???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Barros Fonseca

Nomes de citação

  • Fonseca, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
531E-AD4E-8058
ORCID iD
0000-0002-5930-5381

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelo de stresse e satisfação no trabalho: Estudo com professores do ensino superior português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção
2003
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia do Trabalho e das Organizações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2004 - 2009 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/06 - Atual Coordenação do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/03/06 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Equipa Ténica Alzheimer Portugal - Café Memória , Portugal, Portugal
2019 - Atual Membro da mesa do Conselho Geral do núcleo de Viseu Rede Europeia Anti Pobreza, Portugal, Portugal
2007 - Atual Investigação Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09 - Atual COBLAGES - Using Community- Based Learning to Prepare Higher Education Students for an Ageing World
2023-1-PT01-KA220-HED-000165596
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Em curso
2016 - 2018 MENTHA - Mental Health and Ageing: Bridging knowledge through generations Projeto MentHA
DGS-O-15-10
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, Portugal
Direção-Geral da Saúde
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01/15 - Atual Impacto psicossocial da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior e seus familiares
sem referência
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Em curso
2020/01/20 - Atual Café Memória Viseu
n.a.
Outra
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Obras Sociais de Viseu, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fonseca, Susana. "Trabalho de equipa na intervenção social: Perspetivas de Educadores/as Sociais Portugueses/as.". Trabalho apresentado em XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. "Interdependência intragrupal na intervenção social: Um estudo com Educadores/as Sociais Portugueses/as.". Trabalho apresentado em XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha, 2023.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. "Promoção da saúde psicológica no ensino superior: proposta do projeto piloto IPViver". Trabalho apresentado em XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Fonseca, Susana. "Opening the doors of University: experiential learning with older persons in Social Education degree". Trabalho apresentado em XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Publicado
  5. ARAÚJO, LIA, AMANTE, MARIA JOÃO; FONSECA, SUSANA Y XAVIER, PAULA. "O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE AS PESSOAS MAIS VELHAS? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA". Trabalho apresentado em 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
    Publicado
  6. FONSECA, SUSANA; AMANTE, MARIA JOÃO; ARAÚJO, LIA Y XAVIER, PAULA. "IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA COM PESSOAS IDOSAS". Trabalho apresentado em 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
  7. AMANTE, MARIA JOÃO; ARAÚJO, LIA; FONSECA, SUSANA Y XAVIER, PAULA. "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NAS CONCEÇÕES SOBRE A DEMÊNCIA". Trabalho apresentado em 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
  8. Fonseca, Susana. "Estratégias de Savoring em Professores do Ensino Superior Português". Coruña, 2019.
    Publicado
  9. Fonseca, Susana. "As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa". 2019.
    Publicado
  10. Fonseca, Susana. "Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: a perceção dos estagiários de Educação Social". 2019.
  11. Fonseca, Susana. "El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayors: n estudio comparativo entre España y Portugal.". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Publicado
  12. Fonseca, Susana. "Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  13. Fonseca, Susana. "Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  14. Fonseca, Susana. "O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas – Que benefícios?". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  15. Fonseca, Susana. "Dinâmicas de Grupo em Contextos de Intervenção com Pessoas Idosas.". Trabalho apresentado em 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Publicado
  16. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, Tânia. "O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. Institucionalizadas". 2016.
  17. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  18. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  19. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "A prática do Educador Social no envelhecimento: da formação à ação". 2014.
  20. Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Magalhães, Cátia. "Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Carlos Dosil-Díaz; Lia Araújo; Jeannette Moreira; Maria João Amante; Fonseca, Susana; César Bugallo-Carrera. "VARIABLES PREDICTORAS DE LOS ESTEREOTIPOS HACIA LAS PERSONAS MAYORES EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SUPERIOR DE CABO VERDE, ESPAÑA Y PORTUGAL". International Journal of Developmental and Educational Psychology 2 (2023): 51-60.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; et al. "Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19". Revista de Enfermagem Referência VI Série Nº 1 (2022): http://dx.doi.org/10.12707/rv21109.
    10.12707/rv21109
  3. Fonseca, Susana. "Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician". Millenium 2 16 (2021): 23-30.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Fonseca, Susana. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". Millenium 33 6 (2020): 33-41.
    Publicado
  5. Fonseca, Susana. "STRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: PERSPETIVA HOLÍSTICA". Millenium 57 5 (2020): 57-64.
    Publicado
  6. Silva, Andresa; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Silva,Andresa; Fonseca,Susana; Amante,Maria João. "Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados". (2020): https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345.
    https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345
  7. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  8. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  9. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  10. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference” na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.08.326.
    10.17979/reipe.2015.0.08.326
  11. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  12. Fonseca, Susana; Jordão, Filomena. "Adaptation and validation study of the Eustress Scale for Portuguese teachers". Psychologica 1 57 (2014): 93-112. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_57_1_6.
    10.14195/1647-8606_57_1_6
  13. Fonseca, Susana; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Araújo, Lia. "Emotional dimensions of eating behavior.". Atención Primaria 45 (2013): 83-83.
    Publicado
  14. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Amante, Maria; Araújo, Lia; Fonseca, Susana. "Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults.". Atención Primaria 45 (2013): 87-87.
    Publicado
  15. Fonseca, Susana. "IMPACT OF THE SOCIAL EDUCADOR ACADEMIC SKILLS IN THE ACTIVE AGEING PROMOTION". Journal of Aging and Physical Activity (2012):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fonseca, Susana. "Intervenção Socioeducativa: Desafios e potencialidades para a Educação Social". In Desafios e Perspetivas na Intervenção Social. Portugal: Edições Esgotadas, 2023.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. "SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM ÂMBITO ESCOLAR E COMUNITÁRIO: UM ESTUDO EM CINCO CONCELHOS DO CENTRO DE PORTUGAL.". In La escuela promotora de derechos, buen trato y participación. Revisiones, estudios y experiencias. Espanha: Editorial Octaedro, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Fonseca, Susana. "O Direito à Participação na Infância e Juventude: Perceções de adolescentes portugueses.". Espanha: Editorial Thomson Reuters Aranzadi, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Fonseca, Susana. "Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário: Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal". In La escuela promotora de derechos, buen trato y participación. Revisiones, estúdios y experiencias, 684-693. Barcelona, Espanha: Octaedro, 2023.
    Publicado
  5. Fonseca, Susana Barros; Jordão, Filomena. "HIGHER EDUCATION TEACHER’S EUSTRESS: COGNITIVE EVALUATION OF A SITUATION AS ENHANCER OF WELL-BEING". In A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 3, 102-107. Atena Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.49022200410
  6. Edgar Correia Campos, Susana Fonseca, Deibe Fernández-Simo y María Victoria Carrera Fernández. "A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE: UM ESTUDO NUM CONCELHO DO CENTRO DE PORTUGAL.". In Participación, innovación y emprendimiento en la escuela. Espanha: Editorial Dykinson, 2022.
    Aceite para publicação
  7. Gomes, Dário; Magalhães, Cátia; Xavier, P.; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "O papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais". In Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia, 32-48. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu, 2022.
    Publicado
  8. Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula. "Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19". In Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  9. Xavier, P.; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". In Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco, editado por Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, Susana, 44-58. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  10. Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Seminário Internacional de Alzheimer e outras Demências - reflexões finais". In Ebook Demência e Covid-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e Outras Demências, 94-105. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Publicado
  11. Fonseca, Susana. "O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas.". In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional, 56-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2020.
    Aceite para publicação
  12. Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Fonseca, Susana Barros da; Araújo, Lia João Pinho. "ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA PARA AVALIAR AS CAPACIDADES DE AUTOCUIDADO, PARA PROFISSIONAIS PORTUGUESES DO CONTEXTO SOCIAL". In Psicologia da saúde: teoria e intervenção, 79-93. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.7011912036
Edição de livro
  1. Fonseca, Susana. Desafios e Perspetivas na Intervenção Psicossocial. Portugal: Edições Esgotadas. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, Susana. Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. 2022.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Fonseca, Susana. Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    No prelo • Editor
  5. Carreira, José; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana. Ebook Demência e Covid-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e Outras Demências. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Publicado
Livro
  1. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261-4-0
Poster em conferência
  1. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". 2013.
  2. Araújo, Lia; Amante, Maria; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Age-friendly community support and health services in the city of Viseu.". 2013.
  3. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Fonseca, Susana. "Prefácio". Prefácio para Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social. 2018.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Fonseca, Susana; Tiago Caio; Marília More; Maria Júlia Sousa. "Literacia Financeira no combate à pobreza e exclusão social". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Publicado
  2. Fonseca, Susana. Autor correspondente: Fonseca, Susana. "Digital storytelling experiences promoted by the official websites of Peru". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management – Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2022.
    Publicado
  3. Fonseca, Susana. "The Tourist (Pre) Experience Promoted by Dark Tourism Destinations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management ¿ Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2022.
    Publicado
  4. Fonseca, Susana. "COVID-19 Pandemic and Quality of Life: Perceptions of Portuguese higher education students"". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, 2021.
    Publicado
  5. Fonseca, Susana. "Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Publicado
  6. Fonseca, Susana. "Intervention with Families at Psychosocial Risk: perceptions of Portuguese and Galician technicians". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Aceite para publicação
  7. Fonseca, Susana. "PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2020.
  8. Fonseca, Susana. "Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  9. Fonseca, Susana. "Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators". Trabalho apresentado em International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  10. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Amante, Maria; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia; Araújo, Lia. "Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
  11. Araújo, Lia; Amante, Maria; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia. "Household activities and nutricion status.". Trabalho apresentado em 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Fonseca, Susana. "MODELO DE STRESSE E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2014.
  2. Lopes, Ana Isabel Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1823.
  3. Carvalho, Daniela Filipa Cardoso de; Amante, Maria João, orient.; Fonseca, Susana. "Alcoolismo parental e o desenvolvimento psicossocial da criança no período pré-escolar: implicações das diferenças de género". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2136.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 O Direito à Participação na Infância e Juventude: Perceções de adolescentes portugueses I Congreso internacional sobre a transición á vida adulta dos mozos e mozas no sistema de protección
Faculdade de Trabalho Social da Universidade de Vigo (Ourense) (Ourense, Espanha)
2022/11/30 A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE: UM ESTUDO NUM CONCELHO DO CENTRO DE PORTUGAL IV CONGRESO MUNDIAL sobre INFANCIA y ADOLESCENCIA: “Participación, innovación y emprendimiento en la escuela”
Consejo Independiente de Protección de la Infancia (Sociedad Internacional, Científica y Profesional), con la colaboración de la Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla (Universidad de Granada) y el Grupo Extremeño de Investigación e (Espanha)
2022 Acompañamento socioeducativo e vulnerabilidades: retos para a Educación Social Seminario Internacional de Educación Social
Colexio de Educadoras e Educadores Sociais de Galicia (Espanha)
2022 Literacia financeira no combate à pobreza e exclusão social 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja (Portugal)
2022 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NAS CONCEÇÕES SOBRE A DEMÊNCIA 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Espanha)
2022 O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE AS PESSOAS MAIS VELHAS? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría
2022 IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA COM PESSOAS IDOSAS 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Espanha)
2022 Projeto Café Memória de Viseu Colóquio “Boas práticas na demência – os dez sinais de alerta”
Obras Sociais Viseu (Centro Apoio às Pessoas com Alzheimer ou outras Demências) e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu (Museu Tesouro da Misericórdia) (Portugal)
2021 Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de estudantes de ensino superior portugueses International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2021 Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemia ( International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2020 PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação
2019/09 As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/09 Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: Perceção dos estagiários de Educação Social. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/09 El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayores. Un studio, set comparativo entre España y Portugal. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
2019/06 Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/06 Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/06 Dinâmicas de grupo em contextos de intervenção com pessoas idosas. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Espanha)
2019/05 Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
2019/05 Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família
Orientador
2020 - Atual A comunidade migrante em Viseu: o papel da comunidade na promoção de competências e de resiliência familiar
Orientador
2020 - Atual Estágio EAPN
Orientador
2019/06/04 - Atual Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - Atual Autonomização LIJ’s – análise comparativa entre Portugal e Espanha
Orientador
2019 - Atual A importância do brincar em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Coorientador
2018 - Atual Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - Atual Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
2018 - Atual A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
2018 - Atual O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
2017/09/01 - Atual Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Coorientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio: Contributos das Organizações não-governamentais
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio - Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal
Orientador
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2022 Inclusão e Promoção de Competências Socioemocionais no âmbito do trabalho Pedagógico em crianças com NSE.
Coorientador
Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: Perceções de Técnicos Portugueses e Galegos Presidente do júri
Orientador
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia (2022 - 2022)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/06/02 - 2023/06/02 IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - II Jornadas Internacionais da Prevenção à Intervenção na Violência, que decorreu em formato on-line, no dia 2 de junho de 2023, entre as 9h30 e as 18h. (2023/06/02 - 2023/06/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/28 - 2023/03/28 Membro da Comissão Organizadora do Simpósio Internacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 28 de março de 2023, entre as 15:30h e as 18:30h. (2023/03/28 - 2023/03/28)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/03/27 - 2023/03/27 Formação subordinada ao tema "comportamentos aditivos sem substâncias: programa de prevenção QTJ?", orientada pelo Prof. Doutor Daniel Lloret, que decorreu na Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 27 de março de 2023, das 10h às 14h.
Oficina (workshop)
Comportamentos aditivos sem substâncias: programa de prevenção QTJ?"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/05/24 Relatório de estágio num Agrupamento Escolas TEIP
Arguente principal
Sara Cristina Rama Sorrilha (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/23 Relatório de estágio do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
Arguente principal
Telma Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/10 Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centro
Presidente do júri
Maria de Fátima Jesus Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/02/07 Relatório de estágio num agrupamento de escolas
Presidente do júri
Rita Mangana Rodrigues (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022/12/14 Avós e netos no contexto da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo
Presidente do júri
Regina Maria Saião de Almeida Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Forças, Resiliência e Coping Familiar em Contextos de Vulnerabilidade
Arguente
Érica Amaral Fonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Perceções em torno das Vivências do Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Risco
Presidente do júri
Paula Cristina do Amaral Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Relatório Final de Estágio na CPCJ de Viseu
Arguente
Armanda Filipa Lopes Branquinha (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Storytelling Digital no destino turístico Perú
Arguente principal
Alexandra de Almeida Castillo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 O Papel do Voluntariado nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
Presidente do júri
Dário Filipe Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Orientador
Ana Isabel Correia Teixeira (Mestrado)
2020 A importância da formação parental para a promoção de comportamentos parentais positivos no desenvolvimento linguístico da criança com perturbação do espetro do autismo (PEA)
Presidente do júri
Sandra Maria Fernandes Figueiredo Loureiro (Mestrado)
2020 Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Orientador
Sara Manuela Duarte Rocha (Mestrado)
2020 O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Orientador
Rosane Rubim de Magalhães (Mestrado)
2019 Vinculação, memórias de vergonha e comportamentos antissociais em jovens
Presidente do júri
Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Perceção dos técnicos (da CPCJ e dos LIJ) sobre os constrangimentos legais e outros, inerentes aos processos de promoção e proteção
Presidente do júri
Márcia Filipa Martinho Antunes (Mestrado)
2019 A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Orientador
Andresa Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/10/22 - Atual Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias Viseu
2022 - Atual Sentidos ESEV
2022 - Atual III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia ESEV
2023/06/02 - 2023/06/02 IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - II Jornadas Internacionais da Prevenção à Intervenção na Violência, que decorreu em formato on-line, no dia 2 de junho de 2023, entre as 9h30 e as 18h. Viseu
2023/03/25 - 2023/03/25 VRI23 - 1st IPViseu Research & Innovation Summit Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Millenium
2021 - Atual Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria (1989-9742)
2021 - Atual Millenium

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão de Organização

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/15 - Atual Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Atual Psicossociologia das Organizações Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Atual Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Estágio Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Dinâmicas de Grupos no Desporto Desporto e Atividade Física (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Atual Relações, Conflitos e Mediação Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/09/15 - Atual Dissertação-Projeto-Estágio Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Associação De Pais E Encarregados De Educação Do Agrupamento De Escolas Penalva Do Castelo Vice-presidente da direção
2019 - Atual Núcleo de Viseu da EAPN Portugal Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2018 - Atual EAPN - Portugal (Núcleo de Viseu) Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2016/11 - Atual Ordem dos Psicólogos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual I Seminário de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - comissão organização
2018 - Atual III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão Científica
2017 - Atual 6th International M-SPHERE Conference - Comissão Científica
2017 - Atual Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Científica
2017 - Atual Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Organizadora
2017 - Atual Encontro@Viseu2017: Alzheimer e outras Demências - Comissão Organizadora
Distinções

Prémio

2018 Prémio 2018 D. José Pedro da Silva – Orientação da dissertação “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”.
Cáritas Diocesana de Viseu, Portugal