???global.info.a_carregar???
Jorge Daniel Lima Pacheco completed his PhD in Communication on January 20, 2023, at the University of Vigo. He has a Master's degree in Digital Marketing in 2014 from the Polytechnic Institute of Porto - Porto Accounting and Business School. Additionally, he holds a degree in Marketing since 2005 from Fernando Pessoa University. Currently, he serves as an Invited Adjunct Teacher at the Polytechnic Institute of Cávado e do Ave - School of Hospitality and Tourism (courses: Master in Marketing, Tourism and also in Digital Design) and also as an Invited Adjunct Teacher at the Polytechnic Institute of Porto - Porto Accounting and Business School (courses: master in e-commerce and degree in Marketing). Former Digital Strategist at the WhySurreal agency, working with clients such as Symington Family Estates, Caves Campelo, Corticeira Amorim, GBLF, Indian Motorcycles, Hotel Minho, or Hotel Feel Viana. Consultant for various public and private institutions. He has published article in journals, sections in books, supervised MSc dissertations. Jorge Daniel Lima Pacheco has received one award and/or honor. His Ciência Vitae curriculum highlights terms related to scientific, technological, and artistic-cultural output, including customization, e-commerce, satisfaction, customer experience, digital marketing, management and communication. A perpetual enthusiast of marketing and automobiles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jorge Daniel Lima Pacheco

Nomes de citação

  • Pacheco, Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
5710-0CE8-5DF0
ORCID iD
0000-0003-2742-2871
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=ec2HKPcAAAAJ&view_op=list_works&authuser=3&sortby=title

Moradas

  • Campus do IPCA, Vila Frescaínha S. Martinho , 4750-810, Barcelos, Barcelos, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/01/20
Concluído
Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Universidade de Vigo, Espanha
" A Influência da Comunicação através das Redes Sociais Online no Engagement e Lealdade à marca Super Bock: motivações e atitudes da Geração Y e X em Portugal." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cum Laude
2014
Concluído
Mestrado em Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"Marketing experiencial, emoções, satisfação e lealdade: um estudo empírico em Serralves em Festa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014
Concluído
Marketing Digital (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
"Marketing Experimental, Emoções, Satisfação e Lealdade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Marketing (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"O Marketing Desportivo e o Patrocínio no Desporto Automóvel" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/03 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020/11/23 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2013/03/01 - 2021/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/01/02 - 2017/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2023/11/01 - 2026/10/31 ENCARE - Enhancing Capacities of UAS staff for more successful EU funded Research
WP05 element
Instituto Politécnico do Porto Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pacheco, Jorge; Cardoso, Cristina. Autor correspondente: Cardoso, Cristina. "Leveraging Social Selling on LinkedIn for B2B Relationship Management in the COVID-19 Era". Trabalho apresentado em Fostering Global Resilience Through Cross-Cultural Collaboration, Porto, 2024.
    Publicado • 10.56002/ceos.0040cf
  2. Cardoso, Cristina; Pacheco, Jorge. "Leveraging Social Selling on LinkedIn for B2B Relationship Management in the COVID-19 Era". Trabalho apresentado em II International Conference on Humanities and Social Sciences, 27 - 28 November 2023, Porto, Portugal, Porto, 2023.
  3. RIBEIRO, PRISCILLA CRISTINA CABRAL; KELLER, SABRINNA; ARAUJO, ELAINE APARECIDA; MONTEIRO, MARCELO MACIEL. "A importância do customer experience nos canais digitais". Trabalho apresentado em III Xornadas de Doutorandos-as en Comunicación : Programa de Doutoramento en Comunicación da Universidade de Vigo, Vigo, 2017.
    Publicado • 10.14488/enegep2019_tn_sto_295_1663_36999
  4. Pacheco, Jorge. "Marketing experiencial, emoções, satisfação e lealdade: um estudo empírico em Serralves em festa.". Trabalho apresentado em The International Marketing Trends Conference, Paris, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jitka Vávrová; Lenka Cervová; Blanka Brandová; Jorge Pacheco. "Assessing sustainable practices and managerial approaches in the hotel industry: A comparative case study". Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation (2024): https://doi.org/10.7341/20242033.
    10.7341/20242033
  2. Teresa Teixeira; Ana Lima; Jorge Pacheco. "A publicidade nas redes sociais como influenciadora da compra por impulso". Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico CIMNE (2022): https://doi.org/10.56002/ceos.00050_cimne_1_2.
    10.56002/ceos.00050_cimne_1_2
Capítulo de livro
  1. Cristina Cardoso; Jorge Pacheco. "Resilience and Transformation: Examining Marketing Strategies and Consumer Behavior in a COVID-19 World Connected by Social Media". 2024.
    10.1007/978-981-97-1552-7_19
  2. Marta Beatriz Silva; Jorge Lima Pacheco; Bruno Sousa. "Digital Marketing, Artificial Intelligence, and Online Social Networks in Tourism". In Case of the Municipality of Amares (Portugal). 2024.
    10.4018/979-8-3693-2137-9.ch010
  3. Ana Pinto de Lima; Jorge Pacheco; Pedro Silva. "Wine Marketing Event – The Importance of Emotions in a Wine Tasting for Inexperienced Participants". 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_24
  4. de Lima, Ana Pinto; Pacheco, Jorge; Silva, Pedro. "Effects of Experience on Valuing a Tourist Event: A Theoretical Review and Propositions". In Advances in Tourism, Technology and Smart Systems, 447-458. Singapura: Springer Singapore, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-981-15-2024-2_40
  5. Ana Lima; Jorge Pacheco. "New Trends and Tools for Customer Relationship". In Challenges in Digital Transformation. Estados Unidos, 2020.
    10.4018/978-1-7998-7297-9.ch095
  6. Lima, Ana; Pacheco, Jorge. "New Trends and Tools for Customer Relationship". In Educational and Social Dimensions of Digital Transformation in Organizations, 1-26. IGI Global, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-6261-0.ch001
  7. Pacheco, Jorge. "Smart cities, smart life, smart communication". In Planejamento e gestão territorial: a sustentabilidade dos ecossistemas urbanos. Portugal: Idioteque, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A Influência da Comunicação através das Redes Sociais Online no Engagement e Lealdade à marca Super Bock: motivações e atitudes da Geração Y e X em Portugal.". Doutoramento, Universidade de Vigo, 2023. https://investigacion.usc.gal/documentos/6453ede9b5d6a67124357a86.
  2. Amorim, Mónica Sofia de Sá. "Marketing personalizado aliado ao e-commerce". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24908.
  3. Gouveia, Rui Tomás Monteiro. "Relatório de estágio: Agência Digital “Significa”". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.22/24817.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 O IMPACTO DO MARKETING DIGITAL E REDES SOCIAIS ONLINE NO TURISMO: CASO DO MUNICÍPIO DE AMARES
Orientador
Marketing Turístico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2023 APLICAÇÃO DO MODELO AIDA EM ESTRATÉGIAS DE INBOUND MARKETING
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2023 O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal
2023 - 2023 Relatório de estágio: Agência Digital “Significa”
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2023 - 2023 Marketing personalizado aliado ao e-commerce
Orientador
Negócio Eletrónico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Melhor Aluno do Mestrado em Marketing Digital
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Título

2021 Título Especialista na área 342 - Marketing e Publicidade
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal