???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Barros Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
531E-AD4E-8058
ORCID iD
0000-0002-5930-5381

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelo de stresse e satisfação no trabalho: Estudo com professores do ensino superior português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção
2003
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia do Trabalho e das Organizações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2004 - 2009 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/06 - Atual Coordenação do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/03/06 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigação Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2018 MENTHA - Mental Health and Ageing: Bridging knowledge through generations Projeto MentHA
DGS-O-15-10
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, Portugal
Direção-Geral da Saúde

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Impacto psicossocial da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior e seus familiares
sem referência
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fonseca, Susana. "Estratégias de Savoring em Professores do Ensino Superior Português". Coruña, 2019.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. "As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa". 2019.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. "Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: a perceção dos estagiários de Educação Social". 2019.
  4. Fonseca, Susana. "El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayors: n estudio comparativo entre España y Portugal.". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Publicado
  5. Fonseca, Susana. "Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  6. Fonseca, Susana. "Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  7. Fonseca, Susana. "O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas – Que benefícios?". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  8. Fonseca, Susana. "Dinâmicas de Grupo em Contextos de Intervenção com Pessoas Idosas.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fonseca, Susana. "Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician". Millenium 2 16 (2021): 23-30.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Fonseca, Susana. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". Millenium 33 6 (2020): 33-41.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. "STRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: PERSPETIVA HOLÍSTICA". Millenium 57 5 (2020): 57-64.
    Publicado
  4. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  5. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  6. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  7. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  8. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  9. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  10. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference” na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.08.326.
    10.17979/reipe.2015.0.08.326
  11. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  12. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  13. Fonseca, Susana; Jordão, Filomena. "Adaptation and validation study of the Eustress Scale for Portuguese teachers". Psychologica 1 57 (2014): 93-112. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_57_1_6.
    10.14195/1647-8606_57_1_6
  14. Fonseca, Susana. "IMPACT OF THE SOCIAL EDUCADOR ACADEMIC SKILLS IN THE ACTIVE AGEING PROMOTION". Journal of Aging and Physical Activity (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula. "Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19". In Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. "O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas.". In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional, 56-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Fonseca, Susana Barros da; Araújo, Lia João Pinho. "ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA PARA AVALIAR AS CAPACIDADES DE AUTOCUIDADO, PARA PROFISSIONAIS PORTUGUESES DO CONTEXTO SOCIAL". In Psicologia da saúde: teoria e intervenção, 79-93. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.7011912036
Edição de livro
  1. Fonseca, Susana. Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Fonseca, Susana. Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    No prelo • Editor
Prefácio / Posfácio
  1. Fonseca, Susana. "Prefácio". Prefácio para Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fonseca, Susana. "COVID-19 Pandemic and Quality of Life: Perceptions of Portuguese higher education students"". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, 2021.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. "Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. "Intervention with Families at Psychosocial Risk: perceptions of Portuguese and Galician technicians". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Aceite para publicação
  4. Fonseca, Susana. "PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2020.
  5. Fonseca, Susana. "Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  6. Fonseca, Susana. "Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
Tese / Dissertação
  1. Fonseca, Susana. "MODELO DE STRESSE E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2014.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de estudantes de ensino superior portugueses International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2021 Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemia ( International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2020 PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação
2019/09 As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/09 Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: Perceção dos estagiários de Educação Social. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/09 El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayores. Un studio, set comparativo entre España y Portugal. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/06 Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/06 Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/06 Dinâmicas de grupo em contextos de intervenção com pessoas idosas. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/05 Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
2019/05 Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família
Orientador
2020 - Atual A comunidade migrante em Viseu: o papel da comunidade na promoção de competências e de resiliência familiar
Orientador
2020 - Atual Estágio EAPN
Orientador
2019/06/04 - Atual Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - Atual Autonomização LIJ’s – análise comparativa entre Portugal e Espanha
Orientador
2019 - Atual A importância do brincar em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
2018 - Atual Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - Atual Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
2018 - Atual A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
2018 - Atual O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
2017/09/01 - Atual Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Coorientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: Perceções de Técnicos Portugueses e Galegos Presidente do júri
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 O Papel do Voluntariado nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
Presidente do júri
Dário Filipe Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
Ana Isabel Correia Teixeira (Mestrado)
2020 A importância da formação parental para a promoção de comportamentos parentais positivos no desenvolvimento linguístico da criança com perturbação do espetro do autismo (PEA)
Presidente do júri
Sandra Maria Fernandes Figueiredo Loureiro (Mestrado)
2020 Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
Sara Manuela Duarte Rocha (Mestrado)
2020 O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
Rosane Rubim de Magalhães (Mestrado)
2019 Vinculação, memórias de vergonha e comportamentos antissociais em jovens
Presidente do júri
Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Perceção dos técnicos (da CPCJ e dos LIJ) sobre os constrangimentos legais e outros, inerentes aos processos de promoção e proteção
Presidente do júri
Márcia Filipa Martinho Antunes (Mestrado)
2019 A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
Andresa Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria (1989-9742)
2021 - Atual Millenium

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão de Organização

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/15 - Atual Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Atual Psicossociologia das Organizações Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Atual Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Estágio Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Dinâmicas de Grupos no Desporto Desporto e Atividade Física (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Relações, Conflitos e Mediação Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/09/15 - Atual Dissertação-Projeto-Estágio Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual EAPN - Portugal (Núcleo de Viseu) Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2016/11 - Atual Ordem dos Psicólogos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual I Seminário de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - comissão organização
2018 - Atual III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão Científica
2017 - Atual 6th International M-SPHERE Conference - Comissão Científica
2017 - Atual Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Científica
2017 - Atual Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Organizadora
2017 - Atual Encontro@Viseu2017: Alzheimer e outras Demências - Comissão Organizadora
Distinções

Prémio

2018 Prémio 2018 D. José Pedro da Silva – Orientação da dissertação “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”.
Cáritas Diocesana de Viseu, Portugal