Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Almeida
Nomes de citação
- Almeida, Tiago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 871B-812C-14A9
- ORCID iD
- 0000-0002-3557-0623
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=nEbwLVkAAAAJ
- Researcher Id
- E-4956-2011
- Scopus Author Id
- 25924238600
Endereços de correio eletrónico
- tiagoa@eselx.ipl.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 217115500 Ext.: 383 (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Campus de Benfica do IPL, 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- www.eselx.ipl.pt (Profissional)
- https://www.eselx.ipl.pt/eselx/estrutura/organizacao-cientifico-pedagogica/docentes/tiago-alexandre-fernandes-almeida (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/08/01 - 2022/07/31
Concluído
|
Pós-Doutoramento em Filosofia da Educação e Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
|
Aprovado |
2020 - 2020/06/20
Concluído
|
The UN Sustainable Development Goals: an Interdisciplinary Academic Introduction (Outros)
KU Leuven University X, Bélgica
|
|
2014 - 2020
Concluído
|
Especialização em Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa (Pós-Graduação)
Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, Portugal
|
|
2019/06/01 - 2019/08/31
Concluído
|
Cities and the Challenge of Sustainable Development (Outros)
SDGAcademyX, Estados Unidos
|
|
2019/05/01 - 2019/07/01
Concluído
|
Data Science: R Basics (Outros)
University of Harvard - HarvardX, Estados Unidos
|
|
2018/09/01 - 2018/12/03
Concluído
|
The Best Start in Life: Early Childhood Development for Sustainable Development (Outros)
SDGAcademyX, Estados Unidos
|
|
2014
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia - Especialidade Psicologia Educacional [PhD Educational Psychology] (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"INSTRUÇÃO TRANSMISSIVA OU CONSTRUTIVISTA NOS PROGRAMAS DE ESCRITA INVENTADA? IMPACTO NA QUALIDADE DAS ESCRITAS INVENTADAS
DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Louvor e Distinção |
2011 - 2013
Concluído
|
Agricultura Sustentável [Sustainable Agriculture] (Mestrado integrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior Agrária de Elvas, Portugal
|
16 |
2009
Concluído
|
Mestrado em Psicologia Educacional [Master Degree Educational Psychology] (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Evolução da Estabilidade Gráfica das Produções Escritas em Crianças de Idade Pré Escolar - Tipos de Idade e Níveis Conceptuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 Valores (Parte Curricular) e Muito Bom na Disse |
2001 - 2006
Concluído
|
Psicologia Aplicada - Ramo Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"O Nome e o Som das Letras no Processo de Fonetização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2023/03/13 - 2023/06/12 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil |
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil | ||
2023/01/01 - 2023/03/04 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | ||
2014 - 2023 | Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2014/09/01 - 2016/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2014/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | FabLab Benfica Pedagogical Coordinator | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Scientifique Domain Coordinator | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2020 | Coordination of Post-Graduation in Toodler Education | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2018/12/18 | Coordination of Master Degree in Early Childhood Education | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/14 - 2024/02/14 | escuto.te: vozes das infâncias entre a filosofia e a política
Consultant
Universidade dos Açores Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, Portugal
|
Governo dos Açores
Em curso
|
2020 - 2023 | Fostering social inclusion for all through artistic education by developing support for students with disabilities. (INART-dis)
621441-EPP-1-2020-1ES-EPPKA3-IPI-SOC-IN
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
Erasmus Plus
Concluído
|
2020 - 2020 | IN2Play - Entre as representações e as vivências do brincar em educação de infância"
IPL/2020/IN2Play_ESELx
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Educação, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | Interações sociais entre crianças com desenvolvimento típico e atípico.
ESELX/IPL-CIED/2016/A24
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/01 - 2021/12 | BECERID: A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support
Disadvantaged and Diverse children
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2011 - 2014 | Literacy Practices and Written Language Acquisition
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 332 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0332/2011
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006 - 2009 | The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
PDCT/PSI/56977/2004
Bolseiro de Mestrado
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/03 - Atual | OutGoing - crianças, natureza e cultura em relação
sem financiamento
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/02/18 | Estar-a-ser-criança: Entre brincadeira, jogo e trabalho em Educação de Infância. ["Being-a-child": between free play. play and work in Early Childhood Education]. | Ciclo de Conferência do ISPA
Centro de Investigação em Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/02 | Brincar, Jogar e Trabalhar – entre gestos de criação e gestos de reprodução na infância. [Free Play, Play and Work - between gestures of creation and gestures of reproduction in childhood] | XXVI Congresso AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2017/11 | O lugar da infância na creche: entre família, sociedade e Estado. [Childhood Place in Nursery: between family, society and State] | Colóquio Mais Família mais Educação
Fundação Auchan (Oeiras, Portugal)
|
2017/10 | Curriculos e agênciamentos do devir. [Curriculum and Agency of Becoming] | Pós-Graduação de Politicas Educacionais
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2014/07 | Instrução Construtivista nos Programas de Escrita Inventada com crianças de idade Pré-Escolar | Congresso Nacional do Movimento Escola Moderna
Movimento Escola Moderna (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | A dança como ignição para a interação família-bebê na criação de cultura.
Coorientador
|
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Linguagem Escrita e Processo de Subjetivação [Written Language and Subjectivation Processes]
Coorientador
|
Ciências da Educação, área de Currículo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Prática da Sesta em Jardim de Infância: conceções de crianças, famílias e educadoras.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | A escrita como instrumento de autorreflexibilidade do educador de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | O meu percurso enquanto estagiária
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Implementação de um Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Criança e da Família.
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | Playwork, risk-play, and loose parts in early childhood education: a comparison of early childhood teachers’ perceptions in
Portugal and Pakistan.
Orientador
|
Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Ana, podes esperar? Quero desenhar a vista!¿: uma investigação-intervenção a partir de Cartografias Infantis.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte de crianças de 3 e 4 anos num grupo do Movimento da Escola Moderna
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Representações e práticas que os professores e estudantes finalistas dos mestrados profissionalizantes em 1.º e 2.º CEB afirmam
ter sobre as competências socio-emocionais nos alunos
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2022 | Relação entre os resultados académicos a Português e História e Geografia de Portugal e as emoções sentidas a tarefas associadas
a estas disciplinas.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Uma sequência de aprendizagem à distância para um 1.º ciclo, através da mobilização das novas tecnologias, num período de
pandemia.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Entre o querer e o ser: as dificuldades de se tornar educadora.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | O impacto do confinamento na rotina das crianças: representações das famílias, da educadora e das crianças.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | A presença da estimulação cognitiva nas atividades dinamizadas nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI): um
olhar sobre o trabalho dos técnicos que realizam as atividades
Orientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | A Intervenção Precoce na Infância tem Repercussões no Desenvolvimento Infantil?
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Compreender e gerir para agir – Autorreflexividade do educador face às emoções.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2021 | Tu és uma criança? (Eu) Claro (Cl.)! Representações das crianças sobre o que é uma criança.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | O impacto da presença dos educadores de infância no brincar de crianças com desenvolvimento atípico.
Orientador
|
Educação Especial - Problemas Graves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A participação das famílias na sala de atividades
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A aprendizagem numa comunidade de prática: apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte dos novatos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | O impacto da meditação na atenção e na capacidade de memorização de estudantes no 1º CEB?
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Noções matemáticas de um grupo de crianças de 3 e 4 anos: um estudo de caso.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Implementação de um programa de escrita inventada numa sala de jardim de infância.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | "Como se pode usar a linguagem?" - Interação adulto-criança em momentos estruturados do JI
Orientador
|
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Conceções de amizade de crianças em creche e jardim-de-infa^ncia.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Interações entre veteranos e novatos em momentos de brincadeira e momentos de refeição
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
Orientador
|
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | “Mas 5 é quase 8!” – Emergência de competências matemáticas no pré-escola
Orientador
|
Educação Pré-Escolar
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | A emergência do sentido de número em crianças do pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | A Influência do Yoga na Atenção dos Alunos em Sala De Aula
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Conceções dos alunos relativamente à Sala de Aula e à Indisciplina
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2018 | Tipos de brincadeiras de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo e os seus pares com desenvolvimento típico na presença
e na ausência do(a) educador(a)
Orientador
|
Intervenção Precoce
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Criação e aferição de um protocolo de formação e modelação de interações entre pais e filhos com problemas de comportamento,
através do brincar
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Da mediação do Educador à resolução autónoma de conflitos numa sala de Jardim de infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | As estratégias de mediação do educador em momentos de grande grupo: uma análise reflexiva da prática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Eu gostava que o nosso jardim tivesse uma tenda ou… a (re)construção do jardim com a comunidade educativa
Orientador
|
Educação Pré-Escolar
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | As interações sociais de crianças com perturbação da linguagem e os seus pares com desenvolvimento típico numa situação de
jogo livre
Orientador
|
Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | A autorregulação aplicada aos métodos de estudo
Orientador
|
Teacher Education in 1st and 2nd Cycle of Basic Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Como incluir as crianças na avaliação diária
Orientador
|
Early Childhood Education (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Estratégias de resolução de comportamentos de oposição e desafio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Early Childhood Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar [Early Childhood Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | O Papel do educador enquanto promotor de comportamentos de autorregulação das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | “Patrícia, a Elsa não quer brincar comigo!”: O papel do educador de infância enquanto mediador de conflitos entre pares
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Early Childhood Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - 2020 | III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora e II Jornada Internacional sobre Formação de Professor@s de Educação Infantil. | Universidade de Évora |
2019 - 2019 | 9.º Encontro do CIED | Diversidades, Educação e Inclusão | ESELx |
2018/07/09 - 2018/07/10 | XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | ISPA - IU |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/03/13 - 2019/04/01 | Sisyphus – Journal of Education | Universidade de Lisboa Instituto de Educação |
2018/02/06 - 2018/11/14 | Infancia y Aprendizaje (1578-4126) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2014/04/24 - 2015/11/26 | Learning and Individual Differences (1041-6080) | Elsevier |
2014/01/24 - 2014/03/17 | Learning and Individual Differences (1041-6080) | Elsevier |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014 - 2018 | Presidente do Júri de Acesso ao Mestrado de Educação Pré-Escolar [Jury President of Early Childhood Education Master Access
Committee]
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Animação, Saúde e Bem-Estar Psicossocial [Social Education, Health and Psychossocial Well-Being] | Animação Sociocultural (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - Atual | Desenvolvimento, Cidadanias, Risco e Diversidades [Development, Citizenship, Risk and Diversity] | Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - Atual | Questões Contemporâneas da Educação e Infância e das Crianças dos 0 aos 6 anos [Childhood and Education Contemporary Questions] | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - Atual | Desenvolvimento, Aprendizagem e Currículo em Educação de Infância [Development, Learning and Curriculum in Early Childhood Education] | Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2014 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem [Learning and Development Psychology] | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Psicopedagogia I [Psychopedagogy I] | Metodologias do Ensino da Dança (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal |
2014 - Atual | Prática Profissional Supervisionada I (0-3 anos) [Supervised Professional Practice (0-3 years)] | Educação Pré-Escolar [Early Childhood Education] (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Prática Profissional Supervisionada II (3-6 anos) [Supervised Professional Practice II (3-6 years)] | Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - Atual | Conhecimento e Docências em Educação de Infância [Knowledge and Teaching in Early Childhood Education] | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Desenvolvimento e Aprendizagem na Primeira Infância [Toddler Development and Learning] | Intervenção Precoce (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Observação Bioecológica [Bioecologyl Observation] | Intervenção Precoce (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Pratica em Intervenção Precoce [Early Intervention Practice] | Intervenção Precoce (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança dos 0 aos 3 anos [Learning and Development in 0-to-3 years Children] | Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Infância, Desenvolvimento e Risco [Childhood, Development and Risk] | Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Projeto [Project] | Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - Atual | Desenvolvimento em Contextos de Risco [Development in Risk Context] | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Psicossociologia das Organizações e Dinâmicas de Grupo [Psychossocioloy of Organizations and Group Dinamics] | Mediação Artística e Cultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Metodologias de Investigação em Práticas Educativas [Research Methodology in Educational Practices] | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Metodologias de Investigação [Research Methodology] | Educação Artística (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014/09 - 2016 | Observação e Caracterização de Situações Educativas [Observation and Caracterisation of Educational Situations] | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2014 - 2016 | Introdução à Investigação em Situações Educativas [Introduction to Research in Educational Situations] | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2014 - 2016 | Psicologia da Educação [Educational Psychology] | Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Prática de Iniciação Profissional III [Professional Practice Initiation III] | Animação Sociocultural (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2014 | Dinâmica de Grupos [Group Dinamics] | Música na Comunidade (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2014 | Psicologia da Aprendizagem [Educational Psychology] | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2014 | Desenvolvimento Humano e Ciclos de Vida [Human Development and Life Cycles] | Animação Sociocultural (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2013 | Prática de Iniciação Profissional I [Professional Initiation Practice I] | Animação Sociocultural (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2013 | Prática de Iniciação Profissional II [Professional Practice Initiation II] | Animação Sociocultural (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2012 | Development Psychology | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | RECE - Reconceptualizing Early Childhood Education | Member |
2016 - Atual | EECERA | Member |
2014 - Atual | MEM - Movimento Escola Moderna [Modern School Movement]. | Member |
2009/09 - Atual | Ordem dos Psicólogos | |
2009/01 - Atual | EARLI |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | FabLab Benfica (Pedagogical Coordination)
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |