???global.info.a_carregar???
Cristiana Bessa. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências do Desporto em 2021/07 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens em 2013 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto e Licenciatura em Ciências do Desporto e da Educação Física em 2005 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto. É Assistente Convidado no(a) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Professor do ensino básico e secundário no(a) Ministério da Educação e Assistente Convidado no(a) Universidade da Maia. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Possui 5 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 4 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Instructional Models; Physical education; Training; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristiana Bessa

Nomes de citação

  • Bessa, Cristiana

Identificadores de autor

Ciência ID
761E-421C-8113
ORCID iD
0000-0002-0218-9009

Endereços de correio eletrónico

  • cbessa@fade.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 220425337 (Profissional)
Telemóvel
  • 934848223 (Pessoal)

Moradas

  • R. Dr. Plácido da Costa, 91, 4200-450, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2024
Em curso
The contribution of student-centered approaches to the students' equitable, inclusive, and meaningful participation in Physical Education classes (Pós-doutoramento)
Especialização em Pedagogia do Desporto, Didática do Desporto, Formação de Professores
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021/07
Concluído
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"The development of personal and social skills within traditional teaching and Sport Education: a study with preservice teachers in Physical Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012 - 2013
Concluído
Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Modelo de Educação Desportiva: da aprendizagem à aplicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011 - 2012
Concluído
Especialização em Ensino Especial (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
17
2000 - 2005
Concluído
Ciências do Desporto e da Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Desporto de Rendimento
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A estrutura competitiva nos escalões de formação do voleibol: Estudo comparativo quanto ao género e à experiência de treino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014/03/03 - 2023/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 - 2023 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2023 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/03 - Atual Estudo do impacto do Modelo de Instrução Direta e do Modelo de Educação Desportiva na formação pessoal e social dos alunos: um estudo com professores estagiários [ Impact of the DIM and the SEM on the personal and social development of students: a study with pre-service teachers]
SFRH/BD/121421/2016
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - Atual Modelo de Educação Desportiva: estudo de caso num clube desportivo [Sport Education Model: a case study in a sports club]
n/A
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFID2D), Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 Tackling the COVID-19 pandemic social deprivation effects: Reconnecting youth through participation equality and positive interpersonal relationships in Physical Education - effects of gender and social status
2022.08915.PTDC
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cristiana Bessa; Beatriz Vilaça; Cláudio Farias; Isabel Mesquita. "CAN HETEROGENEOUS GROUP IMPROVE MORE STUDENTS’ GAME INVOLVEMENT THAN HOMOGENEOUS GROUP IN PE?". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.2221
  2. Patrícia Coutinho; Cristiana Bessa; Isabel Mesquita. "PEER INFLUENCES ON THE LONG-TERM DEVELOPMENT OF HIGHLY SKILLED AND LESS SKILLED VOLLEYBALL PLAYERS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.2220
  3. Ribeiro, Eugénio; Farias, Cláudio; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "Tackling the COVID-19 pandemic social deprivation effects: Reconnecting youth through participation equality and positive interpersonal relationships in Physical Education". Trabalho apresentado em AIESEP Conference 2023: Emerging Horizons: bridging the borders between Physical Education Research and Practice, Santiago, 2023.
    Aceite para publicação
  4. Farias, Cláudio; Ribeiro, Eugénio; Yserbyt, Peter; Bessa, Cristiana; Teixeira, Joaquim. "Preservice teachers' specialized content knowledge, content development, and adaptative competence during school placement: A physical education teacher education exploratory study". Trabalho apresentado em AIESEP Scientific Conference: Addressing contemporary agendas for health and physical education, physical activity and sport, Queensland, 2022.
    Publicado
  5. Ribeiro, Eugénio; Farias, Cláudio; Fernandez-Rio, Javier; Teixeira, Joaquim; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "Constraints and Enablers to teaching practices of Physical Education Preservice Teachers in Pandemic Times". Trabalho apresentado em AIESEP Scientific Conference: Addressing contemporary agendas for health and physical education, physical activity and sport, Queensland, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cláudio Farias; Javier Fernández-Río; João Martins; Eugénio Ribeiro; Joaquim Teixeira; Cristiana Bessa; Isabel Mesquita. "Multi-System Influences on Physical Education Preservice Teachers’ Teaching Practice in Pandemic Times". Quest (2023): https://doi.org/10.1080/00336297.2023.2189130.
    10.1080/00336297.2023.2189130
  2. Patrícia Coutinho; Ana Ramos; José Afonso; Cristiana Bessa; João Ribeiro; Keith Davids; António M. Fonseca; Isabel Mesquita. "To Sample or to Specialise? Sport Participation Patterns of Youth Team Sport Male Players". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10040729.
    10.3390/children10040729
  3. Patrícia Coutinho; Bessa, Cristiana; António M. Fonseca; Isabel Mesquita. "Percursos para a excelência no desporto: Uma reflexão sobre a influência dos padrões de treino e dos fatores psicossociais no desenvolvimento do atleta a longo prazo [Pathways to excellence in sport: A reflection on the influence of training patterns and psychosocial factors on the long-term development of the athlete]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.02.75.
    10.5628/rpcd.22.02.75
  4. Cristiana Bessa Pereira; Cláudio Farias; Ana Gracinda Ramos; Patrícia Coutinho; Isabel Mesquita. "As dinâmicas de cooperação no seio das equipas no modelo de educação desportiva: Um estudo de investigação-ação [The dynamics of cooperation within teams in the sport education model: An action research study]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.02.11.
    10.5628/rpcd.22.02.11
  5. Patrícia Coutinho; Cristiana Bessa Pereira; Ana Gracinda Ramos; Cláudia Dias; Isabel Mesquita; António Manuel Fonseca. "Validação da Short Grit Scale através de uma análise fatorial confirmatória para uma população de jovens atletas portugueses [Validation of the Short Grit Scale through confirmatory factor analysis for a population of young Portuguese athletes]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.03.13.
    10.5628/rpcd.22.03.13
  6. Patrícia Coutinho; Bessa, Cristiana; Ana Gracinda Ramos; Cláudia Dias; Isabel Mesquita; António Manuel Fonseca. "Validação do Performance Failure Appraisal Inventory através de uma análise fatorial confirmatória para uma população de jovens atletas portugueses do sexo masculino [Validation of the Performance Failure Appraisal Inventory through a confirmatory factor analysis for a population of young Portuguese male athletes]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.03.51.
    10.5628/rpcd.22.03.51
  7. Cristiana Bessa Pereira; Cláudio Farias; Ana Gracinda Ramos; Patrícia Coutinho; Isabel Mesquita. "Examining the interplay between performance development, game-play participation, and context of practice in two sport education invasion games seasons". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.01.11.
    10.5628/rpcd.22.01.11
  8. Bessa, Cristiana; Cláudio Farias; Ana Gracinda Ramos; Patrícia Coutinho; Isabel Mesquita. "Problematização sobre as vantagens de modelos centrados no aluno versus centrados no professor no ensino da educação física [Questioning the advantages of student-centered versus teacher-centered models in teaching physical education]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2022): https://doi.org/10.5628/rpcd.22.01.66.
    10.5628/rpcd.22.01.66
  9. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Dispositions for learning in Sport Education Questionnaire - (DFL-SE)". Journal of Physical Education and Sport 22 5 (2022): 1277-1288.
    Publicado • 10.7752/jpes.2022.05160
  10. Farias, Cláudio; Segovia, Yéssica ; Ribeiro, Eugénio; Teixeira, Joaquim; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "Game-play development according to the context of practice and students’ sex and skill level: an action-research study in two invasion-games sport education seasons". Journal of Physical Education and Sport 22 3 (2022): 542-554.
    Publicado • 10.7752/jpes.2022.03068
  11. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter; Ramos, Ana; Mesquita, Isabel. "What Actually Differs between Traditional Teaching and Sport Education in Students’ Learning Outcomes? A Critical Systematic Review". Journal of Sports Science and Medicine 20 (2021): 110-125. http://dx.doi.org/10.52082/jssm.2021.110.
    Publicado • 10.52082/jssm.2021.110
  12. Laporta, Lorenzo; Medeiros, Alexandre Igor Araripe; Vargas, Nicole; Castro, Henrique de Oliveira; Bessa, Cristiana; João, Paulo Vicente; Costa, Gustavo De Conti Teixeira; Afonso, José. "Coexistence of Distinct Performance Models in High-Level Women’s Volleyball". Journal of Human Kinetics 78 1 (2021): 161-173. http://dx.doi.org/10.2478/hukin-2021-0048.
    10.2478/hukin-2021-0048
  13. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter; Isabel Mesquita. "Sport Education and Traditional Teaching: Influence on Students’ Empowerment and Self-Confidence in High School Physical Education Classes". Sustainability (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/2/578.
    10.3390/su13020578
  14. Patrícia Coutinho; Ana Ramos; Cristiana Bessa; Beatriz Valongo; José Afonso; Isabel Mesquita. "Mudanças no desempenho dos jovens atletas. Unidade na diversidade: Voleibol [Changes in the performance of young athletes. Unity in diversity: Volleyball]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2021): https://doi.org/10.5628/rpcd.21.S2.243.
    10.5628/rpcd.21.S2.243
  15. Patrícia Coutinho; Ana Ramos; Cristiana Bessa; Beatriz Valongo; José Afonso; Isabel Mesquita. "No início era assim. Unidade na diversidade. Voleibol [In the beginning it was like that. Unity in diversity. Volleyball]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2021): https://doi.org/10.5628/rpcd.21.S2.121.
    10.5628/rpcd.21.S2.121
  16. Patrícia Coutinho; Ana Ramos; Bessa, Cristiana; Beatriz Valongo; José Afonso; Isabel Mesquita. "Diversidade na unidade. Informação transversal e longitudinal. Voleibol [Diversity in the unit. Transverse and longitudinal information. Volleyball]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2021): https://doi.org/10.5628/rpcd.21.S2.349.
    10.5628/rpcd.21.S2.349
  17. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Differences between sport education and traditional teaching in developing students’ engagement and responsibility". Journal of Physical Education and Sport 20 6 (2020): 3536-3545.
    Publicado
  18. Afonso, José; Bessa, Cristiana; Nikolaidis, Pantelis T.; Teoldo, Israel; Clemente, Filipe. "A systematic review of research on Tactical Periodization: absence of empirical data, burden of proof, and benefit of doubt". Human Movement 21 4 (2020): 37-43. http://dx.doi.org/10.5114/hm.2020.96408.
    10.5114/hm.2020.96408
  19. Bessa, Cristiana; Hastie, Peter. "What do we know about the development of personal and social skills within the sport education model: a systematic review". Journal of Sports Science and Medicine 18 4 (2019): 812-829. https://www.jssm.org/mob/ajssm-18-812.xml.
    Publicado
  20. Araújo, Rui; Hastie, Peter; Lohse, Keith R; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "The long-term development of volleyball game play performance using Sport Education and the Step-Game-Approach model". European Physical Education Review 25 2 (2017): 311-326. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x17730307.
    10.1177/1356336x17730307
  21. Araújo, Rui Manuel Flores; Hastie, Peter Andrew; de Assunção Bessa Pereira, Cristiana Helena; Mesquita, Isabel Maria Ribeiro. "The evolution of student-coach’s pedagogical content knowledge in a combined use of sport education and the step-game-approach model". Physical Education and Sport Pedagogy 22 5 (2017): 518-535. http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2017.1294668.
    10.1080/17408989.2017.1294668
  22. Bessa, Cristiana. "Impacto dos modelos de educação desportiva e instrução direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos [Impact of Sports Education and Direct Instruction models on the development of personal and social responsibility in sports games]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto S1A (2017): 66-74.
    Publicado
  23. Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel; Pereira, J.; Araújo, R.; Farias, Cláudio Filipe Guerreiro; Bessa, Cristiana. "Sport education and direct instruction units: Comparison of student knowledge development on athletics". American Journal of Sports Science and Medicine 15 4 (2016): 569-577. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5131209/.
    Publicado
  24. Coutinho, Patrícia; Afonso, José; Bessa, Cristiana; ARAÚJO, RUI; Mesquita, Isabel. "Translating Formal Game Into Manageable Game Forms: The Case of Volleyball". Research Quarterly for Exercise and Sport 87 sup1 (2016): Si-S120. http://dx.doi.org/10.1080/02701367.2016.1213610.
    Publicado • 10.1080/02701367.2016.1213610
  25. Bessa, Cristiana. "Adaptação de um programa de responsabilidade pessoal e social na formação de professores [Adaptation of a personal and social responsibility program in teacher education programme]". Veritas 4 2 (2016): 81-99.
    Publicado
  26. Araújo, Rui; Mesquita, Isabel; Hastie, Peter; Bessa, Cristiana. "Students’ game performance improvements during a hybrid sport education–step-game-approach volleyball unit". European Physical Education Review 22 2 (2015): 185-200. http://dx.doi.org/10.1177/1356336x15597927.
    10.1177/1356336x15597927
  27. Bessa, Cristiana. "Modelo de Educação Esportiva: da aprendizagem à aplicação [Sport Education Model: from Teaching to learning]". Journal of Physical Education 25 1 (2014): 1-14. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177.
    Publicado
  28. Bessa, Cristiana; Rui Araújo; Ramiro Rolim; Mesquita, Isabel. "Da Aprendizagem À Aplicação Do Modelo De Educação Desportiva: Perceção De Estudantes Do Mestrado Em Educação Física. [From Learning to the Application of the Sports Education Model: Perception of Master's Degree Students in Physical Education.]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto S2R1/2 (2013): 435.
Capítulo de livro
  1. Mesquita, Isabel; Bessa, Cristiana; Ribeiro, Joaquim; Farias, Cláudio. "O aprendiz no centro do processo de ensino-aprendizagem: De recipiente vazio a construtor da própria aprendizagem [The learner at the center of the teaching-learning process: From empty container to builder of learning itself]". In Feedback bidirecional contínuo entre avaliação e implementação em contextos educativos, 15-31. FADEUP, 2023.
    Publicado
  2. Clemente, Filipe Manuel; Bessa, Cristiana; Vieira, G; Ramos, Ana. "Avaliações não-lineares nos conteúdos, timings e formas: Como respeitar a variabilidade inter e intraindividual no processo de aprendizagem [Non-linear assessments in content, timing and forms: How to respect inter and intra-individual variability in the learning process]". In Feedback bidirecional contínuo entre avaliação e implementação em contextos educativos, 59-72. Porto, Portugal: FADEUP, 2023.
    Publicado
  3. Mesquita, Isabel; Bessa, Cristiana. "Democratização da prática desportiva na Educação Física: o contributo do modelo de educação desportiva [Democratization of sports practice in Physical Education: the contribution of the sport education model]". In Formação para o esporte e formação esportiva: diálogos internacionais, 267-284. Brasil: Appris Editora, 2023.
    Publicado
  4. Ramos, Ana; Afonso, José; Coutinho, Patrícia; Bessa, Cristiana; Farias, Cláudio. "Appropriateness-based activities: Reaching out to every learner". In Sport learner-oriented development and assessment of team sports and games in children and youth sport: Teaching creative, meaningful, and empowering learning activities, editado por Farias, Cláudio; Mesquita, Isabel, 75-87. New York, Estados Unidos: Routledge, 2022.
    Publicado
  5. Coutinho, Patrícia; Afonso, José; Ramos, Ana; Bessa, Cristiana; Farias, Cláudio; Isabel. "Harmonizing the Teaching-Assessment-Learning Cycle". In Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport, 133-144. Routledge, 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003140016-14
  6. Afonso, José; Farias, Cláudio; Ramos, Ana; Bessa, Cristiana; Coutinho, Patrícia; Isabel. "Empowering Learners' Self-Assessment, Peer-Assessment, and Sport Learning Through Technology". In Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport, 162-176. Routledge, 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003140016-16
  7. Afonso, José; Ramos, Ana; Coutinho, Patrícia; Bessa, Cristiana; Isabel; Clemente, Filipe Manuel; Farias, Cláudio. "Creative Learning Activities: Thinking and playing ¿outside the box¿". In Learner-Oriented Teaching and Assessment in Youth Sport, 101-113. Routledge, 2022.
    Publicado • 10.4324/9781003140016-11
  8. Afonso, José; Bessa, Cristiana. "Foundations of Asymmetry". In Asymmetry as a foundational and functional requirement in human movement, 5-8. Spronger, 2020.
    Publicado
  9. José Afonso; Bessa, Cristiana; filipe Pinto; Diogo Ribeiro; Beatriz Moura; Tiago Rocha; Marcus Vinicius; et al. "Structural and Functional Asymmetries in Humans". In Asymmetry as a foundational and functional requirement in human movement, 9-16. 2020.
  10. José Afonso; Bessa, Cristiana; Filipe Pinto; Diogo Ribeiro; Beatriz Moura; Tiago Rocha; Clemente, Filipe Manuel. "Asymmetries in Daily Activities". In Asymmetry as a foundational and functional requirement in human movement, 17-20. 2020.
  11. José Afonso; Bessa, Cristiana; filipe Pinto; Diogo Ribeiro; Beatriz Moura; Tiago Rocha; Clemente, Filipe Manuel. "Asymmetries in Athletic Performance". In Asymmetry as a foundational and functional requirement in human movement, 21-26. 2020.
  12. José Afonso; Bessa, Cristiana; Filipe Pinto; Diogo Ribeiro; Beatriz Moura; Tiago Rocha; Clemente, Filipe Manuel. "Injury Prevention: From Symmetry to Asymmetry, to Critical Thresholds". In Asymmetry as a foundational and functional requirement in human movement, 27-32. 2020.
  13. Coutinho, Patrícia; Mesquita, Isabel; Afonso, José; ARAÚJO, RUI; Bessa, Cristiana. "Modelo de abordagem progressiva ao jogo no ensino do voleibol: conceção, metodologia, estratégias pedagógicas e avaliação [Step Game Approach Model in Volleyball teaching: conception, methodology, pedagogical strategies and assessment].". In Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar [Team sports: Teaching How to Play], editado por Tavares, F., 73-122. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Afonso, José; Bessa, Cristiana; Pinto, Filipe; Ribeiro, Diogo; Moura, Beatriz; Rocha, Tiago; Vinícius, Marcus; et al. Asymmetry as a Foundational and Functional Requirement in Human Movement. Springer Singapore. 2020.
    10.1007/978-981-15-2549-0
Poster em conferência
  1. Coutinho, Patrícia; Bessa, Cristiana; Mesquita, Isabel. "Peer influences on the long-term development of highly skilled and less skilled volleyball players.". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2023.
  2. Bessa, Cristiana; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Student’s perceptions of their self-confidence in Physical Education lessons trough the practice of sports according to the gender and formal practice experience.". Trabalho apresentado em International Society of Sport Psychology 14th World Congress, 2017.
  3. Bessa, Cristiana; Ramos, Ana Gracinda; Silva, Pedro; Coutinho, Patrícia; Davids, Keith; Mesquita, Isabel. "How ongoing match status shapes variability and regularity of volleyball game actions.". Trabalho apresentado em International Society of Sport Psychology 14th World Congress, 2017.
  4. Bessa, Cristiana; Ramos, Ana Gracinda; Silva, Pedro; Coutinho, Patrícia; Davids, Keith; Mesquita, Isabel. "Team ranking and exploitation of variability and regularity in game actions: Use of entropy to assess collective tactical behaviours.". Trabalho apresentado em International Society of Sport Psychology 14th World Congress, 2017.
  5. Bessa, Cristiana; Araújo, Rui Manuel Flores; Marques, Rolim; Mesquita, Isabel. "Da aprendizagem à aplicação do modelo de educação desportiva: Perceção de estudantes do mestrado em Educação Física [From learning to Learning the sport education model: Perceptions of students of the Master in Physical Education]". Trabalho apresentado em XVI Congresso do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
  6. Bessa, Cristiana; Araújo, Rui Manuel Flores; Hastie, Peter; Mesquita, Isabel. "A evolução instrucional dos estudantes-treinadores no uso combinado do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo [The instructional evolution of student-coaches in the combined use of the Sports Education Model and the Step Game Approach]". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
Resumo em conferência
  1. Bessa, Cristiana; Vilaça, Beatriz; Farias, Cláudio Filipe Guerreiro; Mesquita, Isabel. "Can heterogeneous group improve more students’ game involvement than homogeneous group in pe?". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2023.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2023
  2. Mesquita, Isabel. "New avenues for student educational development in Sport Education: A multidimensional analysis of equity, game-play, physical and psychological wellbeing and Preservice teachers’ teaching.". Trabalho apresentado em AIESEP Scientific Conference: Descending the mountain, Alberta, 2021.
  3. Bessa, Cristiana. "Students’ perceptions of their empowerment in Physical Education lessons trough the practice of sports according to the gender and formal practice experience.". Trabalho apresentado em XIX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia, XVI Congresso Andaluz, III Luso-Andaluz de Psicología de La Actividade Física del Deporte, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Bessa, Cristiana; Silva, Rita; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Impacto dos modelos de Educação Desportiva e Instrução Direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos [Impact of Sports Education and Direct Instruction models on the development of personal and social responsibility in sports games]". 2017.
    10.5628/rpcd.17.s1a.66
  5. Bessa, Cristiana. "Perceptions of youth volleyball players about the importance of unstructured sport activities for their skill acquisition and talent development". Trabalho apresentado em ISSP 14th World Congress – Sport Psychology: Linking theory to practice, Sevilha, 2017.
  6. Bessa, Cristiana. "How ongoing match status shapes variability and regularity of volleyball game actions". Trabalho apresentado em ISSP 14th World Congress – Sport Psychology: Linking theory to practice, Sevilha, 2017.
    Publicado
  7. Bessa, Cristiana; Silva, Rita; Rosado, António; Mesquita, Isabel. "Impacto dos modelos de educação desportiva e instrução direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos.". Trabalho apresentado em 6º Congresso Internacional de Jogos Desportivos., 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "The development of personal and social skills within traditional teaching and Sport Education: a study with preservice teachers in Physical Education". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2021.
  2. Bessa, Cristiana. "Modelo de Educação Esportiva: da aprendizagem à aplicação [Sport Education Model: from Teaching to learning]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2012.
  3. Bessa, Cristiana. "A estrutura competitiva nos escalões de formação do voleibol: Estudo comparativo quanto ao género e à experiência de treino [The competitive structure in the volleyball formation levels: Comparative study regarding gender and training experience]". Licenciatura, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2005.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07 Tackling the COVID-19 pandemic social deprivation effects. Reconnecting youth through participation equality and positive interpersonal relationships in Physical Education? AIESEP International Conference: Emerging horizons: bridging the borders between physical education research and practice. Addressing contemporary agendas for health and physical education, physical activity and sport
AIESEP (Santiago do Chile, Chile)
2023/07 Peer influences on the long-term development of highly skilled and less skilled volleyball players 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
2023/07 Can heterogeneous group improve more students’ game involvement than homogeneous group in PE? 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
2023/06 Examining a student-centred program tailored for equity, inclusion, and social development in physical education 100th Anniversary Conference of the National University of Physical Education and Sport of Bucharest: 13th edition of the International Congress of Education, Health and Human Movement
(Bucareste, Roménia)
2023/06 O potencial das pedagogias centradas no aluno na promoção de ambientes de aprendizagem autênticos e significativos: aplicação nos jogos de rede (workshop). [The potential of student-centered pedagogies in promoting authentic and meaningful learning environments: application in network games (workshop).] A formação e o desenvolvimento profissional de professores na relação universidade-escola rumo a um ensino da Educação Física mais inclusivo e justo centrado no Aluno (CNAPEF)
CNAPEF (Porto, Portugal)
2022 Learner oriented teaching and assessment in GBAs Learner-oriented teaching and assessment in Game-based Approaches (GBAs) Webinar Series
AIESEP
2021/06 O desenvolvimento das competências pessoais e sociais na Educação Física: onde estamos, para onde vamos e como o podemos fazer [The development of personal and social skills in Physical Education: where we are, where we are going and how we can do it] 3ª Edição do Seminário Internacional - Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física
Universidade da Maia (Maia, Portugal)
2019/11 Impact of Sport Education and Direct Instruction Models on students’ self-confidence development in sport activities 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Fortaleza, Brasil)
2019/11 Coexistence of performance models at the highest level of performance: the case of elite women’s volleyball 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Fortaleza, Brasil)
2019/10 Effect of sport education and direct instruction on student empowerment development in physical education VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
(Palma de Maiorca, Espanha)
2019/10 The implementation of informal and formal accountability systems in sport education
(Palma de Maiorca, Espanha)
2019/10 Estudo longitudinal sobre o valor da Aprendizagem Cooperativa na aula de Educação Física a partir da perceção dos alunos [Longitudinal study on the value of Cooperative Learning in Physical Education class from the students' perception] 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pedagogia do Desporto
(Coimbra, Portugal)
2018/11 Students’ perceptions of their empowerment in Physical Education lessons trough the practice of sports according to the gender and formal practice experience XIX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia, XVI Congresso Andaluz, III Luso-Andaluz de Psicología de La Actividade Física del Deporte
(Porto, Portugal)
2017/07 Perceptions of youth volleyball players about the importance of unstructured sport activities for their skill acquisition and talent development International Society of Sport Psychology 14th World Congress
(Sevilha, Espanha)
2017/07 Impacto dos modelos de educação desportiva e instrução direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos [Impact of Sports Education and Direct Instruction models on the development of personal and social responsibility in sports games] 6º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - Atual Organizing Committee of the 6th International Sports Games Congress Challenges of Excellence in JDC: from research to practice (2017/07/05 - 2017/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016/12/16 - 2016/12/17 Organizing Committee of the Seminar entitled Power, micropolitics and discourse in sports Coaching (2016/12/16 - 2016/12/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016/04/28 - 2016/04/29 Organizing Committee of the Seminar entitled The mentoring process within the scope of the coach’s professional internship (2016/04/28 - 2016/04/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015/04/21 - 2015/04/22 Organizing Committee of the Seminar entitled Coach training: development of learning and identity of the sports coach (2015/04/21 - 2015/04/22)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/05 Feedback Contínuo Bidirecional entre Avaliação e Implementação em Contextos Educativos. [Continuous Bidirectional Feedback between Assessment and Implementation in Educational Contexts.]
Seminário
Feedback Contínuo Bidirecional entre Avaliação e Implementação em Contextos Educativos.
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023/06/17 - 2023/06/18 XXV National Meeting of Volleyball Coaches, Porto, Portugal
Congresso
XXV Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022/06/17 - 2022/06/18 XXIV National Volleyball Coaches Meeting, Porto, Portugal
Congresso
XXIV Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021/06/17 - 2021/06/18 XXIII National Volleyball Coaches Meeting, Porto, Portugal
Congresso
XXIII Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Bárbara Couto e Sá (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2023 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente
Pedro Afonso do Casal Almeida (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2023 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Tiago Filipe Rocha (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2023 O impacto da Covid-19 na Aptidão Física e o papel do professor: uma experiência na lecionação de Educação Física no 9º ano de escolaridade [The impact of Covid-19 on Physical Fitness and the role of the teacher: an experience in teaching Physical Education in the 9th year of schooling]
Arguente
Miguel Alexandre Medeiros Correia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 Estágio profissional: um trajeto de praticalização da competência profissional [Professional internship: a path to practicalizing professional competence]
Arguente principal
Luís Filipe Couto Xavier (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 Aprender a ensinar: o começo [Learning to teach: the beginning]
Arguente principal
Cláudio Daniel Santos Bastos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 Da Formação à Profissão: a experiência de uma estudante-estagiária e os desafios da significância da Educação Física [From Education to Profession: the experience of a student-intern and the challenges of the significance of Physical Education]
Arguente principal
Tânia Isabel Dantas Vieitas Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 O confronto com a realidade da prática pedagógica rumo a uma Educação Física inclusiva [Confronting the reality of pedagogical practice towards inclusive Physical Education]
Arguente
Diogo Miguel Ferreirinha da Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 O desafiante caminho da docência [The challenging path of teaching]
Arguente principal
Fábio Medeiros Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2023 A porta de embarque para uma nova realidade [The gateway to a new reality]
Arguente principal
Liliana Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022/02 Teaching physical education through student-centered approaches: A Year-long Action Research study of an early-career teacher
Vogal
Rita Maria Rodrigues Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 Communities of Practice cultivation along the course of a Physical Education Teacher Education programme in the pursuit of pedagogical innovation: a two-year ethnography
Vogal
Carla Sofia Valério Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Ana Rita Mirra Valente Pereira (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Manuel Henrique Couto Gomes (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
João Pedro Mendes Sampaio (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
João Pedro da Silva Correia Ramos de Sousa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Juliana Patrícia Cunha Alves (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Pedro Miguel Santos Costa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Nuno Gabriel de Sousa Teles (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Amândio José Torres Araújo (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
José Pedro Monteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Pedro Rui Braga Rangel (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
2022 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
João Pedro Rodrigues dos Santos (Mestrado)
2022 Relatos do estágio profissional de uma futura Professora: uma busca permanente pelo desenvolvimento profissional e pessoal [Reports of the professional internship of a future Teacher: a permanent search for professional and personal development] Beatriz Isabel Vilaça Simões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 A caminhada até à conquista da profissão de professor [The path to becoming a teacher]
Arguente
André dos Santos Serrano (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 Apostar no cavalo errado: Influência do professor no desenvolvimento integral do aluno e do sucesso escolar [Betting on the wrong horse: Teacher influence on student’s integral development and academic success]
Arguente principal
Inês Sofia Nogueira Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 A influência do Estágio Profissional no desenvolvimento de um futuro professor de Educação Física [The influence of the Professional Internship on the development of a future Physical Education teacher]
Arguente principal
João Mateus Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 Uma Travessia pelo Oceano: Relatos de um Estágio Profissional enriquecedor, de uma relação Professora-Aluno inesquecível e do reforço da vontade de ser Professora de Educação Física [A Crossing the Ocean: Stories of an enriching Professional Internship, an unforgettable Teacher-Student relationship and the reinforcement of the desire to be a Physical Education Teacher]
Arguente principal
Mariana Leal Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 Do Relvado à Escola: O Percurso de um Treinador-Professor [From Lawn to School: The Journey of a Coach-Teacher]
Arguente principal
Miguel Nunes Seabra (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 O Culminar de um Sonho de Criança [The Culmination of a Child's Dream]
Arguente principal
Pedro Alexandre Morais Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2022 O regresso à escola, o início da transformação de um aluno em professor [Returning to school, the beginning of the transformation of a student into a teacher]
Arguente principal
Rui Manuel Viana Paiva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 Uma Construção Dicotómica: A Construção Profissional do ¿Eu¿ e a Construção Pessoal do Estudante¿. [A Dichotomous Construction: The Professional Construction of the I and the Personal Construction of the Student.] Diogo Leite Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 O Primeiro Momento Como Professor [The First Moment as a Teacher]
Arguente
João Paulo Amorim Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 A Autodescoberta: Uma nova visão da profissão docente aos olhos de uma estudante estagiária [Self-Discovery: A new vision of the teaching profession through the eyes of a pre service teacher]
Arguente
Inês Pinheiro de Oliveira Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 As descobertas, superações e conquistas de um Professor Estagiário de Educação Física. [The discoveries, overcoming and achievements of a Physical Education pre service Teacher]
Arguente
Paulo Jorge Barbosa Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 Desenvolvimento e uso da prática reflexiva por treinadores desportivos: uma revisão sistemática de literatura [Development and use of reflective practice by sports coaches: a systematic literature review]
Arguente
Filipe YeYe (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2021 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
Vítor Diogo Moreira de Almeida (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Prática Pedagógica II [Pedagogical Practice II] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Maia, Portugal
2022 - Atual Metodologia Avançada no Ensino da Educação Física [Advanced Methodology in Teaching Physical Education] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Maia, Portugal
2021 - Atual Pedagogia da Atividade Física e do Desporto [Pedagogy of Physical Activity and Sport] 1º ciclo em Educação Física e Desporto
2021 - Atual Prática Pedagógica I [Pedagogical Practice I] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Maia, Portugal
2021 - Atual Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Maia, Portugal
2021 - Atual Didática Geral do Desporto [General Didactics of Sport] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - Atual Didática Específica do Voleibol [Volleyball Specific Didactics] 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - Atual Estudos Práticos III [Practical Studies III] 1º Ciclo em Ciências do Desporto Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - Atual Estudos Práticos IV [Practical Studies IV] 1º Ciclo em Ciências do Desporto Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2010 Louvor em Conselho Pedagógico [Praise in Pedagogical Council]
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela – Carvalhais, Portugal