???global.info.a_carregar???
I am an Assistant Professor in the Department of Portuguese and Romance Studies of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto and a researcher at the Centre of Linguistics of the University of Porto. I defended my M.Sc. in 1998 and my Ph.D. in Linguistics in 2008 at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. As a researcher, my work focuses on the pedagogy and didactics of Portuguese L1, mainly on grammar and writing pedagogy. I also work on discourse analysis (primarily focusing on argumentative texts). I have published 21 journal articles, 13 book chapters, ten conference papers and (co-)edited six books. I have also participated as a researcher in 1 financed project. I have made 92 oral presentations at national and international conferences. I have been part of several scientific committees of national and international journals and conferences and co-organised ten scientific events.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues

Nomes de citação

  • Valente Rodrigues, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
4F10-1BE5-36A2
ORCID iD
0000-0003-0571-024X

Endereços de correio eletrónico

  • srodrigues@reit.up.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2004/09/01 - 2008/12/16
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica. Contributo para o Estudo da Polemicidade em Camilo Castelo Branco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994/10 - 1998/11/25
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: réplica e contra-réplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989/09/01 - 1994/06/27
Concluído
Línguas e Literaturas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Ramo educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Quinze valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2011/09/01 - 2016/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - 2016/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06/22 - 2026/06/21 Pró-Reitor Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/09/01 - 2007/08/31 Professora requisitada ao ensino secundário Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
1994/09/01 - 1996/08/31 Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário Escola Secundária de Baltar, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 22 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Paulo Jorge; Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Isabel Margarida; Auf der Maur, Simone; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela. "Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study". 2022.
  2. Duarte, Isabel Margarida; Carvalho, Ângela; Outeirinho, Maria de Fátima; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Fardilha, Luís Fernando de Sá; Santos, Paulo Jorge; Tomé, Simone; Rodrigues, Sónia Valente. "Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers". 2018.
  3. Pazos Anido, Marta; Rodrigues, Sónia Valente; Tomé, Simone; Nicolás Martínez, Pilar; Hurst, Nicolas; Ellison, Maria; Barros Lorenzo, Mónica; et al. "Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios". Trabalho apresentado em International Conference on Research in Education, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Isabel Margarida; Silvano, Purificação. "O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação no Ensino Básico: estudo de valores semânticos e pragmáticos". Trabalho apresentado em Colóquio Comemorativo dos 40 Anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, Porto, 2016.
    Publicado
  5. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente; Machado, Ana Paula; Guedes, Maria Manuel; Toriz, Helena; Toriz, Maria Helena. "A escrita escolar para expressão de conhecimentos e aprendizagens: um caso em estudo". Trabalho apresentado em V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e do V Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, 2016.
    Publicado
  6. Silva, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela; Fardilha, Luís; Teixeira, Ana Paula. "Formação de professores de PL2/PLE na FLUP: um modelo integrado de saberes". Trabalho apresentado em V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa e do V Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, 2016.
    Publicado
  7. Rodrigues, Sónia Valente; Guedes, Maria Manuel; Ribeiro, Paula; Soares, Susana; Marques, Leonor; Lemos, Paula; Machado, Ana Paula; Rodrigues, Isabel. "Supervisão pedagógica e trabalho colaborativo: itinerário de um projeto de desenvolvimento profissional no Agrupamento de Escolas de Vilela". Trabalho apresentado em II Seminário do Observatório da Vida nas Escolas, Porto, 2015.
    Publicado
  8. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação. "A Pedagogia dos Discursos e o Laboratório Gramatical no ensino da gramática. Uma proposta de articulação". Trabalho apresentado em Gramática: História, Teorias, Aplicações, Porto, 2010.
    Publicado
  9. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação. "O desenvolvimento da competência linguística como factor de qualificação no processo de escrita. Um estudo no âmbito do projecto IELP". Trabalho apresentado em XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2010.
    Publicado
  10. Rodrigues, Sónia Valente. "Dialogar escrevendo ou escrever dialogando: a polémica como forma específica de diálogo". Trabalho apresentado em Colóquio de Homenagem a Fernanda Irene Fonseca, Porto, 2008.
    Publicado
  11. Rodrigues, Sónia Valente. "Fonética e Fonologia no ensino da língua materna: modos de operacionalização". Trabalho apresentado em Terminologia Linguística: das teorias às práticas, Porto, 2005.
    Publicado
  12. Rodrigues, Sónia Valente. "A consciencialização linguística como componente fundamental na formação inicial do professor de Português". Trabalho apresentado em Colóquio "A Linguística na Formação do Professor de Português", Porto, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Santos, Paulo Jorge; Rodrigues, Sónia Valente . Autor correspondente: Santos, Paulo Jorge. "A utilização da aprendizagem cooperativa na formação inicial de professores. Uma investigação qualitativa". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales 98 36.2 (2022): 189-206. http://dx.doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.89815.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47553/rifop.v98i36.2.89815
  2. Auf der Maur Tomé, Simone; Hurst, Nicolas; Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Mónica; Almeida, José Domingues; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Nicolás Martínez, Pilar; et al. Autor correspondente: Auf der Maur Tomé, Simone. "Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo". Revista Lusófona de Educação 53 53 (2022): 99-117. https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=528321.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle53.06
  3. Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Isabel Margarida. "Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 35 2 (2022): 137-171. http://dx.doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.137.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17398/1988-8430.35.2.137
  4. Santos, Paulo Jorge; Rodrigues, Sónia Valente. "A utilização da aprendizagem cooperativa na formação inicial de professores: uma investigação qualitativa". (2022): https://hdl.handle.net/10216/142403.
    10.47553/rifop.v98i36.2.89815
  5. Sebastião, Isabel; Lebler, Cristiane Dall' Cortivo; Castanheira, Dennis da Silva; Santos, Leonor Werneck dos; Rodrigues, Sónia Valente. "Itinerários do ensino da língua materna: no Brasil e em Portugal". (2022): https://hdl.handle.net/10216/147266.
    10.12957/pr.2022.71752
  6. Rodrigues, Sónia Valente; Correia, Margarita. "Entrevista com Margarita Correia". (2022): https://hdl.handle.net/10216/143087.
    10.12957/seminal.2022.65337
  7. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "Contraste, concessão e contra-argumentação em textos académicos: uma análise exploratória". (2022): https://hdl.handle.net/10216/145669.
    10.21747/16466195/ling2022v2a7
  8. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "Contraste, concessão e contra-argumentação em textos académicos". (2022): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/12811.
  9. Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Isabel Margarida. "Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico = Pruebas de educación básica para evaluar el conocimiento explícito de la lengua: análisis compositivo y curricular". (2022): https://hdl.handle.net/10216/139796.
    10.17398/1988-8430.35.2.137
  10. Conforte, André Nemi; Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "Apresentação [Dossiê: CPLP, 25 anos: questões de língua]". (2022): https://hdl.handle.net/10216/143088.
    10.12957/seminal.2022.68714
  11. Rodrigues, Sónia Valente; Viegas, Filomena; Oliveira, Carmo. "Ensinar gramática Percursos que se criam, caminhos que se trilham". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto esp (2021): 499-533. http://dx.doi.org/10.21747/16466195/lingespa22.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21747/16466195/lingespa22
  12. Rodrigues, Sónia Valente; Viegas, Filomena; Oliveira, Carmo. "Ensinar gramática: percursos que se criam, caminhos que se trilham". (2021): https://hdl.handle.net/10216/138418.
    10.21747/16466195/lingespa22
  13. Rodrigues, Sónia Valente; Viegas, Filomena; Oliveira, Carmo. "Ensinar gramática". (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11075.
  14. Auf der Maur Tomé, Simone; Hurst, Nicolas; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Almeida, José Domingues de; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Nicolás Martínez, Pilar; et al. "Construção de uma rubrica de avaliação para defesa pública: da definição de critérios ao protótipo". (2021): https://hdl.handle.net/10216/139483.
    10.24140/issn.1645-7250.rle53.06
  15. Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz; Rodrigues, Sónia Valente. "Formação contínua de professores portugueses no contexto do ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar". Debates em Educação 12 Esp (2020): 220-245. https://hdl.handle.net/10216/131008.
    Acesso aberto • Publicado • 10.28998/2175-6600.2020v12nespp220-245
  16. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Maria da Purificação. "Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: uma experiênia de flexibilidade curricular no ensino superior". (2020): https://hdl.handle.net/10216/127184.
  17. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita da Introdução do Relatório por estudantes de Mestrados em Ensino: um estudo de homenagem a Graça Pinto". (2020): https://hdl.handle.net/10216/130619.
  18. Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz; Rodrigues, Sónia Valente. "Formação contínua de professores portugueses no contexto de ensino-aprendizagem da expressão escrita: estudo preliminar". (2020): https://hdl.handle.net/10216/131008.
    10.28998/2175-6600.2020v12nEspp220-245
  19. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Maria da Purificação. "Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: uma experiênia de flexibilidade curricular no ensino superior". (2020): https://hdl.handle.net/10216/127184.
  20. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita da Introdução do Relatório por estudantes de Mestrados em Ensino: um estudo de homenagem a Graça Pinto". (2020): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10106.
  21. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita da Introdução do Relatório por estudantes de Mestrados em Ensino: um estudo de homenagem a Graça Pinto". (2020): https://hdl.handle.net/10216/130619.
  22. Rodrigues, Sónia Valente (4F10-1BE5-36A2). "Conhecimento gramatical avaliado à saída da escolaridade obrigatória: uma análise de exames nacionais do ensino secundário". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 6 (2019): 41-64. https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/52/54.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia. "Grammar teaching in Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/30977.
    10.5565/rev/jtl3.809
  24. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente. "Nota editorial [n. 6 (2019): 1º Número temático - RAPL - Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124305.
  25. Costa, Ana Luísa; Valente Rodrigues, Sónia. "Foreword". (2019): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/59.
  26. Valente Rodrigues, Sónia; Topa Valentim, Helena. "Foreword". (2019): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/27.
  27. Topa Valentim, Helena; Valente Rodrigues, Sónia. "Technical Details". (2019): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/28.
  28. Costa, Ana Luísa; Valente Rodrigues, Sónia. "Technical Details". (2019): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/57.
  29. Valente Rodrigues, Sónia. "Grammatical knowledge assessed at the end of compulsory education: an analysis of national final exams of secondary education". (2019): https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a5.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a5
  30. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente. "Grammar teaching in Portugal". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124285.
    10.5565/rev/jtl3.809
  31. Rodrigues, Sónia Valente. "Conhecimento gramatical avaliado à saída da escolaridade obrigatória: uma análise de exames nacionais do ensino secundário". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124132.
    10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a5
  32. Valentim, Helena Topa; Rodrigues, Sónia Valente. "Nota prévia [n. 5 (2019): Revista da Associação Portuguesa de Linguística]". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124300.
  33. Rodrigues, Sónia Valente. "Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais". Noesis - Notícias da Educação 1 26 (2018): 1-16. http://hdl.handle.net/10216/114972.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel. "O. Lopes: Entre a palavra e o discurso: estudos de linguística 1977-1993". . (2018): http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/4035.
  35. Valente Rodrigues, Sónia; Roboredo Seara, Isabel; Falé, Isabel. "Technical Details". (2018): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/64.
  36. Valente Rodrigues, Sónia; Roboredo Seara, Isabel; Falé, Isabel. "Foreword". (2018): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/63.
  37. Rodrigues, Sónia Valente. "Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/114972.
  38. Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel. "Nota prévia [Revista da Associação Portuguesa de Linguística. N.º 4]". (2018): https://hdl.handle.net/10216/116785.
  39. Rodrigues, Sónia Valente. "O. Lopes: Entre a palavra e o discurso: estudos de linguística 1977-1993". (2018): https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/4035.
  40. Rodrigues, Sónia Valente. "Ler enquanto projeto: uma proposta para a leitura integral de A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco". Boletim Cultural 23 (2017): 25-35.
    Publicado
  41. Pazos Anido, Marta; Rodrigues, Sónia Valente; Tomé, Simone; Nicolás Martínez, Pilar; Hurst, Nicolas; Ellison, Maria; Lorenzo, Mónica; et al. "Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios". (2017): https://hdl.handle.net/10216/111570.
  42. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "O comentário crítico em relatórios de observação de aulas. Contributos para uma reflexão sobre a profissionalidade docente". REDIS: Revista de Estudos do Discurso 5 (2016): 70-91. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14727.pdf.
    Publicado
  43. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas : contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente". (2016): https://hdl.handle.net/10216/87420.
  44. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "O comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributos para uma reflexão sobre a profissionalidade docente". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/86287.
  45. Mouraz, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Guedes, Maria Manuela; Carvalho, Fátima. "Contributions of multidisciplinary peer observation to reflective practices of elementary and secondary teachers". (2016): https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2016.3420.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2016.3420
  46. Mouraz, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Guedes, M. M.; Carvalho, F.. "Contributos da observação de pares multidisciplinar nas práticas reflexivas de professores dos ensinos básico e secundário". (2016): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/108174.
  47. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente". (2016): https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2975.
  48. Silva, Fátima; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela. "A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente". REDIS: Revista de Estudos do Discurso 4 (2015): 229-253. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13860.pdf.
    Publicado
  49. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação. "O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário". (2015): http://hdl.handle.net/10216/81126.
  50. Silva, Maria de Fátima Henriques da; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela. "A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente". (2015): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82672.
  51. Silva, Fátima; Valente, Sónia Rodrigues; Carvalho, Ângela. "A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3096.
  52. Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 10 (2014): 397-411.
    Publicado
  53. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "Modalisation et distance énonciative dans des rapports d’évaluation d’activités de formation de professeurs". REDIS: Revista de Estudos do Discurso 3 (2014): 11-30. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12962.pdf.
    Publicado
  54. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente (4F10-1BE5-36A2). "Modalisation et distance énonciative dans des rapports d'évaluation d'activités de formations de professeurs". REDIS - Revista de Estudos do Discurso 1 3 (2014): 11-30. http://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3573.
    Acesso aberto • Publicado
  55. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "Modalisation et distance énonciative dans des rapports d’évaluation d’activités de formation de professeurs". (2014): https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3573.
  56. Rodrigues, Sónia Valente. "A Queda dum Anjo como texto de polémica". Diacrítica - série Ciências da Linguagem 1 22 (2008): 239-272.
    Publicado
  57. Rodrigues, Sónia Valente. "A estrutura dialogal da polémica: aspectos configuracionais". Estudos Linguísticos /Linguistic Studies 1 (2008): 273-284.
    Publicado
  58. Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita fragmentária de Revista dos Dois Mundos, de Camilo Castelo Branco: da crónica à polémica". Línguas e Literaturas – Revista da Faculdade de Letras do Porto 23 (2005): 527-547.
    Publicado
  59. Rodrigues, Sónia Valente. "A descrição como objecto de estudo na aula de língua materna: contributos pedagógico-didácticos". PRIMEIRA@PROVA : Revista Electrónica de Línguas e Literaturas Modernas 0 (2004): 2-8. https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/pub_geral.revista_view?pi_revista_id=14997.
    Publicado
  60. Rodrigues, Sónia Valente. "Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: réplica e contra-réplica". Línguas e Literaturas – Revista da Faculdade de Letras do Porto 18 (2001): 339-378.
    Publicado
  61. Rodrigues, Sónia Valente. "Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: traços configuradores do texto de abertura". Línguas e Literaturas – Revista da Faculdade de Letras do Porto 17 (2000): 137-173.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos". In Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática, editado por Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla, 149-166. Porto, Portugal: Grácio Editor, 2023.
    Publicado
  2. Rodrigues, Sónia Valente. "Manifestações metalinguísticas na obra de Camilo Castelo Branco: estudo preliminar". In Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativa, editado por Seara, Isabel Roboredo; Marquesi, Sueli; Ferreira, Luiz Antônio. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta (eUAb. Universitária; 31), 2022.
    Publicado
  3. Teletin, Andreea; Rodrigues, Sónia Valente. "Para uma análise enunciativa de alguns textos publicitários portugueses: modalidades, vozes e pontos de vista". In Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de estudos lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios, editado por Ciama, Adriana; Teletin, Andreea, 410-417. Bucuresti, Roménia: Editura Universita¿ii din Bucure¿ti, 2021.
    Publicado
  4. Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. "Contributo para o estudo das construções é Adj que X como marcadores argumentativos". 227-256. Berna, Bélgica: Peter Lang, 2020.
    Publicado
  5. Rodrigues, Sónia Valente. "A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: descrição e fundamentação de um percurso didático". 295-321. São Paulo, Brasil: FFLCH/USP, 2020.
    Publicado
  6. Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Purificação; Almeida, Sofia. "Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma do 9.º ano". In A linguística na formação do professor: das teorias às práticas, editado por Leal, António; Oliveira, Fátima; Silva, Fátima; Duarte, Isabel Margarida; Veloso, João; Silvano, Purificação; Rodrigues, Sónia Valente, 139-162. Porto, Portugal: FLUP/CLUP, 2019.
    Publicado
  7. Rodrigues, Sónia Valente ; Silva, Fátima; Carvalho, Ângela; Fardilha, Luís Fernando; Santos, Paulo Jorge. "O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo". In A Linguística na formação do professor: das teorias às práticas, editado por Leal, António; Oliveira, Fátima; Silva, Fátima; Duarte, Isabel Margarida; Veloso, João; Silvano, Purificação; Rodrigues, Sónia Valente, 163-180. Porto, Portugal: FLUP/CLUP, 2019.
    Publicado
  8. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente; Sebastião, Isabel. "Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português". Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2018.
  9. Rodrigues, Sónia Valente. "O ensino do Português nas primeiras décadas do século XXI". In Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva, 247-291. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  10. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. "A aprendizagem de Português Língua Estrangeira baseada em projetos: os provérbios como base de uma sequência didática". In As línguas estrangeiras no ensino superior: propostas didáticas e casos em estudo, xx-xx. Porto, Portugal: Porto Edita, 2017.
    Publicado
  11. Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente; Sebastião, Isabel; Costa, Ana. "Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português". Portugal: Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2017.
  12. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação. "Algumas propriedades temporais das sequências de retoma em textos de polémica". In Langage et dynamiques de sens. Études de linguistique ibéro-romane, 143-161. Bern, Berlin, Frankfurt, Bélgica: Peter Lang, 2015.
    Publicado
  13. Rodrigues, Sónia Valente. "Aspetos de cortesia na polémica escrita". In Cortesia: Olhares e (Re)Invenções, 245-260. Lisboa, Portugal: Chiado Editora, 2014.
    Publicado
  14. Rodrigues, Sónia Valente. "O ensino da escrita como projecto interdisciplinar". In Português, Língua e Ensino, 107-120. Porto, Portugal: U.Porto Editorial, 2011.
    Publicado
  15. Rodrigues, Sónia Valente. "Produção escrita de textos refutativos no Ensino Secundário: uma experiência didáctica monitorizada". In Português, Língua e Ensino, 311-326. Porto, Portugal: U.Porto Editorial, 2011.
    Publicado
  16. Rodrigues, Sónia Valente. "Contributos para o estudo da polémica em Camilo Castelo Branco: a diversidade de formatos discursivos". In Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela, 849-866. Porto, Portugal: Faculdade de Letras do Porto, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Rodrigues, Sónia Valente. A Linguística na formação do professor: das teorias às práticas. Porto, Portugal: FLUP/CLUP. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Rodrigues, Sónia Valente. Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2019.
    10.21747/9789898969217/para • Editor
  3. Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente. As línguas estrangeiras no ensino superior: propostas didáticas e casos em estudo. Porto, Portugal: Porto Edita. 2017.
Edição de número de revista
  1. Rodrigues, Sónia Valente ; Seara, Isabel Roboredo; Falé, Isabel. "Revista da Associação Portuguesa de Linguística (4)". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 4 (2018): http://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/issue/view/3.
    Publicado • Co-editor
  2. Valentim, Helena Topa; Valente Rodrigues, Sónia. "Revista da Associação Portuguesa de Linguística". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 (2016): http://dx.doi.org/10.21747/21839077/rapl2.
    10.21747/21839077/rapl2 • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Fonseca, Fernanda Irene; Rodrigues, Sónia Valente ; Martins, Ana Cristina. ""Análise do discurso, Retórica, Pragmática e Linguística Textual"". In Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário, editado por Ministério da Educação. Ministério da Educação, 2002.
    Publicado
Livro
  1. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes; Rodrigues, Sónia Valente. Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos. 2023.
  2. Rodrigues, Sónia Valente; Negro Romero, Marta. Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional: unha proposta de traballo para as aulas. 2022.
    10.17075/lpct.2022.005
  3. Teletin, Andreea; Rodrigues, Sónia Valente. Para uma análise enunciativa de alguns textos publicitários portugueses: modalidades, vozes e pontos de vista. 2021.
  4. Rodrigues, Sónia Valente. A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: descrição e fundamentação de um percurso didático. 2020.
  5. Silva, Maria de Fátima Henriques da; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela; Fardilha, Luís Fernando de Sá. A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas. 2019.
  6. Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia. Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano. 2019.
    10.21747/978-989-8969-20-0/linga9
  7. Rodrigues, Sónia Valente; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Carvalho, Ângela; Fardilha, Luís Fernando de Sá; Santos, Paulo Jorge. O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo. 2019.
    10.21747/978-989-8969-20-0/linga10
  8. Rodrigues, Sónia Valente; Espírito, Rui. Sequência de aprendizagem interdisciplinar com avaliação formativa e sumativa: uma experiência aplicada ao 9.º ano em Português e em Educação Visual. 2019.
  9. Martins, Guilherme d'Oliveira; Gomes, Carlos Alberto Sousa; Brocardo, Joana Maria Leitão; Pedroso, José Vítor; Acosta Carrillo, José León; Silva, Luísa Maria Ucha; Encarnação, Maria Manuela Guerreiro Alves da; et al. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2018.
  10. Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Isabel Margarida; Silvano, Maria da Purificação. O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos. 2018.
  11. Martins, Guilherme d'Oliveira; Gomes, Carlos Alberto Sousa; Brocardo, Joana Maria Leitão; Pedroso, José Vítor; Acosta Carrillo, José León; Silva, Luísa Maria Ucha; Encarnação, Maria Manuela Guerreiro Alves da; et al. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. 2017.
    Publicado
  12. Costa, Ana; Rodrigues, Sónia Valente; Sebastião, Isabel. Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português. 2017.
  13. Martins, Guilherme d'Oliveira; Gomes, Carlos Alberto Sousa; Brocardo, Joana; Pedroso, José Vitor; Camilo, José León Acosta; Silva, Luísa Maria Ucha; Encarnação, Marta Manuela Guerreiro Alves da; et al. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. 2017.
  14. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente; Machado, Ana Paula; Guedes, Maria Manuel; Toriz, Maria Helena. A escrita escolar para expressão de conhecimentos e aprendizagens: um caso em estudo. 2016.
  15. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação. O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário. 2015.
  16. Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente. A pedagogia dos discursos e o laboratório gramatical no ensino da gramática. 2010.
  17. Rodrigues, Sónia Valente. Dificuldades dos alunos em Língua Portuguesa. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2008.
    Publicado • Editor
Manual
  1. Carvalho, Ângela; Silva, Fátima; Almeida, José; Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Barros Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas; et al. Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico. Portugal. 2017.
  2. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação; Ferreira, Idalina. Português + (12.º ano). Portugal. 2012.
  3. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação; Ferreira, Idalina. Português + (11.º ano). Portugal. 2011.
  4. Rodrigues, Sónia Valente; Duarte, Regina; Batalha, Joana. Exemplos de planificação de sequências didácticas – 3.º ciclo. Material didáctico de apoio à implementação do novo Programa de Português do Ensino Básico. Portugal. 2011.
  5. Rodrigues, Sónia Valente; Silvano, Purificação; Ferreira, Idalina. Português + (10.º ano). Portugal. 2010.
  6. Rodrigues, Sónia Valente. Projectos de Escrita. Portugal. 2007.
  7. Duarte, Isabel Margarida; Vilela, Graciete; Rodrigues, Sónia Valente. Projectos Individuais de Leitura. Portugal. 2005.
  8. Duarte, Isabel Margarida; Vilela, Graciete; Rodrigues, Sónia Valente. Projectos de Leitura – 11.º ano. Portugal. 2004.
  9. Rodrigues, Sónia Valente; Costa, Rosário; Magalhães, Olinda. Preparar os testes 10.º ano – Língua Portuguesa. Portugal. 2004.
Poster em conferência
  1. Santos, Paulo Jorge; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida; Auf der Maur Tomé, Simone; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela. "Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study". Trabalho apresentado em Heritage Languages Around the World (HLAW), 2022.
  2. Duarte, Isabel Margarida; Carvalho, Ângela; Outeirinho, Maria de Fátima; Silva, Maria de Fátima Henriques da; Fardilha, Luís Fernando de Sá; Santos, Paulo Jorge; Tomé, Simone Auf der Maur; et al. "Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers". Trabalho apresentado em Summer School in 2nd Language Acquisition, 2018.
Relatório
  1. Pacheco, Elsa; Gomes, António Alberto; Teixeira, José; Soares, Laura; Couto, Maria João; Santos, Paulo Jorge; Rodrigues, Sónia Valente. 2022. DITE-Diverse Internationalisation of Teacher Education: a report on Internationalisation of Teacher Education. https://hdl.handle.net/10216/147856.
  2. B. M. Aguado; A. Basinska; Paulo Simões Carvalho; Maria Couto; A. Cywinski; J. Domagata; Leanete Dotta; et al. 2022. Cooperation partnerships in higher education: project result 1: report on the status of internationalisation of teacher education (2022). https://hdl.handle.net/10216/150092.
  3. Verdasca, José; Sousa, David; Fernandes, Domingos; Ponte, João Pedro da; Teixeira, José Jorge; Gradeço, Júlia; Matos, Margarida Gaspar de; et al. 2021. Apoio ao desenvolvimento das aprendizagens e ao desenvolvimento socio-emocional e do bem-estar durante e pós-pandemia. https://escolamais.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-10/RelatorioGrupoTrabalhoDespacho38662021.pdf.
  4. Sousa, David; Fernandes, Domingos; Ponte, João Pedro da; Teixeira, José Jorge; Gradeço, Júlia; Matos, Margarida Gaspar de; Ramalho, Sofia; Rodrigues, Sónia Valente; Peralta, Susana. 2021. Apoio ao desenvolvimento das aprendizagens e ao desenvolvimento socioemocional e do bem-estar durante e pós-pandemia. https://hdl.handle.net/10216/138424.
  5. Almeida, José Domingues de; Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas; Santos, Paulo Jorge; Nicolás Martínez, Pilar; et al. 2016. Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira. http://hdl.handle.net/10216/113245.
  6. Almeida, José Domingues de; Ellison, Maria; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas; Santos, Paulo Jorge; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone; Rodrigues, Sónia Valente. 2016. Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira. https://hdl.handle.net/10216/113245.
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Sónia Valente ; Rodrigues, Sónia Valente. "Estrutura e funcionamento da interação verbal polémica . Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco". Doutoramento, 2008.
  2. Rodrigues, Sónia Valente. "Polémica em torno de Rumor Branco, de Almeida Faria: discurso e contra-discurso". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 1998. http://web.letras.up.pt/srodrigues/pdfs/tesefinalmestrado.pdf.

Outros

Outra produção
  1. Nota prévia. UID/LIN/03213/2013. 2016. Valente Rodrigues, Sónia; Seara, Isabel; Falé, Isabel. https://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1551.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/10 Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos ENDA 2 - II Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC & CLUP - Universidade de Coimbra ((online), Portugal)
2021/07/10 Questions didactiques émergentes dans le cadre de l'activité de recherche de professeurs en formation initiale
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/07/09 Aprender mais e melhor na aula de expressão escrita. O ponto de vista dos alunos 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português "Português: avaliação na aprendizagem"
Associação de Professores de Português / Auditório do Centro Cultural (Chaves, Portugal)
2021/06/21 Formação inicial de professores em período de pandemia: experiência e desafios Relatórios em relato 3
Faculdade de Letras da Universidade do Porto & Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/10/09 Práticas de sala de aula de PLE. Partilha de experiências observadas Workshop para professores de PLE nos EUA
Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) (Boston, Estados Unidos)
2020/09/18 Conversar em torno dos livros numa prisão feminina: a escola como espaço de cidadania Colóquio/Workshop Plaisirs de Lire: é/Etats de l’art
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa [Faculdade de Letras da Universidade do Porto] (Porto, Portugal)
2020/08/05 A escrita no ensino remoto de emergência em Portugal: contributo para uma reflexão
Gellite - Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brasil)
2019/11/07 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional': uma proposta de trabalho para as aulas
Instituto de Lingua Galega - Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2019/07/19 Defining and defending: A criteria-based assessment rubric for the public defence of teaching practice final reports in language teacher education at the Faculty of Arts and Humanities, the University of Porto (FLUP)
Centre for Research and Innovation in Education (inED) - Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/05/04 Domínios de autonomia curricular: aprendizagem interdisciplinar
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Portugal)
2019/04/24 Comunicar com impacto - comunicação oral e escrita
Universidade do Porto
2019/04/13 Avaliação de aprendizagens em atividades interdisciplinares no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário
Associação de Professores de Português / Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria, Portugal)
2019/02/23 Práticas de interdisciplinaridade: sequências de aprendizagem 2.º Encontro da Rede Interdisciplinar “Interdisciplinaridade: projetos e desafios”
Rede Interdisciplinar - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/02/21 O ensino do Português em contexto de diversidade: algumas reflexões Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/01/24 O laboratório gramatical como método de ensino-aprendizagem da gramática: uma análise do percurso feito e a fazer em Portugal Simpósio “O ensino da gramática: do currículo às práticas” no III Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática (ConGram)
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2019/01/24 A avaliação do conhecimento explícito da língua: resultados de uma investigação centrada nos verbos de comando de testes do 3.º ciclo do ensino básico
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2018/12/13 Contributo para o estudo das construções é + Adj + que X como marcadores argumentativos Marcadores Discursivos - o português como referência contrastiva
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/12/07 Aprendizagens essenciais: sinais exteriores e interiores de afeto Conferência Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos - Cerimónia de entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua Portuguesa
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10/19 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional'. Uma proposta de trabalho para as aulas
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/10/18 A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: um percurso didático baseado na investigação VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso / III Congresso Internacional de Estudos do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/25 'Ando a ler um dicionário' (título de uma crónica de José Eduardo Agualusa) O que significa fazer um dicionário nos dias de hoje? A relação multifacetada Língua-Dicionário. Trilhos de Descoberta - Debate em torno da edição revista e atualizada do Dicionário da Língua Portuguesa - Léxico, Gramática e Prontuário, de Aldina Vaza e Emília Amor
Texto Editora e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2018/09/21 Emotional support e formação inicial de Professores de PLE: o que dizem os relatórios de Prática Letiva Encontro Aprolínguas 2018
Associação Aprolínguas & Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/10 Três modos de organizar sequências de aprendizagens interdisciplinares com base nas aprendizagens essenciais
Agrupamento de Escolas de Valongo
2018/09/07 A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas ENDA1 - I Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/07/18 O trabalho colaborativo como dispositivo para o desenvolvimento profissional: uma experiência em Didática do Português
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07/13 Reflexões em torno da construção de oficinas gramaticais: dados de uma experiência didática monitorizada
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018/07/13 Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores
CNaPPES & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/04/14 Para uma articulação entre texto e gramática: proposta de percursos didáticos
Associação de Professores de Português / Auditório da Escola Secundária de Paredes (Paredes, Portugal)
2018/04/14 O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – Visão, princípios, valores e áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens
APEVT Educação Artística e Tecnológica / Escola Secundária Garcia da Orta (Porto, Portugal)
2017/11/08 A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/20 Formação de professores de Português: perspectivas
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Para que serve a didática do Português? Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 O modelo integrado Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical numa aprendizagem baseada em projetos (InTeGra) 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Análise da eficácia pedagógico-didática de uma oficina gramatical aplicada a uma turma de 9.º ano 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Construção de um referencial de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2017 O verbo 'explicar' como instrução de enunciados de testes: contributos para o seu estudo I Jornada sobre Testes de Avaliação. Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Constituinte de frase: uma aprendizagem essencial desde o 1.º ciclo do ensino básico Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 Aprendizagens essenciais: consolidação e articulação Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - Reuniões Regionais Norte e Centro
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação (Amarante; Coimbra, Portugal)
2017 Formação de professores de Português: perspetivas Contra a Literatura - Programas (e metas) na escola
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 A polémica como confronto de ideias - Teolinda Gersão e Maria Helena Mira Mateus acerca do ensino do Português Sétimas Jornadas de Análise do Discurso (JADIS VII) e MEMITÀ
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017 O processo de elaboração do Relatório de Estágio: dificuldades na articulação entre a teoria e a prática
(Portugal)
2017 Da competência comunicativa às competências em educação IV Jornadas da Educação – A comunicação em educação
Câmara Municipal de Lousada (Lousada, Portugal)
2017 O domínio da língua materna como fator de sucesso na escola - contributo a partir de um estudo sobre testes de avaliação III Fórum Pedagógico de Felgueiras
Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras, Portugal)
2016/11/24 O verbo 'explicar' em enunciados de testes de avaliação no ensino básico: estudo de valores semânticos e pragmáticos
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/07/01 O ensino da gramática: uma abordagem integrada
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06/16 Ensinar Português Língua Estrangeira com provérbios
Associação Aprolínguas e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/01/29 A expressão de conhecimentos e aprendizagens na escrita escolar: um caso em estudo
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/01/28 Referencial de qualificação profissional do docente de português língua não materna: proposta de um quadro teórico e metodológico para a sua construção
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016 A Queda dum Anjo como eixo estruturador de um projeto de leitura escolar 3.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide
Casa de Camilo/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (São Miguel de Seide/Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2016 O ensino do Português: contributo para uma visão integradora Ciclo de seminários Lei de Bases do Sistema Educativo “Currículo e conhecimento: o que ensinar e como ensinar?
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
2016 E se trocássemos algumas ideias sobre o assunto? FADO_Follow Up - “Promover a oralidade na aula de língua estrangeira”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/10/26 O comentário em relatórios de observação de aulas. Observações para reflexão sobre a profissionalidade docente V Jornadas de Análise do Discurso (JADIS V)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/06/05 A expressão linguística de relações retóricas na escrita argumentativa: estudo comparativo entre estudantes do ensino secundário e do ensino superior
Université de Rouen (Rouen, França)
2015 Os marcadores discursivos na escrita argumentativa escolar II Jornadas sobre Marcadores Discursivos
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/11/06 A fundamentação pedagógica como género de escrita académica IV Jornadas de Análise do Discurso (JADIS IV)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/10/22 O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 O trabalho colaborativo e o ensino do Português I Jornadas Pedagógicas “Articulação e Dinâmicas Colaborativas: refletir para melhorar
Agrupamento de Escolas de Valongo (Valongo, Portugal)
2014 'Só um minuto, por favor.' Jornadas sobre Atenuação
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 Para uma análise enunciativa do discurso publicitário português: deixis pessoal, vozes e pontos de vista Colóquio Internacional “Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de estudos lusófonos na Roménia: desafios e perspetivas
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
2014 O que há de novo no ensino da escrita? Curso de formação “Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/12/06 A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/10/29 Formação de professores de PL2/PLE na FLUP: um modelo integrado de saberes
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/10/28 Marcas modais de distanciamento enunciativo em relatórios de avaliação de atividade formativa III Jornadas de Análise do Discurso (JADIS III)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/05/29 Algumas propriedades temporais das sequências de retoma em textos de polémica
Université de Montpellier (Montpellier, França)
2012/11/05 'Lá para as três e tal', 'daqui a uma horita' e outras expressões de medição temporal: algumas reflexões sobre o tempo português II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/11/05 O uso do Presente do Indicativo no relato do discurso em textos de polémica II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/09/05 A cortesia na polémica escrita
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2012 O trabalho colaborativo na escola: da supervisão à intervisão Seminário sobre Supervisão Pedagógica
Centro de Formação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel e Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)
2012 Reflexões sobre práticas de escrita na aula de Português do Ensino Secundário: a escrita argumentativa 12.º Encontro de Professores de Português – O valor da língua materna
Areal Editores (Porto, Portugal)
2012 A avaliação da oralidade na aula de Português O Português (n)a língua que somos – Conferências
Centro de Formação da Associação de Escolas de Gondomar (Gondomar, Portugal)
2011/12/12 O texto argumentativo no ensino secundário I Jornadas de Análise de Discurso (JADIS I)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011 O discurso político na imprensa: notas sobre uma investigação em curso Jornadas sobre o discurso político português em perspetiva: abordagens plurais
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/10/21 A centralidade dos verbos performativos, no uso relatado, em texto de polémica
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010 Articulação entre o Ensino da Gramática e o desenvolvimento da Competência da Oralidade 2.º Encontro A Linguística na Formação do Professor de Português
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010 The reported speech in polemic discourse Jornadas sobre Manipulação e Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010 Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco Quid Novi? 11 – 11.º Ponto de Encontro de Investigação em Linguística
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010 Provérbios: algumas sugestões pedagógicas Jornadas Linguísticas dedicadas a Sérgio Matos e a Joaquim Barbosa
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009 Investigação e Ensino da Língua Portuguesa Conferência de Valorização PROALV Criar e Inovar ao Longo da Vida
Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2008/11/20 O desenvolvimento da competência linguística como factor de qualificação no processo de escrita. Um estudo no âmbito do projecto IELP
Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2008 Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa: uma experiência de trabalho colaborativo como factor de qualificação do Ensino do Português 1.º Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2008 Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical no ensino da gramática: uma proposta de articulação Colóquio Gramática, História, Teorias, Aplicações
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2008 Dificuldades dos alunos: resultados dos estudos realizados no âmbito do projecto IELP II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico
Ministério da Educação - Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
2007/07/12 A polémica: aspectos configuracionais da estrutura dialogal
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007 O ensino da escrita como projecto interdisciplinar Jornadas Pedagógicas do Concelho de Gondomar
Centro de Formação do Concelho de Gondomar (Gondomar, Portugal)
2007 Dialogar escrevendo ou escrever dialogando. A polémica como forma específica de diálogo Colóquio O Fascínio da Linguagem – Homenagem a Fernanda Irene Fonseca
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2007 Os números da leitura ou a leitura dos números: a leitura como propósito educativo V Encontro de Educação de Arouca – “A Escola à Conquista da Autonomia”
Escola Secundária de Arouca (Arouca, Portugal)
2007 Fonética e Fonologia: modos de operacionalização Encontro sobre Terminologia Linguística: das Teorias às Práticas
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005 A Queda dum Anjo como texto de polémica 2.º Congresso Internacional de Estudos Camilianos – ‘A Retórica na Ficção Camiliana’
Casa de Camilo/Centro de Estudos Camilianos (Vila Nova de Famalicão/São Miguel de Seide, Portugal)
2002 A descrição na aula de Português: exercícios de análise e de produção textual Encontro ´Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna´
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2000 A consciencialização linguística como componente fundamental na formação inicial do professor de português Colóquio ‘A Linguística na Formação do Professor de Português’
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/09 - Atual A avaliação Formativa na aula de LE - supervisão, estratégias e concretização - estudo de caso
Orientador
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016 - Atual A contribuição da gramática para a compreensão do texto literário
Orientador
Línguas e Literaturas Modernas - variante Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - Atual A avaliação formativa como estratégia para o desenvolvimento da escrita em Espanhol Língua Estrangeira
Orientador
Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2017/11 - 2018/11/26 O intercâmbio escolar como estratégia no ensino do Português
Orientador
Ensino de Português no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2017/12 - 2018/07 As lendas da Amazônia como recurso no ensino-aprendizagem intercultural de Português Língua Estrangeira
Orientador
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016/12 - 2017/11 Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Orientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016/01 - 2016/12 Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Orientador
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º C do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Orientador
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Ens. Sec. (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento da competência de escrita em ensino de PLE: produção textual
Coorientador
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2015 Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Orientador
Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013/09 - 2014/12 O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2014 O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas
Orientador
Ensino do Português no 3.º CEB e Ens. Sec. e de Língua Estrangeira no Ens. (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010/09 - 2012/02 O Círculo da Escrita. o Texto Argumentativo e a Consciência (Meta)linguística no Ensino Secundário
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2012 - 2012 O círculo da escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09 - 2021/09 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (2021/09/09 - 2021/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2020/01/27 - 2020/01/28 2.ª Jornada sobre Instrumentos de Avaliação em Português (2020/01/27 - 2020/01/28)
Encontro (Coorganizador)
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal

Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2019/10/09 - 2019/10/11 XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2019/10/09 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2018/09/26 - 2018/09/28 XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2018/09/26 - 2018/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2017 - 2017 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"
Congresso (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2017 - 2017 1.ª Jornada sobre Testes de Avaliação - Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Linguística da Universidade do Porto; Universidade do Porto; Santander; Associação de Professores de Português, Portugal
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro (Outra)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2016 - 2016 Que conhecimento gramatical avaliar na escola?
Seminário (Outra)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2013 - 2013 I Ciclo de Conferências Línguas, Literaturas e Ensino
Conferência (Outra)
Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal
2007 - 2007 Audição Pública sobre a Terminologia Linguística nos Ensinos Básico e Secundário na aula de Português
Encontro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias”
Seminário
6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias”
2015 - 2015 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - Literatura e Gramática: um diálogo infinito
Encontro
11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - "Literatura e Gramática: um diálogo infinito"
Associação de Professores de Português, Portugal
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2014 - 2014 Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Congresso
Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/10 Relação entre a competência de leitura e o conhecimento explícito da língua. Um estudo de caso numa turma do 8º ano de escolaridade
Orientador
Ana Filipa Correia Ramalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/06/22 As crônicas de 'Bons Dias!' e a formação dos leitores
Arguente principal
Leila Tombini (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022/06/14 Os Novos Géneros Discursivos como Instrumentos para a Promoção de Competências de Leitura: um Estudo em Contexto de Preparação para o Acesso ao Ensino Superior no Brasil
Arguente
Najla Fouad Saghié (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/05/02 Ensino de Português em Timor-Leste: Uma Análise dos Manuais de Português para o Ensino Secundário Geral
Arguente
António José de Oliveira Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2021/11/08 Aprendizagens Essenciais de Português: documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das noções de texto, género e sequência
Arguente principal
Gonçalo Gonçalves Faustino (Mestrado)
2021/10/27 Os Provedores dos Leitores: alguns exemplos da imprensa portuguesa e espanhola
Arguente principal
Ana Filipa Rocha Monteiro (Mestrado)
2021/07/20 Cartas, tradições discursivas e mudança sintática: uma análise linguística de orações relativas produzidas por moradores de uma cidade do sertão do Brasil
Arguente
Afonso Henrique Novaes Menezes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2021/06/28 A gestão do ethos político: estudo das estratégias argumentativas de descredibilização e persuasão no debate sobre o estado da Nação
Arguente principal
Ana Isabel Serra Gonçalves Viola (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021/02/16 O uso da língua inglesa: a implementação de atividades com fantoches na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Telma Filipa Gomes Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/02/08 A construção do ethos no discurso político do governador Flávio Dino, nos media sociais Facebook e Twitter
Arguente
Josenilde Cidreira Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/12/02 O conhecimento gramatical no desenvolvimento da competência da escrita: um estudo com o modelo integrado Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical
Arguente principal
Mónica Alexandra Saraiva da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/11/20 A importância da linguagem não-verbal em situações formais de oralidade
Arguente principal
Vânia de Oliveira Tavares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/11/16 (O)usar a team based learning e a flipped classroom na aula de PLE
Arguente principal
Maria Luís VanZeller Campos Feijó Queirós (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/10/26 A utilização do género textual crónica para o desenvolvimento de atividades de interação oral nas aulas de PLE
Arguente principal
Ana Marta Guerra Vieira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/04/29 A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira
Arguente principal
Maria Inês Farto Miranda (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/02/28 Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Arguente principal
Ana Sofia Maltinha Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01/06 O Sentido da Vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
Arguente principal
Sónia Maria Daniel De Melo Ochôa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/01/06 O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
Arguente principal
Sandra Maria Daniel de Melo Ochôa (Mestrado)
2019/11/27 O desenvolvimento da escrita criativa: o blogue como fonte de motivação para a expressão escrita
Arguente principal
Filipa Manuela Vilas Boas Pessoa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/11/05 Treino e desenvolvimento da aptidão argumentativa na escrita através da produção das apreciações críticas
Arguente principal
Cláudia Eugénia Espinha Braga da Cruz Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/05/14 La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas (European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal
Arguente
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/15 O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
Arguente principal
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2019/04/15 O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
Arguente principal
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018/11/28 JABA-Translations
Arguente principal
Renata Cláudia Guerra Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/11/21 Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol
Arguente principal
Joana Cristina Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/11/14 O documento audiovisual em apoio às competências de compreensão e expressão do oral, no ensino aprendizagem do PLE
Arguente principal
Denise Agonia Faria Robalo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/07/19 Discurso, media e construção de identidade: as mulheres que lutam pela posse da terra no Estado do Pará sob a ótica do jornal Diário do Pará
Arguente
Valéria Cristian Silva Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/05/16 Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de língua
Arguente
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/03/27 Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática
Arguente principal
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/11/29 Ensino de PLE em contexto de migração: reflexões sobre experiências de ensino e aprendizagem no CNAIM
Arguente principal
Ana Raquel Carvalho Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2017/11/10 O uso do vídeo como ferramenta de reflexão sobre a prática letiva no ensino do Inglês como língua estrangeira
Arguente principal
Mónica Zita dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2017/11/08 Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de Literatura Portuguesa
Arguente principal
Sílvia Reis Ribeiro (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07/20 A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol)
Arguente principal
Rui Diogo Faria Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/07/19 As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PB e PE
Arguente
Valéria Mourales Cavalheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/12/16 O material oral autêntico como potenciador de aprendizagem em Português Língua Estrangeira
Arguente principal
Marília Martins Laranjeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/11/11 O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis
Arguente principal
Sandra de Brito Bezerra Zimbrão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/11/04 Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem
Arguente principal
João Miguel Carneiro dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/11/02 A Oralidade: ferramenta para ensinar e para aprender! (Trabalho de investigação-ação aplicado às aulas de Português)
Arguente principal
Emanuel Paulo Ferreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/10/17 A figuração do enunciador nos discursos políticos
Arguente
Sara Topete de Oliveira Pita (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015/12/16 Pedagogia da escrita: revisão entre pares no ensino-aprendizagem do português e espanhol
Arguente principal
Nádia Filipa Pereira Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/12/14 Estratégias de motivação para a leitura em contexto de sala de aula
Arguente principal
Marta Filipa Ferreira Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015/12/07 Verbos de movimento e preposições: conhecimento explícito da língua materna e principais dificuldades na aprendizagem de espanhol língua estrangeira
Arguente principal
Célia Helena Carneiro Fraga (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/11/30 A utilização do laboratório gramatical nas aulas de Português, como língua materna, e Espanhol, como língua estrangeira
Arguente principal
Ana Alexandra Rocha Pereira Rodrigues Queiroz (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/11/25 Produção de material didático apelativo para a aprendizagem da Língua Materna e Língua Estrangeira
Arguente principal
Marta Alexandra da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/09/15 As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um estudo de caso
Arguente principal
Nguyen Thi Hai (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/04/23 O texto polémico nos meios de comunicação social – criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos Programas de Português
Arguente principal
Vera Lúcia Caetano Mendes Alves Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2014/12/15 Aquisição dos clíticos no Ensino Simultâneo de PLE e PB a alunos universitários da Suécia
Arguente principal
Catarina Stichini Vilela Carvalhosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/24 Prática de língua – uma proposta de ensino - aprendizagem baseada em géneros textuais
Arguente principal
Joana Marisa da Silva Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/24 Os recursos audiovisuais nas aulas de língua estrangeira (PLE)
Arguente principal
Niagara Otília Dionísio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/10 O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas
Arguente principal
Dinis Dias Rebelo Leitão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/11/10 O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol)
Arguente principal
Ana Rita Ferreira Pais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/07/02 Gramática e competência: contributos para a expressão do tempo em textos de alunos Maria Filomena Beata Viegas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2014/03/06 Ensino e aprendizagem da escrita – EOPAVO(S)!* - contributos da utilização de um código de apoio à revisão para o desenvolvimento de competências Isabel Manuela de Sousa Barbosa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2013/11/25 Oficina lexical: um contributo para o desenvolvimento da competência lexical no ensino/aprendizagem do Português Língua Estrangeira
Arguente principal
Hugo Miguel Lopes Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/12/21 Da leitura à oralidade. Desenvolvimento da expressão oral a partir de contos breves no nível A2
Arguente principal
Maria Madalena Fernandes Simões Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/01/06 Leitura, leitores e contratos de leitura. Os novos caminhos da motivação à leitura no ensino secundário
Arguente principal
Margarida Branca Cardoso Bastos da Silva Lino (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2010/06/28 Uma proposta sócio-interacionista para o estudo dos textos bíblicos
Arguente principal
Camile Maria Botelho Regadas Tanto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/15 - 2023/01/20 Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2022/02/01 - 2022/10/29 Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2022/01/04 - 2022/07/02 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
2021/03/01 - 2021/11/20 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
2021/03/01 - 2021/09/10 II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2) Instituto Politécnico de Leiria
2021/01/02 - 2021/07/10 Auditório do Centro Cultural de Chaves

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/20 - 2023/12/06 Responder a desafios da sala de aula de Português Didática do Português, Formação Contínua de Professores (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/05/25 - 2023/07/13 Responder a desafios da sala de aula de Português Didática do Português, Formação de Professores (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/05/15 - 2023/05/26 Metodologia do Ensino da Gramática Didática da Gramática, Didática do Português, Formação de Professores (Master)
2017 - 2017 Didática da Oralidade Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel, Portugal
2016 - 2016 Planeamento da ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2016 Metodologias nos programas de EPE: aplicação ao desenvolvimento da competência de leitura Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal - Instituto Camões, I. P., Reino Unido
2016 - 2016 A oralidade na aula de língua materna: sugestões para intervenção e avaliação Extensão e divulgação científica (Curso médio) E. B. 2, 3 Dr. João de Meira, Guimarães, Portugal
2014 - 2014 Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal
2014 - 2014 Oficina de Escrita, Curso intensivo de Atualização de Professores de Português Língua Materna, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal
2013 - 2013 Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas. Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas de Baião, Portugal
2013 - 2013 Técnicas de observação de aulas Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Associação de Escolas de Matosinhos, Portugal
2012 - 2012 Para uma Escola de Sucesso(s) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Portugal
2012 - 2012 Da leitura literária à escrita argumentativa - Encontros Pedagógicos da Areal Editores Extensão e divulgação científica (Curso médio) Areal Editores, Portugal
2011 - 2011 Projecto de formação para o novo Programa de Português do Ensino Básico II – aprofundamento Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal
2010 - 2010 Oficina de Oralidade no Ensino Secundário Extensão e divulgação científica (Curso médio) Areal Editores, Portugal
2010 - 2010 O Funcionamento da Língua no Ensino Secundário: o laboratório gramatical Extensão e divulgação científica (Curso médio) Areal Editores, Portugal
2008 - 2008 Trabalho oficinal de aperfeiçoamento de texto na aula de Português Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Portugal
2008 - 2008 O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção_Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística. Formação de formadores Extensão e divulgação científica (Curso médio) Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal
2006 - 2006 O Ensino da Escrita como Projecto Interdisciplinar Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal
2005 - 2005 Ensinar a escrever... É possível? Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal
2002 - 2002 Narrar, descrever e argumentar: dispositivos didáticos para a produção e a aprendizagem da escrita Extensão e divulgação científica (Curso médio) Grande Colégio Universal, Portugal
2001 - 2001 A descrição: algumas propostas de trabalho para a aula de língua materna Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Portugal
2001 - 2001 Reflexões em torno da escrita Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Ferreira da Silva (Couto, Cucujães), Portugal
2000 - 2000 Contributos da Linguística de Texto para o ensino-aprendizagem da língua materna Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal
2000 - 2000 Contributos da Linguística de Texto e da Pragmática para a abordagem do discurso publicitário na aula de língua materna Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S, João da Madeira), Portugal
1997 - 1997 O Texto Poético no Ensino Básico Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola do Ensino Básico do 2.º e 3.º ciclo de Sever do Vouga, Portugal
1995 - 1995 O Texto Poético no Ensino Básico Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária de Baltar, Portugal
1994 - 1994 O Texto Poético no Ensino Básico Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária da Maia, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020 Entrevista a Sónia Valente Rorigues Palavras – revista em linha v. 3, n. 3, pp. 3-8

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/02/11 - 2024/02/11 Páginas de Português - Antena 2 O diálogo entre a linguística e a literatura
2020/08/16 - 2020/08/16 Páginas de Português - Antena 2 As vantagens da interdisciplinaridade no ensino da língua portuguesa
2019/07/14 - 2019/07/14 Páginas de Português - Antena 2 Sobre interdisciplinaridade
2019/01/11 - 2019/01/11 Páginas de Português - Antena 2 O legado do Professor Joaquim Fonseca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Atual Associação Portuguesa de Linguística
Atual Associação de Professores de Português
Atual Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/12/20 - 2020/03/09 Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para os cursos profissionais do ensino secundário, constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação de Professores de Português. Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino, Portugal

Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal
2016/12/01 - 2018/07/19 Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para todos os níveis da escolaridade obrigatória ensino básico e ensino secundário), constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação de Professores de Português. AE - Português - Ensino básico - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico AE - Português - Ensino secundário - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario
Coordenador
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal
2016/07/01 - 2017/07/28 Construção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sob coordenação de Guilherme de Oliveira Martins, como membro do Grupo de Trabalho, nomeado por despacho do Sr. Secretário de Estado da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Membro
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal