Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Madalena Abranches de Soveral Torres
Nomes de citação
- Madalena Soveral
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9A16-4F78-8985
Telefones
- Telemóvel
-
- 965346166 (Pessoal)
Moradas
- Rua Carvalho, 109, 1º DB, 4150-195, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001/10 - 2005/05
Concluído
|
Esthétiques, Technologies et Créations Artistiques (Doctorat)
Especialização em Música
Université Paris 8, França
"Quatre compositeurs, quatre oeuvres: la musique portugaise pour piano des années 90." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Très Bien |
1997/10/01 - 1999/06/23
Concluído
|
Esthétiques, Technologies et Créations Artistiques (DEA)
Especialização em Musique
Université Paris 8, França
"Étude Analityque de Litanies du feu et de la mer d'Emmanuel NuNes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Trés Bien |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2021 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/03/01 - 2014/02/28 | Jorge Peixinho - Edição Crítica das obras de Câmara
PTDC/EAT-MMU/113714/2009
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação vídeo |
|
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018/12 | Palestra/recital Pirâmides de Cristal, uma perspectiva analítica. | 3º Encontro de piano Contemporâneo
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2016/11/21 | Palestra/recital Sonata de Alban Berg | ConferÊncia e mastert-classe
Real Conservatório Superior de Música de Madrid (Madagáscar)
|
2014/11 | Palestra- Práticas Composicionais e Interpretativas na música do Séc. XX e XXI | Curso de Doutoramento em Práticas Artística contemporâneas
Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/12/07 | Palestra- De l’interpréte au compositeur: Liszt dans les années de Weimar”, comunicação no colóquio Un Virtuoso si Aggira per l’Europa, Liszt 1811-2011. | Colóquio Un Virtuoso si Aggira per l’Europa, Liszt 1811-2011.
Universidade Roma 3 (Roma, Itália)
|
1999/11 | Palestra-Música Contemporânea Portuguesa para piano séc. XX | Música Contemporânea para Piano
Instituto Cultural de Macau (Macau)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/10 - 2021/01 | Schoenberg e a herança de Brahms
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/10 - 2020/07 | As transcrições de Liszt das obras para canto e piano de Schubert e Schumann, Gretchen am Spinnrade e Widmung,
Orientador
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016/10 - 2018/07 | As obras para piano de Luigi Dallapicola
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2015/10 - 2018/07 | A Sonata op. 35 de Frédéric Chopin
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2011/10 - 2013/07 | Os elementos populares na obra de Alberto Ginastera: as três sonatas para piano solo
Orientador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2009/10 - 2011/07 | Arnold Schoenberg e Alexandre Scriabin. A música para piano no processo de suspensão do sistema tonal
Orientador
|
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/12/03 - Atual | Palestras
John Rink- "Rehearing Chopin’s Works with Orchestra"
Nicholas Cook -“Socialities of music".
(2018/12/03)
Seminário (Outra)
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020/12/12 - 2020/12/14 | V International Meeting of Contemporary Piano
Created in 2016, the purpose of this encounter is to promote sharing and debate on research and artistic activities related
to Contemporary Music for Piano. This three-days meeting aims to bring together experienced performers, composers and scholars,
as well as younger musicians, providing a forum for the discussion of contemporary music repertoire with piano, in the perspectives
of creation, performance and musicology. (2020/12/12 - 2020/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
CeSeM, França Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2019/12/12 - 2019/12/14 | IV International Meeting of Contemporary Piano
Created in 2016, the purpose of this encounter is to promote sharing and debate on research and artistic activities related
to Contemporary Music for Piano. This three-days meeting aims to bring together experienced performers, composers and scholars,
as well as younger musicians, providing a forum for the discussion of contemporary music repertoire with piano, in the perspectives
of creation, performance and musicology. (2019/12/12 - 2019/12/12)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2018/06/07 - 2018/06/09 | Analisi della performance: un ponte tra teoria e interpretazione
Convegno bilaterale di musicologia (2018/06/07 - 2018/06/09)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2016/10/04 - 2016/10/07 | Conferência Internacional Bilateral Portugal/Itália, Performance Analysis: a bridge between theory and interpretation, Esta
Conferência propôs-se discutir várias questões relativas à teoria, interpretação e performance analysis tendo em vista apresentar
um panorâma tão vasto quanto possível das investigações actuais sobre esta temática. Numa perspectiva simultâneamente científica,
musicológica, histórica e antes de mais musical, as comunicações abordaram igualmente questões ligadas à composição e a problemas
específicos da interpretação e execução. (2016/10/04 - 2016/10/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 | Doutoramento em Artes Musicais
Arguente principal
|
Miguel Henriques. (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Membro do júri deTítulo de Especialista
Arguente principal
|
Raquel Godinho (Outro)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014/04 | Júri de doutoramento
Arguente
|
Luís Carvalho. (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | VII Encontro Internacional de Piano Contemporâneo | |
2021/05 - 2021/05 | NOVA Contemporary Music Meeting | Lisboa |
2019/12/12 - 2019/12/14 | IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo | Porto |
2018/07/07 - 2018/07/09 | Analysis dela Performance: Un ponte tra teoria e interpretazione | Messina, Sicilia |
2015/09/16 - 2015/09/19 | I Congresso Internacional de Música Electroacústica de Aveiro – Electroacoustic Winds | Universidade de Aveiro |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/10 - Atual | Master-classe piano Conservatório di Musica L. D'annunzio- Pescara | Conservatório di Musica L. D'annunzio- Pescara (Bachelor) | |
2016 - Atual | Masterclass de piano, Escola Superior de Música de Lisboa | Piano Performance (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2014/11 - Atual | Master Class Piano Universidade de Aveiro | Piano Performance | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2018/10/10 - 2018/10/13 | Master class de Piano Conservatório di Musica L. D'annunzio- Pescara (Itália) | Departamento de Musica do Conservatório di Musica L. D'annunzio- Pescara | |
2017/12 - 2017/12 | Master classe Piano Conservatório G. Tartini, Trieste | (Bachelor) | |
2016/11/17 - 2016/11/21 | Master-class Piano no Real Conservatório Superior de Música de Madrid | Departamento de Música do Real Conservatório Superior de Música de Madrid (Licence) | |
2015/03/08 - 2015/03/11 | Master class de piano National Academy of Music “Prof. P. Vladiguerov”, Sófia, Bulgária | Departamento de Piano do National Academy of Music “Prof. P. Vladiguerov”, Sófia | |
2013/05 - 2013/05 | Masterclasse Piano Conservatório de Música do Porto | Piano Conservatório de Música do Porto (Bacharelato) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/20 - Atual | The Blue Knight: Charles Rosen 1927-2012.
International bilateral Conference Portugal-Italy:
Coordenador
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/29 - Atual | Membro do júri de concurso documental para recrutamento de Prof. Coordenador na área disciplinar de Música/Jazz/contrabaixo | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/05 - Atual | Membro do júri de concurso documental para recrutamento de Prof. Adjunto na área disciplinar de composição | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2018/01 - 2021/05 | Membro de júri de concurso documental para recrutamento de Prof. Adjunto na área disciplinar de Produção e Tecnologias da Música/Gestão Cultural/Práticas Performativas Contemporâneas | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020/11 - 2021/03 | Membro júri de concurso documental para recrutamento de Professor Coordenador, Área disciplinar de Estudos Artísticos da ESE- IPB. | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/11 - 2021/03 | Presidente de Júri de concurso documental para recrutamento de Professor Adjunto. Área disciplinar da Música-Trombone Jazz/teoria e Técnicas de Composição Jazz. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/03 - 2019/06 | Júri do Concurso Documental para Recrutamento de Professor Coordenador na área disciplinar de Música/teoria/Psicologia da Música | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2015/03 - 2015/05 | Júri do Concurso Documental para Recrutamento de Professor Coordenador para a Área Técnico-Científica de Música nas áreas disciplinares de Ciências Musicais e Prática Musical (ESE). | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |