Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Sofia Cavadas Afonso
Nomes de citação
- Afonso, Ana S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2712-45DA-58C0
- ORCID iD
- 0000-0003-2151-5196
- Researcher Id
- I-8768-2018
- Scopus Author Id
- ID: 15053089700
Endereços de correio eletrónico
- aafonso@ie.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 253604278 (Profissional)
Moradas
- University of Minho. Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.ie.uminho.pt/ (Profissional)
- https://www.cied.uminho.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2005
Concluído
|
Ph.D (Doctor)
Universidade de Reading - Instituto de Educação, Reino Unido
"Interactive science and technology museum and citizenship: Contributions to the development of an understanding of acoustics,
sound, and hearing." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997 - 1999
Concluído
|
Master in Physics Education (Mestrado em Física, especialização em ensino) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação de uma abordagem construtivista de "O Som e a Audição”: Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1994
Concluído
|
Degree in Physics Educational Branch (Licenciatura em Física, ramo Educacional) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
2000 - 2005 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | ||
1999 - 2000 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Scientific Council member at Institute of Education, University of Minho / Membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2009 - Atual | Director of Master's Degree in Teaching Physics and Chemistry in Secondary School / Diretor do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. | Universidade do Minho, Portugal |
2005 - Atual | Member of the research Centre on Education (Cied) | Universidade do Minho, Portugal |
1994 - 1999 | Secondary teacher in Physics and Chemisty | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2023/02 | Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through online distance practices
2020-1-PL01-KA226-SCH-095959
|
Erasmus Plus |
2010 - 2013 | Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach
PTDC/CPE-CED/108187/2008
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Basic Education Curriculum Reform of Guinea-Bissau RECEB
RECEB
Desenvolvimento técnico
|
Fundação Calouste Gulbenkian UNICEF Em curso
|
1996 - 1997 | Promover a qualidade do ensino-aprendizagem de "O som e a audição"
SIQE, medida 2 número 55/97
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | Ensinar a aprender ciências na sala de aula para enfrentar um futuro (in)certo: oportunidades para inspirar, partilhar e (re)construir | Metodologias ativas: desafios e interpelações
ESE Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Connecting mathematics and sciences with children's literature: an experiment with Pre-service Preschool Educators | CIEAEM 71 conference
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Portuguese newspapers’ coverage of astronomical research: Opportunities for science education? | Winter conference ATEE “Science and Mathematics Education in the 21st century”,
CIEd, Universidade do Minho
|
2018 | Science teacher education in Portugal: is a sustainable future still possible? | conferência annual da ATEE “A future for all – teaching for a sustainable society”
University of Gävle
|
2018 | Manual para pais. | 5º Congresso internacional em Saúde
CIEC/Universidade do Minho
|
2018 | Atividades laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: exemplos do domínio da ótica | II Seminário Internacional de Educação em Ciencias
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2018 | Prospective elementary school teachers’ professional development through technology-based modelling | Winter Conference ATEE. Technology and innovate learning
Universidade de , Utrecht
|
2017 | A Ciência na Literatura: Construindo Conceitos Científicos pela Desconstrução de Linguagens | 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil de Coimbra - “Entre a ciência e a literatura – rotas para a formação de leitores
Casa Municipal da Cultura (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação | Encontro Ciência 2017 |
2017 | The role of language in building common ground in a science museum | ESERA 2017: Research, Practice and Collaboration in Science Education
Dublin City University
|
2017 | Newton e a teoria das cores: A linguagem dos guias num museu de ciência | II encontro de história da ciência no ensino
Universidade de Coimbra
|
2016 | Educação Formal e Não Formal: Desafios para o Ensino da Física - Oficina | 20ª Conferência Nacional de Física, 26.º Encontro Ibérico para o ensino da Física |
2016 | Os Livros de Divulgação Científica e as Biografias de Cientistas para Jovens | 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
|
2014 | Aprender Química pelos Textos de Divulgação Científica: Um estudo com alunos do 9º ano | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Tendências atuais em educação em Ciências
Universidade do Algarve
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Aprendizagem baseada em Projetos numa escola em Angola: um estudo sobre as perceções de professores e de alunos do 9.º ano
de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão e Didática (Mestrado) |
2023 - Atual | A Utilização de Textos no Ensino das Ciências
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2023 - Atual | Contributo dos modelos 3D e das imagens no ensino das ciências no 3.º e no 6.ºano de escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2023 - Atual | Contributos do manual escolar no ensino das ciências
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2023 - Atual | Aprender a questionar e a responder nas aulas de ciências
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2023 - Atual | A profissão de cientista nas aulas de ciências
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2022 - Atual | O planeta Terra como casa comum. Avaliação de uma intervenção pedagógica em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2022 - Atual | Estimular a Criatividade através da Educação em Ciências: um estudo com alunos do 3º e do 6º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2022/09/05 - 2023/03/04 | Educación no formal y enseñanza de las ciencias: Una aproximación a los clubes de ciencia desde la perspectiva del profesorado
Orientador
|
Estágio científico avançado de doutoramento (Curso de aperfeiçoamento / especialização) |
2022 - 2023 | Contributos para promover a literacia do oceano em alunos do 3.º e do 5.º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2021 - 2023 | Uma abordagem 5E para o ensino do tempo atmosférico e das plantas no 1.º e no 6.º ano de escolaridade
Orientador
|
Relatório de estágio do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2021 - 2023 | As atividades práticas no ensino das ciências: intervenção pedagógica com alunos do 1.º e 6.º anos de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2018 - 2019 | Perspetiva CTS no ensino da física em Angola: um estudo com manuais escolares e professores do 10.ª Classe
Orientador
|
|
2018 - 2019 | A química orgânica e a perspetivas CTS: um estudo com professores e manuais escolares do 1º ciclo do ensino secundário angolano
Orientador
|
|
2017 - 2019 | Formação de mediadores para atuação em museus itinerantes de ciências: uma investigação centrada na adequação das formações
à diversidade de público visitante
Orientador
|
|
2017 - 2019 | O museu escola na promoção de competências pessoais e sociais de alunos do 7º ano: o papel de práticas reflexivas
Orientador
|
|
2017 - 2018 | Intervenção psicossocial em oncologia pediátrica: Revisão de materiais de divulgação junto de pais com filhos com diagnóstico
de cancro
Coorientador
|
|
2016 - 2017 | Mediação em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens: por um ambiente de (con)vivências positivas
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Compreender e desenvolver o Espaço Aberto como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: O papel
da supervisão
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Mediação Socioeducativa no contexto de uma Escola Básica: contributos para o desenvolvimento de competências
Orientador
|
|
2016 - 2017 | As visitas de estudo e aprendizagem das ciências: Uma abordagem em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Atividades Práticas e desenvolvimento conceptual dos alunos em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Aprender ciências com textos de divulgação científica: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2015 - 2016 | O Trabalho laboratorial e o ensino das ciências: Uma experiência em sala de aula com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2015 | A aprendizagem cooperativa e o ensino das ciências: Uma experiência com alunos do 1ºe 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Member of the organization committee - ESERA 2021 conference (2021/08/31) | |
2019 - 2019 | ATEE winter conference, Science and mathematics education in the 21st century (2019 - 2019) | |
2017 - 2017 | IV Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão, I Seminário Nacional de Mediação “Mediação em contextos de vulnerabilidade (2017 - 2017) | |
2016 - 2016 | Contextualização do Ensino e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia – CERACeG (2016 - 2016) |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Aprender com ciência: uma abordagem prática e integrada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Francisca Fontes Soares de Sousa (Mestrado) |
2023 | Aprender ciências na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem integradora e globalizante dos diversos saberes | Maria Manuela Sousa Cunha (Mestrado) |
2022 | Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no Ensino Secundário | Cesarina José Cardoso Augusto (Doutoramento) |
2022 | O papel dos desenhos na construção de explicações científicas acerca dos fenómenos da Química: Um estudo com alunos do 8.º ano | Vanessa Figueiredo Pereira de Andrade (Doutoramento) |
2022 | Museus que aprendem? A itinerância e a coprodução de conhecimentos na fronteira entre ciência e sociedade | Ana Carolina Gonzalez (Doutoramento) |
2022 | As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças | Jéssica Sofia Macedo de Sousa (Mestrado) |
2022 | A contribuição da educação ambiental para a sustentabilidade no âmbito da Educação Básica | Eduarda Manuela Rocha Oliveira (Mestrado) |
2021 | Conceção, construção, avaliação de materiais de apoio para o ensino da Física, enculturados na realidade moçambicana – um estudo sobre o voluntariado internacional no âmbito da formação de professores | Maria da Conceição Milhais Pinto Mendonça (Doutoramento) |
2021 | Ensino e aprendizagem da Química por analogia com a Música: um estudo com alunos do ensino artístico especializado de Música | Hugo Filipe Rocha Castro Vieira (Doutoramento) |
2021 | Boas práticas de educação ambiental em jardins botânicos: contributos para a criação de um jardim no Instituto Federal Goiano | Elma Aparecida Vieira (Doutoramento) |
2021 | O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico. | Helena Raquel Monteiro Silva (Mestrado) |
2021 | Uma introdução às ciências na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico através de atividades práticas | Marta Isabel Afonso Neves (Mestrado) |
2021 | Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância | Andreia Manuela Pereira Soares (Mestrado) |
2021 | A Literatura Infantil e a Aprendizagem das Ciências: contributos para uma articulação na Educação Pré-Escolar | Rafaela Alexandra Silva Figueiredo (Mestrado) |
2020 | Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência Participativa: um estudo em Química no ensino básico | José Luís da Silva Araújo (Doutoramento) |
2020 | Simulações computacionais como ferramenta promotora da autonomia e do raciocínio abstrato dos alunos | Fátima Maria da Costa Alves de Almeida Araújo (Doutoramento) |
2020 | A formação inicial de professores e as analogias: um estudo centrado em universidades moçambicanas | José Arão (Doutoramento) |
2020 | Educação para os Valores de Cidadania em Contexto de Jardim-de-infância e Creche: perspetivas de educadores, famílias e crianças | Helena Sofia Ferreira Ribeiro (Mestrado) |
2019 | O multimédia e a realidade virtual nas práticas de comunicação de ciência em espaços não-formais: um estudo das representações sociais | Ricardo José Leal Simões (Mestrado) |
2018 | “Desenvolvimento das práticas de mediação dos professores em contexto de ensino de Ciências Físicas –O papel de ferramentas de ajuda ”, | Maria Júlia Madeira Pires Branco (Doutoramento) |
2018 | Ciências na educação pré-escolar: a construção integrada de saberes e a promoção do envolvimento das crianças | Elisabete Maria Peixoto Alves (Mestrado) |
2018 | Promover as Ciências na Educação Pré-Escolar com Recurso a Atividades Experimentais | Ana Catarina Melo Pereira (Mestrado) |
2017 | Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação de professores de ciências físicas | Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva (Doutoramento) |
2017 | Construção de um plano de formação numa instituição particular de solidariedade social | Maria Armanda Pereira Rodrigues (Mestrado) |
2017 | A água e o trabalho laboratorial no ensino das ciências: Uma análise em sala de aula com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Ana Rita Barreto Henriques (Mestrado) |
2015 | Construção de práticas de referência no ensino da Física no ensino secundário | Ana Edite Rua Miguel da Cunha (Doutoramento) |
2014 | Perceções de alunos do 11º ano sobre a importância da Química: Um estudo centrado no ensino do tema "Chuva Ácida em articulação com o dia-a-dia | Manuel Gomes Silva (Mestrado) |
2013 | Os Podcasts no ensino da unidade “Do Sol ao Aquecimento: Uma comparação das vantagens educativas da sua integração em E-books e na plataforma Moodle | Luís Ferreira (Mestrado) |
2013 | A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas online: Um estudo com alunos do 7º ano em contexto informal de aprendizagem | Luisa Leibovitz (Mestrado) |
2013 | Guiões de ensino-aprendizagem das ciências para o 1º CEB do circuito elétrico ao eletrónico | Sandra Cristina Pinto Condeço Baptista (Mestrado) |
2009 | Argumentação e aprendizagem das Ciências em diferentes contextos laboratoriais: Um estudo com alunos do 10º ano centrado na Termodinâmica | Maria de Fátima Lemos de Oliveira e Sousa (Doutoramento) |
2007 | As actividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos | Alcina Figueiroa (Doutoramento) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | 3.º congresso Internacional de História da Ciência no Ensino | |
2022 - 2023 | ESERA conference 2023 | |
2022 - 2022 | A voz dos professores de C&T | |
2021/10/26 - 2021/10/28 | II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino | |
2020 - 2021 | ESERA 2021: Conference | |
2018 - 2018 | A voz de professores | UTAD |
2017 - 2017 | ESERA 2017: Research, Practice and Collaboration in Science Education |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Member of the Editorial Board of the International Journal of Science Education (since 2022) | |
2016 - Atual | Member of the Editorial Board of the Portuguese Journal of Education (since 2016)
Membro
|
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Perito externo no Seminário Doutoral do curso de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD |