???global.info.a_carregar???
Daniela Andrade Vilaverde e Silva is a Assistant Professor of Department of Social Sciences of Education and researcher at the Research Centre in Education, Institute of Education of the University of Minho (Campus de Gualtar, Braga, Portugal). She holds a PhD in Education, in the area of knowledge of Organization and School Administration with the thesis entitled “Action logics of adult education”. She has experience in research projects in schools and non-formal education organizations. She has taught several subjects and courses, in the areas of social sciences of education: Sociology of Education, Educational Administration and training management, in terms of initial and master degree training of educators and teachers. She has supervised graduate students in the realization of academic master's and Phd in several organizations (school and non-formal education organizations).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniela Andrade Vilaverde e Silva

Nomes de citação

  • Silva, Daniela Vilaverde

Identificadores de autor

Ciência ID
7E11-BFF9-DFA0
ORCID iD
0000-0001-8781-4995

Endereços de correio eletrónico

  • dsilva@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 253604630 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2013
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Organização e Administração
Universidade do Minho, Portugal
"Lógicas de Ação na educação de Adultos: um olhar sociológico-organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2001 - 2004
Concluído
Education [Educação] (Mestrado)
Especialização em Organizações Educativas e Administração
Universidade do Minho, Portugal
"Lógicas de Acção em contexto de Autonomia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1999
Concluído
Education [Educação] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01/04 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2004/06/28 - 2013/01/03 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2000/01/10 - 2004/06/28 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - Atual Diretora de Curso da Licenciatura em Educação Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/07 - Atual Diretora de Curso da Licenciatura em Educação (pós-laboral) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Member of the Pedagogical Council of the Institute of Education [Membro do Conselho Pedagógico do Instituto de EducaçãoEducação] Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - Atual Member of the Degree Course in Education Committee [Membro da Comissão de curso da Licenciatura em Educação] Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2013 - Atual Council member Department of Social Sciences of Education [Membro do Conselho de Departamento de Ciências Sociais da Educação] Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2008/04 - 2009/12 Membro do Conselho Académico na qualidade de representante dos docentes não doutorados do IEP Universidade do Minho, Portugal
2008/04 - 2009/05 Membro do Senado Universitário na qualidade de representante dos docentes não doutorados do IEP Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Member of the editorial board of Revista Portuguesa de Educação [Membro do corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação] Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007 - Atual Integrated researcher at the Education Research Center (CIEd) of the University of Minho [Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho] Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/05/09 - 2024/05/31 Project TRACER - Transformative Roma Art and Culture for European Remembrance
Investigador
Em curso
2021/03/01 - 2024/02/29 SMOOTH - Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Education Policies, Governance and Management: Education 3D-Democracy, inequality and difference
CIEd
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Em curso
2018/01 - 2020/03 RISE – Roma Inclusive School Experience
ACTION NUMBER 777289 - REC-DIS
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2012 - 2014 Organizações Educativas, Padrões de Governação e de Gestão
S/R
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2012 - 2014 Democracia, Diferença e Desigualdades Sociais e Escolares
S/R
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2012 - 2014 O Novo Estatuto do Aluno em Ação: um estudo de um Agrupamento de Escolas no norte de Portugal
S/R
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2007 - 2010 Civismo, Indisciplina e Cidadania
S/R
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE INVESTIGAÇÕES NO CAMPO". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional GalegoPortuguês de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  2. "Miranda, A. & Silva, D. . A EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO CONTÍNUA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE UM GRUPO DE PROFISSIONAIS NUMA UNIDADE DE SAÚDE. , pp. 1901-1913.". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Silva, D. V., Casa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Rodrigues, J., & Barbosa, I.. "Escola, diferenças e (des)igualdades: Discursos docentes sobre a etnia cigana num Agrupamento de Escolas em Portugal". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Gallego Portugués de Psicopedagogía, 2019.
    Publicado • 10.5151/discult2018-06
  4. Silva, Daniela Vilaverde. "Educação de adultos em Portugal no novo milénio: Políticas e racionalidades". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Gallego Portugués de Psicopedagogía, 2019.
    Publicado
  5. Silva, Daniela Vilaverde; Virgínio Sá. "Dinâmicas e representações sobre a gestão escolar: um estudo de caso num agrupamento de escolas". Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  6. Silva, Daniela Vilaverde. "A Certificação Escolar pela via dos processos de RVCC: entre a esperança educativa e a desilusão social". Trabalho apresentado em IX Congresso Português de Sociologia, Faro, 2016.
    Publicado
  7. Silva, Daniela Vilaverde; Guilherme Silva; Carlos Gomes. "O regulamento interno e a gestão da disciplina numa escola pública: inquérito aos alunos". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  8. Silva, Daniela Vilaverde. "O Programa Novas Oportunidades e a aprendizagem ao longo da vida: efeitos da União Europeia em Portugal.". Trabalho apresentado em II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas., Braga, 2015.
    Publicado
  9. Silva, Daniela Vilaverde; Virgínio Sá. "A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas". Trabalho apresentado em II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas., Braga, 2015.
    Publicado
  10. Silva, Daniela Vilaverde. "O Centro e a Periferia na Administração dos Processos de RVCC em Portugal.". Trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Políticas e Administração da Educação – 2014, Porto, 2015.
    Publicado
  11. Silva, Daniela Vilaverde. "A Educação de Adultos no âmago da aprendizagem ao longo da vida : uma visão económica ou emancipadora?".". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, A Coruña, 2015.
    Publicado
  12. Silva, Daniela Vilaverde. ""A Educação/Formação de Adultos no jogo entre o global e o local"". Trabalho apresentado em XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., A Coruña, 2015.
    Publicado
  13. Silva, Daniela Vilaverde; Carlos Gomes; Guilherme Silva. "O Estatuto do Aluno em ação: dimensões normativas, (in) disciplina, e procedimentos organizacionais". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila Real, 2014.
    Publicado
  14. Silva, Daniela Vilaverde. "“A arquitetura administrativa dos processos de RVCC: contributos para uma leitura sociológica”". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2013.
    Publicado
  15. Silva, Daniela Vilaverde. "“Ressonâncias da Certificação obtida pelo RVCC na Vida dos Adultos”". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2013.
    Publicado
  16. Silva, Daniela Vilaverde. "O jogo do informal e do não-formal nos processos de RVCC: Um olhar sociológico". Braga, 2013.
    Publicado
  17. Silva, Daniela Vilaverde. "Adultos e Educação: do abandono precoce da escola ao reencontro encantado". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Coruña, 2011.
    Publicado
  18. Silva, Daniela Vilaverde. "Paradoxos da ‘Autonomia’ consagrada dos Agrupamentos de Escolas -Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações dos docentes de um Agrupamento de Escolas". Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Braga, 2009.
    Publicado
  19. Silva, Daniela Vilaverde; Carlos Gomes; Guilherme Silva. "“Civismo, Indisciplina e Cidadania: pesquisa e análise sociológica num Agrupamento de Escolas do Minho". Trabalho apresentado em Xº Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Investigar, Avaliar, Descentralizar, Bragança: Escola Superior Edu, 2009.
    Publicado
  20. Silva, Daniela Vilaverde. "Jogos de Poder no Conselho Pedagógico". Trabalho apresentado em Colóquio AFIRSE 2006 – Para um balanço da Investigação em Educação de 1960-2005,Teorias e Práticas, Lisboa, 2006.
    Publicado
  21. Silva, Daniela Vilaverde. "A Assembleia de Escola/Agrupamento e a participação da comunidade educativa – subsídios para a sua reflexão a partir de um caso". Trabalho apresentado em VIII Congresso Galaico Português de Psico Pedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernandes, Natália; Sarmento, Teresa; Barra, Marlene; Silva, Daniela; Martins, Fernanda; Casanova, Joana R.. "Co-creation of educational commons spaces to reverse inequalities: project SMOOTH and the Children's Club". Frontiers in Sociology 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fsoc.2023.1235782.
    10.3389/fsoc.2023.1235782
  2. Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo; Silva, Daniela Vilaverde ; Rodrigues, Júlia; Ribeiro, Laura. "Educação inter/multicultural, dispositivos pedagógicos ediálogo entre culturas". Revista ELO 27 (2020): 65-76.
    Publicado
  3. Sá, Virgínio; Silva, Daniela Vilaverde. "Relações de poder na gestão escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas". Investigar em Educação 8 (2019): 103-122.
    Publicado
  4. Silva, Daniela Vilaverde. "Entre o Ser e o Ter: dilemas e sentidos da educação de adultos". Práxis Educacional 14 29 (2018): 17-34. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/303.
    Publicado
  5. Silva, Daniela Vilaverde. "Educação, Institucionalização e legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal". Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas Educação. 26 101 (2018): 1197-1219. http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/issue/view/102.
    Publicado
  6. Silva, Daniela Vilaverde. "A história de vida nos processos de RVCC: leituras críticas sobre a sua construção". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 14 (2017): 186-186. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2809.
    10.17979/reipe.2017.0.14.2809
  7. Silva, Daniela Vilaverde ; Barbosa, Ana Filipa. "A avaliação não é 100% justa! Representações sobre a avaliação de desempenho num estudo de caso". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 10 (2017): 085-085. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.2810.
    10.17979/reipe.2017.0.10.2810
  8. Silva, Daniela Vilaverde. "A administração educativa na nova era digital: a plataforma SIGO nos Centros Novas Oportunidades". Investigar em Educação 6 (2017): 135-156. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/9.
    Publicado
  9. Carlos Gomes; Guilherme Silva; Daniela Vilaverde e Silva. "A Gestão da Disciplina numa Escola Portuguesa: As Opiniões dos Alunos.". Tópicos Educacionais 23 1 (2017): 160-178. https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/230769/24808.
    Publicado
  10. Silva, Daniela Vilaverde. "A Campanha Nacional de Educação de Adultos no Estado Novo : uma leitura dos debates parlamentares". História. Revista da FLUP 6 6 (2016): 71-87.
    Publicado
  11. Silva, Daniela Vilaverde. "Globalização, europeização e educação de adultos: reflexões sobre o programa novas oportunidades em Portugal". Revista Pedagógica 16 32 (2014): 141-168.
    Publicado
  12. Silva, Daniela Vilaverde; Carlos Gomes; Guilherme Silva. "Educação Cívica e Formação Democrática na Escola pública Portuguesa: Opiniões e opções educativas dos professores.". Revista Tempora 14 (2011): 81-97.
    Publicado
  13. Silva, Daniela Vilaverde. "Da Retórica da Autonomia das Escolas à Heteronomia das Práticas Docentes – Análise de um caso num Agrupamento de Escolas Portuguesas". Revista da Faculdade de Educação 13 (2010): 63-85.
    Publicado
  14. Silva, Daniela Vilaverde; Guilherme Silva; Carlos Gomes. "Indisciplina numa Escola Portuguesa: Olhares da Comunidade Educativa". Educação em Revista 11 1 (2010): 93-104.
    Publicado
  15. Silva, Daniela Vilaverde. "Escola, Estratégias e Convenções: Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a ‘autonomia’ consagrada das escolas básicas". Revista de Educação 17 2 (2010): 5-28.
    Publicado
  16. Silva, Daniela Vilaverde. "“Demandas de Poder no Conselho Pedagógico – reflexões a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas”". Revista Portuguesa de Educação 21 2 (2008): 33-68.
    Publicado
  17. Silva, Daniela Vilaverde. "Escolas e Lógicas de Acção Organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa". Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 15 nº 54 (2007): 103-126.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo; Silva, Daniela Vilaverde. "Basic concepts for a theoretically sustained practice". In School education, minorities and life opportunities: Roma inclusive school experiences, editado por Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo; Tagliaventi, Maria Teresa, 25-35. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Humús, 2020.
    Publicado
  2. Silva, Daniela Vilaverde ; Moreira, Maria Alfredo; Casa-Nova, Maria José. "Methodological approach". In Schooleducation, minorities and life opportunities: Roma inclusive school experiences, editado por Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo (BF1A-C5B2-94FF); Tagliaventi, Maria Teresa, 37-47. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2020.
    Publicado
  3. SÁ, Virgínio ; Silva, Daniela Vilaverde. "A diretora em ação: Geografias do poder no agrupamento de escolas de monte pequeno". In Diretores escolares em ação, editado por Lima, Licínio C.; SÁ, Virgínio (031C-E4B4-E90F); Torres, Leonor L., 125-190. Vila Nova de Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão, 2020.
    Publicado
  4. Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo (BF1A-C5B2-94FF); Silva, Daniela Vilaverde. "An inclusive perspective across Northern Portugal". In School education, minorities and life opportunities: Roma inclusive school experiences, editado por Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo (BF1A-C5B2-94FF); Tagliaventi, Maria Teresa, 127-183. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, Daniela Vilaverde; Virgínio Sá; Guilherme Silva; Leonor Torres. Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores. 2015.
  2. Silva, Daniela Vilaverde; Esmeraldina Veloso; Paula Guimarães; Fernanda Martins; Maria Faria. Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Proceedings of 2nd Conference of ELOA. Braga, University of Minho, Portugal: CIEd. 2011.
Livro
  1. Casa-Nova, Maria José; Moreira, Maria Alfredo; Silva, Daniela Vilaverde ; Rodrigues, Júlia; Ribeiro, Laura. RISE – Roma Inclusive School Experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Lisboa, Portugal: ACM-OBCIG. 2020.
    Publicado
  2. Daniela Vilaverde e Silva; Carlos Gomes; Guilherme Silva. Cidadania, Civismo e Indisciplina: investigação numa escola portuguesa.. Braga, Portugal: CIEd - Centro de Investigação em Educação. 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/03 DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE INVESTIGAÇÕES NO CAMPO XVI Congresso Internacional GalegoPortuguês de Psicopedagogia
Braga, CIEd Bento D. Silva; Leandro S. Almeida; Alfonso Barca; Manuel Peralbo; & Regina Alves (Org.) (Braga, Portugal)
2020/09/11 Formação e Trabalho em Diferentes Contextos Organizacionais: uma análise exploratória das investigações/intervenções a partir de relatórios de estágio em educação XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2020/09/10 Navegando em diferentes lógicas - a educação de adultos em Portugal nas principais políticas educativas (2000-2019) XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2018 A gestão no singular num agrupamento de escolas no norte de Portugal VI Congresso Ibero-Americano / IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
FPAE, ANPAE, FEAE (Lleira, Barcelona, Espanha)
2018 Vencer a "batalha da qualificação”: Racionalidades na esducação de adultos em Portugal (2000-2018). XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Educação
SPCE (Coimbra, Portugal)
2017 Social Impacts of Adult Education in Portugal Third Conference of ESREA Network Policy Studies in Adult Education
ESREA (Verona, Itália)
2015 Schools, Difference and Discrimination: Students’ Voices ESA Conference
European Sociological Association ( Prague, República Checa)
2014 Schools and difference: The effects of intersectionality. Midterm Conference in Sociology Of Education.
ESA (Lisbon, Portugal)
2014 Recensão crítica da obra Competências Transversais dos Diplomados do Ensino Superior de Cardoso, C.; Estêvão, C. & Silva, P Homenagem ao Professor carlos Estêvão
(Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual As relações de poder entre Conselho Geral e o Diretor: estudo de caso num Agrupamento de Escolas
Orientador
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 - Atual Educação no contexto associativo: estudo de caso numa associação cultural e recreativa do Minho
Orientador
Ciências da Educação, Sociologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2021/03/03 O levantamento de necessidades de formação no contexto hospitalar – reflexões para o seu aperfeiçoamento
Orientador
Mestrado em Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
2018 - 2021/03/03 A avaliação de desempenho numa empresa de produtos para o lar
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 Cursos Profissionais no Ensino Secundário: Políticas, Práticas E Percursos Escolares NumAgrupamento de Escolas (CIEd), foi vencedor no Concurso ao Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica (2020), 30 de abril de 2021.
Coorientador
Licenciatura em Educação (Licenciatura/Bacharelato)
2019 - 2020/12/03 O processo de acolhimento e análise e descrição de funções no sector têxtil
Orientador
Ciências da Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
2017 - 2020/11/25 Poderes, Decisões e Lógicas de Ação Juvenis. Um estudo sociológico-organizacional numa Associação dos Estudantes em Angola
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2020/09/15 Efeitos da formação nos trabalhadores: contributos para a sua reflexão
Orientador
Ciências da Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 - 2019 As competências transversais no processo de recrutamento e seleção de recursos humanos: um estudo em empresas
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A voz dos trabalhadores na formação: do manual de funções à avaliação de desempenho
Orientador
Mestrado Educação: Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A formação como estratégia de inclusão social? Um estudo sobre a avaliação da formação de desempregados de longa duração
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Gestão de Desempenho de Recursos Humanos: Contribuições e Implicações da Análise e Descrição de Funções
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Políticas e práticas de formação das unidades de saúde hospitalares: um estudo multicasos dos centros de formação dos hospitais
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 Formação e levantamento de necessidades: démarches em contexto empresarial
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Avaliação de Desempenho: Dilemas e desafios
Orientador
Mestrado Educação:Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/19 - Atual Projeto Internacional RISE – ROMA INCLUSIVE SCHOOL EXPERIENCES CONFERÊNCIA NACIONAL (2019/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/12/04 - Atual XVIII Diálogos sobre Educação, A construção social do sucesso educativo. Homenagem ao Professor Eurico Lemos Pires (2018/12/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/07/11 - 2019/07/13 XIV Curso de Verão, Círculo de Saberes 2019 - Remar contra as desigualdades em Educação: práticas, vozes e percursos, do Instituto de Educação, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação (2019/07/11 - 2019/07/13)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/12/06 - 2018/12/07 Seminário Internacional "Empoderando a População Cigana através da produção de Conhecimento: o papel dos Investigadores, Académicos e Sociedade Civil" (2018/12/06 - 2018/12/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/07/05 - 2018/07/07 XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018, ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação (2018/07/05 - 2018/07/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/02/08 - 2018/02/10 III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, subordinado ao tema “Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporânea” (2018/02/08 - 2018/02/10)
Conferência
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011/11/25 - 2011/11/27 II Conferência da ELOA: Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação, Unidade de Educação de Adultos e ESREA (2011/11/25 - 2011/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/09/10 - 2020/09/10 Moderadora Mesa, Educação de adultos, formação e trabalho
Congresso
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2020/02/14 - 2020/02/14 Participação no Final International Conference Project RISE - Roma Inclusive School Experiences - Building a school together inclusive experiences from Roma children
Conferência
Final International Conference Project RISE
Florence Istituto degli Innocenti, Itália
2020/02/13 - 2020/02/13 Participação RISE- Roma Inclusive School Experiences Final Project Meeting
Conferência
RISE - Roma Inclusive School Experiences Final Project Meeting
Municipality of Bologna, Education and New Generations Area, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/10/09 As Reformas do Ensino Superior Brasileiro e o Profissional de Educação em Pedagogia
Arguente principal
Renata Cristina Rocha Medeiros (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/06/29 O Projeto de Intervenção na Escolha e Ação do Diretor: dinâmicas de uma candidatura única de um diretor de continuidade
Arguente
Vítor Manuel Laranjo Serafim (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/06 As Plataformas Informáticas na Gestão Escolar: burocracia ou autonomia?
Arguente
Ricardo Luis Tinoco Gil Godinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/03 O Manual de Funções e Competências como ferramenta da GRH: Um Estudo numa Empresa de Telecomunicações
Arguente
Rui Pedro da Silva Laurido Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/02 Perspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de Educação e Formação: Estudo de caso de uma escola do norte do país
Arguente
Verónica Inês Pinto de Lemos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/02/20 Marketing e Comunicação na Formação de Recursos Humanos
Arguente
Bárbara Soares dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/02/19 Análise organizacional de uma empresa na área da Educação: o trabalho em rede, parceria e projeto
Arguente
Ana Rita Costa Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/31 Avaliação institucional no contexto universitário: fator de desenvolvimento organizacional?
Arguente
Ana Lúcia Vitoriano Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019 DINÂMICAS DE TRABALHO E RELAÇÕES DE PODER NUMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANGOLA
Arguente
Manuel Orlando Capuma (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 O desenvolvimento da formação no quadro das especificidades culturais da instituição: um estudo de caso no setor de hotelaria
Arguente
Carla Leonor Fernandes Pacheco (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 A diversificação dos saberes proporcionados pela instituição militar. Proximidades e distanciamentos
Arguente
João Fernando da Silva Louro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Garantia da Qualidade no Ensino e Formação Profissional - inserção profissional dos diplomados: uma intervenção e estudo de caso
Arguente
Joana Manuela Barbosa da Mota Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Organização da formação: Um estudo sobre as necessidades da formação numa empresa de formação e consultadoria
Arguente
Mariana Alves Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 Desde o Acolhimento até à Avaliação de Desempenho, numa Empresa de Formação e Soluções Empresariais
Arguente
Carla Sofia Silva Veloso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 O DIRETOR DA ESCOLA PRIVADA E A SUA LIDERANÇA (ESTUDO DE CASO)
Arguente
ANA FILIPA XAVIER GUERRA DE CARVALHO (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 Avaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação
Arguente
Pâmela Porfiro da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - Atual Sisyphus – Journal of Education Editora IE-UL
2014/07/09 - Atual Revista Portuguesa de Educação CIEd
2017/12/04 - 2018/01/26 Revista Brasileira de Educação ANPED
2017/03/01 - 2017/03/31 Revista Espaço do Currículo Universidade Federal da Paraíba

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - 2015 Fórum Português de Administração Educacional

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do júri de seleção do concurso para atribuição de Bolsa de Investigação, no âmbito do Projeto “RISE – Roma Inclusive School Experiences” (ACTION NUMBER 777289 - REC-DISC-AG-2016/REC-DISC-AG-2016-02) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 - Atual Membro do júri de seleção do concurso para atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia - Projeto RISE Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Distinções

Outra distinção

1999 ACADEMICAL MERIT
1998 1997/1998 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 4º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
1997 1996/1997 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 3º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
1996 1995/1996 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 2º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
1995 1994/1995 Prémio de Mérito Escolar, referente ao 1º Ano da Licenciatura em Educação/Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal