???global.info.a_carregar???
Pedro André Ribeiro Marques. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2017/08/01 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Leitor no(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida e Professor Auxiliar no(a) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Memória; Memory; Psicologia Cognitiva; Cognição Social; Intervenção Comunitária; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro André Ribeiro Marques

Nomes de citação

  • Marques, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
381B-91B2-935B
ORCID iD
0000-0001-8873-2203

Endereços de correio eletrónico

  • pedro.marques@ipiaget.pt (Profissional)
  • pmarques@ispa.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2017/08/01
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Cognitiva
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Learning with the test – adapting encoding strategies to the retrieval requisites" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2007 - 2010
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Cognição Social Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"A controlabilidade da extracção do gist: explicando um processo difuso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2017 - 2021 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2016 - 2017 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
2011 - 2012 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
2018 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2017/03/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2016 Memory as a final causal structure: effects of a thematic heuristic in false memories.
SFRH/BD/78697/2011
Bolseiro de Doutoramento
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/09 - Atual "RadioATIVIDADE" - Programa PARTIS & Art for Change
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2015/03/01 - Atual Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/09 - 2022/09 "Espíritos Livres" - Apoio em Parceria | Programa Arte e Reinserção Social
10125
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Terceira Pessoa, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Felismino, Marília; Luiz, Ricardo; Castela, Marta; Marques, Pedro. "Optimization of user satisfaction on an augmented reality based guided tour". Trabalho apresentado em Measuring Behavior 2010, Eindhoven, 2010.
    Publicado • 10.1145/1931344.1931387
  2. Marques, Pedro; Luiz, Ricardo; Felismino, Marília; Castela, Marta. "Towards the Use of Psychological Variables in User Profiling". Trabalho apresentado em Measuring Behavior 2010, Eindhoven, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, I.; Marques, Pedro; Nisa, Andreia; Carvalhinho, S.; Gil, A.; Silva, O.; Bártolo, Ana. "“Free Spirits”: a mixed-methods evaluation of an artistic intervention program for inmates". The Prison Journal 104 4 (2024): 472-495. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00328855241263513.
    Publicado • https://doi.org/10.1177/00328855241263513
  2. Palma, Tomás; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Hagá, Sara; Payne, Keith. "Learning what to inhibit: The influence of repeated testing on the encoding of gender and age information.". Journal of Personality and Social Psychology 116 6 (2019): 899-918. http://dx.doi.org/10.1037/pspa0000162.
    Publicado • 10.1037/pspa0000162
  3. Orghian, Diana; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Braga, Joao. "Memory and conceptual learning of relevant and non-relevant items in item-method directed forgetting". Memory 26 9 (2018): 1233-1243. http://dx.doi.org/10.1080/09658211.2018.1441424.
    10.1080/09658211.2018.1441424
  4. Garcia-Marques, L.; Nunes, L.D.; Marques, P.; Carneiro, P.; Weinstein, Y.. "Adapting to test structure: Letting testing teach what to learn". Memory 23 3 (2015): 365-380. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84924228188&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09658211.2014.889166
Capítulo de livro
  1. Silva, Isabel; Marques, Pedro; Bártolo, Ana; Nisa, Andreia. "Avaliação do Projeto Espíritos Livres: Práticas de intervenção artística em contexto prisional". In Espíritos Livres, 46-52. Castelo Branco, Portugal: Terceira Pessoa, 2022.
    Publicado
  2. Marques, Pedro. "Memoria: onde a Psicologia Cognitiva encontra a sala de aula". In Atas do Ciclo de Conversas "5as na Quinta": A Psicologia e a Memoria., editado por Bourscheid, Fábio. Pinhal Novo, Portugal: Fundação COI, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Nunes, Ludmila. "Aprender com a recordacao: O impacto da estrutura de teste nos efeitos inibitorios de part-list cueing". Trabalho apresentado em 17º Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Psicologia Experimental, 2023.
  2. Silva, Isabel; Marques, Pedro; Bártolo, Ana; Nisa, Andreia; Gil, A.; Silva, O.; Carvalhinho, S.. "Relationship between emotion regulation strategies and resilient coping of inmates". Trabalho apresentado em European Conference - Lisbon Addictions, 2022.
  3. Silva, Carolina; Oliveira, Tomás; Saraiva, V.; Silva, Isabel; Marques, Pedro. "Change Blindness: the influence of circadian variations in the selective attention.". Trabalho apresentado em 2nd Health & Well-being Intervention International Congress, 2021.
  4. Correia, I.; Rodrigues, C.; Almeida, B.; Silva, Isabel; Marques, Pedro. "The influence of alcohol consumption on beliefs about memory in university students". Trabalho apresentado em 2nd Health & Well-being Intervention International Congress, 2021.
  5. Lapa, Ana; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Nunes, Ludmila. "Learning from experience: Adapting to repeated part-list cueing.". Trabalho apresentado em 3rd Meeting of the PhD students from the Mind-Brain College of the University of Lisbon, 2017.
  6. Marques, Pedro; Garcia-Marques, Leonel; Orghian, Diana. Autor correspondente: Marques, Pedro. "Adapting to the retrieval requirements: When testing word location hinders semantic activation". Trabalho apresentado em 2nd International Meeting of the Psychonomic Society, 2016.
  7. Marques, Pedro; Garcia-Marques, Leonel; Carneiro, Paula; Nunes, Ludmila. "Aprendendo a estrutura do teste: conseque^ncias e caracteri´sticas adaptativas". Trabalho apresentado em 8º Encontro da Associac¸a~o Portuguesa de Psicologia Experimental, 2013.
  8. Nunes, Ludmila; Sommers, Mitchell; Marques, Pedro. "Sometimes order matters: Order of presentation influences semantic memory but not phonological illusions.". Trabalho apresentado em 52nd Meeting of the Psychonomic Society, 2011.
Relatório
  1. Silva, Isabel; Marques, Pedro; Bártolo, Ana; Nisa, Andreia. 2022. Relatório de Avaliação Externa: Projeto “Espíritos Livres”.
Tese / Dissertação
  1. "Learning with the test: adapting encoding strategies to the retrieval requisites". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28325.
  2. "A controlabilidade da extracção do gist: explicando um processo difuso". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2713.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/02 Ajustamento psicossocial: efeitos do teatro radiofónico em contexto de reclusão 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Egas Moniz School of Health & Science (Almada, Portugal)
2023/10/20 Apresentação dos resultados preliminares do impacto social do Projeto RadioATIVIDADE Seminário intercalar, organização: Terceira Pessoa & Estabelecimento Prisional da Guarda
Estabelecimento Prisional da Guarda (Guarda, Portugal)
2023/05/27 Relationship between fear of COVID-19 and academic experiences of post-lockdown university students 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2023/05/27 The role of artistic activities in the emotional regulation among a community sample 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2023/05/05 Examining emotion regulation strategies and resilient coping in long-term inmates: a comparative analysis 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/09/23 Avaliação externa do impacto do projecto "Espíritos Livres": principais resultados Desenlear Pensamento
Estabelecimento Prisional da Guarda (Guarda, Portugal)
2020/06/30 The role of task-relevance and cue-diagnosticity for the extraction of multiple social categories from faces. 19th General Meeting of the European Association of Social Psychology
European Association of Social Psychology (Krakow, Polónia)
2016/03/17 Memo´ria, aprendizagem e testes: Intersecc¸o~es Laborato´rio X Pra´ticas Educativas. Ciclo de Conversas em Psicologia, Memo´ria e Aprendizagem: Pra´ticas que beneficiam o conhecimento
Fundação COI (Pinhal Novo, Portugal)
2015/10/02 Adapting to test structure: testing location and turning things around CogFog Meeting
Bjork Learning & Forgetting Lab, University of California Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
2015/08/14 Adapting to the test structure: How testing our memory boosts and (sometimes) hinders learning CogFog Meeting
Bjork Learning & Forgetting Lab, University of California Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
2015/04/18 It’s not the cards you’re dealt, it’s how you play the game: On the adaptive impact of retrieval on encoding. 10º Encontro da Associac¸a~o Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Faro, Portugal)
2014/12/06 O teste comanda o estudo: adaptacao da codificacao as necessidades da recuperacao. 3º Seminário Pedagógico de Investigação em Psicologia da FPUL
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2013/08/23 Learning the test structure: Consequences and adaptive characteristics 15th European Social Cognition Network Transfer of Knowledge Conference (ESCON)
European Social Cognition Network (Vilnius, Lituânia)
2013/06/20 Aprendendo a estrutura do teste: consequências e características adaptativas VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010/02/04 Atractividade dos Bairros de Lisboa - A influencia da Identidade Local e da Percepcao de Risco. VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 A dislexia na aprendizagem da filosofia: Perspectivas dos alunos.
Orientador
Projeto de Investigac¸a~o e Ac¸a~o Educativa, Po´s-graduac¸a~o em Educac¸a~o Especial: Domi´nio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/29 To Err is Human, To Avoid Err is Even More Human: The Impact of Error Avoidance on the Selection of Learning Environments.
Arguente
André Filipe Lourenço Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/09 - 2022/09 Avaliação do impacto de intervenção artística no seio do projecto "Espíritos Livres" no Estabelecimento Prisional da Guarda
Avaliador
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Disciplinas: Métodos e Técnicas de Investigação; Softwares de Análise de Dados (Pós-Graduação)
2018 - Atual Psicologia Cognitiva Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2018 - Atual Neurocie^ncias Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2017 - Atual Temas Avanc¸ados em Cie^ncia Cognitiva - Mo´dulos: Cognic¸a~o e Memo´ria; Processos Ba´sicos em Sistemas Inteligentes; Modelos de Atenc¸a~o Neurociências Cognitivas e Comportamentais (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - Atual Cognição e Memória Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022 - 2023 Softwares de Análise de Dados Pós-Graduação em Métodos de Investigação e Análise de Dados Avançada – Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pós-Graduação) Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
2022/08 - 2022/10 Métodos e Técnicas de Investigação Pós-Graduação em Métodos de Investigação e Análise de Dados Avançada – Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pós-Graduação) Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique
2017 - 2021 Po´s-Graduac¸a~o em Psicologia do Consumidor (Mo´dulos: Memo´ria e Consumo; Temas de Cognic¸a~o Social) Psicologia do Consumidor (Pós-Graduação) Instituto CRIAP, Portugal
2019 - 2020 Epistemologia e Sistema das Ciências Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2015 - 2018 Temas de Memo´ria - Mo´dulo: O poder dos testes Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Cognic¸a~o Social - Mo´dulo: Testes de Memo´ria e Formac¸a~o de Impresso~es Psicologia (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - 2014 Processos Cognitivos Automáticos: Atenção, Percepção e Processos Automáticos; Persecuc¸a~o de Objectivos e Processos Automa´ticos Psicologia (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal