???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luciana Cabral Pereira Bessa

Identificadores de autor

Ciência ID
591E-0E24-5B49
ORCID iD
0000-0001-9602-9729
Formação
Grau Classificação
2018/07
Concluído
Mestrado em Ensino de Inglês do 1ºCEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011/03
Concluído
Didáctica das Línguas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2001 - 2005
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Científico
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/09 - 2023/02 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/09 - 2022/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021/10 - 2022/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09 - 2021/09 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 - 2020/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2019/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/10 - 2017/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/10 - 2016/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2016 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal
2015/02 - 2015/06 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal
2010/11 - 2014/11 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2024/10/05 LITHME- “Language in the Human-Machine Era” (CA19102)
CA19102
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Em curso
2021 - 2023/02/28 QuiLL - Quality Language Learning
is part of the teaching team in the internal working group within the scope of the QuiLL - Quality in Language Learning project
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, R.D.; Monteiro, P.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Does gamification in virtual reality improve second language learning?". 2021.
    10.1109/ICGI54032.2021.9655286
  2. Peixoto, B.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Evaluation of Animation and Lip-Sync of Avatars, and User Interaction in Immersive Virtual Reality Learning Environments". 2021.
    10.1109/ICGI54032.2021.9655283
  3. Peixoto, B.; Pinto, D.; Krassmann, A.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Using virtual reality tools for teaching foreign languages". 2019.
    10.1007/978-3-030-16187-3_56
  4. Pinto, D.; Peixoto, B.; Krassmann, A.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Virtual reality in education: Learning a foreign language". Trabalho apresentado em World Conference on Information Systems and Technologies (pp. 589-597). Springer, Cham., 2019.
    10.1007/978-3-030-16187-3_57
  5. Pereira, Luciana Cabral; Giménez, J.. "O Eye Tracking na Identificação de Estratégias de acesso e compreensão de textos literários em Língua Estrangeira (Língua Inglesa e Espanhola)". 2019.
    Publicado
  6. Pereira, L.; Silva, E.. "A Importância da didática no mestrado em ensino do inglês no 1.º ciclo.". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCT 2019), Instituto Politécnico de Bragança, 2019.
  7. Silva, Elisabete Mendes; Pereira, Luciana Cabral. "O ensino da didática do inglês nos mestrados profissionalizantes no contexto do Processo de Bolonha". Trabalho apresentado em Faculdade de Letras da Universidade do Porto e APROLÍNGUAS - Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior., 2018.
  8. Rocha, T.; Bessa, M.; Melo, M.; Barroso, J.; Cabral, L.. "Evaluating selection, manipulation and navigation tasks by people with intellectual disabilities: Learning level comparison of user interaction performance with digital content". 2017.
    10.1109/EPCGI.2016.7851193
  9. Rocha, T.; Bessa, M.; Cabral, L.. "Performing universal tasks using a mini iPad: Usability assessment per people with intellectual disabilities". 2016.
    10.1145/2998626.2998668
  10. Matos, A.; Rocha, T.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Multi-sensory Storytelling to Support Learning for People with Intellectual Disability: An Exploratory Didactic Study". 2015.
    10.1016/j.procs.2015.09.244
  11. Rocha, T.; Bessa, M.; Magalhães, L.; Cabral, L.. "Performing universal tasks on the Web: Interaction with digital content by people with intellectual disabilities". 2015.
    10.1145/2829875.2829897
  12. Pereira, L.; Silva, T.. "Country Lovers, uma perspetiva teórico-didática dos seus conteúdos identitários". Trabalho apresentado em Pereira, L. e Silva, M. (2014): “Country Lovers, uma perspetiva teórico-didática dos seus conteúdos identitários”. In: construção de identidade(s): globalização e fronteiras, CITCEM, FLUP, 2013, 2013.
  13. Barreira, J.; Bessa, M.; Pereira, L.C.; Adão, T.; Peres, E.; Magalhães, L.. "MOW: Augmented reality game to learn words in different languages - Case study: Learning English names of animals in elementary school". 2012.
  14. Pereira, Luciana Cabral. "Scientific and pedagogic alternatives of the Didactics of Literature and Language". Trabalho apresentado em Diversidad cultural, plurilingüismo y estrategias de aprendizaje, Actas do X Congresso Internacional de la Sociedade Española de Didactica de la Lengua e de la Literatura, (SEDLL),, 2008.
Artigo em revista
  1. Peixoto, Bruno; Bessa, Luciana Cabral P.; Gonçalves, Guilherme; Bessa, Maximino; Melo, Miguel. "Teaching EFL With Immersive Virtual Reality Technologies: A Comparison With the Conventional Listening Method". IEEE Access 11 (2023): 21498-21507. http://dx.doi.org/10.1109/access.2023.3249578.
    10.1109/access.2023.3249578
  2. Vasconcelos-Raposo, J.; Melo, M.; Barbosa, L.; Teixeira, C.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Assessing presence in virtual environments: adaptation of the psychometric properties of the Presence Questionnaire to the Portuguese populations". Behaviour and Information Technology 40 13 (2021): 1417-1427. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85083661396&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/0144929X.2020.1754911
  3. Peixoto, B.; Pinto, R.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Immersive virtual reality for foreign language education: A PRISMA systematic review". IEEE Access 9 (2021): 48952-48962. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85103296293&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/ACCESS.2021.3068858
  4. Pinto, R.D.; Peixoto, B.; Melo, M.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Foreign language learning gamification using virtual reality a systematic review of empirical research". Education Sciences 11 5 (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85106582619&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci11050222
  5. Vasconcelos-Raposo, J.; Melo, M.; Teixeira, C.; Cabral, L.; Bessa, M.. "Adaptation and validation of the ITC - Sense of Presence Inventory for the Portuguese language". International Journal of Human Computer Studies 125 (2019): 1-6. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058699878&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijhcs.2018.12.005
  6. Luciana Cabral Pereira; Flávia Vieira; Aurora Teófilo. "Expressive Reading and Dramatization of Stories in Teaching English to Young Learners.". Children's Literature in English Language Education online journal, 7 1 (2019): 45-60.
  7. Vasconcelos-Raposo, J.; Bessa, M.; Teixeira, C.M.; Cabral, L.; Melo, M.. "Adaptation and Validation of the Temple Presence Inventory in a Portuguese Population". International Journal of Human-Computer Interaction 35 6 (2018): 441-447. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044502133&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10447318.2018.1454143
  8. Luísa Álvares Pereira; Luciana Cabral Pereira; Inês Cardoso. "Práticas de leitura literária no 1.º ciclo do ensino básico para a compreensão do agir docente em Portugal.". Letras & Letras (2017):
  9. Rodrigues, J.B.; Morgado, E; Pereira, L.; Silva, L.. "Adão e Eva no Paraíso: A Força Dominadora do Símbolo no dizer de um Conto de Eça de Queirós". Revista Crítica Cultural 12 (2017): 315-331.
  10. Vasconcelos-Raposo, J.; Bessa, M.; Melo, M.; Barbosa, L.; Rodrigues, R.; Teixeira, C.M.; Cabral, L.; Sousa, A.A.. "Adaptation and validation of the Igroup Presence Questionnaire (IPQ) in a Portuguese sample". Presence: Teleoperators and Virtual Environments 25 3 (2016): 191-203. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011565822&partnerID=MN8TOARS.
    10.1162/PRES_a_00261
  11. "The Recognition of Web Pages' Hyperlinks by People with Intellectual Disabilities: An Evaluation Study". (2012):
    10.1111/j.1468-3148.2012.00700.x
  12. Pereira, Luciana C.. "Um Plano Didático da Literatura: Os textos literários no ensino e aprendizagem da Liderança Moral no Mestrado de Finanças e Contabilidade da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro". Revista de Letras nº10, DLAC, UTAD (2012):
  13. Pereira, Luciana Cabral. "Uma Matriz Didáctica Humanística da Literatura: estudo de investigação de Doutoramento". Revista Metamorfoses 25 Anos do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. (2011):
  14. Pereira, Luciana Cabral. "Repensar o ensino da literatura: novos caminhos”.". Vozes Transmontano-Durienses, Coord. Henriqueta Maria Gonçalves, Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real (2011):
  15. Reis, M.G.A.D.; Cabral, L.; Peres, E.; Bessa, M.; Valente, A.; Morais, R.; Soares, S.; et al. "Using information technology based exercises in primary mathematics teaching of children with cerebral palsy and mental retardation: A case study". Turkish Online Journal of Educational Technology 9 3 (2010): 106-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77957036900&partnerID=MN8TOARS.
Artigo em revista (magazine)
  1. Pereira LC. "Repensar o ensino da literatura: novos caminhos“.", Correio de Educação, Edições Asa, , 2011, http://correiodaeducacao.asa.pt/149616.html..
  2. Pereira, L C. "O elogio do humano na literatura", Correio de Educação, Edições Asa, , 2010, http://correiodaeducacao.asa.pt/71433.html..
  3. Pereira,LC. "A atracção da Poesia", Correio de Educação, Edições Asa, , 2010, http://correiodaeducacao.asa.pt/93298.html..
  4. Pereira LC. "Entre o Orgulho e o Preconceito: O romance é o que nos faz melhor (es)?”", Correio de Educação, Edições Asa, , 2010, http://correiodaeducacao.asa.pt/122789.html..
Poster em conferência
  1. Silva, E.; Pereira, L. "Ensino Superior e o Inglês no 1.º Ciclo. Que diálogos?". Trabalho apresentado em PEEP Meeting (Primary English Education in Portugal. A Meeting to value and share teacher research). Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 2018.
  2. Pereira, L; Vieira, F.; Teófilo, A.. "A leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa uma experiência no 1ºciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em PEEP Meeting (Primary English Education in Portugal. A Meeting to value and share teacher research). Instituto de Educação. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 2018.
Relatório
  1. Sousa-Silva, Rui;; Höhn, Sviatlana; Cabral, Luciana; etal. 2021. The Dawn of the Human Machine Era: A forecast of new and emerging language technologies. Report for EU COST Action CA19102 Language In The Human-Machine Era.
Revisão de livro
  1. Pereira, Luciana Cabral. "Darkning Stars- Novel of the Great War". (2015):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa.". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2018.
  2. "Proposta de uma Nova Matriz Didáctica da Literatura: novas e renovadas solicitações, lugares e papéis da Literatura e da Didáctica da Literatura". Doutoramento, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2011.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/12 VR and EFL Teaching and Learning: Massive Lab Experiences Conferência sobre Realidade Virtual e ensino de língua estrangeira”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/10/27 The didactic potential of VR Tools in EFL teaching and learning: some contributions in the area of Listening CILE´23
ESE, IPB (Bragança, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Creating immersive authentic experiences for Foreign Language Learning
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2022 Gamificação na aprendizagem de Língua Inglesa: desenvolvimento de conteúdos imersivos de realidade virtual
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2021 Realidade Virtual no Ensino: Desenvolvimento de conteúdos imersivos para o Ensino de Língua Estrangeira
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
2017 - 2018 A importância do contacto escolar com a literatura como motivação para a leitura
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2012 - 2017 A educação em Francisca Senhorinha
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura, Portugal
2013 - 2014 Análise Didática da Produção Textual de alunos do 4ºano do Ensino Básico
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2012 Atividades propícias para o Desenvolvimento de Competências Comunicativas Orais e Escritas em crianças da Educação Pré-Escolar
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2012 A Leitura de histórias literárias como Auxílio na Resolução de Conflitos Interiores de crianças da Educação Pré-Escolar
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 - 2012 A Leitura e a Escrita nas crianças da Educação Pré-Escolar
Orientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 EIRI,- Encontros de Investigação e Reflexão Internacional, DLAC. (2013 - 2013) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/26 - 2023/10/27 Cile- V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras ESE, IPB.
2023/05/05 - 2023/05/06 INCTE- International conference on teacher education, VII Edição, Desafios na Formação de Professores e nas Escolas num Mundo interconectado
2021/10/28 - 2021/10/29 Cile- IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras ESE, IPB.

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2010/04/16 À conversa com Correio de Educação, Edições Asa,

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04/22 - 2024/04/25 Tecnhology in Society
2023/03 - 2023/10 Theory and Practice of Second Language acquisition Journal
2022/11 - 2022/11 Learning and Instruction