???global.info.a_carregar???
Ana Sofia Afonso (PhD Reading, UK, 2005) is Assistant Professor at the Institute of Education, University of Minho. She holds a master degree in Physics Education and a first degree in Physics Education, Educational Branch. Before moving to the University of Minho she taught Physics and Chemistry in secondary schools in Portugal. She is a researcher at the Research Center on Education at Minho University. Her main research interests lie in the area of informal and non-formal science education, but she is also interested in research concerning Science Teachers Education. She is the director of the master course in Teaching of Physics and Chemistry in Secondary School. She is referee and member of the editorial board of a few science education journals.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Cavadas Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, Ana S.

Identificadores de autor

Ciência ID
2712-45DA-58C0
ORCID iD
0000-0003-2151-5196
Researcher Id
I-8768-2018
Scopus Author Id
ID: 15053089700

Endereços de correio eletrónico

  • aafonso@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 253604278 (Profissional)

Moradas

  • University of Minho. Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ie.uminho.pt/ (Profissional)
  • https://www.cied.uminho.pt/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2002 - 2005
Concluído
Ph.D (Doctor)
Universidade de Reading - Instituto de Educação, Reino Unido
"Interactive science and technology museum and citizenship: Contributions to the development of an understanding of acoustics, sound, and hearing." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 1999
Concluído
Master in Physics Education (Mestrado em Física, especialização em ensino) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação de uma abordagem construtivista de "O Som e a Audição”: Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994
Concluído
Degree in Physics Educational Branch (Licenciatura em Física, ramo Educacional) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2000 - 2005 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1999 - 2000 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Scientific Council member at Institute of Education, University of Minho / Membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho Universidade do Minho, Portugal
2009 - Atual Director of Master's Degree in Teaching Physics and Chemistry in Secondary School / Diretor do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade do Minho, Portugal
2005 - Atual Member of the research Centre on Education (Cied) Universidade do Minho, Portugal
1994 - 1999 Secondary teacher in Physics and Chemisty Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023/02 Supporting the continuation of teaching STEM subjects during the COVID-19 Pandemic through online distance practices
2020-1-PL01-KA226-SCH-095959
Erasmus Plus
2010 - 2013 Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach
PTDC/CPE-CED/108187/2008
Investigador
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2019 Basic Education Curriculum Reform of Guinea-Bissau RECEB
RECEB
Desenvolvimento técnico
Fundação Calouste Gulbenkian

UNICEF
Em curso
1996 - 1997 Promover a qualidade do ensino-aprendizagem de "O som e a audição"
SIQE, medida 2 número 55/97
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Afonso, Ana S.; Afonso, Susana. "Conceptual metaphors in astronomers’ discourses". Trabalho apresentado em ESERA 2021: Conference, 2021.
  2. Afonso, Ana S.; Afonso, Susana; Lopes, Aurora; Gonzalez, Ana Carolina. "Challenges of science communication in a mobile museum". Trabalho apresentado em ESERA 2021: Conference, 2021.
  3. Afonso, Ana Sofia. "À descoberta da célula com textos de divulgação científica". Trabalho apresentado em 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 ano, Viana do Castelo, 2016.
    Publicado • 10.19146/pibic-2016-51652
  4. Durães, M; Afonso, Ana S.. "Histórias com Ciência, Percursos num Clube de Leitura". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional, Investigações Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2016.
    10.17648/cbcs-2019-110586
  5. Afonso, Ana S.. "Identidade e Ciência de Galileu: Imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano". Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, 2015.
  6. Afonso, Ana S.. "A Ciência na literatura infantil e juvenil: O caso de Galileu Galilei". Trabalho apresentado em Boletín das Ciencias - lXXVIII Congreso de ENCIGA, 2015.
  7. Afonso, Ana S.. "O valor educativo dos problemas nos museus e centros interativos de ciência". Trabalho apresentado em Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, 2013.
  8. Afonso, Ana S.. "The contribution of popular books to the informal learning of chemistry". Trabalho apresentado em European Science Education Research Association 2011 Conference: Science learning and Citizenship., 2011.
  9. Duarte, M.C.; Afonso, Ana S.. "Avaliação de analogias presentes em manuais escolares: um estudo realizado com alunos portugueses do 10º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de educación, lenguaje y sociedad: La educación en los nuevos escenarios socioculturales, 2009.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00167
  10. Duarte, M.C.; Afonso, Ana S.; Campos, A.S. "Avaliação de analogias presentes em manuais escolares: um estudo com professores de ciências físico-químicas". Trabalho apresentado em Discovering Worlds of Literacy. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2009.
