???global.info.a_carregar???
Tiago Tempera is a professor of Pedagogy and Mathematics in Lisbon's Higher School of Education since 2006, with a Master degree in Mathematics Education and a PhD in Teacher Education. His main research projects are in the areas of teacher education, professional development, supervised teaching practice and teacher induction.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tiago Bruno Correia Tempera

Nomes de citação

  • Tempera, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
881A-AEC7-C47E
ORCID iD
0000-0003-4250-5747

Endereços de correio eletrónico

  • tiagot@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2024
Concluído
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
18
2018 - 2022
Concluído
Educação - Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para o Desenvolvimento Profissional dos Professores do 1.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2010 - 2012
Concluído
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
17
2008 - 2010
Concluído
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A Geometria na Formação Inicial de Professores: Contributos para a Caracterização do Conhecimento dos Estudantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2001 - 2005
Concluído
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Coordenador do Programa Eco-Escolas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Atual Conselheiro do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Atual Membro Integrado da Comissão Científica do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - Atual Membro da Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Membro da Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Co-coordenador do Programa Eco-Escolas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2016 Membro da Coordenação do Curso da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2016 Membro da Comissão Permanente de Erasmus Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2013 Membro do Conselho de Representantes da ESELx Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2009 Membro da Comissão de curso da Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática/Ciências da Natureza Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Formador certificado (CCPFC/RFO-29811/11) em Supervisão Pedagógica, Metodologias de Investigação em Educação, Educação em Matemática e Ciências da Natureza, Didáticas Específicas (Mat e CN) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2005 - 2006 Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Externato Júlio César, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2022 Ph.D.
SFRH/BD/137693/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB (INDUÇÃO)
PI&CA
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
2024 - Atual Conceção de ambientes de aprendizagem inclusivos relacionados com Biodiversidade e Geodiversidade: Um projeto inovador para futuros professores (GREENLINK)
IPL..
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2024 - Atual CoLabGames
IPL...
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2024 - Atual Inov@U - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Em curso
2022 - Atual Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão (LC4Inclusion)
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023 - 2024 Atuas como eu?: Estudo sobre a transferência de modelos de Participação, Desafio, Envolvimento e Comunicação dos adultos para crianças em idade pré-escolar (ATUAS)
IPL.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2022 - 2023 O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos (DISCUSSIÕ)
IPL
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2020 - 2023 Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE)
CATIE
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
2019 - 2021 EdUSchool: Enhancing European teacher education through university schools
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
2018 - 2020 O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
2010 - 2014 Formação de professores que ensinam Matemática: desenvolvendo conhecimentos e práticas
ET2MKP
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "Perspetivas de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o trabalho de projeto na Prática de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro – Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2020.
    Publicado
  2. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years". Trabalho apresentado em CERME 11, Utrecht, 2019.
    Publicado
  3. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação". Trabalho apresentado em XXIX SIEM, Almada, 2018.
    Publicado
  4. Laurence Vholgemuth; Carla Rocha; Tempera, Tiago; Joana Campos; Cristina Martins. "Formation d'animateurs socioculturels à l'ESELx: Jeu et compétences". Trabalho apresentado em Colloque ISIAT 2018 - Jeu et enjeux pour l’animation socioculturelle, Bordeaux, 2018.
    Publicado
  5. Ana Caseiro; Ricardo Machado; Tempera, Tiago. "A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em EIEM 2018, Coimbra, 2018.
    Publicado
  6. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". Trabalho apresentado em XXV SIEM, Braga, 2014.
    Publicado
  7. Tempera, Tiago; Serrazina, Maria De Lurdes; Loureiro, Cristina. "A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização do conhecimento dos estudantes". Trabalho apresentado em I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2013.
    Publicado
  8. Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago. "Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11)". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED: Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  9. Tempera, Tiago. "A geometría na formação inicial de professores: Representações de planificações do cubo". Trabalho apresentado em XXII SIEM, Lisboa, 2011.
    Publicado
  10. Tempera, Tiago. "A geometria na formação inicial de professores: Classificação de triângulos e de rectângulos". Trabalho apresentado em XXI SIEM, Aveiro, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Maria João Silva; Margarida Rodrigues; Tiago Tempera. "Framework for a Research-Based and Interdisciplinary Use of Sensors in Elementary Teacher Education". Sensors 24 17 (2024): https://doi.org/10.3390/s24175482.
    Publicado • 10.3390/s24175482
  2. Fuertes, Marina; Fernandes, Isabel; Azevedo, Ana; Morais, Inês; Tadeu, Bárbara; Tempera, Tiago. "What do adults learn through play regarding interactions and communication with children?". European Early Childhood Education Research Journal (2024): https://doi.org/10.1080/1350293X.2024.2332456.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "O trabalho de projeto nas práticas educativas de professores em início de carreira". Educação em Revista 40 (2024): https://doi.org/10.1590/0102-469839817.
    Publicado • 10.1590/0102-469839817
  4. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Project-Based Learning in Initial Teacher Education: The Practice of Three Higher Education Institutions in Portugal". Center for Educational Policy Studies Journal 13 2 (2023): 57-77. http://dx.doi.org/10.26529/cepsj.1141.
    10.26529/cepsj.1141
  5. Dias, A ; Tempera, T.. "Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 13 2 (2023): 1-23. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/375.
    Publicado
  6. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Project-based learning in initial teacher education: contributions for the professional development of elementary school teachers". Revista Tempos e Espaços em Educação 15 34 (2022): e17576. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17576.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v15i34.17576
  7. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal". Práxis Educacional 18 49 (2022): e10072. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Tempera, Tiago; Tinoca, Luís. "Professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learning". Revista Tempos E Espaços Em Educação 15 34 (2022): e16945. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Almeida, A.; Tempera, T.; Fernández, B.. "Proyecto DISCUSSIO: Generación y Evaluación de Recursos Digitales en el Ámbito de la Educación Ambiental para la Sostenibilidad". In Educación para la Ciudadanía Activa: Innovación y Prácticas Emergentes en los Contextos Educativos, 99-110. Espanha: Editorial DYKINSON, S.L., 2024.
    Publicado
  2. Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". In Formação Inicial de Professores e Educadores: Experiências em Contexto Português, 115-131. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Lazarová, Bohumira; Pol, Milan; Moškvan, Vladimir; Gerholz, Karl-Heinz; Neubauer, Jörg; Reinke, Hannes; Wagner, Anne; et al. Building university schools in teacher education programmes: Guidelines and suggestions (e-book). Brno, República Checa: Masaryk University Press. 2021.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Tiago Tempera; Luís Tinoca. "O trabalho de projeto nas práticas educativas de professores em início de carreira". 2022. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4128.
    10.1590/SciELOPreprints.4128
Resumo em conferência
  1. Almeida, A.; Tempera, T.; Fernández, B.. "Proyecto DISCUSSIÕ: Generación y evaluación de recursos educativos digitales en el ámbito de la Educación Ambiental para la Sostenibilidad". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional ¡Nosotros Proponemos! Ciudadanía, Sostenibilidad e Innovación en la Educación, Ciudad Real, 2024.
    Publicado
  2. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers". Trabalho apresentado em EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference, Budapest, 2020.
    Publicado
  3. Tempera, Tiago; Luís Tinoca. "A metodologia de trabalho de projeto na prática educativa dos futuros professores e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para o desenvolvimento profissional dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2022. http://hdl.handle.net/10451/5867.
  2. Tempera, Tiago. "A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização dos estudantes". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/113.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Uma Educação de Qualidade VI Jornadas Pedagógicas do Colégio Militar
Colégio Militar (Lisboa, Portugal)
2024 Developing Critical Citizens for Sustainability though Data Analysis 1st International Conference of FEE Ecocampus
(Lisboa, Portugal)
2024 Workshop - Integrating Education for Sustainable Development in Teacher Education Curricula: From Environmental to Social and Cultural Sustainability 1st International Conference of FEE Ecocampus
(Lisboa, Portugal)
2024 Avaliação das aprendizagens em ambientes digitais: potencialidades e desafios 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior
ESELx/IPL (Lisboa, Portugal)
2023 Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente Seminário Internacional Na Rota das Escolas como Comunidades para a Inclusão
ESECS, Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2020 Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference
ELTE - PPK (Budapest, Hungria)
2019 Perspetivas de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o trabalho de projeto na Prática de Ensino Supervisionada IV Encontro Luso-Brasileiro – Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 A metodologia de trabalho de projeto na prática educativa dos futuros professores e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico X Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Olhares Matemáticos em Diversas Manifestações Artísticas VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional: Estética e Arte em Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2013 A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização do conhecimento dos estudantes I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2013 Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11) V Encontro do CIED: Escola e Comunidade. Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2012 A geometria nas práticas de ensino dos futuros professores Seminários de Investigação do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
2012 A geometria nas práticas de ensino supervisionadas dos futuros professores III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A geometria na formação inicial de professores: Representações de planificações do cubo XXII SIEM
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 A geometria na formação inicial de professores: Classificação de triângulos e de rectângulos XXI SIEM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Jogos na Cultura Portuguesa Jogos na Cultura Portuguesa
Marie Curie Sklodowska University (Lublin, Polónia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual A ética na formação inicial de professores: Um imperativo (des)considerado
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024 - 2024 Contributos do feedback na prática do Tempo de Estudo Autónomo para os processos de autorregulação de alunos do 2º. ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - 2024 As rubricas de avaliação como ferramenta de promoção de competências de autorregulação no processo de ensino-aprendizagem numa turma do 4.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - 2024 A influência do Imaginário em educação como prática pedagógica motivadora
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - 2024 Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para a aquisição de noções básicas de primeiros socorros numa turma de 4.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Trabalho de projeto na aprendizagem dos fluxos migratórios: uma experiência interdisciplinar com alunos do 4.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 Diferenciação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico com Recurso à Aprendizagem Cooperativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 Trabalho de projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área do estudo do meio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 Materiais manipuláveis, como estratégia de aprendizagem no 1º ano do 1º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Dinamização de uma manhã de Jogos Matemáticos no Lar Nossa Senhora do Amparo com alunos da Licenciatura em Animação Sociocultural (2023 - 2023)
Outro (Outra)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Moderador da mesa redonda "Projetos Desenvolvidos em Escolas Cooperantes" no V Encontro de Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2010 Jogos na Cultura Portuguesa (2010 - 2010)
Oficina (workshop)
Uniwersytet Marie Curie-Sklodowskiej w Lublinie Instytut Pedagogiki, Polónia
2008 - 2008 Oficina de Jogos Populares e do Mundo - Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008 - 2008)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 O papel do feedback entre pares no sucesso escolar dos alunos do 1.º ano
Arguente principal
Inês Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Ana Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 A utilização de metodologias ativas na promoção do desenvolvimento das competências sociais e da motivação em alunos do 2.º CEB
Presidente do júri
Maria Madalena Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 Potencialidades do espaço exterior num Jardim de Infância: Explorar, brincar e crescer sem limites
Presidente do júri
Mariana Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 Construir pontes: Os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna em ação num Jardim-de-Infância
Presidente do júri
Mariana Fontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como forma de desenvolver o pensamento crítico
Arguente principal
Rita Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos
Presidente do júri
Gonçalo Gonçalves Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?
Presidente do júri
Ana Cátia da Silva Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?
Presidente do júri
Ana Catarina Monteirinho Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A Organização do Ambiente Educativo em Jardim de Infância: O espaço como “terceiro educador”
Presidente do júri
Bruna Carmo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 A aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo de jardim de infância: conceções de educadores e futuros educadores
Arguente principal
Patrícia Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Contributos do Teatro para a Leitura em voz alta no 1.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Sónia Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Bruna Sequeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Uma viagem pela pedagogia através do trabalho de projeto
Arguente principal
Patrícia Taveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Tânia Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022 Quais as potencialidades do uso de projetos no 1.º CEB?
Arguente principal
Joana Alexandra Domingos do Ó (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 VII Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da Escola Superior de Educação de Lisboa ESELx/IPL
2023 - 2023 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto ESELx/IPL
2018 - 2018 XXIX SIEM Escola Secundária de Cacilhas - Tejo
2011 - 2011 XXII SIEM Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
2010 - 2010 XXI SIEM Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual International Journal of Changes in Education (3029-133X) Bon View Publishing Pte Ltd.
2024 - Atual Frontiers in Education (2504-284X) Frontiers Media S.A.
2024 - Atual Journal of Infrastructure, Policy and Development (2572-7931) EnPress Publisher LLC
2024 - Atual Revista Lusófona de Educação (1646-401X) Edições Universitárias Lusófonas
2023 - Atual Educação em Revista (1982-6621) FAE-UFMG
2023 - Atual Teacher Education and Curriculum Studies (2575-4971) Science Publishing Group
2023 - Atual Forum for Education Studies Academic Publishing
2022 - Atual Da Investigação às Práticas (2182-1372) CIED - ESELx/IPL

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - Atual Coordenador Editorial da secção "Teacher Education" na revista "Forum for Education Studies"
Coordenador
Academic Publishing Pte Ltd, Singapura
2023 - 2024 Membro da Comissão de Avaliação de projetos de investigação financiados no âmbito do PI&CA do CIED
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Desenho de Percursos de Aprendizagem em Ambientes Digitais Educação Digital (Pós-Graduação) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 - Atual Didática da Matemática / Prática de Ensino Supervisionada I e II (coordenador das UCs em 2022-presente) / Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva (coordenador da UC em 2022-presente) / Metodologias de Investigação e Inovação em Práticas Educativas (coordenador da UC em 2024-presente) Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - MCN e PHGP (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - Atual Projetos Curriculares Integrados / Matemática na Educação de Infância / Língua Portuguesa e Matemática na Educação de Infância / Conhecimento e Docência em Educação de Infância Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - Atual Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Fundamentos da Matemática / Geometria / Jogos e Matemática / Lógica e Padrões / Matemática e Cultura / Probabilidades e Análise de Dados / Perspetivas Integradas da Realidade Social / Perspetivas Curriculares integradas / Intervenção em Situações Educativas Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Padrões e Pensamento Algébrico / Organização e Tratamento de Dados / Observação e Análise em Contextos Escolares Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2015 - 2018 Didática Específica da Matemática no 1.ºCEB / Temas Aprofundados em Português e Matemática / Prática Supervisionada em 1.º CEB Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2008 - 2014 Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Jogo, Animação e Matemática Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2008 Actividades e Materiais no Ensino da Matemática no 1.º Ciclo / Metodologia do Ensino da Matematica / Métodos e Modelos Matemáticos / Modelos Matemáticos / Teoria dos Números / Intervenção Educativa I e II Professor do Ensino Básico, variantes e Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED)
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - 2024 Membro da da Comissão Científica do VII Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica do 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão Organizadora do V Encontro de Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB – Reflexão e Prática
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Organizadora da Conferência "Future of Teacher Education in Europe: the role of University-Schools"
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2018 Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2018)
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão Organizadora da Final do EUREKA - Concurso de problemas para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2007, 2008 e 2009)
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2009 Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática da Formação Contínua de Professores de Matemática (2007, 2008 e 2009)
Membro
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2006 Membro da Comissão Organizadora do XVII SIEM
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2006 - Atual Estágios de Prática de Ensino Supervisionada (pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) Vários
Distinções

Título

2024 Perito em Ensino Não Presencial
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal