???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Emília da Conceição Figueiredo Martins

Nomes de citação

  • Martins, Emília

Identificadores de autor

Ciência ID
4119-B43E-DA69
ORCID iD
0000-0002-3438-452X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023/10 - 2024/02/06
Concluído
E-Formador com novas tecnologias e metodologias ativas. (Outros)
Escola de Negócios e Administração, Portugal
5 em 5 (100%)
2010/09 - 2014/07
Concluído
Ciências da Nutrição (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal
"A recetividade dos técnicos de ação/intervenção social a um MOOC em alimentação saudável a baixo custo - um estudo piloto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2007
Concluído
Psicologia Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição e desempenho no ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovada por unanimidade com distinção e louvor
1989 - 1993
Concluído
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Validade Preditiva dos índices utilizados no acesso ao ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982 - 1987
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/06/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1994/01/01 - 2009/06/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1988/12/30 - 1994/04/17 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/06/02 - 2022/06/01 diretora do departamento de psicologia e ciências da educação Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2016/06/02 - 2020/06/01 coordenadora da área disciplinar de psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/05/05 - 2014/05/04 coordenação da área disciplinar de psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/09 - 2010/09 Coordenação da 1ª edição do Mestrado em Intervenção psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2008 - 2010 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2006/10 - 2007/03 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2002/10 - 2003/03 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
1996/10/30 - 1999/11/10 Vogal da Direção da ADIV Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996 - 1998 Vice- Presidente do Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1995/10 - 1997/03 Coordenadora do Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06 - Atual Coordenadora da área disciplinar de psicologia Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1987/09/30 - 1988/12/30 Psicóloga Conselheira de Orientação Escolar e Profissional Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2023/10/30 Projeto IPV Inova e Inclui. IPV I2. Referencia POCH-02-53I2-FSE-000014
POCH-02-53I2-FSE-000014
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
POCH-I2-2022-01
Concluído
2020/01/01 - 2021/12/31 IncluES+:Diversidade e inclusão no ensino superior
PROJ/IPV/ID&I/0026
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
UID/Multi/04016/2019
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2023 LA MEJORA DE LA FORMACIÓN UNIVERSITARIA A PARTIR DEL MODELO ÍNDICE: LA METODOLOGÍA DEL DOSSIER DE LA ASIGNA TURA ENRIQUECIDA POR LA ALIANZA ESTRATÉGICA CON SOCIOS INTERNACIONALES ES EL CAMINO
Colaborador externo
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia
Concluído
2016/12/26 - 2018/06/30 Quality of life and functional and cognitive abilities in the elderly: from diagnosis to socio-educational intervention strategies
PROJ/CI&DETS/2016/0020
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; José Sargento; Francisco Mendes (584-44AB-188B). "INTERVENÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL COM RECURSO A TECNOLOGIAS: PROPOSTAS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA". Trabalho apresentado em XXXV Congreso Internacional de la Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social, Salamanca, 2023.
    No prelo
  2. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Francisco Mendes (584-44AB-188B); José Sargento. "Empreendedorismo social em estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
    Publicado
  3. Rita Peres; Aguiar, Patrícia; Teresa Mendes; Martins, Emília; Francisco Mendes (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina. "PERSONAL AND SOCIAL SKILLS IMPACT ON LITERACY ABOUT ALCOHOL AND CANNABIS CONSUMPTION IN PORTUGUESE ADOLESCENTS". Trabalho apresentado em International Psychological Applications Conference and Trends 2023, Lisboa, 2023.
  4. Felizardo, Alexandre Sara; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Ribeiro, Esperança; Mendes, Francisco; Felizardo, Sara; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Ribeiro, Esperança Jales. "FAMILIES OF CHILDREN WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS: PERCEPTIONS OF SOCIAL SUPPORT AND PARENTAL WELL-BEING". Trabalho apresentado em International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT) 2023, Lisboa, 2023.
    Publicado
  5. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina ; Martins, Emília. "Papel dos professores na promoção e proteção de crianças e jovens em risco". Trabalho apresentado em Atas de 6th International Conference on Childhood and Adolescence, Online - Lisboa, 2022.
    Publicado
  6. Ana Gaspar; Tânia Pinto; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Autonomia e habilidades de vida adulta: impacto de uma intervenção socioeducativa em jovens institucionalizadas". Trabalho apresentado em th International Conference on Childhood and Adolescence,, Lisboa - Online, 2022.
    Publicado
  7. Pinto, Tânia; Gaspar, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Tânia Pinto; Ana Gaspar; et al. "Regulação emocional e competências sociais em crianças e jovens institucionalizadas". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Childhood and Adolescence, Lisboa-online, 2022.
    Publicado
  8. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Estudo de caso sobre a inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  9. Félix, Ana; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de pares". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  10. Mendes, Francisco Emiliano Dias; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "CONTENT ANALYSIS OF "MY LIFE AND MY WORK" BY HENRY FORD". Trabalho apresentado em icCSBs 2020 The Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences, 2020.
  11. Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia. "Institutionalization And Autonomy In Adolescents And Youth". Trabalho apresentado em The International Conference on Education & Educational Psychology (ICEEPSY) 2020, Sicily, 2020.
    Publicado • 10.15405/epiceepsy.20111.28
  12. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Sargento, José. "Cognitive Impact Of Breakfast Consumption On School Age Children And Youth". Trabalho apresentado em ICH&HPSY 2020 5th International Conference on Health and Health Psychology, 2020.
    Publicado • 10.15405/eph.20101.9
  13. Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Sargento, José. "Qualidade de vida em pessoas idosas". 2020.
    Publicado
  14. Fernandes, Rosina ; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Employability In A Portuguese Social Educators Sample". 2020.
    10.15405/eph.20101.12
  15. Fernandes, Rosina ; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Well-Being At Work: A Study With Social Educators". Trabalho apresentado em ICH&HPSY 2020 5th International Conference on Health and Health Psychology, 2020.
    Publicado • 10.15405/eph.20101.11
  16. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  17. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Publicado
  18. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
    Publicado
  19. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". 2019.
    Publicado
  20. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Atividade Física em idosos inseridos na comunidade". Trabalho apresentado em AgeingCongress2019, Coimbra, 2019.
    Publicado
  21. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Fernandes*, Rosina; Martins, Emília. "Proposing A Workplace Meditation Model Based On Evidence-Based Programs: An Integrative Review". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.5
  22. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Contributions To Understanding Portuguese Facebook Consumers’ Behavior: Sociodemographics, Lifestyle And Life Satisfaction". Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.19
  23. Martins*, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Nutritional Status In A Portuguese Sample Of Institutionalized And Non-Institutionalized Elderly". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    10.15405/epsbs.2018.11.25
  24. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Emotional Dimensions Of Eating Behavior And Quality Of Life In Adolescents/Youth". Trabalho apresentado em 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2018.11.17
  25. Martins, Emília. "Use of Technology-Based Intervention for Program Delivery and Dissemination of Family Evidence-based programs (EBP).". 2017.
  26. Marques, Carla; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo: contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". 2016.
  27. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". 2016.
  28. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Instituição, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". 2016.
  29. Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia". 2016.
  30. Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Comportamento de jovens consumidores: orientações para a educação social na promoção do consumo frugal, ético e sustentável". 2016.
  31. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  32. Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa". 2015.
  33. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  34. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer". 2012.
  35. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica". 2012.
  36. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "Satisfação com o trabalho em educadores sociais e professores.". 2011.
  37. Xavier, Paula; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A homoparentalidade na perspectiva de estudantes do Ensino Superior". 2011.
  38. Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa. "UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO". 2009.
Artigo em revista
  1. Inês Ataíde; Araújo, Patrícia; Araújo, Alexandra M.; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Francisco Mendes (584-44AB-188B); Ataíde, Inês; et al. "Grateful Workers, Satisfied Workers? A Portuguese Study about Organizational Happiness during COVID-19 Quarantine". Behavioral Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/bs13020081.
    10.3390/bs13020081
  2. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Ferreira, Cristina; Francisco Mendes (584-44AB-188B). "ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES". (2022): http://hdl.handle.net/10400.26/43525.
  3. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". Work 69 2 (2021): 475-484. http://dx.doi.org/10.3233/wor-213492.
    Publicado • 10.3233/wor-213492
  4. Martins, Emília; Catherine, Jerome. "Is Christine Lagarte a transformational leader? A case study". Revista Portuguesa de Marketing 19 37 (2020): 41-50.
    Publicado
  5. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Magalhães, Cátia Clara Ávila; Mendes, Francisco Emiliano Dias; Fernandes, Rosina Inês Ribeiro de Sá; Martins, Emília; Santos, Ana Maria Pratas; et al. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". Acta Paulista de Enfermagem 33 (2020): http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ae02826.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37689/acta-ape/2020ae02826
  6. Martins, Emília. "Qualitative studies in community health: a systematic review in the elderly population.". The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences. (2017):
    doi.org/10.15405/epsbs.2017.05.9
  7. Martins, Emília. "The impact of cognitive skills and resilience in social education student’s profile.". The european proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs(2357-1330).2017.9
  8. Martins, Emília. "Student´s perceptions on the personal impact of a social education degree intership.". European proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.28
  9. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". (2017): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10372.
    10.29352/mill0202e.05
  10. Martins, Emília. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.19
  11. Martins, Emília. "Student´s perceptions of the community impact of a social education degree intership. European proceedings of social & behavioral sciences, 216-223. DOI.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.22
  12. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior". A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, exploran (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4060.
  13. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. "Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3505.
  14. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3517.
  15. Carraça, Bruno; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Personality disorders, anxiety and motives make attenders come to docor´s appointments in primary health care attender". Personality disorders (PD) tend to occur with anxiety (Axis I) and also individuals with PD come to primary health care appointments for different motives. In Portugal there is a dearth of literature about personality disorders and comorbility and also motives they make attenders come to doctor. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4046.
  16. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Well-being and physical activity in health young adults". Recent studies show a positive relationship between physical activity and well-being, although mediated by other variables. The most negative self-reported well-being is in the age group of 18-25 years. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4050.
  17. Lopes, Ana Isabel; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Lopes, Ana. "A atividade processual de uma comissão de proteção de crianças e jovens do centro de Portugal". A Convenção dos Direitos da Criança, a Constituição da República Portuguesa e a Lei 147/99 de 1/9 constituem-se como os bordões legais fundamentais que suportam a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Este estudo centra-se sobre a atividade processual (2011-2014) duma CPCJ do Centro de Portugal. Metodologia: Foram escrutinados, por análise de conteúdo, 107 processos de (2016): http://hdl.handle.net/11067/3503.
  18. Martins,Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira,Joaquim Armando Gomes. "Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior". (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100009.
  19. Martins,Emília da Conceição Figueiredo. "Subsídios para o estudo do impacto do ensino superior no pensamento dos alunos: um estudo realizado na universidade de coimbra". O interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidad (2010): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200008.
  20. Emília Martins; Maria João Amante; Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Rosina Fernandes. "IMPACTO COGNITIVO DO ENSINO SUPERIOR". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832323049.
Capítulo de livro
  1. David, Isabel; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; David, Isabel; Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina. "Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais em crianças com perturbações de aprendizagem específicas.". In Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas, editado por Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano Henriques, 399-406. Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2023.
    Publicado
  2. Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Martins, Emília. "Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.". In Engagement de los alumnos rn la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas, editado por Martínez, Isabel; Veiga, Feliciano Henriques, 275-283. Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2023.
    Publicado
  3. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco (584-44AB-188B). "Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly". In Novos paradigmas do envelhecimento, editado por Pocinho, R.; Margarido, C.; Santos, R.; Marques. L.; Trindade, B.; Silva, S.; Gordo, S., 157-165. Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social, 2022.
    Publicado
  4. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Felizardo, Sara. "Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly". In Novos paradigmas do envelhecimento, editado por Pocinho, R.; Margarido, C.; Santos, R.; Marques, L.; Trindade, B.; Silva, S.; Gordo, S., 51-60. Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social, 2022.
    Publicado
  5. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly". Associação Nacional de Gerontologia Social, 2022.
  6. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Felizardo, Sara. "Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly". Associação Nacional de Gerontologia Social, 2022.
  7. Martins, Emília. "Nutrição". In Guia da Pessoa Idosa do Concelho de Viseu, 36-37. Viseu, Portugal: Câmara Municipal de Viseu, 2019.
    Publicado
  8. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 159-171. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  9. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 116-126. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  10. Martins, Emília; Almeida, Luís Filipe Coronha de; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais". In Olhares sobre a Educação, editado por Figueiredo, Maria; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, 2018.
    Publicado
  11. Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Martins, Emília. "Bem-estar subjetivo e trabalho: relevância da satisfação, sucesso e longevidade laborais". In Psicologia do Trabalho e das Organizações: Contributos, 197-208. Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2016.
    Publicado • 10.17990/Axi/2016_9789726972556_197
Edição de livro
  1. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2022. Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). 2023.
    https://doi.org/10.34633/978-989-53495-6-2
  2. Martins, Emília; Gomes, Laura; Silva, Vera; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, Sara; Sargento, José. Empregabilidade Inclusiva - Manual de apoio: Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego. Instituto Politécnico de Viseu. 2023.
  3. Apontamento de educação especial e inclusiva@2021. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Apontamento de educação especial e inclusiva@2020. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2020.
    Publicado • Editor
  5. Martins, Emília. Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2019. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu. 2019.
    No prelo • Editor
  6. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
Livro
  1. Martins, Emília. Sucesso académico: Contributos do desenvolvimento cognitivo. Santo Tirso, Portugal: Editorial Novembro.. 2009.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Laura Gomes; Francisco Mendes; Emília Martins; Rosina Fernandes. "Autism Spectrum Disorder Impact on Havighurst Developmental Tasks Achievement". 2023. https://doi.org/10.20944/preprints202307.2004.v1.
    10.20944/preprints202307.2004.v1
Resumo em conferência
  1. Gomes, Laura; Francisco Mendes (584-44AB-188B); Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A adolescência auto percecionada por indivíduos com Perturbação do Espectro do Autismo". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Childhood and Adolescence and 11th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP), Peniche, 2024.
    Publicado
  2. Elisabete Sousa; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Francisco Mendes (584-44AB-188B); Felizardo, Sara. "Estudo de caso múltiplo sobre transição para a vida adulta de jovens com plano individual de transição". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Childhood and Adolescence and 10th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP), 2024.
    Publicado
  3. Martins, Emília; Francisco Mendes (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina; Laura Gomes. "DÉCADA E MEIA DE RSI NA POPULAÇÃO 55+ EM PORTUGAL". Trabalho apresentado em CONGRESSO ENVELHECER NOS EIXOS II - TEMPO, TRABALHO E FELICIDADE, Oliveira do Bairro, 2023.
    Publicado
  4. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Saraiva, Carla. "ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  5. Félix, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E JOVENS: RELEVÂNCIA DA ESCOLA, FAMÍLIA E GRUPO DE PARES". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, Braga, 2021.
    Publicado
  6. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL". Braga, 2021.
  7. Ferreira, Cristina; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO SOBRE ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, 2021.
    Publicado
  8. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "ESCOLAS E CPCJ ENQUANTO AGENTES NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO". Trabalho apresentado em IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Guimarães, Cristina Maria Nunes Santos. "Efeitos de curto e médio prazo de um programa de educação parental desenvolvido na região centro de Portugal". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/8084.
  2. Santos, Maria Inês Moita. "Intervenção de arte-terapia com crianças em Acolhimento Residencial". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.19/8076.
  3. Santos, Ana Cláudia Nascimento. "Gestão da dor na pessoa em situação crítica compancreatite aguda :". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/48606.
  4. Figueiredo, Ricardo Manuel Lopes. "Os benefícios do Boccia na incapacidade associada ao processo de envelhecimento". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6032.
  5. Silvestre, Vilma Manuela de Albuquerque. "Vinculação aos Pais e aos Pares, Memórias de Vergonha e Comportamento Antissocial na Adolescência". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6172.
  6. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos. "Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do País". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6056.
  7. Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida. "Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4917.
  8. Inês Cardoso Garcia. "Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5315.
  9. Pinto, Ana Filipa de melo. "Musicoterapia e competências de comunicação na síndrome de Dravet : uma investigação-ação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5351.
  10. Batista, Vanessa Alexandra Correia. "Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4907.
  11. Simões, Maria Salomé de Almeida. "Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4908.
  12. Oliveira, Liliana Gomes. "Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4493.
  13. Ferreira, Cristina Isabel Marques. "Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4495.
  14. Ferreira, Joana Isabel Dias. "Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4508.
  15. Almeida, Luís Filipe Coronha de. "Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4519.
  16. Sousa, Joana Raquel Martins. "O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2955.
  17. Martins, Carla Sofia Sousa. "Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2954.
  18. Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da. "Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3121.
  19. Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de. "Bullying nos espaços escolares". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2975.
  20. Neves, Susana Raquel Martins. "A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2957.
  21. Lázaro, Raquel Maria Henriques. "Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2304.
  22. Páscoa, Dina Maria Pina. "Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3320.
  23. Rei, Ana Patrícia Afonso; Martins, Emília orient.. "Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na perspetiva dos profissionais". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1841.
  24. Ferreira, Clara Sofia Morgado; Martins, Emília, orient.. "Mediação familiar : a perspetiva dos mediadores familiares". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1881.
  25. Oliveira, Susana Maria dos Remédios; Martins, Emília orient.; Magalhães, Cátia coorient.. "Intervenção na promoção da saúde mental : um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1817.
  26. Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz. "Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1871.
  27. Marques, Ana Cláudia Oliveira. "Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1830.
  28. Martins, Emília da Conceição Figueiredo. "Cognição e desempenho no ensino superior". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10316/1024.

Outros

Outra produção
  1. Bem-estar subjetivo em adultos: do constructo aos contributos da investigação. Comunicação oral. Fórum Viseu Educa, Viseu. 2022. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B).
  2. Empreendedorismo social em estudantes do ensino superior. Comunicação oral - II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022), organizado pela Universidade Aberta, Câmara Municipal de Gaia, ISLA Gaia e SEBRAE Brasil, Vila Nova de Gaia Portugal, nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022. 2022. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); José Sargento.
  3. Inclusão de estudantes com necessidades específicas no ensino superior. Comunicação Poster - Inclusão de estudantes com necessidades específicas no ensino superior - 12.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, 27 e 28 de abril de 2022, Universidade Lusíada [Lisboa]. 2022. Felizardo, Alexandre Sara; Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina.
  4. Estilos educativos parentais, bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes. Psicologia, Educação e Cultura. 2022. Martins, Emília.
  5. Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly. Comunicação apresentada no AGEINGCONGRESS2021 - 4.o Congresso Internacional sobre Envelhecimento, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2021 no Teatro José Lucio da Silva em Leiria e em formato online. 2021. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco (584-44AB-188B).
  6. Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly. Comunicação no AGEINGCONGRESS2021 - 4.o Congresso Internacional sobre Envelhecimento, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2021 no Teatro José Lucio da Silva em Leiria e em formato online.. 2021. Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B); Fernandes, Rosina ; Felizardo, Sara.
  7. QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E JOVENS: RELEVÂNCIA DA ESCOLA, FAMÍLIA E GRUPO DE PARES. Comunicação apresentada no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, nos dias 1 a 3 de setembro de 2021. 2021. Félix, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco (584-44AB-188B).
  8. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR. Comunicação apresentada no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, nos dias 1 a 3 de setembro de 2021. 2021. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  9. ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. 2021. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  10. Bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes: um estudo sobre estilos educativos parentais. 2021. Ferreira, Cristina; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco.
  11. Bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes. comunicação no âmbito das IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, nos dias 15 e 16 de junho de 2021.. 2021. Cristina Ferreira; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Antunes, Márcia; Fernandes, Rosina; Ferreira, Cristina.
  12. Escolas e CPCJ enquanto agentes na promoção e proteção de crianças e jovens em risco. 2021. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília.
  13. Escolas e CPCJ enquanto agentes na promoção e proteção de crianças e jovens em risco. 2021. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília.
  14. Satisfação profissional em Educadores Sociais: relação com outras dimensões do bem-estar laboral. paper presented at the 2nd International Congress of Health and Well- being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) /. 2021. Fernandes, Rosina ; José Sargento; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org).
  15. Mitos sobre prática desportiva e dependências sem substância. Poster presentation at the 2nd International Congress of Health and Well- being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget. 2021. Peres, Ana Rita; Pina, Patrícia; Mendes, Teresa; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org).
  16. Impacto de programa de competências pessoais e sociais nas dependências sem substância. oral communication presented at the 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education. 2021. Peres, Ana Rita; Pina, Patrícia; Mendes, Teresa; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org.
  17. Atividade física e bem-estar subjetivo em adultos portugueses. Comunicação oral apresentada em V Jornadas Educação e Investigação em Saúde. 2020. Sena, Márcia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Martins, Emília.
  18. Atividade física, qualidade de vida e satisfação com a imagem em adolescentes/jovens. Comunicação oral apresentada em V Jornadas Educação e Investigação em Saúde - Instituto Politécnico da Guarda. 2020. Félix, Ana; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina.
  19. Comportamento antissocial, memórias de vergonha e tempo de institucionalização em adolescentes em Comunidade Terapêutica.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal.. 2020. Martins, Emília; Silvestre, Vilma; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  20. Perceções dos profissionais de acolhimento residencial sobre promoção de autonomia em jovens institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal.. 2020. Martins, Emília; Oliveira, Sara; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco.
  21. Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  22. Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  23. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  24. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina.
  25. Educação Parental numa Amostra de Pais da Região Centro: uma Investigação-Ação. Comunicação oral apresentada no e I International Congress Quality of Life, Citizenship and Mental Health and the V Congress of Health Education, Viseu, Portugal. 2019. Martins, Emília; Pratas, Ana; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  26. Atividade Física em idosos inseridos na comunidade. Comunicação oral apresentada no AGEINGCONGRESS 2019, I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social e II Congresso Internacional sobre Envelhecimento, Coimbra, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  27. The emergence of Human Resources Marketing framework: How Internal Marketing approach is changing organizational happiness interventions.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  28. Myths, drug consumption and sport practice in adolescents: A research-action.. Comunicação oral apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  29. Impact of Social and Personal Skills Training program in the consumption of drugs among adolescents.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  30. Motivation for the practice of physical activity in adult gym clients.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  31. Dimensões psicológicas do comportamento alimentar no sucesso das intervenções nutricionais no desporto.. Comunicação oral apresentada no I Seminário de Nutrição, Maximização do Rendimento e Composição Corporal, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília.
  32. Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  33. Bullying homofóbico em jovens.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  34. Prática de Atividade Física em adultos da região centro de Portugal inseridos na comunidade.. Comunicação em poster apresentada no “4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde”, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  35. Níveis de atividade física de estudantes do ensino superior da região centro de portugal. Comunicação apresentada em 2.º Fórum REDESPP - DESPORTO (2018, novembro), Leiria, Portugal.. 2018. Martins, Emília; Coelho, F.; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  36. Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, Portugal.. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018, july), Viseu, Portugal.. 2018. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  37. Assessment of motivation for physical activity in gym clients through PALMS. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May), Bucarest, Romania.. 2018. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina.
  38. Eating habits, physical activity and quality of life in children/youth: gender issues. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May). Bucarest, Romania.. 2018. Martins, Emília.
  39. Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses. A literatura evidencia o papel da capacidade de regulação emocional no ajustamento e bem-estar dos indivíduos, i.e., para facilitar a ação nas diferentes situações de vida, de modo adaptativo. Há referências a que crianças e adolescentes institucionalizados mostram falhas na capacidade de regulação emocional que radicam na relação com os progenitores, sobretudo em situações de maus tratos. Analiso. 2017. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. http://hdl.handle.net/11067/3505.
  40. Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses. A coparentalidade positiva encoraja a criatividade, curiosidade e autoconfiança nas crianças/jovens, promovendo, concomitantemente, um desenvolvimento global ajustado, modelado por adultos que valorizam e respeitam as especificidades e interesses dos seus filhos (Dadam, 2011). No entanto, algumas situações da vida familiar (máxime o divórcio) podem resultar em comportamentos menos ajustados por pa. 2017. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. http://hdl.handle.net/11067/3517.
  41. Crianças e jovens em risco/perigo : contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal. A promoção e proteção das crianças em risco funda-se na dignidade da pessoa humana que, no nosso ordenamento jurídico, tem consagração constitucional (art.º 1.º CRP) e na lei ordinária, em especial, na Lei 147/99, de 1/9. Na comunidade internacional esta problemática está vazada na Convenção sobre os Direitos da Criança. É objetivo deste trabalho descrever/compreender as situações de perigo da cri. 2017. Marques, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/11067/3506.
  42. Success factors in food education research and intervention programs/projects with school aged children. In school age years, an adequate diet is a determining factor for health promotion, preventing diseases associated with poor diet habits, such as obesity, one of the main challenges of public health in the 21st century. In this sense, WHO elects eficient food education (FE) programs, whose success is attributed to changes in the school environment that include curriculum, longterm intervention and. 2016. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4042.
  43. Risk of malnutrition in a sample of community-dwelling elderly. Portuguese studies evidence situations of malnutrition risk among the elderly, with negative implications for the aging process. It’s important to increase the diagnosis and to identify variables that may mediate the process, in order to sustain socioeducational interventions.. 2016. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4047.
  44. Physical activity and health state selfperception by portuguese adults. According to the World Health Organization (2015) [1], physical activity translates into significant health benefits and the lack of its practice constitutes a fundamental risk factor in non-transmitted diseases. Objectives: to determine physical activity levels in adults that go (N = 150) or do not go (N = 206) to a gym and relate them with health self-perception (from mediocre to very good).. 2016. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. http://hdl.handle.net/10400.19/4048.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  45. Being a vegetarian: A systematic review on the effects of vegetarianism on mental health. Vegetarianism is becoming an increasingly popular choice which can be deined as a belief or practice of eating foods obtained mostly from the vegetable kingdom. Most research focus on physical health and there is a dearth of literature about its effects on mental health.. 2016. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4049.
  46. Mediterranean diet, Health and life quality among portuguese children. The Chronic Diseases Global Action Plan 2013-2020, from WHO (2013) [1], denotes the relevance of urgent implementation of strategies promoting a healthy diet. The Mediterranean Diet (MD), recognized in 2013 by UNESCO as Humanity Immaterial Cultural Heritage, is increasingly considered in the literature as a fundamental eating pattern in the prevention of non-transmittable diseases and with a posit. 2016. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. http://hdl.handle.net/10400.19/4058.
  47. Parenting evidence-based programs (EBP): A study with Portuguese parents. It is apparent that improving parent and child relations should be a major goal of any parental EBP. In other words, parents who care and support their children and have a good relationship and involvement are more willing to invest time in monitoring and supervision them and communicating their expectations that their children.. 2016. Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Alves, Ana Berta; Carraça, Bruno. http://hdl.handle.net/10400.19/4044.
  48. A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação. Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do rec. 2014. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
  49. Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior. O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos. 2011. Martins, Emília; Ferreira, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.19/4017.
  50. COGNITIVE DEVELOPMENT, REASONING, AND ACHIEVEMENT IN COLLEGE STUDENTS. In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the. 2011. Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira, Joaquim Armando Gomes. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3046.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas: Estudo de caso num CAT
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Atual Bullying nos espaços escolares
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Atual Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Atual A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - Atual Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - Atual Rendimento Social de Inserção em Portugal entre 2004 e 2013
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em duas escolas do concelho de Seia
Orientador
Mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - Atual Mediação familiar: a perspetiva dos mediadores familiares
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Filhos do divórcio:" quando os meus pais se divorciaram"
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na perspetiva dos profissionais
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Bullying em jovens LGBT
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Atual Intervenção na promoção da saúde mental: um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/05/30 - 2023/05/30 Efeitos de curto médio prazo de um programa de orientação parental desenvolvido na região centro de Portugal
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/05/30 - 2023/05/30 Intervenção de arte-terapia com crianças em acolhimento residencial
Coorientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2021/12/17 Intervenção psicomotora e desenvolvimento de capacidades motoras e comportamentais de crianças com perturbações de aprendizagem específicas
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2021/11/02 Exposição de menores à violência doméstica: o caso do distrito de Viseu
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019/12/09 Vinculação aos pais e aos pares: Memórias de vergonha e comportamento antissocial na adolescência
Orientador de Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019/04/03 Os benefícios do boccia na incapacidade associada ao processo de envelhecimento
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019/02/27 Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais da zona Centro do País
Orientador de Ana Isabel Pratas Martins dos Santos
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/10/17 Musicoterapia e competências de comunicação na síndrome de Dravet: Uma investigação-ação
Orientador
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/04/12 Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção
Coorientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2018/02/01 Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/02/01 Formação parental: Implementação do programa ACT num grupo de pais da região Centro de Portugal
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2018 Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Bullying nos espaços escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013 Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/22 - 2023/05/26 COMISSÃO CIENTÍFICA no AGEINGCONGRESS2023, que decorreu entre 22 e 26 de maio de 2023 no Teatro Cine em Pombal, Portugal e Online (2023/05/22 - 2023/05/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Associação Nacional de Gerontologia Sicial - ANGS, Portugal
2023/03/28 - 2023/03/28 Comissão Científica do Simpósio Internacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 28 de março de 2023, entre as 15:30h e as 18:30h (2023/03/28 - 2023/03/28)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/24 - 2022/11/26 Comissão Científica do 1O.o Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education, que decorreu em Viseu e online, de 24 a 26 de novembro de 2022, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu. (2022/11/24 - 2022/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/10/21 - 2022/10/22 Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias”, realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2022. Este evento foi organizado pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências TIC de Viseu e o Centro de Competências TIC da Universidade do Minho. (2022/10/21 - 2022/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2022/10/08 - 2022/10/08 Comissão organizadora do Seminário Exercício Físico e Saúde Mental, organizado pela Invictus Viseu - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural, em coorganização da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), através do Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade e da Área Disciplinar de Psicologia do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu E.P.E. – Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, que teve lugar no dia 08 de outubro de 2022, no auditório da ESEV. (2022/10/08 - 2022/10/08)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Centro Hospitalar Tondela-Viseu , Portugal

Invictus Viseu - Associação Desportiva, Recreativa e Cultural, Portugal
2022/04/01 - 2022/04/01 Membro da C científica do Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais!) no Ensino Superior (EPPAA+) (2022/04/01 - 2022/04/01)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11 - 2021/11 Comissão científica do 9º Congresso Olhares Sobre a Educação (2021/11 - 2021/11)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/12/10 - 2020/12/11 Comissão Científica das V Jornadas de Educação e Investigação em Saúde, realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2020, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda. (2020/12/10 - 2020/12/11)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2018/12/13 - 2018/12/14 Comissão Científica do III Seminário Internacional – Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu em parceria com as Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu, e realizado no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2018 (2018/12/13 - 2018/12/14)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/11 Estágio licenciatura em Educação Social
Presidente do júri
Cátia Leonor Lopes Soeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio Educação social
Presidente do júri
Laura Beatriz Sousa Ferraz (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio Educação Social
Presidente do júri
Lúcia Maria da Silva Barreto (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio de Educação Social
Presidente do júri
Vanessa Borges Neves (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio de Educação Social
Orientador
Ana Rita Baptista Santinho (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio de Educação social
Orientador
Carolina Sousa Rodrigues (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio Educação social
Orientador
Mariana Martins dos Reis (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio educação social
Orientador
Sónia Margarida Coelho Amaral (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio educação social
Orientador
Ana Catarina Vaz Loureiro (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 Estágio de educação social
Orientador
Rita Alexandra Ferreira Lopes (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Orientador
Sofia Margarida Martins Abrantes (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Orientador
Beatriz Filipa da Silva Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Orientador
Sabrina Araújo Gomes (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio de educação social
Orientador
Inês Filipa Ferreira Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio de educação social
Orientador
Maria da Graça Sampaio Coutinho Fernandes (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio de educação social
Presidente do júri
Ana Catarina Pinto Fernandes (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Presidente do júri
Rita Inês Batista Ventura (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Presidente do júri
Tatiana Inês Sá Correia (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Arguente
Carolina Dâmaso do Nascimento (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Arguente
Liliana Sobral dos Santos (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Presidente do júri
Cristiana Marlene Loureiro Sequeira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Arguente
Tânia Matilde Abrantes Melo (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio educação social
Presidente do júri
Noémi da Silva Figueiredo (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/07/11 estágio de educação social
Presidente do júri
Jone Jauregi Aristizabal (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/05/30 As potencialidades da musicoterapia na perturbação do espero do autismo: Um estudo de caso
Arguente
Ana Carolina Lemos Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/03/29 Transição de alunos com necessidades específicas para o ensino superior
Presidente do júri
Gisela Andreia Almeida Pestana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/09 A influência da música na inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais
Presidente do júri
Erozane da Silva Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Sónia Maria Querido de Figueiredo Cardoso (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Tatiana Figueiredo Alves (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Ana Carolina Coimbra Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Diogo Santos Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Arguente
Andreia Filipa Silva Ferrão Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Arguente
Inês Silva de Figueiredo (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Arguente
Fernanda Soares Almeida Oliveira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Maria Lúcia Moreira da Costa (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Márcia Matos Rodrigues da Costa (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Ana Rita Madaleno Soqueiro (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/11 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Matilde Sampaio Araújo dos Santos e Sousa (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/06 A inclusão na multideficiência: uma intervenção educativa promotora de funcionalidade
Presidente do júri
Carolina Alves Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/05/04 Família com crianças com perturbação do espetro do autismo: o impacto do diagnóstico na dinâmica familiar
Arguente principal
Cindy Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/03/09 Perceção das pessoas com e sem incapacidade na imagem sobre si próprios enquanto bailarinos de um grupo de dança
Arguente principal
Teresa Maria Ferreira Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 Tarefas de desenvolvimento de Havighurst em quatro casos de perturbação do espero do autismo
Orientador
Laura Ferreira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/12/17 Intervenção psicomotora e desenvolvimento das capacidades motoras e comportamentais das crianças com perturbações de aprendizagem especificas
Orientador
Isabel Cristina Correia David (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11/02 Igualdade de género e inclusão: Percepções e atitudes de professores/as do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário
Presidente do júri
Rosana Maria Freitas Silveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11/02 Exposição de menores à violência doméstica: O caso do distrito de Viseu
Orientador
João Miguel Marques Clara (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11/02 Igualdade de género e inclusão: perceções dos professores/as do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Presidente do júri
Rosana Maria Freitas Silveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Orientador
Manuel José Moleiro Mirandez (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Orientador
Diana Isabel Capela Fonseca (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Orientador
Ana Maria Gonçalves Ventura (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Ana Rita Teixeira Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Marta Filipa Tavares Costa (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Sara Marques Silva (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente principal
Joana Filipa Melo Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente
Liliana Rebelo Silva (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 estágio de licenciatura
Arguente
Liliana Rebelo Silva (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Ana Rita Lopes Gaspar (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Tânia da Costa Pinto (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente
Daniela Oliveira Casais (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente
Mariana Mendes Pais (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente
Patrícia Sofia Garcia Pinto (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Arguente
Sara Isabel Figueiredo Pereira (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estagio de licenciatura em educação social
Presidente do júri
Andrea Jimenez Ruiz (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Valentina Artiaga Perez (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estágio de licenciatura
Presidente do júri
Lúcia Montes Grigelmo (Outro)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/15 As perspetivas de família sob o olhar de pais e filhos com incapacidade intelectual
Presidente do júri
Miram Cláudia Valinho Figueiredo Duque Adão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/14 Perceções de profissionais e jovens em situação de vulnerabilidade social sobre a transição para a vida pós escolar
Presidente do júri
Ana Isabel Correia Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/12/18 Perceção dos agentes de primeira e segunda linhas da promoção e proteção de crianças relativamente à Lei 147/99 de 1/9
Arguente principal
Márcia Filipa Martinho Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/12/11 A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no contexto pré-escolar: Uma abordagem autorreflexiva com base no Dec.-Lei nº 54/2018
Presidente do júri
Catarina Neves Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/05/23 Consumo de álcool e tabaco numa amostra de adolescentes portugueses: Relevância das memórias de vergonha e de práticas parentais
Arguente principal
Joana Rita Vinagre da Eira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/13 Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual com currículo específico individual
Arguente principal
Eulália Rodrigues de Albuquerque (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/13 Transição para o mundo do trabalho de jovens com necessidades educativas especiais
Presidente do júri
Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo Macário (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/10 Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso
Presidente do júri
Isabel Maria Brás de Moura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/11/07 Implementação de um programa de treino de competências sociais no âmbito da prevenção de atitudes (anti)sociais em jovens adolescentes
Arguente principal
Sandra Maria Lopes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/02/01 Violência doméstica em famílias de crianças sinalizadas numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Região Centro do país
Arguente
Andreia Filipa Figueiredo Burgos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/02/01 Crianças e jovens em risco: Caracterização das decisões judiciais
Arguente principal
Ana Luísa Carvalho Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Educação inclusiva: Perceções e estratégias pedagógicas de professores sobre dislexia
Presidente do júri
Raquel Grilo de Oliveira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Literacia em saúde mental e consumo de álcool numa amostra de adolescentes da região centro
Presidente do júri
Maria Elisabete Lopes Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Bairros sociais: Resiliência, autoconceito, autoestima em jovens adolescentes
Arguente principal
Telma Sofia Matos Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Regulação emocional e satisfação com a vida: Estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados
Arguente principal
Beatriz Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portugueses
Arguente
Diana Raquel Azevedo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com perturbação do espero do autismo
Arguente
Inês Prata Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Fatores promotores e inibidores da intervenção dos técnicos das CPCJ
Presidente do júri
Sónia Maria Correia Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 O Processo de Promoção e Proteção da criança: o caso de uma CPCL da região centro
Arguente
Ana Isabel Cunha Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 Crianças e jovens em perigo: um estudo de caso sobre o trabalho desenvolvido numa CPCJ da região norte de Portugal
Arguente
Cátia Margarida Oliveira Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade: Um estudo de caso
Arguente
Diana Sofia Guimarães Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Contributos para a compreensão da alienação parental: Um estudo sobre a coparentalidade em mães e pais portugueses
Presidente do júri
Marina Vanessa Cardoso Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 As crenças dos profissionais das forças de segurança sobre a violência doméstica
Presidente do júri
José Afonso Guerra Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Lares de Infância e juventude: Contributos para a autonomia
Arguente
Carolina Jorge Veloso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/06/28 Integração nos lares de infância e juventude - percepções dos técnicos e jovens desinstitucionalizados
Arguente
Liliana Almeida Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/02/14 Bem-estar subjetivo no (des)emprego: Um estudo sobre o ajustamento pessoa-ambiente profissional
Arguente
Rosina Inês Ribeiro de Sá Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Intervenção dos Educadores Sociais de Equipas Multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos
Presidente do júri
Ana Isabel Rodrigues Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Crenças e representações sociais dos adolescentes sobre a violência doméstica
Presidente do júri
Carla Sandra de Jesus Lourenço Maia Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Contributos do RSI na proteção das crianças e jovens em risco : a perspetiva de diferentes agentes
Arguente
Eugénia Eliete Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Filhos de ninguém: A devolução no processo de adoção
Arguente
Sónia Alexandra de Figueiredo Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Do outro lado da linha: A visão de um educador social sobre a delinquência juvenil
Presidente do júri
Vanda Sofia Alves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais: Proposta de projeto de ação
Presidente do júri
Maria de Fátima Machado Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012/07/24 Competências pessoais como preditoras do desempenho docente
Arguente
Helena Maria do Vale Victor (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/06/30 O bem-estar subjectivo de adultos em processo de RVCC de nível secundário
Arguente
Susana Isabel Janeiro Ambrósio (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Ordem dos Psicólogos

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/05/12 - Atual Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Intervenção Socioeducativa em Saúde. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/05/12 - 2021/06/08 Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Educação e Trabalho Social Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/12/02 - 2021/05/14 Procedimento Concursal para Recrutamento, Seleção e Provimento Cargo de Direção Intermédia de 1o Grau Departamento de Educação, Desenvolvimento Social, Desportivo e Cultural da Câmara Municipal de Tondela Câmara Municipal de Tondela, Portugal
2020/03/25 - 2020/10/26 Procedimento de recrutamento de três professores coordenadores para o IPVC na Área Disciplinar de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/05/30 - 2019/09 Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Intervenção Socioeducativa em Saúde. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/04 - 2013/07/23 CONCURSO DOCUMENTAL PARA UM LUGAR DE PROFESSOR COORDENADOR PARA O SETOR DE ÁREAS DISCIPLINARES DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ÁREA DISCIPLINAR PSICOLOGIA SOCIAL, COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/10/28 - 2012/02/20 Procedimento Concursal para recrutamento de um Professor Coordenador para a Escola Superior de Educação, área disciplinar de Psicologia: Psicologia Pedagógica (Edital n.o 1073//2011 publicado em DR n.o 208, II Série de 28 de Outubro de 2011). Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000/03/21 - 2000/05 • Vogal efectiva do júri para o concurso de Assistente do 1º Triénio na área Científica de Psicologia da Escola Superior de Educação – Pólo de Lamego (D.R. n.º 68, 2ª Serie de 21-03-2000) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000 - 2000 Vogal efectiva do júri para o concurso de Assistente do 1º Triénio na área Científica de Psicologia da Escola Superior de Educação (D.R. n.º 68, 2ª Serie de 21-03-2000) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal