Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Barros Fonseca
Nomes de citação
- Fonseca, Susana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 531E-AD4E-8058
- ORCID iD
- 0000-0002-5930-5381
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014
Concluído
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelo de stresse e satisfação no trabalho: Estudo com professores do ensino superior português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade com distinção |
2003
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia do Trabalho e das Organizações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/05/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2009 - 2014 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2004 - 2009 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/03/06 - Atual | Coordenação do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2018/03/06 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Equipa Ténica | Alzheimer Portugal - Café Memória , Portugal, Portugal |
2019 - Atual | Membro da mesa do Conselho Geral do núcleo de Viseu | Rede Europeia Anti Pobreza, Portugal, Portugal |
2007 - Atual | Investigação | Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2018 | MENTHA - Mental Health and Ageing: Bridging knowledge through generations Projeto MentHA
DGS-O-15-10
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, Portugal
|
Direção-Geral da Saúde
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Impacto psicossocial da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior e seus familiares
sem referência
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022 | Acompañamento socioeducativo e vulnerabilidades: retos para a Educación Social | Seminario Internacional de Educación Social
Colexio de Educadoras e Educadores Sociais de Galicia (Espanha)
|
2022 | Literacia financeira no combate à pobreza e exclusão social | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja (Portugal)
|
2022 | REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NAS CONCEÇÕES SOBRE A DEMÊNCIA | 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Espanha)
|
2022 | O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE AS PESSOAS MAIS VELHAS? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA | 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría
|
2022 | IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA COM PESSOAS IDOSAS | 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Espanha)
|
2022 | Projeto Café Memória de Viseu | Colóquio “Boas práticas na demência – os dez sinais de alerta”
Obras Sociais Viseu (Centro Apoio às Pessoas com Alzheimer ou outras Demências) e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu (Museu
Tesouro da Misericórdia) (Portugal)
|
2021 | Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de estudantes de ensino superior portugueses | International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
|
2021 | Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemia ( | International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
|
2020 | PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO | 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação |
2019/09 | As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa. | XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019/09 | Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: Perceção dos estagiários de Educação Social. | XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019/09 | El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayores. Un studio, set comparativo entre España y Portugal. | XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019/06 | Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência. | 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
|
2019/06 | Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores. | 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
|
2019/06 | Dinâmicas de grupo em contextos de intervenção com pessoas idosas. | 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
|
2019/05 | Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators. | International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
|
2019/05 | Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being. | International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família
Orientador
|
|
2020 - Atual | A comunidade migrante em Viseu: o papel da comunidade na promoção de competências e de resiliência familiar
Orientador
|
|
2020 - Atual | Estágio EAPN
Orientador
|
|
2019/06/04 - Atual | Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 - Atual | Autonomização LIJ’s – análise comparativa entre Portugal e Espanha
Orientador
|
|
2019 - Atual | A importância do brincar em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
|
|
2018 - Atual | Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
|
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2018 - Atual | Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
|
|
2018 - Atual | A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
|
|
2018 - Atual | O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
|
|
2017/09/01 - Atual | Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Coorientador
|
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2020 - 2022 | Inclusão e Promoção de Competências Socioemocionais no âmbito do trabalho Pedagógico em crianças com NSE.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 - 2021 | Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: Perceções de Técnicos Portugueses e Galegos
Presidente do júri
Orientador
|
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 | Forças, Resiliência e Coping Familiar em Contextos de Vulnerabilidade
Arguente
|
Érica Amaral Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2022 | Perceções em torno das Vivências do Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Risco
Presidente do júri
|
Paula Cristina do Amaral Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2022 | Relatório Final de Estágio na CPCJ de Viseu
Arguente
|
Armanda Filipa Lopes Branquinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2022 | Storytelling Digital no destino turístico Perú
Arguente principal
|
Alexandra de Almeida Castillo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
|
2021 | O Papel do Voluntariado nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
Presidente do júri
|
Dário Filipe Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2020 | Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
|
Ana Isabel Correia Teixeira (Mestrado) |
2020 | A importância da formação parental para a promoção de comportamentos parentais positivos no desenvolvimento linguístico da
criança com perturbação do espetro do autismo (PEA)
Presidente do júri
|
Sandra Maria Fernandes Figueiredo Loureiro (Mestrado) |
2020 | Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
|
Sara Manuela Duarte Rocha (Mestrado) |
2020 | O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
|
Rosane Rubim de Magalhães (Mestrado) |
2019 | Vinculação, memórias de vergonha e comportamentos antissociais em jovens
Presidente do júri
|
Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 | Perceção dos técnicos (da CPCJ e dos LIJ) sobre os constrangimentos legais e outros, inerentes aos processos de promoção e
proteção
Presidente do júri
|
Márcia Filipa Martinho Antunes (Mestrado) |
2019 | A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
|
Andresa Silva (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | Sentidos | ESEV |
2022 - Atual | II Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia | ESEV |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - Atual | Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria (1989-9742) | |
2021 - Atual | Millenium |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão de Organização |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/09/15 - Atual | Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude | Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2016/09/15 - Atual | Psicossociologia das Organizações Socioeducativas | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2016/09/15 - Atual | Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2011/09/15 - Atual | Estágio | Educação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2011/09/15 - Atual | Dinâmicas de Grupos no Desporto | Desporto e Atividade Física (Licenciatura) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2011/09/15 - Atual | Relações, Conflitos e Mediação | Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2010/09/15 - Atual | Dissertação-Projeto-Estágio | Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Associação De Pais E Encarregados De Educação Do Agrupamento De Escolas Penalva Do Castelo | Vice-presidente da direção |
2018 - Atual | EAPN - Portugal (Núcleo de Viseu) | Vice-presidente da mesa do Conselho Geral |
2016/11 - Atual | Ordem dos Psicólogos |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | I Seminário de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - comissão organização | |
2018 - Atual | III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão Científica | |
2017 - Atual | 6th International M-SPHERE Conference - Comissão Científica | |
2017 - Atual | Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Científica | |
2017 - Atual | Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Organizadora | |
2017 - Atual | Encontro@Viseu2017: Alzheimer e outras Demências - Comissão Organizadora |
Distinções
Prémio
2018 | Prémio 2018 D. José Pedro da Silva – Orientação da dissertação “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre
os profissionais do trabalho social”.
Cáritas Diocesana de Viseu, Portugal
|