???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
5316-8E37-2CB0
ORCID iD
0000-0002-0543-1542

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2015
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Indicadores Precoces da Dislexia de Desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação com Distinção e Louvor
2011
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Avaliação Psicológica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Teste de avaliação da Fluência e Precisão de Leitura- O Rei" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Orientação Escolar e Profissional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/14 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/09/03 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Infante D. henrique, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, M. A. M; Festas, I.. "Carvalho, A.; Pereira, M.; Festas, I.. "Preditores da aprendizagem da leitura: Um estudo longitudinal do Jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade."". Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2012.
Artigo em revista
  1. Pereira, Ana Rita; Carvalho, Anabela; Azevedo, Márcia; Brás, José. "Perceção dos médicos de família acerca da abordagem da saúde mental em consulta". Revista Portuguesa de Clínica Geral 40 5 (2024): 451-460. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i5.13943.
    Publicado • 10.32385/rpmgf.v40i5.13943
  2. Carvalho, Anabela. "Bullying ou conflito entre pares? Incidências, características das vítimas e impacto psicológico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2693.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2693
  3. Anabela Carvalho; Marcelino Pereira; Isabel Festas. "Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: um estudo longitudinal || Early indicators of dyslexia: a longitudinal study". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 4 2 (2017): 71-71. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3208.
    10.17979/reipe.2017.4.2.3208
  4. Tomé, Maria da Conceição; Carvalho, Anabela; Sousa, José; Saraiva, Dinis; Domingues, António; Oliveira, Maria Fernanda. "O sucesso escolar dos alunos de etnia cigana: desafios emergentes. O caso dos alunos do Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique". Configurações 18 (2016): 87-104. https://doi.org/10.4000/configuracoes.3659.
    Publicado • 10.4000/configuracoes.3659
  5. Silva, Maria Deolinda Oliveira; Ribeiro, Célia; Carvalho, Anabela. "Atitudes e Práticas dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais". Revista Portuguesa de Pedagogia (2014): 53-73. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_3.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_47-1_3
  6. Catana, Felícia; Ribeiro, Célia; Carvalho, Anabela. "As doenças raras na escola uma incursão pela literatura". Gestão e Desenvolvimento 22 (2014): 231-251. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.265.
    Publicado • 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.265
Capítulo de livro
  1. Santos, S.; Felizardo, Sara; Carvalho, Anabela; Ribeiro, Esperança. "Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social". In Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva, 69-98. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Carvalho, Anabela. "Aprendizagem da leitura: Etapas de desenvolvimento, papel do código ortográfico e Dislexia". In DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção, 56-78. Lisboa, Portugal: Pactor, 2018.
    Publicado
Distinções

Prémio

2017 Prémio Vygotsky de Investigação Psicopedagógica