Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marcus Mota
Nomes de citação
- MOTA, MARCUS
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8A1D-A18C-E204
- ORCID iD
- 0000-0003-4745-8927
Endereços de correio eletrónico
- marcusmotaunb@gmail.com (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+55 61) 981282157 (Pessoal)
Websites
- https://brasilia.academia.edu/MarcusMota (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades
- Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | ||
Grego | Utilizador proficiente (C1) | ||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014 - 2015
Concluído
|
Dramaturgia e Recepção: Elaboração e registro de audiocenas a partir da obra As Etiópicas, de Heliodoro (Pós-doutoramento)
Especialização em Estudos Clássicos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
|
2013 - 2014
Concluído
|
Professional Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Música
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
|
2012 - 2014
Concluído
|
Master Arranging and Orchestration (Mestrado)
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
|
2013 - 2013
Concluído
|
Specialist Certificate in Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Music
Berklee College Of Music, Estados Unidos
|
|
1999 - 2002
Concluído
|
Doutor em História Social e da Ideias (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
"A dramaturgia musical de Ésquilo: Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de Ficções Audiovisuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1989 - 1992
Concluído
|
Mestre em Teoria da Literatura (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
"A Hermenêutica da Imaginação em Adonias Filho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1986 - 1988
Concluído
|
Graduação em Letras - Português (Bacharelato)
Universidade de Brasília, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Brasília, Brasil |
2008 - 2009 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Florida State University, Estados Unidos |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade de Brasília, Brasil |
2019/02 - 2019/07 | Director de Unidade Orgânica | Universidade de Brasília, Brasil |
2014 - 2018 | Subdirector de Unidade Orgânica | Universidade de Brasília, Brasil |
2013 - 2016 | Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília | Universidade de Brasília, Brasil |
2003 - 2005 | Director de Unidade Orgânica | Universidade de Brasília, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - Atual | Diretor de Grupo de Pesquisa Mousiké/ CNPq | Universidade de Brasília, Brasil |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Publicações acadêmicas Online: Exame de modelos e metodologias para proposição de uma Editora Digital Universitária de Pequeno
Porte
Investigador
Universidade de Brasília, Brasil
|
Fundo de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal
Em curso
|
2016 - 2019/05 | Dramaturgia e Multissensorialidade: Metodologia de elaboração de audiocenas para ambientes online a partir da série Composições,
de Kandinsky
Investigador responsável
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
|
2014 - 2016 | Dramaturgia Musical Online: Edição de Obras Dramático-Musicais Brasileiras
461223/2014-7
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2010 - 2012 | Tragédia e Hipertexto: Desenvolvimento de Edição Online de Obras Dramáticas Clássicas
400970/2010-4
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
2009 - 2011 | Teatro, Música e Metro: Simulações Audiovisuais a partir de Padrões Métricos da Tragédia Grega
303255/2002-1
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Composição musical |
|
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Obra teatral |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Musical Dramaturgy Online: Using Digital Archiving for Musical Theatre Research | Reading Musicals: Sources, Editions, Performance
The Great American Songbook Foundation (Carmel, Indianápolis, Estados Unidos)
|
2018 | Ouvindo as cores: Uma estética multissensorial no diálogo entre W.Kandinsky e O. Messiaen | V Congresso nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música
Unesp (São Paulo, Brasil)
|
2018 | The Composer in the Classroom: Creative Strategies for Interaction between Musician and Actors at Drama-Lab, Brazil | Instrumental Theatre. Music and the Stage in Latin America (1954-2006)
CASA DEL BICENTENARIO, CENTRO DE ARTE SONORO (CASO) (Buenos Aires, Argentina)
|
2017/12 | Das canções de Cena à Kandinsky: Percursos criativos do Laboratório de Dramaturgia | Seminário Interno
CESEM (Lisboa)
|
2017 | Registro de processos criativos:desafios para o teatro musical | Seminário Interno
Centro de Estudos de Teatro Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Sounding Narrative Worlds: Audio Scenes of Aithiopika as Textual and Musical Experiment | Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, Texas, Estados Unidos)
|
2016 | Epiphanic Characterization in Aithiopika and its Sound Counterpoint: An Orchestral Composition as an Experiment in Reception | Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, Estados Unidos)
|
2015 | Audio Scenes: Sound- Image Integration based on Homeric Rhapsode Art | Seminaire Histoire, théories et pratiques de la traduction
Université Rouen (Rouen, França)
|
2015 | Audio scenes : An Orchestral Suite based on Heliodorus’ Aithiopika | Voix, geste et rythme dans la poésie ancienne et moderne
Université de Rouen (Rouen, França)
|
2013 | Dramaturgia, música e poder: A construção da recepção em David | Teatro: Estética e Poder/ Theatre: Aesthetics and Power
FACULDADE DE LETRAS - UNIVERSIDADE DE LISBOA (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Performative and anti-performative arguments in Heraclitus. | Celtic Conference in Classics. International Association for Presocratic Studies
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
|
2010 | Homeric Steps: A Comparison between Ancient Greek and Brazilian Traditional Dances | 3rd Annual International Conference on Philology, Literatures and Linguistics,
Atiner (Atenas, Grécia)
|
2009 | Fragments of an Archaic and Noisy City: The Soundscape of Ephesus According to Heraclitus. | Moisa Epichorios: Regional Music and Musical Regions
Moisa – International Society for the Study of Greek and Roman Music and its Cultural Heritage (Ravenna, Itália)
|
2009 | Performances Culturais Comparadas: As implicações metodológicas da hipótese Parry-Lord. | Quinto Colóquio Internacional Estudios Clasicos. Mito y Performance
Universidad de La Plata (La Plata, Argentina)
|
2009 | From Text to Performance: Ancient Greek Drama and Brazilian Carnival. | 2nd Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics
Atiner (Atenas, Grécia)
|
2008 | Interplay Between Narrative and Drama in Heliodorus' Aithiopika and Shakespeare's The WInter's Tale | IV International Conference On Ancient Novel
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Compondo, realizando e produzindo obras dramático-musicais no Brasil: projeto Ópera Estúdio ou Deus é brasileiro: as complexas relações entre laicidade e religiosidade a partir da montagem de uma ópera com figuras bíblicas. | Ninth International Congress of the Brazilian Studies Association
Brazilian Studies Association (New Orleans, Estados Unidos)
|
2008 | Procedimentos de Explicitação da Dramaturgia Musical de Ésquilo: Relato de Duas Investigações. | II Congresso Internacional de Estudios Clássicos en México
Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade de México, México)
|
2006 | A Brazilian Othello: Metatheatricality and Violence in Iago. | VIII World Shakespeare Congress
International Shakespeare Association (Brisbane, Austrália)
|
2004 | A dramaturgia musical de Ésquilo: tragédia e audiovisualidade. | XII Congrès Internationaux de la FIEC (Fédération internationale des Associations d’études classiques)
Fédération internationale des Associations d’études classiques (Ouro Preto, Brasil)
|
1990 | Bakhtin/Vygotsky: Fundamentos da Tradição do Horizonte Compreensivo do Social na Linguagem | IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América do Sul
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Artes Integradas e Tecnologias: Experiências Multissensoriais e Interdisciplinares.
Orientador
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2016 - Atual | Formação de Cantores em Nível Universitário. Experiências e Projetos
Orientador de Janette Dornellas
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2015 - Atual | RITMOS DE DANÇA NA CANÇÃO DE CÂMARA BRASILEIRA:
Um estudo tendo como referência o Lundú da Marquesa de Santos e a Dansa (Martelo)de Heitor Villa-Lobos
Orientador de Rogério Rodrigues de Oliveira
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2015 - 2017 | RESSONÂNCIAS EM CRIAÇÃO: A MUSICALIDADE COMO EIXO NO PROCESSO CRIATIVO.
Orientador de Caisa Tiburcio
|
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2015 - 2017 | Recitais Cênico- Musicais: Discussão a partir de Processos Criativos
Orientador de Maria Lucia Rosa
|
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2013 - 2017 | O espaço da Palhaçaria no gênero Trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações e transformações
no trabalho do ator-palhaço
Orientador de Denivaldo Camargo de Oliveira
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2014 - 2016 | Provocador Cênico:Implicações de uma possível nova função na cena contemporânea
Orientador de Júlia Alves Rodrigues Carvalhal
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2014 - 2016 | Preparação Corporal para apresentadores de telejornalismo.Uma discussão a partir de oficinas de improvisação
Orientador
|
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2014 - 2016 | TEATRO PARA BEBÊS: PROCESSOS CRIATIVOS, DRAMATURGIA E ESCUTA
Orientador
|
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2013 - 2016 | O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da cena no Brasil
Orientador
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2012 - 2014 | Abordagens de processos criativos: O teatro de Hugo Rodas.
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2012 - 2014 | A Produção Cultural como etapa no processo criativo de espetáculos teatrais.
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2012 - 2014 | Cidade em Plano: Arqueologia de um processo criativo e criação de sentidos em dança.
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2011 - 2014 | Dramaturgia, Gestus e Música. Colaboração entre Brecht,Kurt Weill, Hanns Eisler entre 1927 e 1932.
Orientador de Geraldo Martins
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2011 - 2013 | Antropofagizando os clássicos. Vida Pitagórica e O banquete..
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2011 - 2013 | Quase-Cinema: Educação em Artes Visuais com software livre de criação visual e remix.
Coorientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2009 - 2011 | Constantino Isidoro Filho. Demorô. Investigações sobre a Teatralidade no Hip-Hop. 2011
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2008 - 2011 | Música holofractal em cena:Experimento holonômico e fractal de improvisação musical no espaço cênico.
Orientador
|
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2008 - 2010 | Dramaturgias Contemporâneas:as transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. 2010.
Orientador de Laura Alves Moreira
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2008 - 2010 | FORMAÇÃO EM PALHAÇO: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO DE NOVOS PALHAÇOS
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2006 - 2008 | A dramaturgia da atuação cômica.
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2005 - 2007 | O garoto de Juan Lacaze. Invenção no teatro de Hugo Rodas.
Orientador de Claudia Moreira de Souza
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2005 - 2007 | O cinema teatral de Eisenstein: Década de 20
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2004 - 2006 | As palavras não morrem jamais: textos não literarios de F.G.Lorca
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2003 - 2005 | Da Rua à Cena: Trilhas de um Processo Criativo
Orientador
|
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - 2013 | I Festival de Teatro Antigo, em 2013, na Universidade de Brasília, que ocorreu durante a reunião da Sociedade Brasileira
de Estudos Clássicos(SBEC). (2013 - 2013)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2013 - 2013 | II Seminário Internacional de Teoria Teatral (SBEC/UnB) (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2013 - 2013 | I Seminário Internacional de Artes Integradas (Secretaria de Cultura de Goiânia/UFG/UnB,IFB) (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal de Goiás, Brasil |
2013 - 2013 | Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2011 - 2011 | Seminário internacional de Música e Filosofia. A estrutura musical dos diálogos platônicos. Com o professor J. Kennedy (2011 - 2011)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2010 - 2010 | I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T. Lehmann no Brasil (2010 - 2010)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
2006 - 2006 | Mostra e Seminário A experiência da cena (CCBB-Brasília) (2006 - 2006)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Brasília, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/08 - 2018/12 | TECNICAS EXPERIMENTAIS DE ARTES CÊNICAS | Artes Cênicas (Bacharelato) | Universidade de Brasília, Brasil |
2017/03 - 2017/07 | Laboratório de Criação em Artes Cênicas | Artes Cênicas (Mestrado) | Universidade de Brasília, Brasil |
2017/03 - 2017/07 | Poéticas Teatrais | Artes Cênicas (Bacharelato) | Universidade de Brasília, Brasil |
2016/08 - 2016/12 | Seminário de Metafísica e Artes na Antiguidade | Pós-Graduação em Metafísica (Mestrado) | Universidade de Brasília, Brasil |
2016/08 - 2016/12 | Metodologia de Pesquisa em Artes Ce^nicas | Artes Cênicas (Bacharelato) | Universidade de Brasília, Brasil |
2009/01 - 2009/05 | Advanced Drama Techniques | Creative Writing (Bacharelato) | Florida State University, Estados Unidos |
2008/01 - 2008/05 | Drama Tecnniques | Creative Writing (Bachelor) | Florida State University, Estados Unidos |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2015/04/29 - Atual | Audiocenas e Etiópicas: pesquisa e processo criativo | |
2018 - 2018 | UnBTV entrevista. Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia. | Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia. |
Distinções
Prémio
2009 | 2o. lugar do Prêmio Mário de Andrade, destinado a Ensaios Literários., Fundação Biblioteca Nacional. |
2003 | Menção Honrosa no Premio Cidade de Belo Horizonte, Prefeitura de Belo Horizonte. |
Outra distinção
2017 | Edital Publicação de Livros Científicos
Universidade de Brasília, Brasil
|
2016 | Edital Universal 2016, CNPq. |
2016 | Edital Universal 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
|
2010 | Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil |
2009 | Edital Finatec Participação em Eventos Científicos Internacionais. |
2009 | Edital Publicação Livros Científicos |
2009 | Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
|
2008 | Prêmio Edital Cultural Eletrobrás 2008. |