Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isolina Oliveira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8D1A-DA51-38BA
- ORCID iD
- 0000-0002-7214-3655
- Scopus Author Id
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=t1QGhKEAAAAJ
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Psicologia Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada c/ distinção e louvor |
1994
Concluído
|
Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Aprovada c/ distinção e louvor |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
1995 - 2007 | Investigador (Investigação) | Ministério da Educação Portugal, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | ||
1990 - 1995 | Investigador (Investigação) | Instituto de Inovação Educacional, Portugal |
Instituto de Inovação Educacional, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1976/01/04 - 1990 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação Portugal, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Membro do Conselho Científico da UAb. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2014 - 2019 | Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
2014 - 2016 | Membro do Conselho Científico da UAb. | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2015 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2012 - 2014 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2011 - 2014 | Coordenação do grupo Educação, Cibercultura e Organizações na Sociedade em Rede | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2012 - 2013 | Vice-Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1994 - 1996 | Cocoordenação da Pós-Graduação em Liderança e Gestão da Formação | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | MOOQ Massive Online Open Education Quality
2015-1-NL01-KA203-008950
Investigador
|
Concluído
|
2014 - Atual | ECO Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-PILOT ACTIONS
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
EUROPEAN COMISSION
Concluído
|
2021 - 2024/07 | Práticas de Melhoria Educativa - a Práxis dos Professores (PME-PP) Educational Improvement Practices - Teachers' Praxis
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2017 - 2022 | OVSPAE Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2018 - 2021 | E-SLP E-Short Learning Programmes
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2019 | ADiC (Avaliação digital de competências - Modelo PrACT)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2014 - 2017 | OUVM Opening Universities for Virtual Mobility
2014-1-LT01-KA203-000550
Investigador
|
EUROPEAN COMISSION
Concluído
|
2011 - 2016 | LER Lideranças na Escola em Rede
na
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2011 - 2015 | PETI Processos de Ensino, Tecnologias e Inovação
na
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2011 - 2013 | COPELLL Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Entreprises
521377-LLP-2011-PT-KA1-KA1ECETA2
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
EUROPEAN COMISSION
Concluído
|
2010 - 2013 | @ssess.he Elearning e Avaliação no Ensino Superior
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2011 | ELGATE European-Latin American University Cooperation Gate
EUROPEAID7126-821/C/ACT/RAL
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2007 - 2009 | E&S Projecto E-learning e Sucesso
na
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
|
2004/03/05 - 2006/06/24 | Tecer Investir e Aprender em Comunidade - TEIA
na
Investigador
|
Concluído
|
2003/02/03 - 2006/05/24 | Modelos e Paradigmas de Ensino Aprendizagem
na
Investigador
|
Concluído
|
1995/04/02 - 2005/03/06 | Interacção e Conhecimento
projeto IIE nº7/96
Investigador
Centro de Investigação em Educação - Universidade de Lisboa, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
2000/03/06 - 2002/05/27 | Interagir para aprender : Contributos da Psicologia Social Genética para a promoção do sucesso escolar e da Escola Inclusiva
n.º 43/2000
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências
Concluído
|
1997/01 - 1998/02 | Imagens de Professores e Alunos sobre Aprender Matemática - Cultura de Sala de Aula
(Medida 2 – SIQE nº 83
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1994 - 1997 | Projeto AMECC Aprendizagens em Matemática um estudo sobre a construção de conceitos
PCSH/C/CED/571/93
Investigador
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2017/02/03 | Promover a formação em supervisão pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: Um estudo centrado na discussão em fórum. | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/19 | Supervisão como Prática para a Melhoria das Escolas. | Projeto supervisão da escola, na Escola Secundária du Bocage
Escola Secundária du Bocage, Setúbal, (Setúbal, Portugal)
|
2016/09/12 | Conferência Avaliar para a aprendizagem em contextos blearning. | Jornadas Pedagógicas II
Escola Secundária da Ramada, Odivelas (Odivelas, Portugal)
|
2016/04/14 | Papel das estruturas intermédias na dinâmica dos agrupamentos. | Mostra de Atividades, no Agrupamentos de Escolas Santo António,
Agrupamentos de Escolas Santo António, Charneca da Caparica (Almada, Portugal)
|
2015/06 | Aprendizagem, Tecnologias e Inovação. Conferência por convite proferida nas . Universidade Aberta, junho 2015. | II Jornadas internacionais online: educação, tecnologia e inovação
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2014/08/07 | A Matemática nos anos iniciais: o que nos diz a investigação?. | 2º Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais.
Universidade de São Carlos (São Carlos, Brasil)
|
2014/06/26 | Alternative Assessment in Online Learning Environments in Higher Education | International Congress of Educational Science and Development,
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2014/06/25 | Leadership settings in online learning environments in Higher Education. | International Congress of Educational Science and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
|
2013/12/07 | Uma perspectiva holística sobre a avaliação digital na educação superior: Proposta de quadro teórico. | III Colóquio Luso brasileiro em EaD e E-learning
Pavilhão do Conhecimento (Lisboa, Portugal)
|
2013/02/20 | Avaliação: conceitos e práticas | Avaliação das aprendizagens dos alunos
Agrupamento de Escolas Dr Manuel Bernardes, Abrantes (Abrantes, Portugal)
|
2013/02/01 | Estratégias de avaliação formativa num curso de formação de professores online. | XX Colóquio AFIRSE – Formação profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Instituto de Educação Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/10 | Investigar a prática profissional | XVII Jornadas da Prática Profissional 2011/2012
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2011/08/27 | Assessment Culture dimensions: contributions for quality development. EARLI 2011 conference in Exeter, UK | http://vhost0309.web04.level27.be/conferences/EARLI_Biennial_Conferences/previous_Biennial_conferences/earli_2011
Universidade Exeter, UK (Exeter, Reino Unido)
|
2010 | A investigação-acção e o desenvolvimento profissional dos professores | Seminários de investigação do Doutoramento em Ciências da Educação
Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (Almada, Portugal)
|
2009 | Através da Investigação-acção | Seminários de investigação do Programa doutoral em Ciências da Educação
Faculdade de ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. (Almada, Portugal)
|
2001/10/25 | O professor como investigador: leitura crítica de investigações em educação matemática | XII Seminário de Investigação de Educação Matemática
Associação de professores de Matemática (Vila Real, Portugal)
|
2001/04/20 | Including diversity at school: A challenge for the 21st century | Cultures of Learning - Risk, Uncertainty and Education
Universidade de Bristol (Bristol, Reino Unido)
|
2000/07/17 | Giving voices to the ecos: innovative dynamics of knowledge production at school. | III Conference for Sociocultural Research, organizado pela Society for Socio-cultural Studies
Universidade de Campinas (Campinas, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | MOOC - a qualidade e a sustentabilidade na avaliação por pares – Relatório de pós-Doc.
Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL)
Coorientador
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2016 - 2017 | Avaliação formativa: um estudo sobre formação de professores em contexto blearning.
Pós-Doutoramento na Especialidade Educação a distância e eLearning (EDeL)
Coorientador
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/05/11 - 2019/05/11 | 2º Colóquio Supervisão pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva – SPAPL 11 de maio 2019 Auditório Camões Lisboa
https://lead.uab.pt/en/2o-coloquio-spapl-supervisao-pedagogica-e-acompanhamento-da-pratica-letiva/ (2019/05/11 - 2019/06)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2017/07/22 - 2017/07/22 | Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2017
Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 22 julho 2017
(2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017/05/25 - 2017/06/08 | Worshop sobre “Avaliação Digital” no âmbito do programa de formação dos docentes da Universidade Aberta.
Atividade: Que design de avaliação estou a usar na minha UC?
Local, Data(s) de Realização: Universidade Aberta, 25 maio e 8 junho
(2017 - 2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | 1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva Local e Datas do Evento: FPCE-Universidade de Coimbra
22 abril 2017 ttps://www.slideshare.net/leaduab/programa-colquio-superviso-pedaggica-e-acompanhamento-prtica-letiva (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - 2017 | Conceção e implementação do módulo “Prática de avaliação online” no Curso de Formação para a Docência Online – curso desenhado
para docentes do Ensino Superior. Este curso já teve 6 edições para instituições nacionais e internacionais. (2016 - 2017)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2016 - 2016 | Jornadas de Investigação em Supervisão e Liderança Pedagógica 2016
Local e Datas do Evento: Universidade Aberta, 4 junho 2016
(2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013/07/18 - 2013/07/19 | CATES 2013 Conferência Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. Universidade Aberta LE@D
18 e 19 julho
(2013 - 2013)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2012/11/30 - 2012/12/02 | Coorganizadora do simpósio sobre avaliação digital no TIC EDUCA2012
Decorreu entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2012, numa iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(IEUL) (2012 - 2012)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2012/09/29 - 2012/09/29 | 1.ªs Jornadas em Lideranças e novas dinâmicas educacionais (2012/09/29 - 2012/09/29)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2011/08/30 - 2011/09/03 | Organização de Simpósio "The assessment of competence: new edumetric pathways in Higher Education. (2011/08/30 - 2011/09/03)
Simpósio (Coorganizador)
|
|
2010/09/05 - 2010/09/05 | Simpósio “Aprendizagem da Matemática" (2010/09/04 - 2010/09/05)
Simpósio (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/11/22 - 2017/11/22 | Palestra A supervisão como prática para a melhoria das escolas: a supervisão entre pares
Local e Data do Encontro: Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, 22 novembro
Exposição
|
Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017/04/22 - 2017/04/22 | O Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
Encontro
|
1º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016/10/24 - 2016/10/31 | Palestra Avaliação em contextos digitais: o modelo PrACT no 21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade, promovido
por FACCAT
Seminário
|
21º Seminário online de Educação, Tecnologia e Sociedade
Faculdades Integradas de Taquara, Brasil
|
2015/07 - 2015/08 | Colaboração com seminários sobre desenvolvimento profissional no programa de Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática
na Universidade Cruzeiro do Sul (UCS), São Paulo.
Seminário
|
Doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Anália Franco, Brasil
|
2014/07 - 2014/08 | Colaboração através de seminários inseridos no programa de Doutoramento em Educação na Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar).
Seminário
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação matemática
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/11/27 | Atitudes face à estatística e escolhas de gráficos estatísticos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Arguente principal
|
Maria Niedja Pereira Martins (Doutoramento) |
2018/02/19 |
Aprender ensinando – Supervisão pedagógica, ensino e aprendizagem da profissão docente
Arguente principal
|
ELISA DE FÁTIMA OLEIRINHA VALÉRIO (Doutoramento) |
2018/01/22 | A Liderança na Formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique: os casos da Academia Militar e
da Escola de Sargentos
Vogal
|
Sebastião Timana (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/21 | Supervisão em Contexto da Avaliação do Desempenho e o seu Contributo para o Desenvolvimento da Profissionalidade dos Docentes
de Educação Visual
Presidente do júri
|
Maria Helena do Nascimento Januário (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/07/14 | Práticas de liderança de coordenadores de departamento curricular
Vogal
|
Ana Isabel Fernandes Pereira de Freitas (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/06/19 | O Papel da Supervisão Pedagógica na Mudança das Práticas Pedagógicas dos professores do 3º ciclo de Aprendizagem do Ensino
Básico: um estudo nas escolas primárias completas, ZIP3 – Nhamatanda-Lamego.
Presidente do júri
|
João Maconha Malenzua (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/05/30 | Trabalho colaborativo no 1º ciclo do ensino básico – um estudo prospetivo
Arguente
|
Maria Celeste Piçarra Mendes Barreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/04/20 | Autossupervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional do Professor de Filosofia
Presidente do júri
|
Deolinda da Conceição Filipe Guarda de Araújo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/02/15 | Interdisciplinaridade entre Ciências Naturais e Matemática no 2º ciclo: Práticas letivas dos professores num contexto de trabalho
colaborativo
Arguente principal
|
Marco Miguel da Silva Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/06/29 | A Liderança e a Implementação do Plano tecnológico de Educação nas Escolas Portuguesas
Vogal
|
Susana Maria Paulino Gonçalves Duarte (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/06/03 | CONTRIBUTOS DOS COORDENADORES DE DEPARTAMENTO CURRICULAR E DOS DELEGADOS DE GRUPO NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: ESTUDO
DE CASO NUMA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA NO NORTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA
Presidente do júri
|
José Domingos Teixeira Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/06/03 | Projeto Fénix: Inovação na organização pedagógica no primeiro ciclo – estudo de caso
Presidente do júri
|
Cármen Vanda Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016/03/17 | Liderança, clima e conflitos na escola
Vogal
|
Florinda Maria Carvalho Pacheco (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/12/14 | Supervisão, Liderança e Trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação externa das escolas
Arguente
|
Paula Cristina Sim Sim dos Santos (Mestrado) |
2015/11/18 | Representações dos professores acerca da formação contínua como meio modificador de práticas pedagógicas
Presidente do júri
|
Margarida Freire Faustino (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/09/28 | Políticas e dinâmicas da formação contínua e dos centros de formação de Associação de Escolas: as perceções dos seus diretores
Vogal
|
Jorge Manuel Ralha Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015/09/18 | Olhares sobre lideranças : estudo de caso múltiplo
Presidente do júri
|
Natália Viseu (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2015 | Formação e supervisão de educadores de educação especial – Um estudo de caso
Presidente do júri
|
Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira Castro. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/12/15 | Portefólios digitais no ensino não superior – práticas de implementação na Agrupamento de Escolas Francisco Sanches
Arguente principal
|
Ana Paula Alves (Doutoramento) |
2014/10/24 | A capacidade de subitizing em crianças de 4 anos
Arguente
|
Maria João Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/06/17 | Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente
Vogal
|
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/06/17 | Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação do desempenho docente
Vogal
|
Luís Filipe Firmino Ricardo (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/06/16 | Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo
Vogal
|
Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/06/02 | Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia
Presidente do júri
|
Isabel Gouveia da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014/05 | A Matemática Escolar à luz das Inteligências Múltiplas
Arguente principal
|
Guida Maria Pereira Gomes Andrade Dias (Doutoramento) |
2014/04/01 | Avaliação de desempenho docente – perceção dos professores e implicações na sua prática
Presidente do júri
|
Rosa Maria de Matos Soares (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014 | Estilo(s) de liderança dos diretores em escolas públicas não agrupadas do ensino secundário da região do Alentejo
Arguente
|
Serafim António Martins Inocêncio (Doutoramento) |
2014 | Diretores de Curso: Perspetivas e Caracterização de um perfil – Práticas de liderança curricular e pedagógica
Presidente do júri
|
Ana Paula Castelão Figieira Carlos (Mestrado) |
2014 | Contributos da Supervisão Pedagógica no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente
Presidente do júri
|
Élio Ari Rodrigues Serrano. (Mestrado) |
2014 | Mastery Learning: Que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de Português no 10º ano?
Presidente do júri
|
Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Avaliação do Desempenho Docente - perceção dos professores e implicações na sua prática
Presidente do júri
|
Rosa Maria de Matos Soares. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | A Formação de ativos na PSP: o e-learning e o blended learning como modalidades complementares da formação contínua
Presidente do júri
|
Firmo Carpinteiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | Avaliação e aprendizagem no segundo ano de escolaridade: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Maria Isabel de Carvalho Sobral (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013/12/09 | As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação
no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental
Arguente
|
Ana Rita Lima Marques. (Mestrado) |
2013 |
Histórias com matemática: sentido espacial e ideias geométricas
Arguente principal
|
Maria Paula Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | O impacto da estratégia de observação de aulas na mudança das práticas dos professores: um estudo numa escola da região de
Setúbal - Representações dos professores sobre a estratégia de observação de aulas – um estudo exploratório
.
Presidente do júri
|
Maria Gabriela de Salis e Meireles (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Um Modelo de Supervisão Pedagógica para o professor de Filosofia
Presidente do júri
|
Isabel Gouveia da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 | Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores: que relações?
Arguente
|
José Maria de Castro Silva (Doutoramento) |
2013 | A Discussão como Metodologia de Educação em Ciências no Ensino Superior
Arguente
|
Elisabete Fernandes Linhares (Doutoramento) |
2013 | A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico: expectativas, contributos e desafios
Presidente do júri
|
Maria Alice das Dores Ramos Frade. (Mestrado) |
2013 | As áreas vocacionais no currículo de turmas de Percursos Curriculares Alternativos – um estudo de caso
Presidente do júri
|
Maria da Glória Soares Lopes dos Santos. (Mestrado) |
2013 | O papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar – para uma ética da aprendizagem
Presidente do júri
|
Paula Cristina Aniceto Casimiro de Sá Pedroso (Mestrado) |
2012 | A utilização das TIC como novas abordagens no ensino das artes visuais . Conceção e desenvolvimento de recursos multimédia
– digital storytelling
Arguente
|
José Augusto Rocha Nobre (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | A aprendizagem em Educação Física: análise de dois modelos de ensino em Basquetebol – Instrução Direta e Educação Desportiva
Arguente
|
Maria Filomena Costa Lopes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Biblioteca Escolar e Web 2.0 – questões em torno de algumas práticas em implementação e percepção do impacto no trabalho da
biblioteca
Arguente
|
João Paulo da Silva Proença (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | Envolvimento dos alunos na escola: um estudo no ensino secundário
Arguente principal
|
Maria Zamira Pires Ramos (Mestrado) |
2012 | Reflexos da Avaliação Externa na Organização Escolar: Um Estudo em Escolas do Baixo Alentejo
Presidente do júri
|
Paulo Daniel Brandão de Pinho (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 |
A tecnologia como fonte de inovação no ensino da matemática
Arguente principal
|
João Ricardo Pinho Ferreira (Mestrado) |
2012 |
Contributos dos programas de formação contínua para professores do 1º ciclo para a prática reflexiva, em ambientes colaborativos:
um estudo de caso.
Arguente
|
Paulo Jorge Costa Borges (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | O papel das tecnologias na aprendizagem da matemática em alunos com síndrome de asperger – estudo de caso
Vogal
|
Rui Miguel de Figueiredo Almeida (Mestrado) |
2012 | Sentido(s) da experiência no ofício de professor – um estudo exploratório
Presidente do júri
|
Isabel Maria dos Anjos Farinha Ruivo. (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 |
O Programa Nacional de Ensino de português no panorama da formação contínua de docentes do 1º ciclo e a construção de novas
práticas pedagógicas: a realidade no distrito de Coimbra
Presidente do júri
|
Bruno Miguel Domingos Miranda (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 |
Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso: um estudo de caso.
Arguente
|
Inês Alexandra Saramago Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2014/05/09 - 2020/02/01 | Encontros sobre Jogos & Mobile Learning (2º, 3º, 4º e 5º) | Universidade de Coimbra, |
2017 - 2020 | INCTE International Conference on Teacher Education | Instituto Politécnico de Bragança |
2014 - 2019 | CHALLENGES Conferência Internacional de TIC na Educação | Universidade do Minho |
2014/11/14 - 2018/01/31 | Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação (III, IV e V) | Universidade de Lisboa |
2012/01/07 - 2016/05/16 | Seminário em Liderança Educacional (I, II, III e IV ) | Universidade Aberta |
2014 - 2016 | Congresso ticEDUCA | Universidade de Lisboa Instituto de Educação |
2014/05/05 - 2014/05/10 | I Jornadas online internacionais Educação Tecnologia e Inovação | Universidade Aberta |
2014/02/15 - 2014/02/15 | III Seminário em Liderança Educacional. | Universidade Aberta |
2011/07/02 - 2011/07/04 | IV Internacional Conference on Education and New Learning Technologies. | Espanha |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | RE@D Revista de Educação a Distância e Elearning (ISSN 2182-4967) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e Elearning |
2016 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho |
2015 - 2017 | Educação, Formação e Tecnologias (1646-933X) | EDUCOM - APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa) |
2013 - 2016 | Computers & Education | Elsevier |
1999 - 2016 | Quadrante | Associação de Professores de Matemática |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2011 - 2020 | Seminário de Tese II /Thesis Seminar II) | Doutoramento em Educação Liderança Educacional | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2018 - 2019 | Avaliação em Educação | Licenciatura em Educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2019 | Supervisão pedagógica e práticas reflexivas | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2018 | Seminário de Tese I / Thesis Seminar I | Doutoramento em Educação Liderança Educcaional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2017 | Práticas Pedagógicas: Observação, Orientação e Avaliação | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2017 | Avaliação das Aprendizagens | Licenciatura em Educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2016 | Inovação Pedagógica e Práticas Educativas | Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2016 | Seminário em Investigação-acção e Problemáticas de Investigação em Liderança Educacional / Action-Research and research problems in Educational Leadership Seminar 10 | Doutoramento em Educação Liderança Educacional (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2007 - 2016 | Aprendizagem e Tecnologias | (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2015 | Seminário de Investigação Doutoral / Doctoral Research Seminar | Doutoramento Em Educação Liderança Educacional | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2015 | Jogo e Aprendizagem | Licenciatura em educação (Graduado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2007 - 2011 | Ensinar e Aprender: teorias e práticas | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2002 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). | Membro da associação |
1994 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Membro |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2018 | Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2016 | Membro do júri de selecção de candidaturas ao Doutoramento em Educação, na especialidade Liderança Educacional. | Universidade Aberta, Portugal |
2011 - 2016 | Júri de selecção de candidaturas ao Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Universidade Aberta, Portugal |