???global.info.a_carregar???
Maria Pacheco Figueiredo. Concluiu o Doutoramento em Educação, espec. Didática e Desenvolvimento Curricular em 2013, pela Universidade de Aveiro, Mestrado em Educação, Especialidade Conceção e Desenvolvimento de Projetos Educativos em 2003, pela Universidade dos Açores e Licenciatura em Ciências da Educação em 1999, pela Universidade de Coimbra. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu. Foi Pró-Presidente para a Modernização Educativa do Instituto Politécnico de Viseu. Desempenha funções de Vogal da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e de Secretária-Geral da European Educational Research Association. Publicou 15 artigos em revistas especializadas. Possui 16 capítulos de livros. Orientou 1 tese de doutoramento e participou na orientação de mais de 35 dissertações de mestrado. Participa e/ou participou como Investigadora em 10 projetos. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 60 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. ----------------- Maria Pacheco Figueiredo. PhD in Education, spec. Didactics and Curriculum Development in 2013, by the University of Aveiro, Master's in Education, Specialization in Design and Development of Educational Projects in 2003, by the University of the Azores, and Licenciatura Degree in Education Sciences in 1999, by the University of Coimbra. She is an Adjunct Professor at the Polytechnic Institute of Viseu, School of Education of Viseu. She was Pro-President for Pedagogical Innovation of the Polytechnic Institute of Viseu. She is a member of the Board of the Portuguese Society of Education Sciences and Secretary-General of the European Educational Research Association. She has published 15 articles in specialized journals, has 16 book chapters. She supervised 1 doctoral thesis and participated in the supervision of more than 35 master's dissertations. She participates and/or participated as a Researcher in 10 projects. She works in the area of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences. In her professional activities she interacted with 60 collaborators in co-authorship of scientific works.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Pacheco Figueiredo

Nomes de citação

  • Figueiredo, Maria Pacheco
  • Figueiredo, Maria
  • Figueiredo, M. P.

Identificadores de autor

Ciência ID
8C11-3B00-7E06
ORCID iD
0000-0002-3604-529X
Scopus Author Id
56385105600

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Educação, espec. Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003
Concluído
Educação, Especialidade Conceção e Desenvolvimento de Projetos Educativos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
"O processo de “aprender a ensinar”: conceções de formandos de uma licenciatura em Educação de Infância - um estudo fenomenográfico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1999
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Viseu, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal
2003/09/01 - 2013/12/21 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal
2000/02 - 2002/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade dos Acores - Campus de Angra do Heroismo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Vogal da Direção Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016/09 - 2024/09 Secretária-Geral European Educational Research Association (EERA), Alemanha
2019 - 2021 Pró-presidente Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017 - 2021 Vice-Presidente Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2011 - 2015 Network Representative on Council European Educational Research Association (EERA), Alemanha
2008 - 2011 Link Convenor da Network 10 – Teacher Education Research European Educational Research Association (EERA), Alemanha
European Educational Research Association (EERA), Alemanha
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 EQuIPES - Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior (Study of Pedagogical Quality and Innovation in Higher Education)
PROJ/IPV/ID&I/022
Investigador responsável
Concluído
2018 - 2021 Field Guide: Designing Mobile Interactive Tools for Place-Based Learning
PTDC/CED-EDG/31182/2017
Outra
Concluído
2017 - 2019 ViseuInterAgeStories (VIAS): an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Concluído
2017 - 2018 Supervision, support and regulation of the teaching-learning process: an analysis of pedagogical and didactic practices in the classroom context
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2024 EARLY Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children
2021-1-TR01-KA220-HED-000027617
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Em curso
2020 - 2022 MindMaths "Flipped Learning Practices to Release Maths Anxiety with the Use of Robotics"
2020-1-TR01-KA203-092209
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Concluído
2020 - 2022 Algolittle - Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future Code Literates
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Concluído
2019 - 2022 Digital Era: WEB 3.0 and beyond...
2019-1-TR01-KA202-076657
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Concluído
2019 - 2022 New Approaches in Inspection: A Polycentric Model
2019-1-TR01-KA201-077307
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Concluído
2017 - 2020 Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS)
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Gomes, D.; Amante, Susana; Sousa, Catarina; Gomes, Helena; Duarte, Rui Pedro; et al. "Algorithmic thinking and creativity: a deck of cards for Early Childhood Education". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1580
  2. Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter. "Children and technology: preoccupations, practices and participation in Early Childhood Education". Trabalho apresentado em ICERI2021 Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/iceri.2021.0975
  3. Figueiredo, Maria; Matias, Rogério; Alves, Valter; Bastos, Nuno; Duarte, Rui Pedro; Ferreira, Bruno; Cunha, Carlos. "Professional Development for Higher Education Teaching Staff: An Experience of Peer Learning in a Portuguese Polytechnic.". Trabalho apresentado em 15th annual International Technology, Education and Development Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1270
  4. Figueiredo, Maria; Gomes, Helena; Aires de Matos, Isabel. ""It's a Thing to Measure Things": Learning about Measurement in Early Childhood Teacher Education in Portugal". Trabalho apresentado em 15th annual International Technology, Education and Development Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.1361
  5. Figueiredo, Maria; Santos, Sara; Rego, Belmiro. "Playing with technology in Early Childhood Education: creation of a play center". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1611
  6. Figueiredo, Maria; Amante, Susana; Gomes, Helena; Azevedo Gomes, Maria Cristina; Rego, Belmiro; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro. "Algorithmic Thinking in Early Childhood Education: Opportunities and Supports in the Portuguese Context". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.21125/edulearn.2021.1885
  7. Figueiredo, Maria; Alves, Valter; Lourenço, Carolina; Alves, Vitória; Bernardo, Marco; Carapito, Nuno. "Project-based learning in Design and Multimedia in Higher Education: An interactive timeline developed in collaboration". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1596
  8. Figueiredo, Maria; Gomes, Cristina Azevedo; Amante, Susana; Gomes, Helena; Alves, Valter; Duarte, Rui Pedro; Rego, Belmiro. "Play, Algorithmic Thinking and Early Childhood Education: Challenges in the Portuguese Context". Trabalho apresentado em 2021 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2021.
    Publicado • 10.1109/siie53363.2021.9583627
  9. Fernandes, Ana Catarina; Figueiredo, Maria Pacheco; Matos, Isabel Aires de. "A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: contributos de um estudo sobre as próprias práticas". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre Educação/1st International Congress on Perspectives on Education, Viseu, 2020.
  10. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Matos, Isabel Aires. ""É uma coisa para medir coisas": perspetivas de crianças sobre medição na educação pré-escolar". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, Porto, 2020.
  11. Figueiredo, Maria Pacheco; Marchese, Myriam; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Martins, Ana Patrícia (F715-9D97-CF88); Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís (1618-B0D0-9426). "Aprender na Educação de Infância brincando com uma fita métrica". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, Porto, 2020.
  12. Ramalho, Henrique; Rocha, Joao; Figueiredo, Maria Pacheco; Brown, Martin. "Avaliação e participação: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesa". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, Porto, 2020.
  13. Lopes, Ana sofia; Figueiredo, Maria Pacheco; Portugal, Maria Gabriela. "Dimensões de análise da Interação adulto-criança na Educação de Infância". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, Porto, 2020.
  14. Ramalho, Henrique; Rocha, João; Figueiredo, Maria; Brown, Martin. "Avaliação e participação: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesa". Porto, 2020.
    Publicado
  15. Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria. "Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
  16. Cristina Azevedo Gomes; Lia Araujo; Maria Figueiredo; Nidia Morais; Jose Pereira; Pedro Rito; Sonia Ferreira; Teresa Gouveia. "VIAS | Viseu InterAge stories: Developing an app to foster social inclusion and healthy lifestyles". 2017.
    10.1109/siie.2017.8259663
  17. Figueiredo, Maria Pacheco; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro. "Early Childhood Teachers' Perspectives of EPortfolios as Tools for Children's Evaluation and Family Involvement". Trabalho apresentado em International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain, 2017.
    Publicado • 10.21125/inted.2017.1661
  18. Gomes, C.A.; Araujo, L.; Figueiredo, M.; Morais, N.; Pereira, J.; Rito, P.; Ferreira, S.; Gouveia, T.. "Vias viseu interage stories: Developing an app to foster social inclusion and healthy lifestyles". 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259663
  19. Figueiredo, Maria Pacheco; Lia Araújo; Maria João Amante; Esperança Ribeiro. "Photovoice como estratégia de intervenção socioeducativa com crianças, jovens e pessoas idosas: perspetivas de futuros educadores sociais". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Fronteiras, diálogos e transições em Educação", Viseu, 2016.
    Publicado
  20. Figueiredo, Maria Pacheco; Santos, Francisca Raquel Moita. "Playgrounds going wrong: study of the adult style and children's rights during recess in an early childhood and primary education center". 2016.
  21. Figueiredo, Maria Pacheco; Lemos, Catarina Ré. "Dealing with crisis: Early childhood teachers perceived role in supporting children". 2016.
  22. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena; Rodrigues, Cátia. "Mathematical pedagogical content knowledge in early childhood education: A study in initial teacher education in Portugal". 2016.
  23. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Cristina Azevedo; Gonçalves, Nelson. ""Going outside": discussing the connection between pedagogical practices with digital tools and outdoor learning in early childhood and primary education". 2016.
  24. Figueiredo, Maria Pacheco. "O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros". 2016.
  25. Figueiredo, Maria Pacheco; Araújo, Tânia Solange; Marques, Maria Helena. ""Relaxar é aprender sobre nós próprios": relaxamento e ioga para crianças na educação pré-escolar". 2016.
  26. ""Going outside": discussing the connection between pedagogical practices with digital tools and outdoor learning in early childhood and primary education". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.1670
  27. Catarina Lemos; Figueiredo, Maria Pacheco. ""Emotional well-being is key": Early Childhood Teachers perceived role in supporting children and families undergoing crisis.". Trabalho apresentado em EECERA Conference, Dublin, 2015.
    Publicado
  28. Figueiredo, Maria Pacheco; Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de; Rego, Belmiro. "Peer interaction in mixed age groups: a study in the computer area of an early childhood education center in Portugal". 2015.
  29. Gonçalves, Nelson; Figueiredo, Maria Pacheco. "Free software and free culture in Higher Education: pipelines and workflows for creative purposes". 2015.
  30. Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria Pacheco; Carvalheiro, Luis. "OpenLab: o projeto de Software Livre da ESEV". Trabalho apresentado em XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 2013.
    Publicado
  31. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "E-Portfólios e práticas de avaliação participadas. Um estudo na Educação Pré-Escolar". 2013.
    Publicado
  32. Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria Pacheco. "Animação Livre: uma proposta para uma pipeline e fluxo de trabalho baseados em Software Livre". Avanca, 2011.
  33. Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria Pacheco. "Using Free Software in Higher Education for Creative Purposes: The Case of OpenLab ESEV". 2010.
  34. Figueiredo, Maria Pacheco; Gonçalves, Nelson A. F.. "O Projecto NetInfância e a construção de conhecimento profissional numa licenciatura em Educação de Infância". 2010.
Artigo em revista
  1. Faddar, Jerich; Vanhoof, Jan; Brown, Martin; Figueiredo, Maria Pacheco; Cinkir, Sakir; O'Hara, Joe; McNamara, Gerry. "Drivers for student and parent voice in school self-evaluation activities". Studies in Educational Evaluation 71 (2021): 101067-101067. http://dx.doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101067.
    Publicado • 10.1016/j.stueduc.2021.101067
  2. Lopes, Ana Sofia ; Portugal, Gabriela; Figueiredo, Maria. "Dimensões de análise da interação adulto-criança na Educação de Infância". Investigar em Educação 13 (2021): 79-88. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/177.
    Publicado
  3. Figueiredo, Maria Pacheco. "An exploration of the teacher-as-researcher concept in contemporary early childhood education pedagogies". Millenium 9e (2021): 297-306. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/23818.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior". Interacções 17 58 (2021): 195-212. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25214.
    Acesso aberto • 10.25755/int.25214
  5. Brown, Martin; McNamara, Gerry; Cinkir, Sakir; Fadar, Jerich; Figueiredo, Maria; Vanhoof, Jan; O’Hara, Joe; et al. "Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries". European Educational Research Journal (2020): 147490412096120. http://dx.doi.org/10.1177/1474904120961203.
    10.1177/1474904120961203
  6. Brown, Martin; McNamara, Gerry; O’Brien, Shivaun; Skerritt, Craig; O’Hara, Joe; Faddar, Jerich; Cinqir, Sakir; et al. "Parent and student voice in evaluation and planning in schools". Improving Schools 23 1 (2019): 85-102. https://doi.org/10.1177/1365480219895167.
    Publicado • 10.1177/1365480219895167
  7. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena; Rodrigues, Cátia. "Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal". European Early Childhood Education Research Journal 26 4 (2018): 535-546. http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2018.1487164.
    10.1080/1350293x.2018.1487164
  8. Lia Araújo; Maria Figueiredo; Maria João Amante; Esperança Ribeiro. "As potencialidades do photovoice enquanto metodología participativa na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 072-072. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2015.0.06.198.
    10.17979/reipe.2015.0.06.198
  9. Lia Araújo; Figueiredo, Maria Pacheco; Maria João Amante; Esperança Ribeiro. "As potencialidades do photovoice enquanto metodologia participativa na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 (2015): 72-75.
    Publicado
  10. Hoveid, Marit Honerød; Keiner, Edwin; Figueiredo, Maria P.. "The European Educational Research Association: People, Practices and Policy over the Last 20 Years". European Educational Research Journal 13 4 (2014): 399-403. http://dx.doi.org/10.2304/eerj.2014.13.4.399.
    Acesso aberto • Publicado • 10.2304/eerj.2014.13.4.399
  11. Figueiredo, Maria P.; Grosvenor, Ian; Hoveid, Marit Honerød; MacNab, Natasha. "The Dynamic and Changing Development of EERA Networks". European Educational Research Journal 13 4 (2014): 404-417. http://dx.doi.org/10.2304/eerj.2014.13.4.404.
    10.2304/eerj.2014.13.4.404
  12. Gonçalves, Nelson; Figueiredo, Maria Pacheco; Orlando Pinto. "Castro Lusitano Virtual: Software Livre e Património Virtual". Sensos-e 1 1 (2014): 1-8.
    Publicado
  13. Figueiredo, Maria Pacheco; Gonçalves, Nelson; Lopes, Maria Helena; Barreiros, Maria de Fátima. "“How do I blur the pencil?” Children's learning about drawing and collaboration using MyPaint". Sensos-e 1(1) 1 (2014): 1-9. http://hdl.handle.net/10400.19/2671.
    Publicado
  14. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais". IE Comunicaciones. Revista Iberoamericana de Informática Educativa 20 1 (2014): 21-36. http://hdl.handle.net/10400.19/2669.
    Publicado
  15. Arroz, Ana Moura; Figueiredo, Maria Pacheco; Sousa, Dulce. "“Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério” – perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem". Revista Ibero-Americana de Educação 48 4 (2009): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.19/511.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria Pacheco; Campos, Joana; Luís, Helena. "O conhecimento profissional dos professores – especificidade, construção e uso". Revista Brasileira de Formação de Professores 1 2 (2009): 138-177. http://hdl.handle.net/10400.19/522.
    Publicado
  17. Figueiredo, Maria Pacheco. "As fronteiras da formação: a profissão de professor e a escola inclusiva". Inclusão 3 (2002): 49-73.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Figueiredo, Maria Pacheco. "Brincar, representar e refletir como pilares da Matemática na Educação Pré-Escolar", Cadernos de Educação de Infância, 124, 174-178., 2022
  2. Moos, Lejf; Wubbels, Theo; Figueiredo, Maria Pacheco; Hoveid, Marit Honerod. "From classroom to marketplace", Science Omega Review, 2013, http://hdl.handle.net/10400.19/2097.
  3. Moos, Lejf; Grosvenor, Ian; Wubbels, Theo; Hoveid, Marit Honerod; Figueiredo, Maria Pacheco. "Curiouser and curiouser", Public Service Review. European Science & Technology, 2012, http://hdl.handle.net/10400.19/2088.
  4. Figueiredo, Maria Pacheco; Gonçalves, Nelson. "The finished and unfinished business of OpenLab ESEV", Libre Graphics Magazine, 2012, http://hdl.handle.net/10400.19/2092.
  5. Moos, Lejf; Grosvenor, Ian; Wubbels, Theo; Hoveid, Marit Honerød; Figueiredo, Maria Pacheco. "Putting the truth into teaching", Public Service Review, 2011, http://hdl.handle.net/10400.19/2096.
  6. Moos, Lejf; Grosvenor, Ian; Wubbels, Theo; Hoveid, Marit Honerod; Figueiredo, Maria Pacheco. "A valuable lesson", Public Service Review: European Science & Technology, 2011, http://hdl.handle.net/10400.19/2090.
Capítulo de livro
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Matos, Isabel Aires de. "Aprender a partir da prática na formação inicial de educadores de infância: contributos dos Estudos de Aula". In Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu, editado por Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2022.
    Publicado
  2. Araújo, Lia; Figueiredo, Maria Pacheco. "Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem". In Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu, editado por Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. Portugal, 2022.
    Publicado
  3. Figueiredo, Maria Pacheco. "Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português". In Estado da Educação 2021. Conselho Nacional de Educação, 2022.
    No prelo
  4. Figueiredo, Maria Pacheco. "Tensions and (re)transformations in the Portuguese Early Childhood Education curriculum". In Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations, editado por Sílvia Almeida; Francisco Sousa; Maria Pacheco Figueiredo. Portugal: CICS.NOVA e Fundação Calouste Gulbenkian, 2021.
    Publicado
  5. Figueiredo, Maria Pacheco; Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Martins, Ana Patrícia ; Ribeiro, António Augusto Gaspar ; Marchese, Myriam; Soares, Isabel; Zhang, Lynne. "It's a lot of work: A tailors measuring tape in the dollhouse". In Mathematics in Early Childhood Research, Reflexive Practice and Innovative Pedagogy, editado por Thiel, Oliver; Severina, Elena; Perry, Bob, 79-94. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  6. Figueiredo, Maria Pacheco. "Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância". Escola Superior de Educação de Viseu, 2020.
    10.34633/978-989-54743-0-1
  7. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rodrigues, Cátia. "Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: Tales from the ¿great unknown¿ in teacher education in Portugal". In Innovative approaches in early childhood mathematics, editado por Bob Perry; Oliver Thiel, 535-546. Reino Unido: Routledge, 2020.
  8. Figueiredo, Maria Pacheco; Gonçalves, N.. "Entering a Fluid Research Field". In Doing educational research: overcoming challenges in practice, editado por Hoveid, M.; Ciolan. L.; Paseka, A.; Silva, S. M., 33-53. Londres, Reino Unido: Sage, 2019.
    Publicado
  9. Pinto, Ana Catarina F.; Figueiredo, Maria Pacheco; Menezes, Luís (1618-B0D0-9426). "Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional". In Olhares sobre a Educação 7, editado por Rocha, João (F214-E725-4B51); Menezes, Luís (1618-B0D0-9426); Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria Pacheco; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel Pereira Pinheiro; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula, 96-105. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2019.416.156-167
  10. Mendes, Adriana; Figueiredo, Maria Pacheco; Rocha, João (F214-E725-4B51). "O tempo das crianças entre a escola e a família". In Olhares sobre educação 7, editado por Rocha, João (F214-E725-4B51); Menezes, Luís (1618-B0D0-9426); Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria Pacheco, 172-184. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  11. Cavadas, Ricardo; Figueiredo, Maria Pacheco (8C11-3B00-7E06); Martins, Amílicar. "Competência intercultural e performance criativa: práticas formativas na Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas". In Olhares sobre Educação 7, editado por Rocha, João (F214-E725-4B51); Menezes, Luís (1618-B0D0-9426); Figueiredo, Maria Pacheco (8C11-3B00-7E06), 185-195. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Publicado
  12. Figueiredo, Maria Pacheco. "Observação de pares multidisciplinar e formação pedagógica de professores do ensino superior: cinco notas a propósito do De Par em Par". In De par em par na Universidade do Porto, 144-148. Porto, Portugal: Edições da Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
  13. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "Participação de pais e e-portfólios: práticas de avaliação participadas na educação pré-escolar". In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores, 145-157. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  14. Figueiredo, Maria Pacheco. "O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros". In Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva – Volume I, editado por Conselho Nacional de Educação, 293-310. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
  15. Figueiredo, Maria Pacheco. "A realização de investigação na formação inicial de professores: olhares e interpretações". In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores, editado por L. Menezes; A. Cardoso; M. Figueiredo; S. Felizardo, 11-20. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  16. Figueiredo, Maria Pacheco. "Estudos no âmbito da Pedagogia de Infância". In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo, 178-181. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  17. Caravalho, Ana Isabel; Figueiredo, Maria Pacheco. ""Isto foi a melhor coisa que aconteceu": reflexões partilhadas sobre cozinhas de lama". In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores, 191-203. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  18. Menezes, Luís; Lacerda, Carla; Esperança Ribeiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Susana; Balula, João Paulo; Rocha, João; et al. "A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 397-411. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
  19. Gonçalves, Nelson; Figueiredo, Maria Pacheco. "OpenLab ESEV - A Narrative of Libre Software and Free Culture in a Portuguese Higher Education Institution". In Medien - Wissen - Bildung: Freie Bildungsmedien und Digitale Archive, editado por P. Missomelius; W. Sützl; P. Grell; R. Kammerl, 211-226. Innsbruck, Alemanha: Innsbruck University Press., 2014.
    Publicado
  20. Figueiredo, Maria Pacheco. "Produção de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial de professores". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 461-480. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
  21. Figueiredo, Maria Pacheco. "A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 19-36. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
  22. Figueiredo, Maria Pacheco; Gonçalves, Nelson. "Conhecimento profissional específico sobre as TIC na educação pré-escolar: o projeto NetInfância". In Infância no digital, 139-154. Braga, Portugal: Associação Arca Comum, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. vários. Livro de resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas”. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. 2022.
    Publicado • Editor
  2. vários. Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4 • Editor
  3. Figueiredo, Maria Pacheco. Livro de Resumos do 9.o Congresso Olhares Sobre a Educação.. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2021.
    Publicado • Editor
  4. Ramalho, Henrique; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Rocha, Joao; Figueiredo, Maria Pacheco. Aprender é coisa séria: contributos para a construção do saber escolar I. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2020.
    Publicado • Editor
  5. Menezes, Luís; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara. Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2017.
    Publicado
  6. Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores. Portugal. 2017.
  7. Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria Pacheco; Ramalho, Henrique; Rocha, João. Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Fronteiras, diálogos e transições em Educação". Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2016.
    Publicado
  8. Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Fronteiras, diálogos e transições em Educação". 2016.
Poster em conferência
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Portugal, Gabriela. "Field entry and participant status in student teachers' research work: concerns and contributions from a Portuguese study". Trabalho apresentado em European Early Childhood Educational Research Association (EECERA) Online Festival 2021 “Democratic Early Childhood Pedagogies”, 2021.
  2. Figueiredo, Maria Pacheco. "Exploração da perspetiva de professor/a investigador/a em propostas contemporâneas de Educação de Infância". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre Educação/1st International Congress on Perspectives on Education, 2020.
  3. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Matos, Isabel Aires de. ""É uma coisa para medir as coisas": aprendizagens sobre medição na formação inicial de educadores de infância". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Olhares sobre Educação/1st International Congress on Perspectives on Education, 2020.
  4. Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria Pacheco. "Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “Liberdade, Equidade e Emancipação”, 2020.
Recurso online
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter. Curso Integração de Competências de Pensamento Algorítmico na Educação Pré-Escolar. 2021. http://www.algolittle.org/programa-do-curso/.
Relatório
  1. Figueiredo, Maria Pacheco. 2021. Integration of Algorithmic Thinking Skills into Preschool Education. Basic principles. http://www.algolittle.org/programa-do-curso/.
  2. Brown, Martin; Gardezi, Sarah; Cinqir, Sakir; Figueiredo, Maria Pacheco; Faddar, Jerich; Kurum, Gul; Vanhoof, Jan; et al. 2020. Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolas. http://hdl.handle.net/10400.19/6734.
    10.13140/RG.2.2.33595.64803
  3. Pedro Rocha dos Reis; Elisabete Linhares; Fernando Costa; Joana Sousa; Helena Luís; Madalena Alves; Figueiredo, Maria Pacheco. 2008. Relatório de Avaliação do programa KidSmart.
Resumo em conferência
  1. Figueiredo, Maria; Alves, Marlene; Matos, Isabel Aires. "Children’s literature, families and Early Childhood Education: ways of experiencing the COVID-19 pandemic". Trabalho apresentado em EDULEARN22, 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1729
  2. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Could there be learning that is not active?! Definitions, indecisions, a few provocations, and further considerations about active learning methodologies in higher education". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research – CMR, 2021.
    Publicado
  3. Figueiredo, Maria Pacheco; Fernandes, Ana Catarina; Aires de Matos, Isabel. "Children's literature and personal and social development in early childhood education". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research – CMR, 2021.
    Publicado
  4. Ribeiro, Esperança; Araújo, Lia; Figueiredo, Maria; Felizardo, Sara; Amante, Maria. "Abordaje dialógico en Pedagogía Social: el uso del photovoice como herramienta pedagógica y metodología participativa". Trabalho apresentado em Congreso Internacional de Pedagogía Social & XXX Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social, Sevilha, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Figueiredo, Maria Pacheco. "Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2095.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05 Research as a right, research as a community Mesa redonda “Uncertainties and challenges in research in education” no VI INCTE - International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2022/01 Brincar e infâncias: proscrição, prescrição e participação Ciclo de Conferências «Conhecimento e informação para o desenvolvimento»
Academia das Ciências de Lisboa e Socidade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
2022/01 Prática profissional na formação inicial de professores Sessão “Formação de Professores e Prática Profissional: desafios e possibilidades”, Ciclo de Debates
Comunidade de práticas em investigação IDEAFor (CIIE/FPCE/UP) (Porto, Portugal)
2021/10 Pensar a formação de professores a partir da investigação Mesa redonda “Formação de professores”, EduSummit “Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/06 Investigação na formação inicial de professores: conceções, configurações e complicações V Jornadas online “Investigação em Supervisão Pedagógica”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2019/06 Perspetivas sobre a investigação na formação inicial de professores e para a profissão Mesa Redonda "Formação Inicial de Professores: políticas e práticas" no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/12 Traçar caminhos de investigação na formação inicial de professores: a experiência da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu III Workshop Professores Investigadores
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2017/02 A construção e sistematização dos quadros teóricos de projetos de investigação – experiências e reflexão IV Ciclo de Seminários temáticos 2016.2017 "Investigação em Educação – Conhecer para melhorar"
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (Porto, Portugal)
2016/03 O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros Ciclo de Seminários Lei de Bases do Sistema Educativo
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
2013/02 Supporting, Challenging and Guiding Novice Teachers: The Key Role of the Mentor in Teacher Induction Mesa-Redonda “Pedagogies of Teacher Educators”, Conferência “Integration, Innovation, Improvement – the Professional Identity of Teacher Educators”
Presidência da União Europeia (Dublin, Irlanda)
2012/10 A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior Mesa-Redonda "Perspetivas futuras para a formação de Educadores e Professores", 3.º Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022 Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família
Orientador de Ana Raquel Soares
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 - 2022 Sentidos emergentes da educação num cenário pandémico: das práticas às competências reflexivas e investigativas
Orientador de Ariana Rocha
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 - 2021 Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar
Orientador de Marlene Alves
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Joana Rodrigues
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Práticas de ensino supervisionadas e abordagens pedagógicas: reflexão e investigação
Orientador de Maria Inês Almeida Lopes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Esnino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Brincar no espaço exterior: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
Orientador de Susana Filipa Marques Lopes –
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2020 A literatura para a infância e a área de FPS na EPE: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Ana Catarina Fernandes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
Coorientador de Adriana Mendes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Brincadeiras sem teto. A importância do brincar no espaço exterior – análise e reflexão sobre as práticas na educação pré-escolar
Coorientador de Ana Rita Borges
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Um estudo sobre a relevância das TIC no âmbito do trabalho de projeto na interseção da investigação e da reflexão sobre as práticas em EPE e 1.º CEB
Orientador de Camila Gomez
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.o Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Maria Manuela Loureiro
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.o Ciclo do Ensino Básico: espaço exterior e aprendizagens de Geologia
Orientador de Ana Raquel Amaral
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019 Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
Coorientador de Diana Cardoso
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2019 Performance, Educação e Interculturalidade. Descrição de uma prática artística no Ensino Superior Politécnico
Coorientador de Leandro Ricardo Cavadas
Doutoramento em Educação, especialidade Interculturalidade (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2017 Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Direitos das Crianças e interações com os adultos nas atividades de apoio à família
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2017 Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre a utilização de materiais naturais pelas crianças
Orientador de Flávia Neto
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar no âmbito da medida de comprimento
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Intervenção e investigação em educação pré-escolar e 1.º CEB: práticas de relaxamento e bem-estar emocional
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Matemática, didática e transição: um estudo sobre as operações aritméticas na interseção da investigação e da reflexão sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º CEB
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Relato crítico de práticas na educação pré-escolar e 1.º CEB e de investigação: organização do ambiente educativo e ação pedagógica com crianças a experienciar processos de crise
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2015 - 2016 Brincar com as tecnologias de informação e comunicação: investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Sara Santos
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2016 Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens: percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolar
Orientador de Maria de Fátima Martins
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2016 Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico: conceção e avaliação de uma mala pedagógica em contexto de expressão dramática na Educação Pré-Escolar
Orientador de Tânia Cruz
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 A relevância das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Das práticas supervisionadas à investigação: contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Práticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1.º CEB: estilos do adulto e direitos das crianças no recreio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2015 Supervisão Pedagógica em contexto creche: perspetivas de educadores de infância e de auxiliares de ação educativa
Coorientador de Paula Teixeira
Supervisão Pedagógica (Educação de Infância/1º ciclo do ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Rotina educativa, linguagem e comunicação: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Rotina diária segundo a perspetiva das crianças
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Caminhos da profissionalização: princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágio
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Intervenção pedagógica em educação pré-escolar e 1.º CEB: a importância do espaço educativo
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : um percurso formativo centrado nas interações
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Relatório reflexivo de estágio: relaxamento com crianças do jardim-de-infância
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011 - 2012 Tempo e quotidiano pedagógico: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
Coorientador de Cristina Mendinhas
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011 - 2012 Percursos de reflexão: do estágio em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB à participação da família em contexto de Jardim de Infância
Coorientador de Sofia Santos
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010 - 2012 Portfólios digitais e envolvimento das famílias na Educação Pré-Escolar
Coorientador de Cristina Mateus
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010 - 2011 (Pré)ferência - potencial de aprendizagem de videoconferências em Educação Pré-Escolar
Coorientador de Ana Catarina Correia
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06 - 2022/12 10.º Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education (2022/11/24 - 2022/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/01 - 2022/12 XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, "Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas" (2022/09/15 - 2022/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2022/06/01 - 2022/07/15 SETA - Seminário sobre Educação, Tecnologias e Aprendizagem (2022/07/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/01/05 - 2022/03/31 Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 9 (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 EPPAA+ Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais!) no Ensino Superior (2022/04/01 - 2022/04/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias (2022/10/21 - 2022/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11 - 2021/11 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress on Perspectives on Education (2021/11 - 2021/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal
2021/01/14 - 2021/04/28 “Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 8” (2021/04/14 - 2021/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/11 - 2020/11 8.º Congresso Olhares sobre Educação/1st International Congress on Perspectives on Education (2020/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/10/22 - 2020/10/22 Simpósio Internacional "Deconstructing Policies and Practices for The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases Across European Frontiers", do projeto Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS) (2020/10/22)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/10 - 2020/09/12 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, "Liberdade, equidade e emancipação" (2020/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2020/02/19 - 2020/02/19 “Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 7” (2020/02/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/01/25 - 2019/01/26 Seminário Internacional “Curriculum autonomy policies in Europe: trends, tensions and transformations” (2019/01/25 - 2019/01/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09 O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada no 1.º CEB na perspetiva dos estudantes da ESEV
Presidente do júri
Bárbara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/05 Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não)-retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Carolina Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/02/28 Práticas de documentação pedagógica em creche. Um estudo em Portugal e no Brasil
Arguente principal
Flávia Montijo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12 Convivência Democrática e Cidadania – Oportunidades em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Susana Mouro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/12 Convivência Democrática e Cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Projetos Pedagógicos inspirados na Vida das Formigas
Arguente principal
Adriana Bonifácio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/07 Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Catarina Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021 O ensino/aprendizagem de artes visuais no ensino médio integrado: fundamentos para uma prática nos IFs
Arguente principal
Luciana Lima Batista (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no Ensino Superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra
Arguente principal
Rita Tavares Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 Reception Classes: Happy Start or Happy Ending? Exploring Educational Provisions for Newly Arrived Minority Language Pupils Focusing on Norwegian Elementary Reception
Arguente principal
Sultana Ali Norzoi (Doutoramento)
Norwegian University of Science and Technology, NTNU, Noruega
2020 Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças “...e gostamos de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!”
Arguente
Irene Cortesão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 Refletindo sobre a inclusão na PPS em EPE e ensino do 1.º CEB
Arguente principal
Gabriela Varandas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 A heterogeneidade etária na Educação Pré-Escolar e a diversidade nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Marta Sofia Rendeiro Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico: cidadania e questões de género
Presidente do júri
Ana Margarida Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020 Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEB
Presidente do júri
Jessica Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019 A pluridocência no 1.º ciclo do ensino básico: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Arguente principal
Soraia Pinho (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019 Competencialização colabor@tiva em Educação de Infância com suporte numa plataforma supervisiva online
Arguente principal
Joana Maria Rodrigues Chélinho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 The perceived benefits of intense engagement with Extra Curricular Activities by a cohort of graduates from DCU Access Programme
Arguente principal
Úna Redmond (Doutoramento)
Dublin City University, Irlanda
2017 Competências pedagógicas dos professores em instituições do ensino superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas e perceções das lideranças
Arguente principal
Sílvia Rosa Pinto Elias Alves do Nascimento (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2017 CRECHEndo com qualidade - contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche
Arguente principal
Cindy Mutschen Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Teaching and Teacher Education (0742-051X) Elsevier
2022 - 2022 Helyion (2405-8440) Cell Press
2022 - 2022 European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) Taylor & Francis
2022 - 2022 Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2022 - 2022 Educação, Sociedade & Culturas (ESC) (2184-8408) Universidade do Porto
2021 - 2021 The Curriculum Journal (1469-3704) Wiley
2021 - 2021 Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2021 - 2021 European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) Taylor & Francis
2021 - 2021 Interacções (1646-2335) Escola Superior de Educação de Santarém; Instituto Politécnico de Santarém
2021 - 2021 ESC - Educação, Sociedade & Culturas (2184-8408) Universidade do Porto
2021 - 2021 Millenium (1647-662X) Instituto Politécnico de Viseu
2021 - 2021 Helyion (2405-8440) Cell Press
2020 - 2020 Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2020 - 2020 European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) Taylor & Francis
2020 - 2020 European Educational Research Journal (EERJ) (1474-9041) Sage
2019 - 2019 The Curriculum Journal (1469-3704) Wiley
2019 - 2019 Sisyphus — Journal of Education (2182-9640) Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
2019 - 2019 Revista Portuguesa de Pedagogia (0870-418X)
2019 - 2019 European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) Taylor & Francis
2019 - 2019 European Educational Research Journal (EERJ) (1474-9041) Sage

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/06 - 2022/10 Júri do Concurso de Atribuição de Bolsas de Doutoramento da FCT na área das Ciências da Educação para 2022
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022 - 2022 Avaliação de candidaturas à Ação KA1 para a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Avaliador
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, Portugal
2021 - 2021 Júri do Concurso de Atribuição de Bolsas de Doutoramento da FCT na área das Ciências da Educação para 2021.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2021 - 2021 Júri do Concurso do Global Education Award, organizado pela Global Educational Network in Europe (GENE) e pela European Educational Research Association (EERA).
Avaliador
European Educational Research Association (EERA), Alemanha
2021 - 2021 Avaliação de candidaturas à Ação KA1 para a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação.
Avaliador
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Distinções

Prémio

2011 Prémio Eng.o Fernando Gonçalves Lavrador, no âmbito da “AVANCA|CINEMA – 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”
AVANCA|CINEMA – Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, Portugal