    10.31692/2358-9728.iiicointerpdvl.2016.00035
  11. Couto, C,; Afonso, Ana S.. "As visitas de estudo e a aprendizagem das ciências naturais-perspetivas de alunos do 9º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia, 2009.
    10.5753/cbie.wie.2018.225
  12. Afonso, Ana S.; Couto, C.. "As ciências naturais fora da escola – perspectivas dos professores acerca das visitas de estudo bem sucedidas". Trabalho apresentado em XXVIII Congreso de ENCIGA, 2008.
  13. Afonso, Ana S.. "A inter-relação teoria-evidência-explicação científica: um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade". Trabalho apresentado em Didácticas e Metodologias de Educação – Percursos e Desafios, 2003.
  14. Afonso, Ana S.. "A importância do trabalho prático na abordagem do som no contexto Biosfera: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade". 2000.
  15. Afonso, Ana S.. "Formação científica do cidadão comum: o caso da radioactividade". Trabalho apresentado em XIX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, 2000.
  16. Afonso, Ana S.. "Natureza e propagação do som: concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior". Trabalho apresentado em XVIII Encuentros de Didáctica das Ciencias Experimentales, 1998.
Artigo em revista
  1. Jorge Martín-García; María Eugenia Dies Álvarez; Ana Sofia Afonso. "Understanding Science Teachers’ Integration of Active Methodologies in Club Settings: An Exploratory Study". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14010106.
    10.3390/educsci14010106
  2. Susana Afonso; Ana Sofia Afonso; Aurora Simões Lopes; Ana Carolina de Souza Gonzalez. "What Science Communication for Equitable Communication? From Conceptualizations to Reconceptualizations and Practices". Curator: The Museum Journal (2022): https://doi.org/10.1111/cura.12502.
    10.1111/cura.12502
  3. Aurora Simões Lopes; Afonso, Ana S.. "Comunicação de ciência em um museu itinerante para aprimorar o aprendizado inclusivo: perspectivas dos coordenadores do museu". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 1 (2021)-vol. 13 n.º 1 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23873.
    10.34624/ID.V13I1.23873
  4. Freitas, D.; Afonso, Ana S.. "A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 1 (2021)-vol. 13 n.º 1 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23858.
    10.34624/ID.V13I1.23858
  5. Ana Sofia Afonso; Daniel A. Freitas. "As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores". Educação e Pesquisa (2021): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147231078.
    10.1590/s1678-4634202147231078
  6. Gomes, Alexandra; Afonso, Ana S.. "Connecting mathematics and sciences with children's literature: an experiment with Pre-service Preschool Educators". Quaderni di Ricerca in Didattica (2020): https://hdl.handle.net/1822/70474.
    Publicado
  7. Silva, José Luís Coelho da; Afonso, Ana Sofia; Durães, Miguel. "Ciência-Religião no caso de Galileu Galilei: Que relações veiculadas na literatura infantil e juvenil?". História da Ciência e Ensino: construindo interfaces 20 (2019): 275-288. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp275-288.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp275-288
  8. Afonso, Susana; Afonso, Ana Sofia; Rodrigues, Francisco. "Towards an effective use of language to explain light in the museum". Science Education 103 4 (2019): 923-946. http://dx.doi.org/10.1002/sce.21517.
    10.1002/sce.21517
  9. Francisco E. Rodrigues; Ana Sofia Afonso. "Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência". Alexandria: R. Educ. Ci. Tec. 8 3 (2015): 253-253. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p253.
    10.5007/1982-5153.2015v8n3p253
  10. Rodrigues, F.; Afonso, Ana S.. "A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 16 1 (2015): 139. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v16i1.1399.
    10.13102/cl.v16i1.1399
  11. Afonso, Ana Sofia; Gilbert, John K.. "The Role of ‘Popular’ Books in Informal Chemical Education". International Journal of Science Education, Part B 3 1 (2013): 77-99. http://dx.doi.org/10.1080/21548455.2012.733439.
    10.1080/21548455.2012.733439
  12. Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia. "Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise". Educar em Revista 44 (2012): 127-143. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602012000200009.
    10.1590/s0104-40602012000200009
  13. Afonso, Ana S.. "Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interactivos de ciências". Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia (2012):
  14. Afonso, Ana Sofia; Gilbert, John K.. "Pseudo-science: A meaningful context for assessing nature of science". International Journal of Science Education 32 3 (2009): 329-348. http://dx.doi.org/10.1080/09500690903055758.
    10.1080/09500690903055758
  15. Afonso, Ana S.; Gilbert, John K.. "The Nature of Exhibits About Acoustics in Science and Technology Centres". (2007):
    10.1007/s11165-007-9067-4
  16. Afonso, Ana S.; Gilbert, John K.. "Educational value of different types of exhibits in an interactive science and technology center". Science Education 91 6 (2007): 967-987. http://dx.doi.org/10.1002/sce.20220.
    10.1002/sce.20220
  17. Ana S. Afonso; John K. Gilbert. "Adults’ Understanding of Analogy-based Exhibits in an Interactive Science Museum". International Journal of Science Education (2007): http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-5032-9_21.
    10.1007/978-1-4020-5032-9_21
  18. Afonso, Ana S.; Gilbert, John K.. "The Use of Memories in Understanding Interactive Science and Technology Exhibits". International Journal of Science Education 28 13 (2006): 1523-1544. http://dx.doi.org/10.1080/09500690600768828.
    10.1080/09500690600768828
  19. Leite, Laurinda; Afonso, Ana. "Forms of reasoning used by prospective physical sciences teachers when explaining and predicting natural phenomena: The case of air pressure". Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education 4 2 (2004): 169-191. http://dx.doi.org/10.1080/14926150409556604.
    10.1080/14926150409556604
  20. Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.. "Prospective physical science teachers´ use of laboratory activities: An analysis of its evolution due to a science teaching methods course". Revista Electrónica de Ensenãnza de las Ciencias 1 3 (2002): 1-29.
    Publicado
  21. Afonso, Ana S.; Leite, Laurinda. "Concepções de futuros professores de ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais". Revista Portuguesa de Educação 6 2 (2000): 291. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2018.v6.n2.p291-309.i6941.
    10.26571/reamec.a2018.v6.n2.p291-309.i6941
  22. Afonso, Ana S.; Leite, Laurinda. "O Som e a Audição: Uma área que faz vibrar os professores?". Gazeta de Física 22 4 (1999): 10-16.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martin-Garcia, Jorge; Afonso, Ana S.; María Eugenia Dies Álvarez. "Un club de ciencias en la escuela ¿para qué?". Madrid, Espanha: DYKINSON, 2023.
    Publicado
  2. Afonso, Susana; Afonso, Ana Sofia. "Accessing Science Museum Educators' Discourse Through Multimodal Narratives". In Advances in Educational Technologies and Instructional Design, 340-355. IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8570-1.ch017
  3. Susana Afonso; Afonso, Ana S.. "A Linguagem nos Museus: contributos de uma Abordagem Linguística para o Estudo da Comunicação de Ciência". In Divulgação científica: textos e contextos. Brasil: Livraria da Física, 2019.
    Publicado
  4. Afonso, Ana S.. "Context-based science education and four variations of problem-based learning". 2017.
  5. Gilbert, J.K.; Afonso, A.S.. "Lifelong Learning: Approaches to Increasing the Understanding of Chemistry by Everybody". 2015.
    10.1002/9783527679300.ch6
  6. Gilbert, John K.; Afonso, Ana. "Visualizations in Popular Books About Chemistry". In Science Teachers’ Use of Visual Representations, 227-245. Springer International Publishing, 2014.
    10.1007/978-3-319-06526-7_10
  7. Dourado, Luís; Afonso, Ana S.. "Formação pedagógica Universitária: Uma experiência com docentes Timorenses". In Panorama actual en la docencia universitaria, editado por P. Membiela, N. Casado & M.I. Cebreiros, 295-299. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2014.
    Publicado
  8. Afonso, Ana S.; Gilbert, J.K.. "Adults’ Understanding of Analogy-based Exhibits in an Interactive Science Museum". In Contributions from Science Education Research. Springer, 2007.
    Publicado
  9. Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.. "Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound". Paris, França: Elsevier, 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carvalho, G.S; Afonso, Ana S.; Anastácio, Z. Fostering scientific citizenship in an uncertain world: selected papers from the ESERA 2021. Springer. 2023.
  2. Carvalho, G. S.; Afonso, Ana S.; Anastácio, Z.. Fostering Scientific citizenship in an uncertain world (Proceedings of ESERA 2021). Portugal. 2022.
  3. Leite, L; Oldham, E; Afonso, Ana S.; Viseu, F.; Dourado, L.; Martinho, M.H. Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards. Estados Unidos: Nova Science Publishers. 2020.
    Publicado
  4. Leite, Laurinda; Oldham, E; Afonso, Ana S.; Viseu, Floriano; Dourado, Luís; Martinho, M.H.. Proceedings of the ATEE Winter Conference: ‘Science and Mathematics Education in the 21st Century. Bruxelas, Bélgica: Association for Teacher Education in Europe (ATEE) & Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2019.
    Publicado
  5. Leite, L.; Dourado, L.; Afonso, A.S.; Morgado, S.. Contextualizing teaching to improve learning: The case of science and geography. 2017.
  6. Leite, Laurinda; Afonso, Ana S.; Dourado, Luís Gonzaga Pereira,; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa. Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. 2013.
  7. Afonso, Ana S.. Proceedings of the 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Education Policy, Practice and Research. 2011.
    Publicado
  8. Afonso, Ana S.. Atas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. 2011.
  9. Afonso, Ana S.. Atas do Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. 2000.
Poster em conferência
  1. Afonso, Ana S.. "Portuguese newspapers’ coverage of astronomical research: opportunities for science education?". 2019.
  2. Afonso, Ana S.. "the role of language in building common ground in a science museum". 2017.
  3. Afonso, Ana S.. "Ciência de Galileu na literatura infantil". Trabalho apresentado em 1º Encontro de História da Ciência no Ensino, 2015.
  4. Afonso, Ana S.. "Avaliação de Livros de Divulgação científica: Um estudo com alunos do Ensino Secundário". 2015.
  5. Afonso, Ana S.. "As interações dos alunos com os módulos de ótica em visitas de estudo a um museu de ciências". 2015.
  6. Afonso, Ana S.. "The role of popular science books in the professional development of science teachers". 2013.
  7. Afonso, Ana S.. "Sound, hearing and acoustics: What exhibits do science museums currently provide?". 2003.
Prefácio / Posfácio
  1. Carvalho, G.S.; Afonso, A.S.; Anastácio, Z.. "Introduction". 2023.
  2. Afonso, Ana S.; Malgieri, M.. "Introduction". Prefácio para Fostering scientific citizenship in an uncertain world (Proceedings of ESERA 2021), Part 1/Strand 1. 2022.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Ensinar a aprender ciências na sala de aula para enfrentar um futuro (in)certo: oportunidades para inspirar, partilhar e (re)construir Metodologias ativas: desafios e interpelações
ESE Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Connecting mathematics and sciences with children's literature: an experiment with Pre-service Preschool Educators CIEAEM 71 conference
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 Portuguese newspapers’ coverage of astronomical research: Opportunities for science education? Winter conference ATEE “Science and Mathematics Education in the 21st century”,
CIEd, Universidade do Minho
2018 Science teacher education in Portugal: is a sustainable future still possible? conferência annual da ATEE “A future for all – teaching for a sustainable society”
University of Gävle
2018 Manual para pais. 5º Congresso internacional em Saúde
CIEC/Universidade do Minho
2018 Atividades laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: exemplos do domínio da ótica II Seminário Internacional de Educação em Ciencias
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2018 Prospective elementary school teachers’ professional development through technology-based modelling Winter Conference ATEE. Technology and innovate learning
Universidade de , Utrecht
2017 A Ciência na Literatura: Construindo Conceitos Científicos pela Desconstrução de Linguagens 4.º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil de Coimbra - “Entre a ciência e a literatura – rotas para a formação de leitores
Casa Municipal da Cultura (Coimbra, Portugal)
2017 Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação Encontro Ciência 2017
2017 The role of language in building common ground in a science museum ESERA 2017: Research, Practice and Collaboration in Science Education
Dublin City University
2017 Newton e a teoria das cores: A linguagem dos guias num museu de ciência II encontro de história da ciência no ensino
Universidade de Coimbra
2016 Educação Formal e Não Formal: Desafios para o Ensino da Física - Oficina 20ª Conferência Nacional de Física, 26.º Encontro Ibérico para o ensino da Física
2016 Os Livros de Divulgação Científica e as Biografias de Cientistas para Jovens 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2014 Aprender Química pelos Textos de Divulgação Científica: Um estudo com alunos do 9º ano XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Tendências atuais em educação em Ciências
Universidade do Algarve

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Aprendizagem baseada em Projetos numa escola em Angola: um estudo sobre as perceções de professores e de alunos do 9.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão e Didática (Mestrado)
2023 - Atual A Utilização de Textos no Ensino das Ciências
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2023 - Atual Contributo dos modelos 3D e das imagens no ensino das ciências no 3.º e no 6.ºano de escolaridade.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2023 - Atual Contributos do manual escolar no ensino das ciências
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2023 - Atual Aprender a questionar e a responder nas aulas de ciências
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2023 - Atual A profissão de cientista nas aulas de ciências
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2022 - Atual O planeta Terra como casa comum. Avaliação de uma intervenção pedagógica em Estudo do Meio e em Ciências Naturais
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2022 - Atual Estimular a Criatividade através da Educação em Ciências: um estudo com alunos do 3º e do 6º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2022/09/05 - 2023/03/04 Educación no formal y enseñanza de las ciencias: Una aproximación a los clubes de ciencia desde la perspectiva del profesorado
Orientador
Estágio científico avançado de doutoramento (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
2022 - 2023 Contributos para promover a literacia do oceano em alunos do 3.º e do 5.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2021 - 2023 Uma abordagem 5E para o ensino do tempo atmosférico e das plantas no 1.º e no 6.º ano de escolaridade
Orientador
Relatório de estágio do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
2021 - 2023 As atividades práticas no ensino das ciências: intervenção pedagógica com alunos do 1.º e 6.º anos de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2018 - 2019 Perspetiva CTS no ensino da física em Angola: um estudo com manuais escolares e professores do 10.ª Classe
Orientador
2018 - 2019 A química orgânica e a perspetivas CTS: um estudo com professores e manuais escolares do 1º ciclo do ensino secundário angolano
Orientador
2017 - 2019 Formação de mediadores para atuação em museus itinerantes de ciências: uma investigação centrada na adequação das formações à diversidade de público visitante
Orientador
2017 - 2019 O museu escola na promoção de competências pessoais e sociais de alunos do 7º ano: o papel de práticas reflexivas
Orientador
2017 - 2018 Intervenção psicossocial em oncologia pediátrica: Revisão de materiais de divulgação junto de pais com filhos com diagnóstico de cancro
Coorientador
2016 - 2017 Mediação em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens: por um ambiente de (con)vivências positivas
Orientador
2016 - 2017 Compreender e desenvolver o Espaço Aberto como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: O papel da supervisão
Orientador
2016 - 2017 Mediação Socioeducativa no contexto de uma Escola Básica: contributos para o desenvolvimento de competências
Orientador
2016 - 2017 As visitas de estudo e aprendizagem das ciências: Uma abordagem em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Orientador
2016 - 2017 Atividades Práticas e desenvolvimento conceptual dos alunos em Estudo do Meio e Ciências Naturais
Orientador
2016 - 2017 Aprender ciências com textos de divulgação científica: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2015 - 2016 O Trabalho laboratorial e o ensino das ciências: Uma experiência em sala de aula com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2015 A aprendizagem cooperativa e o ensino das ciências: Uma experiência com alunos do 1ºe 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - Atual Member of the organization committee - ESERA 2021 conference (2021/08/31)
2019 - 2019 ATEE winter conference, Science and mathematics education in the 21st century (2019 - 2019)
2017 - 2017 IV Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão, I Seminário Nacional de Mediação “Mediação em contextos de vulnerabilidade (2017 - 2017)
2016 - 2016 Contextualização do Ensino e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia – CERACeG (2016 - 2016)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Aprender com ciência: uma abordagem prática e integrada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Francisca Fontes Soares de Sousa (Mestrado)
2023 Aprender ciências na educação pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma abordagem integradora e globalizante dos diversos saberes Maria Manuela Sousa Cunha (Mestrado)
2022 Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no Ensino Secundário Cesarina José Cardoso Augusto (Doutoramento)
2022 O papel dos desenhos na construção de explicações científicas acerca dos fenómenos da Química: Um estudo com alunos do 8.º ano Vanessa Figueiredo Pereira de Andrade (Doutoramento)
2022 Museus que aprendem? A itinerância e a coprodução de conhecimentos na fronteira entre ciência e sociedade Ana Carolina Gonzalez (Doutoramento)
2022 As atividades investigativas e o cantinho das ciências: contributos para a aprendizagem das crianças Jéssica Sofia Macedo de Sousa (Mestrado)
2022 A contribuição da educação ambiental para a sustentabilidade no âmbito da Educação Básica Eduarda Manuela Rocha Oliveira (Mestrado)
2021 Conceção, construção, avaliação de materiais de apoio para o ensino da Física, enculturados na realidade moçambicana – um estudo sobre o voluntariado internacional no âmbito da formação de professores Maria da Conceição Milhais Pinto Mendonça (Doutoramento)
2021 Ensino e aprendizagem da Química por analogia com a Música: um estudo com alunos do ensino artístico especializado de Música Hugo Filipe Rocha Castro Vieira (Doutoramento)
2021 Boas práticas de educação ambiental em jardins botânicos: contributos para a criação de um jardim no Instituto Federal Goiano Elma Aparecida Vieira (Doutoramento)
2021 O processo de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio e das Ciências Naturais com recurso ao lúdico. Helena Raquel Monteiro Silva (Mestrado)
2021 Uma introdução às ciências na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico através de atividades práticas Marta Isabel Afonso Neves (Mestrado)
2021 Investigar para aprender: uma abordagem integrada das ciências no Jardim de Infância Andreia Manuela Pereira Soares (Mestrado)
2021 A Literatura Infantil e a Aprendizagem das Ciências: contributos para uma articulação na Educação Pré-Escolar Rafaela Alexandra Silva Figueiredo (Mestrado)
2020 Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência Participativa: um estudo em Química no ensino básico José Luís da Silva Araújo (Doutoramento)
2020 Simulações computacionais como ferramenta promotora da autonomia e do raciocínio abstrato dos alunos Fátima Maria da Costa Alves de Almeida Araújo (Doutoramento)
2020 A formação inicial de professores e as analogias: um estudo centrado em universidades moçambicanas José Arão (Doutoramento)
2020 Educação para os Valores de Cidadania em Contexto de Jardim-de-infância e Creche: perspetivas de educadores, famílias e crianças Helena Sofia Ferreira Ribeiro (Mestrado)
2019 O multimédia e a realidade virtual nas práticas de comunicação de ciência em espaços não-formais: um estudo das representações sociais Ricardo José Leal Simões (Mestrado)
2018 “Desenvolvimento das práticas de mediação dos professores em contexto de ensino de Ciências Físicas –O papel de ferramentas de ajuda ”, Maria Júlia Madeira Pires Branco (Doutoramento)
2018 Ciências na educação pré-escolar: a construção integrada de saberes e a promoção do envolvimento das crianças Elisabete Maria Peixoto Alves (Mestrado)
2018 Promover as Ciências na Educação Pré-Escolar com Recurso a Atividades Experimentais Ana Catarina Melo Pereira (Mestrado)
2017 Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação de professores de ciências físicas Elisa Maria da Silva Cardoso Saraiva (Doutoramento)
2017 Construção de um plano de formação numa instituição particular de solidariedade social Maria Armanda Pereira Rodrigues (Mestrado)
2017 A água e o trabalho laboratorial no ensino das ciências: Uma análise em sala de aula com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Ana Rita Barreto Henriques (Mestrado)
2015 Construção de práticas de referência no ensino da Física no ensino secundário Ana Edite Rua Miguel da Cunha (Doutoramento)
2014 Perceções de alunos do 11º ano sobre a importância da Química: Um estudo centrado no ensino do tema "Chuva Ácida em articulação com o dia-a-dia Manuel Gomes Silva (Mestrado)
2013 Os Podcasts no ensino da unidade “Do Sol ao Aquecimento: Uma comparação das vantagens educativas da sua integração em E-books e na plataforma Moodle Luís Ferreira (Mestrado)
2013 A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas online: Um estudo com alunos do 7º ano em contexto informal de aprendizagem Luisa Leibovitz (Mestrado)
2013 Guiões de ensino-aprendizagem das ciências para o 1º CEB do circuito elétrico ao eletrónico Sandra Cristina Pinto Condeço Baptista (Mestrado)
2009 Argumentação e aprendizagem das Ciências em diferentes contextos laboratoriais: Um estudo com alunos do 10º ano centrado na Termodinâmica Maria de Fátima Lemos de Oliveira e Sousa (Doutoramento)
2007 As actividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos Alcina Figueiroa (Doutoramento)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual 3.º congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
2022 - 2023 ESERA conference 2023
2022 - 2022 A voz dos professores de C&T
2021/10/26 - 2021/10/28 II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
2020 - 2021 ESERA 2021: Conference
2018 - 2018 A voz de professores UTAD
2017 - 2017 ESERA 2017: Research, Practice and Collaboration in Science Education

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Member of the Editorial Board of the International Journal of Science Education (since 2022)
2016 - Atual Member of the Editorial Board of the Portuguese Journal of Education (since 2016)
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 Perito externo no Seminário Doutoral do curso de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD