???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Jorge Gonçalves Brigas

Nomes de citação

  • Brigas, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
5F11-8FC0-6CCE
ORCID iD
0000-0003-2369-9427
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Engenharia Informática (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Educational Modelling & Simulation for Kids. Proposta de uma Abordagem para o 1.º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/05/24 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Brigas, C.; Marcelino, M.J.. "Authoring-tools for web-based simulations". 2016.
  2. Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João; Gouveia, Regina. "A importância das TIC na integração/inclusão de alunos erasmus em institutos politécnicos". 2015.
  3. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Bolota, Urbana. "Perceptions of ICT use in Guarda's primary schools". 2015.
  4. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, Urbana. "ICT´s importance in primary schools - Parents and students perceptions". 2014.
  5. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Monteiro, Guilherme; Leitão, João; Gouveia, Regina. "Inclusão de alunos erasmus nos institutos politécnicos: Estudo de caso". 2014.
  6. Marcelino, M.J.; Gomes, C.A.; Silva, M.J.; Gouveia, C.; Fonseca, A.; Pestana, B.; Brigas, C.. "SchoolSenses@Internet: Children as multisensory geographic information creators". 2007.
  7. Marcelino, M.J.; Brigas, C.. "Customizing handheld simulation scenarios with a handheld authoring-tool". 2007.
  8. Brigas, C.J.G.; Marcelino, M.J.P.. "Simulweb: An authoring-tool based on the ESP-W model". 2004.
Artigo em revista
  1. Pedro Jose Arrifano Tadeu; Carlos Brigas. "El pensamiento computacional en educación infantil: una análisis a través del Computer Science Unplugged". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales (2022): https://doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.94881.
    10.47553/rifop.v98i36.2.94881
  2. Elisabete Brito; Natália Gomes; Pedro Tadeu; Carlos Brigas. "Analysis of a Portuguese HEI teachers experience in the context of COVID-19". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 14 2 (2021): e33579-e33579. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33579.
    10.35699/1983-3652.2021.33579
  3. García-Martínez, I.; Tadeu, P.J.A.; Ubago-Jiménez, J.L.; Brigas, C.. "Pedagogical coordination in secondary schools from a distributed perspective. Adaptation of the distributed leadership inventory (dli) in the Spanish context". Education Sciences 10 7 (2020): 1-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087347185&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci10070175
  4. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João. "A importância das TIC na integração/inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos". (2015): http://hdl.handle.net/10400.11/2732.
  5. Azevedo Gomes, Cristina; João Silva, Maria; Brigas, Carlos; Marcelino, Maria José; Pereira, Isabel. "SchoolSenses@Internet: Criação de Informação GeoReferenciada Multissensorial com Crianças e Professores". (2007): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4794559.
Capítulo de livro
  1. Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos. "Using Online Programs to Centre Students in the Twenty-First Century". Portugal: IGI - GLOBAL, 2018.
Livro
  1. Tadeu, P.J.A.; Brigas, C.. Using online programs to centre students in the twenty-first century. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Brigas, Carlos Jorge Gonçalves; Brigas, Carlos. "Educational Modelling & Simulation for Kids. Proposta de uma Abordagem para o 1.º ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10316/20316.

Outros

Outra produção
  1. NEW TRENDS IN EDUCATION: THE USE OF ICT IN DIFFERENT WAYS. 2019. Pedro Tadeu; Carlos Brigas; Inmaculada Garcia-Martinez; Jose María Fernández Batanero. https://doi.org/10.21125%2Ficeri.2019.2807.
    10.21125/iceri.2019.2807
  2. TELESEICT: IMPROVE ACCESS TO ALL STUDENTS. 2018. Carlos Brigas; Pedro Tadeu; José Batanero; Mohammed El Homrani. https://doi.org/10.21125%2Finted.2018.2122.
    10.21125/inted.2018.2122
  3. A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por. 2015. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos. http://hdl.handle.net/10314/2343.
  4. O papel das TIC no contexto do Ensino Basico. As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX,. 2014. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. http://hdl.handle.net/10316/45676.
  5. A importância das TIC na integração/inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos. 0 nosso artigo apresenta conclusões parciais de um projeto de investigação sobre o impacto do Programa Erasmus em institutos politécnicos. Os dados que analisamos foram obtidos através de um inquérito por questionário a alunos em mobilidade nos institutos do Centro e Bragança, durante o primeiro semestre do ano letivo 2013-2014. Centrados na relação entre a população alvo e as TIC, os resultados i. 2014. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João. http://hdl.handle.net/10400.11/2732.
  6. Modeling and Simulation for Elementary Education. 2009. C. Brigas; C.A. Gomes; M.J. Marcelino; M.J. Silva. https://doi.org/10.1109%2Ficalt.2009.165.
    10.1109/icalt.2009.165