Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues
Nomes de citação
- Valente Rodrigues, Sónia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4F10-1BE5-36A2
- ORCID iD
- 0000-0003-0571-024X
Endereços de correio eletrónico
- srodrigues@reit.up.pt (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004/09/01 - 2008/12/16
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2008
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica. Contributo para o Estudo da Polemicidade em Camilo Castelo Branco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1994/10 - 1998/11/25
Concluído
|
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: réplica e contra-réplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1989/09/01 - 1994/06/27
Concluído
|
Línguas e Literaturas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Especialização em Ramo educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Quinze valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011/09/01 - 2016/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2016/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/06/22 - 2026/06/21 | Pró-Reitor | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996/09/01 - 2007/08/31 | Professora requisitada ao ensino secundário | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1994/09/01 - 1996/08/31 | Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário | Escola Secundária de Baltar, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Alemanha Universidade do Minho, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 22 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/09/10 | Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos | ENDA 2 - II Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC & CLUP - Universidade de Coimbra ((online), Portugal)
|
2021/07/10 | Questions didactiques émergentes dans le cadre de l'activité de recherche de professeurs en formation initiale |
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/07/09 | Aprender mais e melhor na aula de expressão escrita. O ponto de vista dos alunos | 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português "Português: avaliação na aprendizagem"
Associação de Professores de Português / Auditório do Centro Cultural (Chaves, Portugal)
|
2021/06/21 | Formação inicial de professores em período de pandemia: experiência e desafios | Relatórios em relato 3
Faculdade de Letras da Universidade do Porto & Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/10/09 | Práticas de sala de aula de PLE. Partilha de experiências observadas | Workshop para professores de PLE nos EUA
Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) (Boston, Estados Unidos)
|
2020/09/18 | Conversar em torno dos livros numa prisão feminina: a escola como espaço de cidadania | Colóquio/Workshop Plaisirs de Lire: é/Etats de l’art
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa [Faculdade de Letras da Universidade do Porto] (Porto, Portugal)
|
2020/08/05 | A escrita no ensino remoto de emergência em Portugal: contributo para uma reflexão |
Gellite - Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brasil)
|
2019/11/07 | 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional': uma proposta de trabalho para as aulas |
Instituto de Lingua Galega - Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2019/07/19 | Defining and defending: A criteria-based assessment rubric for the public defence of teaching practice final reports in language teacher education at the Faculty of Arts and Humanities, the University of Porto (FLUP) |
Centre for Research and Innovation in Education (inED) - Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/04 | Domínios de autonomia curricular: aprendizagem interdisciplinar |
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Portugal)
|
2019/04/24 | Comunicar com impacto - comunicação oral e escrita |
Universidade do Porto
|
2019/04/13 | Avaliação de aprendizagens em atividades interdisciplinares no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário |
Associação de Professores de Português / Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria, Portugal)
|
2019/02/23 | Práticas de interdisciplinaridade: sequências de aprendizagem | 2.º Encontro da Rede Interdisciplinar “Interdisciplinaridade: projetos e desafios”
Rede Interdisciplinar - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/21 | O ensino do Português em contexto de diversidade: algumas reflexões | Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/01/24 | O laboratório gramatical como método de ensino-aprendizagem da gramática: uma análise do percurso feito e a fazer em Portugal | Simpósio “O ensino da gramática: do currículo às práticas” no III Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática (ConGram)
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/01/24 | A avaliação do conhecimento explícito da língua: resultados de uma investigação centrada nos verbos de comando de testes do 3.º ciclo do ensino básico |
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2018/12/13 | Contributo para o estudo das construções é + Adj + que X como marcadores argumentativos | Marcadores Discursivos - o português como referência contrastiva
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/12/07 | Aprendizagens essenciais: sinais exteriores e interiores de afeto | Conferência Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos - Cerimónia de entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua
Portuguesa
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/19 | 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional'. Uma proposta de trabalho para as aulas |
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/10/18 | A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: um percurso didático baseado na investigação | VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso / III Congresso Internacional de Estudos do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/25 | 'Ando a ler um dicionário' (título de uma crónica de José Eduardo Agualusa) | O que significa fazer um dicionário nos dias de hoje? A relação multifacetada Língua-Dicionário. Trilhos de Descoberta - Debate
em torno da edição revista e atualizada do Dicionário da Língua Portuguesa - Léxico, Gramática e Prontuário, de Aldina Vaza
e Emília Amor
Texto Editora e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/21 | Emotional support e formação inicial de Professores de PLE: o que dizem os relatórios de Prática Letiva | Encontro Aprolínguas 2018
Associação Aprolínguas & Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/10 | Três modos de organizar sequências de aprendizagens interdisciplinares com base nas aprendizagens essenciais |
Agrupamento de Escolas de Valongo
|
2018/09/07 | A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas | ENDA1 - I Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/07/18 | O trabalho colaborativo como dispositivo para o desenvolvimento profissional: uma experiência em Didática do Português |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/07/13 | Reflexões em torno da construção de oficinas gramaticais: dados de uma experiência didática monitorizada |
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018/07/13 | Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores |
CNaPPES & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/04/14 | Para uma articulação entre texto e gramática: proposta de percursos didáticos |
Associação de Professores de Português / Auditório da Escola Secundária de Paredes (Paredes, Portugal)
|
2018/04/14 | O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – Visão, princípios, valores e áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens |
APEVT Educação Artística e Tecnológica / Escola Secundária Garcia da Orta (Porto, Portugal)
|
2017/11/08 | A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/20 | Formação de professores de Português: perspectivas |
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Para que serve a didática do Português? | Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O modelo integrado Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical numa aprendizagem baseada em projetos (InTeGra) | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Análise da eficácia pedagógico-didática de uma oficina gramatical aplicada a uma turma de 9.º ano | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Construção de um referencial de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios | International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O verbo 'explicar' como instrução de enunciados de testes: contributos para o seu estudo | I Jornada sobre Testes de Avaliação. Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Constituinte de frase: uma aprendizagem essencial desde o 1.º ciclo do ensino básico | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Aprendizagens essenciais: consolidação e articulação | Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - Reuniões Regionais Norte e Centro
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação (Amarante; Coimbra, Portugal)
|
2017 | Formação de professores de Português: perspetivas | Contra a Literatura - Programas (e metas) na escola
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A polémica como confronto de ideias - Teolinda Gersão e Maria Helena Mira Mateus acerca do ensino do Português | Sétimas Jornadas de Análise do Discurso (JADIS VII) e MEMITÀ
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O processo de elaboração do Relatório de Estágio: dificuldades na articulação entre a teoria e a prática |
(Portugal)
|
2017 | Da competência comunicativa às competências em educação | IV Jornadas da Educação – A comunicação em educação
Câmara Municipal de Lousada (Lousada, Portugal)
|
2017 | O domínio da língua materna como fator de sucesso na escola - contributo a partir de um estudo sobre testes de avaliação | III Fórum Pedagógico de Felgueiras
Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras, Portugal)
|
2016/11/24 | O verbo 'explicar' em enunciados de testes de avaliação no ensino básico: estudo de valores semânticos e pragmáticos |
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07/01 | O ensino da gramática: uma abordagem integrada |
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/16 | Ensinar Português Língua Estrangeira com provérbios |
Associação Aprolínguas e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/01/29 | A expressão de conhecimentos e aprendizagens na escrita escolar: um caso em estudo |
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/01/28 | Referencial de qualificação profissional do docente de português língua não materna: proposta de um quadro teórico e metodológico para a sua construção |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | A Queda dum Anjo como eixo estruturador de um projeto de leitura escolar | 3.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide
Casa de Camilo/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (São Miguel de Seide/Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | O ensino do Português: contributo para uma visão integradora | Ciclo de seminários Lei de Bases do Sistema Educativo “Currículo e conhecimento: o que ensinar e como ensinar?
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016 | E se trocássemos algumas ideias sobre o assunto? | FADO_Follow Up - “Promover a oralidade na aula de língua estrangeira”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/26 | O comentário em relatórios de observação de aulas. Observações para reflexão sobre a profissionalidade docente | V Jornadas de Análise do Discurso (JADIS V)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/06/05 | A expressão linguística de relações retóricas na escrita argumentativa: estudo comparativo entre estudantes do ensino secundário e do ensino superior |
Université de Rouen (Rouen, França)
|
2015 | Os marcadores discursivos na escrita argumentativa escolar | II Jornadas sobre Marcadores Discursivos
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário | Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/11/06 | A fundamentação pedagógica como género de escrita académica | IV Jornadas de Análise do Discurso (JADIS IV)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10/22 | O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário |
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | O trabalho colaborativo e o ensino do Português | I Jornadas Pedagógicas “Articulação e Dinâmicas Colaborativas: refletir para melhorar
Agrupamento de Escolas de Valongo (Valongo, Portugal)
|
2014 | 'Só um minuto, por favor.' | Jornadas sobre Atenuação
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Para uma análise enunciativa do discurso publicitário português: deixis pessoal, vozes e pontos de vista | Colóquio Internacional “Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de estudos lusófonos na Roménia: desafios
e perspetivas
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
|
2014 | O que há de novo no ensino da escrita? | Curso de formação “Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/12/06 | A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/29 | Formação de professores de PL2/PLE na FLUP: um modelo integrado de saberes |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/28 | Marcas modais de distanciamento enunciativo em relatórios de avaliação de atividade formativa | III Jornadas de Análise do Discurso (JADIS III)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/05/29 | Algumas propriedades temporais das sequências de retoma em textos de polémica |
Université de Montpellier (Montpellier, França)
|
2012/11/05 | 'Lá para as três e tal', 'daqui a uma horita' e outras expressões de medição temporal: algumas reflexões sobre o tempo português | II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/11/05 | O uso do Presente do Indicativo no relato do discurso em textos de polémica | II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/09/05 | A cortesia na polémica escrita |
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O trabalho colaborativo na escola: da supervisão à intervisão | Seminário sobre Supervisão Pedagógica
Centro de Formação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel e Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)
|
2012 | Reflexões sobre práticas de escrita na aula de Português do Ensino Secundário: a escrita argumentativa | 12.º Encontro de Professores de Português – O valor da língua materna
Areal Editores (Porto, Portugal)
|
2012 | A avaliação da oralidade na aula de Português | O Português (n)a língua que somos – Conferências
Centro de Formação da Associação de Escolas de Gondomar (Gondomar, Portugal)
|
2011/12/12 | O texto argumentativo no ensino secundário | I Jornadas de Análise de Discurso (JADIS I)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | O discurso político na imprensa: notas sobre uma investigação em curso | Jornadas sobre o discurso político português em perspetiva: abordagens plurais
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/10/21 | A centralidade dos verbos performativos, no uso relatado, em texto de polémica |
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Articulação entre o Ensino da Gramática e o desenvolvimento da Competência da Oralidade | 2.º Encontro A Linguística na Formação do Professor de Português
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | The reported speech in polemic discourse | Jornadas sobre Manipulação e Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco | Quid Novi? 11 – 11.º Ponto de Encontro de Investigação em Linguística
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Provérbios: algumas sugestões pedagógicas | Jornadas Linguísticas dedicadas a Sérgio Matos e a Joaquim Barbosa
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | Investigação e Ensino da Língua Portuguesa | Conferência de Valorização PROALV Criar e Inovar ao Longo da Vida
Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2008/11/20 | O desenvolvimento da competência linguística como factor de qualificação no processo de escrita. Um estudo no âmbito do projecto IELP |
Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa: uma experiência de trabalho colaborativo como factor de qualificação do Ensino do Português | 1.º Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2008 | Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical no ensino da gramática: uma proposta de articulação | Colóquio Gramática, História, Teorias, Aplicações
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2008 | Dificuldades dos alunos: resultados dos estudos realizados no âmbito do projecto IELP | II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico
Ministério da Educação - Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
|
2007/07/12 | A polémica: aspectos configuracionais da estrutura dialogal |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007 | O ensino da escrita como projecto interdisciplinar | Jornadas Pedagógicas do Concelho de Gondomar
Centro de Formação do Concelho de Gondomar (Gondomar, Portugal)
|
2007 | Dialogar escrevendo ou escrever dialogando. A polémica como forma específica de diálogo | Colóquio O Fascínio da Linguagem – Homenagem a Fernanda Irene Fonseca
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | Os números da leitura ou a leitura dos números: a leitura como propósito educativo | V Encontro de Educação de Arouca – “A Escola à Conquista da Autonomia”
Escola Secundária de Arouca (Arouca, Portugal)
|
2007 | Fonética e Fonologia: modos de operacionalização | Encontro sobre Terminologia Linguística: das Teorias às Práticas
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2005 | A Queda dum Anjo como texto de polémica | 2.º Congresso Internacional de Estudos Camilianos – ‘A Retórica na Ficção Camiliana’
Casa de Camilo/Centro de Estudos Camilianos (Vila Nova de Famalicão/São Miguel de Seide, Portugal)
|
2002 | A descrição na aula de Português: exercícios de análise e de produção textual | Encontro ´Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna´
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | A consciencialização linguística como componente fundamental na formação inicial do professor de português | Colóquio ‘A Linguística na Formação do Professor de Português’
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/09 - Atual | A avaliação Formativa na aula de LE - supervisão, estratégias e concretização - estudo de caso
Orientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - Atual | A contribuição da gramática para a compreensão do texto literário
Orientador
|
Línguas e Literaturas Modernas - variante Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - Atual | A avaliação formativa como estratégia para o desenvolvimento da escrita em Espanhol Língua Estrangeira
Orientador
|
Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11 - 2018/11/26 | O intercâmbio escolar como estratégia no ensino do Português
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2017/12 - 2018/07 | As lendas da Amazônia como recurso no ensino-aprendizagem intercultural de Português Língua Estrangeira
Orientador
|
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016/12 - 2017/11 | Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Orientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016/01 - 2016/12 | Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Orientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º C do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Orientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Ens. Sec. (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento da competência de escrita em ensino de PLE: produção textual
Coorientador
|
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Orientador
|
Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013/09 - 2014/12 | O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas | Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2014 | O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas
Orientador
|
Ensino do Português no 3.º CEB e Ens. Sec. e de Língua Estrangeira no Ens. (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010/09 - 2012/02 | O Círculo da Escrita. o Texto Argumentativo e a Consciência (Meta)linguística no Ensino Secundário
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O círculo da escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/09 - 2021/09 | 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (2021/09/09 - 2021/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal |
2020/01/27 - 2020/01/28 | 2.ª Jornada sobre Instrumentos de Avaliação em Português (2020/01/27 - 2020/01/28)
Encontro (Coorganizador)
|
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2019/10/09 - 2019/10/11 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2019/10/09 - 2019/10/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2018/09/26 - 2018/09/28 | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2018/09/26 - 2018/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2017 - 2017 | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"
Congresso (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2017 - 2017 | 1.ª Jornada sobre Testes de Avaliação - Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Encontro (Outra)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Linguística da Universidade do Porto; Universidade do Porto; Santander; Associação de Professores de Português, Portugal |
2017 - 2017 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro (Outra)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2016 - 2016 | Que conhecimento gramatical avaliar na escola?
Seminário (Outra)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2013 - 2013 | I Ciclo de Conferências Línguas, Literaturas e Ensino
Conferência (Outra)
|
Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal |
2007 - 2007 | Audição Pública sobre a Terminologia Linguística nos Ensinos Básico e Secundário na aula de Português
Encontro (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | 6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias”
Seminário
|
6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias” |
2015 - 2015 | 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - Literatura e Gramática: um diálogo infinito
Encontro
|
11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - "Literatura e Gramática: um diálogo infinito"
Associação de Professores de Português, Portugal
|
2014 - 2014 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
|
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
2014 - 2014 | Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Congresso
|
Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
|
2010 - 2010 | XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Encontro
|
XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/10 | Relação entre a competência de leitura e o conhecimento explícito da língua. Um estudo de caso numa turma do 8º ano de escolaridade
Orientador
|
Ana Filipa Correia Ramalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/06/22 | As crônicas de 'Bons Dias!' e a formação dos leitores
Arguente principal
|
Leila Tombini (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022/06/14 | Os Novos Géneros Discursivos como Instrumentos para a Promoção de Competências de Leitura: um Estudo em Contexto de Preparação
para o Acesso ao Ensino Superior no Brasil
Arguente
|
Najla Fouad Saghié (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/05/02 | Ensino de Português em Timor-Leste: Uma Análise dos Manuais de Português para o Ensino Secundário Geral
Arguente
|
António José de Oliveira Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/11/08 | Aprendizagens Essenciais de Português: documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das
noções de texto, género e sequência
Arguente principal
|
Gonçalo Gonçalves Faustino (Mestrado) |
2021/10/27 | Os Provedores dos Leitores: alguns exemplos da imprensa portuguesa e espanhola
Arguente principal
|
Ana Filipa Rocha Monteiro (Mestrado) |
2021/07/20 | Cartas, tradições discursivas e mudança sintática: uma análise linguística de orações relativas produzidas por moradores de
uma cidade do sertão do Brasil
Arguente
|
Afonso Henrique Novaes Menezes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/06/28 | A gestão do ethos político: estudo das estratégias argumentativas de descredibilização e persuasão no debate sobre o estado
da Nação
Arguente principal
|
Ana Isabel Serra Gonçalves Viola (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/02/16 | O uso da língua inglesa: a implementação de atividades com fantoches na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Telma Filipa Gomes Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/08 | A construção do ethos no discurso político do governador Flávio Dino, nos media sociais Facebook e Twitter
Arguente
|
Josenilde Cidreira Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/12/02 | O conhecimento gramatical no desenvolvimento da competência da escrita: um estudo com o modelo integrado Pedagogia dos Discursos
e Laboratório Gramatical
Arguente principal
|
Mónica Alexandra Saraiva da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/20 | A importância da linguagem não-verbal em situações formais de oralidade
Arguente principal
|
Vânia de Oliveira Tavares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/16 | (O)usar a team based learning e a flipped classroom na aula de PLE
Arguente principal
|
Maria Luís VanZeller Campos Feijó Queirós (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10/26 | A utilização do género textual crónica para o desenvolvimento de atividades de interação oral nas aulas de PLE
Arguente principal
|
Ana Marta Guerra Vieira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/04/29 | A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira
Arguente principal
|
Maria Inês Farto Miranda (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02/28 | Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Arguente principal
|
Ana Sofia Maltinha Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/06 | O Sentido da Vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
Arguente principal
|
Sónia Maria Daniel De Melo Ochôa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/01/06 | O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
Arguente principal
|
Sandra Maria Daniel de Melo Ochôa (Mestrado) |
2019/11/27 | O desenvolvimento da escrita criativa: o blogue como fonte de motivação para a expressão escrita
Arguente principal
|
Filipa Manuela Vilas Boas Pessoa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/11/05 | Treino e desenvolvimento da aptidão argumentativa na escrita através da produção das apreciações críticas
Arguente principal
|
Cláudia Eugénia Espinha Braga da Cruz Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/05/14 | La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas
(European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal
Arguente
|
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/04/15 | O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
Arguente principal
|
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2019/04/15 | O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
Arguente principal
|
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/11/28 | JABA-Translations
Arguente principal
|
Renata Cláudia Guerra Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/21 | Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol
Arguente principal
|
Joana Cristina Santos Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/14 | O documento audiovisual em apoio às competências de compreensão e expressão do oral, no ensino aprendizagem do PLE
Arguente principal
|
Denise Agonia Faria Robalo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/19 | Discurso, media e construção de identidade: as mulheres que lutam pela posse da terra no Estado do Pará sob a ótica do jornal
Diário do Pará
Arguente
|
Valéria Cristian Silva Soares (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/05/16 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de língua
Arguente
|
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/03/27 | Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática
Arguente principal
|
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho (Doutoramento)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/11/29 | Ensino de PLE em contexto de migração: reflexões sobre experiências de ensino e aprendizagem no CNAIM
Arguente principal
|
Ana Raquel Carvalho Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11/10 | O uso do vídeo como ferramenta de reflexão sobre a prática letiva no ensino do Inglês como língua estrangeira
Arguente principal
|
Mónica Zita dos Santos Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11/08 | Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de Literatura Portuguesa
Arguente principal
|
Sílvia Reis Ribeiro (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/20 | A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol)
Arguente principal
|
Rui Diogo Faria Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/07/19 | As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PB e PE
Arguente
|
Valéria Mourales Cavalheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/12/16 | O material oral autêntico como potenciador de aprendizagem em Português Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Marília Martins Laranjeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/11 | O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis
Arguente principal
|
Sandra de Brito Bezerra Zimbrão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/11/04 | Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem
Arguente principal
|
João Miguel Carneiro dos Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/02 | A Oralidade: ferramenta para ensinar e para aprender! (Trabalho de investigação-ação aplicado às aulas de Português)
Arguente principal
|
Emanuel Paulo Ferreira Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/10/17 | A figuração do enunciador nos discursos políticos
Arguente
|
Sara Topete de Oliveira Pita (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015/12/16 | Pedagogia da escrita: revisão entre pares no ensino-aprendizagem do português e espanhol
Arguente principal
|
Nádia Filipa Pereira Monteiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/12/14 | Estratégias de motivação para a leitura em contexto de sala de aula
Arguente principal
|
Marta Filipa Ferreira Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015/12/07 | Verbos de movimento e preposições: conhecimento explícito da língua materna e principais dificuldades na aprendizagem de espanhol
língua estrangeira
Arguente principal
|
Célia Helena Carneiro Fraga (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/11/30 | A utilização do laboratório gramatical nas aulas de Português, como língua materna, e Espanhol, como língua estrangeira
Arguente principal
|
Ana Alexandra Rocha Pereira Rodrigues Queiroz (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/11/25 | Produção de material didático apelativo para a aprendizagem da Língua Materna e Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Marta Alexandra da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/09/15 | As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um estudo de caso
Arguente principal
|
Nguyen Thi Hai (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/04/23 | O texto polémico nos meios de comunicação social – criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos Programas de
Português
Arguente principal
|
Vera Lúcia Caetano Mendes Alves Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/15 | Aquisição dos clíticos no Ensino Simultâneo de PLE e PB a alunos universitários da Suécia
Arguente principal
|
Catarina Stichini Vilela Carvalhosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/24 | Prática de língua – uma proposta de ensino - aprendizagem baseada em géneros textuais
Arguente principal
|
Joana Marisa da Silva Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/24 | Os recursos audiovisuais nas aulas de língua estrangeira (PLE)
Arguente principal
|
Niagara Otília Dionísio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/10 | O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas
Arguente principal
|
Dinis Dias Rebelo Leitão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/10 | O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol)
Arguente principal
|
Ana Rita Ferreira Pais (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/07/02 | Gramática e competência: contributos para a expressão do tempo em textos de alunos | Maria Filomena Beata Viegas (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014/03/06 | Ensino e aprendizagem da escrita – EOPAVO(S)!* - contributos da utilização de um código de apoio à revisão para o desenvolvimento de competências | Isabel Manuela de Sousa Barbosa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013/11/25 | Oficina lexical: um contributo para o desenvolvimento da competência lexical no ensino/aprendizagem do Português Língua Estrangeira
Arguente principal
|
Hugo Miguel Lopes Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/21 | Da leitura à oralidade. Desenvolvimento da expressão oral a partir de contos breves no nível A2
Arguente principal
|
Maria Madalena Fernandes Simões Reis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/01/06 | Leitura, leitores e contratos de leitura. Os novos caminhos da motivação à leitura no ensino secundário
Arguente principal
|
Margarida Branca Cardoso Bastos da Silva Lino (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2010/06/28 | Uma proposta sócio-interacionista para o estudo dos textos bíblicos
Arguente principal
|
Camile Maria Botelho Regadas Tanto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/11/15 - 2023/01/20 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | |
2022/02/01 - 2022/10/29 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | |
2022/01/04 - 2022/07/02 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa | |
2021/03/01 - 2021/11/20 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa | |
2021/03/01 - 2021/09/10 | II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2) | Instituto Politécnico de Leiria |
2021/01/02 - 2021/07/10 | Auditório do Centro Cultural de Chaves |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/20 - 2023/12/06 | Responder a desafios da sala de aula de Português | Didática do Português, Formação Contínua de Professores (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/05/25 - 2023/07/13 | Responder a desafios da sala de aula de Português | Didática do Português, Formação de Professores (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/05/15 - 2023/05/26 | Metodologia do Ensino da Gramática | Didática da Gramática, Didática do Português, Formação de Professores (Master) | |
2017 - 2017 | Didática da Oralidade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel, Portugal |
2016 - 2016 | Planeamento da ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Metodologias nos programas de EPE: aplicação ao desenvolvimento da competência de leitura | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal - Instituto Camões, I. P., Reino Unido |
2016 - 2016 | A oralidade na aula de língua materna: sugestões para intervenção e avaliação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | E. B. 2, 3 Dr. João de Meira, Guimarães, Portugal |
2014 - 2014 | Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Oficina de Escrita, Curso intensivo de Atualização de Professores de Português Língua Materna, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2013 | Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal |
2013 - 2013 | Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de Baião, Portugal |
2013 - 2013 | Técnicas de observação de aulas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas de Matosinhos, Portugal |
2012 - 2012 | Para uma Escola de Sucesso(s) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Portugal |
2012 - 2012 | Da leitura literária à escrita argumentativa - Encontros Pedagógicos da Areal Editores | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2011 - 2011 | Projecto de formação para o novo Programa de Português do Ensino Básico II – aprofundamento | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Oficina de Oralidade no Ensino Secundário | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2010 - 2010 | O Funcionamento da Língua no Ensino Secundário: o laboratório gramatical | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2008 - 2008 | Trabalho oficinal de aperfeiçoamento de texto na aula de Português | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Portugal |
2008 - 2008 | O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção_Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística. Formação de formadores | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2006 - 2006 | O Ensino da Escrita como Projecto Interdisciplinar | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal |
2005 - 2005 | Ensinar a escrever... É possível? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal |
2002 - 2002 | Narrar, descrever e argumentar: dispositivos didáticos para a produção e a aprendizagem da escrita | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Grande Colégio Universal, Portugal |
2001 - 2001 | A descrição: algumas propostas de trabalho para a aula de língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Portugal |
2001 - 2001 | Reflexões em torno da escrita | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Ferreira da Silva (Couto, Cucujães), Portugal |
2000 - 2000 | Contributos da Linguística de Texto para o ensino-aprendizagem da língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal |
2000 - 2000 | Contributos da Linguística de Texto e da Pragmática para a abordagem do discurso publicitário na aula de língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S, João da Madeira), Portugal |
1997 - 1997 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola do Ensino Básico do 2.º e 3.º ciclo de Sever do Vouga, Portugal |
1995 - 1995 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária de Baltar, Portugal |
1994 - 1994 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária da Maia, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020 | Entrevista a Sónia Valente Rorigues | Palavras – revista em linha v. 3, n. 3, pp. 3-8 |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/02/11 - 2024/02/11 | Páginas de Português - Antena 2 | O diálogo entre a linguística e a literatura |
2020/08/16 - 2020/08/16 | Páginas de Português - Antena 2 | As vantagens da interdisciplinaridade no ensino da língua portuguesa |
2019/07/14 - 2019/07/14 | Páginas de Português - Antena 2 | Sobre interdisciplinaridade |
2019/01/11 - 2019/01/11 | Páginas de Português - Antena 2 | O legado do Professor Joaquim Fonseca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
Atual | Associação Portuguesa de Linguística | |
Atual | Associação de Professores de Português | |
Atual | Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/12/20 - 2020/03/09 | Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para os cursos profissionais do ensino secundário, constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação de Professores de Português. | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino, Portugal Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016/12/01 - 2018/07/19 | Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para todos os níveis da escolaridade
obrigatória ensino básico e ensino secundário), constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação
de Professores de Português.
AE - Português - Ensino básico - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
AE - Português - Ensino secundário - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario
Coordenador
|
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016/07/01 - 2017/07/28 | Construção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sob coordenação de Guilherme de Oliveira Martins, como
membro do Grupo de Trabalho, nomeado por despacho do Sr. Secretário de Estado da Educação.
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Membro
|
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |