???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Eduardo José Marcos Camilo

Nomes de citação

  • Camilo, Eduardo

Identificadores de autor

Ciência ID
4018-D3CF-CFD5
ORCID iD
0000-0002-0719-291X

Telefones

Telemóvel
  • 968829638 (Pessoal)

Moradas

  • Raua Egas Moniz, nº 147, 3º esquerdo, 2870-147, Montijo, Montijo, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Ciências da Comunicação (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Aprovado
2002
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"O cartaz revolucionário em Portugal (1974-1975)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "O «vestuário publicitário» ou a figuração de moda ao serviço da publicidade.". Trabalho apresentado em I congresso Ibérico de Semiótica, Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos. "Da violação das consciências. Configurações de ilegitimidade publicitária". Trabalho apresentado em Congresso do CUICIID., Madrid, 2014.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "Isto ainda não acabou", Jornal do Fundão, 2020, Reprtagem
Artigo em revista
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "Humour in Conspiracy Theories: notes about caricatures concerning the “Troika” intervention in Portugal (2011-2014)". Argumentum Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric 18 2 (2020): 81-116. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2015.07.045.
    Publicado • 10.1016/j.paid.2015.07.045
  2. Eduardo José Marcos Camilo. "Las modalidades del ethos en la publicidad". adComunica. Revista Científica del Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación 19 (2020): 253-272.
    Publicado
  3. Eduardo José Marcos Camilo. "Uma enunciação virtuosa. Sobre o estatuto do ethos das marcas no discurso publicitário". Rethoriké - REvista digital de retórica 6 (2019):
    Publicado
  4. Eduardo José Marcos Camilo. "The «forever young» canon. Figurações publicitárias da feminilidade / The "forever young" canon. Figurations of the advertising of femininity". Revista de Comunicación da SEECI 129 39 (2016):
    Publicado
  5. Eduardo José Marcos Camilo. "Suspicion, Denunciation, Revolt. On Textual Particularities of Conspiracy Theories". (Monographic issue of) Lexia (2016): 141-156.
    Publicado
  6. Eduardo José Marcos Camilo. "Contribuições para uma abordagem semiótica à publicidade de choque". Revista Historia y Comunicación Social 18 1 (2013): 184-194.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Eduardo José Marcos Camilo. "Dimensões corporativas da comunicação local: uma proposta de modelo/Local communication corporate dimensions: a model proposal/ Dimensiones corporativas de la comunicación local: una propuesta modelo". Revista Foco em Extensão 4 (2011): 107-122.
    Publicado
  8. Eduardo José Marcos Camilo. "Um fraco ‘docere’; um intenso ‘delectare’; a obsessão pelo ‘co-movere’. Apontamentos sobre a montagem do filme de publicidade". Revista de comunicação e linguagens 36 (2005): 177-191.
    Publicado
  9. Eduardo José Marcos Camilo. "Um futuro mais que perfeito” - Apontamentos sobre o ‘deliberativo publicitário". Vértice 115 (2004): 75-85.
    Publicado
  10. Eduardo José Marcos Camilo. "Eficácia vs democracia. Implicações para actividade comunicacional dos municípios". Liberdade, Anais Científicos da Universidade Independente (2003): 31-43.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "A encenação cinematográfica da distopia nas teorias da conspiração (Francis Ford Coppola, John Carpenter e Richard Donner)". In Imaginários distópicos: metáforas e ficções, editado por João Carlos Correia; Anabela Gradim; Ricardo Morais, 153-166. Covilhã, Portugal: LABCOM Books, 2020.
    Publicado
  2. Eduardo José Marcos Camilo. "Valores e valorizações no texto estratégico: o caso de Lisboa como destino turístico". In Marca lugar, comunicação e cultura, editado por Adriano de Oliveira Sampaio; Claudiane Carvalho; Inês Martins; Lidiane Pinheiro. Salvador da Baía: EDUFBA, 2020.
    Publicado
  3. Eduardo José Marcos Camilo. ""Eu já Sabia!" Configurações da suspeição na textualidade das teorias da conspiração.". In Sobre suspeita e culturas da desconfiança. Fundamentos e práticas., editado por Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha, 111-138. Coimbra, Portugal: Minerva, 2018.
    Publicado
  4. Eduardo José Marcos Camilo. "O estigma como estratégia de dissuasão. A propósito de um anúncio de publicidade". In La vitesse des signes (The Speed of Signs), editado por Isabel Marcos. 2015.
    Publicado
  5. Eduardo José Marcos Camilo; Camilo, Eduardo. "Elementos semióticos para una contextualización de la manipulación de publicidad". In Lenguages y persuasión: nuevas creaciones narrativas, editado por David Caldevilla Dominguez, 251-270. Madrid, Espanha: ACCI, 2015.
    Publicado
  6. Eduardo José Marcos Camilo. "”Nunca mais acredito em ti!”. Configurações semióticas do cepticismo enquanto processo de retaliação". In Manipulação e persuasão. Posições e contra-posições., editado por Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos. Lisboa, Portugal: Fénix, 2015.
    Publicado
  7. Camilo, Eduardo. "Do choque na publicidade. Uma aproximação semiótica". In Análisis audiovisual y publicitario actuales, editado por Clara Janneth Martínez, 83-102. Madrid, Espanha: Visión Libros, 2014.
    Publicado
  8. Camilo, Eduardo; Francisco Javier Gomez Tarín. "En torno a la disuasión como modalidad de manipulación. Algunos apuntes a propósito de un filme publicitario". In Narrativas [mínimas] audiovisuales, editado por Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 16-35. Barcelona: Shangrila, 2014.
    Publicado
  9. Camilo, Eduardo. "Desafios ao agendamento intermediático. Reflexões sobre os desabafos de Pedro Passos Coelho". In Participação política e Web 2.0., editado por Camilo, Eduardo; Serra, Paulo; Gonçalves, Gisela, 133-150. Covilhã, Portugal: LABCOM Books, 2013.
    Publicado
  10. Camilo, Eduardo. "“By the time I’ve counted to 10, you’ll be an homeless!” O estigma como estratégia de dissuasão no Marketing Social.". In Comunicação Política e Económica. Dimensões Cognitivas e Discursivas, editado por Augusto Soares da Silva; Miguel Gonçalves; Luísa Magalhães; José Cândido Martins, 409-420. Braga, Portugal: Universidade Católica Portuguesa/ALETHEIA – Associação Científica e Cultural, 2013.
    Publicado
  11. Camilo, Eduardo. "Contribuições para uma teoria da narratividade a publicitária /Contribuiciones a una teoría de la narratividad publicitaria". In Partilhar saberes/Saberes para compartir, editado por Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 161-196. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2011.
    Publicado
  12. Camilo, Eduardo. "Un leve ‘docere’; un intenso ‘delectare’; la obsesión por ‘co-movere’. Apuntes sobre el montaje del film publicitario". In Metodologias de análisis del film, editado por Javier Marzal Felici; Francico Javier Gomez Tarín, 265-280. Madrid, Espanha: Édipo, 2007.
    Publicado
  13. Camilo, Eduardo. "Procesos de influencia o de argumentación? Anotaciones sobre la especificidad de las estrategias publicitarias de las campañas de sensibilización". In Médios de comunicación y solidariedad. Reflexiones en torno a la (des) articulación social., editado por Eloisa Nos Aldas, 121-154. Castellón, Espanha: Universidad Jaume I, 2006.
    Publicado
  14. Camilo, Eduardo. "A moda na publicidade: apresentações com estilo e o estilo nas apresentações". 87-108. Lisboa, Portugal: Lusocom, 2005.
    Publicado
  15. Camilo, Eduardo. "A monstruosidade das marcas: da massificação à absoluta singularidade". In Teorias da Comunicação, editado por João Carlos Correia; Dos Santos, José Manuel Dos Santos, 181-202. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2004.
    Publicado
  16. Camilo, Eduardo. "“Minoria Tenebrosa, “Maioria Silenciosa”. A sátira e a invectiva no cartaz político (1974-1975)". In Comunicação e poder, editado por João Carlos Correia, 121-172. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2002.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Eduardo José Marcos Camilo. Sala 2.6. Edição pessoal, 2018.
Edição de livro
  1. Marques Cardoso, Sebastião. Sobre suspeita e culturas de desconfiança. Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Camilo, Eduardo. Manipulação e persuasão. Posições e contra-posições.. Lisboa, Portugal: Fénix. 2015.
    Publicado
  3. Camilo, Eduardo. Narrativas [mínimas] audiovisuales.. Barcelona, Espanha: Shangrila. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Camilo, Eduardo. Participação política e Web 2.0.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2013.
    Publicado • Editor
  5. Camilo, Eduardo. Partilhar saberes/Saberes para compartir: novos desafios, novos modelos de comunicação.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2011.
    Publicado • Editor
  6. Camilo, Eduardo. Saberes para compartir I Partilhar saberes: estudos de comunicação - análise, discursos e desafios tecnológicos.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2006.
    Publicado • Editor
  7. Camilo, Eduardo. Informação e Comunicação on line. .. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2003.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Camilo, Eduardo. Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária. Temáticas, problemáticas, linguagens. Alemanha: Editora on line More books. 2017.
    Publicado
  2. Camilo, Eduardo. Ensaios de comunicação estratégica.. Covilhã: LABCOM. 2010.
    Publicado
  3. Camilo, Eduardo. Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária.. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2010.
    Publicado
  4. Camilo, Eduardo. O cartaz partidário em Portugal (1974-1975). .. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2004.
    Publicado
  5. Camilo, Eduardo. Estratégias de comunicação municipal.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 1998.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha. "Apresentação". Prefácio para Sobre Suspeita e Culturas da Desconfiança, editado por Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha, 9-13. Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Publicado
  2. Camilo, Eduardo. "Prólogo". Prefácio para Narrativas [mínimas] audiovisuales, editado por Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 10-14. Barcelona, Espanha: Shangrila. 2014.
    Publicado
Relatório
  1. Eduardo José Marcos Camilo. 2019. Relatório de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política.
  2. Eduardo José Marcos Camilo; Ivone Ferreira; António Fidago. 2017. Relatório de actividades do Labcom.
  3. Eduardo José Marcos Camilo; João Carlos Correia; Edmundo Cordeiro; Paulo Mateus Serra. 2004. Relatório de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior relativo ao ano lectivo objecto de 2003/2004..
Tradução
  1. Camilo, Eduardo. A lógica semiótica das teorias da conspiração. Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Publicado
  2. Camilo, Eduardo. Narrativas mínimas nos novos discursos audiovisuais - metodologias e análises de caso.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2016.
    Publicado
  3. Camilo, Eduardo. Estratégias narrativas na publicidade actual. Uma reflexão não ajustada a normas. LABCOM. 2011.
    Publicado
  4. Camilo, Eduardo. O panorama da narrativa na mensagem de publicidade. Novas estratégias de publicidade televisiva no contexto digital. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2011.
    Publicado
  5. Camilo, Eduardo. Ensaio de uma metodologia de estudo das comunidades virtuais”. Covilhã: LABCOM. 2006.
    Publicado
  6. Camilo, Eduardo. Para um método de análise do texto fílmico. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2006.
    Publicado
  7. Camilo, Eduardo. Proposta de modelo de análise da imagem fotográfica. Descrição dos conceitos contemplados.. Covilhã: LABCOM. 2005.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Sala 2.6. 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2006/04 CAMILO, Eduardo – “Estratégias de comunicação municipal: um modelo de análise” – seminário integrado no Ciclo de seminários – Autarquias locais/comunicação institucional nas autarquias locais. Porto, Quadros&Metas, Abril de 2006. Ciclo de seminários – Autarquias locais/comunicação institucional nas autarquias locais
Quadros & Metas (Porto, Portugal)
2003/10 CAMILO, Eduardo – “Curso de técnicas comunicação” – seminário leccionado no âmbito da acção de formação sobre comunicação promovida pela Inovinter. Covilhã, Inovinter (Delegação da Covilhã), Outubro de 2003. ciclo de seminários sobe comunicação
Inovinter (Covilhã, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/01 - Atual Sobre os cartazes e os outdoors. Seu estatuto nas campanhas eleitorais municipais.
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Atual O estatuto da máscara como adereço de moda. Uma aproximação semiótica
Orientador
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/10 - 2020/10 O discurso populista de Bolsonaro
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/10 - 2018/10 Publicidade e género
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10 - 2018/10 As estratégias de comunicação da Delta Cafés
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10 - 2018/10 A publicidade de choque
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/10 - 2017/10 A importância da emoção na comunicação das ONGs.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/10 - 2017/10 ONGs na era do Like. As redes sociais como ferramenta de aproximação aos públicos
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 Para uma delimitação conceptual da publicidade de choque.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 A publicidade como gestora de identidades.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 Relevância do Profissional de relações públicas nas unidades de saúde.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/05 - 2016/10 As expressividades da publicidade (uma análise histórica da publicidade segundo William Leiss, Eloísa Nos Aldás e Naomi Klein).
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/09 - 2016/09 Representações do corpo na publicidade comercial.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/06 - 2016/06 Representação do espaço na imagem publicitária.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/05 - 2010/11 Teoria do enriquecimento dos media na adopção da higiene e segurança no trabalho.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/06 - 2010/09 O estatuto da imagem no discurso de publicidade.
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008/06 - 2009/10 O estatuto instrumental das feiras nas estratégias de relações públicas
Orientador
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/07 Vogal, como arguente, nas provas de Doutoramento de FREITAS, Helena – Histórias que as paredes contam. O muralismo como forma de comunicação alternativa na Cidade de Setúbal (1974-2014). Lisboa, ISCTE, Julho de 2019.
Arguente principal
Helena Freitas (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11 Vogal, como arguente, nas provas de Doutoramento de BAÇO, José – Persuasão Visual. Próteses de sentido. A liberdade totalitária do dispositivo publicitário. Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Novembro de 2015.
Arguente principal
José Baço (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/06 Vogal nas provas de Doutoramento de SENA, Madalena – Persuasão Visual. Percepção de embalagem pelos públicos infantis pré-escolares. Covilhã, Universidade da Beira Interior, Junho de 2014.
Arguente
Madalena Sena (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/10 Vogal nas provas de Doutoramento de CARINHAS FERREIRA, Ivone – A publicidade como género retórico. De uma retórica da Persuasão para uma retórica da sedução. Covilhã, Universidade da Beira Interior, Outubro de 2012.
Arguente
Ivone Carinhas Ferreira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/07 Relator da tese de doutoramento europeu de CATALÁN, Shaila Garcia – Hipertexto y modelización cinematográfica en la divulgación neurocientífica audiovisual. A propósito de redes de Eduardo Punset. Jaume I e seu arguente externo (Julho de 2012).
Arguente
Shaila García Catalan (Doutoramento)
Universidade Jaume I, Espanha
2012/03 Arguente externo nas provas de Doutoramento de CABRAL, Raquel - El trailer cinematográfico y la representation social del imaginário ecologista. La metáfora poética como estarégia creativa. Jaume I, Março de 2012.
Arguente
Raquel Cabral (Doutoramento)
Universidade Jaume I, Espanha
2012/02 Arguente externo nas provas de Doutoramento de CARMO RIBEIRO, Fernanda Isabel de Jesus - Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil. Guimarães, Universidade do Minho, Fevereiro de 2012.
Arguente principal
Fernanda Isabel Jesus Carmo Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2011/04 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de NUNO DA SILVA, Jorge - Reputação: um elemento diferenciador e protector face a crises organizacionais. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
Arguente principal
Jorge Nuno da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/04 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de LUZ, Maria Raquel Rocha - Avaliação estratégica de Relações Públicas em tecnologias de consumo: a Sony Erickson e o Estoril Open. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
Arguente principal
Maria Raquel Rocha Luz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/03 Vogal nas provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de ELIAS, Herlander Alves – A galáxia de Anime. A animação japonesa como new media. Covilhã, Universidade da Beira Interior.
Arguente
Herlander Alves Elias (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010/05 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de MACHADO, Tânia - ONGND: o papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimento. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
Arguente principal
Tânia Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009/06 Relator da tese de doutoramento europeu da Mestre NÚÑEZ, Marta Martín - La (re)construción de la (hiper)realidad: usos de la animación infográfica en el spot publicitário en el contexto de la hibridación de médios. Castellón, Espanha, Universidade Jaume I, Espanha.
Arguente
Marta Martín Nuñez (Doutoramento)
Universidade Jaume I, Espanha
2009/05 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de CÂNDIDO, Ana Mafalda de Almeida - Relações públicas no sector autárquico: projecto de geminação autárquica enquanto Diplomacia Pública. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
Arguente principal
Ana Mafalda de Almeida Cândido (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010/04 - 2010/04 CAMILO, Eduardo – (Consul)Mark Tracking. Proposta de programa de avaliação semiótica da eficácia comunicacional de mensagens de publicidade para a Consulmark. Lisboa, 2010. Consulmark, Portugal
2007/03 - 2007/03 CAMILO, Eduardo - Tipologia, especificidade, conteúdos: sobre a comunicação nos municípios. Relatório elaborado para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Lisboa, Relatório para a Entidade Reguladora da Comunicação Social. Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2013/06/21 Entrevista efectuada por São José de Almeida, Jornal Público: “Governo Comunica. Cidadãos ouvem?”, Jornal Público, 21 de Junho de 2013. Jornal Público
2011/04/10 Entrevista efectuada por Helena Teixeira da Silva, Jornal de Notícias: “Quantos votos vale um outdoor?”, Jornal de Notícias, 10 de Abril de 2011. Jornal de Notícias

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2011 - Atual Coordenador do programa de relações internacionais Erasmus da Licenciatura, mestrdao e doutoramento em Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.
Coordenador
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - Atual Coordenador do convénio de cooperação científica e pedagógica da UBI- Universidade Jaume I, Castellón, Espanha consubstanciado em produção editorial (Colecção Saberes para Partilhar/Compartir Saberes) e na realização de actividades lectivas na licenciatura em Ciências da Comunicação, Licenciatura em Cinema e Mestrado em Comunicação Estratégica)
Coordenador
Universidade Jaume I, Espanha
2017 - 2020 Membro da rede COST sobre teorias da conspiração CA15101 - Comparative Analysis of Conspiracy Theories (COMPACT)
Membro
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10 - 2020/10 Membro de júri para concurso de progressão na carreira de docente do ensino politécnico do Instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/07 - 2020/07 Membro do júri relativo ao concurso de admissão de um docente para o Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e para a licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior Universidade da Beira Interior, Portugal
2003/03 - 2003/03 Membro do júri relativo ao concurso de admissão de um bolseiro (Adriana Moreira), integrado no projecto Akademia – Sistemas de Informação e Novas Formas de Jornalismo On Line.
2002/03 - 2002/03 Membro do júri relativo ao concurso para o preenchimento de uma vaga de Assistente Convidado para a Área Científica de Ciências da Comunicação na subárea disciplinar de Publicidade e Relações Públicas.