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José Luís de Jesus Coelho da Silva. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2007 pela Universidade do Minho e o Mestrado em Educação: especialização em Informática no Ensino em 1996/12/20 pela Universidade do Minho. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho, Instituto de Educação. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 6 livros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Luís de Jesus Coelho da Silva

Nomes de citação

  • Coelho da Silva, José Luís
  • Silva, José Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
8314-A523-E618
ORCID iD
0000-0001-7173-6566
Formação
Grau Classificação
2007/12/13
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Natureza da Ciência em Manuais Escolares de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia: imagens veiculadas e operacionalização na perspectiva de professores e autores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1996/12/20
Concluído
Mestrado em Educação: especialização em Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O sistema de aquisição e tratamento de dados como um meio para promover a mudança conceptual: um estudo sobre "fotossíntese" com alunos do 10º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/12/13 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1999/09/01 - 2007/12/12 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
1996/09/01 - 1999/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coelho da Silva, José Luís. "Potencial dos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos". 2018.
  2. Duarte, Joana; Coelho da Silva, José Luís; Poças, Maria Emília Pereira. "A avaliação como um processo de aprendizagem: um estudo em Ciências Naturais do 7.º ano". 2017.
  3. Coelho da Silva, José Luís; Almeida, M. J.; Vieira, Flávia. "Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho". 2016.
  4. Afonso, Ana Sofia; Coelho da Silva, José Luís. "Ciência de Galileu na literatura infantil". 2015.
  5. Coelho da Silva, José Luís; Afonso, Ana Sofia. "A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei". 2015.
  6. Coelho da Silva, José Luís; Vieira, Flávia. "Aprender a ensinar antes de ensinar: uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências". 2012.
  7. Costa, João G. F.; Coelho da Silva, José Luís; Poças, Maria Emília Pereira. "Avaliação colaborativa em biologia: um tempo de aula transformado em tempo de aprendizagem". 2012.
  8. Silva, José Luís; Gonçalves, Judite; Poças, Maria Emília Pereira. "Metacognição e mudança conceptual : uma articulação promotora da aprendizagem da biologia". 2012.
  9. Silva, José Luís; Vieira, Flávia. "Aprender a ensinar antes de ensinar : uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências". 2012.
  10. Coelho da Silva, José Luís; Vieira, Flávia; Oliveira, Clara Costa; Morgado, José Carlos; Almeida, M. J.; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu; Alves, Palmira. "Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia". 2011.
  11. Vieira, Flávia; Silva, José Luís. "Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar". 2011.
  12. Coelho da Silva, José Luís. "A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem". 2010.
  13. Almeida, M. J.; Coelho da Silva, José Luís. "A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento". 2010.
  14. Salé, Daniela; Silva, José Luís. "As webquests na aprendizagem das ciências da natureza : que potencialidades educativas?". 2010.
  15. Coelho da Silva, José Luís. "Actividades laboratoriais e autonomia na aprendizagem das ciências". 2009.
  16. Silva, José Luís; Sequeira, Manuel. "Natureza da ciência nos currículos de Ciências Naturais/Biologia e Geologia do contexto educacional português". 2006.
  17. Coelho da Silva, José Luís. "A construção do conhecimento em manuais escolares de ciências". 2001.
  18. Coelho da Silva, José Luís; Leite, Laurinda. "Actividades laboratoriais em manuais escolares : proposta de critérios de análise". 1997.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gabriel Ribeiro; José Luís De Jesus Coelho da Silva. "Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas". Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2019): https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u6794.
    10.28976/1984-2686rbpec2019u6794
  2. Coelho da Silva, José Luís de Jesus; Carvalho, Maria Armanda. "GRELHA DE ANÁLISE DO PAPEL DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS DOS MANUAIS ESCOLARES DE CIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ARTICULADA DE PROCESSOS CIENTÍFICOS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS". (2017): http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1217.
  3. Fernandes, Tânia; da Silva, José Luís Coelho. "Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4480.
  4. Figueiroa, Alcina; da Silva, José Luís Coelho. "Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4436.
  5. da Silva, José Luís Coelho. "O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS?". (2016): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3924.
  6. Coelho da Silva, José Luís. "Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em Biologia Humana". Interacções (2015): http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754.
  7. Coelho da Silva, José Luís. "Desenvolver competências de problematização da aprendizagem". Currículo sem Fronteiras (2005): http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/zeluis.htm.
  8. Silva, José Luís; Duarte, M. C.. "As novas tecnologias de informação no ensino da biologia : um estudo sobre fotossíntese com alunos do 10º ano de escolaridade". (2001): http://hdl.handle.net/1822/25530.
  9. Maria Melo do Céu; José Luís Silva; Álvaro Gomes; Flávia Vieira. "Concepções de pedagogia universitária ¿ uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho". Revista Portuguesa de Educação (2000): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37413207.
  10. Duarte, M. C.; Silva, José Luís. "O computador no ensino/aprendizagem das ciências : uma nova forma de utilização". (1995): http://hdl.handle.net/1822/528.
Livro
  1. Vieira, Flávia; Moreira, José António; Coelho da Silva, José Luís; Vieira, Cristina Pereira; Gonçalves, Susana; Almeida, M. J.. Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas. Educación Editora. 2017.
  2. Vieira, Flávia; Coelho da Silva, José Luís. Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP. De Facto Editores. 2016.
  3. Flores, M.A.; Vieira, F.; Da Silva, J.L.C.; Almeida, M.J.. Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-bologna initial teacher education in Portugal. 2016.
  4. Coelho da Silva, José Luís. A auto e hetero-avaliação das aprendizagens: Espaço de transformação ou reprodução?. De Facto Editores. 2009.
  5. Vieira, Flávia; Gomes, Álvaro; Gomes, Carlos Alberto; Coelho da Silva, José Luís; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu; Albuquerque, Pedro Barbas. Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo na Universidade do Minho. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP). 2002.
  6. Vieira, Flávia; Gomes, Álvaro; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu; Coelho da Silva, José Luís; Gomes, Carlos Alberto; Albuquerque, Pedro Barbas. Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia. Universidade do Minho. Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino/Aprendizagem. 2002.
Tese / Dissertação
  1. Pinheiro, Avelino José Arantes. "Radiografar o manual escolar: uma abordagem propiciadora das aprendizagens em Biologia do 10.º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/58350.
  2. Miranda, Cristina Daniela Melo. "Mobilização de fontes de informação diversificadas na aprendizagem das Ciências Naturais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/58071.
  3. Ribeiro, Gabriel. "História da ciência e aprendizagem significativa. Um estudo de caso no ensino da anatomia humana". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48607.
  4. Soares, Joana Dantas. "A autodireção na aprendizagem das Ciências Naturais: uma intervenção pedagógica na temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/57259.
  5. Duarte, Joana Margarida Coelho. "A avaliação pelos pares na aprendizagem das Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/58056.
  6. Moro, Paulo Rogério. "Da definição à avaliação de Projetos de Educação Ambiental: Um estudo centrado nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/43231.
  7. Rosa, Valdir. "PROUCA no Brasil e Iniciativa e.escolinha em Portugal: Considerações e interpretações sobre o uso do laptop educacional na formação e na prática docente". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/44940.

Outros

Outra produção
  1. O papel dos manuais escolares de ciências naturais do 8.º ano na aprendizagem de processos científicos. A maioria dos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 8.º ano privilegia atividades laboratoriais assentes em protocolos muito estruturados, determinando o modo de operacionalização de todas ou da maioria das fases a executar. Sabendo-se que estas atividades enfatizam a promoção da aprendizagem do conhecimento substantivo mas, também, contribuem, explícita e/ou implicitamente, para a. 2018. Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55688.
    10.15536/thema.15.2018.1045-1063.1010
  2. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. A integração da História da Ciência na abordagem do sistema circulatório humano em articulação com atividades de reflexão metacognitiva caracteriza uma intervenção pedagógica implementada e avaliada com um grupo de 22 alunos, no componente curricular Anatomia Humana de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação aqui efetuada centra-se na análise do impacto da integração educativa da H. 2018. Ribeiro, Gabriel; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55705.
    10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p130
  3. Educação Ambiental: modelar ações? Despertar ações autónomas?. 2018. Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/55687.
    10.15536/thema.15.2018.804-807.1064
  4. Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de. 2016. Figueiroa, Alcina; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/44388.
  5. Aprender a cooperar na aprendizagem das Ciências: um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa em virtude de poder contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e, simultaneamente, se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem. É neste quadro teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma intervenção pedagógica, caracterizada, sumariamente, pela operacionalizaç. 2016. Fernandes, Tânia; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/44113.
  6. O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS?. Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana é um tópico que, na maioriados manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 8º ano, integra propostas de atividadesde aprendizagem. É neste elemento didático que se focaliza o presente estudo, pela possibilidadede criar condições para o aluno desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes que lhepermitem tornar-se um ci. 2016. da Silva, José Luís Coelho; Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3924.
  7. Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana. A aprendizagem cooperativa é concebida como uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada e que potencia o sucesso educativo não só individual mas também coletivo. É conseguida através da cooperação de todos os membros do grupo, em que o desempenho de cada um influencia e é influenciado pelo desempenho do Outro. O grupo é concebido como uma organização social cuja eficiên. 2016. Silva, José Luís Coelho da; Salazar, Joana; Poças, Maria Emília. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754.
  8. Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A aprendizagem cooperativa é perspetivada como uma finalidade e uma estratégia educativa em virtude de poder contribuir para o desenvolvimento de competências de cooperação e, simultaneamente, se constituir como uma via propiciadora da aprendizagem. É neste quadro teórico que se idealizou, concebeu, implementou e avaliou uma intervenção pedagógica, caracterizada, sumariamente, pela operacionalizaç. 2016. Fernandes, Tânia; Agrupamento de Escolas de Real; da Silva, José Luís Coelho; Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação - Universidade do Minho. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4480.
  9. Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. O potencial contributo de quatro manuais escolares de Ciências Naturais do 5º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos, através das atividades de aprendizagem de lápis e papel do domínio ‘A água, as rochas e o solo - materiais terrestres’, constitui o enfoque deste estudo. A promoção da autodireção dos alunos está, principalmente, restrita à gestão da estratégia, em tarefas de pesquisa de. 2016. Figueiroa, Alcina; Instituto Piaget; da Silva, José Luís Coelho; Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4436.
  10. Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos. A presente pesquisa sobre a Educação Ambiental (EA) nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (EB) procura responder. As diretrizes propostas pela Organização das Nações Unidas são atendidas em Portugal? Qual perspectiva ideológica se assentam os projetos de EA? Quais os principais métodos de avaliação? Os objetivos principais são: identificar o enfoque temático e os fatores que estão na origem da seleç. 2015. Moro, Paulo; Remoaldo, Paula Cristina Almeida; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/54602.
  11. O computador no ensino/aprendizagem das ciências: uma nova forma de utilização. A utilização do computador no ensino laboratorial de ciências constitui um assunto que embora não seja consensual recebe o interesse de professores e investigadores. Neste texto começamos por fazer uma abordagem às tendências actuais no ensino/aprendizagem das ciências, à importância do laboratório neste processo e às potencialidades educativas da introdução no laboratório do Sistema de Aquisição. 1995. Duarte, M. C.; Coelho da Silva, José Luís. http://hdl.handle.net/1822/528.