Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Maria Campêlo Fernandes
Nomes de citação
- Campelo, Isabel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7C1E-E9C0-5AD9
- ORCID iD
- 0000-0002-0325-9136
Telefones
- Telemóvel
-
- 964031415 (Pessoal)
Moradas
- Rua General Norton de Matos, 2 - 8A, 2830-345, Barreiro, Setúbal, Portugal (Pessoal)
Websites
- http://718111674792921220.weebly.com/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/12 - 2019/12/18
Concluído
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Back to the “black-box”: experiencing music in a Lisbon recording studio"
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
2018/09 - 2019/06
Concluído
|
Acústica e Estudos de Sons (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2018/06/11 - 2018/09/11
Concluído
|
Erasmus + (Outros)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Very Good |
2004 - 2010/12/10
Concluído
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Na Estrada com Rui Veloso: a Construção da Performance"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
CAP (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
1977/09 - 1981/07/14
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Português/Inglês
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Fragmentos de um adeus: fado, tango e música popular brasileira em cena
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/07/26 | "Are you unwrapping that CD ? Music and communities of meaning making in the Eurovision Song Contest | 46th ICTM World Conference
INET MD - Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2022/05/03 | "Northerns and Southerners”: politics and music within the European space | Song Contest / Song Context - Transmedia perspectives on Eurovision
Università di Torino (Turin, Itália)
|
2021/07/10 | "Are you Taking the Plastic from the CD?" - music, audiences and behaviors in the Eurovision Song Contest | KISMIF Conference 2021
Faculty of Arts of the University of Porto (FLUP) (Porto, Portugal)
|
2019/06/24 | "Refections upon the genderdization of popular music professions - the Portuguese case" | 20th Biennial IASPM Conference - "Turns and Revolutions in Popular Music Studies"
School of Music, The Australian National University Canberra, Australia, (Canberra, Austrália)
|
2018/07/11 | "Between “Beauty and the Beast”: the unique case of Cantigas do Maio in the sphere of Portuguese recording industry in the 1970s" | 3rd ICTM Forum
Central Conservatory of Music - Beijing (Pequim, China)
|
2018/07/07 | "Refections upon the “genderdization” of popular music professions - the Portuguese case" | KISMIF Conference 2018
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/12/02 | "Between “Beauty and the Beast”: the unique case of Cantigas do Maio in the sphere of Portuguese recording industry in the 1970s." | 11th Art of Record Production Conference
University of Allborg (Allborg)
|
2016/07/20 | "“Tanto mar”: The role of Portuguese translations in the shaping of Brazilian and Portuguese popular music in the last five decades" | EUPOP 2016
Université Paris Ouest (Paris, França)
|
2015/06/29 | "The role of Portuguese translations in the shaping of Brazilian and Portuguese popular music (1960-2013)" | IASPM 18th Biennial Conference - "Back to the Future: Popular Music in Time"
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
|
2014/12/04 | "From Schizophrenia to Creativity-how to survive in the music business in a peripheral country and still be creative" | 2014 IASPM Norden Conference - "Making Music – Producing Sound: The Nordic Angle"
Oslo University (Oslo, Noruega)
|
2014/12 | “That extra thing”- the role of session musicians in the recording industry¿" | 9th Art of Record Production Conference
Oslo University (Oslo, Noruega)
|
2013/11/03 | Da “maçã” ao “morango”: os processos de produção musical em estúdio e a negociação pelo “som” final do fonograma" | ENIM
ENIM (Cascais, Portugal)
|
2013/07/12 | "The “virtual” producer in the recording studio: media networks in long distance peripheral performances" | 8th Art of Record Production Conference
Université Laval (Quebec City, Canadá)
|
2013/06/24 | "Displacing identity through language: time, space and place in Portuguese pop-rock" | 17th IASPM Biannual Conference - Bridge Over Troubled Waters: Challenging Orthodoxies
IASPM/Universidade de Guijon (Guijon, Espanha)
|
2013/04/04 | "Re-gaining the pleasure of listening to music" | BFE Annual Conference
BFE (Belfast, Irlanda)
|
2012/11/18 | "Tecnologia de gravação audio: um regresso ao passado? " | ENIM
ENIM (Castelo Branco, Portugal)
|
2012/11/08 | "Recording in High-end Studios: an Expendable Audio Recording Practice?" | Sonidos del presente, propuestas de futuro
SIBE (Caceres, Espanha)
|
2012/09/13 | "New sounds after the revolution: Rui Veloso and the Portuguese rock" | From Adele to Zeca Afonso: The Singer-Songwriter in Europe
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2012/04 | "Central and peripheral performances in a pop-rock live performance" | Performance Intercaction
BFE (Durham, Reino Unido)
|
2011/12/02 | "From LA to Lisbon: the “LA Sound” as a referential production sound in Rui Veloso`s recording career" | 7th Art of Record Production Conference
San Francisco State University (San Francisco, Estados Unidos)
|
2011/09/08 | "A Sense of Otherness: The Use of the English Language in the Construction of Portuguese Pop-Rock" | Xenographies II: T. Representation of Foreigners in Literature, Travel Writing Other Discourses
SELGYC, BCLA (Barcelona, Espanha)
|
2011/04/20 | "Sound and Language: anglophone references in the construction of pop-rock music in Portugal, 1980-2010" | 2nd International Conference on Anglo-Portuguese Studies
CETAPS (Lisbon, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/30 - 2022/05/30 | The EUROVISIONS Series - Back from Eurovision, in its first edition, curated by the EUROVISIONS Research Group together with
NOVA FCSH, is an academic meeting that aims to continue, at school, the discussion about the ESC in its various perspectives,
bringing together different enthusiasts - broadcasters, fans, academics or others - that help to keep this mega event alive
throughout the last seven decades. (2022/05/30 - 2022/05/30)
Encontro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/05/31 | A Masterização Como Processo Artístico-Musical
Arguente principal
|
João Renato Martins Alves (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/05/09 - 2023/05/10 | "Representing oneself and the Other" | Liverpool Hope University |
2022/05/10 - 2022/05/11 | Adding value: Music & Public Television | Sala Lauree, Centro Aldo Moro (Università di Torino) |
2021/06/17 - 2021/10/18 | "It Was Fifty Years Ago Today": An Academic Tribute to The Beatles International Conference" | CETAPS & NOVA University of Lisbon |
2021/05/29 - 2021/05/30 | "The Power of Change II A History and Histories of Transformation" | EUROVISIONS |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/04/09 - Atual | "Trás pra Frente", RTP Memória | Television history, music, theater |
2023/02/14 - Atual | Sociedade Civil | A Importância da Música |
2022/09/30 - Atual | Maus Exemplos | |
2023/02/02 - 2023/02/02 | A Nossa Tarde | |
2022/05/09 - 2022/05/13 | Notas de Autor |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/05/26 - 2020/05/28 | "The power of change: Challenges and opportunities for Eurovision" (third edition of the EUROVISIONS conference). This was
an online conference (due to the pandemics) broadcast to youtube with invited speakers associated to the Eurovision Song Contest
in different roles. The purpose of the EUROVISIONS research group is to bring perspectives from the social sciences and the
humanities to the debate around the multidisciplinary event which the Eurovision Song Contest increasingly is.
Coordenador
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2012 - 2012 | Theater and Music | Fernanda Paulo |