???global.info.a_carregar???
Luís Filipe Tomás Barbeiro. Completed the Título de Agregado in Literacias e Ensino do Português in 2012/06/18 by Universidade do Minho, Doutoramento in Educação - Metodologia do Ensino do Português in 1995 by Universidade do Minho, Mestrado in Linguística Portuguesa Descritiva in 1986/07/16 by Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Licenciatura in Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses in 1982/07/16 by Universidade de Lisboa Faculdade de Letras and Master in Logopedia in 2003 by Institut Superior d¿Estudis Psicològics) / Universidad de Vic. Is Main Coordinator Teacher in Instituto Politécnico de Leiria and President of the Scientific-Technical Council in Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Published 42 articles in journals. Has 28 section(s) of books and 16 book(s). Supervised 1 PhD thesis(es) e co-supervised 2. Supervised 17 MSc dissertation(s) e co-supervised 4. Participates and/or participated as Other in 1 project(s), Principal investigator in 5 project(s) and Researcher in 8 project(s). In their professional activities interacted with 66 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Escrita; Reformulação; Processo de escrita; Operações; Escolha; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Filipe Tomás Barbeiro
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Barbeiro, L.
  • Barbeiro, L. F.
  • Barbeiro, Luís
  • Barbeiro, Luís Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
6616-A3B7-75C9
ORCID iD
0000-0001-5798-2904
Scopus Author Id
10241634900

Endereços de correio eletrónico

  • luis.barbeiro@ipleiria.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2012/06/18
Concluído
Literacias e Ensino do Português (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Relatório 'Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica'; Lição 'Escrita colaborativa como instrumento de aprendizagem'" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003
Concluído
Logopedia (Master)
Institut Superior d’Estudis Psicològics) / Universidad de Vic, Espanha
"Competência Ortográfica: Princípios, dificuldades e problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10
1995
Concluído
Educação - Metodologia do Ensino do Português (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência metalinguística e expressão escrita" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
1986/07/16
Concluído
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura silábica do Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982/07/16
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/04/20 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1996/02/26 - 2013/04/19 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1986/11/19 - 1996/02/25 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
1985/01/02 - 1986/11/18 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1984/10/01 - 1985/01/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
1981/10/01 - 1984/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Estudos de Fátima, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/14 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/03/09 - 2019/03/14 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/05/14 - 2013/05/16 Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2009 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2003 - 2005 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1995 - 1997 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1989 - 1990 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/12 - Atual REESCRITAS: O que escrevo (como aprendente de PLE), como reescreves?
Projeto_11_2021
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
2016 - Atual CHorpusPT
GAES 2016 - 2017
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Macao Polytechnic University

GAES - Gabinete de Apoio ao Ensino Superior RAEM
Em curso
2012 - 2014 Lectores Ibéricos - Clubes de lectura (Lectibe)
2012-1-ES1-COM13-538932
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE)
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2010 - 2013 PROTEXTOS - Ensino da produção de textos no Ensino Básico / / PROTEXTS - Teaching of texts production in Compulsory Education
PTDC/CPE-CED/101009/2008
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2012 ELiCa: University and School for a European Literary Canon
EU: 507447-CU-1-2010-1-IT-CULTURE-VOL121 — Agr. N. 2010 – 0782/001-001CU7COOP7
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
Concluído
2006 - 2008 Euro-Mania – Méthode d´apprentissage disciplinaire en intercompréhension des langues romanes à l´école élémentaire
223474-CP-1-2005-1-FR-LINGUA-L2
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
European Union
2004 - 2008 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa / Linguistic Diversity in Portuguese Schools
Diversidade Linguística
Outra
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2004 - 2007 Escrita: Construção e Expressão do Conhecimento / Writing: Knowledge Acquisition and Construction
POCTI/CED/60155/2004
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1999 - 2003 Ensinar a Escrever: Teoria e Prática / Teaching Writing: Theory and Practice
Ensinar a Escrever: Teoria e Prática
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2002 Interprojecto: Transversalidade da escrita / Interproject: Transversality of Writing
Interprojeto
Investigador responsável
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
1999 - 2000 Funcionamento da Língua: descoberta, integração, jogo e criatividade
Funcionamento da Língua
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
1989 - 1994 Desenvolvimento da Expressão Escrita: Processo de Escrita e Relacionamento com a Expressão Escrita no Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa
Desenvolvimento da Expressão Escrita
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
1986 - 1991 Reinserção dos filhos de ex-emigrantes no sistema educativo português
Reinserção dos filhos e ex-emigrantes
Investigador
United Nations Educational Scientific and Cultural Organization
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbeiro, L. F.. "REESCRITAS: O que escrevo (como aprendente de PLE) como reescreves?". Trabalho apresentado em TEACHERS TALK INNOVATION, 2022.
  2. Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Desenvolvimento da escrita em PLNM: Revisão corretiva e escolhas de reescrita". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
  3. Barbeiro, L. F.. "O Ensino da Língua Portuguesa Face aos Desafios do Século XXI: Dez Projeções - desafios". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2021.
  4. Barbeiro, L. F.. "Estratégia de reescrita focada: Da correção à transformação do conhecimento na aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE)". Trabalho apresentado em I Congresso De Português como Língua Estrangeira na Columbia University, 2021.
    Publicado
  5. Coelho, Diana; Barbeiro, Luís. "Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática.". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional para a Inclusão, 2017.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís. "Comunicação por correio eletrónico e aprendizagem da língua: Contextos e interação com estudantes chineses". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017, 2017.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís. "Diversidade linguística e encontro das línguas". Trabalho apresentado em VI Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2017.
    Publicado
  8. Barbeiro, Luís. "The Text under Construction: The Decisions and Arguments of Writers as the Text’s First Readers in a Collaborative Writing Task". Trabalho apresentado em INTED2016 - International Technology, Education and Development Conference, 2016.
    10.21125/inted.2016.0468
  9. Barbeiro, Luís; Prino, Cláudia. "Estratégias Genológicas: Participação e Inclusão de Crianças com Perturbações da Comunicação". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  10. Fernandes, Tatiana; Barbeiro, Luís. "Pedagogia Genológica: Intervenção com Crianças com Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2016.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Santos, Inês. "E-Mail as a Communication and Learning Tool: E-Mail Messages from Chinese Students Studying in Portugal to Their Teachers". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2016.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2016.2093
  12. Barbeiro, Luís. "Paráfrase e reescrita no percurso para a autonomia: Que patamar de proximidade textual?". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, Braga, 2016.
  13. Barbeiro, Célia; Barbeiro, Luís. "Reescrita conjunta: Entre as propostas dos alunos e a orientação do professor". Trabalho apresentado em V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa // V FIAL - Fórum Ibero-Americano de Literacias, 2016.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís. "Página Interativa de um Projeto de Leitura e Discurso de Dinamização". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís. "O Blogue as Práticas de Escrita". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015, Braga, 2015.
    Publicado
  16. Barbeiro, Luís. "Perspetivas e mudanças dos professores entre correntes pedagógicas". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2015.
    Publicado
  17. Barbeiro, Luís. "Rewriting and Appropriating Language". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
  18. Barbeiro, Luís; João, Cláudia; Barros, Patrícia. "Learning a Language Abroad: The Role of Institutional Projects to Promote Interaction between Chinese Students and Native Portuguese Students". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015.
    Publicado
  19. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. "Clubes de leitura: potencialidades e desafios para a construção de leitores". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
    Publicado
  20. Sequeira, Ana Rita Fernandes Tavares; Barbeiro, Luís. "As conceções de poesia e de poeta de alunos do 3.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional — Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2014.
  21. Barbeiro, Luís. "Consciousness and writing – the relationship between L1 and FL: Chinese students' perspective on writing in Portuguese.". Trabalho apresentado em ICERI2014, Sevilla, 2014.
  22. Barbeiro, Luís. "Reflecting on the composing process: does the reader’s perspective consciously emerge?". Trabalho apresentado em ICERI2014, 2014.
  23. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José; Nobre, Cristina; Nunes, Susana. "Cartografia do Amor". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei - Convegno internazionale, 2012.
    Publicado
  24. Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Nunes, Susana. "Eixos que se Cruzam: Resultados dos Questionários dos Estudantes Portugueses". Trabalho apresentado em La letteratura e la formazione degli europei ? Convegno internazionale, 2012.
  25. Barbeiro, Luís. "Perspetivar a relação com a escrita dos futuros professores". Trabalho apresentado em El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y aprendizage de la lengua. V Seminario, 2012.
    Publicado
  26. Barbeiro, Luís. "A Escrita sobre os Processos (de Escrita): Avaliação da Capacidade de Explicitação nos Candidatos M23". Trabalho apresentado em 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, 2011.
    Publicado
  27. Barbeiro, Luís. "Writing and Weblogs: The Dimension of Interaction". Trabalho apresentado em INTED201 - International Technology, Education and Development Conference, 2011.
    Publicado
  28. Barbeiro, Luís. "Writing in a Foreign Language: Chinese Students’ Perspective on their Writing Process in Portuguese". Trabalho apresentado em Asian Conference on Language Learning, 2011.
  29. Barbeiro, Luís. "Attitude towards Writing in a Metawriting Task". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn11, 2011.
    Publicado
  30. Ferreira, José; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. "Blogue – suporte, estratégia, género textual?". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2010, 2010.
    Publicado
  31. Barbeiro, Luís. "Writing in a Community: Teachers’ and Pupils’ Comments on an Interschool Weblog". Trabalho apresentado em International Conference on Educational and New Learning Technologies - Edulearn10, 2010.
    Publicado
  32. Barbeiro, Luís. "Círculo de Histórias... numa Comunidade de Aprendizagem". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
  33. Barbeiro, Luís. "Ponto de Partida: O Domínio das TIC por Parte dos Professores". Trabalho apresentado em As TIC e a Construção de uma Comunidade de Aprendizagem, 2009.
    Publicado
  34. Barbeiro, Luís. "Escrita, Participação e Aprendizagem: O Caso do Blogue Interescolas". Trabalho apresentado em Actividades de Escrita e Aprendizagem, 2008.
  35. Barbeiro, L.; Barbeiro, Luís. "School web pages and writing: From product exhibition to knowledge construction". 2008.
    Publicado • 10.1007/978-1-84628-929-3_12
  36. Barbeiro, Luís. "Oficinas de Escrita: Trabalhar a Linguagem, Dizer a Linguagem". Trabalho apresentado em Oficinas de Escrita no Ensino de Línguas, 2007.
  37. Barbeiro, Luís. "Episódios Ortográficos na Escrita Colaborativa". Trabalho apresentado em XXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
  38. Barbeiro, Luís. "A Escrita no Trabalho de Projecto: Construção de Conhecimento e Eventos de Literacia". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Logroño, 2007.
    Publicado
  39. Barbeiro, Luís. "Autonomização dos E-portefólios nas EB1: Visibilidade e Consciencialização da Aprendizagem". Trabalho apresentado em I Encontro sobre e-Portefólio, 2006.
  40. Barbeiro, Luís. "Coesão e Fechamento Textual no Relato Escrito dos Alunos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2006.
    Publicado
  41. Barbeiro, Luís. "Relação com a Língua: Uma Relação Diferenciada". Trabalho apresentado em 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, 2005.
    Publicado
  42. Barbeiro, Luís. "Actuação Linguística dos Formandos, Supervisão e Reflexão na Formação de Professores". Trabalho apresentado em XX Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 2005.
    Publicado
  43. Barbeiro, Luís. "Página da Escola e Escrita: Da Divulgação dos Produtos à Construção do Conhecimento". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005.
    Publicado
  44. Barbeiro, Luís. "Entre Projectos e Produtos: Também Aprender a Língua". Trabalho apresentado em Encontro Regional da Associação Portuguesa de Linguística, 2004.
    Publicado
  45. Barbeiro, Luís. "O Processo de Escrita e Relação com a Linguagem". Trabalho apresentado em II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, 2002.
    Publicado
  46. Barbeiro, Luís. "A Dimensão Criativa da Expressão Escrita". Trabalho apresentado em Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita, 2001.
    Publicado
  47. Barbeiro, Luís. "Funcionamento da Língua - As Dimensões Activadas a partir dos Manuais Escolares". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares, 1999.
    Publicado
  48. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística: As componentes de Regulação, Fundamentação e Jogo no Processo de Escrita". Trabalho apresentado em Seminário Percursos de Aprendizagem e Práticas Educativas, 1996.
    Publicado
  49. Barbeiro, Luís. "A componente de Investigação em Língua Materna nas Escolas Superiores de Educação". Trabalho apresentado em II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 1995.
    Publicado
  50. Barbeiro, Luís. "A Construção do Texto entre a Subjectividade e a Objectividade". Trabalho apresentado em X Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, 1995.
    Publicado
  51. Barbeiro, Luís. "Explicar o Significado das Palavras: Que Competência Metalinguística nos Alunos Vindos do Estrangeiro?". Trabalho apresentado em A Acção Educativa: Análise Psico-Social, 1990.
    Publicado
  52. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. "Para uma Caracterização do Saber Linguístico à Entrada no Ensino Superior". Trabalho apresentado em III Encontro da Associação Portuguesa de Linguístic, 1987.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barbeiro, L. F.. "Reescrita: O potencial dos textos catalisadores para a aprendizagem de Português Língua Estrangeira.". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses 3 (2023):
    Aceite para publicação
  2. Jiaqi, L; Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Jiaqi, L. "O conhecimento (inter)cultural veiculado num manual didático chinês de PLE: conteúdos, modalidades e percurso". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses 3 (2023):
    Aceite para publicação
  3. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada (2023): https://doi.org/10.1590/1678-460x202339457469.
    10.1590/1678-460x202339457469
  4. Luís Barbeiro; José António Brandão Carvalho; Célia Barbeiro. "Instituições de formação de professores como comunidades de escrita". Diacrítica 36 1 (2022): 238-259. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.785.
    10.21814/diacritica.785
  5. Luís Barbeiro. "Os processos na atividade de escrita: estudo com base na escrita colaborativa". Acta Scientiarum. Language and Culture (2022): https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i1.57804.
    10.4025/actascilangcult.v44i1.57804
  6. Luís Filipe Barbeiro; Luísa Álvares Pereira; Eduardo Calil; Inês Cardoso. "Termos metalinguísticos e operações de natureza gramatical na escrita colaborativa dos alunos do ensino básico". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación 35 2 (2022): 45-76. https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.45.
    10.17398/1988-8430.35.2.45
  7. Luís Filipe Barbeiro. "Reescrita focada: superação de incorreções por aprendentes chineses de PLE a partir de correção indireta". Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses (2021): n.º 1 (2021)-n.º 1 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/26214.
    10.34624/RO.V0I1.26214
  8. Paula Cristina Ferreira; Luís Filipe Barbeiro; Rui Alexandre Alves. "A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 2 (2021)-vol. 13 n.º 2 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25091.
    10.34624/ID.V13I2.25091
  9. Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Coimbra, Rosa Lídia; Calil, Eduardo. "Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade". Revista Portuguesa de Educação 33 2 (2020): 71-94. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18339.
    10.21814/rpe.18339
  10. Barbeiro, L. F.. Autor correspondente: Barbeiro, L. F.. "Domínio ortográfico e consciência metalinguística: Conceções e argumentos dos alunos do ensino básico revelados na escrita colaborativa.". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Vol. esp. (2020): 357-371. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/10111.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Barbeiro, Luís. "Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas". Calidoscópio 18 3 (2020): 714-737. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2020.183.12.
    10.4013/cld.2020.183.12
  12. Graça, L.; Cardoso. I.; Pereira, L. A.; Barbeiro, L. F.. "Desenvolvimento das competências de produção escrita na escola e na sociedade: algumas décadas de investigação e ensino". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 1-11. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17430.
    Publicado
  13. Caels, F.; Barbeiro, L. F.; Gouveia, C. A. M.. "Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: propósitos, estruturas e realizações textuais". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 13-32. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17433.
    Publicado
  14. Barbeiro, C.; Barbeiro, L. F.. "Estratégias de interação na reescrita conjunta para o ensino-aprendizagem da escrita". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 91-108. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17451.
    Publicado
  15. Luís Filipe Barbeiro. "Da leitura à reescrita: propostas e percursos da pedagogia baseada em gêneros". Educação e Pesquisa 46 (2020): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218410.
    10.1590/s1678-4634202046218410
  16. Barbeiro, Luís. "Escrita: tecer e esculpir o texto". Letras de Hoje 54 2 (2019): 221. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32354.
    10.15448/1984-7726.2019.2.32354
  17. Barbeiro, Luís. "Sob a superfície do texto: As palavras apagadas no processo". Palavras - revista em linha 2 2 (2019): 71-80.
    Publicado
  18. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, Eduardo. "As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita". Revista Portuguesa de Educação 31 2 (2018): 132-152. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14278.
    10.21814/rpe.14278
  19. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "Clubes de leitura: Construção e conquista de leitores". Revista de Investigação e Ciências Sociais 1 1 (2016): 37-53.
    Publicado
  20. Barbeiro, Luís. "Alargar o círculo da leitura por meio da escrita de comentários na página interativa". Exedra Temático (2016): 129-145.
    Publicado
  21. Barbeiro, Luís Filipe; Pereira, Luísa Álvares; Carvalho, José Brandão. "Writing at Portuguese Universities: Students’ Perceptions and Practices". Journal of Academic Writing 5 1 (2015): 74-85. http://dx.doi.org/10.18552/joaw.v5i1.169.
    10.18552/joaw.v5i1.169
  22. Barbeiro, Luís. "Reescrita: Domínio e alargamento dos recursos linguísticos". Exedra Temático (2015): 209-235.
    Publicado
  23. Solla, Luísa; Barbeiro, Luís. "Cooperação para o desenvolvimento e consolidação da língua portuguesa: O Projeto Escola+". Mediações 2 3 (2014): 4-21.
    Publicado
  24. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís Filipe. "Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educação 18 54 (2013): 609-628. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782013000300006.
    10.1590/s1413-24782013000300006
  25. Barbeiro, Luís. "Parcours pour l’éducation linguistique plurilingue: Représentation et découverte des langues". Synergies - Portugal 1 (2013): 145-162.
    Publicado
  26. Carvalho, J.A.B.; Barbeiro, L.F.. "Knowledge reproduction vs. Knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools | Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português". Revista Brasileira de Educacao 18 54 (2013): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887812280&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1413-24782013000300006
  27. Barbeiro, Luís. "Escrever: Processo e Emoção nos Alunos do Ensino Básico". Revista Exedra – Português: Investigação e Ensino Temático (2012): 33-47.
    Publicado
  28. Barbeiro, Luís Filipe; João, Cláudia; Santos, Susana. "The pathways to higher education: lexical availability in adult candidate students and in young first-year students". International Journal of Lifelong Education 30 3 (2011): 309-329. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2011.570870.
    10.1080/02601370.2011.570870
  29. Barbeiro, Luís Filipe. "What happens when I write? Pupils’ writing about writing". Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal 24 7 (2011): 813-834. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-010-9226-2.
    10.1007/s11145-010-9226-2
  30. Barbeiro, Luís. "Blogues e Ensino da Escrita: Desafios no Percurso do PNEP". Intercompreensão 15 (2010): 185-198.
  31. Barbeiro, Luís Filipe. "Intercomprehension in primary school: Discovering languages and constructing knowledge". Language and Intercultural Communication 9 4 (2009): 217-229. http://dx.doi.org/10.1080/14708470903203041.
    10.1080/14708470903203041
  32. Barbeiro, Luís. "Os Desafios da Ortografia para os Alunos de Português Língua Não Materna". Cadernos do ECB 2 (2009): 61-71.
    Publicado
  33. Barbeiro, Luís; Ferrão-Tavares, Clara. "TIC: Implicações e Potencialidades para a Leitura e a Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 129-157.
    Publicado
  34. Barbeiro, Luís. "As Dimensões do Processo e do Contexto no Ensino da Escrita". Intercompreensão 14 (2008): 111-128.
    Publicado
  35. Barbeiro, Luís. "Língua e trabalho de projecto: Entre instrumento e objecto". Revista ... à Beira II 7 (2007): 95-116.
    Publicado
  36. Barbeiro, Luís. "Processo e produtos de escrita no desenvolvimento de projectos". Proformar 15 (2006):
    Publicado
  37. Barbeiro, Luís. "Writing in a circle of stories. The Reading Teacher. 59 (4), 380-382". The Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382.
    Publicado
  38. Barbeiro, L.. "Writing in a circle of stories". Reading Teacher 59 4 (2005): 380-382. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-29344435544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1598/RT.59.4.7
  39. Barbeiro, Luís. "Profundidade do processo de escrita". Educação & Comunicação 5 (2001): 64-76.
    Publicado
  40. Barbeiro, Luís. "Como Estimular... Práticas Inovadoras em Escrita". Noesis 49 (1999): 84-92.
    Publicado
  41. Surdi, Marcia Ione; Luz, Mary Neiva Surdi da. "Funcionamento da língua: O jogo da criação". Aprender 22 (1999): 14-16.
    Publicado • 10.5902/18059
  42. Barbeiro, Luís. "A Escola e o Livro em Relação". Educação & Comunicação 1 (1999): 9-31.
    Publicado
  43. Barbeiro, Luís. "O processo de escrita e o computador". Revista Portuguesa de Educação 3 3 (1990): 139-149.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da. "Géneros escolares e aprendizagens". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 71-96. Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
  2. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto. "Classificações textuais e documentos programáticos de Português". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 51-69. Portugal: Grácio Editor, 2022.
    Publicado
  3. Caels, F.; Barbeiro, L.F.; Santos, J. V.. "Discurso Académico: Estaleiro e construção". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Fausto, F.; Barbeiro, L. F.; Santos, J. V., 8-17. Coimbra & Leiria, Portugal: EDUFU, 2019.
    Publicado
  4. Barbeiro, C.; Barbeiro, L. F.. "O discurso do professor na reescrita conjunta". In Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção, editado por Caels, F.; Barbeiro, L.F.; Santos, J. V., 69-91. Coimbra & Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria, 2019.
    Publicado
  5. Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Alexandre, Marta; Conde, Inês. "Por palavras e anexos: Comunicação por correio eletrónico dos estudantes chineses com os professores". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 199-222. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta; Nunes, Susana; Santos, Inês. "A abertura das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Formalidade e procura de proximidade". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 223-245. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politéncico de Leiria, 2018.
    Publicado
  7. Conde, Inês; Nunes, Susana; Barbeiro, Luís; Alexandre, Marta. "O encerramento das mensagens de correio eletrónico de estudantes chineses para os professores: Escolhas linguísticas e discursivas". In Entre línguas e culturas: Pontes Europa-China, editado por Barbeiro, Luís; Nunes, Susana; Daubney, Mark; Yuqi, Sun, 247-271. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2018.
    Publicado
  8. Barbeiro, L.. "Encontros interculturais: Fraturas e continuidades descobertas nos diálogos entre estudantes chineses e portugueses.". In Diálogos Interculturais I, editado por C. Morais; C. Cuicui; A. Ferreira; M. F. Brasete; R. L. Coimbra, 405-421. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2018.
    Publicado
  9. Barbeiro, Luís; Gamboa, M. J.. "A pluralidade de leituras e da leitura: O papel do clube de leitura". In Da participação na cultura à cultura da participação, editado por Fontes, Ana; Sousa, Jenny; Lopes, M. S. P., 216-227. RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. "Comentários em Blogues: Subproduto ou Subgénero ao Serviço da Aprendizagem?". In Reflexão sobre a Escrita: O Ensino de Diferentes Géneros Textuais, editado por Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês, 291-301. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís. "Colaborar para Aprender Língua". In Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Solla, Luísa, 485-501. Lisboa: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  12. Barbeiro, Luís. "Conhecimento sobre a Língua e Criatividade". In Aula de Língua: Interação e Reflexão, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António, 133-157. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF, 2012.
    Publicado
  13. Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana. "Arco de Leitores, Obras e Autores: Alguns Resultados dos Questionários dos Estudantes Portugueses". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 81-108. Leiria: ESECS, 2012.
  14. Barbeiro, Luís; Nunes, Susana. "Nós e Além de Nós: O Horizonte Europeu na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 12-79. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís. "Apresentação: Forças e Horizontes na Relação com a Literatura". In Nós e a Literatura, editado por Barbeiro, Luís; Nobre, Cristina; Gamboa, M. J.; Nunes, Susana, 4-7. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
    Publicado
  16. Barbeiro, Luís. "Escrever sobre o Escrever: Dimensões do Discurso sobre a Escrita, nos Alunos do Ensino Básico". In Nada na Linguagem Lhe é Estranho: Homenagem a Isabel Hub Faria, editado por Costa, A.; Duarte, I., 501-513. Porto: Edições Afrontamento, 2012.
    Publicado
  17. Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís. "A Revisão Textual Acompanhada como Estratégia de Ensino da Produção Escrita". In Leitura e Produção de Texto, editado por Luna, M. J. ; Spnillo, A. G.; Rodrigues, S. G., 51-80. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
  18. Barbeiro, Luís. "Ortografia". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória, 163-176. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Publicado
  19. Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Pimenta, Jorge. "La Escritura, Elaboración y Exprésion del Conocimiento: La Escritura como Instrumento de Aprendizaje". In El Proceso de Enseñar Lenguas: Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por Lino Barrio, José, 57-88. Madrid: Editorial La Muralla, 2008.
    Publicado
  20. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Análise". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
  21. Barbeiro, Luís. "Vocabulário: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa:: ILTEC, 2006.
  22. Barbeiro, Luís. "Ortografia: Quadro Geral". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, editado por Mateus, Maria Helena Mira ; Pereira, Dulce; Fischer, Glória. Lisboa: ILTEC, 2006.
    Publicado
  23. Barbeiro, Luís. "Jogos de Escrita: Na Actividade e no Produto, as Regras e o Acaso". In Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico, editado por Azevedo, Fernando, 109-128. Lisboa: LIDEL - Edições Técnicas, 2006.
    Publicado
  24. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Enseñar y Aprender a Escribir en la Escuela: Algunas Líneas de Investigación". In Diálogo e Investigación en las Aulas: Investigaciones en Didáctica de la Lengua, editado por Camps, Anna, 77-97. Barcelona: Graó, 2006.
  25. Barbeiro, Luís; Carvalho, José António Brandão. "Desafios: Para quem Escreve, para quem Ensina a Escrever". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 181-190. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
    Publicado
  26. Barbeiro, Luís. "Ensino da Escrita e Comunidade de Aprendizagem". In A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios, editado por Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Silva, António; Pimenta, Jorge, 27-48. Braga:: Instituto de Educação e Psicologia, 2005.
  27. Barbeiro, Luís. "A Tarefa Metalinguística da Definição". In Linguagem e Desenvolvimento, editado por Maria de Fátima Sequeira, 17-31. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 1993.
    Publicado
  28. Barbeiro, Luís. "Linguagem: Experiência e Reflexão no Processo de Ensino-Aprendizagem". In Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, editado por Barbeiro, Luís Filipe; Fonseca, Eduardo; Nobre, Cristina; Machado, Eugénia, 105-117. Leiria: ESEL-IPL, 1993.
    Publicado
Edição de livro
  1. Barbeiro, Luís. Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção. Coimbra & Leiria, Portugal: CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Barbeiro, Luís. Aula de Língua: Interação e Reflexão. Leiria, Braga e Aveiro: ESECS, CIEd e CIDTFF. 2012.
    Publicado
  3. Barbeiro, Luís. Nós e a Literatura. Leiria: ESECS. 2012.
    Publicado
  4. Barbeiro, Luís. As TIC e a construção de uma comunidade de aprendizagem. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2009.
    Publicado • Editor
  5. Barbeiro, Luís. A escrita na escola, hoje: Problemas e desafios. Braga: Instituto de Educação e Psicologia. 2005.
    Publicado • Editor
  6. Barbeiro, Luís. Percursos de aprendizagem e práticas educativas. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado • Editor
  7. Barbeiro, Luís. A Criança, a Família e a Escola: Vamos Brincar? Vamos aprender?. Leiria: ESEL. 1996.
    Publicado • Editor
  8. Barbeiro, Luís. Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Leiria: ESEL-IPL. 1993.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Graça, Luciana; Cardoso, Inês; Pereira, Luísa Álvares; Barbeiro, Luís. "Indagatio Didactica". Indagatio Didactica 12 2 (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/618.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises. Coimbra, Portugal: Grácio Editor. 2022.
    Publicado
  2. Caels, Fausto; Oliveira, Liliana; Barbeiro, Luís Filipe; Gomes, Sónia. Língua Portuguesa Aplicada à Gestão. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  3. Barbeiro, Luís; Gamboa, Maria José. Leitura: Descoberta e partilha – o papel dos clubes de leitura. Leiria: ESECS/Instituto Politécnico de Leiria. 2014.
    Publicado
  4. Ferrão-Tavares, Clara; Barbeiro, Luís. As implicações das TIC no ensino da língua. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2011.
    Publicado
  5. Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Barbeiro, Luís. O Ensino da Escrita: As Dimensões Gráfica e Ortográfica. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. 2011.
    Publicado
  6. Barbeiro, Luís; Escudé, Pierre; Nobre, Cristina; João, Cláudia; Santos, Susana. Aprendo com as línguas. Lisboa: LIDEL. 2008.
    Publicado
  7. Barbeiro, Luís. Actividades de escrita e aprendizagem. Leiria e Braga: Escola Superior de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)- U. Minho. 2008.
    Publicado
  8. Barbeiro, Luís. Aprendizagem do ortografia: Princípios, dificuldades e problemas. Porto: Edições Asa. 2007.
    Publicado
  9. Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares. O ensino da escrita: A dimensão textual. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. 2007.
    Publicado
  10. Barbeiro, Luís. Escrita: Construir a aprendizagem. Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. 2003.
    Publicado
  11. Barbeiro, Luís. Lengalíngua. Leiria: Legenda. 2001.
    Publicado
  12. Barbeiro, Luís. Com a linguagem: do lado dos sons. Leiria: Legenda. 2000.
  13. Barbeiro, Luís. Jogos de escrita. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1999.
    Publicado
  14. Barbeiro, Luís. Os alunos e a expressão escrita. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1999.
    Publicado
  15. Barbeiro, Luís. O jogo no ensino-aprendizagem da língua. Leiria: Legenda. 1998.
    Publicado
  16. Delgado-Martins, Maria Raquel; Duarte, Inês; Miranda, António José; Barbeiro, Luís. Para uma caracterização do saber linguístico à entrada no ensino superior. Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística.. 1987.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Barbeiro, Luís. "The textual dimension and its relation to writing". Trabalho apresentado em 13th International Conference of SIG Writing, 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Barbeiro, Luís. "Prefácio". Prefácio para A Activação do Conhecimento Temático no âmbito da Planificação da Escrita, 7-8. Covilhã: Universidade da Beira Interior. 2005.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". 2023. https://doi.org/10.1590/1678-460x202357469.
    10.1590/1678-460x202357469
Revisão de livro
  1. Barbeiro, Luís. "Desafios das TIC para a Sociedade e para a Educação - Recensão Bibliográfica de Tecnologías de la Información y la Comunicación, Sociedad y Educación". 3, 2 (2010): 114-117.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barbeiro, Luís. "Consciência Metalinguística e Expressão Escrita". Doutoramento, Universidade do Minho, 1995.
  2. Barbeiro, Luís. "Estrutura Silábica do Português: O papel da sílaba na análise dos processos fonológicos e fonéticos". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 1986.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/09/01 - 2019/06/04 Contribución de las TIC al Logro de Aprendizajes Significativos
Orientador
Ciências da Educação - Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 A implementação da Teoria das Inteligências Múltiplas para a promoção de competências leitoras em alunos com NEE
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2017/12/11 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2017 Refletindo sobre a utilização da estratégia Ler para Aprender como meio de redução de erros ortográficos de alunos de 3.º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática: a eficácia da adoção de estratégias específicas para a atenuação dos primeiros sinais
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB: Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leitura
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Implementação da Pedagogia Genológica em Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Contributos para uma Literacia Inclusiva
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Abordagem Genológica em Contexto de Jardim-de-Infância e Crianças com Perturbações da Comunicação: Alargar o Círculo de Inclusão
Orientador
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2014 A Web 2.0 e a Escrita do 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador de José Manuel da Costa Ferreira
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica – Conceções de Poesia e Produções Poéticas dos Alunos de uma Turma do 3.º Ano de Escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012 - 2013 Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: A escrita criativa como motivação para escrever
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Bá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2007 - 2012 Método Fonografema: Um Percurso para Crianças Pré-Leitoras, um Percurso Pré-Literácito
Coorientador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2010 - 2011 Da Acção Pedagógica à Relação com a Escrita
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2011 Reflexão e Investigação: Da Acção Pedagógica ao Estudo de Erros Ortográficos
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 - 2011 Representações na Cultura Empresarial: Um Estudo de Caso, doutoramento em Linguística
Coorientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2005 - 2006 Reescrita Colaborativa: da Interacção ao Reflexo na Escrita Individual
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2005 - 2006 Escrita e Avaliação dos Escritos: Um estudo com Alunos do 1.º CEB
Coorientador
Educação em Línguas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2005 - 2006 Vamos Aprender Língua Portuguesa: O Português, Língua Segunda, numa Escola do 1.º CEB
Orientador
Ciências da Educação – Teoria e Desenvolvimento Curricular (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2004 A Carta Formal: A Estrutura, o Vocabulário, a Escrita
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2003 Organizadores de Sequencialização Temporal em Narrativas Produzidas por Alunos do Ensino Básico
Coorientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2001 - 2002 A Reformulação do Texto: Autocorrecção, Correcção Orientada e Replanificação
Orientador
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2000 - 2001 O Aperfeiçoamento de Texto na Aula de Língua Portuguesa
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
1999 - 2000 A (Des)Esperança de Sísifo ou de como Narciso se Busca a Si Próprio: Contributos para uma Análise da Representação do 25 de abril na Obra de Augusto Abelaira
Orientador
Mestardo Interdisciplinar em Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
1999 - 2000 A Activação do Conhecimento Temático, no Âmbito da Planificação da Escrita
Orientador
Educação – Supervisão Pedagógica em Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/09/19 - Atual Membro da Comissão Científica do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Membro
CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - Atual Coordenador do GEPLE (Grupo de Ensino de Português Língua Estrangeira)
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/01/01 - Atual Coordenador do LAPE (Local de Aplicação e Promoção de Exames) de Leiria do CAPLE (Centro de Avaliação e e Certificação de Português Língua Estrangeira)
Coordenador
CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/09/01 - Atual Membro da Comissão Científica do curso de Língua Portuguesa Aplicada
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/04/01 - Atual Coordenador do curso de Língua e Cultura Portuguesas
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/07 - 2024 Cabo Verde "Human Capital Project" - Elaboração e validação dos programas das disciplinas do 11.º ano do ensino secundário
Coordenador
Cabo Verde Ministério do Ensino Superior Ciência e Inovação, Cabo Verde

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/09/01 - 2017/09/01 Coordenador do curso de Língua Portuguesa Aplicada
Coordenador
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006 - 2010 Membro da Comissão Nacional do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Membro