???global.info.a_carregar???
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, na Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Possui bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD). Formadora certificada (CCPFC/RFO-41626/22), pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Atua na área das Ciências da Educação, sobretudo nos estudos curriculares e avaliação institucional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ila Beatriz da Silva Maia
Data de nascimento
1995/02/19
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Maia, I.B.

Identificadores de autor

Ciência ID
7213-41D6-DEBB
ORCID iD
0000-0001-5740-8232

Endereços de correio eletrónico

  • ib.maia@hotmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2024/10
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
2017/10 - 2019/11/19
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolas " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2012/03/12 - 2017/07/20
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Bacharelado
Universidade Federal Fluminense, Brasil
"Público x Privado: as diferenças na aplicabilidade do currículo de Sociologia em Campos dos Goytacazes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9.1
2012/03/12 - 2016/08/06
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Licenciatura
Universidade Federal Fluminense, Brasil
"Currículo Mínimo de Sociologia: uma análise a partir das teorias do currículo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9.1
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - 2022/02 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/04 - 2019/07 Apoio à secretaria de Doutoramento Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2018/12/31 Análise e tratamento de dados estatísticos Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/01/20 - 2017/03/20 Professora de Sociologia Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, Brasil
2016/03 - 2016/07 Monitora da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino I Universidade Federal Fluminense, Brasil
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/10/01 - Atual Referenciais de avaliação institucional de escolas na era da globalização e políticas de accountability: Um estudo sobre a realidade portuguesa e brasileira
2020.04489.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015/10 - 2016/03 As relações com o saber académico de estudantes universitários
Relações com o saber académico
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Universidade Federal Fluminense
Concluído
2014/06 - 2015/01 As relações com o saber académico de estudantes universitários
Relações com o saber académico
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2022/09/30 Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/01/09 - 2020/07/08 Mind Safety - Safety Matters! II
MS-SM II
Bolseiro de Investigação
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E RESULTADOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY". Trabalho apresentado em V ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Publicado
  2. Maia, I.B.; Pacheco, J.A.. "Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía, La Coruña, 2020.
    Publicado • 10.17648/egepe-2018-84245
Artigo em revista
  1. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "TRANSGLOBALIDADE, COSMOPOLITISMO E INOVAÇÃO COMO LINGUAGENS DA ESCOLA EM TEMPO DE CRISE". Revista Indagações em Educação 1 1 (2021): 1-15. https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/indagacoesemeducacao/article/view/1615.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana; Maia, Ila Beatriz. "Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa". Revista Iberoamericana de Educación 86 1 (2021): 187-204. http://dx.doi.org/10.35362/rie8614346.
    Publicado • 10.35362/rie8614346
  3. Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana; Maia, Ila Beatriz. "Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI". Revista Diálogo Educacional 20 65 (2020): 528-557. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds02.
    Publicado • 10.7213/1981-416x.20.065.ds02
  4. Maia, I.B.. "GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY: DOS RESULTADOS DE UM ESTUDO À CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE ESCOLAS". Revista de Estudos Curriculares 2 11 (2020): 129-152. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path%5B%5D=110.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Maia, I.B.. "Referenciais de avaliação institucional em Portugal e no Brasil: uma abordagem no contexto de globalização e das políticas de accountability". (Syn)thesis 13 1 (2020): 29-41. https://doi.org/10.12957/(syn)thesis.2020.61436.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Maia, Ila Beatriz; Pacheco, José Augusto. "Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional". Laplage em Revista 5 especial (2019): 18. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020195especial775p.18-30.
    10.24115/s2446-622020195especial775p.18-30
  7. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability". Linhas Críticas 25 (2019): http://dx.doi.org/10.26512/lc.v25i0.23778.
    Publicado • 10.26512/lc.v25i0.23778
  8. Pacheco, J.A.; Maia, I. B.. "Currículo e formação docente: questões em análise". Hermes Jornal Digital 3 (2018): https://jornalhermes.files.wordpress.com/2018/10/curriculo-e-formac3a7ao-docente-questc3b5es-em-anc3a1lise.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Morgado, J.C.; Costa, N.; Rodrigues, E.; Maia, I.B.; Rodrigues, S.; Queirós, H.; Vieira, S; Santos, A.. "Mudanças da Avaliação Externa nas Escolas e na Inspeção. Estudos de caso". In Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção, 151-197. Portugal: Húmus, 2023.
    Publicado
  2. Pacheco, J.A.; Sousa, J.; Maia, I.B.; Rodrigues, S.. "Curriculum Studies: a european note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies". In Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations, editado por Sílvia de Almeida; Francisco Sousa; Maria Figueiredo, 59-75. Portugal, 2022.
    Publicado
  3. SOUSA, J.; Maia, I.B.; Morgado, J.C.; Pacheco, J.A.. "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE ESCOLAS NO QUADRO DA GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E ACCOUNTABILITY". In Currículo e Avaliação Externa: Entre políticas internacionais e práticas nacionais, 15-40. V.N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2021.
    Publicado
  4. Pacheco, J.A.; Sousa, J.R.; Maia, I.B.. "Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional". In Avaliação institucional e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais, editado por José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado; Joana Sousa, 13-62. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  5. Pacheco, J.A.; Sousa, J.; Maia, I.B.. "Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo)". In 31 desafios para o ensino superior Ensaios, 131-137. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  6. Sousa, Joana Raquel; Maia, I.B.; Morgado, José Carlos; Pacheco, José Augusto. "Avaliação Institucional de Escolas no Quadro da Globalização, Internacionalização e Accountability". In Currículo e Avaliação Externa: entre políticas internacionais e práticas nacionais, 15-40. Portugal: Edições Húmus, 2020.
    Publicado
  7. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português". In Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular, editado por Fabiany de Cássia Tavares Silva; Constantina Xavier Filha. Campo Grande, Brasil: Editora Oeste, 2019.
    Publicado
  8. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização". In Formação contínua de professores em Portugal - de ontem para amanhã, editado por Paulo Cardo, 33-46. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Maia, I.B.. "Globalização e Políticas de Accountability: um estudo exploratório no contexto da avaliação externa de escolas". Trabalho apresentado em I Seminário MAEE / IV Seminário Observatório de Autoavaliação de Escolas, 2019.
Relatório
  1. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2021. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE BASTO.
  2. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2019. Relatório de avaliação da formação do centro de formação Associação de Escolas Vila Nova de Famalicão.
  3. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2019. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação de Basto.
  4. Morgado, J.C.; Maia, I.B.. 2018. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação Francisco de Holanda. http://cffh.pt/cffh/public/files/relat-rio-avalia-o-plano-de-forma-o-cffh.pdf.
  5. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.; Sousa, J.. 2018. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação do Alto Cávado.
Tese / Dissertação
  1. Maia, I.B.. "Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolas". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63270.
  2. Maia, I.B.. "Público x privado: as diferenças na aplicabilidade do currículo de Sociologia em Campos dos Goytacazes". Licenciatura, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4694.
  3. Maia, I.B.. "Currículo mínimo de sociologia: uma análise a partir das teorias do currículo". Licenciatura, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/5035.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/08 O 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (AEE): Um estudo sobre as perspetivas dos professores em relação à suspensão da AEE durante a pandemia de COVID-19 XXXI COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2024 Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/01 REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: ALGUNS RESULTADOS DE INVESTIGAÇÃO Seminário: Diálogos sobre currículo e avaliação
Departamento de Educação PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brasil)
2022/03/26 A Prestação do Serviço Educativo na Avaliação Externa das Escolas: Um estudo sobre inovação e articulação curricular. V SEMINÁRIO MAEE e III SEMINÁRIO INTERNACIONAL Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, no âmbito das atividades do Projeto da FCTPTDC/CED-EDG/30410/2017; Apresentação de comunicação.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/11/27 A AUTOAVALIAÇÃO NA AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS: FUNÇÃO FORMATIVA IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção - Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/11/10 Práticas de inovação curricular no contexto da globalização: um estudo sobre os relatórios da AEE em Portugal. V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares
FACED-UFBA (Salvador, Brasil)
2021/11/10 Avaliação Externa das Escolas e as práticas de Autoavaliação, em Portugal V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
FACED-UFBA (Salvador, Brasil)
2021/09/02 Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas em Portugal Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
ACIP (Braga, Portugal)
2021/04/16 Avaliação institucional e resultados escolares: uma análise sobre a influência das políticas de accountability V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Online, Portugal)
2021/03/20 Referenciais de Avaliação Institucional em Portugal e no Brasil III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção - Olhares sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos
Universidade Aberta (UAb) (Portugal)
2021/01/26 Avaliação Externa das Escolas: que contributos curriculares para o bem-estar das crianças e dos jovens em tempos de pandemia? XXVIII Colóquio da AFIRSE. Educação e Idades da Vida. Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2019/06/07 Curriculum studies: a note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies. 4EuroACS Curriculum: Origins, trajectories and practices
Maynooth University (Maynooth, Irlanda)
2019/03/20 Apresentou o projeto "Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa de Escolas" no Seminário de Pesquisa. Seminário de Pesquisa
Núcleo de Ensino Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd) (Campos dos Goytacazes, Brasil)
2014/10/19 Introdução à Linguagem Acadêmica 19ª Semana de Extensão
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/22 - 2023/09/23 Comissão Organizadora do SEMINÁRIO do OBSERVATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE ESCOLAS: PROCESSOS E PRÁTICAS DE AUTOAVALIAÇÃO (2023/09/22 - 2023/09/23)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2022/09/23 - 2022/09/24 Comissão de organização do IV Seminário Internacional Mecanismos de Mudanças nas Escolas e na Inspeção (2022/09/23 - 2022/09/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/14 Equipa de coordenação do Seminário Transformação Digital na Educação. A OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com a Universidade do Minho e com o apoio do Ministério da Educação de Portugal, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promove o seminário híbrido "Transformação Digital na Educação", no sentido de abordar os desafios e oportunidades da digitalização para a Educação. (2022/07/13 - 2022/07/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura, Brasil
2022/06/20 - 2022/06/22 Equipa de coordenação internacional na 7th Triennial Conference of the International Association for the Advancement of Curriculum Studies e no VI Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (2022/06/20 - 2022/06/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21 Coordenou e colaborou no Secretariado do II Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização. (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2019/03/04 Colaborou no Secretariado do Seminário "Currículo, Avaliação e Práticas Escolares", no âmbito do I Seminário Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção/IV Seminário Observatório de Autoavaliação de Escolas. (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/03/07 - Atual Participação em Seminário.
Seminário
II Seminário MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/10/18 - Atual Participação em Seminário.
Seminário
2º Seminário de Formação CIEd - Avaliação ética de projetos de investigação em educação: Normas e procedimentos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09/20 - Atual Moderou a conferência "Sobre um projeto de inovação e flexibilização: que futuro(s)?" proferida por José Augusto Pacheco (Universidade do Minho).
Seminário
II Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/07/19 - 2024/07/19 Participação na 9ª sessão dos Diálogos em Rede CIEd - Currículo, Aprendizagem e Classe Docente: Teoria Curricular Itinerante no Epicentro da Justiça Social e Cognitiva
Outro
9ª sessão dos Diálogos em Rede CIEd - Currículo, Aprendizagem e Classe Docente: Teoria Curricular Itinerante no Epicentro da Justiça Social e Cognitiva
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2024/06/11 - 2024/06/12 Participação na 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação, da Universidade do Minho.
Encontro
2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2024/02/07 - 2024/02/09 Participação em Colóquio.
Congresso
XXXI COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2024
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/11/09 - 2021/11/11 Participação no V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares.
Outro
V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação, Brasil
2021/09/01 - 2021/09/03 Participação em Congresso.
Congresso
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2021/07/07 - 2021/07/09 Participação em conferência.
Conferência
World Education Research Association - Focal Meeting 2020+1 (WERA 2020+1)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2021/04/16 - 2021/04/17 Participação no V ENJIE
Encontro
Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/20 - 2021/03/20 Participação em Seminário
Seminário
III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção - Olhares sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos
Universidade Aberta, Portugal
2021/01/26 - 2021/01/29 Participação em Colóquio.
Outro
XXVIII Colóquio da AFIRSE. Educação e Idades da Vida. Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
2019/09/04 - 2019/09/06 Participação em Congresso.
Congresso
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Espanha
2019/06/07 - 2019/06/08 Participação em Conferência.
Conferência
4ª Conferência Europeia sobre Estudos de Currículo
National University of Ireland Maynooth, Irlanda
2018/09/10 - 2018/09/12 Participação em Colóquio.
Outro
IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/04/06 - 2018/04/07 Participação em Seminário.
Seminário
O futuro da educação e dos educadores-professores
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/17 - 2017/11/18 Participação em Congresso.
Congresso
Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2015/11/04 - 2015/11/04 Participação como ouvinte no evento "Conversas com quem gosta de ensinar".
Mesa-redonda
Conversas com quem gosta de ensinar
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2014/03 - 2014/12 Participação em curso de extensão.
Oficina (workshop)
Introdução à Linguagem Acadêmica
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2014/06/03 - 2014/06/03 Participação como ouvinte das apresentações de trabalho na "Ciranda de conceitos: a produção de vídeos".
Outro
Ciranda de conceitos: a produção de vídeos
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2014/03/31 - 2014/04/04 Participação como ouvinte na V Semana de Ciências Sociais.
Encontro
V Semana de Ciências Sociais
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2013/07/23 - 2013/07/23 Participação como ouvinte da palestra "Questão urbana e periferia: uma perspectiva histórica para a Baixada Fluminense".
Seminário
O lugar das periferias nos estudos urbanos
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/02 Escola Pública e Escola Privada: Uma análise a partir de duas escolas no município de Campos dos Goytacazes
Arguente
Noemy de Castro Braga da Costa (Outro)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
2022/02/02 ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Arguente
NOEMY DE CASTRO BRAGA DA COSTA (Outro)
Universidade Federal Fluminense, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/06 - Atual Ações de consultoria a Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não Agrupadas no âmbito do Observatório de Autoavaliação das Escolas, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/04/13 - 2024/04/13 Workshop "Autoavaliação da escola: práticas institucionais. Como elaborar, desenvolver e monitorizar o Plano Estratégico de autoavaliação" realizado no âmbito da ação de formação "Em sintonia com a excelência: os olhares das equipas de autoavaliação do ensino especializado em música", na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. (Outros) Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal
2023/02 - 2023/06 Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2022/10 - 2023/02 Projetos de Educação e Formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2022/05/02 - 2022/05/02 Formação intitulada "A dimensão curricular no referencial do 3º ciclo da AEE", no âmbito do plano de formação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Famalicão. (Outros)