Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Pacheco Figueiredo
Nomes de citação
- Figueiredo, Maria Pacheco
- Figueiredo, Maria
- Figueiredo, M. P.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8C11-3B00-7E06
- ORCID iD
- 0000-0002-3604-529X
- Scopus Author Id
- 56385105600
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013
Concluído
|
Educação, espec. Didática e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Práticas de produção de conhecimento: a investigação na formação de educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
Educação, Especialidade Conceção e Desenvolvimento de Projetos Educativos (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
"O processo de “aprender a ensinar”: conceções de formandos de uma licenciatura em Educação de Infância - um estudo fenomenográfico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1999
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Viseu, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/12/21 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal |
2003/09/01 - 2013/12/21 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal |
2000/02 - 2002/10 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade dos Acores - Campus de Angra do Heroismo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Vogal da Direção | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal | ||
2016/09 - 2024/09 | Secretária-Geral | European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
2019 - 2021 | Pró-presidente | Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal | ||
2017 - 2021 | Vice-Presidente | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2015 | Network Representative on Council | European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
2008 - 2011 | Link Convenor da Network 10 – Teacher Education Research | European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020 - 2022 | EQuIPES - Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior (Study of Pedagogical Quality and Innovation in Higher
Education)
PROJ/IPV/ID&I/022
Investigador responsável
|
Concluído
|
2018 - 2021 | Field Guide: Designing Mobile Interactive Tools for Place-Based Learning
PTDC/CED-EDG/31182/2017
Outra
|
Concluído
|
2017 - 2019 | ViseuInterAgeStories (VIAS): an app to promote social inclusion and healthy lifestyles
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | Supervision, support and regulation of the teaching-learning process: an analysis of pedagogical and didactic practices in
the classroom context
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | EARLY Distance Learning Model Reinforced with Robotics for 3-7 Years Old Children
2021-1-TR01-KA220-HED-000027617
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2020 - 2022 | MindMaths "Flipped Learning Practices to Release Maths Anxiety with the Use of Robotics"
2020-1-TR01-KA203-092209
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2020 - 2022 | Algolittle - Algorithmic Thinking Skills through Play-Based Learning for Future Code Literates
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019 - 2022 | Digital Era: WEB 3.0 and beyond...
2019-1-TR01-KA202-076657
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019 - 2022 | New Approaches in Inspection: A Polycentric Model
2019-1-TR01-KA201-077307
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2017 - 2020 | Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS)
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/05 | Research as a right, research as a community | Mesa redonda “Uncertainties and challenges in research in education” no VI INCTE - International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2022/01 | Brincar e infâncias: proscrição, prescrição e participação | Ciclo de Conferências «Conhecimento e informação para o desenvolvimento»
Academia das Ciências de Lisboa e Socidade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2022/01 | Prática profissional na formação inicial de professores | Sessão “Formação de Professores e Prática Profissional: desafios e possibilidades”, Ciclo de Debates
Comunidade de práticas em investigação IDEAFor (CIIE/FPCE/UP) (Porto, Portugal)
|
2021/10 | Pensar a formação de professores a partir da investigação | Mesa redonda “Formação de professores”, EduSummit “Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021/06 | Investigação na formação inicial de professores: conceções, configurações e complicações | V Jornadas online “Investigação em Supervisão Pedagógica”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Perspetivas sobre a investigação na formação inicial de professores e para a profissão | Mesa Redonda "Formação Inicial de Professores: políticas e práticas" no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação
de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/12 | Traçar caminhos de investigação na formação inicial de professores: a experiência da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu | III Workshop Professores Investigadores
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2017/02 | A construção e sistematização dos quadros teóricos de projetos de investigação – experiências e reflexão | IV Ciclo de Seminários temáticos 2016.2017 "Investigação em Educação – Conhecer para melhorar"
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (Porto, Portugal)
|
2016/03 | O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros | Ciclo de Seminários Lei de Bases do Sistema Educativo
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2013/02 | Supporting, Challenging and Guiding Novice Teachers: The Key Role of the Mentor in Teacher Induction | Mesa-Redonda “Pedagogies of Teacher Educators”, Conferência “Integration, Innovation, Improvement – the Professional Identity
of Teacher Educators”
Presidência da União Europeia (Dublin, Irlanda)
|
2012/10 | A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior | Mesa-Redonda "Perspetivas futuras para a formação de Educadores e Professores", 3.º Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família
Orientador de Ana Raquel Soares
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2021 - 2022 | Sentidos emergentes da educação num cenário pandémico: das práticas às competências reflexivas e investigativas
Orientador de Ariana Rocha
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020 - 2021 | Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar
Orientador de Marlene Alves
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019 - 2021 | Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Joana Rodrigues
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019 - 2021 | Práticas de ensino supervisionadas e abordagens pedagógicas: reflexão e investigação
Orientador de Maria Inês Almeida Lopes
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Esnino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019 - 2021 | Brincar no espaço exterior: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
Orientador de Susana Filipa Marques Lopes –
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2018 - 2020 | A literatura para a infância e a área de FPS na EPE: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada
Orientador de Ana Catarina Fernandes
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2018 - 2019 | Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
Coorientador de Adriana Mendes
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Brincadeiras sem teto. A importância do brincar no espaço exterior – análise e reflexão sobre as práticas na educação pré-escolar
Coorientador de Ana Rita Borges
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Um estudo sobre a relevância das TIC no âmbito do trabalho de projeto na interseção da investigação e da reflexão sobre as
práticas em EPE e 1.º CEB
Orientador de Camila Gomez
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Crianças e Pais a brincar com a tecnologia na cidade: práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.o Ciclo do Ensino
Básico
Orientador de Maria Manuela Loureiro
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.o Ciclo do Ensino Básico: espaço exterior e aprendizagens de Geologia
Orientador de Ana Raquel Amaral
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
Coorientador de Diana Cardoso
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015 - 2019 | Performance, Educação e Interculturalidade. Descrição de uma prática artística no Ensino Superior Politécnico
Coorientador de Leandro Ricardo Cavadas
|
Doutoramento em Educação, especialidade Interculturalidade (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017 | Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Direitos das Crianças e interações com os adultos nas atividades
de apoio à família
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015 - 2017 | Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre a utilização de materiais
naturais pelas crianças
Orientador de Flávia Neto
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2016 - 2016 | O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar
no âmbito da medida de comprimento
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2016 - 2016 | Intervenção e investigação em educação pré-escolar e 1.º CEB: práticas de relaxamento e bem-estar emocional
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2016 - 2016 | Matemática, didática e transição: um estudo sobre as operações aritméticas na interseção da investigação e da reflexão sobre
as práticas em educação pré-escolar e 1º CEB
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2016 - 2016 | Relato crítico de práticas na educação pré-escolar e 1.º CEB e de investigação: organização do ambiente educativo e ação pedagógica
com crianças a experienciar processos de crise
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2015 - 2016 | Brincar com as tecnologias de informação e comunicação: investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e
1.º ciclo do ensino básico
Orientador de Sara Santos
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2016 | Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens: percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação
pré-escolar
Orientador de Maria de Fátima Martins
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2016 | Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico: conceção e avaliação de uma mala pedagógica em contexto
de expressão dramática na Educação Pré-Escolar
Orientador de Tânia Cruz
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015 - 2015 | A relevância das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar
e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2015 - 2015 | Das práticas supervisionadas à investigação: contributos dos jogos didáticos para a aprendizagem na Educação Pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 - 2015 | Práticas de ensino e investigativas em educação pré-escolar e 1.º CEB: estilos do adulto e direitos das crianças no recreio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 - 2015 | Supervisão Pedagógica em contexto creche: perspetivas de educadores de infância e de auxiliares de ação educativa
Coorientador de Paula Teixeira
|
Supervisão Pedagógica (Educação de Infância/1º ciclo do ensino Básico) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 - 2014 | Rotina educativa, linguagem e comunicação: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo
do ensino básico
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 - 2013 | Rotina diária segundo a perspetiva das crianças
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Reflexão do percurso de estágio e trabalho de investigação centrado nos conflitos entre pares no JI
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Caminhos da profissionalização: princípios e valores do software livre na educação : Relatório final de estágio
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção pedagógica em educação pré-escolar e 1.º CEB: a importância do espaço educativo
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Prática de ensino supervisionado e trabalho de investigação : um percurso formativo centrado nas interações
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 - 2012 | Relatório reflexivo de estágio: relaxamento com crianças do jardim-de-infância
Coorientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2011 - 2012 | Tempo e quotidiano pedagógico: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
Coorientador de Cristina Mendinhas
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2011 - 2012 | Percursos de reflexão: do estágio em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB à participação da família em contexto de Jardim de Infância
Coorientador de Sofia Santos
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2010 - 2012 | Portfólios digitais e envolvimento das famílias na Educação Pré-Escolar
Coorientador de Cristina Mateus
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2010 - 2011 | (Pré)ferência - potencial de aprendizagem de videoconferências em Educação Pré-Escolar
Coorientador de Ana Catarina Correia
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/06 - 2022/12 | 10.º Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education (2022/11/24 - 2022/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022/01 - 2022/12 | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, "Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas" (2022/09/15 - 2022/09/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2022/06/01 - 2022/07/15 | SETA - Seminário sobre Educação, Tecnologias e Aprendizagem (2022/07/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022/01/05 - 2022/03/31 | Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 9 (2022/03/09 - 2022/03/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022 - 2022 | EPPAA+ Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais!) no Ensino Superior (2022/04/01 - 2022/04/01)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022 - 2022 | Sentidos – Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias (2022/10/21 - 2022/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2021/11 - 2021/11 | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress on Perspectives on Education (2021/11 - 2021/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politecnico de Viseu Escola Superior de Educacao de Viseu, Portugal |
2021/01/14 - 2021/04/28 | “Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 8” (2021/04/14 - 2021/04/14)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020/11 - 2020/11 | 8.º Congresso Olhares sobre Educação/1st International Congress on Perspectives on Education (2020/11)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020/10/22 - 2020/10/22 | Simpósio Internacional "Deconstructing Policies and Practices for The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation
- Cases Across European Frontiers", do projeto Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS) (2020/10/22)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020/09/10 - 2020/09/12 | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, "Liberdade, equidade e emancipação" (2020/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2020/02/19 - 2020/02/19 | “Novos & velhos: desafios da investigação e da prática 7” (2020/02/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2019/01/25 - 2019/01/26 | Seminário Internacional “Curriculum autonomy policies in Europe: trends, tensions and transformations” (2019/01/25 - 2019/01/26)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 | O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada no 1.º CEB na perspetiva dos estudantes da ESEV
Presidente do júri
|
Bárbara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/05 | Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não)-retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Carolina Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2022/02/28 | Práticas de documentação pedagógica em creche. Um estudo em Portugal e no Brasil
Arguente principal
|
Flávia Montijo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Convivência Democrática e Cidadania – Oportunidades em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Susana Mouro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/12 | Convivência Democrática e Cidadania na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Projetos Pedagógicos inspirados
na Vida das Formigas
Arguente principal
|
Adriana Bonifácio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/07 | Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Catarina Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2021 | O ensino/aprendizagem de artes visuais no ensino médio integrado: fundamentos para uma prática nos IFs
Arguente principal
|
Luciana Lima Batista (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2021 | A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no Ensino Superior: um estudo realizado em
Portugal e Inglaterra
Arguente principal
|
Rita Tavares Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Reception Classes: Happy Start or Happy Ending? Exploring Educational Provisions for Newly Arrived Minority Language Pupils
Focusing on Norwegian Elementary Reception
Arguente principal
|
Sultana Ali Norzoi (Doutoramento)
Norwegian University of Science and Technology, NTNU, Noruega
|
2020 | Processos e resultados percebidos sobre a participação em projetos de música coral comunitária com crianças “...e gostamos
de estar à beira dos nossos colegas, a cantar todos juntos!”
Arguente
|
Irene Cortesão (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Refletindo sobre a inclusão na PPS em EPE e ensino do 1.º CEB
Arguente principal
|
Gabriela Varandas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | A heterogeneidade etária na Educação Pré-Escolar e a diversidade nas aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Marta Sofia Rendeiro Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico: cidadania e questões de género
Presidente do júri
|
Ana Margarida Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020 | Atividades multidisciplinares com TIC: estratégias de sensibilização sobre saúde ambiental no contexto do 1.º CEB
Presidente do júri
|
Jessica Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019 | A pluridocência no 1.º ciclo do ensino básico: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Arguente principal
|
Soraia Pinho (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 | Competencialização colabor@tiva em Educação de Infância com suporte numa plataforma supervisiva online
Arguente principal
|
Joana Maria Rodrigues Chélinho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | The perceived benefits of intense engagement with Extra Curricular Activities by a cohort of graduates from DCU Access Programme
Arguente principal
|
Úna Redmond (Doutoramento)
Dublin City University, Irlanda
|
2017 | Competências pedagógicas dos professores em instituições do ensino superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas
e perceções das lideranças
Arguente principal
|
Sílvia Rosa Pinto Elias Alves do Nascimento (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2017 | CRECHEndo com qualidade - contributos de uma avaliação autêntica para a melhoria das práticas educativas em creche
Arguente principal
|
Cindy Mutschen Carvalho, (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Teaching and Teacher Education (0742-051X) | Elsevier |
2022 - 2022 | Helyion (2405-8440) | Cell Press |
2022 - 2022 | European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) | Taylor & Francis |
2022 - 2022 | Studies in Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2022 - 2022 | Educação, Sociedade & Culturas (ESC) (2184-8408) | Universidade do Porto |
2021 - 2021 | The Curriculum Journal (1469-3704) | Wiley |
2021 - 2021 | Studies in Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2021 - 2021 | European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) | Taylor & Francis |
2021 - 2021 | Interacções (1646-2335) | Escola Superior de Educação de Santarém; Instituto Politécnico de Santarém |
2021 - 2021 | ESC - Educação, Sociedade & Culturas (2184-8408) | Universidade do Porto |
2021 - 2021 | Millenium (1647-662X) | Instituto Politécnico de Viseu |
2021 - 2021 | Helyion (2405-8440) | Cell Press |
2020 - 2020 | Studies in Educational Evaluation (0191-491X) | Elsevier |
2020 - 2020 | European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) | Taylor & Francis |
2020 - 2020 | European Educational Research Journal (EERJ) (1474-9041) | Sage |
2019 - 2019 | The Curriculum Journal (1469-3704) | Wiley |
2019 - 2019 | Sisyphus — Journal of Education (2182-9640) | Instituto de Educação - Universidade de Lisboa |
2019 - 2019 | Revista Portuguesa de Pedagogia (0870-418X) | |
2019 - 2019 | European Early Childhood Education Research Journal (EECERJ) (1350-293X) | Taylor & Francis |
2019 - 2019 | European Educational Research Journal (EERJ) (1474-9041) | Sage |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/06 - 2022/10 | Júri do Concurso de Atribuição de Bolsas de Doutoramento da FCT na área das Ciências da Educação para 2022
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2022 - 2022 | Avaliação de candidaturas à Ação KA1 para a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Avaliador
|
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, Portugal | |
2021 - 2021 | Júri do Concurso de Atribuição de Bolsas de Doutoramento da FCT na área das Ciências da Educação para 2021.
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2021 - 2021 | Júri do Concurso do Global Education Award, organizado pela Global Educational Network in Europe (GENE) e pela European Educational
Research Association (EERA).
Avaliador
|
European Educational Research Association (EERA), Alemanha | |
2021 - 2021 | Avaliação de candidaturas à Ação KA1 para a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação.
Avaliador
|
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2009 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Distinções
Prémio
2011 | Prémio Eng.o Fernando Gonçalves Lavrador, no âmbito da “AVANCA|CINEMA – 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia,
Comunicação”
AVANCA|CINEMA – Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, Portugal
|