???global.info.a_carregar???
Joaquim Gonçalves Antunes. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Gestão em 2004/12/13 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Publicou 26 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado. Nas suas atividades profissionais interagiu com 36 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tourism, Religious Tourism, Lapa Shrine, Local dev; Turismo, Termalismo, Estratégias de Desenvolviment; Industry 4.0; IoT; Factors of attractiveness; Dão-Lafões ¿ Portugal; Pedagogical; Educational; Biological; Farm; Comércio tradicional; Competitividade no turismo; Recursos competitivos; Eixo Urbano do Douro; comércio tradicional, competitividade no turismo, ; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joaquim Gonçalves Antunes

Nomes de citação

  • Antunes, Joaquim

Identificadores de autor

Ciência ID
5111-768D-4E43
ORCID iD
0000-0003-4782-9548
Formação
Grau Classificação
1999/10/01 - 2004/12/13
Concluído
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade em Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Análise dos determinantes do marketing relacional na satisfação e fidelização de clientes. Estudo aplicado ao termalismo em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Louvor com Distinção
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/05/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - 2018/11 Factors of business attractiveness of Viseu region
PROJ/CI&DETS/CGD/0013
Research Center of the Polytechnic Institute of Viseu (CIDETS) and Caixa Geral de Depósitos (CGD)
2017 - 2018/11 The impact of Erasmus Students in Portugal
PROJ/CI&DETS/CGD/0001
Research Center of the Polytechnic Institute of Viseu (CIDETS) and Caixa Geral de Depósitos (CGD)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Antunes, Joaquim Gonçalves; Santos, Magda; Morais, Neide. "A importância da utilização das redes sociais e do marketing relacional na gestão hoteleira: um estudo com turistas na Região Autónoma da Madeira". Trabalho apresentado em INVTUR 2021 International Conference | Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice. University of Aveiro, Portugal, from 6th to 7th May 2021, Aveiro, 2021.
  2. Antunes, Joaquim Gonçalves; Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina. "Student motivations in choosing the country for Erasmus.". Trabalho apresentado em JOCLAD 2020 – XXVII Meeting of the Portuguese Association for Classification and data Analysis, Lisboa, 2020.
    Publicado
  3. Antunes, Joaquim Gonçalves; Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina. "Erasmus Students as Destination Evangelists: A Cross-Cultural Comparison". Trabalho apresentado em EATSA Conference 2020, 2020.
    Publicado
  4. Antunes, Joaquim Gonçalves; António Pedro Soares Pinto; Pedro Manuel Nogueira Reis; Carla Manuela Ribeiro Henriques. "The framework of the application of the industry 4.0 in the centre of Portugal". Trabalho apresentado em XXIX Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, sevilha, 2019.
    10.1109/ias.2011.6074479
  5. Antunes, Joaquim. "A Indústria 4.0 e a Região Dão Lafões". 2017.
  6. Antunes, Joaquim. "A Eficácia da Comunicação Organizacional: Estudo Aplicado à Associação Empresarial AIRV". 2016.
  7. Antunes, Joaquim. "Religious Tourism in Portugal: the Case of Nossa Senhora da Lapa Shrine". 2015.
  8. Antunes, Joaquim. "Potential of Equestrian Tourism in Portugal". 2015.
  9. Antunes, Joaquim. "As Bibliotecas e os Serviços de Animação Cultural". 2015.
  10. Alves, G.; Antunes, J.. "New paradigm in communication - The social networks between Brands and Consumers,Novo Paradigma na Comunicação - As Redes Sociais entre Marcas e Consumidores". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170439
Artigo em revista
  1. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Trends in the red wine market in Portugal and Brazil. Study of the economic and financial viability of an Online marketing project". Millenium Journal of Education, Technologies, and Health 2 e8 (2021): 58-58. https://revistas.rcaap.pt/millenium/.
    Publicado
  2. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Factors that Influence Customer Loyalty to Culinary Broths in Portugal". Millenium Journal of Education, Technologies, and Health 2 e8 (2021): 140-140. https://revistas.rcaap.pt/millenium/.
    Publicado
  3. Antunes, Joaquim Gonçalves. "The influence of loyalty on relationship marketing factors. Study applied to the shampoo market in Portugal". Millenium Journal of Education, Technologies, and Health 2 e8 (2021): 151-151. https://revistas.rcaap.pt/millenium/.
    Publicado
  4. Antunes, Joaquim Gonçalves; Ramos, A.; Carvalho, C.. "As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)". Revista Turismo & Desenvolvimento 36 2 (2021): 433-445. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8897.
    Publicado
  5. Antunes, Joaquim Gonçalves; Barroco, Cristina. "Estudo das (des)motivações para a prática de Turismo em Espaço Rural: o caso da Região Centro de Portugal". Iberian Journal of Information Systems and Technologies E36 (2020): 496-511. http://www.risti.xyz/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=122&lang=pt.
    Acesso aberto
  6. Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Antunes, Joaquim. "Exploring the antecedents and outcomes of destination brand love". Journal of Product & Brand Management 33 3 (2020): 433-448. http://dx.doi.org/10.1108/jpbm-08-2019-2487.
    Publicado • 10.1108/jpbm-08-2019-2487
  7. Antunes, Joaquim Gonçalves; Barroco, Cristina; Costa, Adriano. "O Triângulo Dourado do Enoturismo: Conhecer, Criar e Comunicar. O caso da região do Douro". 3 3 (2020): 317-338. http://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/214/363.
    Publicado
  8. Antunes, Joaquim Gonçalves; Pinto, António Pedro Soares; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Henriques, Carla Manuela Ribeiro. "A Indústria 4.0 e o seu Impacto no Tecido Económico Empresarial Português: O Caso da Região Dão-Lafões". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8 3 (2019): 263-291. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p263-291.
    Publicado • 10.21664/2238-8869.2019v8i3.p263-291
  9. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Erasmus Students in Portugal: From Students to Tourists and Advocates". 22 (2019): 94-106. http://ejtr.vumk.eu/index.php/volume22/667-v22rp94.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Antunes, J.; Costa, A.. "The contribution of territorial marketing in the development of thermal spas. The case of the s. pedro do sul spas,O contributo do marketing territorial no desenvolvimento de estâncias termais. O caso das termas de s. pedro do sul". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E24 (2019): 392-408. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077601441&partnerID=MN8TOARS.
  11. Cunha, S.; Barroco, C.; Antunes, J.. "Food tourism as a differentiating factor of the destinations: The case of Portugal,O turismo gastronómico como fator diferenciador dos destinos: O caso de Portugal". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E24 (2019): 409-422. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077632572&partnerID=MN8TOARS.
  12. Amaro, S.; Barroco, C.; Martins, C.; Antunes, J.. "Erasmus students in Portugal: From students to tourists and advocates". European Journal of Tourism Research 22 (2019): 94-106. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077173204&partnerID=MN8TOARS.
  13. Antunes, Joaquim; Pinto, António; Reis, Pedro; Henriques, Carla. "Industry 4.0: a challenge of competition". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 6 (2018): 89-97. http://dx.doi.org/10.29352/mill0206.08.00159.
    10.29352/mill0206.08.00159
  14. Antunes, Joaquim; Antunes, Joaquim Gonçalves. "Satisfaction and Service Quality and Life in the Institutions for Seniors". Journal of Business & Economic Policy (2017):
  15. Antunes, Joaquim; Antunes, Joaquim Gonçalves. "A Pedagogical, Educational and Biological Farm as a New Line of Profitable Business". International Journal of Contemporary Research and Review (2017):
  16. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Satisfaction and Service Quality and Life in the Institutions for Seniors". Journal of Business & Economic Policy (2017):
  17. Antunes, Joaquim Gonçalves. "A Pedagogical, Educational and Biological Farm as a New Line of Profitable Business". International Journal of Contemporary Research and Review (2017):
  18. Antunes, Joaquim; Barroco, Cristina; Dias, Hermínio. "THE IMPORTANCE OF RELIGIOUS TOURISM IN REGIONAL DEVELOPMENT: THE CASE OF NOSSA SENHORA DA LAPA SHRINE". International Journal of Scientific Management and Tourism 2 1 (2016): 273-285. http://hdl.handle.net/10400.19/3161.
    Publicado
  19. Bricci, L.; Fragata, A.; Antunes, J.. "The Effects of Trust, Commitment and Satisfaction on Customer Loyalty in the Distribution Sector". Journal of Economics, Business and Management 4 2 (2016): 173-177.
    Publicado • 10.7763/JOEBM.2016.V4.386
  20. Antunes, Joaquim; Antunes, Joaquim Gonçalves. "The importance of religious tourism in regional development: the case of Nossa Senhora da Lapa Shrine". International Journal of Scientific Management and Tourism (2016):
  21. Antunes, Joaquim Gonçalves. "The importance of religious tourism in regional development: the case of Nossa Senhora da Lapa Shrine". International Journal of Scientific Management and Tourism (2016):
  22. Antunes, Joaquim Gonçalves; Antunes, Joaquim. "Potencialidade do Turismo Equestre em Portugal". Journal of Tourism and Development (2014):
  23. Antunes, Joaquim. "O (re)posicionamento do termalismo como estratégia de desenvolvimento turístico. O caso da região Dão-Lafões (NUTS III)". Revista Turismo & Desenvolvimento 3 17/18 (2012): 1469-1480. http://hdl.handle.net/10400.19/3148.
    Publicado
  24. Antunes, Joaquim Gonçalves; Antunes, Joaquim. "O posicionamento do turismo de saúde e bem-estar nas termas de São Pedro do Sul". Journal of Tourism and Development, n.º 17/18 (2012):
  25. Antunes, Joaquim Gonçalves; Antunes, Joaquim. "Qualidade de Serviço no Turismo de Saúde e Bem-estar.". Journal of Tourism & Development, N.º 13/14 – Vol. 3. (2010):
Capítulo de livro
  1. Amaro, Suzanne; Barroco, Cristina; Martins, Carmen; Antunes, Joaquim. "A Conceptual Framework of Erasmus Students as Advocates of a Country Brand: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 13-14. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-99181-8_7
  2. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Thermal Spas Internet Marketing: An Analysis of Portuguese Thermal Spas’ Websites". 295-309. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado
  3. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Social Responsibility in Adventure Tourism: Analysis of Companies in the Central Region of Portugal". 17-25. Estados Unidos: Springer International Publishing, 2018.
    Publicado
  4. Antunes, Joaquim Gonçalves. "As potencialidades da enogastronomia nas regiões demarcadas do Douro e do Dão". In Turismo Cultural. Abordagens e Perspetivas do Património Material e Imaterial, 215-234. Universidade do Algarve, 2018.
    Publicado
  5. Antunes, Joaquim. "A dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística em regiões do interior". Portugal, 2015.
  6. Antunes, Joaquim. "A importância do marketing no desenvolvimento de destinos e produtos turísticos". 2014.
  7. Antunes, Joaquim. "The Importance of Relationship Marketing for Thermal Spas: A Case Study of the Dão-Lafões Region". Portugal, 2013.
Livro
  1. Antunes, Joaquim Gonçalves. Fatores de atratividade empresarial da região Centro. O caso da indústria 4.0.. Viseu, Portugal: Editores António Pinto, Pedro Reis, Carla Henriques e Joaquim Antunes. ISBN: 978-989-20-9695-7. 2019.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Antunes, Joaquim ; Barroco, c.; Martins, I.. "The importance of emotions in the wine choice process: The case of Dão wines". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of The XIII International Tourism Congress, 28 to 29 October 2021, Estoril, Portugal, 2021.
    Publicado
  2. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Positioning strategy of the island of Faial in the tourism of the Azores Archipelago (Portugal)". Trabalho apresentado em 29th Nordic Symposium on Tourism and Hospitality Research 21-23 September 2021 – University of Akureyri, Iceland., Akureyri, 2021.
    Publicado
  3. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Student motivations in choosing the country for Erasmus". Trabalho apresentado em JOCLAD 2020 – XXVII Meeting of the Portuguese Association for Classification and data Analysis, Lisboa, 2020.
  4. Antunes, Joaquim Gonçalves. "Analysis of the sociodemographic profile of wine tourist visiting the Douro, based on push and pull motivations.". Trabalho apresentado em XI International Tourism Congress - ITC´19, Funchal, 2019.
    Publicado
  5. Antunes, Joaquim. "Promoting Portugal as a Tourism Destination via Erasmus Students: An exploratory study". 2017.
  6. Antunes, Joaquim. "The Importance of Nautical Tourism in the Island of Faial – Azores". 2017.
  7. Antunes, Joaquim. "Challenges and perspectives of geotourism on the island of Porto Santo". 2016.

Outros

Outra produção
  1. A pedagogical, educational and biological farm as a new line of profitable business. The aim of this article is to provide a business case analysis of educational, pedagogical and biological farm incorporation in the center of Portugal (Penalva do Castelo) taking advantage of all its income potentialities. We conduct a quite large survey (413questionnaires) over two segments of population: random people and teaching community as a potential indirect channel of customers (the schoo. 2017. Almeida, Carlos Alberto Ferreira de; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Batista, Rui Pedro Manita d’Antas Marques; Gomes, Sandra Isabel Correia; Antunes, Joaquim Gonçalves. http://hdl.handle.net/10400.19/4764.
    10.15520/ijcrr/2017/8/12/383
  2. O comércio tradicional como fator de atração turística. O caso do eixo urbano do Douro. O comércio tradicional desempenha um papel fundamental e estruturante na vida das cidades, com especial destaque para as cidades intermédias do interior. Estas atividades económicas são dinamizadoras dos centros urbanos, sendo fundamentais para sustentar o desempenho da atividade turística. Este trabalho tem como objetivo principal perceber a gestão das dinâmicas na área do comércio tradicional, n. 2017. Fragata, Anabela; Teixeira, Helena; Antunes, Joaquim; Trindade, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4980.
  3. THE DETERMINANTS OF RELATIONSHIP MARKETING: AN APPLICATION TO THERMAL SPAS. Advances in Doctoral Research in Management. 2006. Antunes, Joaquim. http://dx.doi.org/10.1142/9789812707246_0007.
    10.1142/9789812707246_0007
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10 The importance of emotions in the wine choice process: The case of Dão wines XIII International Tourism Congress, Estoril, from 28 to 29 October 2021
(Lisboa)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09/01 - 2021/11/26 Planeamento estratégico no desenvolvimento de uma marca online. O caso da Silvamathias wines da Empresa Volupio
Orientador
Mestrado em Marketing
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/09/01 - 2021/11/25 Fruut. Perfil Geral do Cliente Particular
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/09/01 - 2021/11/24 Marketing de Influência e seus Digitais Influencers
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/09/01 - 2021/11/24 A influência da Embalagem na Compra de Águas Engarrafadas
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015/03/10 - 2021/06/04 O Papel dos Museus no Turismo Urbano - O Caso do Museu Grão Vasco
Coorientador
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Best Paper na TMS ALGARVE 2018 - Tourism & Management Studies International Conference.