???global.info.a_carregar???
Marcelo Augusto Linardi, concluiu o Mestrado em Comportamento do Consumidor em 2020 pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, MBA Executivo em MARKETING E SERVIÇOS em 2002 pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS em 1997 pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente frequenta o Doutoramento em MARKETING E ESTRATÉGIA pela Universidade da Beira Interior desde 2019. Atuou 30 anos em grandes Bancos de Varejo, na liderança de equipes de desenvolvimento e gestão produtos / serviços financeiros; Neste período esteve por 10 anos afrente da Ouvidoria de dois grandes bancos, mediando conflitos entre consumidores e banco, além de atuar ativamente na construção de uma agenda nacional de defesa do consumidor e sistema de autorregulação através da liderança de comissões setoriais da Febraban - Federação Brasileira de Bancos. Iniciando sua segunda carreira, atualmente é Assistente Convidado na Católica Porto Business School, Professor Auxiliar Convidado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina e Assistente Convidado no Centro Universitário FECAP.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcelo Augusto Linardi
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Linardi, Marcelo A

Identificadores de autor

Ciência ID
9A1A-EA04-B7D4
ORCID iD
0000-0003-1840-7530
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=jE8603sAAAAJ&hl=pt-BR

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2019/10 - 2022/07
Em curso
PROGRAMA DOUTORAL DE MARKETING E ESTRATÉGIA (Doutoramento)
Especialização em MARKETING / COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2020
Concluído
Mestrado Comportamento do Consumidor (Master)
Especialização em MARKETING
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
"Empoderamento do consumidor como caminho para redução de sua vulnerabilidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
10 de 10
2000 - 2002
Concluído
MBA - MARKETING E SERVIÇOS (Postgraduate Certificate)
Especialização em MARKETING
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
"MARKETING DE SERVIÇOS PARA PEQUENO VAREJISTA." (TESE/DISSERTAÇÃO)
8.34 de 10.0
1993/08 - 1997/07
Concluído
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (Bachelor)
Especialização em ENFASE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Universidade Paulista, Brasil
"SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA O VAREJO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
8.0 de 10.0
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2018 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina, Brasil
2018 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário FECAP, Brasil
2018 - 2019 Monitor (Docente Universitário) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2018 Diretor de Produtos de Empréstimos e Financiamentos Banco Votorantim SA, Brasil
2013 - 2015 Diretor de Atendimento Banco Votorantim SA, Brasil
2003 - 2013 Diretor de Produtos e Serviços Pessoas Físicas (singulares) Banco Santander Brasil, Brasil
1999 - 2003 Superintendente de Marketing Banco Santander Brasil, Brasil
1987 - 1999 Gerente de Marketing Itaú Unibanco Holding SA, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Linardi, Marcelo A; Costa Joana. "SENIOR ENTREPRENEURSHIP IN THE EUROPEAN UNION - DIFFERENCES IN THE PINNACLE OF COUNTRIES WITH HIGH HUMAN DEVELOPMENT". Trabalho apresentado em ENCUENTRO IBÉRICO DE INVESTIGACIÓN Y EDUCACIÓN EN EMPRENDIMIENTO, Santiago de Compostela, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Büttner, Ana Julia; Augusto Linardi, Marcelo; Strehlau, Suzane. "A BIBLIOMETRIC STUDY OF FEMALE PLUS SIZE CONSUMER CHALLENGE IN THE USA AND BRAZIL". Global Fashion Management Conference 2019 (2019): 681-694. http://dx.doi.org/10.15444/gfmc2019.06.08.03.
    Publicado • 10.15444/gfmc2019.06.08.03

Outros

Norma ou política
  1. Decreto nº 6.523/2008 - Lei do SAC. 2008.. Atuação no Comitê de Elaboração da Normativa legal Decreto nº 6.523/2008 - Lei do SAC. 2008, que visa regular os padrões mínimos requeridos para o atendimento ao consumidor via telefone.. 2008. Linardi, Marcelo A. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 O modelo de atendimento ao cidadão adotado pelo Sistema Financeiro no Brasil. Congresso de Cidadania Financeira Banco Central 2015
Banco Central do Brasil (Brasília, Brasil)
2010 Educação e Cultura Financeira, Desejos do Consumidor e Consumo Consciente I CONGRESO LATINOAMERICANO DE EDUCACION FINANCIERA
Federación Latinoamericana de Bancos (São Paulo, Brasil)
2009 A imagem dos SACs no Brasil Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente – CONAREC 2009
ABRAREC Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (São Paulo, Brasil)
2008 Um novo cenário para o atendimento ao consumidor por meio dos SACs Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente – CONAREC 2008
ABRAREC Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (São Paulo, Brasil)
2008 A sustentabilidade nas relações de consumo SEMARC - Seminário de Relacionamento com Clientes
FEBRABAN - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS (São Paulo, Brasil)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Pricing Marketing (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
2018 - Atual Gestão Estratégica do Varejo Gestão de Varejo (Postgraduate Certificate) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Santa Catarina, Brasil
2020/08 - 2020/08 Introdução aos Modelos de Equações Estruturais: conceito e operacionalização MPCC - Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (Master) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2015 - 2015 Integração ON/OFF no Marketing Marketing Digital (Postgraduate Certificate) Escola Sao Paulo Design, Brasil
2011 - 2011 A sustentabilidade nas relações de consumo Marketing (Licence) Saint Paul Escola de Negócios, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/03 - Atual Association for Consumer Research (ACR)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Revisor - XXI SEMEAD - Seminários em Administração Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil
2019 - 2019 Revisor - 16th SGBED International Conference - São Paulo Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil