???global.info.a_carregar???
MARCUS SANTOS MOTA. Marcus Mota possui mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (1992) doutorado em História pela mesma universidade (2002). Realizou estágio sênior (pós-doutorado) na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Brasília, onde dirige o LADI (Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática) desde 1998. Foi Vice-Chefe do Instituto de Artes no quadriênio 2014-2018. Foi membro do Conselho Editorial da Editora UnB entre 2013 e 2016. Ministra aulas no Departamento de Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, e no Programa de Pós-Graduação em Metafísica, todos da Universidade de Brasília, orientando pesquisas e processos criativos em mestrado e doutorado. Foi Chefe do Departamento de Artes Cênicas desta instituição entre 2003-2005. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, dramaturgia musical, ópera, Estudos Clássicos e Teatros Grego, Moderno e Contemporâneo. Além disso, desenvolve intensa atividade de direção de espetáculos musicais e não musicais, de elaboração de textos teatrais, canções e libretos para obras dramático-musicais,textos narrativos e poemas. Integra também o NEC (Núcleo de Estudos Clássicos) na UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Mousiké, cadastrado no CNPq desde 2004, ocupando-se de pesquisa sobre a textualidade audiovisual presente em autores da Antiguidade Clássica, como Homero, Heráclito, Ésquilo e Platão, pesquisa que se desdobra na proposição de audiocenas, ou espetáculos dramático-musicais. Integra o projeto de pesquisa The Classical Tradition In Portuguese, Lusophone and European Literatures and Cultures na Universidade de Lisboa. Foi vice-coordenador do GT Teorias do Espetáculo e da Recepção na ABRACE, no biênio 2014-2016. É editor-chefe da revista Dramaturgias, revista do Laboratório de Dramaturgia da UnB. Apresentou diversas comunicações(papers) em congressos internacionais, como nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, França, Portugal, Espanha, Grécia, México e Argentina. Foi professor na Flórida State University em 2008 e 2009.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcus Mota

Nomes de citação

  • MOTA, MARCUS

Identificadores de autor

Ciência ID
8A1D-A18C-E204
ORCID iD
0000-0003-4745-8927

Endereços de correio eletrónico

  • marcusmotaunb@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55 61) 981282157 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades
  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Grego Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2015
Concluído
Dramaturgia e Recepção: Elaboração e registro de audiocenas a partir da obra As Etiópicas, de Heliodoro (Pós-doutoramento)
Especialização em Estudos Clássicos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2013 - 2014
Concluído
Professional Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Música
Berklee College Of Music, Estados Unidos
2012 - 2014
Concluído
Master Arranging and Orchestration (Mestrado)
Berklee College Of Music, Estados Unidos
2013 - 2013
Concluído
Specialist Certificate in Arranging (Especialização pós-bacharelato)
Especialização em Music
Berklee College Of Music, Estados Unidos
1999 - 2002
Concluído
Doutor em História Social e da Ideias (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
"A dramaturgia musical de Ésquilo: Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de Ficções Audiovisuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1989 - 1992
Concluído
Mestre em Teoria da Literatura (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
"A Hermenêutica da Imaginação em Adonias Filho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986 - 1988
Concluído
Graduação em Letras - Português (Bacharelato)
Universidade de Brasília, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Brasília, Brasil
2008 - 2009 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Florida State University, Estados Unidos

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade de Brasília, Brasil
2019/02 - 2019/07 Director de Unidade Orgânica Universidade de Brasília, Brasil
2014 - 2018 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade de Brasília, Brasil
2013 - 2016 Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília Universidade de Brasília, Brasil
2003 - 2005 Director de Unidade Orgânica Universidade de Brasília, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - Atual Diretor de Grupo de Pesquisa Mousiké/ CNPq Universidade de Brasília, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Publicações acadêmicas Online: Exame de modelos e metodologias para proposição de uma Editora Digital Universitária de Pequeno Porte
Investigador
Universidade de Brasília, Brasil
Fundo de Apoio à Pesquisa no Distrito Federal
Em curso
2016 - 2019/05 Dramaturgia e Multissensorialidade: Metodologia de elaboração de audiocenas para ambientes online a partir da série Composições, de Kandinsky
Investigador responsável
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2014 - 2016 Dramaturgia Musical Online: Edição de Obras Dramático-Musicais Brasileiras
461223/2014-7
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2010 - 2012 Tragédia e Hipertexto: Desenvolvimento de Edição Online de Obras Dramáticas Clássicas
400970/2010-4
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2009 - 2011 Teatro, Música e Metro: Simulações Audiovisuais a partir de Padrões Métricos da Tragédia Grega
303255/2002-1
Investigador responsável
Universidade de Brasília, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. MOTA, MARCUS. "Dramaturgia e Multissensorialidade a partir de Kandinsky: Reflexões a partir de uma Pesquisa em Andamento". Trabalho apresentado em 6.o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, BRASILIA, 2017.
    Publicado
  2. Aguilar, Juliana Hollerbach de; Gonçalves Filho, Cid. "O QUADRO E A PARTITURA: A POÉTICA MULTISSENSORIAL SEGUNDO KANDINSKY". Trabalho apresentado em XVII SEMPEM - Semina´rio Nacional de Pesquisa em Mu´sica da UFG, Goiânia, 2017.
    Publicado • 10.5151/despro-ped2016-0123
  3. MOTA, MARCUS. "Registro,criação e mediação tecnológica: experiências no Laboratório de Dramaturgia". Trabalho apresentado em 15. International Meeting of Art and Technology, BRASILIA, 2016.
    Publicado
  4. MOTA, MARCUS. "Heráclito e a música. Análise do Fragmento 51". Trabalho apresentado em XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Belo Horizonte, 2016.
    Publicado
  5. MOTA, MARCUS. "A obra como experiência recepcional: o caso das As Etiópicas, de Heliodoro. De Shakespeare até nós.". Trabalho apresentado em VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, 2014.
    Publicado
  6. MOTA, MARCUS. "Audiocenas: Elaborando o Amanhecer a partir de As Etiópicas, de Heliodoro". Trabalho apresentado em 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: arte, política e singularidade, BRASILIA, 2014.
    Publicado
  7. MOTA, MARCUS. "TEATRO, MÚSICA E ESTRANHAMENTO: a dramaturgia e recepção de David.". Trabalho apresentado em Simpósio da International Brecht Society,, BRASILIA, 2013.
    Publicado
  8. MOTA, MARCUS. "Performances instruídas: Metodologia de processo criativo a partir de temas ou obras da Antiguidade". Trabalho apresentado em 11. ART.Homo Aestheticus. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia,, BRASILIA, 2012.
    Publicado
  9. MOTA, MARCUS. "Estudos Classicos e Recepção. Interfaces entre Estudos teatrais e antiguidade greco-latina.". Trabalho apresentado em VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2012.
    Publicado
  10. MOTA, MARCUS. "Metro e representação: geração de arquivos sonoros e midi a partir de textos da tragédia grega". Trabalho apresentado em 7 o. Simpósio de Cognição e Artes Musicais, BRASILIA, 2011.
    Publicado
  11. MOTA, MARCUS. "COMICIDADE E CINEMA MUDO: DRAMATURGIA DE ESQUETES CÔMICOS". Trabalho apresentado em VI Reunião científica da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2011.
    Publicado
  12. MOTA, MARCUS. "Do ópera studio de Stanislávski aos musicais de B.Brecht: Por uma nova historiografia do teatro.". Trabalho apresentado em VI Congresso da Associação Brasileira de Estudos Clássicos, São Paulo, 2010.
  13. MOTA, MARCUS. "Textualidade, Performance e Tecnologia:Renovação Metodológica no Estudo dos Documentos Músico-poéticos da Antiguidade Clássica". Trabalho apresentado em XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música,, Curitiba, 2009.
    Publicado
  14. MOTA, MARCUS. "Participação, observação e relato: Redefinição do conceito de Teoria e implicações para metodologia de estudo de processos criativos.". Trabalho apresentado em V Reunião científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, 2009.
  15. MOTA, MARCUS. "História cultural e teatralidade: Roger Chartier e a textualidade de obras performativas". Trabalho apresentado em IV Simpósio Nacional de História Cultural, Goiânia, 2008.
    Publicado
  16. MOTA, MARCUS. "Dramaturgia fílmica". Trabalho apresentado em IV Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Belo Horizonte, 2007.
    Publicado
  17. MOTA, MARCUS. "Opera in Performance: Staging Interartistic Works and its Theoretical and Methodological Implications". Trabalho apresentado em Performance Matters!International Conference on Practical, Psychological, Philosophical and Educational Issues in Musical Performance,, Porto, 2005.
    Publicado
  18. MOTA, MARCUS. "Luigi Pareyson e a análise da experiência estética". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, BRASILIA, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. MOTA, MARCUS. "Vida / Morte, Morte / Vida: Temas e tarefas na recepção de Adonias Filho". ESPECIARIA 17 (2018): 111-146.
    Acesso aberto • Publicado
  2. MOTA, MARCUS. "Vida de Ésquilo. Tradução e Comentário". RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS 6 (2018): 52-62.
    Acesso aberto • Publicado
  3. MOTA, MARCUS. "Texto, escritura e Música: os fragmentos de Heráclito.". Contexto. Revista do Programa de Pós Graduação em Letras 31 (2017): 271-306.
    Acesso aberto • Publicado
  4. MOTA, MARCUS. "Adonias Filho cronista: apresentação e pequena antologia". Especiaria 16 (2017): 120-160.
    Acesso aberto • Publicado
  5. MOTA, MARCUS. "O fim do fim: a produção ficcional nos últimos anos de Adonias Filho.". Especiaria 16 (2017): 161-181.
    Acesso aberto • Publicado
  6. MOTA, MARCUS. "Estética Musical e Xamanismo: Vassili Kandinsky e o Kalevala". Anais do SEFiM - Revista interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação 3 4 (2017): 167-178.
    Acesso aberto • Publicado
  7. MOTA, MARCUS. "Epifania e Música: Audiocenas a Partir de As Etiópicas, de Heliodoro". Anais do SEFiM - Revista interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação 3 4 (2017): 85-99.
    Acesso aberto • Publicado
  8. MOTA, MARCUS. "Introdução à Dramaturgia Ateniense: Espaço, Som e Organização Textual". Dramaturgia em foco 1 1 (2017): 78-95.
    Acesso aberto • Publicado
  9. MOTA, MARCUS. "Teatro musicado, roteiro diagramático e seminários interdisciplinares: experiências em pesquisa, ensino e criação no laboratório de dramaturgia da Universidade de Brasília.". Revista Cena 19 (2016): 1-12.
    Acesso aberto • Publicado
  10. MOTA, MARCUS. "Heraclitus homericus: audiocenas a partir da Antiguidade I". Prometeus. Filosofia em Revista 9 (2016): 89-111.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Marcus Mota Cinthia Nepomuceno. "Hearing and Dancing Beats: An Interartistic Appropriation of Meters in Greek Tragedy and Brazilian Traditional Dances". US-China Foreign Language 13 7 (2015): http://dx.doi.org/10.17265/1539-8080/2015.07.007.
    10.17265/1539-8080/2015.07.007
  12. MOTA, MARCUS; NEPOMUCENO, CINTHIA. "Hearing and Dancing Beats: An Interartistic Appropriation of Meters in Greek Tragedy and Brazilian Traditional Dance.". US-CHINA FOREIGN LANGUAGE 13 (2015): 523-538.
    Acesso aberto • Publicado
  13. MOTA, MARCUS. "Teatro musicado para todos- experiências do laboratório de dramaturgia". Revista Participação 25 (2014): 80-96.
    Acesso aberto • Publicado
  14. MOTA, MARCUS. "Materiais para o Apocalipse: Fé, Imaginação e Pessoa.". Revista VIS 13 (2014): 119-154.
    Acesso aberto • Publicado
  15. MOTA, MARCUS. "Adonias Filho e o Teatro.". Revista VIS 13.2 (2014): 250-270.
    Acesso aberto • Publicado
  16. MOTA, MARCUS. "Cavalleria Rusticana, de Giovanni Verga. Tradução.". Revista VIS 13.2 (2014): 273-296.
    Acesso aberto • Publicado
  17. MOTA, MARCUS. "Sete Contra Tebas de Ésquilo. Introdução e tradução". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 10 (2013): 145-167.
    Acesso aberto • Publicado
  18. MOTA, MARCUS. "PALAVRA, CENA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: EDIÇÃO ONLINE DE OBRAS DRAMÁTICAS CLÁSSICAS". Revista da Anpoll 35 (2013): 143-162.
    Acesso aberto • Publicado
  19. MOTA, MARCUS. "A definição de espetáculo em Sófocles:A correlação entre dramaturgia musical e a representação de figuras isoladas.". Clássica 26 (2013): 55-64.
    Acesso aberto • Publicado
  20. MOTA, MARCUS. "Catarse, Rasa, Flor: contextualizando a produção de emoções a partir de tradições performativo-musicais.". Revista VIS 12.1 (2013): 118-127. https://docplayer.com.br/83537145-Revista-do-programa-de-pos-graduacao-em-arte-da-unb-volume-12-numero-1-janeiro-julho-de-brasilia-df-issn.html.
    Publicado
  21. MOTA, MARCUS. "Genealogias da dança". REVISTA EIXO 1 (2012): 28-43.
    Acesso aberto • No prelo
  22. MOTA, MARCUS. "Entre Livros e Eudoro: Relato de algumas experiências". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 8 (2012): 57-74.
    Acesso aberto • Publicado
  23. MOTA, MARCUS. "Fontes para os estudos teatrais: Contribuições de A.Appia e E.Piscator.". Urdimento 18 (2012): 43-58.
    Acesso aberto • Publicado
  24. MOTA, MARCUS. "OUVIR E DANÇAR RITMOS: EXPERIMENTOS COM METROS DA TRAGÉDIA GREGA.". Clássica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, 25 (2012): 133-148.
    Acesso aberto • Publicado
  25. MOTA, MARCUS. "Performance, dramaturgia e musicalidade: ideias e experimentos na interface entre Estudos Clássicos e Recepção". Revista VIS 11 (2012): 83-100.
    Acesso aberto • Publicado
  26. MOTA, MARCUS. "Tradução. Ato Sem Palavras I, de Samuel Beckett". Revista VIS 11 (2012): 115-120.
    Acesso aberto • Publicado • Tradutor
  27. MOTA, MARCUS. "Performances culturais". Fênix 8 (2011): 1-7.
    Acesso aberto • Publicado
  28. MOTA, MARCUS. "Por uma abordagem não agonística das teorias teatrais: O caso Meyerhold". Revista Fênix 7 (2010): 1-16.
    Acesso aberto • Publicado
  29. MOTA, MARCUS. "Nos Passos de Homero:Performance como Argumento na Antiguidade.". Revista VIS 9.2 (2009): 21-58. http://ida.unb.br/revistavis/revista%20vis%20v9%20n2.pdf.
    Publicado
  30. MOTA, MARCUS. "PERFORMANCE E INTELIGIBILIDADE: TRADUZINDO I´ON, DE PLATA~O". Archai Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental 1 (2009): 183-204.
    Acesso aberto • Publicado
  31. MOTA, MARCUS. "A realização de Óperas como campo interartístico: Dramaturgia, performance e interpretação de obras audiovisuais". Música em Contexto 1 (2009): 53-60.
    Acesso aberto • Publicado
  32. MOTA, MARCUS. "Natyasastra:teorial teatral e a amplitude da cena.". Revista Fênix 3 (2006): 1-9. http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/3.Dossie.Marcus_Mota.pdf.
    Publicado
  33. MOTA, MARCUS. "A performance como argumento: a cena inicial do diálogo Íon,". Revista VIS 5 (2006): 80-92.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Lima, Paulo Butti de. "Arte,conhecimento e jogo em H-G. Gadamer.". Revista VIS 4.4 (2005): 76-85.
    Publicado
  35. SILVESTRE, EMERSON. "DA FICÇÃO DOS GÊNEROS À FICÇÃO LITERÁRIA: UMA LEITURA DE O FILHO DE MIL HOMENS". Revista Tônica 1 (2005): 47-71.
    Publicado
  36. MOTA, MARCUS. "O teatro como metaestética: Subjetividade e jogo segundo H-G.Gadamer". Revista VIS 4.4 (2005): 86-94.
    Publicado
  37. MOTA, MARCUS. "Teatro e audiovisualidade: a dramaturgia musical de Ésquilo.". Ouvirouver 1 (2005): 105-136. http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/30/58.
    Acesso aberto
  38. MOTA, MARCUS. "Ficção, conceito e história:contraste entre o projeto metacrítico de H.White e a proposta integrativa de R. Koslleck.". Tempo de Histórias 5 5 (2001): 177-212.
    Publicado
  39. MOTA, MARCUS. "Tradição e modernidade: Esboço primeiro de Investigação sobre a mímesis dramática.". Tempo de Histórias 4 4 (2000): 119-128.
    Publicado
  40. MOTA, MARCUS. "A morte de Penteu. Os equívocos do dionisismo catártico.". Humanidades 44 (1998): 1-16.
    Publicado
  41. MOTA, MARCUS. "Platão dramaturgo". Humanidades 42 (1997): 69-80.
    Publicado
  42. MOTA, MARCUS. "Tradição e razão: modernidade e mito em Rumble Fish.". Humanidades 40 (1996): 28-33.
    Publicado
  43. MOTA, MARCUS. "A poética das razões e as razões da poética segundo Gaston Bachelard". Humanidades 29 (1993): 356-367.
Capítulo de livro
  1. MOTA, MARCUS. "Entendre et danser les rythmes. Une appropriation interartistique des mètres de la tragédie grecque". In Corps et voix dans les danses du théâtre antique., 209-222. Rennes, França: Presses Universitaires de Rennes, 2019.
    Publicado
  2. MOTA, MARCUS. "Dramaturgie & multisensorialité a partir de Kandinsky". In Esthétique & Connectivité., 119-130. Paris, França: L'Hamarttan, 2018.
    Publicado
  3. MOTA, MARCUS. "Performance e estudos clássicos: proposta de seminários interdisciplinares.". In CENAS POÉTICAS, FILOSÓFICAS E MUSICAIS um panorama dos estudos clássicos, 215-248. São Paulo, Brasil: Annablume, 2018.
    Publicado
  4. MOTA, MARCUS. "A performance como argumento: discussão de conceitos básicos a partir da teatralidade para a compreensão da produção textual na Grécia Antiga". In História Antiga: Relações Interdisciplinares. Fontes, Artes, Filosofia, Política, Religião e Recepção, 165-182. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    Publicado
  5. MOTA, MARCUS. "Comic Dramaturgy in Plato: Observations from the Ion". In Plato's Styles and Characters Between Literature and Philosophy, 157-172. Munique, Brasil: De Gruyter, 2016.
    Publicado
  6. MOTA, MARCUS. "Bachelard, Interpretação,subjetividade: a interação entre leitor, texto e o paradigma performativo do imaginário". In Gaston Bachelard. Mestre na arte de criar, pensar,viver, 291-298. Salvador, Brasil: Editora UFBa, 2016.
    Publicado
  7. MOTA, MARCUS. "As Etiópicas de Heliodora como Cosmologia literária.". In Cosmópolis: Mobilidades Culturais., 197-208. Coimbra, Portugal: Imprensa Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado
  8. MOTA, MARCUS. "O romance dramático de Adonias Filho". In Cosmópolis: Mobilidades Culturais, 209-223. Coimbra, Portugal: Imprensa Universidade de Coimbra, 2016.
    Publicado
  9. MOTA, MARCUS. "Dançando o passado: discussão de estudos de caso, metodologias e implicações para processos criativos.". In A cena em foco:artes coreográficas em tempos líquidos., 167-177. BRASILIA, Brasil: Editora IFB, 2015.
    Publicado
  10. MOTA, MARCUS. "Direção Cênica de Obras Dramático-Musicais: o trabalho de Matthew Lata no Florida State Opera.". In Música na Contemporaneidade: Ações e Reflexões., 101-117. Goânia, Brasil: Editora PUC-Goiânia, 2015.
    Publicado
  11. MOTA, MARCUS. "Teatro grego". In Estudos clássicos III cinema, literatura, teatro e arte, 87-105. São Paulo, Brasil: Editora Annablume, 2014.
    Publicado
  12. MOTA, MARCUS. "Estudos clássicos e recepção: interfaces de estudos teatrais e Antiguidade Greco-latina.". In Estudos clássicos III cinema, literatura, teatro e arte., 155-160. São Paulo, Brasil: Annablume, 2014.
    Publicado
  13. Mota, Marcus. "Pythagoras Homericus: Performance as Hermeneutic Horizon to Interpret Pythagorean Tradition". In On Pythagoreanism, 103-116. Berlin, Brasil: DE GRUYTER, 2013.
    Publicado • 10.1515/9783110318500.103
  14. MOTA, MARCUS. "Teatro Grego: Novas Perspectivas". In Cinco ensaios sobre a Antiguidade, 45-66. São Paulo, Brasil: Annablume, 2012.
    Publicado
  15. MOTA, MARCUS; NEPOMUCENO, CINTHIA. "Dança,metro e música: geração de arquivos sonoros de textos da tragédia grega". In Arte e Tecnologia.Modus Operandi Universal, 129-143. BRASILIA, Brasil: PPG-Arte UnB, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. MOTA, MARCUS. Catábases: Estudos sobre Viagens aos Infernos na Antiguidade, de Eudoro de Sousa.. São Paulo, Brasil: Editora Annablume. 2013.
    Publicado • Editor
  2. MOTA, MARCUS. Filosofia Grega, de Eudoro de Sousa.. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2013.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n.9. Dossiê: Kandinsky". Dramaturgias 9 (2018):
    Publicado • Editor
  2. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.8. Dossiê: Dramaturgias da Dança". Dramaturgias 8 (2018): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/1313.
    Publicado • Editor
  3. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n. 7. Dossiê: Dramaturgia e Tradução". Revista Dramaturgias 7 (2018): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/861.
    Publicado • Editor
  4. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.6. Dossiê: Heráclito em Performance". Dramaturgias 6 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/732.
    Publicado • Editor
  5. MOTA, MARCUS. "Edição Revista Dramaturgias n.5. Dossiê: Dramaturgia e Som". Dramaturgias 5 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/735.
    Publicado • Editor
  6. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgia n.4. Dossiê: Escritas Dramáticas". Dramaturgias 4 (2017): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/734.
    Publicado • Editor
  7. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n. 1. Dossiê: Shakespeare 400 anos". Dramaturgias 1 (2016): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/821.
    Publicado • Editor
  8. MOTA, MARCUS. "Edição da Revista Dramaturgias n.2/3. Dossiê: Dramaturgia Musical". Dramaturgias 2/3 (2016): http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/issue/view/733.
    Publicado • Editor
Livro
  1. MOTA, MARCUS. Metafísica, Escrita e Música: Ensaios Sobre os Fragmentos de Heráclito. Lisboa, Portugal: MIL. Movimento Internacional Lusófono. 2018.
    Publicado
  2. MOTA, MARCUS. CENOLOGIAS: Estudos sobre Teoria e História do Teatro, Música e Cinema. Lisboa, Portugal: MIL. Movimento Internacional Lusófono. 2018.
    Publicado
  3. MOTA, MARCUS. Três Histórias Estranhas. São Paulo, Brasil: Editora Giostri. 2016.
    Publicado
  4. MOTA, MARCUS. Imaginação e morte: Ensaios sobre a representação da finitude. BRASILIA, Brasil. 2014.
    Publicado
  5. Araújo, Júlio; Santos de Oliveira, Robson. Dramaturgia: Conceitos, Exercícios e Análises. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2014.
    Publicado • 10.24824/978854440010.4
  6. Magalhães Bambirra, Felipe. UM HOMEM SÓ. Lisboa, Portugal: Chiado Editora. 2014.
    Publicado • 10.24824/978858042659.5
  7. MOTA, MARCUS. Nos Passos de Homero. Ensaios sobre Performance, Filosofia, Música e Dança a partir da Antiguidade. São Paulo, Brasil: Annablume. 2013.
    Publicado
  8. MOTA, MARCUS. A Trágica Virtude. 26 exercícios não-lineares para a cena.. BRASILIA, Brasil: Editora Pós-Arte-Unb. 2012.
    Publicado
  9. MOTA, MARCUS. História do Teatro. Dramaturgias da Cena. Século XX. BRASILIA, Brasil: LGE. 2009.
    Publicado
  10. MOTA, MARCUS. A dramaturgia musical de Ésquilo. Investigações sobre Composição, Realização e Recepção de ficções audiovisuais. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2008.
    Publicado
  11. MOTA, MARCUS. A imaginação dramática. BRASILIA, Brasil: Texto& Imagem. 1998.
    Publicado
  12. MOTA, MARCUS. Ler & Depois. BRASILIA, Brasil: Texto&Imagem. 1998.
    Publicado
  13. MOTA, MARCUS. A idade da terra e outros escritos. BRASILIA, Brasil. 1997.
    Publicado
Tradução
  1. MOTA, MARCUS. Yerma, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Publicado
  2. MOTA, MARCUS. Assim que passarem cinco anos, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Publicado
  3. MOTA, MARCUS. A casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
  4. MOTA, MARCUS. Conferências, de Garcia Lorca. BRASILIA, Brasil: Editora Universidade de Brasília. 2000.
    Publicado

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. MOTA, MARCUS. Sambafoot. Revista Dramaturgias/LADI, 2018.
  2. MOTA, MARCUS. Suíte Orquestral Esplanada. Revista Dramaturgias, 2017.
  3. MOTA, MARCUS. Suíte Orquestral Heliodoriana. Revista Dramaturgias, 2014.
Gravação vídeo
  1. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Produtor); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Realizador). 2018. Audiocena 5. LADI Canal Youtube.
  2. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Produtor); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Realizador). 2018. Audiocena 4. LADI canal Youtube.
  3. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Produtor); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Realizador). 2018. Audiocena 2. LADI/ CANAL Youtube.
  4. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Produtor); Marcus Mota e Alexandre Rangel (Realizador). 2018. Audiocena I. LADI/ Canal Youtube.
Gravação áudio
  1. MOTA, MARCUS; Marcus Mota e Alexandre Rangel (Produtor). 2018. "Audiocena 3". In Audiocenas, LADI, Canal Youtube.
Obra teatral
  1. Hugo Rodas, Diretor. 2017. Salomônicas 2017. Musical..
  2. Hugo Rodas, Diretor. 2013. Sete Contra Tebas. Musical.
  3. 2013. Uma Noite de Natal . Musical..
  4. 2012. À Mesa. Comédia a partir de O Banquete, de Platão.
  5. Hugo Rodas, Diretor. 2012. DAVID. Tragicomédia musical.
  6. Hugo Rodas, Diretor. 2009. No Muro. Ópera Hip Hop.
  7. 2007. Caliban: o encontro dos mundos. Tragicomédia musical..
  8. 2006. Saul. Drama Musical..
  9. 2006. Iago. Metadrama para atores..
  10. Hugo Rodas, Diretor. 2003. As Partes Todas de Um Benefício - Antidrama com música.
  11. 2002. Idades. Lola. Drama.
  12. Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, Brasil. 2001. DOCENOVEMBRO.
  13. 1997. Uma Última Noite sobre a Terra.
  14. 1997. O Filho da Costureira.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018 Musical Dramaturgy Online: Using Digital Archiving for Musical Theatre Research Reading Musicals: Sources, Editions, Performance
The Great American Songbook Foundation (Carmel, Indianápolis, Estados Unidos)
2018 Ouvindo as cores: Uma estética multissensorial no diálogo entre W.Kandinsky e O. Messiaen V Congresso nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música
Unesp (São Paulo, Brasil)
2018 The Composer in the Classroom: Creative Strategies for Interaction between Musician and Actors at Drama-Lab, Brazil Instrumental Theatre. Music and the Stage in Latin America (1954-2006)
CASA DEL BICENTENARIO, CENTRO DE ARTE SONORO (CASO) (Buenos Aires, Argentina)
2017/12 Das canções de Cena à Kandinsky: Percursos criativos do Laboratório de Dramaturgia Seminário Interno
CESEM (Lisboa)
2017 Registro de processos criativos:desafios para o teatro musical Seminário Interno
Centro de Estudos de Teatro Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Sounding Narrative Worlds: Audio Scenes of Aithiopika as Textual and Musical Experiment Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, Texas, Estados Unidos)
2016 Epiphanic Characterization in Aithiopika and its Sound Counterpoint: An Orchestral Composition as an Experiment in Reception Fifth International Conference on the Ancient Novel
University of Houston (Houston, Estados Unidos)
2015 Audio Scenes: Sound- Image Integration based on Homeric Rhapsode Art Seminaire Histoire, théories et pratiques de la traduction
Université Rouen (Rouen, França)
2015 Audio scenes : An Orchestral Suite based on Heliodorus’ Aithiopika Voix, geste et rythme dans la poésie ancienne et moderne
Université de Rouen (Rouen, França)
2013 Dramaturgia, música e poder: A construção da recepção em David Teatro: Estética e Poder/ Theatre: Aesthetics and Power
FACULDADE DE LETRAS - UNIVERSIDADE DE LISBOA (Lisboa, Portugal)
2010 Performative and anti-performative arguments in Heraclitus. Celtic Conference in Classics. International Association for Presocratic Studies
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
2010 Homeric Steps: A Comparison between Ancient Greek and Brazilian Traditional Dances 3rd Annual International Conference on Philology, Literatures and Linguistics,
Atiner (Atenas, Grécia)
2009 Fragments of an Archaic and Noisy City: The Soundscape of Ephesus According to Heraclitus. Moisa Epichorios: Regional Music and Musical Regions
Moisa – International Society for the Study of Greek and Roman Music and its Cultural Heritage (Ravenna, Itália)
2009 Performances Culturais Comparadas: As implicações metodológicas da hipótese Parry-Lord. Quinto Colóquio Internacional Estudios Clasicos. Mito y Performance
Universidad de La Plata (La Plata, Argentina)
2009 From Text to Performance: Ancient Greek Drama and Brazilian Carnival. 2nd Annual International Conference on Literature, Languages & Linguistics
Atiner (Atenas, Grécia)
2008 Interplay Between Narrative and Drama in Heliodorus' Aithiopika and Shakespeare's The WInter's Tale IV International Conference On Ancient Novel
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Compondo, realizando e produzindo obras dramático-musicais no Brasil: projeto Ópera Estúdio ou Deus é brasileiro: as complexas relações entre laicidade e religiosidade a partir da montagem de uma ópera com figuras bíblicas. Ninth International Congress of the Brazilian Studies Association
Brazilian Studies Association (New Orleans, Estados Unidos)
2008 Procedimentos de Explicitação da Dramaturgia Musical de Ésquilo: Relato de Duas Investigações. II Congresso Internacional de Estudios Clássicos en México
Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade de México, México)
2006 A Brazilian Othello: Metatheatricality and Violence in Iago. VIII World Shakespeare Congress
International Shakespeare Association (Brisbane, Austrália)
2004 A dramaturgia musical de Ésquilo: tragédia e audiovisualidade. XII Congrès Internationaux de la FIEC (Fédération internationale des Associations d’études classiques)
Fédération internationale des Associations d’études classiques (Ouro Preto, Brasil)
1990 Bakhtin/Vygotsky: Fundamentos da Tradição do Horizonte Compreensivo do Social na Linguagem IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América do Sul
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Artes Integradas e Tecnologias: Experiências Multissensoriais e Interdisciplinares.
Orientador
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2016 - Atual Formação de Cantores em Nível Universitário. Experiências e Projetos
Orientador de Janette Dornellas
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2015 - Atual RITMOS DE DANÇA NA CANÇÃO DE CÂMARA BRASILEIRA: Um estudo tendo como referência o Lundú da Marquesa de Santos e a Dansa (Martelo)de Heitor Villa-Lobos
Orientador de Rogério Rodrigues de Oliveira
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2015 - 2017 RESSONÂNCIAS EM CRIAÇÃO: A MUSICALIDADE COMO EIXO NO PROCESSO CRIATIVO.
Orientador de Caisa Tiburcio
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2015 - 2017 Recitais Cênico- Musicais: Discussão a partir de Processos Criativos
Orientador de Maria Lucia Rosa
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2013 - 2017 O espaço da Palhaçaria no gênero Trágico: aplicações de procedimentos cômicos em Édipo Rei e suas implicações e transformações no trabalho do ator-palhaço
Orientador de Denivaldo Camargo de Oliveira
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2014 - 2016 Provocador Cênico:Implicações de uma possível nova função na cena contemporânea
Orientador de Júlia Alves Rodrigues Carvalhal
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2014 - 2016 Preparação Corporal para apresentadores de telejornalismo.Uma discussão a partir de oficinas de improvisação
Orientador
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2014 - 2016 TEATRO PARA BEBÊS: PROCESSOS CRIATIVOS, DRAMATURGIA E ESCUTA
Orientador
Artes Cênicas (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2013 - 2016 O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da cena no Brasil
Orientador
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2012 - 2014 Abordagens de processos criativos: O teatro de Hugo Rodas.
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2012 - 2014 A Produção Cultural como etapa no processo criativo de espetáculos teatrais.
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2012 - 2014 Cidade em Plano: Arqueologia de um processo criativo e criação de sentidos em dança.
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2011 - 2014 Dramaturgia, Gestus e Música. Colaboração entre Brecht,Kurt Weill, Hanns Eisler entre 1927 e 1932.
Orientador de Geraldo Martins
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2011 - 2013 Antropofagizando os clássicos. Vida Pitagórica e O banquete..
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2011 - 2013 Quase-Cinema: Educação em Artes Visuais com software livre de criação visual e remix.
Coorientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2009 - 2011 Constantino Isidoro Filho. Demorô. Investigações sobre a Teatralidade no Hip-Hop. 2011
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2008 - 2011 Música holofractal em cena:Experimento holonômico e fractal de improvisação musical no espaço cênico.
Orientador
Artes (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2008 - 2010 Dramaturgias Contemporâneas:as transformações do conceito de dramaturgia e suas implicações. 2010.
Orientador de Laura Alves Moreira
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2008 - 2010 FORMAÇÃO EM PALHAÇO: REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO DE NOVOS PALHAÇOS
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2006 - 2008 A dramaturgia da atuação cômica.
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2005 - 2007 O garoto de Juan Lacaze. Invenção no teatro de Hugo Rodas.
Orientador de Claudia Moreira de Souza
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2005 - 2007 O cinema teatral de Eisenstein: Década de 20
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2004 - 2006 As palavras não morrem jamais: textos não literarios de F.G.Lorca
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil
2003 - 2005 Da Rua à Cena: Trilhas de um Processo Criativo
Orientador
Artes (Mestrado)
Universidade de Brasília, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - 2013 I Festival de Teatro Antigo, em 2013, na Universidade de Brasília, que ocorreu durante a reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos(SBEC). (2013 - 2013)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Brasília, Brasil
2013 - 2013 II Seminário Internacional de Teoria Teatral (SBEC/UnB) (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Brasília, Brasil
2013 - 2013 I Seminário Internacional de Artes Integradas (Secretaria de Cultura de Goiânia/UFG/UnB,IFB) (2013 - 2013)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Goiás, Brasil
2013 - 2013 Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Brasília, Brasil
2011 - 2011 Seminário internacional de Música e Filosofia. A estrutura musical dos diálogos platônicos. Com o professor J. Kennedy (2011 - 2011)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Brasília, Brasil
2010 - 2010 I Seminário Internacional de Teoria Teatral/Tour H-T. Lehmann no Brasil (2010 - 2010)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Brasília, Brasil
2006 - 2006 Mostra e Seminário A experiência da cena (CCBB-Brasília) (2006 - 2006)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Brasília, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/08 - 2018/12 TECNICAS EXPERIMENTAIS DE ARTES CÊNICAS Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brasil
2017/03 - 2017/07 Laboratório de Criação em Artes Cênicas Artes Cênicas (Mestrado) Universidade de Brasília, Brasil
2017/03 - 2017/07 Poéticas Teatrais Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brasil
2016/08 - 2016/12 Seminário de Metafísica e Artes na Antiguidade Pós-Graduação em Metafísica (Mestrado) Universidade de Brasília, Brasil
2016/08 - 2016/12 Metodologia de Pesquisa em Artes Ce^nicas Artes Cênicas (Bacharelato) Universidade de Brasília, Brasil
2009/01 - 2009/05 Advanced Drama Techniques Creative Writing (Bacharelato) Florida State University, Estados Unidos
2008/01 - 2008/05 Drama Tecnniques Creative Writing (Bachelor) Florida State University, Estados Unidos

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2015/04/29 - Atual Audiocenas e Etiópicas: pesquisa e processo criativo
2018 - 2018 UnBTV entrevista. Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia. Celebração dos 20 anos do Laboratório de Dramaturgia (LADI-UnB) e lançamento do livro Dramaturgia.
Distinções

Prémio

2009 2o. lugar do Prêmio Mário de Andrade, destinado a Ensaios Literários., Fundação Biblioteca Nacional.
2003 Menção Honrosa no Premio Cidade de Belo Horizonte, Prefeitura de Belo Horizonte.

Outra distinção

2017 Edital Publicação de Livros Científicos
Universidade de Brasília, Brasil
2016 Edital Universal 2016, CNPq.
2016 Edital Universal 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
2010 Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
2009 Edital Finatec Participação em Eventos Científicos Internacionais.
2009 Edital Publicação Livros Científicos
2009 Edital Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
2008 Prêmio Edital Cultural Eletrobrás 2008.