???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Jorge Gonçalves Brigas

Nomes de citação

  • Brigas, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
5F11-8FC0-6CCE
ORCID iD
0000-0003-2369-9427
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Engenharia Informática (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"Educational Modelling & Simulation for Kids. Proposta de uma Abordagem para o 1.º ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/05/24 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2005/06 - 2008/07 SchoolSenses@Internet: children as multisensory geographic information creators through the use of information and communication technologies Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/01 - 2024/05 THID - Developing a Higher Education Curriculum in SET Teaching for the Health Protection and Promotion of Intellectually Disabled Individuals
2022-1-TR01-KA220-HED-000085572
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
2023/03 - 2024/03 BEEUC - Be a European Citizen
2022-1-PT01-KA210-SCH-000082615
Investigador
2017/09/29 - 2019/09/30 Sistema Tecnológico de apoio à promoção e Avaliação do Impacto social, económico e ambiental ...
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/09/29 - 2019/09/30 Sistema Tecnológico de apoio à promoção e avaliação do impacto social, económico e ambiental do circuito curto SmartFarmer.pt na Beira Interior
SAICT-POL/23825/2016
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2019 TELESEICT
2016-1-PT01-KA203-022950
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4056 - 2011-2012
PEst-OE/EGE/UI4056/2011
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2008/07/04 SchoolSenses@Internet: as crianças como criadoras de informação geográfica multissensorial através da utilização das tecnologias da informação e comunicação
POSC/EIA/56954/2004
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tadeu, P. & Brigas, Ca.. "Brief analysis regarding the health needs of persons with ID under the THID project: the Portuguese case". Trabalho apresentado em l XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN E INNOVACIÓN, 2023.
  2. Tadeu, Pedro; Brito, Elisabete; Gomes, Natalia; Brigas, Carlos. "Teaching at Distance, a stress enhancing factor in higher education in times of COVID-19". Trabalho apresentado em International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2021.
    10.1109/siie53363.2021.9583655
  3. Pereira, Ana; Tadeu, Pedro José Arrifano; Brigas, Carlos; Cerero, José Fernandez.. "A programação e a Interdisciplinariedade numa Escola de 1.º CEB em Portugal". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência, 2020.
  4. Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos; Garcia-Martinez, Inmaculada; Fernández Batanero, Jose María. "NEW TRENDS IN EDUCATION: THE USE OF ICT IN DIFFERENT WAYS". 2019.
    10.21125/iceri.2019.2807
  5. Brigas, Carlos; Tadeu, Pedro; Batanero, José; El Homrani, Mohammed. "TELESEICT: IMPROVE ACCESS TO ALL STUDENTS". 2018.
    10.21125/inted.2018.2122
  6. Brigas, C.; Marcelino, M.J.. "Authoring-tools for web-based simulations". 2016.
  7. Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João; Gouveia, Regina. "A importância das TIC na integração/inclusão de alunos erasmus em institutos politécnicos". 2015.
  8. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Bolota, Urbana. "Perceptions of ICT use in Guarda's primary schools". 2015.
  9. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, Urbana. "ICT´s importance in primary schools - Parents and students perceptions". 2014.
  10. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Monteiro, Guilherme; Leitão, João; Gouveia, Regina. "Inclusão de alunos erasmus nos institutos politécnicos: Estudo de caso". 2014.
  11. Marcelino, M.J.; Gomes, C.A.; Silva, M.J.; Gouveia, C.; Fonseca, A.; Pestana, B.; Brigas, C.. "SchoolSenses@Internet: Children as multisensory geographic information creators". 2007.
  12. Marcelino, M.J.; Brigas, C.. "Customizing handheld simulation scenarios with a handheld authoring-tool". 2007.
  13. Brigas, C.J.G.; Marcelino, M.J.P.. "Simulweb: An authoring-tool based on the ESP-W model". 2004.
Artigo em revista
  1. Pedro Jose Arrifano Tadeu; Carlos Brigas. "El pensamiento computacional en educación infantil: una análisis a través del Computer Science Unplugged". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales (2022): https://doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.94881.
    10.47553/rifop.v98i36.2.94881
  2. Arrifano Tadeu, Pedro Jose; Brigas, Carlos. "El pensamiento computacional en educación infantil: una análisis a través del Computer Science Unplugged". Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la antigua Revista de Escuelas Normales 98 36.2 (2022): http://dx.doi.org/10.47553/rifop.v98i36.2.94881.
    10.47553/rifop.v98i36.2.94881
  3. Pedro TADEU; Carlos BRIGAS. "Multiple Intelligence’s and Computational Thinking". Journal of Computer and Education Research (2022): https://doi.org/10.18009/jcer.1027934.
    10.18009/jcer.1027934
  4. Elisabete Brito; Natália Gomes; Pedro Tadeu; Carlos Brigas. "Analysis of a Portuguese HEI teachers experience in the context of COVID-19". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 14 2 (2021): e33579-e33579. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33579.
    10.35699/1983-3652.2021.33579
  5. Brito, Elisabete; Gomes, Natália; Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos. "Analysis of a Portuguese HEI teachers experience in the context of COVID-19". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 14 2 (2021): e33579. http://dx.doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33579.
    10.35699/1983-3652.2021.33579
  6. Pedro Tadeu and Carlos Brigas. "DEVELOPING A PROJECT TO ANALYSE MULTIPLE INTELLIGENCES BASED ON COMPUTATIONAL THINKING IN PRIMARY EDUCATION". ADVANCES IN HIGHER EDUCATION 13 1 (2021):
  7. García-Martínez, I.; Tadeu, P.J.A.; Ubago-Jiménez, J.L.; Brigas, C.. "Pedagogical coordination in secondary schools from a distributed perspective. Adaptation of the distributed leadership inventory (dli) in the Spanish context". Education Sciences 10 7 (2020): 1-19. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85087347185&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/educsci10070175
  8. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João. "A importância das TIC na integração/inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos". (2015): http://hdl.handle.net/10400.11/2732.
  9. Azevedo Gomes, Cristina; João Silva, Maria; Brigas, Carlos; Marcelino, Maria José; Pereira, Isabel. "SchoolSenses@Internet: Criação de Informação GeoReferenciada Multissensorial com Crianças e Professores". (2007): http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=4794559.
Capítulo de livro
  1. Pedro Jose Arrifano Tadeu; Brigas, Carlos. "Un análisis de las TIC con funciones educativas formales e informales en contexto de personas con discapacidad intelectual". In Desafíos de la investigación educativa ante el desarrollo de la sociedad digital. Espanha: Octaedro, 2023.
    Publicado
  2. Brigas, Carlos; Pedro Jose Arrifano Tadeu. "Brief analysis regarding the health needs of persons with ID under the THID project: the portuguese case". In PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARIAS PARA LA PROMOCIÓN DE LA INVESTIGACIÓN Y LA INNOVACIÓN EN EL ÁMBITO EDUCATIVO.. Espanha: Dykison, 2023.
    Publicado
  3. Gomes, Natalia; Tadeu, Pedro José Arrifano; Brigas, Carlos; Brito, Elisabete. "Las Fake News: Una anális en tiempo de pandemia". In A EDUCACION GLOBALIZADA: EXPERIENCIAS E INVESTIGACIONES. Espanha, 2022.
    Publicado
  4. Tadeu, Pedro José Arrifano; Brigas, Carlos. "Estrategias y herramientas para el Pensamiento Computacional en Educación Preescolar". In Dibujando espacios de futuro inclusivos con TIC en Educación Infantil.. Departamento de Didáctica de Organización Educativa - Universidad de Sevilla, 2022.
  5. Gomes, Natália; Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos; Brito, Elisabete. "AS FAKE NEWS:: UMA ANÁLISE EM TEMPO DE PANDEMIA". In La educación globalizada: experiencias e investigaciones., 82-95. Madrid, Espanha: Dykinson, 2022.
    Publicado • 10.2307/j.ctv2hdrdzq.12
  6. García-Martínez, I.; Brigas, C.; Ubago-Jiménez, J.L.. "Una experiencia didáctica innovadora de aprendizaje servicio en Educación Superior". In Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación. 2021.
  7. José Quitério Figueiredo, Carlos Jorge Brigas, Pedro Tadeu, Inmaculada Garcia-Martinez. "The Code Hour: taller de pensamiento computacional en una escuela primaria de Guarda (Portugal)". Octaedro, 2021.
  8. Tadeu, Pedro José Arrifano; Carlos Brigas; Ana Maria Pereira; José FERNÁNDEZ-CERERO. "LEARNING ASSESSMENT BASED IN COMPUTATIONAL THINKING WITH MULTIPLE INTELLIGENCES". In ANÁLISIS SOBRE METODOLOGÍAS ACTIVAS Y TIC PARA LA ENSEÑANZA Y EL APRENDIZAJE. 2020.
  9. Tadeu, Pedro; Brigas, Carlos. "Using Online Programs to Centre Students in the Twenty-First Century". Portugal: IGI - GLOBAL, 2018.
Livro
  1. Pedro Tadeu e Carlos Brigas. TELESEICT – Guide of Good Practices. Wolters Kluwer Spain S.A. 2019.
  2. Tadeu, P.J.A.; Brigas, C.. Using online programs to centre students in the twenty-first century. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Brigas, Carlos Jorge Gonçalves; Brigas, Carlos. "Educational Modelling & Simulation for Kids. Proposta de uma Abordagem para o 1.º ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10316/20316.

Outros

Outra produção
  1. A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por. 2015. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos. http://hdl.handle.net/10314/2343.
  2. O papel das TIC no contexto do Ensino Basico. As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX,. 2014. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. http://hdl.handle.net/10316/45676.
  3. A importância das TIC na integração/inclusão de alunos Erasmus em Institutos Politécnicos. 0 nosso artigo apresenta conclusões parciais de um projeto de investigação sobre o impacto do Programa Erasmus em institutos politécnicos. Os dados que analisamos foram obtidos através de um inquérito por questionário a alunos em mobilidade nos institutos do Centro e Bragança, durante o primeiro semestre do ano letivo 2013-2014. Centrados na relação entre a população alvo e as TIC, os resultados i. 2014. Gouveia, Regina; Brigas, Carlos; Gil, Henrique; Leitão, João. http://hdl.handle.net/10400.11/2732.
  4. Modeling and Simulation for Elementary Education. 2009. C. Brigas; C.A. Gomes; M.J. Marcelino; M.J. Silva. https://doi.org/10.1109%2Ficalt.2009.165.
    10.1109/icalt.2009.165