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Liliana Simões Ribeiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Marketing e Estratégia em 2016 pelo(a) Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Design de Moda em 2008 pelo(a) Universidade da Beira Interior e Licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário ( ramo vestuário) em 2007 pelo(a) Universidade da Beira Interior. Publicou em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing - Comportamento do consumidor; Marketing - Customização em massa; Comércio online - Vestuário; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Liliana Simões Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Liliana

Identificadores de autor

Ciência ID
281D-A148-4F74
ORCID iD
0000-0002-8110-6944

Endereços de correio eletrónico

  • lilianasimoesribeiro@ua.pt (Profissional)
  • lilianar@ubi.pt (Profissional)
  • lili.ana.s.rib@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The role of Individual behavioural differences on consumer’s intention to purchase online mass-customised apparel products" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2008
Concluído
Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"“O co-design e mass customization no desenvolvimento de uma plataforma on-line de comercialização de vestuário”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2007
Concluído
Design Têxtil e do Vestuário ( ramo vestuário) (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017/09/01 - 2021/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/01 - 2021/09/30 Coordenadora Cientifica da área de Marketing Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/02/01 - 2021/09/30 Coordenadora da Licenciatura em Marketing e Publicidade Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2017/08/01 Assistente Convidada a tempo parcial (50%) Lecionação de aulas práticas e teórico-práticas: Lab.Têxteis criativos (12763) / 1º Ciclo Design de Moda - 120 horas; Lab. de Modelagem e Confeção II (12749) Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/09/01 - 2015/02/01 Assistente Convidada a tempo parcial (50%) Lecionação de aulas práticas e teórico-práticas: Laboratório de Confeção (10880) / 1º Ciclo Design de Moda- 60 horas; Atelier de Confeção (10484) / 2º Ciclo Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/03/01 - 2014/06/30 Bolseira de investigação no Projecto mobilizador 13848 PT21 Powered textiles Sèculo 21 Universidade da Beira Interior, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/03/01 - 2014/06/30 Projecto mobilizador PT21 Powered textiles Século 21
FCOMP-01-0202-FEDER-013848
Bolseiro de Investigação
Universidade da Beira Interior FibEnTech Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2012/03 - 2014/06 Projecto mobilizador PT21 Powered textiles Século 21
FCOMP-01-0202-FEDER-013848
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais
UID/Multi/00195/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 Texboost – Less Commodities More Specialities
Investigador
Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Moura, Mafalda; Ribeiro, Liliana. "Brands and Digital Influencers: Agencies managing influencer advertising campaigns". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour (ICIEMC), Aveiro, 2023.
  2. Lamartine, Camila; Ribeiro, Liliana. "The influence of feminism on the development and branding strategies of fashion brands". Trabalho apresentado em Senses & Sensibility 2019 – Lost in (G)lo,calization, Lisboa, 2019.
    No prelo
  3. Ribeiro, Liliana; Neves, Mariana. "De leftovers a nova aposta do fast Fashion: O reposicionamento da marca Lefties". Trabalho apresentado em CIMODE International Fashion and Design Congress, Madrid, 2018.
    Publicado
  4. Ribeiro, Liliana. "Online Consumer Behaviour of Customised Apparel Products - A Proposed Model". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour (ICIEMC), 2016.
    Publicado
  5. Ribeiro, Liliana. "Implementation of mass customisation: the case of the apparel industry". Trabalho apresentado em International Fashion Conference, Rethinking & Reworking Global Fashion, Ghent, 2014.
    Publicado
  6. Ribeiro, Liliana. "Rebranding de Marcas de Moda – A importância da Identidade Visual". Trabalho apresentado em International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Aveiro, 2014.
    Publicado
  7. Ribeiro, Liliana. "Guidelines to the Development of an e-Commerce Platform for Customized Garments". Trabalho apresentado em IADIS International Conference e-Commerce, Carvoeiro, 2009.
Artigo em revista
  1. Ribeiro, L.S.; Duarte, P.A.O.; Miguel, R.. "Online consumer behaviour of mass-customised apparel products: A hierarchy of traits approach". Journal of Fashion Marketing and Management 21 2 (2017): 158-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019105186&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JFMM-07-2016-0068
  2. Ribeiro, L.S.; Miguel, R.A.L.; Pereira, M.M.R.; Lucas, J.M.; Trindade, I.M.G.. "Human body as fashion space: fashion accessories, design and woven fabrics". Journal of Fashion Marketing and Management 19 3 (2015): 249-257. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938819314&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JFMM-07-2013-0088
  3. Ribeiro, Liliana. "Mass customization: modularity in development of fashion products". International Journal of Management Cases 16 2 (2014): 41-45. http://www.ijmc.org/IJMC/Vol_16.2.html.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ribeiro, Liliana. "Design of Fashion accessories: Fabrics, Modularity and Technology". International Journal of Management Cases 15 4 (2013): 366-372. http://www.ijmc.org/IJMC/Vol_15.4.html.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Ribeiro, Liliana; Maués, Amanda. "Traditional Brands vs. Born-Digital Brands: The Case of the Fashion Industry". In Springer Proceedings in Business and Economics, 298-304. Springer Nature Switzerland, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-31836-8_29
  2. Ribeiro, Liliana; Melissa Farinha. "Portuguese digital agencies and their client’s social networks". In Digital Economy. Emerging Technologies and Business Innovation. 8th International Conference, ICDEc 2023, Braga, Portugal, May2-4, 2023, Proceedings. Springer, Cham., 2023.
    No prelo
  3. Liliana Simões Ribeiro; Melissa Paço Farinha. "Portuguese Digital Agencies and Their Clients’ Social Networks". 2023.
    10.1007/978-3-031-42788-6_17
  4. Lamartine, Camila; Ribeiro, Liliana. "The Influence of Feminism on the Development and Branding Strategies of Fashion Brands". In Developments in Design Research and Practice, 31-42. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-86596-2_3
  5. Ribeiro, Liliana. "Clothing for leisurewear with fashionable and functional wool fabrics". In Textiles, Identity and Innovation: In Touch. London, Reino Unido: CRC Press, 2020.
  6. Reis, Benilde; Miguel, Rui; Ribeiro, Liliana; Pereira, Madalena. "Clothing for leisurewear with fashionable and functional wool fabrics". In Textiles, Identity and Innovation: In Touch, editado por Montagna, Gianni; Carvalho, Cristina. London, Reino Unido: London: CRC Press, 2020.
    Publicado • 10.1201/9780429286872
  7. Barreto, Marcelo; Ribeiro, Liliana Simões. "The Influence of Social Network Sites on Digital Branding". In Reverse Design, 479-486. London, Reino Unido: CRC Press, 2018.
    Publicado • 10.1201/9780429428210
Livro
  1. Lucas, J.M.; Belino, N.J.R.; Miguel, R.A.; Pereira, M.M.; Ribeiro, L.S.. Digital printing techniques for denim jeans. 2015.
    10.1016/B978-0-85709-843-6.00010-X
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Liliana Simões. "The role of individual behavioural differences on consumer's intention to purchase online mass-customised apparel products". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/4389.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 “Desenvolvimento de um plano de comunicação digital para marcas de moda do setor de luxo
Orientador
Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Qual o impacto das ferramentas de Inteligência Artificial no Copywriting
Orientador
Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio na Agência Bastarda – Chat GPT no auxílio do content marketing
Orientador
Marketing e Comunicação Digtal (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio na Agência Bastarda – O Poder do Marketing Digital numa Estratégia de Comunicação
Orientador
Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 O Papel dos Profissionais de Marketing Digital na Estratégia Das redes sociais: Estágio Curricular Na Empresa Wonther
Orientador
Marketing e Comunicação Digital (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Rebranding de pequenos negócios de moda
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das marcas de moda que nascem na internet
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 As Agências Digitais Portuguesas e as Redes Sociais
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2020 - 2021 O Comércio eletrónico dos supermercados em Portugal: A experiência dos consumidores com os métodos de entrega
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2019 - 2021 A reinvenção das department stores na era digital: Um estudo de caso sobre o e-commerce de luxo 24 Sèvres
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - 2020 O design participativo como ferramenta de mitigação do descarte do produto têxtil: uma reflexão
Coorientador
Design Management (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - 2020 Gestão do design de moda sustentável: metodologia para a criação de um projecto de coleção
Orientador
Gestão do Design (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Vogue Portugal: Reflexos da mudança de comunicação de moda na sua Brand Image
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Customização vs Capital de Marcas de Moda: Mudanças na Perceção do Consumidor
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2019 A Massificação do Luxo e o Valor de Marca
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 O Impacto dos movimentos feministas nas marcas de moda
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 A importância do design, branding e cultura visual na criação de uma marca e no mundo da moda
Orientador
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 O papel das redes sociais e dos influencers digitais na promoção e desenvolvimento das marcas de moda através do “Influencer Marketing
Orientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 Consumo consciente de produtos de moda: um estudo geracional
Orientador
Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 The Future Of adidas Retail Services
Coorientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 O Processo Criativo Artístico: as suas implicações na Criação e Conceção numa Marca de Moda
Coorientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 Conceção e criação de uma marca de moda premium
Coorientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2012 - 2013 Rebranding: fundamentos e possibilidades para a evolução de marcas na indústria da moda
Coorientador
Branding e Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - Atual Seminário “In Wool We Trust” e Workshop de feltragem, com Ana Rita Albuquerque, Volume Atelier, no contexto da Unidade Curricular Laboratório de Têxteis Criativos Atividades Extra-curriculares (2018/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - Atual Moderadora da sessão “Rede sustentável”
Conferência
Fashion Revolution
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/22 Brand Loyalty e Brand Image: influências nas escolhas dos consumidores de Fast Fashion
Arguente principal
Lara Catarina Ribeiro Beato (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/09/05 Exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
Arguente principal
Rodolpho Tsvetcoff Ferreira (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/07/26 O Poder do Marketing Digital e as Empresas de Swimwear em Portugal
Arguente principal
Mafalda Valadas de Freitas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/06/26 A Marca e o Consumidor no Instagram: A estratégia de Comunicação de Dois Projetos no Universo Português
Arguente principal
Maria Rui de Almeida Monteiro da Costa Azevedo (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/12/05 Study of blind and visually impaired individuals and their emotional relation with clothing brands
Vogal
Liliana Maria Gonçalves Pina (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/10/06 Publicidade Exterior em Portugal num contexto pandémico: Estudo de Caso da Mop
Arguente principal
Inês Vanessa Caetanicho Bento (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/10/06 Aplicação de Tendências na Comunicação em Marcas de Moda
Arguente principal
Maria Francisca de Barros Ferreira (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/01/25 Brand personality and provocative crisis communication – a case study on True Fruits
Arguente principal
Alexandra Neumaier (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/01/18 The dialetics between femininity and feminism in the identity construction of dior: An analysis of the debut collection by Maria Grazia Chiuri
Arguente principal
Thais da Costa Monteiro de Souza (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021/11 O Instagram como ferramenta da Estratégia de Inbound Marketing
Arguente principal
Maria Alvares Machado (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021/04 O green gap e os consumidores portugueses – motivações, práticas e impedimentos do consumo verde
Arguente principal
Maria Teresa Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/03 From ownership to usership:Predicting value creation factors for efficient Marketing communication activities in the electric scooter sharing market
Arguente principal
Fanny Baur (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/02 Fidelização de clientes através de aplicações móveis
Arguente principal
Mafalda Caldeira Rosa (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2021/02 A cor na comunicação visual do Instagram: Um estudo de caso da marca de underwear Pantys
Arguente principal
Camila Rodrigues de Oliveira (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 A estampa como diferencial de marca
Arguente
Maria Eduarda Souza (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2020 Apreciação feminina sobre a experiência de marca no mercado de underwear: Intimissimi e Tezenis
Arguente
Mariana Teixeira Beserra (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2019 Implementing CSR in the fashion industry: measuring the designers' perceptions and commitment
Arguente
Magdalena Barbara Plonka (Doutoramento)
2019 “O corpo na fotografia: Uma análise das representações do uso do corpo feminino na moda”
Arguente
Carolina Alves de Castro (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 “Sites de Redes Sociais para as Marcas de Moda. A Perspetiva do Consumidor”
Arguente
Elisabete Pires de Jesus (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 “KAPABLE Criação de marca”
Arguente
Mélissa Yabah Domingues Able (Mestrado)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 Moda (in)consciente
Arguente
Cristina Isabel da Silva Couto (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 A Estratégia de Adaptação das Lojas Físicas Face ao Crescimento das Lojas Virtuais
Arguente
Nathalie Teixeira Laranjeira Correia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Retalho de Moda: Branding e Estratégias de Comunicação
Arguente
Márcia Lopes da Silva (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2018 Co-Branding Como Fator Criador Ou Destruidor de Valor Entre Marcas de Moda
Arguente
Carla Sofia Pereira Bernardo (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 The Insomnia Project: Contributos sobre o papel dos Fashion Films na comunicação de Moda
Arguente
Inês Alessandra da Cunha Gomes (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 FashionDeli Lisbon Fashion Pop Up Market: A curated pop-up retail concept showcasing and nurturing emerging fashion designers
Arguente
Alexandra Sulzynska (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2017 Aplicação do Design Funcional na Conceção de uma Peça de Vestuário Sustentável
Arguente
Camila Isabel Coelho dos Santos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Journal of Fashion Marketing and Management (1361-2026) Emerald Publishing
2017 - 2018 Journal of Fashion Marketing and Management (1758-7433) Emerald (MCB UP )

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/09 - Atual 3º ciclo em Design de Moda, Defesa de Proposta de Tese, Liliana Pina, “Do i fit in? Study of blind and visually Impaired individuals and their Emotional relation with Clothing brands” Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/06 - Atual 3º ciclo em Design de Moda, Defesa de Proposta de Tese, Prafulla Kumar Padhi, “Valuation of ethical fashion smart wearable BGSS at its inception” Universidade do Minho, Portugal
Distinções

Outra distinção

2016 BEST PAPER AWARD