Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro André Ribeiro Marques
Nomes de citação
- Marques, Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 381B-91B2-935B
- ORCID iD
- 0000-0001-8873-2203
Endereços de correio eletrónico
- pedro.marques@ipiaget.pt (Profissional)
- pmarques@ispa.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2017/08/01
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Cognitiva
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Learning with the test – adapting encoding strategies to the retrieval requisites" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2007 - 2010
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Cognição Social Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"A controlabilidade da extracção do gist: explicando um processo difuso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal |
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | ||
2017 - 2021 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | ||
2016 - 2017 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal | ||
2011 - 2012 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2018 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2017/03/01 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2016 | Memory as a final causal structure: effects of a thematic heuristic in false memories.
SFRH/BD/78697/2011
Bolseiro de Doutoramento
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | "RadioATIVIDADE" - Programa PARTIS & Art for Change
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
2015/03/01 - Atual | Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021/09 - 2022/09 | "Espíritos Livres" - Apoio em Parceria | Programa Arte e Reinserção Social
10125
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Terceira Pessoa, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/02 | Ajustamento psicossocial: efeitos do teatro radiofónico em contexto de reclusão | 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Egas Moniz School of Health & Science (Almada, Portugal)
|
2023/10/20 | Apresentação dos resultados preliminares do impacto social do Projeto RadioATIVIDADE | Seminário intercalar, organização: Terceira Pessoa & Estabelecimento Prisional da Guarda
Estabelecimento Prisional da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2023/05/27 | Relationship between fear of COVID-19 and academic experiences of post-lockdown university students | 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2023/05/27 | The role of artistic activities in the emotional regulation among a community sample | 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2023/05/05 | Examining emotion regulation strategies and resilient coping in long-term inmates: a comparative analysis | 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023)
Instituto Piaget de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2022/09/23 | Avaliação externa do impacto do projecto "Espíritos Livres": principais resultados | Desenlear Pensamento
Estabelecimento Prisional da Guarda (Guarda, Portugal)
|
2020/06/30 | The role of task-relevance and cue-diagnosticity for the extraction of multiple social categories from faces. | 19th General Meeting of the European Association of Social Psychology
European Association of Social Psychology (Krakow, Polónia)
|
2016/03/17 | Memo´ria, aprendizagem e testes: Intersecc¸o~es Laborato´rio X Pra´ticas Educativas. | Ciclo de Conversas em Psicologia, Memo´ria e Aprendizagem: Pra´ticas que beneficiam o conhecimento
Fundação COI (Pinhal Novo, Portugal)
|
2015/10/02 | Adapting to test structure: testing location and turning things around | CogFog Meeting
Bjork Learning & Forgetting Lab, University of California Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2015/08/14 | Adapting to the test structure: How testing our memory boosts and (sometimes) hinders learning | CogFog Meeting
Bjork Learning & Forgetting Lab, University of California Los Angeles (Los Angeles, Estados Unidos)
|
2015/04/18 | It’s not the cards you’re dealt, it’s how you play the game: On the adaptive impact of retrieval on encoding. | 10º Encontro da Associac¸a~o Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Faro, Portugal)
|
2014/12/06 | O teste comanda o estudo: adaptacao da codificacao as necessidades da recuperacao. | 3º Seminário Pedagógico de Investigação em Psicologia da FPUL
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013/08/23 | Learning the test structure: Consequences and adaptive characteristics | 15th European Social Cognition Network Transfer of Knowledge Conference (ESCON)
European Social Cognition Network (Vilnius, Lituânia)
|
2013/06/20 | Aprendendo a estrutura do teste: consequências e características adaptativas | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010/02/04 | Atractividade dos Bairros de Lisboa - A influencia da Identidade Local e da Percepcao de Risco. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2021 | A dislexia na aprendizagem da filosofia: Perspectivas dos alunos.
Orientador
|
Projeto de Investigac¸a~o e Ac¸a~o Educativa, Po´s-graduac¸a~o em Educac¸a~o Especial: Domi´nio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/29 | To Err is Human, To Avoid Err is Even More Human: The Impact of Error Avoidance on the Selection of Learning Environments.
Arguente
|
André Filipe Lourenço Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/09 - 2022/09 | Avaliação do impacto de intervenção artística no seio do projecto "Espíritos Livres" no Estabelecimento Prisional da Guarda
Avaliador
|
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal | Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Disciplinas: Métodos e Técnicas de Investigação; Softwares de Análise de Dados | (Pós-Graduação) | |
2018 - Atual | Psicologia Cognitiva | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2018 - Atual | Neurocie^ncias | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2017 - Atual | Temas Avanc¸ados em Cie^ncia Cognitiva - Mo´dulos: Cognic¸a~o e Memo´ria; Processos Ba´sicos em Sistemas Inteligentes; Modelos de Atenc¸a~o | Neurociências Cognitivas e Comportamentais (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2017 - Atual | Cognição e Memória | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
2022 - 2023 | Softwares de Análise de Dados | Pós-Graduação em Métodos de Investigação e Análise de Dados Avançada – Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pós-Graduação) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2022/08 - 2022/10 | Métodos e Técnicas de Investigação | Pós-Graduação em Métodos de Investigação e Análise de Dados Avançada – Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pós-Graduação) | Universidade Jean Piaget de Moçambique, Moçambique |
2017 - 2021 | Po´s-Graduac¸a~o em Psicologia do Consumidor (Mo´dulos: Memo´ria e Consumo; Temas de Cognic¸a~o Social) | Psicologia do Consumidor (Pós-Graduação) | Instituto CRIAP, Portugal |
2019 - 2020 | Epistemologia e Sistema das Ciências | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal |
2015 - 2018 | Temas de Memo´ria - Mo´dulo: O poder dos testes | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2016 - 2016 | Cognic¸a~o Social - Mo´dulo: Testes de Memo´ria e Formac¸a~o de Impresso~es | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2014 - 2014 | Processos Cognitivos Automáticos: Atenção, Percepção e Processos Automáticos; Persecuc¸a~o de Objectivos e Processos Automa´ticos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |