Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Rita Faria
- Data de nascimento
- 1988/11/09
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Faria, Ana Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3E11-811D-28C5
- ORCID iD
- 0000-0002-6565-8757
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012 - 2017
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009 - 2011
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em especialização em Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
|
2006 - 2009
Concluído
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget de Almada, Portugal |
2017/09 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01 - Atual | School Manager | Happy Code, Portugal |
Happy Code, Portugal | ||
2020/05 - 2021/06 | Consultora de Recursos Humanos | Go4Mobility, Portugal |
Go4Mobility, Portugal | ||
2013 - 2020 | Membro efetivo da direção | Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal |
Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal | ||
2019/09 - 2019/12 | Consultora | Grow-ing, Portugal |
Grow-ing, Portugal | ||
2017/10 - 2019/09 | Diretora Técnica | Residência Geriátrica do Vale Pequeno, Portugal |
2011/01 - 2012/01 | Formadora | EspiralSoft, Portugal |
EspiralSoft, Portugal | ||
2010/09 - 2011/08 | Estagiária no Projeto Metas de Aprendizagem | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/01 - 2016/12 | Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas
SFRH/ BD/ 87243/ 2012
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2011 | Projeto Metas de Aprendizagem
00000
Estagiária
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2020 | Projeto FAINA 1:1
00000
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2017 | Mapping of Whole Child Development (WCD) pedagogies and models in Western Europe - American Institutes for Research (AIR)
00000
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2014 | Projeto Educativo Local do Fundão – Educação para a Cidadania
00000
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/04/09 | Novas Abordagens ao Conceito de Manual Escolar (em digital): Evidencias, Conclusões e Desafios do Projeto FAINA | XXXI ACISE International Conference
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2017/05/19 | O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas | ENCONTRO SOBRE CURRÍCULO: O CURRÍCULO ESTÁ MORTO?
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/07 | O impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. Resultados preliminares de dois estudos de caso | VII FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/05/06 | A Formação Pós-Graduada dos Professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2016 | A formação pós-graduada dos professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso | V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2015/07/08 | O Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas | VI FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/05/09 | A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores | CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2015/01/30 | Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas: Dois estudos de caso | XXII COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. CONTRIBUTOS
DA INVESTIGAÇÃO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso – resultados preliminares | XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores | V Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2014/02/01 | Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar: Dados para a construção de um instrumento de caracterização – perspetiva transversal num ano de 3.º ciclo | SEMINÁRIO TEMÁTICO
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2013/11/30 | A Visão dos Professores: Resultado dos questionários a docentes com pós-graduação | SEMINÁRIO 2: QUE FAZEMOS COM O SABER ADQUIRIDO PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÕES PÓS-GRADUADAS?
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2013/07/04 | Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas | IV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/02/02 | Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? | XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/01/31 | Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação | XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/09/01 - 2020 | Supervisão e Administração Escolar
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/26 - 2021/01/29 | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida (2021/01/26 - 2021/01/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/01/30 - 2020/02/01 | XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Bem-estar (2020/01/30 - 2020/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/06/03 - 2019/06/05 | IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos
múltiplos (2019/06/03 - 2019/06/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2019/01/31 - 2019/02/02 | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação (2019/01/31 - 2019/02/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/09/10 - 2018/09/12 | IV Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade (2019/09/10 - 2019/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2018/02/01 - 2018/02/03 | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em
Portugal. (2018/02/01 - 2018/02/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/05/19 - 2017/05/19 | Encontro sobre Currículo. O currículo está morto? (2017/05/19 - 2017/05/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/02/02 - 2017/02/04 | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal A Escola: Dinâmicas e Atores (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2016/01/28 - 2016/01/30 | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores (2016/01/28 - 2016/01/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/09/10 - 2015/09/12 | XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências O diálogo intercultural: estudo comparativo das concepções de professores do
Brasil e de Portugal (2015/09/10 - 2015/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2015/01/29 - 2015/01/31 | XXII Colóquio da AFIRSE Portugal Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação (2015/01/29 - 2015/01/31)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2014/01/30 - 2014/02/01 | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento (2014/01/30 - 2014/02/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/01/31 - 2013/02/02 | XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013/01/31 - 2013/02/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
2012/07/12 - 2012/07/15 | IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares (2012/07/12 - 2012/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/05 | Diferentes perspetivas sobre o processo de ensino-aprendizagem à luz dos paradigmas pedagógicos
Arguente principal
|
Lyubov Clemens (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2020/11/01 | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2019/09/01 - 2019/11/01 | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2019/01/03 - 2019/03/03 | IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2018/09/01 - 2018/11/01 | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2017/09/01 - 2017/11/01 | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2016/09/01 - 2016/11/01 | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2015/09/01 - 2015/11/01 | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2014/09/01 - 2014/11/01 | XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - 2019 | Avaliadora externa de políticas públicas. V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação; V Plano
Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, III Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital
Feminina, III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Avaliador
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/01/05 - Atual | Programação e Robótica | Programação e Robótica (Menos de 4 anos de escolaridade) | |
2020/01/05 - Atual | Programação e Robótica | Programação e Robótica (Ensino básico 1º ciclo) | Happy Code, Portugal |
2017/09 - Atual | Sociologia e Ética em Educação | mestrado em Educação Moral e Religiosa Católica | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal |
2020/10 - 2021/01 | Teorias e Modelos em Educação | mestrado em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget de Almada, Portugal |
2017/09 - 2019/06 | Metodologias de Investigação em Educação | mestrado em Ciências da Educação (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2018/09 - 2019 | Avaliação do Desempenho Docente | mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2017/09 - 2019 | Temas Atuais de Educação | mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2017 - 2019 | Metodologias de Investigação | licenciatura em Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | CRC-W: Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing |