???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno Emanuel Morgado Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Bruno
  • Ferreira, B. M.
  • Ferreira, B. E. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
7B15-9984-D375
ORCID iD
0000-0002-7102-7804
Google Scholar ID
qLP18tMAAAAJ
Researcher Id
AAG-3624-2020

Endereços de correio eletrónico

  • morgado.ferreira@estgv.ipv.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Gabinete 34. Instituto Politécnico de Viseu. Campus Politécnico de Repeses, 3504-510, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011/09 - 2014/11/06
Concluído
Sciences de Gestion (Doctorat)
Especialização em Marketing
Université Clermont Auvergne, França
"L'influence de la texture d'un emballage: une approche par des méthodes explicites et implicites" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/09 - 2011/09
Concluído
Management - Marketing et Commercialisation (Master)
Especialização em Marketing
Université Clermont Auvergne, França
"Le pouvoir du packaging: le rôle de la texture" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/09 - 2011/09
Concluído
DU Méthodes de Recherche en Sciences de Gestion (Postgraduate Certificate)
Especialização em Investigação em Gestão
Université Clermont Auvergne, França
2008/02 - 2009/02/21
Concluído
Gestão com Especialidade em Marketing (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing
ISCTE Business School, Portugal
2003/09 - 2008/01
Concluído
Economia (Licenciatura)
Especialização em Economia
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015/09/01 - 2019/12/31 Investigador (Investigação) Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014/01/01 - 2016 Investigador (Investigação) Centre de Recherche iaelyon Magellan, França
Université Jean Moulin Lyon 3, França
2011/09/01 - 2015/09/01 Investigador (Investigação) Centre de Recherche Clermontois en Gestion et Management (CRCGM), França
Université Clermont Auvergne, França
2011/01/01 - 2011/07/01 Estagiário de Investigação (Investigação) Centre de Recherche Clermontois en Gestion et Management (CRCGM), França
Université Clermont Auvergne, França

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/07 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2015/10/08 - 2021/06/06 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2016/09/01 - 2018/02/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal
2014/09/01 - 2015/09/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Université Jean Moulin Lyon 3, França
Université Jean Moulin Lyon 3 iaelyon School of Management, França
2011/09/01 - 2014/09/01 Assistente (Docente Universitário) Université Clermont Auvergne, França
Université Clermont Auvergne, França

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12 - Atual Diretor de curso da Licenciatura em Marketing Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2020/12 - Atual Subdiretor do Departamento de Gestão Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2018/09/01 - Atual Membro da Direção (Co-Coordenador) Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/09/01 - Atual Coordenador da Linha de Investigação "Social Web Applied to Culture, Economy and Society" (SWACES) Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/05 - 2023/09 IPV Inova e Inclui - A12: Práticas inovadoras e digitais em engenharia e gestão - e-learning by doing
POCH-02-53I2-FSE-000014
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Social Fund
Concluído
2021/04/01 - 2023/03/31 INOV C+ - Valorização Económica da Inovação Inteligente da Região Centro
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal
Centro 2020
Concluído
2020/01 - 2022/01 FZ - Farinha de zângão: inovar no produto e na proteção da colmeia
PROJ/IPV/ID&I/013
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Concluído
2020/07/27 - 2020/10/27 Competências Emocionais e Prevenção do Abandono no Ensino Superior
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/12/01 - 2017/09/01 Need for Drama (NFD) and Consumer Behavior
Investigador responsável
Academy of Marketing Science (AMS), Estados Unidos
Concluído
2014/01/01 - 2016/09/01 Chaire de Recherche Lyon 3 Coopération
Investigador
Centre de Recherche iaelyon Magellan, França
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinheiro, Sara Mendes; Fernandes, Inês Beatriz; Bacalhau, Lara Mendes; Ferreira, Bruno. Autor correspondente: Bacalhau, Lara Mendes. "Augmented Reality and Brand Perception: A Review of Strategies and Impact on Consumer Behavior". Trabalho apresentado em ICMarkTech'23 -The 2023 International Conference on Marketing and Technologies, Prague, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Lisboa, Ana; Abrantes, José Luís; Ferreira, B. E. M.; Figueiredo, Natália; Vaz, Paulo. Autor correspondente: Lisboa, Ana. "Country of origin and consumer attitudes". Trabalho apresentado em Australian & New Zealand Marketing Academy Conference, Dunedin, 2023.
