???global.info.a_carregar???
Carla Lacerda. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Lacerda

Nomes de citação

  • Lacerda, Carla

Identificadores de autor

Ciência ID
7E10-92E9-CE3B
ORCID iD
0000-0003-0053-2915

Telefones

Telemóvel
  • 914573828 (Pessoal)

Moradas

  • 2.ª Travessa da Vila das Bravas, n.º 44, 4660-018, Anreade, Resende, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2009/09 - 2022/05/05
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRICULARES: DAS INTENCIONALIDADES GOVERNATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom, com distinção
2005 - 2006
Frequentou
Organização e Avaliação da Formação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2003
Concluído
Gestão Curricular (Mestrado)
Especialização em Matemática, Ciências e Tecnologia
Universidade de Aveiro, Portugal
"Diferenciação Curricular: Concepções e Práticas de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994/09/01 - 1998/06/01
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lacerda, Carla. "A planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  2. Lacerda, Carla. "Da política educativa nacional e supranacional às práticas curriculares". Trabalho apresentado em O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Minho, 2015.
    Publicado
  3. Lacerda, Carla. "A matriz díptica da "reforma" curricular do ensino básico em Portugal". Trabalho apresentado em Currículo e Gestão Curricular, 2014.
    Publicado
  4. Lacerda, Carla. "A iniciação à prática profissional no curso de educação básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu". Trabalho apresentado em Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 2014.
    Publicado
  5. Lacerda, Carla. "As intermitências entre a educação formal e não formal a partir de análise da reorganização da rede escolar: uma crítica à perspetiva urbanocêntrica da educação". Trabalho apresentado em O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias, Braga, 2013.
    Publicado
  6. Lacerda, Carla. "Projetos de ocupação de tempos livres na infância em contextos não formais". Trabalho apresentado em O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias, Braga, 2013.
    Publicado
  7. Lacerda, Carla. "Da política educativa às práticas curriculares". Trabalho apresentado em Escolas, Competição e colaboração: que perspetivas?, Aveiro, 2013.
  8. Lacerda, Carla. "Dinâmicas do jogo da avaliação do desempenho docente: lógicas de competição e colaboração entre pares". Trabalho apresentado em Escolas, Competição e colaboração: que perspetivas?, 2013.
Artigo em revista
  1. Lacerda, Carla. "Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas". Millenium 2 6 (2018): 77-86.
    Publicado
  2. Lacerda, Carla. "A diferenciação curricular como pedra angular da educação inclusiva". (2017): 533-543.
    Publicado
  3. Costa, Marina; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Lopes, Ana; Gomes, Celeste. "Homework in Primary Education from the Perspective of Teachers and Pupils". Procedia - Social and Behavioral Sciences 217 (2016): 139-148. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.047.
    10.1016/j.sbspro.2016.02.047
  4. Lacerda, Carla Sofia. "As opções políticas nos meandros das conceções e práticas dos professores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 204. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.564.
    10.17979/reipe.2015.0.06.564
  5. Lacerda, Carla. "Curriculum integration in teacher training: A reflection focused on supervised teaching practice at the higher school of education of Viseu". (2013): 562-566.
    Publicado
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/22 A relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo percecionada por futuros professores
Arguente
Elsa Marina Moreira Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/12/19 Educação em Valores na Educação Pré-EScolar: análise do potencial da rotina educativa
Arguente
Ana Catarina Ferreira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/11/14 A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Portugal e Brasil
Orientador
Fernanda Hammes Jaraceski (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal