 2017.
  7. Galego, Carla, org.; Teodoro, António, org.; Ricardo, Maria Manuel Calvet, org.. "04 - A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  8. Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; et al. "A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  9. Reis, Susana. "À descoberta da germinação com crianças do 2.º ano: uma proposta pedagógica na área das Ciências.". 2016.
  10. Reis, Susana. "Ciência para Todos... é possível! – Projeto de Educação em Ciências para jovens e adultos com Incapacidade Inteletual.". 2015.
  11. Reis, Susana. "Trabalho de projeto: “O que é ser cientista?” – Uma abordagem às Ciências em Contexto Pré-Escolar.". 2015.
Artigo em revista
  1. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "Inclusão e inovação nas escolas - Contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar". (2021): http://hdl.handle.net/10400.8/6403.
    https://doi.org/10.29352/mill029e.23767
  2. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "Inclusion and innovation in schools : contributions of an intermunicipal project to promote the successful learning". (2021): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/23767.
    10.29352/mill029e.23767
  3. Santos, Olga; Reis, Susana; Mangas, Catarina; Ferreira, Pedro Bastos. "Contributos do Projeto ProLearn4ALL para a formação profissional de jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais". Revista Latina de Sociologia 10 1 (2020): 58-74. https://revistas.udc.es/index.php/RELASO/issue/view/relaso.2018.8.3.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Piedade, Beatriz; Reis, Susana. "O Que é um Problema Matemático?". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18796.
  5. Reis, Susana. "In-Service Education of Science Teachers: Virtual Simulators as a Resource for Experimental Work". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (2016): http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.253691..
    http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.253691.
  6. dos Reis, Susana Alexandre; NIDE, Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação – Escola Superior de Educação e C; Marques Vieira, Rui. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3863.
  7. Reis, Susana. "Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental das Ciências – a reflexão como estratégia para a melhoria das práticas no 2.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Indagatio Didactica (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/283.
  8. Reis, Susana Alexandre dos; Vieira, Rui Marques. "Continuous teacher training within the scope of experimental science teaching – reflection as a strategy for improving practices in the Second Cycle of Basic Education". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3112.
    10.34624/id.v8i1.3112
  9. Reis, Susana. "O papel do formador e a sua supervisão para a mudança de práticas pedagógico-didácticas em ensino experimental das ciências: Um estudo de caso com professores do 1.º CEB.". Enseñanza de las Ciencias (2009): https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap1246.pdf.
Capítulo de livro
  1. Reis, Susana. "Simuladores Virtuais no Ensino Experimental das Ciências: Uma proposta de formação contínua de professores.". In A Educação Comparada para Além dos Números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.. 2017.
  2. Reis, Susana. "Práticas inclusivas em ciências: um programa para alunos com necessidades educativas especiais.". In Currículo Inclusão e Educação Escolar.. 2017.
Relatório
  1. Menezes, Rosa; Campos, Lurdes; Reis, Susana; Guimarães, Catarina. 2020. Relatório do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento - Avaliação Externa das Escolas 2019-2020. https://www.igec.mec.pt/upload/PUBLICACOES/AEE/AVEIRO/AVEIRO_Aveiro_AEE_AE_Dr_Mario_Sacramento_2019_2020_R.pdf.
  2. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2020. "Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Relatório final. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  3. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2020. “Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Relatório anual 2019-2020. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  4. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2020. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Escolar - Relatório anual 2019-2020). Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5285.
  5. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2019. “Sim, (também) sou capaz” Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
  6. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrine. 2019. Equipas Multidisciplinares – Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Relatório Intermédio. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..
  7. Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Mangas, Catarina. 2019. Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.. http://hdl.handle.net/10400.8/5280.
  8. Milhano, Sandrina; Mangas, Catarina; Reis, Susana Alexandre dos. 2019. Equipas Multidisciplinares Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar Relatório Intermédio. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/5282.
  9. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2017. Plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar da CIM RL. Relatório técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da região de Leiria.
  10. Reis, Susana; Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina. 2016. Caraterização e diagnóstico escolar da Região de Leiria. Relatório técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da região de Leiria.
Resumo em conferência
  1. Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina. "INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO NAS ESCOLAS: CONTRIBUTOS DE UM PROJETO INTERMUNICIPAL PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, Viseu, 2021.
    No prelo
Tese / Dissertação
  1. Figueiredo, Joana Filipa Lopes. "Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3359.
  2. Alves, Tânia Filipa Rainha dos Santos. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca do que é ser cientista". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3389.
  3. Francisco, Vanessa Alexandra Miranda. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/2656.
  4. Soares, Susana Margarida Correia. "Ser Professora no 1.º e 2.º CEB: a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2022.
  5. Figueiredo, Andreia Filipa Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre a formulação de problemas matemáticos com alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2411.
  6. Alves, Isabel Rute Da Silva Barata. "Práticas inclusivas em ciências: um estudo de caso com um jovem com CEI". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2058.
  7. Ferreira, Inês Francisca Pina de Homem. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando sobre os Estereótipos de Género Evidenciados por Alunas e por Alunos do 3.º Ano de Escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/2388.
  8. Reis, Luís Paulo Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1778.
  9. Pio, Paula Pereira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º CEB: A influência das atividades práticas e experimentais sobre sombras nas ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1834.
  10. Ulpiano, Vanessa Sofia Ferreira. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Desenvolvimento de Competências Matemáticas no Jardim de Infância". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1915.
  11. Silva, Susana Maria Mendes da. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em 1.º e 2.º CEB : investigando as ideias das crianças acerca da forma da terra, do ciclo dia-noite e da forma e fases da lua". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.8/1877.
  12. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação continuada de professores para a educação em ciências no 2º CEB : conceções e práticas de índole experimental". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11421.
  13. Duarte, Raquel Dias. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico “Descobrindo as formigas” – uma proposta pedagógica em jardim de infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1972.
  14. Ribeiro, Patrícia Alexandra Henriques. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. A estruturação do princípio da cardinalidade no desenvolvimento de competências de contagem de objetos com crianças de três anos.". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1970.
  15. Reis, Susana Alexandre dos. "Formação e supervisão de professores para a educação em ciências no 1º CEB". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1331.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências: um estudo com alunos do 4.º ano
Coorientador de Nicole Gaspar Duarte
Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/29 Educação para o Desenvolvimento Sustentável Promotora de Atitudes/Valores: Revisão de Estudos no Ensino Básico em Portugal
Arguente principal
Mariana de Almeida Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11/11 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre poluição por plásticos - um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Arguente
Fabiana Priscila Paiva Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/07/26 Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do som
Arguente
Bruno Jorge Mendes Conde (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/22 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Zita Freitas Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/02/26 Aplicação Móvel para Educação em Ciências integrando um Framework de exploração de dados educacionais
Arguente
Rita Flávia Veiga Tavares (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/12/18 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico: A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano.
Arguente
Francisca Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/27 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a Creche e o Jardim de Infância
Arguente
Isabel Sofia Oliveira de Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/27 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Transição entre a Creche e o Jardim de Infância.
Arguente
Isabel Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/20 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A Multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Orientador
Mariana Gomes Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/12/18 Refletindo sobre a prática pedagógica em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico: A partilha equitativa no ensino e aprendizagem dos números racionais no 4º ano
Arguente
Francisca Maria Silva Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/07/06 Crescendo, refletindo e investigando em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A utilização de materiais da natureza na Educação Pré-Escolar
Arguente
Vanessa Machadi (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/20 - 2020/11/21 IV Conferência Internacional para a Inclusão - Includit 2020 Leiria

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 CTS. Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnología y Sociedad (1850-0013) OEI & REDES

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/02/13 - 2020/03/03 Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 3.º Ciclo de Avaliação Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento Membro da Equipa Inspetiva
Especialista
Inspeção Geral da Educação e Ciência , Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2021 Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos Diferenciação Pedagógica estratégias de ensino, para trabalho individual e em pequenos grupos (Outros) Centro de Formação Leirimar, Portugal
2020 - 2021 Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB Observar, Experimentar e Descobrir: atividades práticas de ciências no Pré-escolar e no 1.º CEB (Outros) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares Perfil do Aluno e Aprendizagens Essenciais nas planificações curriculares (Outros) Centro de Formação Cenformaz, Portugal
Distinções

Outra distinção

2019 Menção Honrosa Ao artigo "O Envolvimento de Adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais na Construção de Recursos para Crianças do 1.º CEB: O Projeto PROLEARN4ALL" da autoria de Susana Reis, Olga Santos, Catarina Mangas e Pedro Ferreira
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal