Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Rodrigues
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5318-1028-F183
- ORCID iD
- 0000-0003-1796-9013
Endereços de correio eletrónico
- joao.rodrigues@ipbeja.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Alemão | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/09
Concluído
|
Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses e Alemães (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Alemães
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
18 valores |
2015
Concluído
|
Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A vigilância nos romances Surveillance, de Jonathan Raban, e Teil der Lösung, de Ulrich Peltzer" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2007
Concluído
|
Mestrado em Estudos Germanísticos (Mestrado)
Especialização em Literatura e Cultura Alemães
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"O espaço no romance Faserland, de Christian Kracht" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2004
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
18 |
2003
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/12/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2020/09/03 - 2021/11/30 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - 2020 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2005 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Skills 4 Pós-Covid – Competências para o futuro no ensino superior
POCH-02-53I2-FSE-000044
Investigador
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
|
Concluído
|
2021/07 - 2022/12 | Link Me Up – 1000 ideias - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
Investigador
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Instituto de Literatura Comparada
UID/ELT/00500/2019
Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/29 | Language learning influencers in the classroom: an example based on German for Tourism courses | 3rd International Congress on 21st century literacies
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2024/10/23 | Internationalisation of IPBeja's Tourism Degree Programme | International Perspectives on Tourism - 2nd edition
School of Technology and Management / Polytechnic Institute of Beja (Beja, Portugal)
|
2024/07/25 | O COIL como atividade de aprendizagem para o reforço da internacionalização "em casa" - uma experiência com alunos dos Cursos de Turismo do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja - Portugal) e da Universidade de Maribor (Eslovénia) | 13.º Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa
Universidad de Extremadura (Espanha)
|
2024/05/10 | ESP — tips on course and task design | 37th APPI Conference. The Future of Education. EFL Challenges
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Braga, Portugal)
|
2024/04/18 | Apontamentos sobre a figura do idoso em exemplos de literatura de turismo de expressão alemã sobre Portugal | 14.º Seminário Ibérico de Psicogerontologia / 7.º Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2024/02/17 | Tips on task design for ESP courses | APPI Regional Seminar | The Art of Teaching EFL to surprise and dazzle
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Vila Nova de Santo André, Portugal)
|
2023/05/14 | Tips on how to integrate language learning influencers in the classroom | 36th Annual APPI Conference. The (He)Art of of Teaching EFL
Associação Portuguesa de Professores de Inglês/ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/19 | Tourism and Management ERASMUS perspectives: ESTIG's academic offer in English. | International Perspectives on Tourism & Management/IPBeja ERASMUS Week 2023
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2023/02/11 | Language learning influencers in the classroom - why not? | APPI Regional Seminar Seia - Moving forward
Associação Portuguesa de Professores de Inglês / Escola Secundária de Seia (Seia, Portugal)
|
2022/12/14 | Bringing museums and communities closer together: a co-creation project | I Jornadas de Inovação e Desenvolvimento Regional (IDR) 2022
LIDERE - Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Beja, Portugal)
|
2022/10/01 | Language learning influencers. How can they help us? | APPI Regional Seminar Loulé - Refresh. Recharge. Restart/Escola Secundária de Loulé
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Loulé, Portugal)
|
2022/07/07 | Memes como ferramenta de ensino-aprendizagem em aulas de língua estrangeira: um exemplo de aplicação em aulas de língua alemã | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/06/24 | Avaliação em aulas de língua estrangeira em tempos de pandemia: o caso de unidades curriculares de língua alemã para turismo | Conferência De Cada Língua se Ouvem Outras: o Ensino de Línguas Estrangeiras em Portugal e no Mundo
Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Portugal)
|
2020/03/06 | A representação do Algarve nos romances Süßer Mord (2015) e Algarve-Rache (2017), de Rolf Osang | Simpósio Turismo & Literatura – Sustentabilidade e Tecnologias Digitais / IV International Forum on Management: Organizations
in the Digital Age
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/17 | Mariana Alcoforado, as Cartas Portuguesas e o turismo literário | Congresso Internacional Soror Mariana Alcoforado
(Beja, Portugal)
|
2019/11/06 | Mariana Alcoforado and the making of Beja as a literary tourism destination | 11th International Tourism Congress – The image and sustainability of tourism destinations
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019/10/04 | Extensive reading in LSP courses: the case of German for Tourism | ReCLes.pt International Conference – Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes: Building Bridges
across the Classroom and the Professional World
Universidade do Algarve (Portugal, Portugal)
|
2019/03/23 | Cultural tourism in small cities and rural areas: the case of Beja, Portugal | International Conference on Interculturalism and Multiculturalism
Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/10/08 | Uma (re)leitura do romance A Caverna, de José Saramago, à luz dos Surveillance Studies | Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/09/21 | Engaging students through emotion: an approach to promotional videos in English for Tourism classes | Colóquio Internacional Aprolínguas – Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no
ensino superior
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/06/07 | Didatização do microrrelato na aula de Inglês para fins específicos: uma proposta na área do Turismo no Ensino Superior | Colóquio Internacional Pequenos Transatlânticos: microrrelatos nas duas franjas do oceano
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Castelo Branco, Portugal)
|
2017/05/29 | Extensive Reading: focusing on the process, not on the product | 31st Annual APPI Conference – EFL Assessment: work in progress
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/05 | O(s) espaço(s) do idoso na sociedade: um percurso pelo romance A Caverna, de José Saramago | VII Seminário Ibérico de Psicogerontologia
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
|
2013/10/31 | Surveillance Studies und Literatur – Überwachung im Roman Teil der Lösung (2007) von Ulrich Peltzer | Colóquio Internacional Retrospetivas, Perspetivas: 20 Anos da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG)
Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (Lisboa, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/10/18 | DUA como estratégia para o fomento da motivação dos alunos na sala de aula de L1 e LE
Arguente
|
Liliana Nogueira Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/31 | The potential of adjectival tourism for the promotion of a tourism destination
Arguente
|
Petronilla Sara D’Angelo (Mestrado) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Língua Estrangeira - Inglês | Licenciatura em Desporto | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - Atual | Alemão I | Licenciatura em Turismo (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - Atual | Alemão II | Licenciatura em Turismop | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - Atual | Alemão III | Licenciatura em Turismo | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - Atual | Alemão IV | Licenciatura em Turismo | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - Atual | Laboratório de Alemão | Licenciatura em Turismo | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2006 - Atual | Inglês Empresarial | Licenciatura em Gestão de Empresas | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2024/07/08 - 2024/08/01 | International Summer University 2024 | German language | International Summer University | German language | Hochschule Fulda, Alemanha |
2007 - 2024 | Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa | Licenciatura em Turismo | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - 2019 | Textos Técnicos (Inglês) | Mestrado em Atividade Física e Saúde Escolar | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2016 - 2017 | Inglês Técnico I | CTeSP de Informação e Comercialização Turísticas | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2006 - 2013 | Apresentações e Textos Técnicos | Licenciatura em Engenharia Informática | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024 - Atual | Associação Portuguesa de Professores de Alemão | Sócio |
2006 - Atual | Associação Portuguesa de Professores de Inglês | Sócio |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05 - Atual | Member of the Pedagogical Council of the Polytechnic Institute of Beja
Membro
|
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
2010 - Atual | Comissão Técnico-Científica do Centro de Línguas e Culturas do IPBeja
Membro
|
Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/05/17 - 2023/05/17 | Participação no júri das provas públicas para atribuição do título de especialista na área de Ensino de Língua Estrangeira, requeridas por Rebecca Elaine Hancock | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | International Journal of Literature and Tourism Research (2975-8602) | |
2022 - Atual | Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal (2182-5580) |