???global.info.a_carregar???
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco is an Associate Professor in the Department of Psychology and Education at the University of Beira Interior, since 2017, and she is a full member of the Centre for Research in Education and Psychology at the University of Évora (CIEP-EU), since 2020. She holds a degree in Philosophy (1987), a master's degree in Education Sciences, specialisation in Personal and Social Development (1997), obtained at Portuguese Catholic University, and a PhD in Education Sciences (2004) obtained at University of Beira Interior. In 2020 she obtained the Habilitation Title in Education Sciences at the same universityity. Since 2017, she has been Director of the 3rd Cycle in Educational Sciences at the University of Beira Interior and an elected member of the Scientific Council of the Faculty of Social Sciences and Humanities of the same university, without interruption since 2008/2009. She has supervised 12 doctoral theses in Education and co-supervised one. She regularly publishes book chapters and articles in peer-reviewed journals. Her main research interests are in Citizenship Education, teacher education and training, and educational theory and she has been involved in projects on these topics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco

Nomes de citação

  • Branco, Maria Luísa
  • Branco, Maria
  • L. Branco

Identificadores de autor

Ciência ID
7613-8CD9-4712
ORCID iD
0000-0002-8589-1310

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Educação/ Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A escola comunidade democrática: Problematização de um modelo [The democratic community school: Problematizing a model]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2004
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A escola-comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos [A escola-comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos ]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1997
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação Pessoal e Social
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"O diplomado do ensino secundário e a autonomia de valores num quadro de maturidade global" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992
Concluído
Pós-Graduação em Desenvolvimento Pessoal e Social (Diploma de especialização)
Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15
1987
Concluído
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15,45
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2013/09 - 2020/09 Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/09 - 2021/12 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil
2004 - 2021 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Diretor 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [Director 3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - 2020 Vice-Presidente Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Membro (eleito)Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Member (elected)of the Scientific Council of the Faculty of Social and Human Sciences] Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/02 - 2011/06 Visiting Scholar Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Long Island University - Brooklyn Campus, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/02 - 2011/05 Lessons from progressive education
SFRH / BSAB / 1098 / 2010
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2023 Communicating Roots: Co-aprendizagem para melhorar a resiliência rural e a governança (CoRoots) [Communicating Roots: Co-learning to improve rural resilience and governance (CoRoots)]
2022-1-PT01-KA210-ADU-000083781
Investigador
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
2018 - 2019 "Reflexo" - Imagens Positivas ["Reflex" - Positive Images]
FAPE2018-0021
Investigador
Concluído
2013 - 2014 Public and Private in Mobile Communications (Programa Hermes 2020 - Enhancing Human Environments Through Mobile Communication, (CENTRO-07ST24-FEDER-002017
CENTRO-07ST24-FEDER-002017
Investigador
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sónia Balau; António Magalhães; Maria Luísa Branco. "INTERNAL ADVISORY SERVICES IN EDUCATION: INFLUENCE AND CONTRIBUTIONS IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1211
  2. Branco, Maria Luísa; Fonseca, Tatiana Guedes da. Autor correspondente: Fonseca, Tatiana Guedes da. "21st century bookmarks: An action research in a Portuguese professional school.". Trabalho apresentado em EDULEARN20. 12th International Conference on Education and New Learning Technologies Online Conference, 2020.
    Publicado
  3. Branco, Maria Luísa; Coimbra, Ana C.. "Histórias de vida: Uma experiência com mulheres da comunidade indígena Pipipã de Kambixuru - Educação escolar, saberes tradicionais, e resistência étnica". Trabalho apresentado em III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Publicado
  4. Branco, Maria Luísa; Correia, Jeremias. "Formação contínua de professores generalistas e especialistas no ensino primário angolano". Trabalho apresentado em III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Branco, Maria Luísa; PRAZERES, SIMONE. "A Expressão e Educação Plástica: Diegese do seu percurso no Ensino Primário Português (1835-1990)". Trabalho apresentado em III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Branco, Maria Luísa; Carlos, Mário. "Mobilidade e identidade docente. In, In S. Vladimira, M. M. Ricardo & R. S. Duarte (". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Lisboa, 2019.
    Publicado
  7. Branco, Maria Luísa; Fortunato Pedro Talani Diambo. Autor correspondente: Fortunato Pedro Talani Diambo. "School context: A shared space between family and school.". Trabalho apresentado em INTED2018 Conference,, 2018.
    Publicado
  8. Branco, Maria Luísa; Chipaco, Eliseu. "Professional culture and teacher professionality in higher education". Trabalho apresentado em . EDULEARN18 , 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2018.
    Publicado
  9. O'Hara, K.; Reis, P.; Esteves, D.; Brás, R.; Branco, L.. "Science, sport and technology - A contribution to educational challenges". 2010.
Artigo em revista
  1. Patrícia Damas Beites; Maria Luísa Branco; Cecília Costa. "Errors in proof schemes with complex numbers/Erros em esquemas de demonstração com números complexos". Educação e Pesquisa (2022): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248235587.
    Acesso aberto • 10.1590/s1678-4634202248235587
  2. Mário Carlos Rodrigues; Maria Luísa Branco. "Turnover and professional identity/Mobilidade docente e identidade profissional". Education Policy Analysis Archives 29 (2021): 139-139. https://doi.org/10.14507/epaa.29.6287.
    Acesso aberto • 10.14507/epaa.29.6287
  3. Fortunato Pedro Talani Diambo; Maria Luísa Branco. "Relação família-escola: perceções de professores e pais/encarregados de educação numa escola pública em Angola". Revista Iberoamericana de Educación (2021): https://doi.org/10.35362/rie8523718.
    Acesso aberto • 10.35362/rie8523718
  4. Santos, Ana Leonor Morais; Pereira, Marta Alves; Branco, Maria Luísa; Carreira, Rosa; Sá, Sónia. "O processo de reflexão sobre o projeto Reflexo: Análise de trabalho colaborativo IES-OSC sobre a escola e as comunidades ciganas". Sinergias ¿ diálogos educativos para a transformação social 11 (2020): 125-136. http://sinergiased.org/images/revista/Revista11/Revista%20Sinergias_dialogos%20educativos%20para%20a%20transformacao%20social_n11.pdf.
    Publicado
  5. Ana Carolina Gomes Coimbra; Maria Luisa Branco. "Indigenous school education and traditional knowledge: The perception of Pipipã de Kambixuru teachers/Educação escolar indígena e saberes tradicionais: A percepção dos professores Pipipã de Kambixuru". education policy analysis archives (2020): https://doi.org/10.14507/epaa.28.4728.
    Acesso aberto • 10.14507/epaa.28.4728
  6. Patricia Damas Beites; Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa; Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco. "Proof schemes for linear algebra with logical value true/Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2020): https://doi.org/10.12802/relime.20.2312.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12802/relime.20.2312
  7. Branco, Maria Luísa; ALVES, Marta; Sá, Sónia; Carreira, Rosa; Santos, Ana Leonor. "). O processo de reflexão sobre o processo Reflexo: Análise do trabalho colaborativo IES-OSC sobre a escola e as comunidades ciganas". Sinergias 11 (2020): 125-135.
    Publicado
  8. Maria Cecilia Mendonça Melo Da Rocha; Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco; Maria de Fátima De Jesus Simões; Gilliatt Hanois Falbo. "CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DIALÓGICA". HOLOS (2018): https://doi.org/10.15628/holos.2018.4659.
    Acesso aberto • 10.15628/holos.2018.4659
  9. Armando Esteves; Maria Luísa Frazão Branco. "Vocational education in the Portuguese public secondary school: perceptions of its main agents/O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: Percepções dos seus principais agentes educativos". education policy analysis archives 26 (2018): 78-78. https://doi.org/10.14507/epaa.26.2791.
    Acesso aberto • 10.14507/epaa.26.2791
  10. Rocha, Maria Cecília; Branco, Maria Luísa; Simões, Fátima; Falbo, G. H. "Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógica". (2018): http://hdl.handle.net/10400.6/7359.
    10.15628/holos.2018.4559
  11. Branco, Maria Luísa; Beites, P. D.; Bento, Sandra. Autor correspondente: Beites, P. D.. "Perguntas (mais ou menos) frequentes sobre primitivas. Educação e Matemática,". Educação e Matemática 141 (2017): 16-21.
    Publicado
  12. Veríssimo, Manuela Maria; Branco, Maria Luísa; Monteiro, Samuel. "A criação de um clima moral de escola: o papel dos coordenadores de departamento curricular". Revista Iberoamericana de Educación 71 2 (2016): http://dx.doi.org/10.35362/rie71215.
    Acesso aberto • 10.35362/rie71215
  13. Branco, M.L.. "O especificamente pedagógico". Educação & Filosofia 29 58 (2015): 797-810.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Branco, M.L.F.R.. "Progressive education today: The legacy of John Dewey | A educação progressiva na atualidade: O legado de John Dewey". Educacao e Pesquisa 40 3 (2014): 783-798. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907589203&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • 10.1590/S1517-97022014005000013
  15. Branco, M.L.. "Progressive education as an alternative: The educators' voices | A educação progressiva como alternativa: As vozes dos educadores". Educacao e Sociedade 35 127 (2014): 475-489. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905496731&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • 10.1590/S0101-73302014000200008
  16. Branco, Maria Luísa. "Para uma ética pública do cuidado". Itinerários de Filosofia da Educação 12 (2013): 127-137.
    Publicado
  17. Souto-e-Melo, A. L.; Branco, Maria Luísa. "A formação inicial de professores no âmbito do processo de Bolonha: o caso da formação inicial de professores de educação visual e tecnológica". Saber & Educar 18 (2013): 22-35. http://dx.doi.org/10.17346%2Fse.vol18.24.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Rodrigues, Mário Carlos; Luísa Branco, Maria. "O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professores". Revista Iberoamericana de Educación 60 3 (2012): 3. http://dx.doi.org/10.35362/rie6031301.
    Acesso aberto • 10.35362/rie6031301
  19. O'Hara, K.; Reis, P.; Brás ,R.; Esteves, D.. "Science, sport and technology - A contribution to educational challenges". Electronic Journal of e-Learning 9 1 (2011): 87-97.
    Publicado
  20. Branco, M.L.. "The meaning of democratic education: Revisiting the concept of educative experience in John Dewey | O sentido da educação democrática: Revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey". Educacao e Pesquisa 36 2 (2010): 599-610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649510105&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • 10.1590/S1517-97022010000200012
  21. Branco, Maria Luísa; Rosa Marina Afono; Maria de Fátima De Jesus Simões; Henrique Pereira; Graça Esgalhado. "Considerações sobre os programas intergeracionais em Portugal". INFAD 1 4 (2010): 751-756.
    Acesso aberto
  22. Branco, Maria Luísa; Urbano, Maria José. "A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT.". Revista Portuguesa de Pedagogia 43 2 (2009): 261-274.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Branco, Maria Luísa. "O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica". EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 19 38 (2008): 97-113. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v19n38a2005-558.
    Acesso aberto • 10.14393/revedfil.v19n38a2005-558
  24. Branco, Maria Luísa; Tomás, Catarina. "A democracia como utopia necessária1". Utopia and Utopianism (2006): 153-160.
    Publicado
  25. Branco, Maria Luísa. "A construção da autonomia moral: a contribuição da teoria do desenvolvimento do ego de Jane Loevinger". Paidéia (Ribeirão Preto) 13 25 (2003): 5-12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2003000200002.
    Acesso aberto • 10.1590/s0103-863x2003000200002
Capítulo de livro
  1. Fonseca, Tatiana Guedes da; Branco, Maria Luísa. Autor correspondente: Fonseca, Tatiana Guedes da. "A transdisciplinaridade e a aprendizagem baseada em projetos no ensino da literatura". In Ensaios sobre letras, linguística e artes. Ensino, Pesquisa e extensão, 9-22. 2023.
    Publicado
  2. Branco, Maria Luísa. "Revisitando a obra Educação e Democracia de John Dewey". In Percursos nas ciências da educação: Lugar para a utopia.. 2022.
    Publicado
  3. Ana Carolina Gomes Coimbra; Branco, M.L.. "A luta pela educação nas histórias de vida dos professores indígenas Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco". In .), Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades, editado por G.K.Araújo de Sousa. Brasil: Flacso Brasil, 2021.
    Publicado
  4. Branco, Maria Luísa; Silva, Sofia M. da; Ngio, Fernando. Autor correspondente: Ngio, Fernando. "O currículo da formação de professores da escola do magistério das irmãs de S. Cluny: perspetivas e desafios dos futuros professores primários, em Angola.". In Formação, mediação e supervisão. Desafios, desigualdades, emergências e respostas em tempo de covid-19, 297-317. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2021.
    Publicado
  5. Branco, M.L.. "O longo caminho da não discriminação: os direitos das pessoas com deficiência". In Ética: dos fundamentos filosóficos aos princípios de ação - Direitos Humanos, educação e intervenção social, editado por E. Nascimento; J. L. Gonçalves; M. P. Gomes. Porto, Portugal: ESEPF, 2018.
  6. Branco, Maria Luísa; Ana Tellería; Sandra Carina Guimarães. "Educating for privacy in the digital and mobile ecosystems: Towards a proposed syllabus.". In Between the public and the private in mobile communication. Routledge, 2017.
    Publicado
  7. Branco, M.L.; Domingues, J A.. "Currículo e cidadania: contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado.". In Currículo e cidadania, editado por J. A. Domingues. Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts, 2015.
    Publicado
  8. M.L. Branco. "Compreender” a diversidade: da diferença como valor". In Da exclusão à excelência: Caminhos organizacionais para a qualidade da educação, editado por M. F. Patrício; L. Sebastião; J. M. M. Justo. AEPEC, 2012.
    Publicado
Manual
  1. Carreira, Rosa; Santos, Ana Leor; Branco, Maria Luísa; Sá, Sónia; ALVES, Marta. Reflexo - Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas. Covilhã, Portugal: Coolabora. 2020.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Branco, Maria Luísa. Autor correspondente: Branco, Maria Luísa. "Cuidar a(s) diferença(s) ou como educar cidadãos plenos.". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2023 O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos
Orientador de Nelson Leitão de Castro
3º Ciclo em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - 2021 Do desenho linear à expressão e educação plástica: Diegese do seu percurso no ensino primário português (1835-1990).
Orientador de Simone Martins dos Prazeres
Educação (Doutoramento)
2018 - 2021 Mobilidade docente e identidade profissional
Orientador de Mário Carlos Rodrigues
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2021 Proposta para a implementação de uma educação intercultural em Angola: Desafios e possibilidades à inclusão da tribo San no sistema educativo
Orientador de Helder Rodrigues Maiunga
3º Ciclo Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2021 A Experiência Portefólio Reflexivo na Formação Inicial de Estudantes de Enfermagem: Perceções dos Principiantes acerca da Metodologia
Orientador de Júlia Maria Correia Coelho Moura.
Educação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2020 Educação Escolar Indígena e Saberes Tradicionais: Identidade e Reconhecimento Étnico nas Histórias de Vida da Comunidade Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco.
Orientador de Ana Carolina Gomes Coimbra
Educação (Doutoramento)
2015 - 2020 Repensando novas estratégias e cenários para a construção do conhecimento.
Orientador de Maria Cecília Mendonça Melo da Rocha
Educação (Doutoramento)
2017 - 2019 Envolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em Angola
Orientador de Fortunato Pedro Talani Diambo
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2019 Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de Apoio à Inserção de Indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental no Mercado de Trabalho no Concelho da Covilhã
Orientador de Joana Gomes Pinheiro
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2017 Políticas educativas e construção de uma nova profissionalidade docente: avanços e recuos no desenvolvimento profissional.
Orientador de Mónica Cristina Cerqueira Râmoa
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2015 Formação de professores para a educação especial: motivações, expectativas e impacto.
Coorientador de João Adelino Matias Lopes dos Santos
Educação (Doutoramento)
2010 - 2013 O impacto do processo de Bolonha na formação de professores de Educação Visual e Tecnológica
Orientador de Ana Luísa Pinto do Souto e Melo
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2010 “Governância da educação em Portugal: o local e os modos de regulação da oferta educativa (2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário)”.
Orientador de Isaura Machado dos Reis,
3º Ciclo em Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Metodologias de Investigação em Educação II [Educational Research Methodologies II] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - Atual História e Teoria da Educação [History and Theory of Education] Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensinos Básico Secundário (Mestrado) Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 - Atual Temas Contemporâneos da Educação {Contemporary Issues in Education] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 - Atual Tese I [Thesis I] 3ª Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2015 - Atual Educação, Cidadania e Ética da Profissão Docente [Education, Citizenship and Ethics of the Teaching Profession] Mestrado em Ensino do Português-Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário; Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino da Física-Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2015 - Atual Investigação e Análise Qualitativa [Qualitative Research and Analysis] Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
2017 - 2023 Seminário de Investigação Educacional [Educational Research Seminar] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2012 - 2022 Políticas Educativas e Organização da Educação [Educational Policies and Education Organization] Mestrado em Ensino do Português-Espanhol no 3º Ciclo do ensino básico e ensino secundário; Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2021/09 - 2021/12 Pesquisa narrativa (auto)biográfica em educação e formação de professores/as Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brasil