Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Bruno Correia Tempera
Nomes de citação
- Tempera, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 881A-AEC7-C47E
- ORCID iD
- 0000-0003-4250-5747
Endereços de correio eletrónico
- tiagot@eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Matemática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023 - 2024
Concluído
|
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 |
2018 - 2022
Concluído
|
Educação - Formação de Professores e Supervisão (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para o Desenvolvimento Profissional dos Professores do 1.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção e Louvor |
2010 - 2012
Concluído
|
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
17 |
2008 - 2010
Concluído
|
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A Geometria na Formação Inicial de Professores: Contributos para a Caracterização do Conhecimento dos Estudantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2001 - 2005
Concluído
|
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2018 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024 - Atual | Coordenador do Programa Eco-Escolas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - Atual | Conselheiro do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - Atual | Membro Integrado da Comissão Científica do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
2022 - Atual | Membro da Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - Atual | Membro da Coordenação do curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2022 - Atual | Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Co-coordenador do Programa Eco-Escolas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2016 | Membro da Coordenação do Curso da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2016 | Membro da Comissão Permanente de Erasmus | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2013 | Membro do Conselho de Representantes da ESELx | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2009 | Membro da Comissão de curso da Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática/Ciências da Natureza | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Formador certificado (CCPFC/RFO-29811/11) em Supervisão Pedagógica, Metodologias de Investigação em Educação, Educação em Matemática e Ciências da Natureza, Didáticas Específicas (Mat e CN) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2006 | Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Externato Júlio César, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Ph.D.
SFRH/BD/137693/2018
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | O início da carreira docente: Estratégias para a indução de professores do 1.º e 2.º CEB (INDUÇÃO)
PI&CA
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Em curso
|
2024 - Atual | Conceção de ambientes de aprendizagem inclusivos relacionados com Biodiversidade e Geodiversidade: Um projeto inovador para
futuros professores (GREENLINK)
IPL..
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2024 - Atual | CoLabGames
IPL...
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2024 - Atual | Inov@U - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2022 - Atual | Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão (LC4Inclusion)
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - 2024 | Atuas como eu?: Estudo sobre a transferência de modelos de Participação, Desafio, Envolvimento e Comunicação dos adultos para
crianças em idade pré-escolar (ATUAS)
IPL.
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2022 - 2023 | O desenvolvimento do pensamento crítico através da abordagem de temas controversos (DISCUSSIÕ)
IPL
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2020 - 2023 | Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE)
CATIE
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
|
2019 - 2021 | EdUSchool: Enhancing European teacher education through university schools
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Concluído
|
2018 - 2020 | O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior
de Educação de Lisboa
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
2010 - 2014 | Formação de professores que ensinam Matemática: desenvolvendo conhecimentos e práticas
ET2MKP
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - Atual | Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Uma Educação de Qualidade | VI Jornadas Pedagógicas do Colégio Militar
Colégio Militar (Lisboa, Portugal)
|
2024 | Developing Critical Citizens for Sustainability though Data Analysis | 1st International Conference of FEE Ecocampus
(Lisboa, Portugal)
|
2024 | Workshop - Integrating Education for Sustainable Development in Teacher Education Curricula: From Environmental to Social and Cultural Sustainability | 1st International Conference of FEE Ecocampus
(Lisboa, Portugal)
|
2024 | Avaliação das aprendizagens em ambientes digitais: potencialidades e desafios | 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior
ESELx/IPL (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Comunidades de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente | Seminário Internacional Na Rota das Escolas como Comunidades para a Inclusão
ESECS, Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2020 | Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers | EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference
ELTE - PPK (Budapest, Hungria)
|
2019 | Perspetivas de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o trabalho de projeto na Prática de Ensino Supervisionada | IV Encontro Luso-Brasileiro – Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | A metodologia de trabalho de projeto na prática educativa dos futuros professores e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico | X Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Olhares Matemáticos em Diversas Manifestações Artísticas | VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional: Estética e Arte em Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
|
2013 | A geometria na formação inicial de professores: Contributos para a caracterização do conhecimento dos estudantes | I Encontro de Mestrados em Educação da Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatura em Educação Básica da ESELx (2010-11) | V Encontro do CIED: Escola e Comunidade. Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A geometria nas práticas de ensino dos futuros professores | Seminários de Investigação do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL (Lisboa, Portugal)
|
2012 | A geometria nas práticas de ensino supervisionadas dos futuros professores | III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A geometria na formação inicial de professores: Representações de planificações do cubo | XXII SIEM
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010 | A geometria na formação inicial de professores: Classificação de triângulos e de rectângulos | XXI SIEM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Jogos na Cultura Portuguesa | Jogos na Cultura Portuguesa
Marie Curie Sklodowska University (Lublin, Polónia)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A ética na formação inicial de professores: Um imperativo (des)considerado
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2024 - 2024 | Contributos do feedback na prática do Tempo de Estudo Autónomo para os processos de autorregulação de alunos do 2º. ano de
escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 - 2024 | As rubricas de avaliação como ferramenta de promoção de competências de autorregulação no processo de ensino-aprendizagem
numa turma do 4.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 - 2024 | A influência do Imaginário em educação como prática pedagógica motivadora
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 - 2024 | Contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto para a aquisição de noções básicas de primeiros socorros numa turma de 4.º
ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Contributos do feedback entre pares para a melhoria de produções textuais de alunos do 4.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Trabalho de projeto na aprendizagem dos fluxos migratórios: uma experiência interdisciplinar com alunos do 4.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | Diferenciação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico com Recurso à Aprendizagem Cooperativa
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2018 - 2018 | Trabalho de projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área do estudo do meio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2017 - 2017 | Materiais manipuláveis, como estratégia de aprendizagem no 1º ano do 1º CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Dinamização de uma manhã de Jogos Matemáticos no Lar Nossa Senhora do Amparo com alunos da Licenciatura em Animação Sociocultural (2023 - 2023)
Outro (Outra)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Moderador da mesa redonda "Projetos Desenvolvidos em Escolas Cooperantes" no V Encontro de Formação Inicial de Professores
do 1.º e 2.º CEB - Reflexão e Prática (2023 - 2023)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Jogos na Cultura Portuguesa (2010 - 2010)
Oficina (workshop)
|
Uniwersytet Marie Curie-Sklodowskiej w Lublinie Instytut Pedagogiki, Polónia |
2008 - 2008 | Oficina de Jogos Populares e do Mundo - Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008 - 2008)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | O papel do feedback entre pares no sucesso escolar dos alunos do 1.º ano
Arguente principal
|
Inês Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano
de escolaridade
Presidente do júri
|
Ana Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | A utilização de metodologias ativas na promoção do desenvolvimento das competências sociais e da motivação em alunos do 2.º
CEB
Presidente do júri
|
Maria Madalena Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Potencialidades do espaço exterior num Jardim de Infância: Explorar, brincar e crescer sem limites
Presidente do júri
|
Mariana Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Construir pontes: Os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna em ação num Jardim-de-Infância
Presidente do júri
|
Mariana Fontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) como forma de desenvolver o pensamento crítico
Arguente principal
|
Rita Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024 | O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos
Presidente do júri
|
Gonçalo Gonçalves Faustino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A relação pedagógica: que impacto no desenvolvimento holístico da criança?
Presidente do júri
|
Ana Cátia da Silva Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Como fomentar a autonomia das crianças na resolução de conflitos?
Presidente do júri
|
Ana Catarina Monteirinho Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A Organização do Ambiente Educativo em Jardim de Infância: O espaço como “terceiro educador”
Presidente do júri
|
Bruna Carmo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | A aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo de jardim de infância: conceções de educadores e futuros educadores
Arguente principal
|
Patrícia Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Contributos do Teatro para a Leitura em voz alta no 1.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Sónia Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Implementação de uma sequência didática centrada na reportagem-vídeo no 2.º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Bruna Sequeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Uma viagem pela pedagogia através do trabalho de projeto
Arguente principal
|
Patrícia Taveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023 | Relação entre fluência leitora e qualidade textual numa turma de 4.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Tânia Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 | Quais as potencialidades do uso de projetos no 1.º CEB?
Arguente principal
|
Joana Alexandra Domingos do Ó (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | VII Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da Escola Superior de Educação de Lisboa | ESELx/IPL |
2023 - 2023 | 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto | ESELx/IPL |
2018 - 2018 | XXIX SIEM | Escola Secundária de Cacilhas - Tejo |
2011 - 2011 | XXII SIEM | Instituto de Educação - Universidade de Lisboa |
2010 - 2010 | XXI SIEM | Universidade de Aveiro |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | International Journal of Changes in Education (3029-133X) | Bon View Publishing Pte Ltd. |
2024 - Atual | Frontiers in Education (2504-284X) | Frontiers Media S.A. |
2024 - Atual | Journal of Infrastructure, Policy and Development (2572-7931) | EnPress Publisher LLC |
2024 - Atual | Revista Lusófona de Educação (1646-401X) | Edições Universitárias Lusófonas |
2023 - Atual | Educação em Revista (1982-6621) | FAE-UFMG |
2023 - Atual | Teacher Education and Curriculum Studies (2575-4971) | Science Publishing Group |
2023 - Atual | Forum for Education Studies | Academic Publishing |
2022 - Atual | Da Investigação às Práticas (2182-1372) | CIED - ESELx/IPL |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Coordenador Editorial da secção "Teacher Education" na revista "Forum for Education Studies"
Coordenador
|
Academic Publishing Pte Ltd, Singapura | |
2023 - 2024 | Membro da Comissão de Avaliação de projetos de investigação financiados no âmbito do PI&CA do CIED
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal | Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | Desenho de Percursos de Aprendizagem em Ambientes Digitais | Educação Digital (Pós-Graduação) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2014 - Atual | Didática da Matemática / Prática de Ensino Supervisionada I e II (coordenador das UCs em 2022-presente) / Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva (coordenador da UC em 2022-presente) / Metodologias de Investigação e Inovação em Práticas Educativas (coordenador da UC em 2024-presente) | Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico - MCN e PHGP (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2013 - Atual | Projetos Curriculares Integrados / Matemática na Educação de Infância / Língua Portuguesa e Matemática na Educação de Infância / Conhecimento e Docência em Educação de Infância | Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - Atual | Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Fundamentos da Matemática / Geometria / Jogos e Matemática / Lógica e Padrões / Matemática e Cultura / Probabilidades e Análise de Dados / Perspetivas Integradas da Realidade Social / Perspetivas Curriculares integradas / Intervenção em Situações Educativas | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2018 | Padrões e Pensamento Algébrico / Organização e Tratamento de Dados / Observação e Análise em Contextos Escolares | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2015 - 2018 | Didática Específica da Matemática no 1.ºCEB / Temas Aprofundados em Português e Matemática / Prática Supervisionada em 1.º CEB | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
2008 - 2014 | Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos / Jogo, Animação e Matemática | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2008 | Actividades e Materiais no Ensino da Matemática no 1.º Ciclo / Metodologia do Ensino da Matematica / Métodos e Modelos Matemáticos / Modelos Matemáticos / Teoria dos Números / Intervenção Educativa I e II | Professor do Ensino Básico, variantes e Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro da Comissão Científica do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED)
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2024 - 2024 | Membro da da Comissão Científica do VII Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica do 11.º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Organizadora do V Encontro de Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB – Reflexão e Prática
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora da Conferência "Future of Teacher Education in Europe: the role of University-Schools"
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Organizadora do X Fórum de Jovens Investigadores
Membro
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2010 - 2018 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e
2018)
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2009 | Membro da Comissão Organizadora da Final do EUREKA - Concurso de problemas para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
(2007, 2008 e 2009)
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2009 | Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Matemática da Formação Contínua de Professores de Matemática (2007, 2008 e
2009)
Membro
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2006 - 2006 | Membro da Comissão Organizadora do XVII SIEM
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2006 - Atual | Estágios de Prática de Ensino Supervisionada (pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) | Vários |
Distinções
Título
2024 | Perito em Ensino Não Presencial
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|