???global.info.a_carregar???
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho. Concluiu o Doutoramento em Psicologia em 2015 pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Mestrado em Psicologia, concluído em 2011, pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e concluiu a Licenciatura em Psicologia em 1991 pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Viseu e Técnica Superior no Ministério da Educação, em Serviço de Psicologia e Orientação. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros. Recebeu o prémio Vygoksky pelo estudo de Doutoramento. Atua na área da Psicologia e Ciências Sociais, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento, em temas relacionados com a aprendizagem e suas perturbações, e com o bem-estar em contexto escolar. Nas suas atividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento; Aprendizagem; Dislexia; Escola; Bullying; Bem-estar; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Anabela

Identificadores de autor

Ciência ID
5316-8E37-2CB0
ORCID iD
0000-0002-0543-1542

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais (Especialização pós-licenciatura)
Instituto CRIAP, Portugal
18 valores
2015
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Indicadores Precoces da Dislexia de Desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação com Distinção e Louvor
2012
Concluído
Especialização em Análise de Dados (Outros)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
20 valores
2011
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Avaliação Psicológica
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Teste de avaliação da Fluência e Precisão de Leitura- O Rei" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Orientação Escolar e Profissional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/14 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2004 - 2013 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/09/03 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Infante D. henrique, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pereira, M. A. M; Festas, I.. "Carvalho, A.; Pereira, M.; Festas, I.. "Preditores da aprendizagem da leitura: Um estudo longitudinal do Jardim de infância ao final do 1º ano de escolaridade."". Trabalho apresentado em 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2012.
Artigo em revista
  1. Pereira, Ana Rita; Carvalho, Anabela; Azevedo, Márcia; Brás, José. "Perceção dos médicos de família acerca da abordagem da saúde mental em consulta". Revista Portuguesa de Clínica Geral 40 5 (2024): 451-460. https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i5.13943.
    Publicado • 10.32385/rpmgf.v40i5.13943
  2. Carvalho, Anabela. "Bullying ou conflito entre pares? Incidências, características das vítimas e impacto psicológico". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2693.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2693
  3. Anabela Carvalho; Marcelino Pereira; Isabel Festas. "Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento: um estudo longitudinal || Early indicators of dyslexia: a longitudinal study". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 4 2 (2017): 71-71. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3208.
    10.17979/reipe.2017.4.2.3208
  4. Tomé, Maria da Conceição; Carvalho, Anabela; Sousa, José; Saraiva, Dinis; Domingues, António; Oliveira, Maria Fernanda. "O sucesso escolar dos alunos de etnia cigana: desafios emergentes. O caso dos alunos do Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique". Configurações 18 (2016): 87-104. https://doi.org/10.4000/configuracoes.3659.
    Publicado • 10.4000/configuracoes.3659
  5. Silva, Maria Deolinda Oliveira; Ribeiro, Célia; Carvalho, Anabela. "Atitudes e Práticas dos Professores Face à Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais". Revista Portuguesa de Pedagogia (2014): 53-73. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-1_3.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_47-1_3
  6. Catana, Felícia; Ribeiro, Célia; Carvalho, Anabela. "As doenças raras na escola uma incursão pela literatura". Gestão e Desenvolvimento 22 (2014): 231-251. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.265.
    Publicado • 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.265
Capítulo de livro
  1. Santos, S.; Felizardo, Sara; Carvalho, Anabela; Ribeiro, Esperança. "Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social". In Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva, 69-98. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Carvalho, Anabela. "Aprendizagem da leitura: Etapas de desenvolvimento, papel do código ortográfico e Dislexia". In DISLEXIA: Teoria, Avaliação e Intervenção, 56-78. Lisboa, Portugal: Pactor, 2018.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2012 - 2013 Dificuldades de Aprendizagem Específicas Centradas na Leitura- Formas de Intervenção
Coorientador
Mestrado Em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2012 - 2013 A criança com Doença Rara e Necessidades Educativas Especiais entre a Família e a Escola – a perspetiva parental
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2011 - 2012 Perspectiva dos docentes acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com deficiência mental
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2011 - 2012 O (des)uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2011 - 2012 As atitudes e crenças dos professores do 2º e 3º ciclos face às crianças com dislexia
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2010 - 2011 Problemáticas associadas à aquisição da competência leitora e impacto na aprendizagem escolar
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2010 - 2011 Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
2009 - 2010 Inclusão de alunos com NEE: Olhares sobre a cultura, as políticas e as práticas
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2009 - 2010 O processo de ensino-aprendizagem da leitura com crianças/alunos portadores de Trissomia 21 nos 1º e 2º ciclos do ensino básico
Coorientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/10/09 Estudo da eficácia de um programa de treino de leitura para alunos com e sem dificuldades de leitura
Arguente
Freire, Cláudia Margarida Brito (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica. RIDEP

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - 2024 Comissão Científica do Simpósio Internacional em Educação Especial e Inclusiva (SIEEI) – Investigação e Práticas
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Prémio Vygotsky de Investigação Psicopedagógica