    Publicado
  3. Brambilla, Flavio Régio; Ferreira, Bruno; Reyes-Mercado, Pável; Ngoc, Duc Nguyen; Paparoidamis, Nicholas G.. "The Koala and the Kangaroo effects: from Melbourne to Algarve". 2016.
Artigo em revista
  1. Thais Guerra Braga; Nelson Casarotto Filho; Douglas Wegner; Flávio Brambilla; Ferreira, B.. "Strategic Networks’ Dynamics: Evidence of Member Firms’ Retention and Departures in Brazil". Administrative Sciences (2024): https://www.mdpi.com/2076-3387/14/4/65.
    10.3390/admsci14040065
  2. Bruno M. Ferreira; José Luís Abrantes; Manuel Reis; Flávio R. Brambilla. "A Longitudinal Study on Sustainability Perceptions in Portugal". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15075893.
    10.3390/su15075893
  3. Guiné, Raquel P. F.; Florença, Sofia De Guiné E; Anjos, O.; Correia, Paula; Ferreira, Bruno; Costa, Cristina Amaro Da; Guiné, Raquel; et al. "An Insight into the Level of Information about Sustainability of Edible Insects in a Traditionally Non-Insect-Eating Country: Exploratory Study". Sustainability (2021): http://hdl.handle.net/10400.19/6857.
    https://doi.org/10.3390/su132112014
  4. Bruno Morgado Ferreira; José Luis Abrantes; Ana Seabra; Isabel Mateos Rubio. "Digital technology and eWOM in the context of higher education: a study from Portugal and Spain". Journal of Marketing for Higher Education (2020): https://doi.org/10.1080/08841241.2020.1834488.
    10.1080/08841241.2020.1834488
  5. Bruno M. Ferreira. "Packaging texture influences product taste and consumer satisfaction". Journal of Sensory Studies (2019): https://doi.org/10.1111/joss.12532.
    10.1111/joss.12532
  6. Amaro, Suzanne; Morgado Ferreira, Bruno; Henriques, Carla; Ferreira, Bruno. "Towards a deeper understanding of the purchase of souvenirs". Tourism and Hospitality Research (2019): 146735841984813. http://dx.doi.org/10.1177/1467358419848139.
    10.1177/1467358419848139
  7. Amaro, Suzanne; Ferreira, B. M.; Henriques, Carla. "Os factores determinantes na compra de souvenirs: Uma análise exploratória". Revista Turismo & Desenvolvimento 27/28 2 (2017): 113-115.
    Publicado
  8. Bruno Morgado-Ferreira; Capelli, Sonia; Morgado-Ferreira, Bruno. "A importância do toque em marketing". Millenium - Journal of Education Technologies and Health 2 2 (2017): 121-133. https://doaj.org/article/e5462ab579d0483dae7e1620003a1718.
    https://doi.org/10.29352/mill0202e.10
  9. Sonia Capelli; Bruno Ferreira; Christine Lambey-Checchin. "Comment faire évoluer les prix en situation de crise ? La cas d'une pénurie de carburant.". Décisions Marketing 71 (2013): 77-92. https://doi.org/10.7193%2Fdm.071.77.92.
    10.7193/dm.071.77.92
Capítulo de livro
  1. Brambilla, Flávio Régio; Ferreira, B. M.. Autor correspondente: Ferreira, B. M.. "Schools’ Evaluations and the Advocacy Roles of Students: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 61-62. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-89883-0_13
  2. Amaro, Suzanne; Ferreira, Bruno; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques Mendes; Bastos, José. "O Projeto Mark’it: a aplicação do ensino e aprendizagem por projeto na Licenciatura em Marketing do Politécnico de Viseu". In Pedagogia no ensino superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, Portugal: IPV/ESEV, 2022.
  3. Brambilla, Flávio Régio; Hantt, Ana Flávia; Ferreira, B. M.. "Value Co-creation and the Media Market Segment: A Multiple Case Studies Analyzed under the Approach of Service Dominant Logic of Marketing: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 25-26. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-95346-1_7
  4. Aparício, Graça; Martins, Isabel; Ferreira, Manuela; Bastos, José; Ferreira, B. M.; Santos, M.; Santos, B.. "Qualidade de Vida em Estudantes do Ensino Superior: Revisão Exploratória de Literatura". In Competências Emocionais e Prevenção do abandono Escolar, editado por Manuela Ferreira; Sofia Campos; Ana Paula Cardoso; Claudia Chaves, 78-86. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas, 2021.
    Publicado
  5. Ferreira, Bruno Morgado; Marli, Diana. "Live Music and Consumers’ Attitudes: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 831-831. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-02568-7_221
  6. Ferreira, Bruno Morgado; Caldara, Cindy. "Portuguese and French Validation of Need for Drama (NFD) Scale in Consumer Behavior: An Abstract". In Developments in Marketing Science: Proceedings of the Academy of Marketing Science, 239-239. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-99181-8_73
  7. Amaro, Suzanne; Ferreira, B. M.; Henriques, Carla. "What is important in asouvenir?". In The Art of Living Together: Advances in Tourism Marketing Conference, 27-30. Portugal, 2017.
    Publicado
  8. Ferreira, Bruno; Bruno Ferreira. "The Sensory Features of Packaging and Its Effects on Product Perception: An Abstract". Academy of Marketing Science, 2017.
    10.1007/978-3-319-47331-4_265
  9. Ferreira, Bruno; Capelli, Sonia; Trendel, Olivier; Bruno Ferreira; Sonia Capelli; Olivier Trendel. "The Congruency Between the Container and the Content: Should We Texture Everything to Seduce the Consumer?". Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-19428-8_61
  10. Ferreira, Bruno; Capelli, Sonia; Trendel, Olivier; Bruno Ferreira; Sonia Capelli; Olivier Trendel. "Touching but with the Eyes Only! The Effectiveness of Textured Packaging and the Moderating Effect of Previous Tactile Stimulation". Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-24184-5_139
  11. Ferreira, B. M.; Capelli, Sonia. "The effects of the haptic perception of packaging texture in product perceptions". In ATINER'S Conference Paper Series. Grécia: ATINER, 2012.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Rocha, Ana Isabel de Almeida Ribeiro Fernandes da; Cunha, Madalena; Ferreira, B. M.; Maria Adriana Henriques. "Implementação de intervenções eNURSING: a perceção das pessoas com artrite reumatóide". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional / 5º Congresso nacional da ACEPS : Cidadania em Saúde: Barómetro Social e Humano, Guarda, 2023.
    Publicado
  2. Ferreira, Bruno; Spinosa, Patrícia; Reis, Manuel. "Entomophagy: insect consumption as sustainable food alternative". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022: SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT, Olhão, 2022.
    Publicado
  3. Ferreira, Bruno; Abrantes, José Luís; Reis, Manuel. "Sustainable threats and opportunities in times of COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2022: SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT, 2022.
    Publicado
  4. Figueiredo, Maria; Matias, Rogério; Alves, Valter; Bastos, Nuno; Duarte, Rui Pedro; Ferreira, B. M.; Cunha, Carlos; Figueiredo, Maria Pacheco; Ferreira, Bruno. "Professional Development for Higher Education Teaching Staff: An Experience of Peer Learning in a Portuguese Polytechnic". Trabalho apresentado em 15th International Technology, Education and Development Conference, Online, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1270
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, B. M.. "The influence of the texture of a package : an approach by explicit and implicit methods (L’influence de la texture d'un emballage: une approche par des méthodes explicites et implicites)". Doutoramento, Université Clermont Auvergne, 2014. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.32975.79527.
    10.13140/RG.2.2.32975.79527

Outros

Outra produção
  1. Communication in Relief: Should We Embosse the Brand or the Product?. 2016. Sonia Capelli; Bruno Ferreira; Fanny Thomas. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-29877-1_154.
    10.1007/978-3-319-29877-1_154
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/04 Country of Origin and Consumer Attitudes ANZMAC Conference 2023
University of Otago (Dunedin, Nova Zelândia)
2023/12/01 Augmented Reality and Brand Perception: A Review of Strategies and Impact on Consumer Behavior ICMarkTech'23
The 2023 International Conference on Marketing and Technologies (Praga, República Checa)
2023/05/18 Examining Consumers Ideological Incompatibility with Brand Hate and Social Desirability 48th AMS Annual Conference
Academy of Marketing Science (Nova Orleãs, Estados Unidos)
2023/05/18 Consumption and Alternatives to Meat in Portugal 48th AMS Annual Conference
Academy of Marketing Science (Nova Orleãs, Estados Unidos)
2022/11/18 Entomophagy: insect consumption as sustainable food alternative TMS 2022 Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2022/11/16 Sustainable threats and opportunities in times of COVID-19 pandemic TMS 2022 Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2022/11/16 Brand Activism Causes on Brand Positioning TMS 2022 Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2021/12/06 Conhecimentos e práticas de sustentabilidade dos jovens adultos portugueses ICCESUS – International Conference on Communication and Environmental Sustainability
ESEV IPV (Online, Portugal)
2021/07/01 The dynamics of Portuguese e-shoppers during 2020 lockdown International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
IPV (Online, Portugal)
2021/07/01 Knowledge about sustainability of edible insects: an investigation in a sample of Portuguese citizens International Conference on Multidisciplinary Research (CMR)
IPV (Online, Portugal)
2021/06/04 Value Co-creation and the Media Market Segment: A Multiple Case Studies Analyzed Under the Approach of Service Dominant Logic of Marketing 2021 Academy of Marketing Science Virtual Conference
Academy of Marketing Science (Online, Estados Unidos)
2021/05/10 How the convenience, the planning and the experiences influence the amount spent in online shopping during COVID-19 in Portugal Global Conference on Services and Retail Management (GLOSERV 2021)
GLOSERV (Online, Itália)
2020/12/16 Schools’ evaluations and the advocacy roles of students 2020 AMS Annual Conference
Academy of Marketing Science (Miami, Estados Unidos)
2019/04/01 Opinions and Behaviors of Higher Education Students in the Digital World 2019 SIG International Colloquium for Higher Education Marketing
Academy of Marketing Science (Sevilha, Espanha)
2018/06/27 Live music and consumers' attitudes 21th AMS World Marketing Congress
Academy of Marketing Science (Porto, Portugal)
2018/05/23 Portuguese and French validation of Need For Drama (NFD) scale in consumer behavior 46th AMS Annual Conference
Academy of Marketing Science (New Orleans, Estados Unidos)
2018/05/16 Le Besoin de Drame (NFD) : validation d’échelle en France et au Portugal 34ème congrès international de l'AFM
Association Française du Marketing (Strasbourg, França)
2017/09/19 The return of koala and kangaroo effects: refining an alternative scale for consumer behavior 6th M-Sphere Conference
M-Sphere (Viseu, Portugal)
2017/09/19 Sex education and risk behaviors: insight on portuguese girls 6th M-Sphere Conference
M-Sphere (Viseu, Portugal)
2017/09/19 Education with Social Media Technologies 6th M-Sphere Conference
M-Sphere (Viseu, Portugal)
2017/09/19 The influence of live music on consumer behavior 6th M-Sphere Conference
M-Sphere (Viseu, Portugal)
2017/09/06 What is important in a souvenir? 7th Advances in Tourism Marketing Conference (ATMC)
ATMC (Casablanca, Marrocos)
2017/05/17 Os factores determinantes na compra de souvenirs: Uma análise exploratória INVTUR 2017
INVTUR (Aveiro, Portugal)
2016/11/17 The Koala and the kangaroo effects: from Melbourne to Algarve TMS 2016 Tourism & Management Studies International Conference
TMS (Olhão, Portugal)
2016/07/22 The sensory features of packaging and its effects on product perception 19th AMS World Marketing Congress
Academy of Marketing Science (Paris, França)
2015/07/17 Communication in relief: should we embosse the brand or the product? 18th AMS World Marketing Congress
Academy of Marketing Science (Bari, Itália)
2014/08/07 The congruency between the container and the content: should we texture everything to seduce the consumer? 17th AMS World Marketing Congress
Academy of Marketing Science (Lima, Peru)
2014/05/15 Une étude implicite de la dualité marque/région d’une marque-région 30ème Congrès de l' AFM
Association Française du Marketing (Montpellier, França)
2013/07/18 Touching but with the eyes only! The effectiveness of textured packaging and the moderating effect of previous tactile stimulation 16th AMS World Marketing Congress
Academy of Marketing Science (Melbourn, Austrália)
2013/06/06 The effect of tactile stimulation on e-shoppers’ attitudes and purchase intentions toward products 42th EMAC Annual Conference
EMAC (Istanbul, Turquia)
2013/05/16 Le rôle de la texture du packaging lors d’un achat en ligne 29ème Congrès de l'AFM
Association Française du Marketing (La Rochelle, França)
2012/07/04 The effects of the haptic perception of packaging texture in product perceptions 10th Annual International Conference on Marketing
ATINER (Atenas, Grécia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022/12/02 Marketing Digital aplicado em B2B no caso da PCIadvanced
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 - 2022/11/09 Experiências do consumidor e estímulos sensoriais em e-commerce de vestuário
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 - 2022/11/09 Digitalização de Pequenas e Médias Empresas: Planeamento e Aplicação de Marketing Digital
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 - 2022/10/12 Antecedentes e Consequências do Brand Hate e a Influência dos Traços de Personalidade
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2020 - 2021/11/11 Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do Montemuro
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021/07/27 A inserção do Branding Disney no Universo Cinematográfico da Marvel
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021/07/22 Ativismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociais
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021/03/25 Estudo de Neuromarketing Aplicado à Publicidade: Análise da Visibilidade e da Atração dos Elementos Visuais
Orientador
Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 A música ao vivo como Estratégia de Marketing
Orientador
Marketing Research (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Os Efeitos do Cheiro a Limão Sobre a Indução de Emoções Por Estímulos Visuais e Auditivos
Orientador
Marketing Research (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/30 - 2023/05/30 Mark'it, 11ª edição, School Sweet School (2023/05/30 - 2023/05/30)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2023/03/23 - 2023/03/24 IX Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) com a participação de 140 alunos e 50 professores de 8 IES portuguesas e espanholas. (2023/03/23 - 2023/03/24)
Concurso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2023/03/23 - 2023/03/24 IX Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) (2023/03/23 - 2023/03/24)
Concurso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2022/05/24 - 2022/05/24 Mark'it, 10ª edição, Think Local Act Global (2022/05/24 - 2022/05/24)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2022/04/06 - 2022/04/07 VIII Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) (2022/04/06 - 2022/04/07)
Concurso (Membro da Comissão Científica)
Escuela Politécnica Superior de Zamora, Espanha
2021/12/06 - 2021/12/07 ICCESUS – International Conference on Communication and Environmental Sustainability (2021/12/06 - 2021/12/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/06/01 - 2021/06/01 Mark'it, 9ª edição, Rebranding (2021/06/01 - 2021/06/01)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021/05/19 - 2021/05/19 VII Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) (2021/05/19 - 2021/05/19)
Concurso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Webinar Insects: food with a future?, no ambito do Projeto FZ - Farinha de Zangão (2021/04/30 - 2021/04/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Investigação em Serviços Digitais, Portugal
2021/01/04 - 2021/04/20 "2021 CISeD Research Webinar Series", 4 eventos online (2021/01/04 - 2021/04/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Investigação em Serviços Digitais, Portugal
2020/06/01 - 2020/06/01 Mark'it, 8ª edição, Futuro Sustentável (2020/06/01 - 2020/06/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/03/06 - 2023/03/06 Participação como orador, “Vantagens do Mundo Online”
Seminário
Vantagens do Marketing Digital para o seu Negócio
Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), Portugal
2023/02/16 - 2023/02/16 Participação como orador, “Marketing Digital & as Inteligências Artificiais”
Seminário
V Jornadas do Ensino Profissional na Escola Secundária Viriato
Escola Secundária Viriato, Portugal
2022/03/10 - 2022/03/10 Participação como orador, “Marketing nas Redes Sociais”
Seminário
IV Jornadas do Ensino Profissional na Escola Secundária Viriato
Escola Secundária Viriato, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Participação como orador, “The Portuguese consumers’ perspective on insects and their derivatives as foods”, no ambito do Projeto FZ - Farinha de Zangão
Seminário
Webinar Insects: food with a future?
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/07/29 - 2020/07/29 Participação como formador de "Construção de questionário on-line" (4h)
Oficina (workshop)
Escola de Verão "Verão Com Ciência" coordenada pela Professora Manuela Ferreira sobre "Competências Emocionais e Prevenção do Abandono no Ensino Superior"
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal
2020/02/14 - 2020/02/14 Participação como orador, “Marketing Digital & Meios de Comunicação Digital”
Oficina (workshop)
II Jornadas do Ensino Profissional
Escola Secundária Viriato, Portugal
2020/01/24 - 2020/01/24 Participação como formador (3h), "Ferramentas digitais para a avaliação dos alunos pelos alunos", com o Professor Nuno Bastos
Oficina (workshop)
Workshop Apps & Coisas "Partilha de Experiências Pedagógicas
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Portugal
2019/11/13 - 2019/11/13 Participação como formador, "Acadly"
Oficina (workshop)
Workshop Apps & Coisas "Partilha de Experiências Pedagógicas"
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019/10/22 - 2019/10/22 Participação como formador, "Ferramentas digitais para a avaliação dos alunos pelos alunos"
Oficina (workshop)
Workshop Apps & Coisas "Partilha de Experiências Pedagógicas"
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019/01/24 - 2019/01/25 Participação como formando
Oficina (workshop)
XI Workshop Sección de Estrategia Empresarial & II Workshop Sección de Marketing - ACEDE - Latent Dirichlet Allocation (LDA) & Qualitative Comparative Analysis (QCA)
Universidad de Valladolid Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, Espanha
2018/09/28 - 2018/09/28 Participação como responsável e animador da atividade de Investigação em Marketing "Poupado ou Esbanjador? Venha descobrir!"
Encontro
Noite Europeia dos Investigadores (NEI-ERN)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/06/09 - 2018/06/09 Participação como formador, "Ferramentas & Plataformas Digitais"
Oficina (workshop)
Workshop de “Marketing Digital”
UGT Viseu, Portugal
2018/04/04 - 2018/04/05 Participação como formando
Oficina (workshop)
Learnin´s Creatin´ Workshop: Resolver problemas de CI&DT, reduzindo o abandono e melhorando as qualificações dos estudantes, utilizando metodologias de aprendizagem activa
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/03/30 - 2016/03/30 Participação como orador, “Novas tendências em comportamento do consumidor: Neuromarketing e Nudge Marketing”
Encontro
"Semana Cultural", organizada pela Associação de Estudantes do IPV
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/03/17 - 2016/03/17 Participação como orador, “Neuromarketing: Os teus neurónios à descoberta”
Encontro
Encontros da Viriato
Escola Secundária Viriato, Portugal
2015/04/28 - 2015/04/28 Participação como orador, "O cérebro do consumidor no foco do Marketing"
Seminário
Neuromarketing
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2013/09/27 - 2013/09/27 Thomas F., Ferreira, B., & S. Capelli (2013), L’impact de l’ajout de relief sur un support publicitaire d’un produit alimentaire hédoniste.
Encontro
9ème Journée AFM du Marketing Agroalimentaire
Association Française du Marketing (AFM), França
2012/06/13 - 2012/06/14 L’effet de la texture du packaging sur la perception du consommateur
Congresso
21ème Congrès des IAE, Poitiers
Université de Poitiers, França
2012/05/31 - 2012/06/01 Présentation de l'avancement des travaux de recherche
Encontro
2èmes Doctoriales en Management, Marrakech, Marroccos
Université Cadi Ayyad, Marrocos

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 O Voice commerce: Análise de tendência na perspetiva do consumidor
Arguente principal
Mariana Reis Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2023/12/15 Marketing Infantil: os meios de comunicação e a sua influência no consumidor infantil
Arguente principal
Daniela Silva Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
2023/12/12 Publicidade Programática: Desafios e Oportunidades
Arguente principal
Paulo Alexandre Gomes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/12/12 Relatório de Estágio: Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
Arguente principal
Sara Maria Gouveia da Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/11/15 A lealdade e os hábitos do consumidor com a marca: Análise em tempos de crise
Arguente principal
Ana Rita Fernandes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2023/06/26 Transformação digital das atividades da escola equestre d'Aveiro - Grupo Maya Seco
Arguente
Susana Isabel Lages Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/06/26 Novas formas de credibilizar o vinho no meio rural do século XXI
Arguente
Nuno Ribeiro Margarido (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/06/26 Marketing experiencial no turismo: o caso da Apulia Praia Hotel
Arguente
Andreia Sampaio Capitão (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/02/02 A dinamização do marketing interno no Grupo Testa
Presidente do júri
Filipe Marques Cruz Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2022/11/29 Influencia-me: uma análise sobre os atributos mais procurados em Influenciadores Digitais por hotéis de luxo
Arguente
Amanda Franco Ludescher (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/11/10 Estratégias de marketing para o lançamento de um livro autopublicado
Presidente do júri
Neide Isabel Rodrigues da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021/11/24 Os vídeos virais e trends como estratégias de marketing de influência para as marcas de moda e beleza na rede social TikTok
Arguente principal
Adriana Pires Antunes Felizardo (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/07/29 Estudo à intenção de uso do consumidor a sistemas de pagamento móvel recorrendo a near field communication
Presidente do júri
David Francisco Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/07/11 Principais fatores motivacionais na compra de livros de ficção
Arguente
Luís António Ferreira Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2014 - Atual Congressos da AMS (Academy of Marketing Science) Diversos
2023/05/17 - 2023/05/19 48th Academy of Marketing Science Annual Conference Nova Orleãs (USA)
2022/09 - 2023/05/19 2023 Academy of Marketing Science Annual Conference (48th) New Orleans
2013 - 2016 Congressos da AFM (Association Française du Marketing) Diversos
2014 - 2015 Congressos do EMAC (European Marketing Academy) Diversos

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Journal of Marketing for Higher Education (1540-7144) Taylor & Francis
2018/03/01 - Atual Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) Instituto Politecnico de Viseu

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/11/12 - 2020/11/17 Mentor no Tourism Explorers, no IPV, nos dias 12 e 17 de novembro de 2020.
Especialista
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Turismo de Portugal
2019/04 - 2019/09 Nomeado para elaboração, avaliação e realização das provas de admissão ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Contabilidade da ESTGV
Avaliador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019/04 - 2019/09 Nomeado para elaboração, avaliação e realização das provas de admissão ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Gestão de Empresas da ESTGV
Avaliador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019/04 - 2019/09 Nomeado para elaboração, avaliação e realização das provas de admissão ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Gestão de Empresas Pós-Laboral da ESTGV
Avaliador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2019/04 - 2019/09 Nomeado para elaboração, avaliação e realização das provas de admissão ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Marketing da ESTGV
Avaliador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2012/09/01 - 2013/06/12 Gestor da plataforma para as submissões de comunicações para a XXII Conferência da AIMS 2013 (Association Internationale de Management Stratégique)
Outro
Université Clermont Auvergne, França

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual Academy of Marketing Science (AMS) Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/11/06 - Atual Membro Eleito no Conselho Técnico-Científico da ESTGV
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2017/09/01 - Atual Membro do Júri da Comissão de Creditação de Formação Académica, Formação Profissional e Experiência Profissional da ESTGV para o curso de Licenciatura em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2017/04 - Atual Membro do Júri da Comissão para o Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Marketing
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2016/04 - Atual Membro do Júri da Comissão para o Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos para o curso da Licenciatura em Gestão de Empresas Pós-laboral
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021/10/06 - 2023/12/04 Membro Eleito no Conselho Pedagógico da ESTGV
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021/07/01 - 2021/07/01 Chair da Sessão "Technologies" na International Conference on Multidisciplinary Research (CMR), IPV, no dia 1 de julho.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017/09/01 - 2021/07/01 Membro do Júri da Comissão de Creditação de Formação Académica, Formação Profissional e Experiência Profissional da ESTGV para o curso de Licenciatura em Turismo
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2016/11/01 - 2021/07/01 Membro da Comissão para Acompanhamento dos alunos e ex-alunos dos ciclos de estudos do departamento de Gestão da ESTGV quanto à sua inserção e desenvolvimento no mercado de trabalho
Coordenador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2012/09 - 2013/09 Nomeado representante dos doutorandos do CRCGM para o ano letivo 2012/13 no Conselho Científico da ED 245 (École Doctorale des Sciences Économiques, Juridiques, politiques et de Gestion de l'Université d'Auvergne)
Membro
Université Clermont Auvergne, França
Distinções

Prémio

2015 Finalista do Prémio: Prix de Thèse Sphinx 2015 (4a edição)
Librairie Le Sphinx, França
2015 Finalista do Prémio: Prix Jeune Chercheur 2015
Ville de Clermont-Ferrand, França