???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Filipe de Costa

Nomes de citação

  • Costa, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1E-4858-F863
ORCID iD
0000-0003-3758-9050

Telefones

Telemóvel
  • 914063620 (Pessoal)

Moradas

  • Rua do Foral 49, 9600, 071, Ribeira Grande, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2024 - 2024/07/29
Frequentou
Educação Digital e em Rede (Pós-Graduação)
Universidade Aberta, Portugal
20
2021/12/07
Concluído
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2011/07/12
Frequentou
Curso de Profissionalização em Serviço - Grupo 550 - Informática (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
14
2005/07/27
Frequentou
Matemática/Informática (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
12
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/27 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional da Educação e Cultura, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Rede Académica Internacional WEIWER® - Wikis, Educação & Investigação
PTIN/UID4372-LEaD/012018
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. "Integração do ecossistema Wikimedia no Ensino Básico: estudo de caso com professores na ilha de S. Miguel". 2024.
  2. Lina Morgado; Luísa Aires; Filipa Seabra; João Paz; Maria Antonieta Rocha. "“Microsoft Teams” aplicado à docência": um projeto em Pedagogia do eLearning". 2023.
    10.34627/LEADF.2022.5
  3. Vitor Gonçalves; García-Valcárcel Ana; José António Moreira; Pilar Gutiez Cuevas; Maria Raquel Patrício. "VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ieTIC2022: livro de atas". 2022.
    10.34620/IETIC.2022
  4. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação". 2022.
    10.34620/ietic.2022
  5. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação". 2022.
    10.34620/ietic.2022
  6. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  7. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2022.
    10.48528/tr7a-j538
  8. "ICERI2021 Proceedings". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  9. "EDULEARN21 Proceedings". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  10. Costa, Luís; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2021.
  11. "B-learning e práticas colaborativas no Ensino Básico e Secundário: um curso de formação". 2021.
    10.48528/tr7a-j538
  12. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação". 2021.
  13. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning context". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  14. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário". 2021.
  15. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário". 2021.
  16. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning context". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  17. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação". 2021.
  18. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena. "Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
  19. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2021.
  20. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação". 2021.
  21. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams aplicado à docência: um curso de formação no uso de plataformas educativas em regime b-learning para o ensino básico e secundário". 2021.
  22. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação". 2021.
  23. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Microsoft Teams as a pedagogical innovation triggered during an emergency remote learning context". 2021.
    10.21125/iceri.2021
  24. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Costa, Luís Filipe de Amaral; Pestana, Filomena. "Elearning and collaboration practices in middle and high school: a teacher training project". 2021.
    10.21125/edulearn.2021
Capítulo de livro
  1. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular". Observatório Editores, 2023.
  2. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular". Observatório Editores, 2023.
  3. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "Pensamento computacional em contexto educativo: desafios e potencialidades para a integração curricular". Observatório Editores, 2023.
  4. Luís Filipe de Amaral Costa. "“O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ECOSSISTEMA DA ESCOLA DIGITAL E VIRTUAL”: REFLEXÃO A PARTIR DA WIKIPÉDIA". 146-158. Editora Artemis, 2022.
    10.37572/edart_27082264414
  5. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. ""Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
  6. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082264414
  7. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082264414
  8. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. ""Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
  9. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. ""Microsoft Teams” aplicado à docência: um projeto em pedagogia do eLearning". LE@D, Universidade Aberta, 2022.
    https://doi.org/10.34627/leadf.2022.5
  10. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“O pensamento computacional no ecossistema da escola digital e virtual”: reflexão a partir da Wikipédia". Editora ARTEMIS, 2022.
    https://doi.org/10.37572/EdArt_27082264414
  11. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  12. Costa, Luís Filipe de Amaral; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  13. Jadilson Marinho da Silva. "Formação docente: Contextos, sentidos e práticas". In Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores. Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.540211612
  14. Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  15. Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
  16. Costa, Luís Filipe De Amaral; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: planejamento de um curso de formação de professores". ATENA Editora, 2021.
    https://doi.org/10.22533/at.ed.540211612
Tese / Dissertação
  1. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  2. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  3. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  4. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
  5. Costa, Luís Filipe de Amaral. "“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11524.
Distinções

Prémio

2021 Prémio Siemens Professor UBBU do Ano 2021 - Açores

Outra distinção

2021 Carta de mérito académico
Universidade Aberta, Portugal